Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
O Terminal 7 (T7), localizado no cruzamento das avenidas Torquato Tapajós e do Turismo, na Zona Oeste da capital, entrou em operação neste s...
-
A nova linha 417, que ligará a zona leste à zona sul da cidade começa a funcionar a partir desta segunda-feira (16), em Manaus. A nova rota ...
-
A renovação da frota de ônibus de Goiânia deve começar a operar dentro de 20 dias, segundo fontes ligadas as empresas de ônibus. Os novos ve...
-
As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Baixada Santista começaram a receber os primeiros veículos do total de 100 novos ônibus 0...
-
A fabricante chinês Higer Bus apresentou nesta semana no IAA Transportation 2024, em Hannover, na Alemanha, o novo micro-ônibus elétrico Azu...
-
Em apoio ao Dia Mundial Sem Carro (22/9), a BRT Sorocaba reforça o compromisso com a mobilidade urbana e a importância do transporte coletiv...
-
Na madrugada desta sexta-feira, 20 de setembro, foi iniciada mais uma etapa de testes na Linha 2 do VLT, com a passagem da composição por to...
-
A linha BRT-2 em Feira de Santana foi inaugurada nesta quarta-feira (18) pelo prefeito Colbert Filho como parte das comemorações pelos 191 ...
-
A Trensurb divulgou em seu Instagram que o dia 20 de setembro, data tão simbólica para os gaúchos, terá ainda mais essa boa notícia para ser...
-
O município de Lauro de Freitas , Região Metropolitana de Salvador (RMS), recebeu nesta sexta-feira (20), duas novas linhas de ônibus elétri...
- Novo micro-ônibus elétrico apresentado em Hannover, Azure 7 virá ao Brasil
- Linha do sistema BRT-2 em Feira de Santana é inaugurada
- Metrô de SP completa 50 anos com malha ainda insuficiente
- Ônibus elétricos circulam pela via expressa do BRT para testes em Belém
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Aplicativo Uber chega a cidade de Salvador
domingo, 10 de abril de 2016
O aplicativo Uber, que oferece serviço semelhante ao táxi, estreou ontem em Salvador sob ameaças do prefeito ACM Neto e do secretário da Mobilidade, Fábio Mota, que prometem apreender os veículos que oferecem o serviço, considerado ilegal, e de taxistas, que agendaram uma manifestação para a próxima semana contra a presença do app na cidade.
O Uber, por sua vez, diz que pretende pagar eventuais multas e avarias em veículos parceiros.De acordo com o presidente da Associação Metropolitana dos Taxistas de Salvador, Vandeilson Miguel, está prevista uma carreata saindo do Posto Metrô, na Bonocô, na próxima quarta-feira, às 9h, para pressionar pela saída do Uber.
“O prefeito e o secretário já se disseram contra o aplicativo. Nós vamos mostrar que eles não estão sozinhos. Vamos fazer uma grande carreata para que a gente possa aniquilar esse serviço”, declarou.
Ontem, às 14h42 (42 minutos após o início da operação na cidade), o CORREIO procurou por um motorista do Uber nas imediações da Federação para levar a repórter até o Campo Grande, mas não encontrou, ainda que fosse possível ver o ícone de um carro se deslocando pela Avenida Garibaldi. Às 14h44, surgiu na tela a mensagem: “Todos os veículos estão ocupados no momento. Verifique novamente mais tarde!”. Em seguida, outra mensagem: “Não há carros disponíveis”.
A falta de prestadores do serviço talvez seja explicada pelas declarações de ACM Neto e Fábio Mota, reiterando a promessa de marcação cerrada contra os parceiros do aplicativo polêmico. “Sou contra o serviço do Uber porque ele passa ao largo de qualquer regulamentação”, reafirmou o prefeito, ontem. Ainda segundo ACM Neto, “o que haverá é fiscalização e, sempre que possível, apreensão de quem esteja fazendo esse serviço, que está à margem da lei, portanto é considerado ilegal pela prefeitura”.
Monitoramento
Mota disse que a Semob vai monitorar o aplicativo e adotará uma estratégia para autuar os motoristas e apreender os veículos. “O Uber não é regulamentado e será considerado como transporte clandestino, está passível de ser apreendido e de ser enquadrado na legislação de transporte clandestino, ser multado por rodar sem autorização e ser enquadrado no Código Penal por estar transportando passageiro, colocando vidas humanas em risco”, concluiu o secretário.
O Uber disse que pretende seguir com o serviço, que já foi regulamentado em São Paulo, está em fase de regulamentação em Goiânia e opera com liminar no Rio de Janeiro. O grupo se disse disposto a conversar com a prefeitura de Salvador para “mostrar as formas que o serviço pode melhorar a mobilidade” e ressaltou que possui respaldo legal na Política Nacional de Mobilidade Urbana, operando como transporte individual privado.
Sobre as possíveis apreensões, o Uber afirma que adota a política de ajudar os motoristas. O motorista Milton Azevedo, 48 anos, que atuava há um ano pelo Uber, em Brasília, e que pediu ‘transferência’ para Salvador, explicou que são disponibilizados dois números de telefone para que o dono do veículo possa acionar o grupo e liberar o carro em até 24 horas, sem ônus. Em casos de carros danificados por taxistas, como já aconteceu em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, o proprietário também não tem despesas.
Por Clarissa Pacheco
Informações: Correio 24 Horas
Postado por Meu Transporte às 12:28 0 comentários
Marcadores: Bahia
Prefeitura inicia pesquisa do ir e vir na Grande Curitiba
A Pesquisa Origem Destino – Grande Curitiba, que vai traçar o panorama dos deslocamentos e as demandas do transporte em Curitiba e na região metropolitana, começa sua fase de campo hoje. Ao mesmo tempo, tem início a campanha de divulgação por meio de spots de rádio, assim como pela distribuição de folders e afixação de cartazes nos equipamentos públicos.
foto: Franklin de Freitas |
"A necessidade dessa pesquisa foi muito comentada, mas ela jamais foi feita. É um levantamento muito importante, que vai balizar todo o planejamento do transporte nos anos seguintes. É importante que a população receba os pesquisadores, que estarão identificados com colete, bone e crachá", disse o prefeito Gustavo Fruet, durante consulta pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017 realizada, ontem, na Regional Portão.
A pesquisa vai levantar o volume e as características dos deslocamentos realizados pela população em suas atividades diárias. Os hábitos de deslocamento das pessoas que moram e passam por uma região são investigados para que se possa saber de onde vêm, para onde vão, como vão e quando fazem isso.
A Pesquisa pretende apresentar um retrato da atual situação de mobilidade em Curitiba e nos municípios mais próximos da região metropolitana que também geram impactos sobre o trânsito na capital. Além disso, serão produzidas ferramentas de análise dos resultados obtidos e haverá treinamento dos servidores municipais para uso dessas ferramentas.
A principal frente de pesquisa, por ser a mais ampla e mais completa, será composta pelas entrevistas domiciliares. A segunda frente de pesquisa é a contagem volumétrica e medição de velocidade de veículos que já está sendo realizada. Serão duas etapas: de março a junho e de agosto a novembro.
O terceiro tipo de levantamento compreendido pela Pesquisa de Origem Destino é de opinião. As perguntas dirão respeito ao grau de satisfação com o transporte coletivo, com o sistema viário e com o trânsito em geral, além dos problemas enfrentados e trajetos não atendidos.
Desta forma, os levantamentos vão permitir a criação e a análise de diversos cenários e simulações de intervenções. Desde a alteração de mão de tráfego numa via ou a implantação de passeios para pedestres até a criação de novas linhas de ônibus e o aumento de frota em determinada região ou horário.
Informações: Bem Paraná
Postado por Meu Transporte às 12:20 0 comentários
Grande Recife: Terminal Integrado de Prazeres é inaugurado
sábado, 9 de abril de 2016
Os usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR) passam a contar com mais um equipamento do Sistema Estrutural Integrado. O Terminal Integrado de Prazeres, localizado na Av. Barreto de Menezes, no bairro de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, inicia sua primeira etapa de operação começa neste sábado (9) a partir das 4h20. As linhas que integrarão o Terminal atendem cerca de 8 mil usuários/dia.
Foto: Danielle Fonseca/TV Globo |
Nesta primeira fase, o terminal irá operar com uma linha de metrô e duas linhas de ônibus já existentes, a 206 – Barro/Prazeres e a 161 – Brigadeiro Ivo Borges/TI Aeroporto. Com a inauguração, as linhas passam a ser interterminais e têm suas nomenclaturas alteradas para 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres e 206 – TI Barro/TI Prazeres.
Esta nova integração disponibilizará aos usuários do TI Prazeres mais opções de deslocamento pela RMR pagando apenas uma passagem. Ao todo, serão realizadas inicialmente 152 viagens a partir de 16 ônibus que irão operar com a tarifa de R$2,80 (Anel A) e terão o intervalo de até 5 minutos nos horários de pico.
O terminal conta com seis plataformas de embarque e duas para desembarque, rampas de acesso, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões e acesso ao metrô, já apto para ampliação de uma segunda etapa. O TI, que conta com uma área construída de 4.080 m² e área de plataforma de 1.412 m², beneficiará a população da Zona Sul da Região Metropolitana, que terão ligação com outros municípios da RMR, através das linhas interterminais.
Com a inauguração deste terminal, o Sistema Estrutural Integrado passa a contar com um total de 20 TIs em operação, são eles: Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Cavaleiro, Caxangá, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Recife, Tancredo Neves, TIP, Xambá, Largo da Paz e Prazeres.
A expansão do SEI possibilita que um número maior de usuários se desloque pela RMR pagando apenas uma passagem por sentido.
Informações: GRCT
Postado por Meu Transporte às 12:52 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Em SP, Velocidade dos ônibus vai de 15 km/h para 17 km/h no pico da tarde
quarta-feira, 6 de abril de 2016
A velocidade dos ônibus de São Paulo aumentou pouco no ano passado em relação a 2014, segundo dados da SPTrans. No pico da manhã, a velocidade média dos coletivos permaneceu em 16 km/h. Já no pico da tarde, o aumento foi de 15 km/h para 17 km/h, ainda longe da meta traçada pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), que estimou que os ônibus alcançariam os 25 km/h de velocidade média.
A Prefeitura tem dificuldade em aumentar a rapidez do transporte coletivo apesar dos investimentos feitos em faixas exclusivas de ônibus. O número de avenidas com esse serviço se multiplicou desde 2013, e atualmente a cidade tem cerca de 503 km de faixas exclusivas.
Um dos motivos que ajudam a explicar a dificuldade que os ônibus enfrentam para ganhar velocidade é o fato de os motoristas de carros invadirem constantemente a faixa de ônibus. A reportagem do Bom Dia São Paulo flagrou vários veículos utilizando as faixas exclusivas.
Enquanto isso, as reclamações dos usuários continuam. A autônoma Eliane Gonçalves afirma perde muito tempo no trânsito para ir e voltar do trabalho. “Eu acho que continua tudo praticamente a mesma coisa, eu não vejo melhora, não. Pequena coisa”, diz.
A invasão das faixas de ônibus é considerada infração gravíssima. Quem recebe a multa tem de pagar R$ 191,54 e leva sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A SPTrans não comentou a velocidade média no horário de pico. Em nota, a empresa municipal disse que a velocidade média durante o dia foi de acima de 20 km/h. Disse ainda que, desde a implantação das faixas de ônibus, os passageiros economizam até quatro horas por dia.
Informações: G1 SP
Postado por Meu Transporte às 23:09 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Em Santos, Usuários poderão utilizar VLT das 7h às 19h
Em mais um passo para consolidar a operação comercial entre Santos e São Vicente, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) ampliará o horário de atendimento ao público entre as estações Pinheiro Machado, em Santos, e Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, a partir do próximo domingo (10/04), quando começará a funcionar das 7h às 19h nesse trecho de 6,5km. Conforme planejamento divulgado no início de 2016, a partir de outubro o horário será novamente ampliado e o VLT vai atender aos usuários das 6h às 23h.
Os usuários estão sendo comunicados sobre a alteração por meio de faixas colocadas próximo às estações, avisos dentro dos VLTs, ônibus intermunicipais e informe na rede social e site da EMTU/SP (www.emtu.sp.gov.br).
O primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos elétrico do Brasil opera comercialmente desde 31 de janeiro. No momento, sete veículos circulam ao longo de nove das 15 estações previstas no trecho de 11km entre Barreiros – Porto. A Estação Bernardino de Campos será entregue para operação até o final de abril. As demais estações do trecho santista (Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto), além do Terminal Barreiros, em São Vicente, serão concluídas em outubro.
O Centro de Controle Operacional do VLT começa a operar em maio de 2016. O edifício é composto de três andares que somam 3.050 m2 de construção. Contará com nove consoles para o controle da: operação dos trens, sistemas de energia, movimentação eletrônica dos passageiros (embarque e desembarque) e segurança das estações e vias, além de um painel sinóptico de 9,5 metros de comprimento cerca de 2 metros de altura.
Gerenciado pela EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o VLT é o eixo principal do Sistema Integrado Metropolitano – SIM que o Governo do Estado está implementando na região por meio da parceria público-privada com o Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista.
O SIM será complementado pela reestruturação do sistema de ônibus metropolitano, contribuindo para a melhoria da mobilidade entre os nove municípios da Baixada e trazendo ganhos de qualidade de vida ao reduzir o nível de ruído urbano e a poluição ambiental.
Informações: EMTU
Postado por Meu Transporte às 22:48 0 comentários
Prefeitura de SP vai ampliar fiscalização nos ônibus
terça-feira, 5 de abril de 2016
A Prefeitura de São Paulo vai intensificar a fiscalização de ônibus a partir do próximo domingo, 10. Será ampliado o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), com um modelo que usará aparelhos de GPS para acompanhar se todas as partidas em um intervalo determinado foram cumpridas e se os coletivos saíram na hora certa dos terminais. A medida é uma estratégia da gestão municipal para fiscalizar a atividade das empresas de ônibus e das ex-cooperativas de lotação.
Entre 2013 e 2015, houve uma queda de infrações graves e gravíssimas de 40,8% e 40,6%, respectivamente, cometidas por motoristas das empresas e das ex-cooperativas. Os dados são da São Paulo Transporte (SPTrans), obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. No total, foram 157.299 autuações em 2013, primeiro ano da gestão Fernando Haddad (PT), ante 101.183 no ano passado: queda de 35,7%.
As infrações graves e gravíssimas englobam problemas como atraso de partidas e descumprimento de viagens programadas. A mudança na fiscalização ocorrerá primeiro aos domingos, pelo período de um mês. Em seguida, será aplicada durante todo o fim de semana para, então, ser ampliada para todos os dias.
O investimento no novo sistema é necessário porque, segundo relato de passageiros, a queda nas multas não significa melhora no serviço.
O secretário de Transportes, Jilmar Tatto, admitiu que a queda foi provocada pela forma como o Regulamento de Sanções e Multas (Resam) era aplicado. Nos últimos anos, o Tribunal de Contas do Município (TCM) orientou que as autuações fossem praticadas pela Prefeitura. Antes, era a Socicam, empresa que administra os terminais, que encaminhava as infrações para a SPTrans, para só então elas serem aplicadas. Após a orientação do TCM, a SPTrans ficou encarregada de fazer as autuações diretamente, a partir da reclamação dos usuários.
Com o novo sistema, Tatto espera até alavancar as autuações. "Estamos mudando a plataforma tecnológica, saindo da fiscalização aleatória e manual e migrando para uma global, em todos os veículos, não só nos terminais", disse.
Para começar a implementar a mudança, a SPTrans vai multar justamente os descumprimentos de viagens programadas. Cada partida que não sair no horário determinado em contrato ocasionará multa de R$ 80. "Tem hora que ele (operador da linha) demora 20 minutos para liberar uma saída. Para compensar (os veículos que não saíram), ele libera um monte de ônibus de uma vez para não levar multa", explicou Tatto.
Essa "compensação" é sentida pelos passageiros, como relata o sushiman Carlos Silva, de 42 anos, que usa o transporte público na região do Capão Redondo, zona sul da capital. "Às vezes, o ônibus demora meia hora para passar. Quando passa, vêm três da mesma linha de uma só vez."
Alguns até já se adaptaram ao problema, como o pedreiro João do Nascimento, de 61 anos, que se mudou de Pernambuco para São Paulo há seis meses. "Quando eu percebi isso, comecei a ir direto para o ônibus de trás enquanto fazem fila no primeiro."
Faixas
A SP-Urbanuss (sindicato das empresas) disse que a queda nas multas "é compatível com a redução verificada no número de reclamações dos clientes nos últimos três anos". A entidade também informou que melhorias no sistema, como faixas exclusivas, corredores e veículos modernos, ajudaram a derrubar as multas.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Postado por Meu Transporte às 20:52 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Assinar:
Postagens (Atom)