Trolebus em SP
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Em São Luís, Tarifa nas linhas integradas agora será de R$ 2,60.
domingo, 5 de abril de 2015
Após três dias de protestos, o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior anunciou, nesta sexta-feira (3), redução de R$0,20 no valor do reajuste das tarifas de ônibus na capital maranhense. A decisão foi anunciada após medida do governador Flávio Dino, que autorizou a redução do ICMS cobrado sobre o óleo diesel para as empresas de ônibus de 7% para 2%.
Com a medida, o valor da tarifa cobrada na linha integrada de São Luís (nível 4), que havia sido rejustado para R$ 2,80, custará R$ 2,60. A prefeitura não informou se a medida também será aplicada às tarifas não-integradas (níveis 3 e 2), que haviam passado de R$ 1,90 para R$ 2,20 e R$ 1,60 para R$ 1,90, respectivamente.
O secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) Canindé Barros alega que a prefeitura já havia conseguido reduzir o reajuste proposto pelo Sindicato das Empresas de Transporte (SET), de 30% para 16%. Ele afirma que, caso a proposta inicial dos empresários tivesse sido aceita, a passagem custaria R$ 3,50.
De acordo com a prefeitura, a medida teria sido tomada após rodadas de negociações entre o órgão, o governo do Estado e SET. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior garantiu que está se empenhando para "impedir que haja paralisação dos serviços de transporte público".
O reajuste de 16% (R$ 0,40) na tarifas havia sido anunciado no dia 27 de março e entrado em vigor no dia 29. A medida significava um aumento de 39% nos últimos 9 meses. Na ocasião, o secretário Canindé Barros justificou que a medida referia-se à "cobertura do aumento do combustível, manutenção dos ônibus e mão-de-obra", uma vez que rodoviários e empresários havia entrado em acordo para concessão de reajuste salarial de 8,5% e aquisição de plano odontológico aos trabalhadores, em reunião realizada pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA).
Antes, o último reajuste havia sido anunciado em junho de 2014, após 16 dias de greve dos rodoviários. Na ocasião, o aumento foi de 23% (R$ 0,30) em todas as tarifas. Foi extinta a "domingueira", desconto de 50% aos domingos, e ficou acordada a compra de 250 ônibus novos. Até o momento, 221 veículos já teriam sido entregues, segundo a prefeitura.
Postado por Meu Transporte às 23:11 0 comentários
Marcadores: Maranhão
Prefeitura de Uberaba afirma que a ampliação das estações-tubo está 80% concluída
A Prefeitura de Uberaba garantiu que as obras de ampliação das estações-tubo 3A e 3B da Arthur Machado estão ocorrendo com agilidade, pois 80% do trabalho já foram concluídos. Ou seja, a obra está entrando na fase final, com o objetivo de ser entregue à comunidade para oferecer melhor atendimento aos cidadãos que utilizam o novo sistema de transporte coletivo BRT/Vetor. O atual governo percebeu que o projeto precisava ser aprimorado, pois muitos passageiros estavam ficando de fora das estações de embarque e desembarque, principalmente nos horários de pico.
De acordo com informações recebidas, até o presente momento, toda a parte metálica, mecânica e de pintura já foi realizada. O que falta é a instalação dos policarbonatos que substituirão os vidros e a montagem do ar condicionado central, que terá potência aumentada de 30 mil BTUs para 90 mil BTUS. A previsão da empresa responsável pelo serviço de ampliação é de que o trabalho seja concluído dentro de 15 dias a 20 dias, desde que os fatores externos, como chuvas, não prejudiquem o cronograma. Além de ampliar os dois tubos, a informação é de que todas as estações receberão uma cobertura para isolamento térmico de lã de rocha.
A reportagem do JORNAL DE UBERABA teve a oportunidade de conversar com o prefeito sobre as adequações do BRT, tanto da ampliação do tubo próximo ao Calçadão da rua Artur Machado, quanto da qualidade do asfalto, pois não vem suportando o volume do tráfego de ônibus. “De fato, nós cumprimos o projeto BRT Leste/Oeste, pois as estações já estavam estabelecidas e só entregamos. Nós estamos fazendo mais ‘gomos’ nos tubos, porque, durante a elaboração do projeto, não levaram em consideração que nesse local haveria maior aglomeração de cidadãos. Nós estamos torcendo para que essa ampliação comporte a demanda, inclusive porque, se adequarmos os ônibus passando de 5 em 5 minutos, os passageiros ficarão pouco tempo nos terminais”, contou. (LR)
Qualidade
Asfalto. Sobre a qualidade do asfalto da via exclusiva ao novo sistema de transporte BRT, Piau reforçou que, infelizmente, também não foi pensado na questão do piso, quando fizeram o projeto Leste/Oeste. Porém, garantiu que, agora, para implantarem o eixo Sudeste/Sudoeste, a equipe da Seplan, juntamente com a empresa, está levando em consideração o piso ou peso dos ônibus. “A Seplan está atenta a este detalhe, porque é muito importante, pois, quando ‘brota’ água no asfalto, o piso não aguenta. Nós estamos corrigindo isso. Nos olhos d’água, estamos fazendo a drenagem e colocando o piso necessário para suportar o peso dos ônibus que estão circulando”, concluiu.
Postado por Meu Transporte às 23:07 0 comentários
Marcadores: B R T, Minas Gerais
Linhas de ônibus de Florianópolis serão alteradas
A partir desta segunda-feira, 6, 22 linhas do transporte coletivo de Florianópolis sofrerão alterações no quadro de horários de dias úteis, de acordo com o comunicado do Consórcio Fênix, que gerencia o sistema de ônibus da Capital. As mudanças acontecem, principalmente, em horários de pico e se devem a determinações da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que espera, assim, melhorar o trânsito no município.
Os ajustes serão progressivos: a maioria terá o horário alterado já na segunda-feira, 6, enquanto que o trajeto 330 - Lagoa da Conceição sofrerá mudanças apenas no sábado seguinte, dia 11. Na maioria dos casos, os ônibus terão adiantamento ou atraso em cinco minutos.
Em outros, houve substituição de horários — como a linha Canasvieiras via Mauro Ramos, que, agora, sai às 6h20 do Terminal do Centro (Ticen) em vez da TICAN TICEN via TITRI, que saía no mesmo horário. Já a linha Campeche ganhou um novo horário, o das 11h30, saindo do TIRIO.
A mudança mais significativa foi a efetuada no trajeto da linha Sambaqui, no horário das 22h40, que passará a ter como ponto final a Barra do Sambaqui.
Veja todas as alterações na página do Consórcio Fênix.
6 de abril, segunda-feira
179 - Serrinha
212 - Santo Antônio Direto
262 - Circular Canasvieiras
311 - Lagoa da Conceição Direto
320 - Lagoa da Conceição Semidireto
333 - TITRI/TILAG
362 - Canto dos Araças
4124 - Executivo Caieira da Barra do Sul
4125 - Executivo Pântano do Sul via Gramal
460 - Porto da Lagoa
462 - Campeche
463 - Castanheiras via Eucaliptos
670 - Monte Cristo
843 - Lagoa / Rio Tavares
D163 - Córrego Grande Direto
1120 - Executivo Canasvieiras
1128 - Executivo Costa do Moçambique
11 de abril, sábado
330 - Lagoa da Conceição
Informações: Diário Catarinense
Postado por Meu Transporte às 22:24 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Ampliação do Metrô de BH continua no zero em investimentos
quinta-feira, 2 de abril de 2015
Enquanto os investimentos para a ampliação no metrô de Belo Horizonte seguem indefinidos, sem previsão de gastos em 2015, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador asseguraram nos últimos três anos o financiamento de mais de R$ 9 bilhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obras em seus sistemas de trens metropolitanos. Assim como a capital mineira, as quatro outras capitais foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades, mas, ao contrário de BH – para onde foram reservados pelo banco R$ 1 bilhão –, elas já estão com obras em andamento. Para piorar a situação, a reunião que tentaria definir os primeiros passos do projeto de ampliação do metrô em BH, que estava marcada para fevereiro, entre governo de Minas e o Ministério das Cidades, foi cancelada e ainda não tem nova data para ocorrer.
Segundo a assessoria do BNDES, a linha de crédito para a construção de dois novos trechos do metrô de BH – Linha 2 (Barreiro - Nova Suíça) e Linha 3 (Savassi – Lagoinha) e a ampliação do trecho já existente estão previstas no programa há mais de dois anos, mas a liberação só pode ocorrer após a apresentação dos projetos executivos para as obras. O órgão ressalta que entre os projetos de mobilidade já aprovados nos últimos anos estão grandes obras de outras capitais e que o banco tem a intenção de participar do financiamento da obra na capital mineira. Por meio de nota, o banco informou que a liberação de recursos para o metrô de BH segue “em perspectiva” e que foram liberados R$ 417 milhões para ações de mobilidade na implantação do BRT e para obras de requalificação do Vetor Norte e do entorno do aeroporto de Confins.
Em maio do ano passado, o então governador de Minas, Alberto Pinto Coelho (PP), enviou para Brasília o projeto de ampliação da Linha 3 e anunciou a conclusão no projeto da Linha 2. Mas as equipes técnicas da pasta das Cidades e da Caixa Econômica Federal (CEF) pediram maiores detalhes no projeto e apontaram a falta de documentação necessária para aprovação da obra. Nos meses que antecederam a eleição para o governo de Minas, o tema virou um cabo de guerra entre PT e PSDB, com os partidos apresentando versões diferentes sobre os motivos para os atrasos nas obras e responsabilizando os adversários. Enquanto os políticos mineiros batiam cabeça, nas outras cidades os recursos começaram a ser aplicados.
EM OBRAS A capital fluminense foi a que conseguiu aprovar empréstimo de forma mais rápida desde o lançamento do programa federal. Em março de 2013, o BNDES assinou a liberação de R$ 4,3 bilhões para o governo do Rio implantar o metrô que ligará o bairro de Ipanema, na Zona Sul, a Barra da Tijuca, na Zona Oeste. No mesmo projeto está prevista a expansão da estação General Osório, em Ipanema, e o trecho de interligação entre a Linha 1 e a nova linha que está sendo construída. Ao todo serão 16 quilômetros de novos trilhos e sete novas estações.
Em dezembro de 2013, no mesmo ano que os recursos foram liberados, a máquina de perfuração e escavação chamada de “tatuzão” entrou em operação no Rio de Janeiro, marcando o início das obras. O então governador Sérgio Cabral (PMDB) prometeu a inauguração do trecho ainda em 2015. Mas, com a paralisação das obras por três meses – entre maio e julho do ano passado – por causa de um afundamento no solo, o início da operação foi adiado para o ano que vem. O atual governador fluminense, Luiz Fernando Pezão (PMDB), garante que o metrô estará em funcionamento antes das Olimpíadas do Rio, em julho do ano que vem.
A capital paulista também convive com adiamentos e atrasos no início da operação dos novos trechos do metrô. Entretanto, os paulistas já acompanham as obras de ampliação, que têm recursos liberados. Em junho do ano passado, o prefeito Fernando Haddad (PT) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinaram contrato de financiamento no valor de R$ 1,7 bilhão para a construção da Linha 6 (Laranja) do metrô de São Paulo, trecho que ligará os bairros de Brasilândia até São Joaquim, nas zonas Noroeste e Oeste. A nova linha terá uma extensão de 13,3 quilômetros e 15 estações, além de um pátio para manutenção e estacionamento para 20 trens. No final do ano passado, o BNDES aprovou mais um financiamento de R$ 982 milhões para o governo de São Paulo, destinado à compra de 35 trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Para a construção do metrô em Salvador, que teve o primeiro trecho inaugurado em junho do ano passado, o BNDES financiou R$ 1,3 bilhão, recurso usado também nos estudos e elaboração de projetos para uma nova linha que ligará a capital baiana até o município vizinho Lauro de Freitas. A inauguração contou com a presença de adversários políticos na Bahia, o ex-governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM). Em Fortaleza, o banco financiou R$ 1 bilhão para a implantação da Linha Leste, que vai ligar o centro da capital cearense até a Avenida Santos Dumont. A assinatura do financiamento ocorreu em julho do ano passado e até o final do ano cerca de R$ 200 milhões já tinham sido investidos. O trecho terá 12,4 quilômetros e 13 estações, partindo da estação central Chico da Silva até a estação Edson Queiroz. Outro trecho do metrô de Fortaleza foi inaugurado em outubro do ano passado.
Por Marcelo da Fonseca
Informações: Estado de Minas
Postado por Meu Transporte às 21:40 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais, trem/metrô
Rio volta a ter o metrô mais caro do país; tarifa vai a R$ 3,70.
Depois de passar quase três meses dividindo o posto com São Paulo, o Rio de Janeiro voltou a ter o metrô mais caro do Brasil. Com o aumento do valor do bilhete para R$ 3,70, nesta quinta-feira (2), a rede metroviária da capital fluminense “desempatou” com a da capital paulistana, que cobra R$ 3,50 por viagem desde o início do ano.
Atualmente, existe metrô em funcionamento em outras seis cidades brasileiras: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). A capital baiana, que inaugurou sua rede em junho do ano passado, é a única que ainda não opera comercialmente.
Apesar de ser o mais caro do país, o metrô do Rio, com seus 41 km de extensão, tem pouco mais da metade da malha ferroviária de São Paulo, de 78,3 km. A rede paulistana também tem quase o dobro do número de estações da carioca –68 contra 36– e transporta, em média, 4,7 milhões de passageiros por dia. No Rio, este número é quase seis vezes menor: 800 mil.
Com 42,38 km de extensão, o metrô do Distrito Federal também tem uma malha ferroviária maior do que a da capital fluminense, que vai ganhar mais 16 quilômetros até os Jogos Olímpicos do ano que vem, segundo o governo do Estado. A Linha 4 do metrô do Rio terá cinco estações e ligará Ipanema, na zona sul, à Barra da Tijuca, na zona oeste.
Enquanto em São Paulo o valor da tarifa do metrô é igual ao de ônibus e de trens urbanos, no Rio, o bilhete cobrado pela concessionária MetrôRio passou a ser R$ 0,30 mais caro que a passagem de ônibus e R$ 0,40 que o dos trens da SuperVia.
Procurada pelo UOL para comentar a “liderança” do metrô carioca, a Secretaria de Estado de Transportes informou que a tarifa é definida pelas regras do contrato do concessão. “Além disso, o sistema não tem nenhum tipo de subsídio”, completou, em nota.
A secretaria lembrou ainda que o metrô do Rio está recebendo investimentos na ordem de R$ 1 bilhão desde 2009, que incluem a compra de novos trens, a modernização dos sistemas de segurança e sinalização e a construção de novas estações.
Postado por Meu Transporte às 21:27 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Em Goiânia, Itinerários de linhas do transporte coletivo são alterados
Seis linhas do transporte coletivo em Goiânia e Região Metropolitana estão operando com novos itinerários. A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informa que as mudanças, que atendem a demandas da população, começaram nesta quarta-feira, 1º.
O trajeto da linha 081 - T.Senador Canedo/Caldazinha - foi alterado dentro do município de Caldazinha, por onde os ônibus passaram a circular pelas ruas 29 de abril, João S. do Nascimento, Macário Marques, Saturnino R. Siqueira, Avenida Bernardo Sayão, seguindo o itinerário normal pela GO-403. O ponto de embarque e desembarque da rua Saturnino R. Siqueira foi transferido para a Avenida Bernardo Sayão.
Em Goiânia, as linhas 178 - Jardim Curitiba/T.Pça A e 180 - T.Rec. Bosque/Rodoviária/St. Universitário - tiveram alterações no itinerário, no sentido bairro-centro. A partir de agora, os ônibus estão trafegando pela rua VF-53, Avenida Fonte Nova, na Vila Finsocial, Rua FN-1, Jardim Fonte Nova, seguindo o itinerário normal. No sentido centro-bairro, o trajeto permanece o mesmo.
As outras alterações ocorreram nas linhas 280 – Vale dos Sonhos/Guanabara/Centro e 345 – Vale dos Sonhos/João Paulo - que agora iniciam a operação no ponto de embarque e desembarque no cruzamento das ruas Geraldo Santa Barba e Santo Expedito, de onde seguem o itinerário normal.
A operação da linha 700 - T. Trindade/Bela Vista/Mariápolis - foi transferida para o Terminal de Trindade com o objetivo de otimizar o acesso dos passageiros aos ônibus do Eixo Anhanguera.
A circulação dos ônibus se inicia no Terminal de Trindade, passando pelos setores Bela Vista, Mariápolis, Bela Vista novamente, Cristo Redentor, Vila Pai Eterno, até retornar ao terminal. A transferência da linha, antes operada no Terminal Vera Cruz, ocorreu devido à falta de pavimentação nos acessos aos bairros Mariápolis e Decolores para o tráfego do ônibus do transporte coletivo metropolitano.
Informações: Prefeitura de Goiânia
Postado por Meu Transporte às 20:54 0 comentários
Marcadores: Goiás
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