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Tarifa de ônibus está mais barata em São José do Rio Preto

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Entra em vigor hoje (26/09), a redução na tarifa dos ônibus urbanos de R$2,30 para R$2,10, em São José do Rio Preto.  A nova tarifa foi anunciada pelo prefeito Valdomiro Lopes, na última quarta-feira (21/09) e vai beneficiar 2 milhões 387 mil e 373 passageiros, que utilizam o sistema de transporte coletivo em Rio Preto, por mês.

Diariamente são 76 mil e 245 usuários, que passam a pagar menos pelo transporte.  A redução estava prevista desde o ano passado e será possível devido a um subsídio da Prefeitura. São 57 linhas que percorrem 270 bairros.

O prefeito anunciou também que a partir de 2 de novembro começa a funcionar o novo sistema de transporte, que será reestruturado com novos ônibus, padronizados.

A empresa Santa Luzia vai atender os bairros da região Norte e ficará com 60% do volume de passageiros. A Itamaraty venceu o segundo lote de licitação e ficará com 40% do sistema. “Os novos ônibus terão vida útil de 5 anos; serão dotados de GPS; câmeras de segurança e acessibilidade para portadores de deficiência”, informa o prefeito.

O novo sistema de transporte coletivo será fiscalizado pela Prefeitura, que instalou um sistema de monitoramento on-line, na SMTTS - Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança. “Já treinamos 10 funcionários para monitorar o sistema”, informou o secretário de trânsito, Aparecido Capello, que vai gerenciar e fiscalizar o sistema e estava presente no anúncio feito pelo prefeito.

O prefeito anunciou ainda um Programa de Mobilidade Urbana, que consiste na construção de novos viadutos, alças de acesso e de um novo terminal rodoviário. “Queremos eliminar os grandes gargalos do trânsito em Rio Preto. Quebramos o monopólio e agora vamos desafogar o trânsito. Será uma obra para vários anos”, frisou.

Outra medida, prevista para este ano, é a aquisição de uma central de monitoramento, que vai sincronizar todos os semáforos das grandes avenidas e do quadrilátero central de Rio Preto. “Isso vamos implantar ainda este ano, só depende de concluir a licitação”, garantiu o secretário Capello.

A redução da tarifa dos ônibus em Rio Preto será possível devido a autorização da Câmara Municipal, que permitiu que até 22,5% do orçamento do município seja utilizado para subsidiar a tarifa. A prefeitura deve investir R$12 milhões para garantir transporte mais barato para a população.

Fonte: Prefeitura de São José do Rio Preto

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Em São Paulo, Estações Luz e República agora já abrem até meia-noite

A partir de hoje, as estações Luz e República da Linha 4/Amarela abrem em horário comercial normal, das 4h40 à 0h.

Na sexta-feira, as duas já haviam ampliado o horário e operaram das 9h às 16h. Agora, abrem no mesmo horário que as estações Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã, inauguradas antes. Mas, por enquanto, nenhuma delas funcionará aos domingos. Isso ocorre devido à necessidade de testes.

Com o horário de funcionamento ampliado, o metrô espera reduzir o movimento na superlotada estação Sé (Linha 3/Vermelha) e no trecho Paraíso-Luz, o mais carregado da Linha 1/Azul.

A parada Brás também deverá ter menos usuários, devido à possibilidade de integração com as linhas da CPTM na Luz.

A demanda diária atual de 260 mil usuários poderá passar para 500 mil até o fim deste ano, segundo o Metrô. Grande parte desses usuários virá do próprio sistema, vindos de outros trajetos, já que é possível fazer conexões com as linhas 1/Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2/Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) e 3/Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), respectivamente, nas estações Luz, Paulista e República.

Pela linha amarela, também é possível fazer integração com as linhas da CPTM em Pinheiros e na Luz.





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Rio terá 300 km de ciclovias até o próximo ano

A cidade do Rio de Janeiro terá uma malha de 300 quilômetros (km) de ciclovias até o próximo ano, 60 km a mais do que atualmente. A estimativa foi feita hoje (25/09) pelo prefeito Eduardo Paes, durante a inauguração da Ciclovia Stuart Angel Jones, de 1,2 km. Ela interliga o bairro da Urca à ciclovia já existente, que vai desde o Aeroporto Santos Dumont, no centro, até o Leblon, incluindo a Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul.

Paes reconheceu que ainda não existem conexões entre as zonas norte e oeste com o centro, mas prometeu se empenhar em desenvolver novas ciclovias, que têm o tráfego de bicicletas protegido e segregado, e ciclofaixas, que compartilham o trajeto com automóveis.

“Nós estamos dobrando a extensão de ciclovias. Tínhamos 150 km e vamos chegar a 300 km. Isso vai nos permitir disputar com Bogotá [capital da Colômbia] a cidade da América Latina com o maior número de ciclovias. Têm ciclovias com papel mais turístico e outras que servem mesmo como meio de transporte, permitindo às pessoas irem trabalhar”, disse o prefeito.

A nova ciclovia homenageia Stuart Angel, militante político torturado e morto durante o período da ditadura militar (1964-1985). Presente à cerimônia de inauguração, a jornalista Hildegard Angel, irmã de Stuart, considerou a homenagem como uma forma de lembrar às novas gerações o período político que cassou os direitos democráticos e levou opositores à prisão, a castigos físicos e à morte.

“O Stuart Angel Jones foi assassinado há 40 anos. O objetivo é manter viva a memória da nossa história, para que ela não se repita. Por isso lembram-se os heróis e os mártires. Se os jovens se mantêm ignorantes sobre isso, tornam-se alvos fáceis dos manipuladores de plantão, que ambicionam o poder”, disse a jornalista.

Stuart Angel morreu em 1971, após sessões de tortura e de ter sido arrastado preso a um jipe da Aeronáutica. Estudante de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele era remador do Clube de Regatas Flamengo e militante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). Seu corpo nunca foi encontrado.



Por Agência Brasil


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Em Goiânia, Eixo Anhanguera mais 19 estações passarão por reformas profundas

As 19 estações do Eixo Anhanguera e o Terminal da Praça da Bíblia, em Goiânia, passarão por reformas profundas a partir da segunda quinzena do mês de outubro. A informação é do presidente da Metrobus – empresa estatal responsável pelo Eixo –, Carlos Maranhão. As obras ainda estão em processo de licitação. 

Enquanto a reforma não começa, como ação emergencial na via, a Metrobus realiza a frenagem do asfalto – processo que retira cerca de dois centímetros da massa asfáltica superior da pista – em quatro trechos. De acordo com Maranhão, esse procedimento permite retirar o óleo da pista e evitar acidentes. “Se as chuvas começarem, esses trechos poderiam causar imprevistos.” Os locais em que haverá as ações emergenciais são: estação do Palmito, no Jardim Novo Mundo, nas proximidades do Hospital de Geral de Goiânia (HGG); na região do Dergo; e do Capuava. As duas primeiras já foram realizadas. 

Em outubro, todo o asfalto dos 14 quilômetros do Eixo será trocado. Além disso,  todas as plataformas e os cinco terminais que recebem os ônibus do Eixo Anhanguera serão beneficiados. As 19 plataformas receberão pintura nova e ainda vão ganhar um novo visual. Segundo Maranhão, as grades das estações serão retiradas e os passageiros terão locais para sentar  após as modificações. “Para embelezar a cidade, os canos da via serão trocados por floreiras”, complementa.

Outra novidade para os passageiros nas plataformas é a instalação, já realizada, de seis câmaras de segurança em cada uma. Para as obras, serão investidos R$ 4 milhões, em uma parceria entre a Metrobus e Prefeitura de Goiânia. 
A principal reforma de terminal é o da Praça da Bíblia, que também será ampliado em 80 metros quadrados. Só para essa obra serão investidos R$ 2,2 milhões. Segundo Maranhão, as alterações no local seguirão os moldes da reforma do Terminal Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia. A ampliação do local será para receber os ônibus das linhas alimentadoras. 

Em seguida, ainda este ano, será lançada a reforma do Terminal Padre Pelágio. E para o próximo ano, o Terminal Novo Mundo passará por obras. Os terminais da Praça A e do Dergo apenas terão os sanitários melhorados. 

Ônibus
A Metrobus negou que alguns dos 25 novos ônibus adquiridos no último dia 6 para o Eixo Anhanguera estão estragados. Carlos Maranhão complementou que todos os veículos adquiridos são novos e têm garantia. “Quando você compra um carro zero na concessionária tem a garantia. O mesmo é com os ônibus.” 
A Metrobus confirmou que, no próximo dia 30 de setembro, outros cinco novos ônibus começarão a rodar pelo Eixo Anhanguera. O objetivo é que o restante dos 60 novos veículos comecem a trabalhar na primeira quinzena de novembro. 


Fonte: O Hoje

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Recife: Estacionamentos da zona sul no centro da cidade vão ser revistos

Que a população da cidade do Recife sofre com o trânsito da cidade isso não há dúvidas, e depois de enfrentar o problema na mobilidade no trânsito, os recifenses se deparam com muitos estacionamentos irregulares e também os regulares, e o que dizer do cidadão que vem de carro para o centro às 07 da manhã, estaciona seu carro na devida rua e só o retira às 07 da noite, por exemplo, um verdadeiro abuso para quem quer usufruir dos estacionamentos permitidos, simplesmente viraram os donos das ruas do tipo garagens particulares em área pública entre aspas pelo poder público.
Também a CTTU vai reforçar a fiscalização dos motoristas que param os carros nos lugares destinados a idosos e deficientes.
E é neste sentido que a CTTU já estuda uma nova forma de estacionamentos permitidos no centro da cidade, uma delas é limitar o tempo máximo de estacionamento por veiculo em 02 horas, ou seja, a intenção é desestimular os estacionamentos abusivos de alguns motoristas. Com esta futura medida, todas as ruas do centro antigo e do bairro de Santo Antônio serão modificados.

Para a Pres. da CTTU Maria de Pompéia, não é justo um cidadão estacionar seu carro durante 30 minutos e pagar por 02 horas. ''A intenção é que o motorista pague o tempo usado no estacionamento, além de limitar o tempo, não é justo uma via pública ficar obstruida o dia todo por um unico carro, disse".

Blog Meu Transporte

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Novos e modernos ônibus são apresentados no Rio

sábado, 24 de setembro de 2011

Apresentado o ônibus Mega BRS — novo modelo de coletivo mais moderno que vai circular nos corredores exclusivos de mesma sigla na cidade — gradualmente substituirá a frota atual. Mas, embora 18 veículos do tipo estejam desde ontem percorrendo as faixas exclusivas já existentes na Zona Sul, a população da Zona Norte terá que esperar até, pelo menos, o ano que vem.

A troca da frota pelos ônibus supermodernos vai de vento em popa na Zona Sul, que conta com corredores BRS em Copacabana, Ipanema e Leblon. Na primeira quinzena do mês que vem, entram em operação mais 70 carros — 60% de uma frota de 115 novos veículos. Cada ônibus custa R$ 350 mil. O restante vai para as ruas da região em novembro.
Secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão informou que os corredores BRS do Centro devem começar a funcionar no início de dezembro, e o primeiro da Z. Norte, no Méier, ficará só para 2012. Sem data ainda.

Os Mega BRS são equipados com piso baixo, que facilita o acesso de pessoas com deficiência e idosos; motor traseiro, que oferece melhor condição de trabalho aos motoristas e diminui ruído e temperatura média no interior do ônibus; e mecanismo que impede parada fora do ponto. O veículo não é equipado com ar-condicionado.


Informações do O Dia Online


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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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