Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
A Caio, fabricante de ônibus urbanos, produziu 10 unidades do modelo Apache Vip V - campeão de vendas, para a Movili Transportes do grupo Vi...
-
Dando sequência ao projeto de reestruturação dos seis terminais e 19 estações da Nova Anhanguera, o Governo de Goiás realizou nesta segunda-...
-
A Viação Piracicabana, do Grupo Comporte, adquiriu 150 unidades do Apache Vip V, o ônibus urbano mais vendido do Brasil. Até o momento, 90 v...
-
A superintêndencia de transportes de salvador dá bons exemplos quanto a organização, pois em seu site é disponibilizado os horários de ...
-
A Prefeitura de Belo Horizonte estar realizando obras de manutenção no pilar do Viaduto Oscar Niemeyer, que serão realizadas dentro da Estaç...
-
Um clima de insatisfação tomou conta de parte dos motoristas e cobradores de Curitiba e região, depois que o sindicato da categoria fechou u...
-
Os serviços de instalação na Linha Verde das estação-tubo Solar, no Bairro Alto, e Jardim Botânico, no bairro de mesmo nome, estão na reta f...
-
Os rodoviários fizeram uma paralisação relâmpago nesta sexta-feira, 30. A categoria impediu a saída dos ônibus de 14 empresas de transporte ...
-
Motoristas de ônibus do transporte público urbano de Cuiabá e Várzea Grande vão receber treinamento promovido pelo Departamento Estadual de ...
-
Os usuários que forem de ônibus a um dos cartões postais mais procurados do Brasil passarão a ser transportados pela São Judas Tadeu que já ...
- Inovações Tecnológicas marcam o 1º Trem da Linha 17-Ouro
- Temporada de cruzeiros contará com linha especial com destino a pontos turísticos do Recife e Olinda
- Sete ônibus elétricos já estão em operação em Curitiba
- Ônibus movido 100% a gás natural começa a ser testado em Campo Grande
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Governador veta reajuste nas tarifas de ônibus do Distrito Federal
segunda-feira, 26 de julho de 2010O governador Rogério Rosso apresentou, no fim da manhã desta segunda-feira (26), o resultado da auditoria nos custos das empresas de transporte coletivo do DF. Rosso disse que não haverá aumento nos preços das passagens.
A análise das contas durou cerca de um mês e foi feita com ajuda de técnicos do governos de São Paulo. Ao contrário do que os empresários diziam – que haveria um déficit de 28% - os auditores constataram, com a atual lei do Passe Livre, um lucro de 3,11%.
Se a nova lei para o repasse de verba para as passagens de estudantes for aprovada, deixando o governo responsável por apenas por 1/3 do valor da passagem, haveria um déficit de 0,15%.
O que, de qualquer forma, não justificaria, segundo o governo, um aumento na tarifa. Os empresários estariam pedindo um aumento nominal de 40%; a passagem subiria de R$ 3 para R$ 4,25.
Além do anúncio do resultado da análise, o governo determinou que a auditoria nas planilhas de todas as empresas que participam do sistema de transporte público seja permanente. Determinou também que as planilhas das cooperativas sejam auditadas.
Hoje, o governador Rogério Rosso assinou um decreto determinando que o DFTrans faça um levantamento e cheque a necessidade de licitação no sistema público.
Fonte: DFTV
Postado por Meu Transporte às 13:34 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Usuários de ônibus contam com serviço ruim no interior da Bahia
Os graves problemas enfrentados por usuários do transporte coletivo em diversas regiões do interior do Estado mostram profundo atraso dos municípios na oferta do serviço, essencial para o funcionamento dos centros urbanos e a integração com as zonas rurais. Em Santo Antônio de Jesus, por exemplo, sequer há transporte coletivo. A demanda é suprida por vans e topics, que não são regulamentadas, mas são toleradas pela prefeitura porque o governo municipal não dispõe de frota própria. Em Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna e Eunápolis a população se queixa do desconforto, da superlotação, dos atrasos nos horários e da insegurança.
Em Feira de Santana, os passageiros se queixam do desconforto, da superlotação dos veículos e por esperar demais nos pontos. Os motoristas reclamam do trânsito e das ruas esburacadas. Ninguém está satisfeito com o transporte coletivo e a má qualidade do serviço faz com que os usuários recorram a outros meios. A prefeitura formalizou, em 1997, o transporte em vans. Em 2001, foi a vez do transporte de passageiros em motos ser legalizado. Além destes, existem os motoboys clandestinos e os carros particulares que transportam gente sem autorização.
Mesmo preferindo o ônibus, que considera mais seguro, a vendedora Ene Tereza Lemos admite que usa com frequência o serviço dos carros clandestinos, para ir do bairro Viveiros, onde mora, para o trabalho. “A gente espera. O ônibus não vem, é obrigado a pegar o que passar. E o ônibus, na maioria das vezes, só passa lotado”. Os clandestinos cobram o mesmo valor para fazer a viagem de carro. Mas o trajeto pode virar uma corrida de aventura, fugindo da fiscalização municipal.
Mesmo preferindo o ônibus, que considera mais seguro, a vendedora Ene Tereza Lemos admite que usa com frequência o serviço dos carros clandestinos, para ir do bairro Viveiros, onde mora, para o trabalho. “A gente espera. O ônibus não vem, é obrigado a pegar o que passar. E o ônibus, na maioria das vezes, só passa lotado”. Os clandestinos cobram o mesmo valor para fazer a viagem de carro. Mas o trajeto pode virar uma corrida de aventura, fugindo da fiscalização municipal.
O carregador Roseval de Jesus mora na zona rural, no distrito Matinha. As queixas são as mesmas de quem vive na cidade. “Tem atraso de até 50 minutos, o ônibus só anda lotado e quebra muito”, relata. A prefeitura vem exigindo das empresas a renovação da frota e desde o início do atual governo foram incorporados 50 novos ônibus e aposentados 10. É o que diz o secretário de Transportes e Trânsito Flailton Frankles. “A ideia é que ao final do mandato toda a frota tenha sido trocada, com exceção dos carros mais novos”, assinala.
Fonte: A TARDE On Line
Postado por Meu Transporte às 13:28 0 comentários
Marcadores: Bahia
Teresina: O fim do "amarelão"
Com o início da padronização dos ônibus, algumas figuras míticas do transporte coletivo urbano de Teresina tendem a desaparecer, É o caso do AMARELÃO, nome popular dado ao veículos da empresa de nome Piauiense e que fazem principalmente os trajetos UNIVERSIDADE CIRCULAR 1 e 2.
Fonte: 180graus
Postado por Meu Transporte às 13:22 0 comentários
Marcadores: Piauí
Campo Grande: Frota do transporte coletivo receberá 111 novos ônibus
Dos cerca de 780 mil habitantes que vivem hoje em Campo Grande, grande parte utiliza diariamente o transporte coletivo seja para o trabalho, lazer ou outro motivo. Com 541 ônibus, sendo 15 da classe executiva, o prefeito Nelson Trad Filho anunciou esta manhã a entrega de 111 novos veículos que serão incorporados a essa frota. A entrega faz parte da programação de aniversário da Capital, que completa 111 anos no próximo dia 26.
O diretor presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade Júnior ressalta que toda a frota que será entregue até o dia 1° de setembro será adaptada para atender usuários com deficiência física. Os ônibus executivos, que hoje comportam 23 passageiros, serão ampliados com capacidade para 34 pessoas.
“A frota que vem por aí será de primeira linha. Desde o layout, que terá a cara da Prefeitura, sistema de ar-condicionado, sem contar na estrutura”, adianta Rudel.
Os ônibus executivos, cuja tarifa é de três reais, passarão a ter duas portas, sendo uma para entrada e outra de saída. Os atuais possuem apenas uma porta para as duas funções. Além disso, toda a frota será equipada com elevadores para atender às pessoas com deficiência.
Preocupação - Dados da Assetur apontam que todos os meses são registrados pelo menos 6,5 milhões de entrada de passageiros nos ônibus do transporte coletivo urbano e, ainda,.85 mil pessoas por mês nos executivos.
A preocupação da Prefeitura é fazer com que toda a frota possa atender de forma digna e cada vez mais confortável a essa parcela da população que utiliza esses serviços. A partir da entrega dos novos veículos, Campo Grande terá cerca de 83% de sua frota de ônibus adaptada para atender aos usuários.
O diretor da Agetran destaca as melhorias nos oito terminais de ônibus espalhados pela cidade. “Hoje, o passageiro chega a um terminal e já percebe a diferença. Os locais estão em processo de reforma, alguns com banheiros, iluminação nova, paisagismo e, principalmente, acessibilidade.
Existe agora pessoal qualificado garantindo a limpeza e segurança nesses locais. Ou seja, mais uma conquista da população, que merece esse tratamento”, reforça Rudel.
Fonte: A Critica
Postado por Meu Transporte às 13:14 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul
Dia do Motorista: homenagem justa, mas pouco a comemorar
domingo, 25 de julho de 2010
Ônibus automáticos, com suspensão que prioriza o conforto, ar condicionado, sistema de computador de bordo que auxilia as operações e vias mais largas e com planejamento melhor.Seriam características ideais para quem é motorista de ônibus.
Mas, dados relacionados à saúde e segurança pública, mostram que a profissão é cercada de várias adversidades que colocam em risco a saúde, a integridade física e a qualidade de vida dos mestres do volante.
Pode-se dizer, sem usar jargões ou frases feitas, que os motoristas em geral, de ônibus, caminhão, carros de socorro e de diversos serviços conduziram e continuarão a conduzir o progresso, ainda mais num país que a partir dos anos de 1950 privilegiou a política rodoviarista e abandonou os transportes ferroviários quase que completamente.
Motoristas de ontem e de hoje podem ser considerados heróis, mas de diferentes batalhas.
Uma pesquisa nacional, com mais de 1300 motoristas de diversas capitais e regiões metropolitanas do País, realizada pela UnB – Universidade de Brasília – em 2008 mostrou dados alarmantes.
O número de afastamentos do trabalho pelos motoristas de ônibus e caminhão registra aumento praticamente em todos os anos. A primeira causa destes afastamentos, quando analisado somente o universo de motoristas de ônibus, são dores nas costas. O segundo maior motivo pelo qual os motoristas “caem no INSS”, quando os afastamentos são superiores a 15 dias, está relacionado a problemas psicológicos, entre os principais, estresse, depressão e síndrome do pânico.
A coordenadora da pesquisa foi a médica laboral Anadergh Barbosa Branco, que resume a realidade relatada por motoristas durante a pesquisa:“A gente sabe que existem linhas que só conseguem ser feitas com escolta [policial, por conta do número de assaltos].
A insegurança é um fator que contribui muito para depressão”. Para a médica, o tempo ideal de trabalho diário é de seis horas. “A posição do motorista é um muito desgastante. Além disso, ele precisa se concentrar no trânsito. Toda essa situação de estresse resulta em outros problemas de saúde.Ainda dentro da análise, foram feitas blitze em diversas regiões do País com motoristas de ônibus e caminhoneiros.
Mais uma vez, os resultados impressionam:
71% dos motoristas estão acima do peso.
34% sofrem de pressão
33% possuem problemas de visão que não sabiam
23% admitiram beber, em alguns casos até o ponto de se embriagar, 3 vezes por semana ou mais
14% declararam ter distúrbios do sono.
71% dos motoristas estão acima do peso.
34% sofrem de pressão
33% possuem problemas de visão que não sabiam
23% admitiram beber, em alguns casos até o ponto de se embriagar, 3 vezes por semana ou mais
14% declararam ter distúrbios do sono.
No caso dos motoristas de ônibus urbanos, a situação é pior ainda.Os assaltos são mais constantes e as ações de criminosos têm se tornado mais violentas. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo não forneceu o número de motoristas que morrem ou se ferem em ações criminosas, mas os casos assustam a categoria.Em relação ao trânsito, a violência também aumentou.
Os congestionamentos, a impaciência dos motoristas de carros e até mesmo de outros motoristas de ônibus e a imprudência de motoboys fazem com que os condutores trabalhem sobre dupla pressão: a de não colocar a própria vida e de diversas pessoas em risco e também de não serem responsabilizados pelos acidentes e acabarem bancando o conserto dos ônibus e outros veículos envolvidos. E uma peça de ônibus é bastante cara.
Quanto ao vandalismo por parte dos passageiros e moradores, embora a regra seja condenada, em alguns casos, o motorista do ônibus acaba pagando por pequenos prejuízos, como de bancos, luminárias, vidros riscados.Já em casos mais extremos de violência gratuita, uma moda que atormenta a vida de motoristas e passageiros contribui para que as tensões aumentem: os constantes incêndios em ônibus.
Basta qualquer coisa acontecer para um grupo de criminosos disfarçados de manifestantes, queimarem um ônibus. É só a polícia, dar um tiro de raspão num traficante de drogas que domina uma favela que pronto, um ou mais ônibus viram enormes fogueiras.
E mesmo quando as reivindicações dos moradores são justas, ônibus também são queimados, o que não se justifica em hipótese nenhuma. Outro agravante na situação dos motoristas de ônibus se intensificou no final dos anos de 1990, com o crescimento do uso dos microônibus. Os veículos são mais ágeis e fáceis de dirigir, porém, os motoristas têm de cobrar a passagem. Nos anos 2000, o acúmulo de serviços que é contestado até mesmo no plano jurídico, se disseminou em quase todas as cidades brasileiras com a adoção dos ônibus midis, os famosos micrões, que são um pouco menores que os veículos convencionais (praticamente do mesmo tamanho de modelos antigos, como o Caio Gabriela). Nos micrões também não há cobrador.
O ato de prestar a atenção no trânsito, receber o passe ou o dinheiro, calcular o troco e entregar aos diversos passageiros, muitas vezes com os ônibus já em movimento também é outra queixa da categoria. Isso sem contar com valores de tarifas que não facilitam em nada o troco, como R$ 2,65, R$ 5,85, etc.
Fonte: ÔnibusBrasil
Postado por Meu Transporte às 17:36 1 comentários
Marcadores: Brasil, Reportagem especial
Rio de Janeiro: Projeto quer implantar transporte público na Lagoa Rodrigo de Freitas
Um projeto feito em parceria por dois escritórios de arquitetura cariocas pretende utilizar a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul, como uma alternativa para o caótico trânsito da cidade do Rio de Janeiro. Os arquitetos desenvolveram um projeto aquaviário para a Lagoa, onde pequenos barcos, com capacidade de passageiros semelhante a dos ônibus urbanos, cruzariam o espelho d'água, interligando diferentes pontos, como o viaduto que dá acesso ao Túnel Rebouças, ao Corte do Cantagalo, ou aos bairros da Fonte da Saudade e do Humaitá à Praia de Ipanema, através do Canal do Jardim de Alah.
“O projeto não vai resolver o problema do trânsito no entorno da Lagoa, mas será mais uma alternativa de transporte público”, ressalva o arquiteto Leonardo Lattavo, um dos idealizadores. “O transporte aquaviário é pouco explorado no Rio”, acrescenta. Lattavo ressalta que os barcos poderiam fazer a integração com ônibus em pontos no entorno da Lagoa. “Seria um transporte intermodal, onde, por exemplo, a pessoa pegaria um barco em Ipanema rumo a um ponto de ônibus na boca do Túnel Rebouças”, explica o arquiteto.
Quiosque flutuante está previsto no projeto
Além da possibilidade de se criar um transporte público atravessando o espelho d'água, Lattavo destaca a vocação turística do projeto. “Muitos turistas certamente gostariam de pegar um barco e passear pelo meio da Lagoa, e tirar fotos da cidade de um ângulo que hoje não é possível”, observa. “Às vezes, o turista está com o tempo escasso e, utilizando os barcos, pode atravessar a Lagoa de forma mais rápida do que a pé, ou mesmo de ônibus”, complementa o arquiteto.
Um dos tópicos do projeto contempla a construção de um quiosque flutuante, que poderia ser deslocado para qualquer ponto da Lagoa. “Hoje, não existe o uso da parte central da Lagoa. As pessoas chegariam ao quiosque nos barcos, de pedalinho ou até de caiaque. E o deslocamento do quiosque permitiria posicioná-lo próximo ao ponto de chegada de competições de remo ou de vela”, diz Lattavo.
Um dos tópicos do projeto contempla a construção de um quiosque flutuante, que poderia ser deslocado para qualquer ponto da Lagoa. “Hoje, não existe o uso da parte central da Lagoa. As pessoas chegariam ao quiosque nos barcos, de pedalinho ou até de caiaque. E o deslocamento do quiosque permitiria posicioná-lo próximo ao ponto de chegada de competições de remo ou de vela”, diz Lattavo.
Fonte: G1.com.br
Postado por Meu Transporte às 16:52 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Assinar:
Postagens (Atom)