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Prefeito de Cuiabá defende mais qualidade do transporte coletivo

sábado, 24 de julho de 2010


Na entrevista que concedeu a Rádio Cidade, o prefeito Francisco Bello Galindo Filho falou sobre vários assuntos, entre os quais o aumento da tarifa do transporte coletivo, programa tapa-buracos, projeto para solução do córrego do gambá e o serviço de coleta de lixo.
Galindo disse que não vê problema na aprovação de aumento da tarifa do ônibus municipal, desde que os serviços prestados sejam de qualidade. “Comparado com a situação nacional o preço da tarifa em Cuiabá não é cara. Campo Grande, que é uma cidade menor, cobra R$ 1,50 dos usuários do transporte coletivo”, pontuou o prefeito, reconhecendo que o sistema de transporte público, assim como a qualidade dos ônibus, precisa melhorar e que isso será cobrado das empresas.
Em relação ao programa tapa-buracos, o gestor cuiabano acredita que a melhor solução é o recapeamento das ruas da Capital. “Nós já estamos fazendo isso”, enfatizou, acrescentando que acredita que “até 2012 o problema dos buracos nas ruas de Cuiabá estará solucionado”.
Quanto à coleta de lixo, Galindo garantiu que o serviço será normalizado a partir da semana que vem. Ele reafirmou que a prefeitura pagou rigorosamente em dia o que devia à Qualix e disse “estar satisfeito com o trabalho inicial realizado pela Delta”, empresa que atualmente realiza a coleta de lixo.
O prefeito Chico Galindo ainda interagiu com os ouvintes da rádio Cidade, respondendo a outras perguntas como a de uma solução para acabar com o mau cheiro do córrego do Gambá. Ele garantiu que abra está incluída no orçamento do PAC II e será iniciada no ano que vem. “Haverá um grande projeto de urbanização na cidade, que vai eliminar de vez o mau cheiro do córrego do Gambá”, ressaltou.

Fonte: O Documento
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Em Brasília, bilhetes de ônibus não terão reajuste


O Governo do Distrito Federal anunciou ontem que não haverá reajuste de passagem. A decisão foi tomada depois de auditoria realizada nas planilhas de custos do transporte coletivo do Distrito Federal. Os formulários foram cedidos pelos próprios empresários de ônibus. A análise, que durou 29 dias, foi feita por auditores e especialistas do GDF com apoio de técnicos da Secretaria de Transporte de São Paulo. Os detalhes do trabalho serão apresentados pelo governador Rogério Rosso na segunda-feira.

O aumento era dado como certo pelos empresários. Eles alegam operar com deficit (1) de 28%, uma vez que não há reajuste de tarifa há quatro anos e meio. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do DF (Setransp-DF) disse que não irá se pronunciar enquanto não tiver mais informações sobre a conclusão da auditoria.

Apesar do anúncio, não há iminência de greve dos rodoviários, pelo menos por enquanto. Ontem, com três dias de atraso, os empresários da Viplan, da Planeta e da Riacho Grande depositaram na conta dos 8 mil rodoviários os 40% do adiantamento do salário e os R$ 112 da cesta básica, que deveriam ser pagos no último dia 20. Com isso, os motoristas e cobradores afastam a possibilidade de greve. A assembleia marcada para amanhã foi cancelada.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do DF (Setransp-DF), os patrões conseguiram honrar os compromissos trabalhistas com empréstimos nos bancos, uma vez que eles declaram estar no vermelho. No entanto, já deixaram a entender que não terão dinheiro para pagar o restante (60%) do salário dos trabalhadores, no próximo dia 5. “Ficaremos no aguardo dos novos fatos. Por enquanto, a possibilidade de greve está descartada”, afirmou o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório.

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São Paulo: Trólebus bloqueiam trânsito sete vezes ao dia

sexta-feira, 23 de julho de 2010


Acima, uma rede elétrica com um remendo a cada 58 metros. Abaixo, buracos, lombadas e valetas. Nesse cenário, os trólebus de São Paulo se transformaram em mais um obstáculo para os motoristas. Esses veículos - sem barulho de motor nem emissão de poluentes - sofrem, em média, sete quedas de energia por dia, bloqueando as faixas de trânsito. Cada paralisação dura cerca de duas horas e meia.
As informações fazem parte do inquérito civil 740/2008 da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital e foram repassadas, na terça-feira, pela própria empresa que opera o sistema na cidade, a Viação Himalaia. Atualmente, a frota de trólebus é de 213 veículos. O contrato com a Himalaia previa troca de 140 deles, mas até hoje só 12, com mais de 30 anos de uso, foram trocados. O inquérito investiga a qualidade do transporte público e todos os depoimentos são colocados na internet, no site www.onibus.blog.br, pelo promotor que conduz a investigação, Saad Mazloum.
Segundo a Himalaia, entre janeiro de 2008 e abril deste ano, foram registradas 6.427 quedas de energia na rede de trólebus. As interrupções não ocorrem na rede toda, mas em pontos isolados do sistema. "Se tenho uma queda na Avenida Rio das Pedras, 70 carros (trólebus) ficam parados. Se a queda é no anel viário, ficam até 130 carros parados. Já se é na Rua Cardoso de Almeida, são dez carros", diz o diretor da empresa, André Lissiandre.
Os motoristas dizem sentir esse problema. "Teve uma vez em que eu desliguei o motor do carro por 20 minutos esperando o trólebus sair da rua", disse o analista financeiro Maurício Medeiros, de 37 anos, que trabalha no centro. "Já aconteceu de eu ficar dias inteiros sem trabalhar. Os trólebus ficam parados e bloqueiam a rua toda. Assim, fico sem clientes", comenta o taxista Nelson Costa, de 52 anos, que tem um ponto no cruzamento do Viaduto Jacareí com a Rua Santo Antônio.
Briga judicial. Ao Ministério Público, a Himalaia afirmou que o grande problema do sistema é a falta de manutenção da rede elétrica. A manutenção "deveria ser feita pela Eletropaulo, sob controle da SPTrans (empresa responsável pelo gerenciamento do transporte público de São Paulo)". "Ocorre que há uma briga judicial entre as duas empresas", diz. "O certo é que, no fim das contas, nenhuma das empresas está fazendo a manutenção." O promotor Mazloum confirma a existência do problema jurídico, mas diz que ainda não sabe quem tem razão. Por isso, convocou os presidentes da Eletropaulo e da SPTrans para prestar depoimento. Ele pode processar as duas empresas - e os presidentes - por danos morais coletivos.
A AES Eletropaulo disse, em nota, que "inspeciona e realiza a manutenção nas subestações e rede elétrica que abastecem as linhas de trólebus do centro da cidade 24 horas por dia", mas que não tem recebido pagamento pelo serviço. "A distribuidora move uma ação judicial para o recebimento dos valores gastos". A SPTrans não comentou a falta de pagamento.
Por conta dos atrasos, a Himalaia diz pagar R$ 100 mil em multas, em média, por mês, para a SPTrans. O argumento da empresa é que a frota é limitada. Se os trólebus ficam sem energia, eles precisam ser repostos por ônibus comuns. Assim, parte de sua frota é deslocada para socorrer os trólebus que ficam parados. As linhas comuns ficam com menos carros e, consequentemente, os intervalos aumentam, o que leva a multa.
Em nota, a SPTrans rebate. Diz que a média em 2009 foi de R$ 63 mil por mês em multas e, neste ano, está em R$ 68 mil. "Se considerarmos apenas as linhas de trólebus, que são as que podem sofrer as interferências em função da rede elétrica, em 2009 a Himalaia foi multada em R$ 95 mil por descumprir partidas. Menos de R$ 8 mil por mês. Em 2010, foram R$ 54 mil em multas, mantendo a média de menos de R$ 8 mil mensais."
Modelo ideal. Apesar dos problemas, os especialistas defendem os trólebus. Como são movidos a energia elétrica, eles não poluem. Já os 14 mil ônibus da cidade jogam, anualmente, 142 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Fonte: Estadão
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Recife: Novos pontos de parada serão alterados no Terminal do Cais de Santa Rita


Dando continuidade à reforma no Terminal do Cais de Santa Rita, o Grande Recife Consórcio de Transporte irá desativar provisoriamente, a partir de amanhã (24/07), sete paradas de ônibus, localizadas nas plataformas A e B do terminal.
As 18 linhas de ônibus que param nestes locais serão relocadas para outras paradas na mesma plataforma de origem. A obra tem conclusão prevista para 30 dias. A reforma está inclusa no pacote de melhorias iniciado pelo Grande Recife no último mês de abril - que também engloba mais nove terminais (urbanos e integrados) da Região Metropolitana do Recife.
Durante o período de obras as paradas A16 a A19 e B13 a B15 serão provisoriamente desativadas. As linhas que tem ponto de embarque/desembarque nestes locais serão deslocadas para paradas localizadas na plataforma de origem (conforme lista abaixo).
Os usuários serão alertados sobre as mudanças através de cartazes informativos, afixados nas linhas envolvidas, além do apoio de divulgadores que irão orientar os passageiros. As dúvidas podem ser esclarecidas através da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800 081 0158.

Detalhamento da operação:
LINHAS QUE TERÃO COMO PARADA PROVISÓRIA A PLATAFORMA A21:
013-JARDIM BEIRA RIO (PINA)
014-BRASÍLIA (CONDE DA BOA VISTA)
018-BRASÍLIA TEIMOSA 031-SHOPPING CENTER (TER. RES. BOA VIAGEM)
121-VILA DA SUDENE
132-UR-02 (IBURA)
142-ALTO DOIS CARNEIROS

LINHAS QUE TERÃO COMO PARADA PROVISÓRIA A PLATAFORMA A22:
021-Q.G. DA AERONÁUTICA
033-AEROPORTO
044-MASSANGANA/BOA VISTA
061-PIEDADE
062-JARDIM PIEDADE
071-CANDEIAS
161-BRIGADEIRO IVO BORGES

LINHA QUE TERÁ COMO PARADA PROVISÓRIA A PLATAFORMA B10:
200-JABOATÃO (PARADOR)

LINHA QUE TERÁ COMO PARADA PROVISÓRIA A PLATAFORMA B11:
143-UR-06

LINHAS QUE TERÃO COMO PARADA PROVISÓRIA A PLATAFORMA B12:
137-UR-11 (VIA PREFEITURA)

Fonte: CGRT

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Falta de condições no transporte público do DF


Entre novos e velhos, quase dois mil ônibus foram apreendidos pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) nesse primeiro semestre de 2010. E as causas são muitas, variam desde falhas mecânicas até estrutura precária em ônibus velhos.

Apesar de o DFTrans ter trocado 75% da frota de ônibus que circula no Distrito Federal, o usuário brasiliense ainda não está satisfeito. A reclamação é de que é comum encontrar nos veículos que circulam pelo DF ônibus com goteiras, assentos quebrados e até mesmo unidades que não possuem buzina ou circulam com uma série de improvisações feitas pelos motoristas, como a proteção da barra de direção feita de sacolas plásticas. "Muitos ônibus que a gente vê nas ruas só circulam por causa das improvisações dos funcionários, porque não há manutenção", informa um motorista que preferiu não se identificar. "Sem contar o desconforto. Em muitos veículos, simplesmente não há condições de trabalhar".
A brasiliense Celi Carvalho conta que até assento do motorista em péssimas condições de uso já encontrou. Ela pegou o ônibus 403296, da linha 136, que circula no sentido Lago Norte/Rodoviária, às 8h de ontem, e ficou horrorizada com o que viu. "O banco do motorista estava quase caindo, os assentos são bem precários. Não entendo como o motorista conseguiu trabalhar com aquele banco", disse Celi.

Assim como esse ônibus, vários outros veículos circulam na mesma situação. O cobrador João Carlos (nome fictício) se queixa das péssimas condições de trabalho. "Tem um 'ferrinho' dentro do encosto para sustentar o banco. Quando a almofadada está muito gasta, conseguimos sentir esse ferro nas costas", explica o cobrador. "Depois de passar horas sentado nesses assentos rodando pela cidade, você não consegue descansar em casa, porque passa a noite inteira sofrendo com dores".

Fonte: clicabrasília
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Transalvador atua com frota ampliada e renovada


A Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador), passa a operar a partir da próxima segunda-feira, 26, com a frota de veículos operacionais totalmente renovada e com mais 28 veículos para reforçar o monitoramento do trânsito e dos mecanismos que garantem a melhor mobilidade urbana. Agora o órgão dispõe de 123 novos veículos e 53 motos destinados à fiscalização do trânsito.
O superintendente da Transalvador, Renato Araújo, diz que com a ampliação da frota de veículos reforça a fiscalização ao mesmo tempo em que são inibidas possíveis imprudências. Araújo destaca ainda que os novos veículos também favorecem a fiscalização da funcionalidade das estações de trasbordo e o modo como os motoristas de transporte coletivo estão atuando.

Fonte: iBahia
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