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Fortaleza: Paralisação-surpresa atinge 167 ônibus

terça-feira, 25 de maio de 2010


O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro) cumpriu o prometido. Em assembleia realizada no sábado, 22, a categoria havia anunciado que faria, até a quinta-feira próxima, paralisações-surpresa como forma de pressionar o sindicato patronal a ceder em sua proposta de reformulação salarial. Das 5 às 7h30min de ontem, os 167 ônibus da empresa Dragão do Mar não puderam deixar a garagem. Um veículo do Sintro impediu os coletivos, que operam linhas como Parangaba-Papicu / Via Montese e Parangaba-Náutico, de circularem. A ação teve reflexos sobretudo nos terminais da Parangaba e do Papicu.

Em campanha salarial desde o início de maio, o Sintro exige cerca de dez vezes o valor de reajuste apresentado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), que é de 4,5%. Segundo Domingos Gomes, presidente do sindicato, essa proposta não deve ser alterada. ``Votamos que não vai ser rebaixada. Vai ser mantida a proposta de 45%.`` A categoria, continua Gomes, também reivindica plano de saúde, aumento do vale alimentação, que hoje é de R$ 5, incremento na cesta básica e redução na jornada de trabalho de motoristas e cobradores. Gomes explica que, para não pagar hora extra, as empresas organizam horários que prejudicam os trabalhadores. ``Motoristas são obrigados a ficar nos terminais até três horas, esperando.``

De acordo com Frederico Lopes, presidente da comissão de negociação do Sindiônibus, ``não tem a menor possibilidade`` de os 4,5% de aumento no salário apresentados pelas empresas se transformarem nos 45% exigidos pelo Sintro. O presidente da comissão informa que o percentual calculado está no patamar dos aumentos oferecidos à categoria em outras cidades. ``Em Goiânia, foram 5,88% de aumento para motoristas. Em Belo Horizonte, 6,5%. Em Belém, 6%. Curitiba, 4,57% e, em Manaus, 4%``, enumera. Para Frederico, ``foi uma surpresa quando eles levaram (proposta) para assembleia, dia 22, e, depois de rejeitarem, pararam o terminal da Parangaba por meia hora``.

Ainda ontem, o Sindiônibus esteve reunido com representantes da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). No fim da tarde, na sede do sindicato patronal, informa Frederico, foram discutidas ``que medidas devem ser tomadas no sentido de garantir o direito de ir e vir da população``. Além de descartar o aumento pedido pelo Sintro, o Sindiônibus também desconsidera alterar o valor do vale alimentação, interferir na cesta básica e reduzir a carga horária.

O presidente do Sintro rebate. Segundo Domingos Gomes, a proposta das empresas ``já foi rejeitada em assembleia``. Gomes garante: a categoria realizará paralisações-surpresa até quinta-feira, 27. A reunião entre Sindiônibus e Sintro será dia 28, às 8h30min, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Para Gomes, a deflagração de greve dependerá do resultado da reunião, que será avaliado em assembleia no mesmo dia, às 16 horas, na sede do Sintro.

Fonte: O Povo online
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Florianópolis: Estudantes distribuem panfletos no Centro de Florianópolis contra o aumento da tarifa de ônibus


A semana inteira será de protestos dos estudantes contra o aumento das passagens de ônibus na Grande Florianópolis. Um novo ato acontece ao meio-dia desta terça-feira, no Terminal Integrado Centro (Ticen), na Capital.
Em geral, as mobilizações acontecem às 17h. Nesta terça, porém, os integrantes do movimento resolveram antecipar o protesto para um horário de maior circulação de pessoas no Ticen.
Conforme um dos manifestantes, Victor Khaled, a ideia do grupo é ampliar a adesão dos usuários de transporte coletivo no movimento.
No terminal, haverá intervenções artísticas e uma assembleia para determinar os próximos passos dos estudantes. Eles devem definir um roteiro para a caminhada que será feita em seguida. A intenção é seguir em passeata por ruas da cidade.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal estarão com guarnições a postos para acompanhar o movimento. A PM informa que também terá policiais sem identificação no meio do protesto.
O vice-prefeito João Batista Nunes já garantiu que voltar atrás no reajuste da tarifa não depende da prefeitura. Ele diz que uma solução para o impasse seria um projeto de lei que prevê alíquota zero para vários elementos que compõem a tarifa do ônibus metropolitano e que tramita no Senado.

Fonte: Diário Catarinense
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Salvador: Dia de negociação para evitar greve de ônibus


Esta terça-feira, 25, é dia de intensas negociações entre rodoviários e donos de empresas de ônibus. Serão duas rodadas para discutir as reivindicações da categoria e evitar o início da greve por tempo indeterminado, pré-programada para a partir de quarta, 26.
As reuniões acontecem na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), às 10 horas, e, às 14 horas, no Ministério Público do Trabalho. “Será a última rodada”, sentencia o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Manoel Machado. Às 17 horas, os rodoviários discutem em assembleia o resultado dos dois encontros e decidem se suspendem as atividades.
As principais reivindicações da categoria são aumento de 16,4% nos salários, redução da jornada de trabalho e aumento de 30% no valor do tíquete-alimentação. A ameaça de paralisação atinge não somente o transporte público de Salvador, mas a região metropolitana e os sistemas intermunicipal e interestadual.
O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps), segundo o assessor de relações de trabalho, Jorge Castro, mantém-se firme na oferta de 2,8% de aumento para a categoria. “Redução da jornada de trabalho é inegociável”, disse. Caso não cheguem a um consenso, diz, a decisão será na Justiça, via dissídio coletivo.

Fonte: A Tarde
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Campina Grande: Transnacional realiza sensibilização com funcionários para melhorar o atendimento


Responsabilidade social e Acessibilidade no Transporte Coletivo. Com esse lema a Empresa de Ônibus Urbano Transnacional realizou durante toda esta segunda feira o 1º dos três dias do encontro Levando a Sério, um projeto que visa melhorar o trabalho de motoristas, cobradores e demais funcionários para com idosos aqueles usuários que são portadores de necessidades especiais.

O encontro aconteceu na garagem da empresa e com um clima descontraído foram discutidas as diversas formas de locomoção nos transportes públicos e as possibilidades que os novos veículos oferecem. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de sentir na pele as dificuldades pelas quais os portadores de necessidades especiais tem de suportar quando precisam utilizar o coletivo.

De acordo com a Diretora Administrativa, Lorena Nascimento, a idéia desta ação surgiu dentro da própria Transnacional e já vinha sendo organizada há dez meses com a finalidade de levar aos funcionários a vivência do que é a vida de passageiros com necessidades especiais. Para ela é imprescindível que os funcionários abracem a causa e levem para o seu dia a dia os ensinamentos deste projeto.

Ao final deste 1º dia de encontro foi lançada uma campanha de conscientização que levará ao usuário a importância do tratamento especial para idosos e pessoas com deficiência, além da distribuição de cartilhas, com informações sobre a cidadania no transporte de passageiros, para os participantes.

A programação do encontro seguirá até a próxima quarta feira com palestras que trataram da importância do bom atendimento a todos que utilizam do transporte publico independente de idade ou necessidade especial.

O evento o contou com a participação de representantes de instituições que representam e defendem os interesses de portadores de necessidades especiais. O Sr. João Pereira Irmão, da Associação dos Aposentados, disse que a empresa Transnacional estava de parabéns pela iniciativa. “Nós idosos trabalhamos uma vida para ter direito não só a gratuidade, mas também a acessibilidade”, disse ele emocionado.

A portadora de deficiência física Maria Clara também deu seu depoimento para os funcionários da empresa de ônibus e disse como ela e seus semelhantes precisam ser tratados por motoristas e condutores dos ônibus. “Nós temos muita dificuldade de locomoção e precisamos do apoio e compreensão dos ônibus. Na oportunidade, acompanhada por uma técnica do SEST/SENAT ela mostrou como o deficiente físico pode ter acesso aos veículos sem a ajuda de terceiros.

Adenise Queiroz, do Instituto dos Cegos de Campina Grande, também destacou a importância da iniciativa da Transnacional e em seguida ela demonstrou para os operadores da empresa como um portador de deficiência visual pode e merece ser tratado e ter sua acessibilidade garantida.

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores, Antonino Macedo, elogiou o projeto ‘Levando a Sério’ da Transnacional. Ele externou a intenção de ver esse trabalho de sensibilização também sendo realizado por outras empresas.

A diretora administrativa da Transnacional, empresária Lorena Nascimento informou que o projeto Levando a Sério é um compromisso daquela empresa. “Nós assumimos esse compromisso e vamos contribuir para melhorar o relacionamento de nossos colaboradores com as pessoas com deficiência, dando a oportunidade destes profissionais agir em favor desses cidadão que merecem todo nosso merecimento e respeito”.

Participaram da abertura do evento, representantes do Sitrans, STTP e Sest/Senat. O Ministério Público também foi convidado para conhecer o projeto Levando a Sério.


Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing

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Recife: Gargalos da periferia travam ônibus, CTTU dispõe da mesma quantidade de agentes de trânsito que possuía quando foi criada, em 2003

Trânsito na Av. Dois Rios no Ibura

Desprovida de itens básicos, como infraestrutura e serviços, boa parte da periferia do Recife e das principais cidades da Região Metropolitana, como Olinda e Jaboatão dos Guararapes, sofre também com o trânsito desordenado.
Se a circulação nos maiores corredores viários está cada dia mais travada, no subúrbio, com ruas estreitas, ocupadas desordenadamente e sem qualquer controle do poder público, a situação é ainda pior. Placas de sinalização, por exemplo, não existem. O mais grave é que o estrangulamento repercute na operação dos ônibus. Há empresas que perdem entre 400 e 500 viagens, por mês, por causa dos congestionamentos na periferia.

Os números do Grande Recife Consórcio de Transporte confirmam essas perdas. Em fevereiro passado, foram 8.751 viagens que não se completaram. Em março houve pequena queda, chegando a 6.948 viagens. E somente na primeira quinzena de abril os números já se aproximavam das 3 mil viagens. O órgão diz que as perdas têm aumentado 5% a cada ano. “Em março, por exemplo, realizamos 705 mil viagens, o que significa que perdemos 1% delas. Isso é muita coisa para um sistema de transporte. E mexe com a população, não só com as pessoas que estão na periferia, mas também aquelas que ficam nos grandes corredores. A regularidade e a confiabilidade do serviço vai por água abaixo. Um intervalo que deveria ser de dez minutos, pula para 30”, argumenta a diretora de Operações do Grande Recife, Taciana Ferreira.
E como ônibus em qualquer cidade é sinônimo de periferia, o problema é visto na maioria das 385 linhas em operação. Há casos pontuais, empresas que registram mais perdas, mas de forma geral todas sofrem. Até porque a maioria das linhas é radial – sai do subúrbio para o Centro. Para se ter ideia do quanto o transporte público está ligado ao subúrbio, o sistema do Grande Recife possui 81 miniterminais e todos estão na periferia. Dos 13 terminais integrados entre ônibus e metrô, dois ficam no entorno de feiras e mercados, como é o caso do TI de Cavaleiro, em Jaboatão, e de Afogados, na Zona Oeste do Recife.

Trânsito na Av. Dois Rios no Ibura

Foto mostra a quantidade de ônibus parados

Além do aumento dos intervalos nas linhas e do tempo de viagem para quem está nos coletivos, os congestionamentos nas periferias geram, ainda, impacto econômico. E quem paga é a população que anda de ônibus. Um coletivo preso num congestionamento representa mais consumo de diesel, de hora trabalhada pelo motorista e cobrador e maior desgaste dos veículos. Mais custos são gerados, sem haver produtividade para gerar receita e compensá-lo, já que não entram passageiros nos ônibus. Eles apenas descem.
“Das 16 linhas que temos, apenas uma não sai da periferia. Dos 119 veículos, cem trafegam por vias estreitas de Nova Descoberta e Vasco da Gama (Zona Norte). Por causa dos congestionamentos, especialmente nos três quilômetros entre o Mercado de Nova Descoberta e a Ladeira do Visgueiro, que separa os dois bairros, perdemos uma média de 400 a 500 viagens por mês. Já tivemos veículos que levaram 30 minutos para percorrer apenas esse trajeto”, revela o diretor-executivo da Empresa Pedrosa, Antero Parahyba. O diretor elogia a preocupação do governo em priorizar os projetos para os grandes corredores viários, mas lembra que o subúrbio não pode ser esquecido, caso contrário, os ônibus não conseguirão alimentar os corredores para usufruir dos seus benefícios.

A empresa chegou a propor uma parceria à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e um plano de sinalização para a região foi elaborado, mas terminou engavetado. Diretor de Trânsito da CTTU, Agostinho Maia argumenta que não adianta espalhar sinalização pelos subúrbios da cidade se não há fiscalização. Pondera, ainda, que o maior problema da periferia é a ocupação desordenada do espaço público. Atualmente, a CTTU dispõe da mesma quantidade de agentes de trânsito que possuía quando foi criada, em 2003: 296 homens para cumprir todas as funções. Para a área de Nova Descoberta, que inclui outros 28 bairros, são apenas dez agentes.

Em Olinda e Jaboatão, a situação não é diferente. A Caxangá e a Empresa Metropolitana, que operam nos subúrbios das duas cidades, respectivamente, amargam perdas de até 5% das viagens programadas. Para tentar amenizar o problema, optaram por se unir a antigos concorrentes. “Fizemos uma parceria com o sistema complementar, ajudando os ex-kombeiros a comprar micro-ônibus e fazendo com que eles nos alimentassem. Agora, eles entram nos locais mais difíceis da cidade, onde o ônibus não cabe ou tem muita dificuldade para trafegar, e trazem os passageiros para nós no Terminal Integrado da Caenga”, explica o empresário Paulo Chaves Júnior, proprietário da Caxangá e Metropolitana. Exemplo de que, numa terra onde o desordenamento urbano é pleno e o desrespeito às regras de trânsito ainda maior, as soluções só vêm com parcerias.

Fonte: Dep.Raul Jungmann

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DF: Passe Livre, Mais quatro dias sem recarga


Os estudantes do Distrito Federal enfrentaram ontem mais um dia sem o benefício do passe livre. Desde quarta-feira, há disponível na conta da Fácil, gestora do programa, apenas R$ 26 mil. A média diária de recarga feita pela empresa é de R$ 500 mil para atender a demanda de 132 mil cadastrados. Também na quarta-feira, o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, anunciou a liberação, em caráter emergencial, de mais R$ 6 milhões para abastecer o programa. O dinheiro será remanejado do orçamento de 2010 da Secretária de Obras, mas, para isso, é preciso uma autorização da Câmara Legislativa. Ontem, os distritais decidiram não deliberar sobre o mérito do repasse e a previsão é que o tema entre novamente na pauta da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) na próxima terça-feira e, só depois, siga para votação em plenário.

Os integrantes da CEOF argumentaram que não poderiam avaliar a matéria já que ela não estava prevista na pauta da sessão de ontem. Além disso, os parlamentares mostraram preocupação com a administração dos valores destinados à Fácil. “Os deputados tiveram grande receio de autorizar o repasse desse dinheiro e ele cair no poço da corrupção” afirmou o petista Paulo Tadeu. O presidente da Casa, deputado Raimundo Ribeiro (PSDB), lembrou que na última sexta-feira o GDF liberou R$ 2 milhões para a Fácil e o “dinheiro evaporou”. “O importante é dizer que não houve má vontade em avaliar a matéria”, salientou.

A expectativa do líder do governo na Câmara, Aguinaldo Jesus (PRB), era de que o requerimento do Executivo fosse votado ainda ontem. Na visão dele, a verba duraria tempo suficiente para uma melhor avaliação do Projeto de Lei nº 1.573/2010, encaminhado pelo GDF, que limita o benefício aos estudantes com renda familiar de até três salários mínimos, ou seja R$ 1.503. “Acho que a verba acabaria em 15 dias, mas acredito que, durante esse período, a gente aprove esse projeto.”

Enquanto a liberação da verba não é votada, os estudantes que estão com os cartões vazios continuarão sem a recarga. Isso porque, a legislação determina que o sistema deve funcionar de forma pré-paga, ou seja, a Fácil só libera o benefício aos estudantes com aporte financeiro do GDF.

O governador Rogério Rosso tentou inverter os papéis e publicou um decreto para deixar sob responsabilidade da Fácil a recarga dos cartões estudantis, independentemente do repasse da verba pelo governo. Depois da prestação de con tas, o GDF reembolsaria a empresa. No entanto, por contrariar a Lei nº 4.462, de 13 de janeiro de 2010, que instituiu o passe Livre, o decreto não tem nenhum valor.

Fonte: SINPROEP
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