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Grande Recife promove ajustes no sistema e beneficia usuários com redução de tarifa e ampliação de serviço
sexta-feira, 12 de março de 2010Dando continuidade ao processo de melhoria e democratização do Sistema de Transporte Público de Passageiros, o Grande Recife Consórcio de Transporte implantará, a partir da próxima terça-feira (16), a redução da tarifa cobrada na linha 200-Jaboatão (Parador), que passará de R$ 2,10 (anel D) para R$ 1,85 (anel A). A decisão, que atende a um pleito histórico da comunidade, passa a vigorar através da resolução 004 do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).
Esta é a segunda vez que a linha sofre redução tarifária em menos de dois anos. Em janeiro de 2008, também através de um debate com a comunidade, houve a mudança do Anel B (atualmente equivalente a R$ 2,80) para o D. A nova alteração vinha sendo negociada, desde o final do ano passado, entre o Grande Recife e os usuários com o apoio de lideranças políticas da região e vereadores do município (que convocaram audiência pública), dentro de uma pauta permanente de atendimento às comunidades. Para garantir a redução, sem gerar impactos negativos no Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR foram realizados estudos de viabilidade pelas áreas de operação e remuneração do órgão gestor.
O presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, enfatiza a disposição do consórcio em debater e atender, sempre que possível, as demandas das comunidades. “Temos vários canais permanentes de comunicação e atendimento. Ao longo dos últimos três anos temos estreitado, e muito, a relação com as comunidades e evidentemente isso traz bons frutos. Neste caso específico houve toda uma preocupação dos usuários desta linha com a construção e comprovação dos argumentos na defesa do pleito. A análise técnica foi decisiva, afinal, não há como promover alterações deste tipo se houver ameaça ao equilíbrio do sistema”.
Em setembro de 2007, a então Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, sucedida pelo Grande Recife, iniciou um processo de reestudo tarifário de todo o STPP e abriu espaço para o debate com as comunidades em torno do assunto.
O primeiro resultado prático da ação aconteceu em janeiro de 2008, quando foi implantada a redução tarifária em 12 linhas que circulam nos municípios de São Lourenço da Mata, Camaragibe, Paulista, Olinda e Recife. Na ocasião, cinco linhas passaram do Anel B para o A (487-Várzea Fria/T.I Camaragibe, 491-São Lourenço/Camaragibe, 493-Tiúma/Camaragibe, 457-São Lourenço (Bacurau), 466-Vera Cruz/Integração). Outras cinco migraram do Anel B para o D (362- Curado IV (Barucaru), 363-Curado IV/Av.01, 200- Jaboatão (Parador), 254- Jaboatão (Bacurau), 361-Curado IV/R.14) e duas saíram do Anel D para o A (974-Jardim Atlântico e 973-Casa Caiada).
O secretário das Cidades, Humberto Costa, destacou a priorização que o transporte público vem recebendo do governo estadual. “Melhorar e ampliar o transporte público tem sido uma das metas do governo que não tem poupado esforços. Novos terminais de integração, corredores exclusivos, implantação da nova bilhetagem eletrônica. Isso tudo faz parte de um projeto amplo, que trata com a máxima seriedade o assunto, que mexe com a vida de milhares de pessoas”.
Fonte: Pernambuco.com
Postado por Meu Transporte às 01:26 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Sindicato prevê tarifa de ônibus a R$ 2,50 em Curitiba
A conclusão da licitação das linhas de ônibus de Curitiba, prevista para o fim deste mês, pode pesar no bolso dos usuários do sistema de transporte. Cálculos feitos pelo Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Paraná (Sindiurbano-PR) indicam um encarecimento do preço das passagens, que hoje é de R$ 2,20, em cerca de 30 centavos. Os números foram obtidos com base em cálculos presentes no próprio edital da licitação.
“A tarifa hoje cobre um determinado custo/quilômetro. Na licitação, avaliando outros itens incluídos no edital, faz-se necessário o aumento da tarifa”, explica o presidente do sindicato, Valdir Mestriner. O valor só não será mais alto que o atual se os consórcios que estão participando da licitação se dispuserem a trabalhar por um valor abaixo do teto previsto.
A licitação, a primeira na história de Curitiba, feita com 21 anos de atraso, já que desde a Constituição de 1988 era obrigatória, atraiu apenas um consórcio para cada um dos três lotes em que a cidade foi dividida. Todas as empresas que formam os consórcios já atuam em Curitiba ou na região metropolitana.
“A tarifa hoje cobre um determinado custo/quilômetro. Na licitação, avaliando outros itens incluídos no edital, faz-se necessário o aumento da tarifa”, explica o presidente do sindicato, Valdir Mestriner. O valor só não será mais alto que o atual se os consórcios que estão participando da licitação se dispuserem a trabalhar por um valor abaixo do teto previsto.
A licitação, a primeira na história de Curitiba, feita com 21 anos de atraso, já que desde a Constituição de 1988 era obrigatória, atraiu apenas um consórcio para cada um dos três lotes em que a cidade foi dividida. Todas as empresas que formam os consórcios já atuam em Curitiba ou na região metropolitana.
O cálculo feito pelo Sindiurbano-PR está baseado em dados fornecidos pelo edital relacionados à média mensal de passageiros, à quilometragem da Rede Integrada do Transporte (RIT) e ao custo/quilômetro médio da RIT de cada lote da licitação. Os preços estimados para as passagens variam entre R$ 2,42 e R$ 2,67, de acordo com a região licitada. Isso levaria a uma tarifa única média de cerca de R$ 2,50.
Entretanto, o valor exato a ser cobrado só será conhecido após a finalização do processo licitatório. “O custo (das propostas) só será sabido depois da abertura dos envelopes”, afirma o presidente da comissão de licitação da Urbanização de Curitiba (Urbs), Fernando Ghignone.
Reportagens publicadas pela Gazeta do Povo nos últimos meses mostraram que o valor da passagem de ônibus em Curitiba está defasado. A tarifa em agosto de 2009 deveria ser de R$ 2,32 para que a arrecadação fosse equivalente ao custo total do sistema, estimado em cerca de R$ 55 milhões por mês. No entanto, existe a preocupação de que o aumento do preço afaste mais usuários do sistema.
Ghignone afirma que o edital tem como foco a qualidade do transporte coletivo em Curitiba. Para ele, o elevado nível de exigências do processo garante que o sistema melhore depois da finalização da concorrência.
Entretanto, o valor exato a ser cobrado só será conhecido após a finalização do processo licitatório. “O custo (das propostas) só será sabido depois da abertura dos envelopes”, afirma o presidente da comissão de licitação da Urbanização de Curitiba (Urbs), Fernando Ghignone.
Reportagens publicadas pela Gazeta do Povo nos últimos meses mostraram que o valor da passagem de ônibus em Curitiba está defasado. A tarifa em agosto de 2009 deveria ser de R$ 2,32 para que a arrecadação fosse equivalente ao custo total do sistema, estimado em cerca de R$ 55 milhões por mês. No entanto, existe a preocupação de que o aumento do preço afaste mais usuários do sistema.
Ghignone afirma que o edital tem como foco a qualidade do transporte coletivo em Curitiba. Para ele, o elevado nível de exigências do processo garante que o sistema melhore depois da finalização da concorrência.
Fonte: Gazeta do Povo
Postado por Meu Transporte às 01:20 0 comentários
Marcadores: Paraná
Itinerário de ônibus Porto Alegre
Todas as pessoas que estão dependendo do transporte público em uma das maiores cidades do sul do país, precisam sim consultar o itinerário de ônibus Porto Alegre. Para facilitar a sua busca de acordo com o que é necessário, as pessoas podem pesquisar apenas com o número da linha de ônibus que deseja obter informações.
Assim como em vários locais, o itinerário de ônibus Porto Alegre é algo que todos podem consultar tanto através do telefone quanto da internet. É tudo muito simples e as pessoas podem pesquisar quantas vezes achar realmente necessário. É importante e completamente útil para o dia a dia.
O transporte público sempre tem algumas opções para quem precisa utilizá-lo de madrugada e por este motivo também é possível acessar com tranquilidade o itinerário de ônibus Porto Alegre. Também é possível acompanhar o itinerário de todas as linhas que circulam pela cidade. Acesse e confira:
O transporte público sempre tem algumas opções para quem precisa utilizá-lo de madrugada e por este motivo também é possível acessar com tranquilidade o itinerário de ônibus Porto Alegre. Também é possível acompanhar o itinerário de todas as linhas que circulam pela cidade. Acesse e confira:
Postado por Meu Transporte às 01:14 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Terminais de ônibus urbanos de Caxias do Sul começam a sair do centro
O terminal de ônibus da Linha Santa Catarina, que hoje localiza-se na Rua Dr. Montaury, entre as ruas Bento Gonçalves e Pinheiro Machado, será retirado do Centro na próxima segunda-feira, dia 15 de março. Significa que o ônibus não permanecerá mais no local tradicional atual à espera do horário de saída nem deve haver mais a fila de passageiros.
O terminal em que o ônibus aguardará seu horário migrará para o bairro, no caso da Linha Santa Catarina, para a Rua Quinze de Novembro. Dessa forma, o terminal atual da Dr. Montaury se tornará uma parada comum. Assim, inicia-se uma nova etapa da troncalização do transporte coletivo em Caxias.
Ao todo, serão transferidos para os bairros os terminais de 21 das 25 linhas que atendem a zona norte da cidade. A modificação tem como objetivo descongestionar o Centro, pois o espaço onde hoje o ônibus fica parado à espera do horário de saída ficará vago, com melhorias para a circulação viária.
Serão retirados principalmente os terminais das ruas Dr. Montaury, Visconde de Pelotas e Bento Gonçalves. Outro objetivo da medida é a implementação do corredor da Rua Bento Gonçalves, o que não é possível por ora porque, com os terminais ainda em funcionamento na via, os ônibus precisam ficar parados.
Para os usuários, o que muda é que a fila deixará de existir. Os ônibus continuarão a passar nas paradas nos horários atuais.
Entre os dias 15 e 26 de março os terminais das 21 linhas abaixo serão transferidos gradualmente para os bairros- Santa Catarina / Universitário / Pioneiro / Madureira-Sagrada Família / São José / Santa Fé / Século XX via 1º de Maio / Santa Lúcia / Vila Ipê / Belo Horizonte / Colina Sorriso / Tijuca-Nossa Senhora da Paz / Pedancino-Brandalise / Villa Lobos / Centenário-Parque Oásis / Pôr do Sol / Cânyon / Parque dos Vinhedos / Vila Maestra / Parque Oásis-Morada dos Alpes-Parque Verde / Fátima-Victório Trez-Parque Oásis.
Fonte: Pioneiro
Postado por Meu Transporte às 01:10 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio Grande do Sul
Novos ônibus se incorporam à frota do transporte
Itabuna tem hoje a frota de ônibus mais nova do estado. A informação é do prefeito Capitão Azevedo que, ao lado do secretário de Transporte e Trânsito, Wesley Melo, e do presidente da empresa São Miguel, José Duarte Carvalho, entregou à comunidade, na manhã de quinta-feira (11), dez novos veículos para a modernização da frota. A ação está dentro da proposta de melhoria do serviço de transporte público em Itabuna, um compromisso do governo.
O prefeito lembrou ter sido a segunda vez em pouco mais de um ano que a gestão municipal, em parceria com as duas empresas que operam o sistema do transporte em Itabuna, promove a renovação da frota. No ano passado, foram adquiridos 25 ônibus novos pela empresa Rio Cachoeira.
A nossa meta é substituir todos os veículos com mais de dez anos de uso, assegurando com isso mais conforto, comodidade e segurança para a população, explica o secretário de Transportes. Wesley Melo salientou que sua secretaria encomendou estudo técnico do sistema de transporte da cidade, visando à melhoria do serviço. Nossa proposta é modernizar o sistema, sem que para isso haja aumento de tarifa, enfatizou.
O diretor da São Miguel, José Duarte, informou que 20% dos ônibus de sua empresa são novos e a meta é chegar a 100%. Ele também garantiu que, dentro de dois anos, todos os ônibus da empresa estarão adaptados para o acesso de pessoas com capacidade de locomoção reduzida.
Os novos ônibus entregues à população itabunense trazem duas novidades: uma cadeira exclusiva para obesos e um moderno sistema de ventilação. Cada unidade custou à empresa R$270 mil, segundo o diretor.
A nossa meta é substituir todos os veículos com mais de dez anos de uso, assegurando com isso mais conforto, comodidade e segurança para a população, explica o secretário de Transportes. Wesley Melo salientou que sua secretaria encomendou estudo técnico do sistema de transporte da cidade, visando à melhoria do serviço. Nossa proposta é modernizar o sistema, sem que para isso haja aumento de tarifa, enfatizou.
O diretor da São Miguel, José Duarte, informou que 20% dos ônibus de sua empresa são novos e a meta é chegar a 100%. Ele também garantiu que, dentro de dois anos, todos os ônibus da empresa estarão adaptados para o acesso de pessoas com capacidade de locomoção reduzida.
Os novos ônibus entregues à população itabunense trazem duas novidades: uma cadeira exclusiva para obesos e um moderno sistema de ventilação. Cada unidade custou à empresa R$270 mil, segundo o diretor.
Fonte: JusBrasil
Postado por Meu Transporte às 01:06 0 comentários
Marcadores: Bahia
Piracicaba recebe mais 12 ônibus adaptados para cadeirantes
A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Trânsito e Transportes, recebeu mais 12 ônibus adaptados para cadeirantes. Os ônibus foram entregues na tarde de ontem (10), por Gregório Marchiori, diretor da Empresa de Ônibus Piracema ao secretário de Trânsito, Paulo Prates. A iniciativa faz parte da política da administração de renovação da frota de ônibus do transporte coletivo urbano para promover a inclusão dos passageiros especiais.
As linhas que os novos ônibus estarão fazendo, somente serão definidas após estudo técnico da Divisão e Planejamento da Semuttran. A expectativa é que entrem em operação até o final deste mês. O sistema já é integrado por 14 ônibus adaptados, e com as novas aquisições, totalizam 26 veículos especiais.
O gerente da Piracema, Noedir Davanzo, explicou que a adaptação dos ônibus é um compromisso voltado principalmente para à inclusão social. Além da mecanização do acesso por meio de elevadores para cadeirantes, as portas de entrada dos ônibus foram alargadas e o espaçamento dos degraus reduzido. Também foram criados assentos e espaços internos para atender pessoas com problemas de mobilidade, como mulheres grávidas e obesos.
O gerente da Piracema, Noedir Davanzo, explicou que a adaptação dos ônibus é um compromisso voltado principalmente para à inclusão social. Além da mecanização do acesso por meio de elevadores para cadeirantes, as portas de entrada dos ônibus foram alargadas e o espaçamento dos degraus reduzido. Também foram criados assentos e espaços internos para atender pessoas com problemas de mobilidade, como mulheres grávidas e obesos.
A frota atual do transporte urbano é de 240 ônibus, que fazem 90 linhas servindo os bairros da cidade. O sistema roda 1 milhão e 400 mil quilômetros por mês, transportando cerca de 3 milhões e 800 mil pessoas mensalmente, incluindo as que utilizam o cartão de gratuidade, como os idosos, escolares e portadores de necessidades especiais.
Plataformas elevadas- Outra ação da Semuttran para facilitar a vida dos deficientes é a construção de plataformas elevadas acessíveis em parada de ônibus, como as existentes em frente ao Centro Cívico Cultural e Educacional Florivaldo Coelho Prates, nos dois lados da avenida Antônio Correa Barbosa.
Desenvolvido pela Divisão de Estudos Gerenciais e Programação da Semuttran, as plataformas fazem parte de projeto de melhorias nos pontos de parada de ônibus, que vem sendo realizado desde o início de 2005.
Estas plataformas visam proporcionar ao usuário do transporte público com pequenos problemas de locomoção mais facilidade no acesso aos coletivos, devido ser elevada em 26 centímetros da via de circulação. Com isso, facilita aos usuários acessar o interior do ônibus, uma vez que a altura do primeiro degrau já foi vencida.
A Semuttram, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) e secretaria de Obras, também está construindo 206 rampas para facilitar a locomoção dos deficientes com locomoção reduzida, em diversos pontos da cidade, onde há maior concentração de pessoas.
Desenvolvido pela Divisão de Estudos Gerenciais e Programação da Semuttran, as plataformas fazem parte de projeto de melhorias nos pontos de parada de ônibus, que vem sendo realizado desde o início de 2005.
Estas plataformas visam proporcionar ao usuário do transporte público com pequenos problemas de locomoção mais facilidade no acesso aos coletivos, devido ser elevada em 26 centímetros da via de circulação. Com isso, facilita aos usuários acessar o interior do ônibus, uma vez que a altura do primeiro degrau já foi vencida.
A Semuttram, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) e secretaria de Obras, também está construindo 206 rampas para facilitar a locomoção dos deficientes com locomoção reduzida, em diversos pontos da cidade, onde há maior concentração de pessoas.
Fonte: Prefeitura de Piracicaba
Postado por Meu Transporte às 00:56 0 comentários
Marcadores: São Paulo
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