Prefeitura vai investir na instalação de câmeras dentro dos ônibus para monitorar as condições do serviço de transporte coletivo. O projeto já está sendo discutido com diretores da Líder e da Viação Piracicabana, havendo previsão de implantar o sistema a partir do próximo ano. De acordo com o diretor de operações do transporte coletivo da PMU, Claudinei Nunes, a medida já foi adotada em alguns municípios e seria um mecanismo para verificar ocorrências de superlotação nas linhas, o tratamento de motoristas e cobradores aos usuários e outros problemas que motivam reclamações do serviço, completando o monitoramento já feito quanto a itinerários e horários. Outro ponto – continua ele – é que as câmeras inibem a violência e crimes dentro dos ônibus. Enquanto a vigilância eletrônica está em planejamento, Nunes explica que a prioridade para este ano é disponibilizar à população o sistema de monitoramento das linhas. O diretor conta que os aparelhos GPS já foram instalados em toda a frota da Líder e da Piracicabana, permitindo o acompanhamento em tempo real do serviço. “O próximo passo é colocar o mecanismo na internet para a consulta dos usuários. Isso deve acontecer dentro de, no máximo, 20 dias”, afirma. Por enquanto, ainda não há definição sobre a nova tarifa de ônibus. Ontem, prefeito Anderson Adauto voltou a posicionar que a questão só será discutida quando for encerrada a fase de adaptações, pois é preciso determinar em quanto as melhorias no serviço vão impactar as planilhas de custo das concessionárias.
Trocar o carro pelo ônibus é uma opção para chegar mais cedo ao destino nos horários de pico de congestionamento em São Paulo. Pelo menos nos percursos em que há faixas exclusivas para os coletivos. A reportagem testou os 10 corredores da capital paulista com duas equipes - uma de carro e outra de ônibus -, partindo juntas e sem contar a espera no terminal. E concluiu que, embora lotados, os ônibus são mais rápidos. Em sete corredores, a equipe do Jornal da Tarde chegou antes ao ponto final, com diferença de até 51 minutos.
Nos outros três, o automóvel teve vantagem, mas ela foi de no máximo sete minutos. Apesar de mais rápidos, os ônibus estão longe da velocidade ideal. A média registrada ficou abaixo do esperado na maior parte das vezes. Apenas em três corredores foi atingida a meta da Prefeitura de 18 km/h nas faixas exclusivas: Parelheiros, Paes de Barros e Expresso Tiradentes. O pior desempenho foi o do Rebouças, onde os veículos foram mais lentos do que uma pessoa fazendo cooper - ficaram abaixo de 10 km/h. Outro problema é a superlotação. Durante o teste, a reportagem encontrou filas com mais de 100 pessoas para embarcar em terminais.
A cena se repete, mais m fim de semana com céu azul, sol forte e praias lotadas: paraíso para quem passa a semana toda trabalhando e quer diversão. Para uns, sim, para outros, nem tanto. Na tarde deste domingo (15), usuários de ônibus do sistema municipal de Vitória se queixaram da superlotação nas linhas que ligavam os bairros periféricos às praias.
Segundo o banhista Adolfilho Anjo dos Santos, a volta para casa é sempre um momento complicado. De acordo com ele, é a partir das 15h30 que a situação começa a piorar. "É tenso voltar para casa. O ônibus volta lotado. Vim para a praia por volta das 9h30, e como pego o ônibus no ponto final, está vazio. No decorrer do caminho, ele lota, fica parecendo lata de sardinha", afirmou.
Um dos pontos mais críticos da Capital é a praia da Curva da Jurema. Devido à grande procura de banhistas e moradores de outros municípios, os pontos de ônibus nas proximidades da Praça dos Namorados e da Praça da Ciência estão sempre lotados aos domingos. Além da superlotação, usuários reclamam da demora entre um ônibus e outro.
A dona de casa Marlene Alves Gomes diz que chega a esperando cerca de 40 minutos por um ônibus. "Tem bastante demora nos ônibus. Pego sempre o ônibus da linha 073, que é bem demorado. Acho que o intervalo tinha que ser de uns 10 minutos. Venho para cá acompanhada do meu esposo e dos três filhos, fica difícil", contou a banhista.
Devido às constantes filas e o histórico de superlotação dos coletivos que passam pelo local, neste domingo dois fiscais da Secretaria Municipal de Transportes de Vitória faziam plantão nas proximidades da Praça da Ciência.
O novo valor da tarifa do transporte coletivo de Rondonópolis já tem data para começar a valer e também valores. Ao que tudo indica, o prefeito Zé Carlos do Pátio (PMDB) deve assinar, nesta segunda-feira, o decreto municipal que estipula os novos valores da tarifa do transporte coletivo do município e caso não haja qualquer imprevisto, a nova tarifa já entraria em vigor no dia 18 de novembro, com o valor de R$ 2,20 e não mais valores diferenciados entre a tarifa em dinheiro ou no cartão de transporte. “Não teremos mais essa questão de dois valores”, afirmou o secretário de Trânsito do município, Donizete Aparecido Alves de Souza. A proposta inicial era que os valores seriam R$ 2,20 cartão de transporte e R$ 2,30 para pagamento em dinheiro.Atualmente, a passagem de ônibus em Rondonópolis é vendida com dois valores diferentes.
Para o passageiro que compra no cartão de transporte o valor é de R$ 1,80 e quem paga em dinheiro a tarifa custa R$ 2,00.Donizete Aparecido antecipou ontem que desde a última quinta-feira o decreto que define os novos valores da tarifa está pronto e foi repassado ao secretário de Governo, Milton Gomes da Costa, o Miltão, para que o prefeito Zé Carlos do Pátio assinasse. “Deixei na sexta-feira para que ele [Pátio] assinasse e acho que nesta segunda o decreto já esteja assinado, até mesmo porque precisamos anunciar isso com antecedência, precisamos informar a população”, disse Miltão.
Começou a circular nesta quinta, dia 12, o primeiro ônibus a etanol da frota municipal de São Paulo. A prefeitura pretende colocar 200 veículos como este nas ruas, mas ainda não tem um prazo para que essa meta seja cumprida. O custo alto da tecnologia é o problema a ser resolvido. O ônibus lançado já vai para as ruas, mas em fase de testes. É uma parceria que envolve a indústria de cana, montadoras, empresas de transporte e a Universidade de São Paulo (USP).
A idéia é saber se o uso do etanol no transporte público é viável. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o ônibus a etanol pode emitir um volume até 80% menor de gases de efeito estufa. Um potencial que as autoridades acreditam que deva ser mais explorado, já que o Brasil é um grande produtor do combustível. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirma que disposição não falta e quer colocar 200 ônibus a etanol nas ruas. O número corresponde a pouco mais de 1% frota da cidade, que tem 15 mil veículos. O primeiro ônibus movido a etanol foi lançado em 2007, com a promessa de já ter pelo menos 10 veículos em circulação ainda em 2008. Mas, dois anos de testes foram feitos e nem parte da frota da cidade foi substituída para usar o combustível. De acordo com representantes do governo e das empresas que participaram do projeto, o grande problema está nos custos. O motor e o aditivo que precisam ser usados com o etanol são importados. Por isso, este modelo custa até 25% a mais que o movido a diesel.
Uma alternativa seria produzir esses componentes no Brasil. A fabricante, a Scania, com sede na Suécia, onde toda a frota é movida a etanol, garante que já estuda a possibilidade. Mas enquanto isso não acontece, autoridades brasileiras devem ir até a Suécia para negociar a importação mais barata. Para a pesquisadora do projeto Best, que incentiva o transporte público mais limpo, Silvana Velazques, o apoio do governo é fundamental para que o ônibus a etanol passe da fase de testes.
Recursos para as obras na RMR já estão garantidos e a licitação do Corredor Norte-Sul deve terminar em abril de 2010; todos os ônibus terão ar-condicionado e serão articulados
Especialistas em transportes públicos de vários estados brasileiros e do exterior vão se encontrar nesta quinta-feira (12), no Recife, para discutir o transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR). O presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Dilson Peixoto (foto), falou ao Bom Dia Pernambuco sobre as mudanças e garantiu que os projetos dos novos corredores de ônibus já estão em andamento.Uma das maiores preocupações é deixar tudo pronto antes da Copa de 2014. A cidade de São Lourenço da Mata, na RMR, será construída a Cidade da Copa para sediar alguns jogos.
Os recursos para executar as obras já foram confirmados: além dos R$ 500 milhões já previstos no Orçamento Geral da União (OGU), foi aprovado, nesta semana, o empréstimo de R$ 317 milhões com recursos do FGTS.“Além disso, estamos construindo 12 terminais, com recursos do Estado, que devem estar prontos até 2010 e 2011”, afirmou Dilson Peixoto. “O Corredor Leste-Oeste será repaginado no conceito de corredor inteligente, ligando a Conde da Boa Vista a Camaragibe, com uma perna que vai fazer o acesso à Cidade da Copa, pela UR-7. Além disso, haverá um novo terminal em Cosme e Damião e a requalificação da BR-101”.
Outro projeto é a construção do Corredor Norte-Sul, na avenida Agamenon Magalhães. “Esse corredor vai de Igarassu, pela BR-101, a PE-15, passando pela Agamenon até a estação Joana Bezerra”, diz o presidente do Consórcio. “Será construído um elevado sobre o canal, para que os ônibus passem sem prejudicar as faixas de rolamento”. O presidente Dílson Peixoto lembra que os projetos ainda vão entrar em processo de licitação, mas a previsão é de que as obras do Corredor Norte-Sul, estejam concluídas no máximo no final de 2012 ou no início de 2013. “Em janeiro iniciamos a licitação, que deve estar concluída em abril. Em maio do ano que vem começam as obras”, garantiu.
Uma das principais reclamações dos usuários de transporte público é o conforto e a segurança nos ônibus. “Essa é uma preocupação constante. No caso dos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste, serão veículos articulados, com ar-condicionado, dotados de toda tecnologia”, prometeu Dilson Peixoto. “No caso dos demais, estamos concluindo uma pesquisa que vai mostrar às empresas que quanto mais conforto, maior rentabilidade. Quanto à segurança, já temos câmeras em todos os ônibus”.
Até o ano que vem, o Grande Recife Consórcio pretende também concluir o processo de implantação da nova bilhetagem eletrônica. “Falta apenas o cartão do idoso. No caso das pessoas com deficiência, já temos o cadastro, estamos fazendo os cartões, que devem estar prontos em março do ano que vem”, disse o presidente. “Depois, faremos o Vale Eletrônico Metropolitano do idoso e o cartão pré-pago”.
O projeto do Corredor Norte-Sul foi desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, mentor de um dos mais eficazes sistemas de transporte público do Brasil, em Curitiba.