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Linha 15-Prata do Metrô SP já se aproxima dos 100 mil usuários diários

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021


Em alguns dias de novembro, a Linha 15-Prata chegou a transportar quase 100 mil usuários em dias úteis, segundo o Metrô. Trata-se de um patamar que o ramal, inaugurado em 2014, raramente atingiu até hoje.

Segundo dados da companhia, a média em dias úteis (MDU) no mês passado foi de 95 mil passageiros, alta de 7 mil em relação a outubro. Apenas em outros três momentos o monotrilho transportou mais pessoas: em novembro de 2019, janeiro e fevereiro de 2020, quando o incidente com o ‘run-flat’ paralisou a operação.

Naquele fatídico mês, a Linha 15-Prata atingiu uma média de 116 mil usuários por dia e parecia se firmar como uma opção atraente de transporte na Zona Leste. Mas a ocorrência que culminou com o estouro de um pneu e a constatação que o projeto tinha problemas de nascença fizeram o ramal ficar quase quatro meses parado.

Número de passageiros transportados em dias úteis desde janeiro de 2018
Nesse intervalo, a pandemia do Covid-19 acabou sendo um inibidor de demanda, atrasando a retomada, que tem sido mais lenta do que na primeira fase de crescimento.

Com a inauguração da estação Jardim Colonial ainda neste mês, o ramal de monotrilho deve ter em 2022 seu melhor ano em demanda, que ainda está bastante distante da planejada.

Será preciso esperar os meses de dezembro e janeiro, de menor movimento, para então saber se a Linha 15-Prata voltará à casa dos seis dígitos e superará a marca de fevereiro do ano passado.

Tudo leva a crer que finalmente o monotrilho poderá ganhar confiabilidade e mostrar a que veio, a despeito de frequentes falhas ainda afetarem a operação em alguns momentos. A finalização dos dois novos track-switches (aparelhos de mudança de via) no ano que vem fará com que o carrossel de trens ganhe agilidade e assim oferecer mais partidas e uma viagem mais rápida.

Isso, claro, se não tivermos mais surpresas desagradáveis, o que não é novidade no projeto.

Informações: CPTM
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Linhas de ônibus de Salvador são desativadas

Três linhas do transporte coletivo de Salvador serão desativadas e outra terá mudanças no itinerário a partir deste sábado (11). De acordo com a prefeitura de Salvador, a mudança visa otimizar o atendimento de transporte, aumentando a frequência dos coletivos nos bairros e reduzindo o tempo de espera dos usuários.
As mudanças ocorrem nas linhas 0914 - Rio das Pedras x Campo Grande; 0916 – Doron/Rio das Pedras x Curralinho; 1603-01 – Base Naval / São Tomé x Hospital do Subúrbio. As três deixam de existir, enquanto a linha 0213 – Ribeira x Federação terá mudança de itinerário.

Com as mudanças, as linhas 0914 - Rio das Pedras x Campo Grande e 0916 – Doron/Rio das Pedras x Curralinho serão substituídas por uma mesma linha 1158 – Terminal Acesso Norte x Conjunto Guilherme Marback. A nova linha ligará as regiões do Stiep, Avenida Magalhães Neto, Rodoviária, Shopping da Bahia, Salvador Norte Shopping, Estação BRT Hiper e Terminal Acesso Norte, e passará a funcionar também aos finais de semana.

Segundo a prefeitura, com as mudanças, o intervalo de espera da linha será reduzido para 15 minutos nos horários de pico. Atualmente, cada linha faz dez viagens diariamente e, com a aglutinação, a nova linha fará 20 viagens no dia. Além disso, será uma ligação direta ao terminal do metrô, facilitando a integração para diversos outros locais da cidade.

Já os usuários da região da Federação que desejarem ir ao Campo Grande poderão utilizar as linhas 0140 - Lapa - Rio Vermelho via Cardeal da Silva, e no Vale da Muriçoca a 0140-01 - Lapa - Federação/HGE para realização do trajeto. Segundo a prefeitura, o atendimento das linhas será reforçado, realizando, em média, 81 e 34 viagens em dias úteis, respectivamente.

Já quem tem como destino a região do Itaigara pode utilizar a linha 0140-01 e integrar na Avenida Vasco da Gama com a linha 1053 - Estação Mussurunga – Barra 3, e no retorno integrar com a linha 0715 - Lapa- Santa Cruz. Para a Graça, podem integrar no Campo Grande com a linha 1633 Mirante de Periperi – Ondina, e no retorno com a linha 1137 Pernambués – Barra. Quanto aos usuários do Stiep com destino ao Campo Grande, podem utilizar para esse trajeto a linha 0933 – Doron/Rio das Pedras – Praça da Sé, que faz 45 viagens em dias úteis, em média, e segue boa parte do trajeto que era atendido pela 0914.

Na Boca do Rio, os usuários com destino ao Campo Grande, Graça e Corredor da Vitória poderão utilizar para esse trajeto a linha 0903 – Lapa – Boca do Rio, até a Lapa e, de lá, integrar com a Linha 0137 – Lapa – Barra Avenida/Barra, com em média, 154 viagens dias úteis. Também é possível, na orla da Boca do Rio, pegar a linha 1001 – Aeroporto – Praça da Sé, com em média, 43 viagens em dias úteis, além da linha 1035 – Aeroporto x Praça da Sé via Garcia.

Já a linhas 0213 – Ribeira x Federação terá mudanças em seu itinerário, retornando ao antigo percurso a pedido dos moradores da Federação. A linha deixará de passar pelo Vale de Nazaré e Avenida Joana Angélica, passando a atender a Rua Carlos Gomes no sentido de ida, e na volta, ao sair do Teatro Castro Alves, voltará a descer a Avenida Contorno.

Quem desejar ir ao bairro de Nazaré e à Avenida Joana Angélica deverá integrar com a linha 1511 – Conjunto Pirajá 1 – Engenho Velho da Federação, no Campo Grande. Para quem sai da Península com destino à Nazaré, existe a opção de utilizar a linha 0221 – Ribeira x Fazenda Garcia, ou a linha 0216 – Ribeira x Lapa até o Vale de Nazaré. Com a mudança no itinerário, a 0213 fará 30 viagens a mais em dias úteis e passará a ter intervalos de 30 minutos entre os ônibus.

Base Naval – Também haverá mudanças no itinerário da linha 1603-01 - Base Naval/São Tomé/Paripe - Hospital do Subúrbio a partir deste sábado. O percurso será realizado pela linha 1603 - Base Naval/São Tomé/Paripe - Hospital do Subúrbio com novo itinerário. Com a modificação a linha passa a contar com o dobro do número de partidas – de oito para 16 viagens em dias úteis.

Com isso, os usuários da Base Naval com destino à região da BA-528 entre a Rua Santa Filomena e a Avenida São Luís deverão utilizar as linhas 1604 – Base Naval/São Thomé/ Escola de Menores; 1644 – Base Naval/São Thomé – Pituba ou 1661 – Base Naval/São Thomé – Campo Grande. Quanto aos usuários da Base Naval com destino à Avenida São Luís deverão utilizar para esse trajeto as linhas 1651 – Base Naval/São Thomé – Lapa ou 1662 – Base Naval – Ribeira.

Além das mudanças nos itinerários das linhas, haverá ainda mudança da empresa responsável pela operação de quatro linhas. A partir deste sábado, a linha 0720 – Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa, deixa de ser operada pela OT Trans, e passa a ter o atendimento realizado pela empresa Plataforma, assim como a linha 1053 – Estação Mussurunga x Barra 3.

Já as linhas 1005 – Lapa x Itapuã/Praia do Flamengo e a 1060 – Estação Mussurunga x São Joaquim, que eram atendidas pela empresa Plataforma, vão ser operadas pela OT Trans.

Informações: G1 Bahia
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Linha Turismo tem horário prorrogado a partir de sábado

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021


Quem quiser conferir os pontos turísticos de Curitiba a bordo da Linha Turismo terá mais tempo neste fim de ano. Os ônibus de dois andares vão funcionar em horário estendido a partir do próximo sábado (27/11).

A linha, que geralmente opera de 8h30 a 17h30, vai circular entre 8h30 e 19h30 (última saída do ponto inicial, na Rua 24 horas). Também terá uma frequência maior nos fins de semana, com saída a cada 15 minutos . Durante a semana, o intervalo é de 30 minutos.

A programação faz parte das ações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021. A Linha Turismo passa por 26 pontos da cidade, como Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Arame, Parque Barigui, Passeio Público e Parque Tanguá.

“Muitos pontos turísticos estão enfeitados para o Natal e, com o horário estendido, as pessoas poderão conferir também a decoração natalina no começo da noite”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Primavera social

Quem é morador da cidade também pode aproveitar, além do horário estendido, o projeto Primavera, que tem tarifa social a R$ 4,50 às terças, quartas e quintas-feiras, com pagamento pelo cartão transporte da Urbs. A promoção vai até 16 de dezembro.

Serviço: Linha Turismo

Funcionamento: de terça-feira a domingo
Horários: das 8h30 às 19h30
Ponto inicial: Rua 24 horas
Tarifa: R$ 50 (turistas) e R$ 4,50 pelo cartão transporte para moradores da cidade às terças, quartas e quintas-feiras

Regras do Projeto Primavera

Para poder utilizar o cartão transporte os usuários da Linha Turismo têm que seguir algumas regras:

- Será permitida somente a utilização do cartão usuário com créditos adquiridos por pessoa física. O sistema não permitirá a utilização de vale transporte creditado pelo empregador.

- Para cada embarque será debitado o valor da tarifa vigente da RIT (Rede Integrada de Transporte), de R$ 4,50;

- Os dias da semana permitidos para utilização do cartão usuário serão terças, quartas e quintas-feiras, exceto feriados;

- Não serão permitidas utilizações de cartão na modalidade estudante, avulso ou isenção tarifária;

- O sistema permitirá que o cartão seja utilizado somente pelo seu titular, impossibilitando que seja utilizado repetidamente no mesmo ônibus;

- As pessoas que fizerem novos cartões-transporte na modalidade usuário terão um prazo de carência de dez dias após sua confecção para serem utilizados na Linha Turismo. Para fazer o cartão usuário basta agendar no site da Urbs e comparecer ao local e horário agendados com documentação solicitada no momento do agendamento. A primeira via do cartão é gratuita.

Informações: URBS
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Terminal de Santa Rita no Recife muda embarque e desembarque devido a obras


A partir da 00h deste sábado (04), o Grande Recife interdita as plataformas B e C do Terminal de Passageiros de Santa Rita. A área coberta do local será isolada para obras de manutenção estrutural e, com isso, 43 linhas (26 bacuraus e 17 convencionais) terão suas paradas modificadas temporariamente. Confira, abaixo, os desvios nos itinerários dos ônibus e os pontos de embarque e desembarque provisórios.

O Terminal de Santa Rita é o ponto de partida das linhas bacuraus que circulam pela Região Metropolitana do Recife. Com a interdição de parte do equipamento, o início da viagem destes ônibus será redistribuído em paradas das avenidas Nossa Senhora do Carmo e Martins de Barros.

Toda a operação será acompanhada por fiscais do Grande Recife e contará com o apoio de agentes da CTTU. Os profissionais deverão orientar os usuários e fazer os devidos ajustes na circulação.

LINHAS BACURAUS:

Avenida Nossa Senhora do Carmo – Sentido Av. Martins de Barros/Av. Dantas Barreto

036 – Aeroporto (Bacurau)
038 – Residencial Boa Viagem (Bacurau)
063 – Jardim Piedade (Bacurau)
258 – Moreno (Bacurau)
Estas linhas terão seu ponto de embarque e desembarque realocado para a parada nº 180236, localizada na Avenida Nossa Senhora do Carmo, antes do cruzamento com a Avenida Dantas Barreto.

184 – Cabo (Bacurau)
233 – Cavaleiro (Bacurau)
254 – Jaboatão (Bacurau)
Estas linhas deverão atender à parada nº 180235, localizada na Avenida Nossa Senhora do Carmo, em frente ao Edifício Tebas, antes do cruzamento com a Rua do Fogo.

145 – Alto Dois Carneiros (Bacurau)
146 – UR-11 (Bacurau)
154 – Jordão (Bacurau)
Já estes ônibus deverão iniciar a viagem a partir da parada nº 180231, localizada na Avenida Nossa Senhora do Carmo, um pouco antes do cruzamento com a Rua Duque de Caxias.

Avenida Nossa Senhora do Carmo – Sentido Av. Dantas Barreto/Av. Martins de Barros

515 – Nova Descoberta (Bacurau)
523 – Dois Irmãos (Bacurau)
533 – Casa Amarela (Bacurau)
626 – Brejo (Bacurau)
Estas linhas deverão atender à parada nº 180230, localizada na Avenida Nossa Senhora do Carmo, em frente ao imóvel nº 99, um pouco antes do cruzamento com a Rua do Fogo.

Avenida Martins de Barros

073 – Candeias (Bacurau)
322 – Jardim São Paulo (Bacurau)
333 – Totó (Bacurau)
352 – Curado II (Bacurau)
362 – Curado IV (Bacurau)
Estas linhas terão como ponto de partida a parada nº 180031, localizada na Avenida Martins de Barros, lado oposto ao Anexo I, do Ministério Público de Pernambuco, antes do cruzamento com a Ponte Maurício de Nassau.

715 – Alto Santa Terezinha (Bacurau)
744 – Dois Unidos (Bacurau)
745 – Alto José Bonifácio (Bacurau)
827 – Jardim Brasil (Bacurau)
846 – Águas Compridas (Bacurau)
Já os usuários destas linhas deverão utilizar a parada nº 180026, localizada na Avenida Martins de Barros, lado aposto ao Fórum Tomás de Aquino.

131 – UR-02 (Bacurau)
172 – Marcos Freire (Bacurau)
Os ônibus desta linha deverão iniciar suas viagens a partir da parada nº 180024, na Avenida Martins de Barros, lado oposto ao Edifício Inconfidência.

170 – Muribeca dos Guararapes (Bacurau)
613 – Morro da Conceição (Bacurau)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)
1927 – Ouro Preto (Bacurau)
1928 – Maranguape II (Bacurau)
1995 – Pau Amarelo (Bacurau)
1936 – Mirueira (Bacurau)
1956 – Igarassu (Bacurau)
1957 – Caetés I (Bacurau)
1975 – Amparo (Bacurau)
1985 – Rio Doce (Bacurau)
2427 – Monsenhor Fabrício (Bacurau)
2457 – São Lourenço (Bacurau)
2462 – Loteamento Santos Cosme e Damião (Bacurau)
Estas linhas continuarão entrando no Terminal de Passageiros de Santa Rita. Contudo, utilizando a plataforma A que fica na calçada, do lado direito de quem entra no Terminal.

LINHAS CONVENCIONAIS:

107 – Circular (Cabugá/Prefeitura)
044 – Massangana (Boa Vista)
…Cais Santa Rita, via de Acesso ao Terminal de Santa Rita, Cais Santa Rita (via lateral à feira livre)…

Com o desvio, estas linhas deixam de fazer o giro à direita para entrar no Terminal de Santa Rita para fazer o giro à esquerda e acessar a via lateral à feira livre, atendendo a parada nº 180465.

214 – UR-02/Ibura (Opcional)
224 – UR-011 (Opcional)
4123 – Três Carneiros Baixo (Cais de Santa Rita)
4133 – Três Carneiros (Cais de Santa Rita)
4137 – UR-011 (Cais de Santa Rita)
4142 – Alto Dois Carneiros (Cais de Santa Rita)
…Cais Santa Rita, Av. Martins de Barros…

Como não irão entrar no Terminal, estas linhas passam direto e seguem para parada nº 180023, localizada na Avenida Martins de Barros, lado oposto à Travessa do Arsenal.

014 – Brasília (Conde da Boa Vista)
018 – Brasília Teimosa
061 – Piedade
071 – (Candeias)
…Cais Santa Rita, Av. Martins de Barros…

Também deixam de entrar no Terminal de Santa Rita e seguem direto para a parada nº 180024, localizada na Avenida Martins de Barros pouco antes do cruzamento com a Avenida Nossa Senhora do Carmo.

031 – Shopping Center/Terminal Residencial Boa Viagem
062 – Jardim Piedade
…Cais Santa Rita, Av. Martins de Barros, Av. Nossa Sra. do Carmo…

Estas linhas seguem direto pela Avenida Martins de Barros e entram na Avenida Nossa Senhora do Carmo onde deverão atender à parada nº 180231, que fica no cruzamento desta via com as ruas do Imperador e Duque de Caxias.

121 – Vila da Sudene
4134 – Lagoa Encantada (Cais de Santa Rita)
4135 – UR–010 (Cais de Santa Rita)
Continuarão entrando no Terminal de Passageiros de Santa Rita, mas atendendo à parada nº180538, na plataforma A, que já é atendida pelas linhas 191 – Recife/Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó) e 195 – Recife/Porto de Galinhas (Opcional).

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: GRCT
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No Recife, Linhas de BRT do Corredor Leste/Oeste voltam a operar aos domingos


A partir deste domingo (05), o Grande Recife retoma a operação de cinco linhas de BRT do Corredor Leste/Oeste também neste dia da semana. A circulação destes ônibus e o funcionamento das EBRTs do Corredor tinham sido suspensos devido à baixa demanda de usuários provocadas pela pandemia da Covid-19.

Voltam a operar aos domingos as linhas 2437 – TI Caxangá (Conde Boa Vista), 2441 – TI CDU (Conde Boa Vista), 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra, 2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista) e 2450 – TI Camaragibe (Conde Boa Vista). Com isso, todas as Estações do Corredor Leste/Oeste reabrem suas portas para os usuários que transitam entre Camaragibe e o Centro do Recife todos os dias da semana. A exceção é para a EBRT Benfica que passa por requalificação.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: GRCT 
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Veja os ônibus de Curitiba que terão pagamento apenas com cartão-transporte


A partir deste sábado (27/11), o pagamento da passagem de 18 linhas de ônibus passa ser feito exclusivamente com cartão-transporte. As linhas (lista abaixo) atendem as regiões do Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Portão e da CIC.

Das linhas que terão mudança para o cartão, 16 são tipo alimentador, que fazem a ligação entre terminais e regiões próximas, e duas são tipo troncal, que ligam os terminais de integração ao Centro da cidade, mas circulam por vias compartilhadas.

Atualmente, mesmo aceitando dinheiro, o cartão já é o principal meio de pagamento nessas 18 linhas, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que administra o transporte coletivo na cidade. Do total de passagens, 55,80% são pagas com cartão usuário. Os cartões isentos representam 14% e o pagamento em dinheiro, 30,2%.

“O cartão já é o principal meio de pagamento dos usuários do transporte coletivo, com mais de 70% no total das linhas. Trata-se de uma mudança que veio para ficar, tanto pela agilidade no embarque, sem a necessidade de esperar pelo troco, quanto pela facilidade de carregar os créditos, o que pode ser feito em terminais, por aplicativos e pelo whatsapp”, lembra o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Considerado mais prático, o cartão também é mais seguro. Ao diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, inibe assaltos e roubos.

Atendimento

A confecção do cartão é gratuita. Para atender o usuário que vai precisar fazer o cartão, a Urbs está reforçando o atendimento nas suas unidades localizadas nas Ruas da Cidadania nesses bairros. Também é possível fazer o cartão na sede da Urbs, junto à Rodoferroviária, no bairro Jardim Botânico.

Para fazer o cartão nessas unidades, o usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs Nos cartazes que informam sobre a mudança que foram colados nos ônibus, o usuário também pode apontar a câmera do celular para um QR Code e ser direcionado para a página de agendamento.

Na CIC, que não conta com uma Rua da Cidadania, um Urbs Móvel – veículo itinerante que oferece serviços ligados ao transporte coletivo – ficará estacionado junto ao terminal até sexta-feira (26/11) e atenderá os usuários que querem fazer o cartão. Nesse caso, não há necessidade de agendamento.

Como fazer o cartão

Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades e o Urbs Móvel trabalham das 11h às 17h em dias úteis.

Confira as linhas que só aceitarão cartão a partir de 27/11

Alimentadores

Regional Boa Vista
222-V. Esperança
226-Abaeté
233-Olaria
236-São Benedito

Regional Cajuru
322-Camargo

Regional Boqueirão
521-Nivaldo Braga
522- Maringá
523-Iguapé I

Regional Pinheirinho
629-Alto Boqueirão
638-Pinheirinho
639-Futurama
655-Jardim da Ordem

CIC (atendido pelo Urbs Móvel)
652-V. Verde
653-Sabará

Regional Portão
718-Porto Belo
721-Mario Jorge

Troncal
Regional Portão
701 - Fazendinha
778-Cotolengo

Informações: URBS
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EPTC Porto Alegre anuncia mais uma ampliação de oferta em razão do aumento da demanda de passageiros


Com a confirmação da tendência de aumento do número de passageiros transportados, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa mais uma ampliação de oferta no transporte coletivo da capital. As ampliações são anunciadas praticamente todas as semanas para qualificar o atendimento à população. Para definir quais as linhas que têm alterações da tabela horária, o carregamento é analisado diariamente. 

Alterações a partir deste sábado, 4:

Linha 361 Cefer - Oferta de 58 viagens por dia, sendo 29 por sentido. Adequação de tempos de viagens para regularização da linha. Primeiro horário saindo bairro em direção ao Centro às 5h45 e último horário saindo do bairro às 19h22. Primeiro horário saindo do Centro às 6h23 e último horário saindo do Centro às 20h. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 25 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 31 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 28 minutos.

Linha T8 Campus / Farrapos - Ampliação de 2 viagens por dia, passando de 85 para 87 viagens, sendo 44 leste / norte e 43 norte / leste. Ampliação de uma viagem no pico da manhã, no sentido LN, entre 05h55/06h45. Intervalo médio no pico manhã passa de 25 para 18 minutos. Ampliação de uma viagem no pico da manhã, no sentido NL, entre 06h38/07h33. Intervalo médio no pico manhã passa de 25 para 20 minutos.

Alteração a partir deste domingo, 5:

Linha T1 - Ampliação de 2 viagens por dia, passando de 109 para 111 viagens, sendo 56 norte / sul e 55 sul / norte. Ampliação de duas viagens no pico da tarde/noite, no sentido NS, entre 18h23/20h33. Intervalo médio no período passa de 21 para 16 minutos. 

Alteração a partir desta segunda-feira, 6:

Linhas 398 Pinheiro, 3982 Pinheiro até Terminal Azenha, 3983 Pinheiro Via Ipiranga, 3984 Pinheiro Via Viçosa, 3986 Viçosa (Pinheiro), R31 Rápida Bento - Oferta de 179 viagens por dia no conjunto de linhas, sendo 93 bairro ao Centro e 86 Centro ao bairro. Aumento de viagens no pico da manhã e pico da tarde. Reativação das linhas 398.2 Pinheiro Azenha e 398.3 Pinheiro Ipiranga. Os clientes da linha Pinheiro passam a dispor de atendimento até o Centro de Porto Alegre pelo eixo da av. Ipiranga nos horários de pico da manhã e tarde. Ampliação de cinco viagens na linha 398 Pinheiro Viçosa. Nos horários de pico da manhã serão seis viagens partindo do terminal localizado na R. Guaíba. Os horários são: 5h55/6h25/6h55/7h25/7h57/8h30. Primeiro horário saindo do bairro às 4h40 e último horário saindo do bairro às 23h20. Primeiro horário saindo do Centro às 5h25 e último horário saindo do bairro às 0h10. Entre a 0h10 e 4h40 da manhã o atendimento a Lomba do Pinheiro é realizado pela linha C398 Corujão Pinheiro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 5 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 10 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 6 minutos.

Linhas 491 Jardim Protásio Alves / Passo Dorneles e 4961 Jardim Protásio Alves - Ampliação de 8 viagens por dia, passando de 91 para 99 viagens, sendo 52 bairro ao Centro e 47 Centro ao bairro. Aumento de viagens no pico da manhã e pico da tarde. Primeiro horário saindo do bairro às 5h e último horário saindo do bairro às 23h20. Primeiro horário saindo do Centro às 5h45 e último horário saindo do Centro às 0h05. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 13 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 21 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 20 minutos.

Linhas 496 Jardim Protásio Alves/Passo Dorneles e 4961 Jardim Protásio Alves - Ampliação de 2 viagens por dia, passando de 38 para 40 viagens no conjunto de linhas, sendo 21 bairro ao Centro e 19 Centro ao bairro. Aumento de viagens no pico da tarde. Primeiro horário saindo do bairro às 6h e último horário saindo do bairro às 19h50. Primeiro horário saindo do centro às 6h40 e último horário saindo do Centro às 21h05. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 26 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 45 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 43 minutos.

Linhas 346 São José e 3462 São José / Santa Catarina - Ampliação de 9 viagens por dia, passando de 112 para 121 viagens no conjunto de linhas, sendo 63 bairro ao Centro e 58 Centro ao bairro. Após às 19h30 o atendimento ocorre pela linha 346.2 São José Santa Catarina com característica circular tendo seu terminal de início e fim na R. Dona Firmina. Aumento de viagens no pico da manhã e da tarde. Primeiro horário saindo do bairro às 5h10 e último horário saindo do bairro às 22h10. Primeiro horário saindo do Centro às 5h43 e último horário saindo do Centro às 22h45. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 12 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 15 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 14 minutos.

Linha 4952 Manoel Elias / Protásio Via Teresilda Steffen - Reativação da linha 495.2 com oferta de 4 viagens por dia, sendo duas por sentido. Horários bairro ao Centro: 6h23 e 7h25. Horários Centro ao bairro: 17h55 e 18h55. Os clientes da linha 495 nesses horários serão atendidos pela 495.2. O atendimento a Manoel Elias nas demais faixas horárias é realizado pelas linhas 495 e 495.1 com oferta de 118 viagens por dia, sendo o primeiro horário saindo do bairro às 5h53 e último horário saindo do Centro às 22h30.

Linha T5 - Ampliação de uma viagem por dia, passando de 111 para 112 viagens, sendo 56 norte / sul e 56 sul / norte. Ampliação de uma viagem no pico da manhã, no sentido NS, entre 07h26/08h22. Intervalo médio no pico manhã passa de 16 para 15 minutos.

Informações: EPTC
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Governo do Pará começa a construir corredor do BRT Metropolitano

Uma das importantes etapas do projeto de requalificação da BR-316, que tem como objetivo implantar o sistema integrado de ônibus na Região Metropolitana de Belém, é a construção do corredor exclusivo do BRT Metropolitano. No canteiro central, serão 21.6 km de pavimento rígido – estrutura adequada para o modal – que iniciam esta semana dentro do cronograma das obras executadas pelo Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).


A construção será dividida em três trechos a fim de minimizar os transtornos aos usuários da BR e ocorrerá ao longo dos primeiros 10.8 km da via. O primeiro será entre o viaduto da Mário Covas e a altura do KM 7, próximo ao Instituto Evandro Chagas (IEC). 

Durante o serviço, serão interditadas duas faixas da rodovia, uma em cada sentido. Por conta disso, o NGTM planejou que a etapa fosse dividida por trechos de 500 metros a fim de evitar extensos pontos de estrangulamentos e tentar minimizar os transtornos.

Nesta quarta-feira (1º), a área em obras começou a ser sinalizada, incluindo o remanejamento das barras de concreto e conta com o apoio de agentes do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) na orientação aos motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas que trafegam ao longo da via. A expectativa é que até o início da próxima semana, operários e máquinas estejam em atividade no local.

Os outros dois trechos que vão receber a pavimentação rígida são: entroncamento até o viaduto do Coqueiro e, da altura do KM 7 até o Terminal de Integração de Marituba, no KM 10.8. Todo corredor do BRT deve ser construído até o próximo ano. 

“O pavimento rígido é uma faixa de circulação de ônibus do sistema BRT mais resistente, onde o ideal é que não sofra muitas oscilações, ao contrário do pavimento flexível, mais sujeito às oscilações devido ao revestimento de asfalto. Por isso, se prepara o terreno, aplica-se algumas bases até receber o concreto. Existe uma padronização do concreto utilizado no pavimento rígido como norma do DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes]. Além disso, é uma etapa de obras em que dá um aspecto visual à construção do BRT”, explica o engenheiro Alberto Matta, diretor de obras do NGTM.


Paralelo à construção do corredor, novas equipes estão sendo formadas para dar andamento a outros trabalhos. Já está em andamento o segundo lançamento de drenagem. Ao todo, o trecho do projeto receberá cinco pontos, serviços que antecedem a drenagem a fim de reduzir os alagamentos na via e dar o devido escoamento das águas pluviais. Ainda para este mês de dezembro, estão previstos a retomada das obras do viaduto de Ananindeua e terminais de integração, Ananindeua e Marituba. Também deverá ocorrer a fundação de outras passarelas para pedestres, como na altura do KM 10, próximo à avenida Independência.  

Serão 10,8 km de extensão de obras de requalificação, que vão trazer melhorias na mobilidade urbana, como a redução de tempo no deslocamento dos usuários do transporte coletivo na Região Metropolitana de Belém (RMB), ampliação da oferta de transporte coletivo por ônibus, com integração operacional e tarifária, ainda o Centro de Controle de Operações (CC0), localizado no km 10 da rodovia Augusto Montenegro; 13 conjuntos de estações de passageiros do BRT Metropolitano; 13 novas passarelas; nova iluminação pública, calçadas com acessibilidade, ciclovias e paisagismo.

Por Michelle Daniel (NGTM)
Informações: Governo do Pará
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Nova linha de ônibus entre Taguatinga Sul e Arniqueira

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) implementará, na próxima segunda-feira (6), a linha 959.2, que fará o percurso entre Taguatinga Sul e Arniqueira. A característica principal do novo serviço é funcionar como alimentador, facilitando a integração no Pistão Sul.


A ideia da criação da linha surgiu em reunião entre a Semob e a Administração Regional de Arniqueira em que foi apresentada a necessidade de mais uma opção de rota de ônibus para atender aos moradores locais e às pessoas que trabalham ou precisam se deslocar à região administrativa.

O subsecretário de Operações da Semob, Márcio Antônio de Jesus, destaca que, com a novidade, o usuário terá mais controle dos horários de circulação dos veículos. “Temos linhas que entram em Arniqueira vindas de outras localidades, porém o usuário não tem um controle efetivo do tempo em que a linha passa. Com a saída da 959.2 do Terminal de Taguatinga Sul, os usuários terão uma referência melhor do horário de atendimento da linha”, ressalta.

A 959.2 será operada pela empresa Marechal, com tarifa de R$ 2,70.

Serviço:
– Nova linha: 959.2 (Taguatinga Sul/Arniqueira)
– Horários: 6h, 6h30, 7h, 7h30, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 16h30, 17h, 17h30, 18h, 18h30, 19h30
– Início: 6 de dezembro
– Tarifa: R$ 2,70

*Com informações da Secretaria de transporte e Mobilidade do DF
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Caxias do Sul inicia projeto piloto e implementa ônibus sem catraca

quarta-feira, 24 de novembro de 2021


A secretaria municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul confirmou que, a partir desta terça-feira (23), a Viação Santa Tereza (Visate) dará início ao projeto Ônibus Sem Catraca. Neste projeto, um ônibus do transporte coletivo público urbano atenderá a comunidade sem estar equipado com catraca, a fim de proporcionar novas experiências e facilitar o acesso dos usuários ao ônibus. A novidade poderá ser conferida no ônibus prefixo 241, na L98 - Panazzolo / Vila Verde. O veículo já está identificado e adesivado. O projeto-piloto passará por testes nos primeiros 30 dias.

Sem uma catraca, o ônibus permitirá maior mobilidade do público dentro do veículo, uma vez que o equipamento representa uma barreira que não contribui na facilidade de acesso e de circulação aos usuários. Um dos motivos que levaram a concessionária a optar pela linha que irá receber o piloto é o fato de o itinerário ter grande índice de utilização do cartão Caxias Urbano. Dados da concessionária revelam que aproximadamente 88% dos usuários da linha optam pelo pagamento por meio eletrônico.

Em virtude da linha de ônibus também prestar atendimento à Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), haverá um segundo funcionário da concessionária dentro do ônibus, além do motorista, para prestar apoio aos usuários nas novas referências de localização. Ele também circulará para esclarecer à comunidade acerca dos trâmites do projeto Ônibus Sem Catraca.

O projeto Ônibus Sem Catraca, porém, não isentará os usuários do pagamento da tarifa. A leitora do cartão Caxias Urbano ficará mais próxima do motorista e o pagamento poderá ser efetuado tanto via cartão como em dinheiro, assim como ocorre atualmente, garantindo autonomia e responsabilidade do usuário. Após o período de 30 dias, a secretaria e a concessionária reavaliarão o projeto, visando a continuidade ou não da iniciativa.

Informações: Jornal do Comércio 
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Em Campinas, Novo transporte público terá 309 ônibus elétricos em 6 anos

A Administração municipal apresentou ontem em uma sessão pública realizada no Salão Vermelho do Palácio dos Jequitibás as bases do novo processo licitatório para a concessão bilionária do transporte público coletivo de Campinas para os próximos anos. A garantia de redução de custos e incentivo à frota limpa norteiam os principais eixos do novo edital. A previsão é de que a concorrência pública neste setor seja de R$ 7 bilhões para um período de até 20 anos.
Entre os pontos apresentados foram destacados os aspectos da revisão e adequação feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) no antigo edital impugnado. Para o novo edital foram levados em conta uma nova modelagem econômico-financeira, a verificação independente dos atuais contratos, o uso mais eficiente das linhas e, sobretudo, a questão da eletrificação da frota, que passa a contar com 85 ônibus elétricos já a partir do primeiro ano de concessão do novo sistema.

Segundo o secretário de Transportes Públicos, Vinicius Riverete, pelo estudo, no período de seis anos de concessão a frota elétrica deve atingir 309 ônibus, com redução proporcional da frota movida a diesel. Ele comentou ainda sobre os investimentos em tecnologia e ressaltou a importância da modelagem econômica financeira apresentada. Segundo ele, essa modelagem tomou como base o atual preço da tarifa, e prevê economia no subsídio pago pelo poder público, dando sustentabilidade ao sistema e evitando reajustes na tarifa.

"Na minha avaliação, a modelagem econômica financeira apresentada foi muito boa, manteve a mesma tarifa atual, o que é uma coisa muito boa. Se a sociedade optar por um modelo de concessão de 20 anos, nós estamos falando em uma economia de cerca de R$ 150 milhões no período, que é de grande relevância para a cidade. Estamos apostando na eficiência do sistema para garantir sustentabilidade", disse.

Segundo a apresentação, o novo edital irá atender as sugestões do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público (MP) feitas em relação ao edital anterior. Também contemplará a racionalização das linhas para adequação ao plano viário do município.

A atual concessão é dividida em quatro áreas identificadas por cores, e o edital anterior, impugnado, estava prevendo seis áreas operacionais e uma área branca. O novo edital, no entanto, está prevendo agora uma racionalização, a partir da operação do sistema com dois lotes. O lote 1 abrange as áreas Norte, Oeste e Noroeste, e o Lote 2, as áreas Leste, Sul e Sudoeste.

Conforme a Administração serão quatro linhas BRT, Terminal Campo Grande/Terminal Metropolitano, Terminal Campo Grande/Terminal Central, via Perimetral, Terminal Ouro Verde/Terminal Central e Terminal Ouro Verde/Terminal Metropolitano, via Perimetral.

Também haverá 10 linhas troncais de média capacidade, que passam por corredores importantes do município, e que futuramente poderão ser convertidas em BRT, além de três linhas centrais, operacionalizadas pelos veículos elétricos.

Dentro do aspecto operacional está a criação de estação central de recarga, criação de unidade de geração elétrica solar, incentivo à adoção de combustível limpo, limpeza e segurança das paradas BRT, e instalação de painéis de mensagens variáveis nas paradas BRT, entre outros.

Toda a racionalização do sistema foi pautada por uma demanda de passageiros projetada para 88 milhões por ano, em 2022, de acordo com a Emdec. Pelos estudos da empresa, essa demanda está em queda desde 2017. De lá para cá, perdeu mais de 20 milhões de passageiros no período, sendo 10 milhões apenas a partir de 2021, com o impacto da pandemia.

Dentro da modelagem institucional e econômico-financeira, o novo edital prevê indicadores de desempenho, um verificador independente e a criação de uma sociedade de propósito específico, estrutura local que possa e que permite maior controle e fiscalização.

Os parâmetros da licitação apontados são o de menor tarifa e maior outorga. O prazo de concessão será de 15 ou 20 anos. No cenário de concessão por 20 anos as vantagens são maiores, como tarifa técnica de R$ 5,02 contra R$ 5,14 de 15 anos. Vale ressaltar que a tarifa técnica é a tarifa que o concessionário tem o direito de receber, não a da catraca. No cenário de 20 anos o subsídio anual é de R$ 63,3 milhões, contra R$ 72,8 milhões no cenário de 15 anos. A Administração prevê, com essa modelagem financeira gerar uma economia total no período de concessão de R$ 142 milhões.

Segundo Riverette, é difícil falar sobre o que seria feito com recursos economizados, mas investimentos em novos modais e em tecnologia estão no radar da Administração. "Nós gostaríamos de fazer mais ciclovias, mas o orçamento é pequeno, mas com uma economia anual de cerca de R$ 10 milhões a partir da nova modelagem financeira, geraria recursos suficientes para fazer bastante coisa, além de criar outros modais de transporte, oferecer mais acessibilidade, melhorar sinalização e até fazer obras grandes. É uma economia grande", ressalta.

Informações: Correio 
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Governo Federal da aval para novo Ligeirão elétrico Leste-Oeste de Curitiba


O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 22 de novembro de 2021, autoriza o financiamento a Curitiba, com garantia da União, para a implantação do Ligeirão Leste-Oeste, que terá ônibus elétricos. Há estudos para adoção de veículos tri articulados.

Curitiba poderá, com o aval federal, realizar contratação da operação de crédito do município junto ao New Development Bank (NDB). Resta ainda validação pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). A assinatura do contrato de financiamento entre a Prefeitura e o organismo financiador deverá ocorrer até dezembro, com data a ser definida.
“Daremos mais um importante passo na evolução do sistema de transporte coletivo de Curitiba, acreditando que podemos ser sempre mais sustentáveis e eficientes. A liberação dos recursos também evidencia que a Prefeitura mantém desde 2017 seu compromisso com a gestão responsável, o que permite que cuidemos bem dos curitibanos e da nossa amada cidade”, afirma o prefeito Rafael Greca.

O Ligeirão Leste-Oeste, entre Pinhais e Campo Comprido, prevê a reestruturação viária de aproximadamente 22,5 km de canaletas exclusivas e de 7,5 km de vias complementares ao sistema de transporte. Nesse itinerário serão implantados 44,8 Km de ciclofaixas e 66 paraciclos.

Projetos e obras
As obras em andamento para a finalização do Ligeirão Sul, desde a Praça do Japão ao Pinheirinho, feitas com recursos do tesouro municipal, fazem parte da contrapartida da Prefeitura ao financiamento do NDB para o corredor Leste-Oeste.

No trecho sul estão sendo feitas melhorias em 13 pontos de parada e a reestruturação viária de aproximadamente 4km de canaletas exclusivas. As intervenções incluem ainda implantação de aproximadamente 15,6 Km de ciclofaixas e de 26 paraciclos. Com o Ligeirão Norte-Sul operando em sua totalidade, o usuário terá redução do tempo de deslocamento em 26%.
Menos emissões
Com a operação de ônibus elétricos de alta capacidade, o Ligeirão Leste-Oeste representará a evolução do transporte de Curitiba no corredor entre Pinhais e a estação CIC-Norte. Com as obras de infraestrutura e a modernização da linha, os usuários terão ganho de tempo no deslocamento naquele eixo, com conforto e segurança.

Além do aumento da velocidade média operacional, a mudança da matriz energética para ônibus elétricos trará ganhos ao meio ambiente com a redução das emissões de CO2.

Entre as obras previstas estão a implantação da estrutura de ultrapassagem, a reforma e ampliação pontos de parada existentes, além da reestruturação viária de aproximadamente 22,5 km de canaletas exclusivas e de 7,5 km de vias complementares ao sistema de transporte. Nesse itinerário serão implantados 44,8 Km de ciclofaixas e 66 paraciclos.

O projeto prevê ainda obras complementares ao sistema de transporte, como a restruturação viária de 7 km no binário das Olga Balster e Nivaldo Braga e do entorno do Terminal Capão da Imbuia.

Também para o Corredor Leste-Oeste, estão previstas a implantação de três novas estações de transporte, a reforma do Terminal de integração Centenário e Vila Oficinas e a reconstrução dos terminais Capão da Imbuia e Campina do Siqueira.

A estrutura do eixo de transporte seguirá ainda o que prevê a certificação Greenroads®, que inclui pavimento permeável, estrutura cicloviária ao longo da extensão, sistema de coleta de água da chuva, semaforização inteligente, entre outras inovações de acessibilidade segura, paisagismo e iluminação.

Informações: Prefeitura de Curitiba 
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Em São Luís, Ônibus com Tarifa Zero para trabalhadores noturnos inicia serviço

O programa Expresso do Trabalhador, pioneiro no Brasil, com transporte coletivo com tarifa zero, já começou a rodar em avenidas da capital maranhense. O serviço que está disponível para trabalhadores noturnos dos shoppings da capital, que encerram o expediente após às 22h teve a sua primeira viagem nesta sexta-feira (19), por determinação do governador Flávio Dino.
O Expresso do Trabalhador, programa executado pelo Governo do Maranhão por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), já está sendo implantando em rotas que realizam o translado até os terminais da capital, e nos próximos dias será expandido progressivamente. “É mais uma opção de transporte para os usuários do transporte coletivo que vai facilitar o deslocamento das pessoas, diminuindo o tempo de espera e de trajeto e trazendo mais qualidade para a vida dessas pessoas. É uma imensa honra estar contribuindo para a melhoria da população. É um privilégio participar das políticas públicas do governo Flávio Dino idealiza e é um prazer lançar um programa novo, inédito no Maranhão e no Brasil”, frisou Daniel Carvalho, presidente da MOB.

A primeira usuária a utilizar o programa, destacou a importância do Expresso do Trabalhador. “Quero agradecer ao governador Flávio Dino por esse projeto inovador que vai beneficiar muitos usuários, diminuindo o tempo de espera em paradas de ônibus e levando transporte gratuito. O programa foi pensado em nós, como trabalhadores noturnos que tínhamos essas dificuldades. Chegou em boa hora”, pontou Maria Rosenir, usuária do Expresso.

Mais informações

Os veículos circularão em turnos alternados, com horários fixos, sendo de segunda a sábado, trafegando em estradas pavimentadas, podendo as rotas por necessidades e conveniência da população em ser complementadas aos domingos e feriados. Os beneficiários do Programa Expresso do Trabalhador terão acesso ao transporte coletivo através do uso de cartão individual e intransferível que será fornecido pela MOB em conjunto como Sindicato das Empresas de Transporte (SET). 

Conheça as rotas do Expresso do Trabalhador Noturno:

LINHA 1/ ROTA GOLDEN SHOPPING
Partida: Golden Shopping
P1: Tropical Shopping
P2: Terminal Cohama
P3: Terminal Cohab
P4: Rio Anil Shopping
Final: Terminal Cohama

LINHA 2/ ROTA SHOPPING DA ILHA
Partida: Shopping da Ilha
P1: Terminal Cohab
P2: Shopping Rio Anil
Final: Terminal Cohama

LINHA 3/ROTA PÁTIO NORTE
Partida: Pátio Norte Shopping
Final: Terminal Cohab

LINHA 4/ Terminal Cohama
Partida: Shopping São Luís
P1: Shopping da Ilha
P2: Terminal Cohab
P3: Shopping Rio
Final: Terminal Cohab

Informações: Governo do Maranhão 
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Tarifa de ônibus em São Carlos (SP) sobe para R$ 4,50 em 08 de dezembro de 2021


A prefeitura de São Carlos, no interior de São Paulo, vai reajustar a tarifa de ônibus para R$ 4,50 no dia 08 de dezembro de 2021.

O decreto 593, autorizando o reajuste, foi publicado em Diário Oficial.

O novo valor será aplicado aos usuários em geral para pagamento em dinheiro, incluindo as linhas que atendem as regiões de Água Vermelha e Santa Eudóxia.

De acordo com o decreto, o reajuste atende pedido de reequilíbrio econômico da empresa operadora da cidade, a Suzantur (Transportadora Turística Suzano Ltda).

A tarifa da bilhetagem eletrônica permanece em R$ 4,10 para a compra antecipada por meio de Cartão Individual de Recarga Eletrônico.

Os estudantes pagarão R$ 2,25 – 50% de desconto.

A tarifa da faixa 1 vai para R$ 2,70 e é destinada a Domésticas que recebam salário mínimo do Estado de São Paulo, Aposentados e Pensionistas que recebam até 1 (um) salário mínimo federal por mês (40% de desconto),

Na faixa 2, o valor é de R$ 3,60 para Domésticas, Operários, Aposentados e Pensionistas que recebam até 2 (dois) salários mínimos federais por mês (20% de desconto).

Pessoas com 60 anos ou mais continuam com gratuidade.

A prefeitura alega que o índice IPCA acumulado de fevereiro de 2020 (data do último reajuste) a outubro de 2021 é de 12,89%, porém o aplicado foi o índice de 9,75%, ou seja, abaixo do acumulado no período. Somente o óleo diesel acumula uma alta aproximada de 65% no preço.

“Com essa distribuição é possível manter o equilíbrio econômico financeiro do sistema bem como realizar a política de modicidade tarifária, buscando minimizar o impacto para aqueles usuários que não possuem benefícios de descontos tarifários”, explicou em nota, o secretário de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano, lembrando que o valor do subsídio permanecerá de R$ 600 mil mensais.

ADAMO BAZANI
Colaborou Jessica Marques
Informações: Diário do Transporte 
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Exemplos de subsídios e repasses para o transporte coletivo se espalham pelo país


De acordo com dados de novembro deste ano da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), 54 sistemas já aportaram subsídios para reduzir o desequilíbrio econômico e financeiro dos contratos de transporte coletivo (ônibus urbano), que se agravaram, principalmente durante a pandemia. No Nordeste, cidades como Fortaleza e Recife são alguns dos exemplos.

Em Fortaleza, o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores prevê a criação de um subsídio pela prefeitura no valor de R$ 32 milhões de reais, podendo esse valor ser adquirido por meio da abertura de crédito adicional especial, a fim de custear os valores adicionais do serviço de transporte público de Fortaleza, assegurando assim a manutenção do preço da passagem de ônibus e minimização dos efeitos da crise.

No caso de Recife, a adoção da portaria 026/2021 vem repercutindo em aporte do poder público no sistema de até R$15 milhões mensais adicionais para as operadoras permissionárias.

Outro exemplo recente é o caso de Gravataí, no Rio Grande do Sul. O prefeito do município encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto que prevê, entre outras ações, a redução da tarifa do transporte público na cidade em pelo menos R$ 1, que será custeada com subsídios. O gestor, Luiz Zaffalon, declarou que “reduzir o preço da passagem é um ganho direto dos mais necessitados da nossa sociedade, dos pobres, dos trabalhadores”, segundo informou o jornal Correio do Povo.

“Exemplos como esses, de Recife e Fortaleza, ilustram bem a necessidade, a urgência e a importância dos poderes públicos agirem de forma a garantir a manutenção e a continuidade de um serviço tão essencial para a população. Por conta da pandemia, que reduziu em 55% o número de passageiros nos ônibus e de uma sequência jamais vista de aumentos do óleo diesel, o transporte coletivo de passageiros no Brasil inteiro mergulhou numa situação que, sem apoio das esferas de governo, não haverá solução possível”, afirmou o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Moreira.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP) sustenta que, ao contrário de Recife e Fortaleza, onde esses municípios já agiram para manutenção do serviço e de um custo baixo para a população, na capital paraibana, o sistema opera sem receber nenhum subsídio ou repasse, o que prejudica ainda mais a situação do sistema.

“Com essa queda abrupta de passageiros, e como o passageiro pagante é a única fonte de receita do transporte coletivo em João Pessoa, a conta entre receita e custos não fecha e isso é muito preocupante e precisa de ação dos poderes públicos para que não haja comprometimento do serviço para a população”, arrematou Isaac Moreira.

A NTU alerta sobre a situação. Em nota recente, a entidade afirma que os prejuízos acumulados pelas empresas que operam os serviços de transporte público por ônibus urbano em todo o país já alcançam R$ 21,37 bilhões desde março do ano passado, decorrente da queda do número de passageiros e da obrigatoriedade de manutenção da oferta. Esse prejuízo já fez com que 52 empresas suspendessem a prestação dos serviços ou permanecessem sob intervenção ou recuperação judicial, até o momento.

Por Larissa Freitas
Informações: Paraíba Polêmica 
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Justiça autoriza a Riocard a participar da licitação de bilhetagem eletrônica no Rio


A Justiça do Rio autorizou a Riocard TI a participar do processo de licitação que vai escolher a empresa responsável pelo novo sistema de bilhetagem eletrônica nos transportes públicos da cidade do Rio. O edital publicado pela Prefeitura da capital fluminense não permitia o envolvimento de empresas ligadas ao setor de transportes na Região Metropolitana. A abertura do envelope com o nome da empresa escolhida deve acontecer no próximo dia 7 de dezembro.
 
A decisão para que a Riocard participe do processo é da 10ª Vara de Fazenda Pública. A justiça entendeu que a decisão de proibir empresas de transportes a participar da licitação é ilegal. A Riocard TI é uma empresa formada por empresários ligados ao transporte público do Rio. 

"Sem qualquer justificativa razoável, a decisão do governo municipal contrariava fundamentos que regem a administração pública e normas estabelecidas pela Lei Geral de Licitações (Lei nº 8.666/93). O veto à participação da Riocard TI feria a regra constitucional da igualdade perante a lei entre as empresas interessadas na licitação, com a seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública, reconhecendo princípios como: maior competitividade; eficiência; impessoalidade; isonomia; e a própria supremacia do interesse público", diz a nota da Riocard que completa:

"A Riocard TI reafirma mais uma vez o seu compromisso de contribuir para o desenvolvimento da mobilidade urbana e inovar cada vez mais no atendimento aos seus mais de 4 milhões de clientes que utilizam com regularidade todos os meios de transporte coletivo em mais de 40 cidades do Estado do Rio".

Informações: O DIA
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