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Descumprimento de horário é a principal queixa de usuários de ônibus em Salvador

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Com a bolsa no ombro e os livros da faculdade nas mãos, a estudante Ana Vitória Sena, 22 anos, observava os ônibus que passavam pela Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana). Há 40 minutos, ela esperava pelo Mirante de Periperi – Ondina, e nada. O carro deveria ter passado há 20 minutos, só que não. O motorista queimou - deixou de cumprir o horário previsto - e ela chegou atrasada na aula.

De acordo com dados da Secretaria Municipal da Mobilidade (Semob), desde abril, mais de 14 mil autos de infração foram emitidos por queima de horário na cidade. O número equivale a 66% do total de penalidades registradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) nos sete primeiros meses de atuação, quando foram contadas 21.316 notificações para os consórcios Plataforma, OTTrans e Salvador Norte, responsáveis por operar os ônibus do sistema de transporte urbano.

Segundo o titular da Semob, secretário Fábio Mota, depois de receber a notificação, os consórcios têm até 30 dias para recorrer. Ele afirma ainda que em aproximadamente 60% dos casos de queima de horário, as queixas foram justificadas. “Depois que é feita a notificação, a empresa apresenta uma justificativa que é avaliada por uma comissão da própria secretaria. A maioria desses registros aconteceu no período das chuvas, quando diversas vias alagaram e o trânsito estava complicado” , comentou. Ainda conforme o secretário, “as multas são aplicadas quando os argumentos apresentados pelas empresas não são plausíveis”.

Inexpressivo
Para o diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps) Jorge Castro, os números de autos de infração não são tão expressivos. “Foram 18 mil notificações nos primeiros seis meses. Eu tenho, diariamente, 2.400 ônibus nas ruas fazendo oito viagens cada, portanto, esse número de autuações pode parecer elevado, mas não é tão expressivo”, avaliou. Para Castro,  “é preciso analisar caso por caso” e, de acordo com os casos que tem analisado, “na maioria das vezes, o funcionário está com razão”.

Para os passageiros, no entanto, a razão está com eles. “Não podemos nos programar para fazer nada porque nunca sabemos a que horas o carro vai passar, por mais que a secretaria tente determinar esses horários”, declarou, indignado, o auxiliar administrativo Diogo Moreira.

Sobrecarga 
Atualmente, existem cerca de 600 linhas de ônibus em Salvador e, em média, 1,3 milhão de passageiros utilizam o sistema de transporte público todos os dias. Segundo Mota, a falta de pontualidade sobrecarrega o sistema.

“A quantidade e o horário das viagens são feitas em cima de pesquisas com base na demanda. Quando um ônibus deixa de sair ou sai no horário diferente do programado, a viagem seguinte fica sobrecarregada, o que resulta em ônibus cheios ou dois veículos de uma mesma linha circulando no mesmo horário”, explicou o secretário.

Segundo usuários do sistema da Cidade Baixa, esse cenário faz parte da rotina para quem utiliza o transporte na região. A auxiliar de serviços gerais Joseane Batista, 33, trabalha há três anos no Bonfim e contou que costuma aguardar, em média, uma hora por um coletivo. “Demora muito e, quanto passa, está lotado. Na semana passada, esperei quase uma hora e então veio um Paripe, mas estava tão lotado que era impossível de entrar mais alguém. Aguardei mais uns 30 minutos esperando o próximo ônibus. Às vezes, demora e, quando passa, vem três de uma só vez”, contou Joseane.

Quem passa por esses apertos pode denunciar os casos na Semob, através do telefone 156, do WhatsApp (71) 99977-5135 ou do aplicativo CittaMobi – onde o usuário também tem informações sobre o horário dos veículos de cada linha.

Classificação  
Na lista da Semob, o segundo colocado em número de infrações foi o déficit de frota. Desde maio, foram 1.512 ocorrências. São situações em que os passageiros notaram a falta de veículos em algumas linhas. No entanto, o secretário chamou a atenção para evitar confusão com os números.

“Não existe déficit de frota em Salvador. A quantidade de ônibus é suficiente. O que precisamos é de organização. Quando o passageiro reclama de déficit, na verdade, são situações provocadas pela desorganização nos horários, quando um ônibus deixa de sair ou não sai no horário devido”, afirmou Mota.

Nas três posições seguintes da tabela estão ações relacionadas com a parada dos veículos nos pontos de ônibus: foram 1.171 ocorrências dos rodoviários que não param em alguns pontos (3º lugar), 1.088 que deixam de atender à solicitação de parada (4º) e outros 1.046 que pararam afastados do meio-fio (5º).

Segurança
Houve outros 332 casos em que motoristas estavam trafegando com as portas do coletivo abertas. Mais do que uma questão ilegal, essa prática põe em risco a vida dos passageiros. No mês passado, um homem sofreu um traumatismo craniano depois de cair de um coletivo na Avenida Princesa Isabel, na Barra. Na época, o motorista admitiu para a Polícia Civil que estava trafegando com as portas abertas.

Recusar passageiros também foi recorrente nos registros do centro de controle. Foram 111 situações nos últimos meses, além de outras 185 ocorrências em que o rodoviário alterou o itinerário do veículo no meio do percurso. O CCO foi instalado em maio deste ano, na sede da Semob, em Amaralina. O centro monitora, em tempo real, através de GPS, toda a frota de transporte coletivo. Agentes de trânsito e denúncias também ajudam na fiscalização.

Motoristas indicam trânsito como maior responsável pelas 'queimas'
Motoristas e cobradores comentaram as acusações de queima de horário e apontaram o trânsito intenso como o principal responsável pelos atrasos. Eles contaram que, algumas vezes, é preciso abrir mão de alguns direitos para cumprir os horários. “O fiscal exige que a gente faça quatro viagens, mas o trânsito não ajuda. Às vezes, chegamos no final de linha e temos que sair de imediato. Não querem deixar nem a gente ir ao banheiro ou beber uma água”, contou a cobradora Tatiane Nogueira. Para os rodoviários, é necessário rever o horário dos ônibus, diminuindo a quantidade de viagens. 

Questionados sobre as acusações de ignorar os pedidos de parada, eles apontaram o comportamento dos passageiros como um fator que atrapalha o bom serviço. “Acontece muito de o ônibus estar parado no ponto e o passageiro não se manifestar. Quando estamos arrastando, ele corre e sinaliza com a mão. Algumas vezes dá para parar, mas em outras tem carro no fundo. Se parar, a gente bate”, contou o motorista Roberto Santos, 43. 

Outras queixas são as situações em que os passageiros pedem para o motorista parar fora do ponto ou insistem para descer pela porta do meio do veículo, quando o correto é usar a porta do fundo. “Tudo isso atrapalha e atrasa a viagem, além das obras na cidade. Hoje (dia da entrevista) foram cerca de 50 minutos parado apenas na região da Estação Pirajá”, afirmou Roberto, que faz a linha Estação Pirajá-Barra 3.

Os pesos e valores das multas aplicadas 
Grupo A Infrações de natureza leve, punidas com multa de valor correspondente a 10 (dez) vezes o valor da tarifa em vigor no sistema: R$ 30

Grupo B  Infrações de natureza média, punidas com multa de valor correspondente a 30 (trinta) vezes o valor da tarifa em vigor no STCO: R$ 60

Grupo C  Infrações de natureza grave, punidas com multas de valor correspondente a 100 (cem) vezes o valor da tarifa em vigor no STCO: R$ 300

Grupo D Infração de natureza gravíssima, punida com multa de valor correspondente a 200 (duzentas) vezes o valor da tarifa em vigor: R$ 600

Observação: no dia 2, as tarifas serão reajustadas em 10%

Por Gil Santos
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Transporte Coletivo de Florianópolis terá linhas extras no Réveillon

Quem for curtir de ônibus a festa do Réveillon na avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, terá transporte coletivo extra para garantir a volta para casa. Serão disponibilizados 30 veículos para operarem em dois pontos da cidade: na Praça Governador Celso Ramos (Agronômica) e no Terminal de Integração do Centro (TICEN). Os ônibus não tem horário definido, irão sair de acordo com a demanda. 
Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

Confira como vai funcionar: 

Saída da Praça Governador Celso Ramos 

Os usuários do Norte da Ilha serão atendidos pelas linhas: 
— 200 - Madrugadão Norte
— D266 - Praia Brava Direto
— D267 - Rio Vermelho Direto

Os usuários do Centro e Leste da Ilha serão atendidos pelas linhas: 
— 100 - Madrugadão Centro
— D174 - Monte Verde Direto
— 300 - Madrugadão Leste 

Saída do Terminal de Integração do Centro (TICEN) 

Os usuários do Norte da Ilha serão atendidos pelas linhas: 
— 200 - Madrugadão Norte
— D266 - Praia Brava Direto 
— D267 - Rio Vermelho Direto. 

Os usuários do Centro e Leste da Ilha serão atendidos pelas linhas:
— 100 - Madrugadão Centro
— D174 - Monte Verde Direto 
— 300 - Madrugadão Leste. 

Os usuários do Continente e Sul da Ilha serão atendidos pelas linhas:
— 500 - Madrugadão Sul
— 501 - Madrugadão Sul via Tapera  
— 600 - Madrugadão Continente.

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Manaus: Falta de recursos serão obstáculos para o BTR em 2016

Com um custo inicial estimado em R$ 1,118 bilhão, o Bus Rapid Transit (BRT), sistema de transporte de passageiros considerado pela prefeitura de Manaus o mais indicado para a capital, pode não sair do papel em 2016.

A falta de dinheiro para viabilizar a obra é o maior obstáculo à implementação do projeto, disse Pedro Carvalho, diretor-presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). “É preciso, primeiro, homologar o Plano de Mobilidade Urbana (PLanMob) – e, depois, tentar viabilizar os recursos com o governo federal”, disse.

Carvalho lembra que a negociação por recursos federais é demorada porque é preciso cumprir um processo burocrático rigoroso e extenso. “Não temos recursos para fazer o sistema rodar, mas quero deixar claro que esse problema de falta de recursos para o BRT não ocorre só na nossa cidade. Outras, como o Rio de Janeiro, também passaram por isso. Não tem como melhorar o transporte se não tiver melhoria na infraestrutura”, disse.

Em Manaus, segundo Carvalho, o BRT seria implantado por etapas. A primeira parte da obra seria construída na avenida Constantino Nery, a primeira também a receber a “Faixa Azul” – corredor exclusivo para ônibus articulados. “O primeiro corredor seria o eixo Norte-Sul, pois é o que está mais preparado para isso no momento. Em seguida, a obra envolveria o trecho na avenida Torquato Tapajós. Estamos fazendo de tudo para que esse projeto saia do papel e melhore o tráfego nas principais vias da cidade”, ponderou.

Sobre a ação judicial movida pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) que determinava a suspensão imediata da “Faixa Azul”, Carvalho lembrou afirmou que a Justiça foi favorável à continuação do corredor exclusivo. “Vamos manter a ‘Faixa Azul’ até a implantação definitiva do BRT, porque até ele ficar pronto temos que dar mais mobilidade para o trânsito da nossa cidade”, declarou.

O BRT integrou as ações de mobilidade urbana de Manaus para Copa do Mundo de 2014. Entretanto, a primeira proposta foi descarta porque o MP identificou superfaturamento no valor estimado do projeto. Na ocasião, foi alegado que o projeto apresentava “grandes prejuízos ao patrimônio histórico” da cidade. O orçamento inicial era de R$ 1,3 bilhão. Já a segunda proposta não saiu do papel.

A Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas alegaram inviabilidade devido ao atraso, aprovação do projeto e liberação de recursos. Após o mundial de futebol, a Prefeitura e o governo do Estado mantiveram a ideia de implantar o BRT.

Por Michelle Freitas
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Em Salvador, Desativação da Estação Iguatemi deixa passageiros confusos

domingo, 27 de dezembro de 2015

Mesmo com aviso prévio, a desativação da Estação de Transbordo Iguatemi, para as obras da linha 2 do metrô, deixou muitos passageiros confusos na manhã deste sábado, 26. Por conta disso, funcionários da empresa Socicam, contratada pela CCR, estão no local para orientar a população.

A estação parou de funcionar às 10h e, com isso, as 53 linhas de ônibus que trafegam na região, no sentido centro e Paralela, passaram a fazer suas paradas em outros locais, inclusive no Terminal Rodoviário. Para facilitar, pontos provisórios foram construídos no trecho entre a Madeireira Brotas e a rodoviária.

Vale lembrar que o sentido da via também foi alterado, deixando de operar no sistema de mão inglesa. Segundo a CCR, concessionária responsável pelas obras do metrô, as intervenções vão durar pelo menos cinco meses.

As instalações da estação vão abrigar as salas técnicas e operacionais da futura estação rodoviária do metrô.

Informações: A Tarde
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Empresas de ônibus querem aumentar tarifa para R$ 3,60 em Cuiabá

Assim como ocorreu no ano passado, a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (AMTU) aguarda a publicação da nova planilha de custos da tarifa do transporte coletivo, em Cuiabá. Embora frise que o novo estudo não significa aumento do preço da passagem, o presidente da AMTU, Ricardo Caixeta, considera que atualmente valor ideal a ser cobrado seria de R$ 3,60. Atualmente, o usuário paga R$ 3,10. 

Conforme Caixeta, a solicitação para análise da planilha foi feita entre o fim de outubro e início de novembro passado. “Hoje, o transporte coletivo está sob a responsabilidade da Arsec (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados da capital), que deve publicar a planilha nos próximos dias dando transparência e publicidade à população”, destacou Caixeta, comentando que tem verificado diariamente os jornais para certificar se a divulgação já foi feita ou não. 

Caixeta explica que o estudo faz uma análise das condições atuais ou operacionais do sistema. Entre outros itens, a planilha traz custos variáveis, como combustível, quilômetro rodado, peças e acessórios, despesas fixas, como remuneração de pessoal e manutenção, gratuidade e passageiros transportados. 

Além do aumento do combustível, o item passageiro é que mais pode influenciar num possível aumento da tarifa pelos próximos 12 meses. “Caiu muito o número de passageiros e isso pressiona (para cima) a tarifa”, informou. Essa queda representa 350 mil usuários a menos, em média, por mês. 

O reajuste da tarifa é previsto em contrato e ocorre anualmente. O último aumento aconteceu 26 de janeiro deste ano, quando o preço subiu de R$ 2,80 para R$ 3,10. Porém, segundo Caixeta, a data base para que isso ocorra é agora neste mês de dezembro. 

Procurada pela reportagem do Diário, a assessoria de imprensa da Arsec informou que, segundo a lei 374, o Executivo tem que adotar medidas administrativas para que os atuais contratos de concessão e de permissão do serviço público do transporte de passageiros sejam regulados pela Agência. “E até o momento não recebemos esse documento”, garantiu. 

Por sua vez, o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Thiago França, afirma que a atribuição já foi repassada à Arsec. “Já foi repassada sim à Arsec”, resumiu. A indefinição sobre a tarifa também se deve à falta de uma decisão definitiva quanto à implantação ou não do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), o que também pode influenciar no valor da tarifa. 

Fonte: Diário de Cuiabá
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Tarifa de ônibus em Aracaju já custa R$ 3,10

Usuários do transporte público de Aracaju devem ficar atentos ao aumento da tarifa que já passa a valer a partir da 0h deste domingo, 27. O valor de R$ 3,10 foi sancionado pela prefeitura. A nova lei do aumento foi publicada na última quarta-feira, 23, no Diário Oficial do Município.

Usuários ouvidos pelo Portal Infonet desaprovaram o aumento. “É um absurdo porque o transporte coletivo de Aracaju não proporciona nada de bom para nós”, reclama o pedreiro Fabrício Oliveira.

A dona de casa Elenita Brito também reclamou em relação a baixa renda do trabalhador. “A pessoa já recebe pouco, o salário é seco e como vamos poder pagar esse aumento?”, indaga.

Segundo o coordenador do Movimento, Demétrio Varjão, a ação consiste na apresentação de questionamentos sobre a ausência da participação popular nas decisões sobre o aumento da tarifa, conforme estabelecido na Lei Orgânica do Município.

“A Lei regulamenta o uso do transporte no país e aponta para a participação popular em quaisquer discussões dessa natureza. Com base nisso, alegamos que houve omissão de documentos que comprovem a necessidade de reajuste da tarifa para uso do transporte público, ou seja, não houve apresentação oficial de notas fiscais para que esses números fossem analisados e questionados pelo povo”, alegou Varjão.

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No DF, CPF será obrigatório para tirar passe livre estudantil

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A partir de janeiro, alunos que quiserem se cadastrar ou recadastrar para tirar o passe livre estudantil terão de apresentar, além dos documentos já exigidos, o cadastro de pessoas físicas (CPF). Segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), a obrigatoriedade visa a diminuir as fraudes no benefício.

Para dar mais segurança ao processo, a autarquia começará a usar a base de dados da Receita Federal, por meio de parceria com o órgão federal, que terá início em 2016. "Acontecem muitos casos, combatidos por nós, de gente que passa informações falsas", justifica o diretor de Tecnologia da Informação do DFTrans, Luciano Helou. Segundo ele, a mudança também vai facilitar a prestação de contas aos órgãos de controle, já que a gratuidade, subsidiada pelo poder público, representa custo ao governo de Brasília.

A exigência do CPF pelo DFTrans será publicada no Diário Oficial do DF, em forma de instrução normativa, em parceria com a Secretaria de Mobilidade.

Quem pode ter o benefício
Têm direito ao passe livre estudantil estudantes dos ensinos superior, médio e fundamental, além de cursos técnicos e profissionalizantes com carga igual ou superior a 200 horas-aula. As instituições precisam ser reconhecidas pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer ou pelo Ministério de Educação e podem estar em área urbana ou rural. Alunos de faculdades teológicas ou equivalentes, que residam ou façam estágio obrigatório a mais de um quilômetro do local onde estão matriculados, também são cobertos pelo benefício.

Além do CPF, quem for se cadastrar ou recadastrar precisará apresentar os documentos que já são cobrados: formulário preenchido e impresso (no site do DFTrans); duas fotos 3x4 recentes; cópia de comprovante de residência; e comprovante de matrícula. Os postos onde é possível requisitar o passe livre estudantil também estão no site da autarquia.

Denúncias sobre mau uso
"Todo cidadão que verificar o mau uso do benefício deve nos informar por meio do nosso site ou pela ouvidoria, pelo 162", orienta o diretor-geral do DFTrans, Léo Carlos Cruz. "Os recursos vêm de arrecadação tributária, é um dever de todos fiscalizar", acrescenta.

Como solicitar o CPF
O próprio estudante (quando maior de 16 anos) pode solicitar inscrição no cadastro de pessoas físicas. Abaixo dessa idade, exige-se representante legal, judicial ou um procurador. Há duas formas de se inscrever: presencialmente, nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios; ou pela internet, por meio de formulário eletrônico no site da Receita Federal. No primeiro caso, há custo máximo de R$ 7. No segundo, o serviço é gratuito, mas deve-se ter título de eleitor.

Informações: DFTrans

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Linha 15-Prata do Monotrilho tem horário de funcionamento ampliado

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A Linha 15-Prata do Monotrilho começa a cicular das 6h às 20h entre as estações Oratório e Vila Prudente, onde há integração com a Linha 2-Verde do Metrô, a partir desta segunda-feira (21). Antes, o horário de funcionamento era das 7h às 19h.

O trecho de 2,9 km começou a operar em horário comecial em agosto deste ano. O projeto total da obra prevê 18 estações e 26,6 km de trilhos. Dez estações deveriam ter sido entregues em 2015, mas em maio a data foi alterada para 2017.

Quando estiver completa, ligando o Ipiranga a Cidade Tiradentes, a Linha 15-Prata deve transportar 500 mil pessoas diariamente. Atualmente, 8 mil pessoas utilizam o transporte.

Atrasos

Em 2009, o então governador José Serra (PSDB) disse que a expectativa era que a Linha 15-Prata chegasse da Vila Prudente a São Mateus até 2010, com a expansão até Cidade Tiradentes concluída em 2012.

Depois, em julho de 2013, a entrega do primeiro trecho foi prometida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para janeiro de 2014. Quando o prazo chegou, a abertura foi adiada para março e, finalmente, a operação assistida começou em agosto do ano passado.

Em março deste ano, o secretário Estadual de Transportes, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que o desvio do Córrego Mooca, essencial para a construção das próximas três estações da linha, começaria em abril e seria concluído em 15 meses.

Informações: G1 SP

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Prefeitura de Maceió e 4 empresas de ônibus fecham contrato

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), assinou os contratos com quatro empresas de ônibus vencedoras da Licitação do Transporte Público Coletivo da capital, na manhã desta terça-feira (22). A assinatura aconteceu durante cerimônia de reinauguração do Terminal Rodoviário Urbano do Rio Novo.

O resultado da licitação trouxe, inicialmente, três empresas habilitadas e vencedoras da concorrência nacional. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

A empresa Cidade de Maceió também foi classificada, porém ficou inabilitada por ter apresentado Atestado de Capacidade Técnica com apenas 87 veículos em operação por dia, sendo 99 o quantitativo mínimo estabelecido pelo edital da licitação. No entanto, ela conseguiu recorrer e será uma das empresas que prestarão serviço.

Com isso, as quatro empresas a operar o sistema de transporte coletivo na cidade são: Cidade de Maceió, São Francisco, Veleiro e Real Alagoas. Segundo o prefeito, as empresas já depositaram o valor da outorga. "Foram pagos ao município aproximadamente R$ 5. 300 milhões que serão investidos em melhorias na mobilidade urbana".

Conforme estabelecido no Edital, o sistema de transportes coletivos de Maceió foi dividido em quatro lotes: 100, 200, 300 e 400. Cada lote definido pelo edital abrange linhas de regiões específicas da cidade.

O lote 100 atenderá linhas que trafegam por bairros como São Jorge e Sanatório. Já o lote 200 compreende linhas que atendem bairros como Santos Dumont, Colina e Rio Novo.

O lote 300 refere-se, por exemplo, às linhas Circular I e II, além das do Trapiche da Barra e do Pontal da Barra. As linhas compreendidas pelo lote 400 são as de bairros como Benedito Bentes e Eustáquio Gomes.

O prefeito Rui Palmeira falou sobre a integração temporal dos ônibus que já começa a valer a partir do dia 2 de janeiro. "É um avanço na cidade porque as pessoas vão poder pegar mais de um ônibus, dentro de um período de 1h30, sem pagar mais por isso. A partir de janeiro a integração vai valer dentro de cada lote, e em março, entre todas as empresas rodoviárias de Maceió".

Inauguração do Terminal
Terminal Rodoviário Urbano do Rio Novo foi inaugurado na manhã desta terça. O prefeito esteve na solenidade junto com o gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Tácio Melo.

A novidade deste ano em relação aos terminais de ônibus da capital é que cada empresa vai ser responsável pela manutenção dos locais, o que antes só era feito pela prefeitura.
"A partir do dia 2 de janeiro os terminais passam a ser geridos pelas empresas que venceram os lotes, não será maia responsabilidade da prefeitura. Então o terminal que fica localizado em um lote, será gerido pela empresa que venceu esse lote. Conta de água, luz e todas responsabilidades de manutenção desse terminal caberão a essa empresa", disse Rui Palmeira.

Informações: G1 AL

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Terminal de Diadema reorganiza as linhas de ônibus

A mudança tem objetivo de sanar a dificuldade operacional das linhas da METRA E TRANS-BUS, linha Morumbi/Berrini e a linha 254 da TRANS-BUS.
Foto: Ricardo Cassin
Com a reorganização, a plataforma D, será utilizada de forma compartilhada pela METRA e TRANS-BUS; a plataforma E, será utilizada pela MobiBrasil; e a plataforma F será utilizada pela Benfica.

A METRA providenciará a comunicação visual e remanejamentos dos totens, que serão finalizados nas plataformas D, E e F até amanhã, dia 23/12/2015.

Diadema possui 189 ônibus que atendem às linhas municipais e transportam aproximadamente 90 mil passageiros por dia.

CITTAMOBI
O aplicativo Cittamobi é um serviço que indica aos passageiros as informações sobre o horário dos ônibus. Toda a frota de Diadema está conectada ao serviço, facilitando a vida dos moradores que podem saber a hora em que o ônibus vai chegar ao ponto.

ACESSO
O aplicativo está disponível para smartphones com o sistema Android e IOS e pode ser acessado por meio da loja virtual Google Play e App Store, respectivamente.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.cittamobi.com.br/?4. Também pode ser acessado diretamente pelo site do município: www.diadema.sp.gov.br na opção “Cadê o Busão”, que fica na parte central superior do site, ou pelo link  www.cittamobi.com.br/mapa?2&agency=304.

Por Keila Macedo
Informações: ABC do ABC

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Segundo trecho do metrô de Salvador é inaugurado

A partir desta terça-feira (22), cerca de 6,5 mil passageiros por hora serão beneficiados com a inauguração da Estação Pirajá e o trecho Bom Juá-Pirajá do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, participa da cerimônia de inauguração. A Estação Pirajá, que faz parte do trecho 2 da Linha 1 do metrô, está inserida no âmbito do PAC Mobilidade, e recebeu investimento do R$ 16,7 milhões, sendo R$ 15 milhões de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 1,7 milhão de financiamento privado. Já para a implantação do trecho Bom Juá-Pirajá foram destinados R$ 39,1 milhões.

Com 34,7 mil m², a Estação Pirajá está interligada ao Terminal Rodoviário de Pirajá, em ampliação. A Linha 1 é formada por três trechos. O primeiro tem a extensão de 5,8 km e conta com cinco estações: Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Bonocô. O segundo trecho tem 5,5 km e é composto por três estações: Retiro, Bom Juá e Pirajá. O trecho 3, que terá 5,0 km de extensão, será dividido em duas estações: Brasilgás e Cajazeiras/Águas Claras.

O sistema Metroviário de Salvador também é composto pela Linha 2, selecionada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Grandes Cidades, que terá cinco terminais de integração com ônibus e 13 estações. O valor do investimento para a implantação da Linha 1 trechos 1 e 2 e da Linha 2 trecho 1 é de R$ 4,743 bilhões. Ao todo, o sistema terá 40 km de extensão com 21 estações metroviárias.

Juntando-se aos seis trens existentes, serão 40 composições para serviço nas linhas 1 e 2. Três dos novos trens já estão estacionados na estação Pirajá. O primeiro começa a operar no final de março ou início de abril.

Ainda conforme Gracco, os novos trens “estão entre os mais modernos do mundo”. Concluídas as duas linhas, teremos 41 quilômetros e meio de trilhos e 22 estações. “Aí seremos o terceiro maior metrô do Brasil”, afirmou.

O governo conclui o projeto original da Linha 1 em dois anos e meio após a transferência da gestão do sistema do município para o estado, em maio de 2013.

Fonte: Ministério das Cidades


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Plano de Mobilidade Urbana de Manaus foi aprovado

O Plano de Mobilidade Urbana de Manaus (PlanMob) foi aprovado no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na tarde desta segunda-feira (21). A sessão aconteceu na tarde desta segunda-feira (21) e teve a inclusão de 21 emendas, sendo 18 de autoria dos parlamentares e três apresentadas pela sociedade civil. O texto do PlanMob, alterado pela Casa, será encaminhado para a sanção do prefeito Arthur Neto (PSDB).
Foto: Jair Araújo
Para o vereador líder do governo na Câmara, Elias Emanuel (PSDB), o Plano propicia a participação popular quanto ao tema mobilidade urbana em Manaus. “O Plano de Mobilidade começa a entrar em prática a partir da participação popular com a criação das Câmaras da Mobilidade Urbana, do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e o Observatório da Mobilidade Urbana, que é a coleta de todos os estudos realizados nas universidades em Manaus. Este é um Plano construído a 82 mãos”, comentou Elias Emanuel fazendo referência aos colegas de Casa.

O presidente da Câmara, vereador Wilker Barreto (PHS), ressaltou que a sociedade civil pode participar da elaboração do plano. “Obviamente que poderia ter sido maior, mas não tem como a Câmara forçar a sociedade vir as audiências públicas. Nós colocamos um instrumento inovador, emendas por e-mail, você podia enviar uma emenda para o Plano da comodidade da sua casa”, afirmou Barreto.

O vereador Professor Bibiano (PT) destacou que, na sexta-feira (18), entrou com uma ação judicial para tornar o Plano inconstitucional. “Não foi respeitada a Lei Federal 12.587, além da Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município (Loman)”, disse. O petista ressaltou, ainda, que o Plano pode ser anulado dependendo do julgamento da justiça. Barreto, entretanto, contraargumentou ao dizer que não teme uma anulação do Plano, uma vez que a “Mesa Diretora da Casa cumpriu o rito”.

Por Cynthia Blink
Informações: d24am.com

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Em Salvador, circulação de ônibus garantida até quarta

Os rodoviários da capital baiana ainda cogitam paralisação em meio às festas de fim de ano. No entanto, os ônibus estão garantidos aos usuários do transporte público até a próxima quarta-feira (23). A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), está mediando as negociações entre o Sindicato dos Rodoviários e o sindicato patronal. O impasse se resume ao não pagamento de bonificação baseado na Participação dos Lucros e Resultados (PLR).

A reunião entre representantes dos rodoviários e o chefe da Semob - Fábio Mota - aconteceu durante a tarde de ontem (21), na sede do governo municipal, no Centro da cidade. No encontro, os rodoviários reafirmaram a proposta que impediria uma possível greve.

“Os trabalhadores mantém a proposta de um abono, uma proposta defensável. A gente quer um abono que compense a PLR no período, mas eles [sindicato patronal] não querem colocar. Vamos aguardar até a quarta-feira, visto que o prefeito designou o secretário de transporte para fazer uma interrupção com os empresários”, informou o secretário de comunicação do Sindicato dos Rodoviários, Daniel Mota.

De acordo com ele, se os patrões abrirem espaço para negociação que favoreça os trabalhadores, é possível chegar a um denominador comum ainda este ano. “A gente acredita que sim, resolve esse ano. Se não tiver [acordo], perde a cidade, que acaba sendo a mais prejudicada. Não vamos fazer nenhuma movimentação agora, vamos esperar até quarta-feira para decidir”, destacou.

Em entrevista à Tribuna da Bahia, o secretário Fábio Mota revelou que ainda é cedo para analisar o imbróglio que envolve os rodoviários e o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps). 

“Nesse momento, a prefeitura só pode fazer o papel de mediação. A prefeitura não é patrão, nem é empregado. É uma negociação deles, interna, que estamos vendo o melhor jeito de resolver a situação da PLR. Ainda é cedo para falar em greve. Ouvimos um hoje, ouviremos o outro amanhã, depois tentaremos reunir as partes. Mas, ainda não é possível dizer se haverá greve ou não”, explicou Mota.

De acordo com ele, uma nova reunião será realizada hoje (22). Desta vez, entre a prefeitura e o Setps. “Ouvimos as reivindicações dos rodoviários, e agora vamos levar para o patronal. E, assim, tentar conseguir uma proposta para solucionar”, finalizou.

Informações: Tribuna da Bahia


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