Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura de Fortaleza inicia operação das onze estações do Corredor Expresso

domingo, 19 de julho de 2015

A Prefeitura de Fortaleza entrega, neste sábado (18/07), as onze estações do Corredor Expresso Fortaleza, na Avenida Bezerra de Menezes. A partir das 9 horas, o prefeito Roberto Cláudio e os secretários municipais estarão na estação Olavo Bilac, localizada em frente ao North Shopping.


Com a nova operação, a linha 200 - Antônio Bezerra/Centro passa a utilizar a Faixa 2 do corredor ao lado do canteiro central. Os usuários da linha só poderão utilizar as estações pra embarcar e desembarcar, pelas portas do lado esquerdo dos ônibus articulados. Em breve, passa a operar nas estações também a linha 222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales.

Com a possibilidade do embarque e desembarque em nível, na estação, os usuários podem ter mais agilidade, reduzindo ainda mais o tempo de viagem dos coletivos. A entrada e saída das estações são realizadas pelas rampas que ficam próximas dos abrigos. A sinalização orienta por onde os passageiros devem seguir, inclusive com piso podotátil. As estações são dotadas de sistema de automação que viabilizam as portas automáticas de maneira sincronizada com a chegada e saída dos veículos.

A Av. Bezerra de Menezes está sendo monitorada por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), distribuídos em rotas volantes, além de equipamentos de fiscalização eletrônica instalados ao longo do corredor para coibir o desrespeito ao espaço exclusivo de circulação dos ônibus. A fiscalização é contínua e o objetivo é garantir o cumprimento às normas de circulação viária.

Com recursos oriundos de financiamento junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), de cerca de R$ 9 milhões, a implantação do corredor Antônio Bezerra/Centro permitirá a ligação do Novo Terminal Antônio Bezerra ao Centro, num percurso total de 8,2 km. O corredor Antônio Bezerra/Centro é a primeira etapa do corredor Antônio Bezerra/Papicu, que terá extensão total de 17,4km, por meio de um sistema com mais qualidade de serviços e que prioriza os usuários do transporte coletivo.

As estações
Localizadas junto ao canteiro central, as estações contam com mapas de orientação, placas em braile, itinerário das linhas, localização, sentido e orientações gerais. O embarque no coletivo continua sendo realizado pela porta traseira, e o desembarque pelas duas portas dianteiras. O embarque de idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção deve ser feito pela porta dianteira mediante pagamento junto ao cobrador. Os usuários que contam com cartão de gratuidade devem utilizar a porta de embarque.

Corredor exclusivo para ônibus
Como parte da implantação do Corredor Expresso Fortaleza, foram instalados blocos de concreto na faixa exclusiva de ônibus ao longo da Avenida Bezerra de Menezes. As duas faixas situadas junto ao canteiro central da avenida estão segregadas por obstáculos de concreto que delimitam a circulação dos coletivos, evitando acidentes com outros veículos. A medida visa garantir a segurança e a funcionalidade do corredor expresso de forma mais rápida e eficiente.

Campanha educativa
Desde o último mês de junho, é realizada ação educativa na Av. Bezerra de Menezes, com distribuição de cartilhas informativas sobre o embarque e desembarque correto dos coletivos e acerca de como pedestres, ciclistas e motoristas de ônibus devem se portar no Corredor Expresso Fortaleza. A cartilha educativa ensina, em detalhes, como embarcar, desembarcar e utilizar os abrigos e estações.

O material contém explicações, por exemplo, de como acessar o Corredor dirigindo-se exclusivamente às faixas de pedestres e alerta que é proibida a circulação na ciclovia e canaletas de ônibus. Os técnicos também trabalham para dirimir as dúvidas dos usuários do serviço, indicando as sinalizações existentes nos equipamentos, assim como o modo mais adequado para aguardar a travessia da calçada para o corredor e vice-versa, além da transposição da via.

Informações: Prefeitura de Fortaleza
READ MORE - Prefeitura de Fortaleza inicia operação das onze estações do Corredor Expresso

Em Santos, CET começa a sinalizar via no Centro para implantação de corredor de ônibus

A preparação para implantação da faixa exclusiva para ônibus na Rua João Pessoa, no Centro de Santos, já começou. A pintura de solo está sendo realizada pela Prefeitura desde o início da semana. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ainda não há prazo para ativar o corredor, que deve começar a funcionar assim que a sinalização for finalizada.

O trecho a ser implantado o espaço será entre a Avenida Conselheiro Nébias e Praça dos Andradas. Além da sinalização horizontal, serão instalados painéis de regulamentação com a inscrição "Faixa Exclusiva de Ônibus".

Regras

A faixa poderá ser utilizada exclusivamente para o tráfego do transporte coletivo de passageiros, não sendo permitida a circulação e o estacionamento dos demais veículos no trecho. Transporte escolar e táxis com passageiros também poderão transitar.

A Rua João Pessoa será a segunda via do município a contar com faixa exclusiva para ônibus. A primeira a implantar o serviço foi a Av. Ana Costa, onde vigora a exclusividade das 6 às 9 horas no sentido praia/Centro e das 17 às 20 horas no sentido Centro/praia.

Faixas preferenciais

Além das faixas exclusivas, a cidade conta ainda com faixas preferenciais na Av. Conselheiro Nébias (das 12 às 20h no sentido Centro/praia) e na Av. Bernardino de Campos (das 17 às 20 horas no sentido Centro/praia). Diferente da exclusiva, a faixa preferencial permite compartilhar no mesmo espaço ônibus e veículos, desde que respeitada a preferência aos coletivos. O estacionamento de veículos fica proibido no horário de ativação da faixa preferencial.

Ainda segundo a CET, as faixas de ônibus são implementadas para melhorar a fluidez do transporte coletivo, possibilitando um deslocamento mais ágil e reduzindo o tempo das viagens dos passageiros.

Informações: A Tribuna
READ MORE - Em Santos, CET começa a sinalizar via no Centro para implantação de corredor de ônibus

Tarifa de ônibus municipal sobe para R$ 2,65 em Natal

A tarifa de ônibus municipal em Natal vai subir para R$ 2,65. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (17) durante a reunião do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana. A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) informou que a intenção é colocar o reajuste de 12,7% em vigor na próxima segunda-feira (20).

O novo valor da tarifa não agradou ao Seturn, que pleiteava um aumento para R$ 2,90.

A secretária Elequicina Santos, titular da STTU, afirmou que "o reajuste é necessário para o reequilíbrio financeiro do sistema de transporte". Desde o dia 27 de julho de 2014 o valor da tarifa de ônibus municipal na capital potiguar é R$ 2,35.

Dentre as melhorias anunciadas estão a substituição de 30 veículos usados por carros novos, implementação da linha 64A (Região Norte), acréscimo de um veículo na linha Circular Campus e um veículo na linha 599 (Guarapes/Mirassol), além da extensão da linha 48 que voltará a circular no anel viário do Campus da UFRN. Outra contrapartida será a instalação de máquinas leitoras de cartões nas estações de transferências.


Segundo a assessoria de comunicação da STTU, um documento oficial definindo os prazos de cumprimento das melhorias exigidas pela secretaria está sendo discutido com o Seturn. Ainda de acordo com a assessoria do órgão, as únicas definições são quanto à instalação das máquinas leitoras de cartões, que devem ocorrer em 30 dias, e ao acréscimo de um ônibus circular no Campus na volta às aulas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Informações: G1 RN
READ MORE - Tarifa de ônibus municipal sobe para R$ 2,65 em Natal

Em Uberaba, Começa a valer gratuidade nos ônibus para idosos de 60 anos

A partir da última sexta-feira (17), a Lei municipal 9.822/2005, que garante a gratuidade no transporte coletivo para pessoas a partir dos 60 anos, passou a valer em Uberaba. Antes, a idade mínima para o benefício era 65 anos. Foi publicada no Diário do Judiciário Eletrônico, no último dia 6, a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O superintendente municipal de Mobilidade Urbana, Claudinei Nunes, informa que os cartões de gratuidade para acesso aos ônibus pela porta dianteira foram encomendados, mas a empresa fornecedora solicitou um prazo para produzir o material. Enquanto isso, os usuários com 60 anos ou mais poderão acessar aos ônibus gratuitamente com a carteira de identidade. Para embarque na rua, o documento deverá ser apresentado ao motorista do veículo. Nos terminais, o documento deve ser exibido ao porteiro da bilheteria. Nas estações tubo, a identidade deverá ser posicionada diante da câmera presente na entrada, de forma que a data de nascimento do usuário seja captada.

Claudinei Nunes ressalta que assim que os cartões chegarem a população será informada. “É importante ter o cartão, pois o embarque pela porta dianteira é mais seguro para o usuário”, explicou.

Os usuário que tiverem dúvidas ou reclamações deverão entrar em contato pelos telefones: (34) 3318-0408 e (34) 3318-0409. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 5h30 às 23h30 e, aos sábados, das 7h às 19h.

O presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba (Transube), Rodrigo Oliveira, informou ao G1, por telefone, que as empresas entraram com recurso e tentam reverter a decisão. Enquanto a decisão não é apreciada, as empresas acatarão a decisão.

Informações: G1 Triângulo Mineiro
READ MORE - Em Uberaba, Começa a valer gratuidade nos ônibus para idosos de 60 anos

Em SP, Multas por invadir faixas de ônibus sobem 60% em 5 meses

As multas por invasão às faixas exclusivas de ônibus cresceram mais de 60% em São Paulo nos cinco primeiros meses deste ano comparado ao mesmo período de 2014. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), de janeiro a maio de 2015 foram aplicadas 702.540 multas contra 434.415 infrações cometidas no ano anterior.

Entre os motoristas penalizados estão os apressadinhos que querem andar mais e desrespeitam a sinalização, até condutores que desconhecem que só podem fazer a conversão à direita no trecho pontilhado da faixa exclusiva.

“Esse pontilhado está adequado à velocidade da via e aproximação daquele ponto onde ha interesse de convergência do veículo”, afirmou Valtair Valadão, diretor de operações da CET.

O motorista que invadir uma faixa de ônibus comete uma infração leve, perde quatro pontos na carteira de habilitação e tem que pagar uma multa no valor de R$ 85,13.

A CET aplicou mais de 10 milhões de multas na cidade de São Paulo no ano passado. Em primeiro lugar aparecem as multas por excesso de velocidade, seguida das multas por invasão de faixas exclusivas e corredores de ônibus.

O aumento mais expressivo em 2014 foi em relação às multas para quem transitou em faixas exclusivas e corredores de ônibus. Nesse quesito, a cidade teve 1,2 milhão de infrações, 69,5% a mais do que as 713,5 mil multas de 2013.

Para o advogado Mauricio Januzzi, especialista em mobilidade urbana, o motorista de carro está sendo penalizado com as multas. “Aumentou o conforto pra quem vai de ônibus? Aumentou, mas aumentou também a insegurança pra quem vai de carro individual. Por quê? Porque não ha faixas de rolagem pra transpassar essas faixas de rolamento de ônibus. o que faz com que a pessoa é obrigada a invadir a faixa de ônibus e é multada”, argumentou.

Arrecadação
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), a arrecadação com multas de trânsito em 2014 foi de R$ 852,6 milhões, pouco mais do que os R$ 850,5 milhões arrecadados em 2013.

Do total arrecadado, 5% são destinados ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset). O restante é aplicado em melhorias no trânsito, fiscalização e programas de educação de trânsito, de acordo com determinação da Lei nº 14.488/05, que criou o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito (FMDT).

Radares
Segundo a CET, os registros de multas não sofreram influência da mudança no sistema de radares que a Prefeitura de São Paulo vem implementando. O número de radares em 2014 se manteve praticamente igual ao de 2013 – há em média 560 equipamentos na capital.

Em março do ano passado, a prefeitura contratou o novo sistema de radares da cidade, que prevê um aumento no total de aparelhos para 843. A instalação já começou, mas só deve ser concluída neste ano.

Os números de multas divulgados pela CET consideram as infrações anotadas pela companhia e também por policiais do Comando de Policiamento de Trânsito, São Paulo (CPTRAN) e agentes da SPTrans, que atuam em fiscalização de faixas e corredores de ônibus.

Informações: G1 SP
READ MORE - Em SP, Multas por invadir faixas de ônibus sobem 60% em 5 meses

Empresas de ônibus de Salvador prometem renovação de frota e integração com metrô

A tarifa do transporte metropolitano vai aumentar na segunda-feira . Os novos valores foram divulgados ontem pela  Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba), que autorizou um reajuste de 8,92% sobre o valor atual. O aumento afetará 146 linhas que circulam por Salvador e Região Metropolitana (RMS).

Segundo Eduardo Pessoa, diretor da Agerba, há três anos não tem reajuste. “A periodicidade do aumento é anual, mas a última vez que a passagem do transporte metropolitano sofreu reajuste foi em julho de 2012. Para chegar ao valor de 8,92%, usamos uma planilha de variação de custos, que leva em consideração os gastos com manutenção de veículos, mão de obra, combustível”, explicou.

Para Edmar Ribeiro, diretor executivo da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro), o reajuste é necessário. “O investimento na renovação de frotas vem da tarifa que é paga pelos passageiros. Se essa tarifa está limitada, é evidente que você não vai poder assumir todos os investimentos necessários. Em dezembro de 2014, quando apresentamos o pedido (de reajuste), essa defasagem já estava em torno de 20%. Então, ela foi concedida agora, seis meses após o pedido, no percentual de 8,92%”, avaliou.

Segundo  Pessoa, a partir de setembro, a frota de veículos começará a ser renovada para atender à demanda e ofertar mais conforto ao usuário. Também em setembro, segundo Pessoa, os ônibus começarão a ser interligados com o sistema metroviário de Salvador.









Por Diogo Costa
Informações: Correio 24 Horas
READ MORE - Empresas de ônibus de Salvador prometem renovação de frota e integração com metrô

Suspensão do BOM em vans gera insatisfação em SP

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Os passageiros de vans e micro-ônibus intermunicipais não conseguem utilizar o cartão BOM há quase duas semanas em São Paulo. A causa é a suspensão do serviço determinada pela Justiça, que bloqueou os leitores de cartões e se baseou em uma ação de 2007.

De acordo com três cooperativas que prestam serviço para a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) na região metropolitana, cerca de 158 linhas tiveram seus leitores bloqueados e estão sem transportar passageiros.

No terminal de ônibus Armênia, os passageiros e donos dos coletivos reclamam das catracas travadas e do prejuízo causado. Sem ter como passar o cartão, eles precisam pagar o valor total da passagem em dinheiro. As vantagens para os passageiros é que com o cartão é possível fazer a integração com o Metrô e a CPTM, o que permite economia. 

Um aviso foi colocado no para-brisa dos veículos e o recado é dado também pelos fiscais do terminal. Segundo o motorista Rozeval Silva, que faz a linha Carapicuíba/Pinheiros, está tudo parado há uma semana. Ele afirmou que 90% dos seus passageiros usam o cartão.

A EMTU informou em nota que deve recorrer da decisão da Justiça e que está reforçando a frota de ônibus para não prejudicar os passageiros. Os usuários que não conseguirem utilizar os créditos devem ligar para a central de atendimento no telefone 0800 77 11 800.

Manifestação/ Os donos e motoristas de micro-ônibus e vans estão protestaram em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo, no Ibirapuera, Zona Sul. Eles reclamam da decisão da Justiça e querem falar com o presidente da Assembleia. Em seguida, os manifestantes pretendem ir até o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi.

Informações: Diário de SP
READ MORE - Suspensão do BOM em vans gera insatisfação em SP

Mercedes Benz quer atender demanda de ônibus de São Paulo

A licitação da Prefeitura de São Paulo para o transporte público da cidade terá impacto positivo nas fabricantes de ônibus. A modernização do sistema da cidade pode resultar na compra de 2,7 mil veículos novos. A maior parte deste volume está prevista para entre 2016 e o começo de 2018. Ainda assim, a Mercedes-Benz estima que de 300 a 350 unidades podem ser encomendadas ainda este ano. “Não sabemos qual será o mix de produto, qual é o volume de ônibus grandes e o de modelos menores. De qualquer forma, nos antecipamos e já estamos nos programando com os nossos fornecedores para atender a uma demanda maior”, admite Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da montadora.

O executivo ainda não projeta qual parcela das compras de chassis em São Paulo será atendida pela companhia, mas a empresa mantém expectativas elevadas por ser líder do segmento, com 53,7% de participação no mercado nacional de ônibus no primeiro semestre deste ano. A presença da companhia é ainda maior quando analisadas as vendas de urbanos, chegando a 68,1%. “Se considerarmos o cenário atual, o segmento urbano ainda teve um resultado bom, com melhor performance”, destaca ao lembrar que, enquanto a demanda total por ônibus caiu 27% no Brasil entre janeiro e junho, a retração da demanda por modelos da categoria foi bem menor, de 7,7% para 4,7 mil unidades.

A promessa é que, com a concorrência pública em São Paulo, as vendas de urbanos se mantenham mais fortalecidas. A iniciativa é a maior concorrência pública já realizada no Brasil para o transporte coletivo e terá efeito pelos próximos 20 anos, com impacto em 10 milhões de passageiros que usam o sistema diariamente. Mesmo sem o detalhamento dos produtos que a cidade precisará, a expectativa é que a maior dos ônibus que serão adquiridos sejam modelos de grande porte, já que a frota vai diminuir das atuais 15 mil para cerca de 13 mil unidades, mas o objetivo é aumentar em 24% a oferta de viagens e em 13% a de assentos.

“É uma oportunidade para o nosso segmento”, avalia Barbosa. A Mercedes-Benz larga na frente com o modelo superarticulado, que promete alta capacidade de transporte com custo de operação inferior ao de biarticulados. “Temos um portfólio muito completo e, portanto, podemos atender diversas especificações para os veículos”, explica o executivo, sem detalhar qual parcela da demanda a empresa projeta abocanhar. 

MAIS QUALIDADE 

O edital da licitação para o transporte público de São Paulo (veja aqui) impõe a criação de uma central de controle deve ser construída pelas concessionárias que vencerem a concorrência pública para monitorar a frota. O objetivo é ter grande número de ônibus de alta capacidade nos corredores e faixas exclusivas das vias principais da cidade. Esta estrutura será alimentada por linhas locais que circularão nos bairros.

A atualização do sistema trará melhoria expressiva aos usuários. Além do aumento da capacidade de transporte da frota, os passageiros terão veículos mais confortáveis. O edital determina que os ônibus sejam equipados com rede wi-fi de internet, ofereçam pontos de recarga de baterias para celulares e outros dispositivos e tenham letreiros luminosos com informações das paradas. A mudança vai afetar toda a frota. Os veículos que já estão em circulação também terão de se adequar. 

Outra iniciativa que deve gerar forte impacto é que, no novo modelo, a avaliação dos passageiros sobre o transporte vai afetar a remuneração da empresa. Por meio de pesquisa de satisfação, a impressão dos usuários entrará no cálculo ao lado de gastos com a operação, número de passageiros e ganho de produtividade. Atualmente, os repasses para as concessionárias são feitos baseados no tipo de veículo e no número de pessoas transportadas, o que inclui os passageiros isentos de pagar a tarifa.

Informações: Automotive Business

Leia também sobre:
READ MORE - Mercedes Benz quer atender demanda de ônibus de São Paulo

Transporte Público de Campinas terá faixas e fiscalização mais rigorosa

A Prefeitura de Campinas vai iniciar, ainda neste ano, a implantação das novas faixas exclusivas para ônibus nas regiões do Campo Grande e Ouro Verde, que concentram cerca de 400 mil moradores. Nestas vias, poderão circular apenas veículos do transporte coletivo, a Emdec passará a monitorar com fiscalização eletrônica o techo. Para isso, serão instalados (tanto nas novas faixas quanto nas existentes) equipamentos de Leitura Automática de Placas que irão flagrar o motorista infrator. 

A secretaria de Transportes, disse que irá ampliar o número de agentes de trânsito nas ruas da cidade, que passarão de 280 para 400. Em 2014 foram emitidas 1,6 mil multas por desrespeito ao uso das faixas e corredores exclusivos. Esse número de infrações é considerado baixo. Os valores das multas nas vias exclusivas vão de R$ 53,20 a R$ 127,69. 

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), disse que a medida visa priorizar o transporte público, já que o município é proporcionalmente mais motorizado do que a cidade de São Paulo. Campinas tem 850.147 veículos para uma população de 1,1 milhão de habitantes. 

Atualmente a cidade possui 11 quilômetros de vias exclusivas e passará a ter 22 quilômetros. Entre as avenidas e ruas dotadas com essas faixas estão Moraes Sales, Irmã Serafina, Anchieta, Senador Saraiva e Lix da Cunha. Algumas delas possuem ainda espaços preferenciais. O município tem também dois corredores por onde só circulam veículos do transporte coletivo: Amoreiras e João Jorge.

Os técnicos avaliam que a mudança irá ajudar 30 gargalos no trânsito, melhorando a velocidade média e o tempo para realizar percurso.

READ MORE - Transporte Público de Campinas terá faixas e fiscalização mais rigorosa

Novo corredor de ônibus no setor leste de Uberlândia já está em construção

quinta-feira, 16 de julho de 2015

O Prefeito de Uberlândia Gilmar Machado anunciou nesta terça-feira, 14, o início da maior obra viária urbana da cidade, a construção do corredor estrutural (BRT: Transporte Rápido por Ônibus) da avenida Segismundo Pereira e do terminal de ônibus Novo Mundo, na região Leste.

Serão investidos R$ 22,5 milhões e o prazo de entrega está previsto para o primeiro semestre de 2016. As obras já foram iniciadas. O novo corredor de ônibus tem mais de 6 quilômetros de extensão. Ao todo 11 estações serão instaladas e o sistema vai atender prioritariamente os moradores do Santa Mônica, Dom Almir, Morumbi e outros bairros da região.

O estacionamento que já existe para o comércio na Avenida Segismundo Pereira, que é a principal via de ligação entre o Terminal Central e o Terminal Novo Mundo (próximo a Ceasa), será mantido. 

O projeto aponta que a faixa do ônibus será prioritária, em vez de exclusiva. Logo, os veículos de passeio poderão dividir a faixa com os 56 ônibus convencionais e outros 10 articulados.

Além da estações, mais um terminal está sendo construído: o Novo Mundo. Algumas linhas que hoje passam pela avenida sofrerão alterações.

Para suportar o tráfego constante de veículos pesados, a avenida Segismundo Pereira terá o asfalto reforçado, assim como já acontece no BRT da avenida João Naves de Ávila.

O recurso de mais de R$ 22 milhões foi obtido junto ao governo federal. A previsão é que o novo corredor seja finalizado até abril de 2016. Os serviços não haviam iniciado antes por atrasos no projeto.

As obras fazem parte do programa Uberlândia Planejada. Ele contempla um conjunto de infraestrutura e mobilidade urbana com investimentos na ordem de R$ 132 milhões já aprovados. O pacote de financiamento engloba a construção de cinco novos corredores, quatro terminais, 67 estações e três viadutos.

Tecnologia e conforto

Os ônibus do novo corredor funcionarão com sistema de ar-condicionado e parte da frota terá acesso à internet wi-fi. Em agosto deste ano, oito modelos vão circular pelo corredor da avenida João Naves de Ávila. As novas estações receberão o videomonitoramento, que deverá ser expandido posteriormente para o primeiro corredor estrutural.

Informações: Portal Uipi

READ MORE - Novo corredor de ônibus no setor leste de Uberlândia já está em construção

Em Fortaleza, Estações do BRT da Bezerra de Menezes serão entregues no sábado

As 11 estações que encerram a implantação do corredor expresso de ônibus da avenida Bezerra de Menezes serão entregues no próximo sábado, 18, pela Prefeitura de Fortaleza. Os equipamentos deveriam estar funcionando desde o dia 30 de junho, mas, conforme a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), testes de balizamento dos ônibus e de automação das portas das estações “demandaram mais tempo do que o previsto”. 

Os testes, coordenados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), avaliam a eficiência dos ônibus ao pararem nas estações - adequadas tanto para veículos articulados quanto para novos modelos que tiverem embarque e desembarque, também, pela esquerda. De acordo com o presidente da Etufor, Antônio Ferreira Silva, esta última classe de veículos, porém, só deve ser incorporada à frota da Capital em agosto.

Valdir Santos, coordenador do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), disse que, antes de inaugurar o novo sistema, seis assistentes sociais da Seinf têm visitado comércios, escolas e entidades como o Instituto dos Cegos e Associação dos Surdos para explicar o que muda com o funcionamento das estações. “A receptividade tem sido muito boa”, assegura.

Campanhas

Segundo Valdir Santos, os três primeiros meses de funcionamento do corredor da Bezerra de Menezes possibilitaram que a Prefeitura alertasse para a necessidade de intensificar campanhas educativas para pedestres e motoristas. “Notamos que a nossa população não tem o costume de fazer a travessia na faixa de pedestres, vimos pessoas andando nas ciclovias”, comenta.

Foi percebido ainda que alguns ônibus chegavam aos abrigos de parada em velocidade alta. Para contornar o problema, o gestor afirmou que placas com avisos de redução de velocidade foram instaladas e campanhas educativas foram direcionadas aos motoristas. Conforme o presidente da Etufor, sinalizações horizontais também foram pintadas na pista para que os ônibus não cheguem a mais de 20 quilômetros por hora. “Apesar de termos profissionais qualificados, é algo novo”, esclareceu.

Ferreira explica que, por enquanto, apenas a linha 200 (Antônio Bezerra/Centro) - que será composta por ônibus articulados - pode fazer o percurso completo pelas 11 estações. Os demais ônibus vão continuar a embarcar e desembarcar passageiros pelos abrigos do lado direito do corredor.

Sobre a substituição dos modelos dos ônibus, o presidente da Etufor explica que será de forma gradual. “À medida que a Prefeitura vai concluindo a estrutura (viária), vamos trocando a frota”, citou.

Informações: O Povo Online

READ MORE - Em Fortaleza, Estações do BRT da Bezerra de Menezes serão entregues no sábado

Em Guarulhos, Corredor de ônibus da EMTU vira estacionamento antes de inauguração

Depois de dois adiamentos para a entrega das obras, o trecho do Corredor Metropolitano de Ônibus Guarulhos-São Paulo, entre o terminal Cecap e a Vila Galvão, se transformou em calçada e estacionamento de veículos em frente a alguns pontos de parada.
Foto: Reprodução TV Globo

As obras atrasaram porque, em maio, a Prefeitura de Guarulhos não aprovou o cimento usado na faixa para a passagem dos ônibus alegando que o material usado era de má qualidade. Os trabalhos só foram retomados no dia 22 de junho.

A administração também disse que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) não estava cumprindo o projeto original acordado. A EMTU prevê que o corredor fique pronto na segunda quinzena de agosto, segundo informou o SPTV.

O Corredor Metropolitano Guarulhos-São Paulo terá, ao todo, 20 quilômetros de extensão, mas só trecho entre o Terminal Cecap ao Terminal Taboão, perto do Aeroporto do Cumbica, está pronto. As obras de outros dois trechos ainda não começaram. 

Sem a circulação dos ônibus, os pedestres usam a faixa como calçadão para chegar até o terminal Cecap. Na estação Timóteo Penteado, a estrutura está pronta, mas é usada como vagas para estacionamento de veículos.

O reportagem flagrou um guardador de carros, conhecido como "flanelinha", organizando as "vagas". Os motoristas aproveitam o espaço livre e a falta de sinalização sobre a proibição para estacionar.

Informações: G1 São Paulo

Leia também sobre:
READ MORE - Em Guarulhos, Corredor de ônibus da EMTU vira estacionamento antes de inauguração

Prefeitura de Fortaleza anuncia a implantação de mais 40 estações do Programa Bicicletar

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), implantará mais 40 estações do Programa de Bicicletas Compartilhadas de Fortaleza, o Bicicletar. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16/7), em coletiva de imprensa no Paço Municipal. As novas estações serão entregues de outubro deste ano a março de 2016. Com isso, a cidade terá o dobro de equipamentos que possui atualmente.

Para o Prefeito Roberto Cláudio, a utilização de bicicletas como meio de transporte envolve uma mudança cultural da população, diminuindo a sensação de insegurança, ampliando a relação com o espaço público, melhorando a saúde e colaborando para a redução das emissões de gases poluentes no meio ambiente. “A bicicleta está se tornando, além de lazer e entretenimento, um modal de transporte. As pessoas vão utilizar a bicicleta para trabalhar. Isso já tem acontecido hoje com o aumento de mais de 75% de ciclovias e ciclofaixas na cidade e com a integração do Bicicletar com o Bilhete Único”, afirmou.

De acordo com levantamento da Prefeitura, a média de viagens em dias úteis (1.850) supera as do fim de semana (1.700). “A ideia é, ao longo dos anos, descentralizar as estações de bicicletas, para que a cidade reduza sua dependência pelo uso de veículos. Se a gente começa a dar alternativa às pessoas de transporte mais seguro, mais cômodo e mais e rápido, a gente vai dar possibilidade delas deixarem seu carro em casa”, declarou.

Patrocinadas pela empresa Unimed Fortaleza, as novas estações de compartilhamento chegarão em diversos bairros da cidade, tais como Montese, Bom Futuro, Jardim América, Parreão, Fátima, Presidente Kennedy, São Gerardo, Luciano Cavalcante, Edson Queiroz, Cocó, Papicu, Cidade 2000. “Ligamos o extremo oeste ao extremo leste de Fortaleza, conectando quatro grandes campi universitários: o Campus do Pici, Benfica, o Campus do Instituto Federal e o Campus da Unifor, além de algumas faculdades que ficam ao longo da Avenida Washington Soares. Também atingimos trabalhadores que circulam pela integração do eixo Antônio Bezerra/Papicu. Estamos estimulando uma demanda que já existe, mas que aumentará conforme as estações forem instaladas”, apontou o Prefeito.

Segundo o Secretário Executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, as novas estações foram escolhidas a partir de um estudo técnico do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt). “Nós procuramos contemplar regiões que atraíam público por serem comerciais, oferecerem serviços, serem polos de ensino e geradores de emprego, movimentando o deslocamento da população”, afirmou.

O Programa de Bicicletas Compartilhadas foi iniciado em dezembro do ano passado com o objetivo de incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte e contribuir para uma mobilidade sustentável. O sistema é o mais usado no Brasil, proporcionalmente ao número de estações instaladas. São quase 80 mil usuários cadastrados, sendo 65% por meio do Bilhete Único.

O presidente da Unimed Fortaleza, João Cândido, avalia a parceria entre a empresa e a Prefeitura como bem-sucedida. “A gente fica muito feliz por a gente estar participando da ampliação das estações do Bicicletar, compartilhando esta atitude contemporânea da gestão de tornar a cidade e a vida do cidadão muito melhor, com mais saúde”, disse.
     
Cadastro

Para utilizar o sistema, os interessados devem se cadastrar através do site www.bicicletar.com.br. Durante o cadastramento, o usuário optará por um plano de adesão com taxa diária (R$ 5), mensal (R$ 10) ou anual (R$ 60) informando o cartão de crédito de onde será debitado o valor do plano escolhido. O usuário do Bilhete Único (BU) pode utilizar gratuitamente o sistema.

A tarifação dará direito a ilimitados usos de uma hora. Aos domingos e feriados, o tempo de utilização se estenderá para uma hora e meia. Caso seja ultrapassado esse tempo, será cobrada uma taxa adicional de R$ 5 por hora excedente. No entanto, se a pessoa desejar continuar utilizando a bicicleta e não quiser pagar o adicional, terá a opção de esperar 15 minutos entre o uso e a próxima retirada. O serviço funciona todos os dias, de 5 às 23h59 para a retirada dos equipamentos e de 24h para devolução.


Informações: Prefeitura de Fortaleza

READ MORE - Prefeitura de Fortaleza anuncia a implantação de mais 40 estações do Programa Bicicletar

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960