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Tarifa de ônibus no Recife vai subir nos próximos dias

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

O possível aumento nas passagens de ônibus do Grande Recife Consórcio de Transporte, que regulamenta os 3 mil ônibus que circulam nas 394 linhas da Região Metropolitana do Recife (RMR), é apontada como uma pauta urgente pelo novo secretário das Cidades, André de Paula, empossado nesta sexta-feira (2) pelo governador Paulo Câmara (PSB). Ele adiantou que o valor do aumento deve ser decidido nos próximos dias.

“Não há como fugir do reajuste”, afirmou o secretário, que declarou ser, essa, uma tendência em todas as capitais do País. “Ou o governo subsidia, ou aumenta a tarifa”, explicou. Entretanto, ele sinalizou com a possibilidade de uma intermediação. Hoje, o subsídio do Estado ajuda a amortecer o valor repassado para o consumidor.

André de Paula lembrou que as passagens no Grande Recife não têm reajuste há três anos. “O sistema tem se qualificado”, disse ainda, em referência à implantação dos corredores de BRT.

Pelos cálculos do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), somente com o aumento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do último ano, o valor do Anel A passaria de R$ 2,15 para R$ 2,50. Hoje, existem quatro tarifas de ônibus na RMR: R$ 2,15 para o Anel A; R$ 3,35 para o Anel B; R$ 2,65 para o Anel D; e R$ 1,40 para o Anel G.

Informações: NE10


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Aplicativo mostra itinerários dos ônibus coletivos em Salvador

O público que utiliza os ônibus coletivos de Salvador já pode conferir, através de um aplicativo para smartphone, informações sobre itinerários dos veículos que circulam pela capital baiana. A nova plataforma foi anunciada pela prefeitura nesta segunda-feira (29).

Intitulado SIU Mobile SSA, o aplicativo está disponível tanto para usuários dos sistema Android e iOS. De acordo com informações da prefeitura, cerca de 30% da frota estão disponíveis para visualização no app. A previsão é que em abril de 2015, todos os ônibus já possam ser visualisados através do aplicativo.

O objetivo é que, com a ferramenta, os passageiros diminuam o tempo de permanência nos pontos de ônibus da capital baiana. Após baixar o aplicativo, é necessário que o passageiro faça um cadastro para, assim, ter acesso às informações.

No programa, o usuário terá acesso às opções "Encontrar no Mapa", que possui a localização do passageiro e de um mapa que representa as proximidades do local onde ele está. Depois vem as opções "Minhas Paradas", onde ficam registrados os pontos de ônibus mais utilizados pelo passageiro; "Pesquisar por Linha", que torna possível a pesquisa das linhas de ônibus; "Paradas Próximas", no qual através do GPS é possível ver os pontos de ônibus mais próximos do passageiro; e "Pesquisar por Código", que permite ao passageiro inserir o código do ponto de ônibus junto ao número da linha, e assim, obter o horário em que o ônibus vai passar no local.

O usuário do aplicativo precisa de acesso à internet para utilizar o aplicativo e deve deixar o GPS ligado.

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Uma de cada 6 linhas de ônibus de São Paulo está superlotada

Uma em cada seis linhas de ônibus de São Paulo tem lotação acima do limite de conforto aceitável.

Dados da prefeitura obtidos pela Folha por meio da Lei de Acesso à Informação e complementados pela SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal) apontam que 161 de 926 linhas básicas do sistema levam mais de seis passageiros por metro quadrado.

Esse é o parâmetro internacional para o limite de conforto no transporte público. Em alguns sistemas, como no de Londres, índices maiores do que quatro pessoas por metro quadrado já são classificados como excessivos.

Para esse cálculo a prefeitura considera a quantidade de passageiros transportados e o fator de renovação de cada linha –ou seja, o sobe e desce ao longo do trajeto, obtido por meio de pesquisas.

A conta resulta em uma estimativa de quantos usuários viajam em pé dentro dos ônibus nos horários de pico. O índice, chamado de “performance operacional” pela SPTrans, é usado para ajustar a quantidade de veículos e partidas para cada linha.

As 926 linhas compõem a base do sistema municipal. No total, incluindo derivações, existem 1.286 linhas.

A pior situação está no sistema local –as antigas lotações, operadas por cooperativas de proprietários independentes, os “perueiros”. Das 161 linhas superlotadas, 76% são de perueiros.

A gestão Fernando Haddad (PT) estuda a possibilidade de aposentar a contratação de cooperativas na próxima licitação do transporte, prevista para este ano.

A Ocesp (organização das cooperativas de SP) diz que a medida contraria a legislação e pode aumentar os custos do sistema, uma vez que empresas têm mais gastos.

CONFORTO

Por ser uma medida teórica e baseada em estimativas, o índice de conforto dos passageiros de ônibus pode ser muito pior na prática.

É comum a cena de passageiros se espremendo para conseguir subir nos veículos pela manhã, e a superlotação está entre as campeãs de reclamação nos canais oficiais.

Outros levantamentos da própria SPTrans já apontaram lotação acima de oito passageiros por metro quadrado em algumas regiões.

No ano passado, um decreto de Haddad passou a usar o limite de seis passageiros por metro quadrado no transporte –antes, eram cinco.

Na prática, porém, a área técnica da SPTrans só aprova um aumento de frota quando a “performance operacional” da linha chega a sete por metro quadrado.

OUTRO LADO

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Por André Monterio e Felipe Souza

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