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Obras do BRT de Goiânia serão retomadas

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Durante reunião nesta segunda-feira, 29, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy (sem partido) anunciou junto ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) a retomada das obras do BRT, na capital.

A construção que foi iniciada em 2015 está paralisada desde junho do ano passado. Segundo Baldy, o reinício das obras será autorizado já “nos próximos dias”.

Também participaram da reunião o deputado federal Daniel Vilela (PMDB), o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Gilberto Occhi, a superintendente da (CEF) em Goiás, Marise Ferandes de Araújo, e auxiliares da Prefeitura e do Ministério.

Os representantes acordaram que o projeto será retomado dentro do programa Avançar, do governo federal, mais ainda não estabeleceram uma data definida para o início do serviço. A retomada das obras será fechada junto ao Ministério Público Federal (MPF).

Recursos

Em coletiva de imprensa, o ministro afirmou que “não faltará recurso do governo federal para atender as obras do BRT de Goiânia, de acordo com os contratos que estão vigentes, para que a população seja servida por esse modal”.

Além disso, destacou que “uma obra parada prejudica a economia, traz dificuldades para a população e para a administração”. Baldy ainda pontuou que os recursos serão liberados de acordo com as medições realizadas e toda a parte burocrática já está sendo viabilizada”, finalizou.

Conforme o prefeito, ainda não foi definido qual trecho da obra será retomado em primeira instância. “Nós vamos avaliar qual a necessidade, todos os aspectos técnicos, para saber por onde começar. Vai ser feito de acordo com a demanda da população, garantindo o cumprimento de um cronograma, que também vai ser discutido. O importante é que o governo federal nos deu todo o respaldo e a segurança para que todo o trabalho seja retomado”, afirmou.

Interrompida

Segundo a gestão municipal, a obra do BRT foi paralisada em meados de junho de 2014 e até o momento, já foram gastos R$ 63 milhões nas obras, orçadas inicialmente em R$ 244 milhões.

Lembrando que antes da última paralisação, a obra já havia sido interrompida por seis meses devido a uma dívida de R$ 11 milhões por parte da CEF ao consórcio formado pelas empresas EPC e WGV.

Na época, os recursos foram retidos após a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) apontarem que itens e materiais estariam acima e outros abaixo do preço.

Apesar destes impasses, Baldy afirmou após a reunião de hoje, que todos os problemas relacionados à planilha e que tornavam a situação da construção pendente já foram devidamente solucionados.

BRT

O projeto lançado em março de 2015 no governo de Dilma Rousseff (PT), promete atender 148 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia com 93 ônibus, sendo 28 articulados e 65 convencionais, em quatro linhas.

O corredor ligará as regiões noroeste, no Terminal Recanto do Bosque em Goiânia, e sudoeste, no Terminal de Integração Cruzeiro do Sul, na divisa com Aparecida. Entre as vias que estão entre o trajeto estão a Avenida Rio Verde, Avenida 4ª Radial, Avenida Goiás, Avenida Lúcio Rebelo e Rua Oriente.

Conforme a prefeitura, a expectativa é de que cerca de 120 mil pessoas possam usar o transporte diariamente.

Informações: Diário da Manhã
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Em São Luís, Ônibus articulados voltam as ruas depois de decisão judicial

o Consórcio Central, o Consórcio Upaon-Açu e o Consórcio Via SL foram notificadas a normalizar o sistema de transporte coletivo de São Luís. Desde o dia 12 deste mês, cerca de 21 veículos, entre eles os ônibus articulados, foram recolhidos das ruas, reduzindo a frota de circulação.

A determinação foi proferida pelo juiz titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha, Douglas de Melo Martins, na última quinta-feira, 24, em atendimento a uma ação de autoria da prefeitura de São Luís, ao alegar que a retirada de circulação dos articulados descumpre o contrato de concessão firmado com o município, e vem causando transtorno aos usuários do serviço, em razão do congestionamento gerado nos terminais de integração.

O Judiciário havia fixado multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por veículo articulado que estivesse fora de circulação. Os articulados já estão voltando a circular desde domingo, dia 28. “Consta dos documentos anexados ao pedido cópias de memorandos oriundos dos terminais de integração relatando a ausência de circulação dos ônibus articulados desde, pelo menos, o dia 12/01/2018. 

Consta também comunicação do Centro de Controle de Operações da Superintendência de Trânsito e Transporte da SMTT relatando que os veículos articulados não entraram em operação desde as 6 horas da manhã do dia 12/01/18”, ressaltou Douglas Martins na decisão.

Segundo o magistrado, a ausência de circulação dos ônibus articulados indicam descumprimento do contrato de concessão, uma vez que os veículos compõem a frota constante da proposta técnica apresentada pelas empresas quando concorreram à licitação, e foram relevantes para a classificação delas no processo.

Na decisão, o juiz transcreveu algumas obrigações das concessionárias constantes de cláusula dos contratos de concessão e que foram descumpridas, entre as quais: dispor de frota, equipamentos, acessórios, recursos humanos e materiais, de modo a permitir a perfeita execução dos serviços do contrato, do Edital, e seus anexos e proposta técnica apresentada, assim como manter todas as condições das propostas técnicas e econômicas apresentadas.

O Sindicato das Empresas de Transporte de São Luís (SET) informa que o recolhimento dos veículos, em especial os ônibus articulados, foi feita no referido período por se tratar de férias escolares, quando a demanda de passageiros no transporte público fica relativamente menor.

Algumas das empresas, no entanto, possuem atraso no pagamento  de aluguel dos ônibus articulados, o que implicou também na remoção.

Segundo o SET, desde a semana passada, antes de ser publicada a decisão, todos os 21 veículos já estavam de volta às ruas da capital.

Informações: O Imparcial
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VLT Carioca é aprovado por 92% dos usuários

domingo, 28 de janeiro de 2018

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha entre os dias 27 de novembro e 03 de dezembro aponta que 92% dos usuários do VLT Carioca avaliam o sistema de forma positiva (bom ou muito bom). Sete em cada dez passageiros recomendariam o VLT como uma forma eficiente de deslocamento. A avaliação supera a do ano passado, que apontava 88% de satisfação. Feita com 989 pessoas durante a operação das linhas 1 e 2, tanto nas paradas quanto nos veículos, a análise tem margem de erro de 3 pontos percentuais e índice de confiança de 95%.

“Encerramos o ano de 2017 com uma nova linha, mais paradas em operação e um usuário mais satisfeito, sem abrir mão de valores como segurança e eficiência. O resultado só nos motiva a continuar trabalhando e contribuindo por um Centro do Rio mais sustentável e conectado”, avalia o presidente da Concessionária do VLT Carioca, Rodrigo Tostes.

A rapidez foi apontada como o aspecto de maior importância (62%) para quem usa o VLT. E foi também um dos quesitos que mais evoluiu em relação ao último ano. Considerada boa ou muito boa por 81% dos entrevistados, o índice era de 56% em 2016. Conforto (93%) e segurança operacional (87%) foram outros aspectos avaliados acima da média. A confiabilidade, que analisa quesitos como tempo de espera e quantidade de paradas não programadas, subiu de 46% para 85%.

O Datafolha mostra que quase metade dos usuários (45%) utiliza o VLT com alta frequência (entre quatro e sete vezes por semana), sendo que mais de 50% andam no sistema pelo menos duas vezes por dia. O deslocamento para o trabalho (68%) é a principal razão de uso do modal. Para a maior parte dos entrevistados (72%) a viagem de VLT dura entre 5 e 20 minutos, com tempo médio de 13 minutos.

“Os dados mostram que o VLT está inserido na rotina da cidade e já se tornou um transporte relevante para agilizar deslocamentos. E apesar de ter também sua função turística, com toda a área histórica, museus e aquário, possui um peso importante no dia a dia de quem trabalha na região central da cidade”, complementa Tostes.

Informações: VLT Rio
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VLT que ligará a Parangaba ao Mucuripe, deverá ser concluído até o final deste ano

Previsto inicialmente para ficar pronto a tempo de atender a demanda da Copa de 2014, como um dos equipamentos de mobilidade urbana da Capital para o evento, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará a Parangaba ao Mucuripe, deverá ser concluído até o final deste ano, segundo planeja o governo.

O ramal terá 13,4 quilômetros, sendo 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro de trechos elevados. Ao todo, são dez estações: Parangaba; Montese; Vila União; Borges de Melo; São João do Tauape; Pontes Vieira; Antônio Sales; Papicu; Mucuripe e Iate.

Atualmente, o trecho que liga as estações Parangaba e Borges de Melo, cujas obras já foram concluídas, funciona em operação assistida, com transporte de passageiros de forma gratuita, das 6 horas ao meio dia, de segunda à sexta-feira. Enquanto o trecho entre as estações Borges de Melo e Iate segue em obras, com operação experimental (sem passageiros).

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), o trecho que corresponde à construção da passagem inferior da avenida Borges de Melo, as obras seguem com cerca de 90% dos serviços executados, com previsão de entrega no primeiro trimestre de 2018.

Quando estiver em operação, o VLT fará integração com a Linha Sul do Metrô de Fortaleza e com o terminal da Parangaba, enquanto a estação Papicu se integrará à Linha Leste do Metrô e ao terminal do Papicu. A previsão de demanda potencial do modal é de 90 mil passageiros por dia. "Estamos trabalhando para entregar paulatinamente até chegar ao Iate", informou o secretário de Infraestrutura do Estado, Lúcio Gomes. "E devemos entregar a obra até o fim do ano", prevê.

Iniciadas em novembro de 2013, as intervenções urbanas para a instalação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, que inicialmente faria a conexão entre o Centro e o bairro Edson Queiroz, acabaram sendo paralisadas em 2015 em virtude de reformulação do consórcio Cetenco-Acciona, executor original da empreitada.

No final do ano passado, porém, o governo decidiu encurtar a linha até o Papicu, como forma de viabilizar os recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Conforme informou a Seinfra, o Estado ainda aguarda a análise do BNDES sobre a proposta apresentada pela Secretaria e pelo Metrofor para reiniciar a obra. O documento encaminhado no final do ano passado pela pasta prevê a reformulação do projeto original, dividindo-o em duas etapas.

A primeira fase, objeto da proposta, contempla cinco estações, do Centro da cidade (Estação Tirol) até o Papicu, estação do mesmo nome. Esse trecho garante integração com as linhas Sul e VLT, do sistema Metrofor, e também com o terminais de ônibus da Prefeitura de Fortaleza.

A expectativa da pasta é de que o BNDES viabilize o financiamento R$ 1 bilhão ao Governo do Estado. Do restante do orçamento, R$ 673 milhões já estão garantidos pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, com a Caixa Econômica Federal sendo agente repassador, e outros R$ 186 milhões do Tesouro do Estado.

De acordo com a Seinfra, no entanto, o novo cronograma só poderá ser estabelecido após a manifestação favorável do banco. "Estivemos com a diretoria do BNDES, e o importante é que o cronograma financeiro está montado, com três fontes: BNDES, Caixa e Tesouro do Estado, que terá uma participação de 10%&quot, disse Lúcio Gomes.

Informações: Diário do Nordeste
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No Recife, Terminal da Copa de 2014 entra em operação na Copa de 2018

Com inauguração inicialmente prevista para 2014, por conta da Copa do Mundo, o Terminal Integrado Vereador Zezito de Malhagães Melo (III Perimetral), no Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, foi aberto à população neste sábado (27). A expectativa é de que o local opere com seis linhas de ônibus ao longo dos dias úteis, oferecendo 365 viagens feitas por 20 veículos, para atender a dez mil usuários do transporte público. (Veja vídeo acima)

A entrada dos ônibus acontece pela Avenida General San Martin, enquanto a saída dos coletivos é feita pela Rua Manoel Pereira. Durante os primeiros dias de funcionamento do terminal, uma equipe do Grande Recife Consórcio de Transporte fica disponível para tirar dúvidas dos passageiros.

De acordo com o consórcio, as linhas que atendiam locais como Avenida do Forte, Sítio das Palmeiras, Roda de Fogo, Torrões e Monsenhor Fabrício e faziam integração temporal nas estações de BRT da Avenida Caxangá passam a operar no Terminal Integrado da III Perimetral. Com isso, as linhas mudam de nome, mas mantêm o mesmo código.

Confira as linhas de ônibus que passam a circular pelo terminal:
2413 - Avenida do Forte/TI Caxangá (III Perimetral)
2415 - Sítio das Palmeiras/TI Caxangá (III Perimetral)
2416 - Roda de Fogo/TI Caxangá (III Perimetral)
2421 - Torrões/TI Caxangá (III Perimetral)
2422 - Monsenhor Fabrício/TI Caxangá (III Perimetral)
2444 - TI Caxangá (III Perimetral) (Av. Conde da Boa Vista)

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a ideia é que os usuários do transporte público façam a integração física para o BRT dentro do TI III Perimetral. Ainda é possível fazer a integração temporal, acessando a Estação Getúlio Vargas de BRT.

Os itinerários das linhas que circulam no terminal podem ser consultados na internet. Em caso de dúvidas, os passageiros podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Órgão, através do telefone 0800 081 0158. A ligação é gratuita. Também é possível fazer reclamações através do WhatsApp, no número (81) 99488-3999.

Obras atrasadas
Previsto para funcionar durante a Copa do Mundo de 2014, o terminal teve as obras iniciadas em 2013 e retomadas em 2017. "Tivemos problemas com a construtora e a obra foi retomada no ano passado. Foi finalizada ainda com os recursos que estavam previstos na Copa, inicialmente com R$ 8 milhões e depois com R$ 2 milhões na etapa final", explicou o diretor de Operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, André Melibeu. 

Informações: G1 PE
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No Recife, Linhas tem itinerários alterados na Ilha do Leite

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

O trânsito do bairro da Ilha do Leite, área central do Recife, será modificado a partir deste sábado (27). A Rua Frei Matias Teves passará a ser mão única no sentido Rua General Joaquim Inácio/Rua Francisco Alves e a Rua Estado de Israel também será mão única no sentido Praça Miguel de Cervantes/Rua General Joaquim Inácio. Com as mudanças, o Grande Recife modificará também o itinerário de linhas que trafegam por essas vias do bairro. Confira:

Sentido subúrbio/cidade:

013 - Jardim Beira Rio (Pina)

Novo itinerário:

...Rua Paissandu, Praça Chora Menino, Avenida Lins Petit, Rua General Joaquim Inácio, Rua Frei Matias Teves, Rua Antônio Gomes de Freitas, Rotatória Miguel de Cervantes, Rua José de Alencar, Rua do Jasmin, Rua dos Coelhos...

104 - Circular (IMIP)

Novo itinerário:

...Ponte José de Barros Lima, Avenida Governador Agamenon Magalhães, Acesso Av. Governador Agamenon Magalhães na 1ª “agulha”, Avenida Governador Agamenon Magalhães (Pista Local Leste), Rua João Asfora, Rua Frei Matias Teves, giro à direita na Rua Francisco Alves, giro à esquerda na pista local da Av. Agamenon Magalhães (ao lado da Ponte José de Barros Lima), giro à esquerda na Av. Beira Rio, giro à esquerda Rua Antônio Gomes de Freitas, giro à direita na Rua Francisco Alves...

Já no sentido cidade/subúrbio, mais linhas tiveram mudanças, veja:

013 - Jardim Beira Rio (Pina);

311 - Bongi (Afogados);

312 - Mustardinha;

332 - Totó (Abdias de Carvalho).

Novo itinerário:

...Rua dos Coelhos, Rua Cantor Francisco Alves, Praça Miguel de Cervantes, Rotatória Miguel de Cervantes, Rua Estado de Israel, Rua General Joaquim Inácio...

A linha 1982 Conjunto Beira Mar/Derby que trafega pelo local, também teve seu itinerário modificado:

Novo itinerário:

...Rua Beira Rio (trecho sob a Ponte José de Barros Lima), Rua Antônio Gomes de Freitas, (cruza a Rua Francisco Alves), Rua Antônio Gomes de Freitas, Rotatória Miguel de Cervantes, Rua Estado de Israel, Rua General Joaquim Inácio, Avenida Governador Agamenon Magalhães...
Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp para reclamações (99488.3999).

Informações: GRCT
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Tarifas de ônibus são reajustadas em Feira de Santana

A tarifa do transporte coletivo de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, ficou mais cara nesta sexta-feira (26). Para os usuários que pagam o valor em dinheiro, o aumento foi de R$ 0,32.

O valor da tarifa para a sede do município, bem como para os distritos de Jaíba, Maria Quitéria, Matinha, Governador João Durval Carneiro e Humildes passou de R$ 3,48 para R$ 3,80.

Quem faz o pagamento com o cartão Via Feira pagava R$ 3,32 e passa a pagar R$ 3,48 nesses locais. Já nos distritos de Bonfim de Feira, Jaguara e Tiquaruçu o valor é único e custa R$ 4,30.

Com o passe, estudantes têm direito a pagar meia passagem, que fica R$ 1,74 em Jaíba, Maria Quitéria, Matinha, Governador João Durval Carneiro e Humildes. Em Bonfim de Feira, Jaguara e Tiquaruçu, os estudantes passam a pagar R$ 2,15.

Usuários que fazem o pagamento com o cartão social também têm direito ao pagamento de meia passagem, mas somente aos domingos e feriados.

Informações: G1 BA
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Prefeitura de Fortaleza inaugura Terminal de Messejana neste sábado

A Prefeitura de Fortaleza anunciou nesta sexta-feira (26) que o Terminal de Messejana será inaugurado na manhã de sábado (27), com duas das três plataformas para ônibus funcionando no equipamento. A partir da meia-noite, a prefeitura inicia a transferência operacional dos ônibus do terminal provisório para o espaço definitivo.

Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), as novas paradas dos veículos foram distribuídas em duas das três plataformas construídas. Neste primeiro momento, apenas a plataforma central não estará em funcionamento.

A entrega da obra completa do Terminal de Messejana está prevista para abril deste ano, incluindo a nova praça construída em frente ao novo equipamento. Ao todo, 58 linhas operam no terminal, com circulação, em média, de 230 veículos por hora.

A Etufor comunicou que o espaço por onde vão circular os ônibus articulados será liberado posteriormente, oferecendo embarque e desembarque em nível, semelhante às estações dos corredores expressos de ônibus.

Central de Medicamentos
Além das plataformas, a Prefeitura de Fortaleza inaugura a sétima Central de Distribuição de Medicamentos em terminais de ônibus da capital. A central funcionará dentro do novo terminal de Messejana.

Também no sábado, será inaugurada uma unidade do Terminal Literário, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Com estantes abertas ao público, o cidadão fica livre para escolher os livros de seu interesse e devolvê-los após o término da leitura, podendo levar o exemplar para casa.

Informações: G1 CE
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Linhas 5-Lilás e 15-Prata do Metrô terão funcionamento interrompido neste fim de semana

A linha 5-Lilás ficará fechada neste domingo (28) entre 4h40 e 17h, para a realização de testes no novo sistema de controle. Ônibus da SPTrans farão o trajeto da linha gratuitamente, entre as estações Capão Redondo e Brooklin, mas é preciso fazer uma troca de carro na estação Santo Amaro. Os passageiros que utilizam o terminal de ônibus na estação Capão Redondo serão levados até às estações Campo Limpo e Santo Amaro por veículos da EMTU.

Já a linha 15-Prata fica fechada durante toda a operação comercial – das 4h40 à 0h – no sábado (27) e domingo (28). Ônibus gratuitos também serão disponibilizados aos usuários.

Retorno do feriado

Em função do feriado do aniversário de São Paulo, o Metrô também informou que na segunda-feira (29) as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha começarão a funcionar mais cedo, às 4h.

Informações: Metrô Jornal
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No Recife, Terminal da III Perimetral enfim começa a operar no sábado

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

O Terminal Integrado (TI) da III Perimetral, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, começa a funcionar no sábado (27). Batizado de terminal Vereador Zezito de Magalhães Melo e com nome operacional TI Caxangá (III Perimetral), o equipamento terá cinco linhas de ônibus alimentadoras, prevenientes do subúrbio, e uma troncal, com destino à avenida Conde da Boa Vista e operada por veículos do sistema BRT Via Livre. A obra deveria ter sido concluída em 2014, mas, após ser abandonada pelo consórcio construtor, passou anos paralisada. O terminal atenderá dez mil usuários por dia.

Vinte ônibus circularão diariamente, realizando 365 viagens. A entrada ocorrerá pela avenida General San Martin, ao lado do Hospital Getúlio Vargas. Já a saída será pela rua Manoel Moreira, dando acesso à avenida Caxangá. As linhas alimentadoras atenderão a avenida do Forte, Sítio das Palmeiras, Roda de Fogo, Torrões e Monsenhor Fabrício (veja abaixo).

Desde fevereiro de 2017, os ônibus que atendem a essas localidades seguiam só até a Caxangá e, lá, os usuários faziam integração temporal para continuar a viagem. Com a abertura do TI III Perimetral, no sábado, essa integração passará a ser física, ou seja, os passageiros apanharão o ônibus no bairro, desembarcarão no novo terminal e seguirão até o Centro em um BRT que partirá do TI.

A nova linha de BRT, 2444-TI Caxangá (III Perimetral)/Conde da Boa Vista, com ônibus climatizados e articulados, seguirá pelo corredor seletivo da Caxangá, retornando na avenida Guararapes. Essa operação não afetará a de outras duas linhas de BRT criadas em 2017 para fazer integração temporal com as cinco linhas alimentadoras que passarão a integrar no TI III Perimetral. São elas: 2441-EBRT (BR-101)/Conde da Boa Vista e 2443-EBRT (BR-101)/Derby.

De todo modo, a integração temporal seguirá disponível a quem não quiser desembarcar dentro do novo terminal. Basta descer na Caxangá e embarcar, em até duas horas, na estação de BRT Getúlio Vargas. “Mas cremos que a maioria dos usuários fará a integração dentro do terminal”, avaliou o gerente de Planejamento Estratégico do Grande Recife Consórcio de Transporte, Cícero Monteiro.

Além das seis linhas que entrarão em operação no sábado, o terminal pode ganhar mais quatro - uma interterminal até o TI Santa Luzia, outra até o TI Largo da Paz, uma circular até o Derby (sem passar pela avenida Caxangá) e uma alimentadora oriunda de San Martin.

Na quarta-feira (24), o terminal passava pelos últimos ajustes referentes à implantação de placas e à limpeza. Quando a obra parou, o equipamento tinha 80% de conclusão. Foi necessário fazer um estudo do que faltava concluir e relicitar o serviço, retomado em junho de 2017. O valor investido pelo Governo do Estado foi de quase R$ 1,8 milhão. "Ver tudo isso pronto é uma vitória para o Governo, que entrega o equipamento, e para a população, que conta com um terminal novo", disse o secretário executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Marcello Amynthas.

Linhas do terminal

2413-Av. do Forte/TI Caxangá (III Perimetral)
2415-Sítio das Palmeiras/TI Caxangá (III Perimetral) - aos domingos, a linha Roda de Fogo atenderá a comunidade
2416-Roda de Fogo/TI Caxangá (III Perimetral)
2421-Torrões/TI Caxangá (III Perimetral)
2422-Monsenhor Fabrício/TI Caxangá (III Perimetral) - atenderá à Estrada do Barbalho nos dias úteis
2444-TI Caxangá (III Perimetral)/Conde da Boa Vista - operará com veículos BRT

Informações: GRCT
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Em SP, Leilão da linha 15 é o novo alvo da CCR

Após levar, por R$ 553,9 milhões, a concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô de São Paulo a CCR planeja o próximo certame. Segundo o presidente da divisão de mobilidade urbana da companhia, Leonardo Vianna, o alvo será o monotrilho da linha 15-Prata.

“Nosso interesse não é construção, mas operação de linhas. Por isso temos interesse na linha 15 do metrô, que também é um monotrilho”, disse o executivo a jornalistas após a CCR vencer o leilão de concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro.

A licitação citada pelo executivo ainda está em desenvolvimento pelo Governo do Estado de São Paulo. Ano passado, o governador Geraldo Alckmin determinou a concessão de um trecho de 15,34 km com 11 estações.

A perspectiva de conclusão fica para março de 2021, com a entrega do trajeto entre São Mateus e Iguatemi. A estimativa é que as obras entre Oratório e São Mateus se dê este ano, sob cuidado do estado.

Martelo batido
O certame da semana passada foi vencido pela CCR com ágio de 185%, e Vianna comentou que a empresa pretende usar recursos próprios para pagar a outorga de R$ 553,9 milhões.

Ele explicou que a decisão de entrar no certame se deu pelo baixo risco das duas linhas. No entanto, ressaltou ter preocupação sobre o fornecedor de material rodante do monotrilho da linha 17. “A empresa (Scomi) tem pouco histórico em monotrilho, mas acreditamos que vai ser entregue dentro do cronograma.”

O prazo de concessão é de 20 anos e o contrato é de R$ 10 bilhões. Durante o período da concessão, a CCR terá que investir R$ 3 bilhões. A linha 5 terá 20,1 quilômetros, enquanto a 17, com tecnologia de monotrilho tem uma extensão de 7,7 quilômetros.

Por Paula Cristina e Reuters
Informações: DCI
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VLT Cuiabá - Um projeto que já consumiu mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos

Às vésperas da Copa da Rússia, que começa em julho deste ano, 20 obras da Copa de 2014 em Mato Grosso, que foram propostas durante a gestão Silval Barbosa (2010-2014) estão atrasadas ou “totalmente paralisadas”. Elas deveriam estar prontas para atender as demandas de mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande, na região Metropolitana, durante os jogos do mundial de 2014.

Entre elas está o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) - um projeto que já consumiu mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos e que foi paralisado em dezembro de 2014 antes mesmo da instalação integral dos trilhos -, também foi citado na reportagem. Wilson Santos, deputado estadual pelo PSDB que se licenciou do cargo para fazer parte da gestão Pedro Taques (PSDB), disse que o Governo prepara uma licitação internacional para tentar achar uma empresa que conclua o sistema de transporte.

Informações: Folhamax
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Entrega de 50 ônibus em Brasília inicia a renovação da frota

Prevista no programa Circula Brasília, a renovação da frota de ônibus que atende o transporte público da cidade teve início com a entrega de 50 veículos na manhã desta quarta-feira (24), no Palácio do Buriti.

“Esses veículos vão garantir mais qualidade e segurança para o transporte público do DF”, disse o chefe do Executivo local. Essa medida, segundo ele, somada a outras que estão em curso — como as obras do trevo de triagem norte, expansão do metrô em Samambaia, extensão do tempo de integração do Bilhete Único —, vão melhorar o serviço prestado à população.

Embora seja obrigatória no período de no máximo sete anos, a troca atual se dá com quatro anos de uso dos veículos. A antecipação ocorre para que a frota incorpore novas tecnologias.

Segundo a Secretaria de Mobilidade, os novos modelos têm biometria facial, sinal de sistema de posicionamento global (GPS) e um motor mais potente e econômico. A intenção é que todos os 2,7 mil ônibus sejam trocados, mas sem previsão de término.

O GPS será usado para fornecer os horários dos ônibus em tempo real por meio de aplicativo, de forma a dar mais conforto aos usuários.

Com as 50 unidades entregues hoje, as linhas da viação Piracicabana na bacia 1 serão renovadas. Elas atendem Planaltina, Guará, Sobradinho, Plano Piloto, Cruzeiro e Universidade de Brasília (UnB). Os novos ônibus começarão a circular na próxima segunda-feira (29).

Coordenado pela pasta de Mobilidade, o programa Circula Brasília engloba as iniciativas do governo de curto, médio e longo prazos para melhorar o setor.

Lançado em maio de 2016, o programa tem como prioridade concentrar investimentos no transporte coletivo e no não motorizado, como por bicicletas e a pé.

Melhorias no transporte público em Planaltina
A entrega de hoje ocorre após a reforma do terminal de Planaltina e a ampliação do Bilhete Único e dos pontos de compra e recarga dos cartões. Agora, os passageiros da região contam com mais linhas, mais horários e mais economia.

“O planejamento começa pela Bacia 1. Entregamos 50 novos veículos, um novo plano de circulação na cidade e implementamos bilheteria no terminal de Planaltina. Daqui para frente as melhorias serão frequentes em todo o DF”, disse o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno.

Cerca de 91 mil pessoas utilizam o terminal de Planaltina todos os dias. Elas vão contar com mais 246 viagens — até hoje, eram aproximadamente 555 — disponíveis diariamente. Com isso, o intervalo entre elas será reduzido, em média, 11 minutos.

Todas essas melhorias também fazem parte do Circula Brasília, principal programa de mobilidade urbana do Distrito Federal.

Informações: Agência Brasília
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Goiás tem o 5º transporte mais caro do Brasil

Levantamento realizado pelo Diário do Estado, revela que Goiás está entre as cinco cidades com transporte coletivo mais caro do Brasil. Goiânia, perde apenas para Campinas (SP) R$4,50; Jundiaí (SP) R$ 4,40; Curitiba R$ 4,25; Porto Alegre R$ 4,05; e Brasília R$ 4,00.

“Piada. Quatro reais é uma piada com a nossa cara”, essa é a descrição do carpinteiro Waldir Ferreira, 61 anos, em relação ao reajuste de R$ 3,70 para R$ 4,00 no valor da tarifa do transporte coletivo em Goiânia e região metropolitana, que começa a ser cobrado hoje. “Caro, inseguro, desconfortável e desumano. Pelo jeito que somos transportados, a passagem não deveria passar de dois reais.”, desabafa Renato Santana, vendedor autônomo, que faz pelo menos, três viagens por dia.

As consequências de um sistema de transporte coletivo caro e de baixa qualidade, vão além da questão de mobilidade urbana. Acabam por prejudicar o bolso, o corpo, a educação e a cultura do cidadão que sofre na pele os efeitos do estresse e da má qualidade de vida. A exemplo do carpinteiro, Luiz Mendanha Silva, 55 anos, que vivenciou inúmeras situações de risco e desrespeito no dia-a-dia do passageiro. “Pego oito ônibus por dia para ir e voltar do trabalho. Já caí ao descer do ônibus, porque o motorista não espera. Já fui assaltado. Já briguei com tarado querendo abusar de mulheres. Já perdi cliente por causa da espera pelo coletivo e já usei até guarda-chuvas dentro do ônibus para não molhar”, relata Luiz.

“O transporte público aqui é traumático. Não vale quatro reais nunca! Todos os dias acontece alguma coisa “ruim”, especialmente com quem está de pé, que além de se equilibrar, tem que ficar protegendo a bolsa de “malas” e o corpo dos tarados que ficam esfregando na gente”, conta a moradora do Parque Oeste Industrial, Solange Martins, 57 anos, que aproveitou os 40 minutos de espera, em uma parada de ônibus (porque o ponto de ônibus foi retirado há mais de dois anos e não foi substituído)-, na Avenida 24 de Outubro, para relatar um pouco de suas experiências à reportagem do Diário do Estado.

Manifestação na Praça da Bíblia

Indignados como o reajuste injusto e injustificável do bilhete, um grupo de passageiros afirma que haverá protestos contra o aumento da passagem, na manhã desta quarta-feira no Terminal Praça da Bíblia, região leste da cidade. “Todo mundo que entra no Eixo está sendo convidado para uma manifestação no terminal da Praça da Bíblia. Não podemos nos calar diante de tanta falcatrua e imoralidade. Precisamos mostrar que não concordamos. Que estamos insatisfeitos. ”, disse um jovem passageiro que articulava a ação durante viagem no Eixo Anhanguera, e pediu para não ser identificado.

O prefeito de Hidrolândia Paulo Sérgio de Rezende, que é presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), achou absurda que a CMTC alegue que os municípios tenham de instalar abrigos para os passageiros do transporte coletivo. “Os municípios estão penalizados todas as responsabilidades que as prefeituras têm. As colocações de abrigos têm de ser por parceria. A CMTC pode doar os abrigos e as prefeituras darem a manutenção. Não podemos assumir mais esta responsabilidade”.

Por Patrícia Santana
Informações: Diário do Estado
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No Rio, Tarifa de ônibus voltará a custar R$ 3,60

A Justiça do Rio concedeu liminar, nesta quarta-feira (24), determinando que as passagens de ônibus voltem a custar R$ 3,60. No fim de 2017, outra decisão havia baixado o valor para R$ 3,40. A Procuradoria Geral do Município do Rio assim que for intimada vai analisar o cabimento do recurso. Se houver cabimento, a procuradoria irá recorrer.

A juíza Roseli Nalin, da 15ª Vara de Fazenda Pública, atendeu pedido feito por quatro consórcios formado por empresas de ônibus. A magistrada manda que a população seja informada por 10 dias antes da aplicação da nova tarifa.

A decisão atende o sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus), que recorreu da redução para R$ 3,40. A magistrada considera o pedido "emergencial". Os consórcios alegaram em seus pedidos que oito empresas fecharam as portas e estão em iminente possibilidade de uma greve.

"Observo que a tarifa reconhecida não está vinculada a determinado período (2017 ou 2018) sendo ela fixada de forma emergencial", escreveu a magistrada.

Em nota, o consórcio Rio Ônibus informou que "vem alertando desde o início de 2017, o congelamento da tarifa, imposto pela Prefeitura em janeiro do ano passado, vem reduzindo gradativamente a capacidade das empresas de investir em manutenção e renovação da frota".

O Rio Ônibus informou ainda que "continua defendendo que uma auditoria independente indique o valor justo da tarifa, o que permitirá o equilíbrio econômico-financeiro do setor e a retomada dos investimentos, com a melhoria do serviço prestado à população do Rio. A omissão do poder público, que decidiu desrespeitar o contrato de concessão, compromete a qualidade do serviço e levará ao colapso o sistema de ônibus, responsável por transportar 4 milhões de pessoas por dia".

O consórcio informa que 12 empresas correm risco de encerrar as atividades. "Em 2017, duas empresas fecharam as portas (Santa Maria, em abril, e São Silvestre, em dezembro). Entre 2015 e 2016, outras seis empresas deixaram de operar. Como resultado, mais de 4 mil trabalhadores perderam o emprego. A cada empresa que fecha, os consórcios precisam assumir as linhas desatendidas. Porém, em curto prazo, o efeito cascata pode gerar o colapso do sistema", explicou a nota.

E complementa: "A defasagem do valor da passagem é clara: metrô, trens e barcas tiveram as tarifas reajustadas em 2017, ao contrário dos ônibus. Além disso, o valor cobrado atualmente no Rio é o menor entre capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Porto Alegre".

Informações: G1 Rio
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Maps.Me ganha rotas de metrô offline em Brasília e Salvador

O Maps.Me recebeu uma atualização que disponibiliza as rotas de metrô de 74 cidades em 40 países. No Brasil, apenas Brasília e Salvador têm acesso à função que mostra o mapa das linhas. Além disso, a nova versão do app traz uma função que permite aos usuários consultar sugestões de locais interessantes em um raio de até 2 km, mesmo sem acesso à internet.

O botão "Discovery" mostra atrações, cafés, restaurantes, bancos, mercados e outros estabelecimentos situados nas redondezas, e está disponível em todas as cidades brasileiras.

Android 8.1 mostra qualidade do Wi-Fi público antes de você conectar

A atualização do app traz ainda um recurso em parceria com a empresa de passeios Viator. Por meio de um ícone de binóculos são exibidas informações turísticas nas imediações, como dicas de atrações (museus, mirantes e parques) e de onde comer e beber.

“Esta abordagem nos permite resolver problemas de usuários reais e criar produtos verdadeiramente exclusivos. Nossa pesquisa mostra que cerca de 70% dos turistas usam o transporte público para se deslocar pela cidade”, declarou o presidente-executivo Eugene Lisovskiy em nota.

Assim como as rotas, os novos recursos também podem ser consultados offline. Para isso, basta ter acesso à internet na primeira vez em que usar o programa, o que permitirá o download dos mapas e informações que poderão ser consultados posteriormente.

Informações: TechTudo
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Liminar veta verba pública para conclusão da Linha 4 do Metrô

O governo estadual está proibido, desde esta segunda-feira, de repassar recursos para a conclusão das obras da Linha 4 do metrô. A decisão, em caráter liminar, divulgada pelo jornalista Ancelmo Gois, em sua coluna no GLOBO, foi tomada pela juíza Viviane Vieira, em exercício na 16ª Vara de Fazenda Pública da capital. Ela acolheu o argumento do Ministério Público estadual de que “o aporte de recursos tão vultosos na obra não tem fundamento de validade na realidade financeira e econômica do estado”.

O Ministério Público ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, depois que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) decidiu rever uma posição tomada em 2016 e liberar novos repasses para a conclusão do trecho até a Gávea, incluindo a estação do bairro. Para os promotores responsáveis pela iniciativa, não há sentido em repassar mais recursos depois que o próprio TCE apurou um superfaturamento de R$ 3,17 bilhões (valor corrigido) na obra. O governo estadual, no entanto, contesta o valor apurado pelo tribunal e garante que não houve sobrepreço.

Na decisão de ontem, a juíza Viviane Vieira lembrou o estado de calamidade pública no âmbito da administração financeira e a necessidade do redirecionamento do estado à adoção de medidas eficazes ao reequilíbrio de suas próprias contas, de modo a preservar direitos e garantias fundamentais. Para sustentar a medida, a magistrada destacou ainda que é incompatível “a busca do reequilírio das contas públicas com a contratação de novos empréstimos para a retomada da obras”.

CUSTO DE R$700 MILHÕES

Para a conclusão da Linha 4, é necessário completar 1,2 quilômetro do túnel que liga o Leblon à Gávea, além do terminar a estação vizinha à PUC, em custo estimado em R$ 700 milhões.

Os promotores argumentaram na ação civil pública que, embora seja uma concessão pública, o consórcio construtor, composto pelos grupos Odebrecht, Queiroz Galvão e Carioca Christiani, praticamente não investiu dinheiro nas obras, deixando todo o aporte de recursos por conta do governo estadual.

Informações: O Globo
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Curitiba terá novos biarticulados Volvo

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Depois de alguns anos sem ônibus novos, Curitiba, no Paraná, dá inicio à renovação da frota da cidade em 2018. A a primeira grande entrega será de 25 biarticulados Volvo, marca escolhida pelas empresas operadoras do transporte coletivo da capital paranaense.“A Volvo é especialista em sistemas organizados de transporte público em massa. Temos o orgulho de ter a melhor tecnologia, que traz mais conforto para passageiros e motoristas, menor custo de operação e maior confiabilidade. 

Estamos trabalhando nesta área nos últimos 30 anos. Isso não se constrói da noite para o dia”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. Os novos ônibus começarão a ser produzidos no início do ano. 100% do financiamento às empresas que fizeram a aquisição foi viabilizado por meio da Volvo Financial Services, braço financeiro da marca.
Os ônibus Volvo têm presença destacada no sistema de transporte de Curitiba. 

O biarticulado foi inventado pela montadora especialmente para atender uma demanda da cidade, nos anos 90. Desde então, a Volvo se especializou neste tipo de veículo, conquistando liderança absoluta neste mercado com uma tecnologia única de motor central, que traz capacidade e conforto superiores. Na América Latina, a frota circulante de biarticulados da marca é de cerca de 700 veículos, o que representa cerca de 99,9% de participação no segmento. Em Curitiba há 155 biarticulados Volvo em operação atualmente.

Nova geração de veículos

Os novos biarticulados de Curitiba são do modelo B340M Gran Artic, última geração de veículos da marca, com avançadas tecnologias de segurança e conforto. “O motor, o comportamento dinâmico no rodar e a eletrônica embarcada estão muito melhores nesta nova versão. Os passageiros e motoristas vão sentir a diferença.”, afirma Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil. Com 28 metros de comprimento, os novos ônibus de Curitiba transportam 270 passageiros. A montadora ainda tem uma versão com 30 metros e capacidade de 300 passageiros.

Os biarticulados Volvo têm motor central, posicionado abaixo do piso. É a melhor solução para associar alta capacidade de passageiros, conforto acústico e térmico. “Nossos veículos permitem aproveitamento total do espaço interno para transportar mais pessoas. Além disso, com o motor central o motorista não fica exposto diretamente a ruído e calor, que são um problema em veículos com motor grande como os biarticulados. O motor central é uma configuração que só a Volvo tem e que nos permitiu conquistar a confiança de todos os mercados que operam biarticulados na América Latina e em outros continentes”, assegura Todeschini. Atualmente os biarticulados da marca circulam em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Bogotá, Cidade da Guatemala, Quito, além da própria Curitiba. Este tipo de veículo roda também em vários países fora da América Latina.

Com ônibus articulados e biarticulados Volvo, o sistema de transporte de Curitiba passou a ser uma referência mundial. Batizado internacionalmente de BRT – Bus Rapid Transit – o modelo serviu de inspiração a muitas outras metrópoles como alternativa viável para a mobilidade urbana, especialmente em países em desenvolvimento. Atualmente, destacam-se na América Latina os BRTs de Bogotá, Cali, Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia. Todos operam veículos da marca Volvo.

Novas Carrocerias

Além dos benefícios dos chassis Volvo, os biarticulados de Curitiba terão carrocerias com novo design externo e melhorias no espaço interno, iluminação, portas entre outras.

Informações: Via Trolebus
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Governo Federal investirá R$ 330 milhões no Metrô DF

O Governo Federal investirá R$ 330 milhões para o metro do Distrito Federal. De acordo com o ministério das Cidades, o Governo do Distrito Federal vai licitar duas etapas do empreendimento Expansão e Modernização do Metrô – trecho de Samambaia e modernização da Linha 1 – e do Viaduto EPIG (Parque da Cidade/Setor Sudoeste), do Sistema de Transporte de Passageiros Eixo Oeste.

Os empreendimentos foram selecionados em 2012 no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Mobilidade Grandes Cidades).

Em um rápido discurso, Temer disse que o pleito atendia pedidos antigos de parlamentares do Distrito federal e que “mobilidade urbana é um dos grandes desafios do nosso tempo”. “Estamos renovando o país, colocando o país no século XXI”, afirmou.

O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, disse no discurso que a obra é “estratégica” e agradeceu o “apoio importante” dado pelo presidente Temer.

Informações: Isto É
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No DF, Prazo para atualizar cadastro do cartão especial é ampliado

O prazo para realizar a atualização de cadastro dos usuários do transporte público do DF com deficiência ou doença crônica que, por lei, dão acesso à gratuidade foi prorrogado para o dia 2 de março. O processo pode ser feito pela internet, no portal do Bilhete Único. O prazo anterior era o dia 31 de janeiro. 

Quem tiver dificuldades em fazer o cadastro ou não tiver acesso à internet pode procurar a Estação da Cidadania (112 Sul) ou um dos núcleos disponibilizados pela defensoria pública.

Extrato

A partir desta quarta-feira (24), o repasse dos extratos previdenciários poderá ser feito diretamente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

Com isso, o interessado não precisará se deslocar a uma agência do instituto. A mudança é fundamental para pessoas com deficiência que têm como requisito obrigatório apresentar o extrato como comprovante de renda.

Para que o repasse seja feito, o usuário dos cartões de pessoa com deficiência física tem de autorizar a transmissão dos dados em um dos postos da Defensoria Pública ou na Estação 112 Sul.

A facilidade beneficia quem não tem acesso à internet, já que é possível fazer a atualização pelo site do Bilhete Único e também imprimir o extrato pelo site do INSS.

Informações: DFTrans
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Começa a valer tarifa de R$ 3,55 para ônibus em João Pessoa

A tarifa de ônibus sobe de R$ 3,30 para R$ 3,55 em João Pessoa a partir desta segunda-feira (22). O valor já é o sancionado pelo prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PSD), três meses depois de ter passado por outro reajuste, sob determinação da Justiça, quando saiu de R$ 3,20 para R$ 3,30. O aumento é pouco maior que 7%, mais que o dobro da inflação que está em torno dos 3%.

Segundo a Prefeitura de João Pessoa, o valor aprovado no Conselho de Mobilidade Urbana foi de R$ 3,65, reivindicado pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur/JP). Porém, o prefeito sancionou um valor menor.

Segundo o superintendente de Mobilidade Urbana, Carlos Batinga, o levantamento técnico elaborado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) mostra que o principal impacto foi o aumento no preço do diesel, cujo acumulado alcançou a marca de 12,6%.

“A variação no preço do combustível é quem mais contribui para a adequação, seguida da redução do número de passageiros que utilizam o transporte público, que apresentou queda de 5,9%, além do aumento no salário dos operadores de transportes, que foi de 6%”, disse.

O Sintur-JP informou que o valor debitado nos cartões Passe Legal continua sendo de R$ 3,30 para créditos inseridos até o dia 21 de janeiro. O valor antigo, nessa condição, será debitado durante 30 dias após a entrada em vigor da nova tarifa.

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU) é formado por representantes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria Executiva do Orçamento Participativo, Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas, Caminhonetes, Escolares e Auxiliares de Condutores na Paraíba (Sindtáxi), Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros e Cargas no Estado da Paraíba, Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbano no Município de João Pessoa (Sintur), Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPB), Diretório Central dos Estudantes (DCE/UNIPÊ) e União Pessoense de Estudantes Secundaristas (Upes).

Informações: Portal Correio
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