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Campinas recebe 60 novos ônibus acessíveis para o transporte público

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Campinas recebe mais 60 novos ônibus para o transporte público coletivo municipal. Todos os veículos são acessíveis. Essa é mais uma ação de renovação da frota que atende o município. Com esses veículos, já são 180 ônibus entregues em 2014; e 248 em dois anos de governo Jonas Donizette.

“Nossa Administração trabalha com afinco para resolver os problemas de Campinas. Na área de Transportes, os desafios são grandes, mas estamos atuando para que o sistema seja mais eficiente. Além da renovação da frota, aumentamos o tempo de integração do Bilhete Único, implantamos o Passe Lazer e vamos criar o Bilhete Único Universitário, que reduz em 50% o valor da tarifa de ônibus”, revelou o prefeito Jonas.

A entrega dos novos ônibus beneficia 64 mil passageiros por dia, que utilizam 13 linhas do transporte público. Essas linhas percorrem o eixo da Avenida John Boyd Dunlop, regiões do Swift, Boa Vista, Nova Aparecida e Vila Padre Anchieta. A acessibilidade da frota agora atinge a marca de 70,1%, uma das mais altas do país.

Os 60 veículos são da empresa Expresso Campibus, que investiu R$ 18 milhões na nova frota. A apresentação dos ônibus foi realizada no final da manhã desta quinta-feira, dia 4 de dezembro na Pedreira do Chapadão (Praça Ulysses Guimarães).

Além do prefeito, também participaram do evento o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, secretários municipais, vereadores, empresários do setor de transporte, representantes de conselhos e lideranças municipais e operadores do sistema.

“É sempre uma grande satisfação realizar mais uma entrega de ônibus. Em apenas quase dois anos de governo do prefeito Jonas Donizette, a renovação da frota representou 1/5 do total de veículos do sistema. Isso demonstra a preocupação constante da Administração com a qualidade do transporte coletivo”, afirmou o secretário Carlos Barreiro.

Em seu discurso, o prefeito Jonas salientou as mudanças que o município vem experimentando. “Hoje Campinas é uma cidade diferente do que era há dois anos. Nós estamos resgatando a normalidade na cidade, que hoje tem controle e uma Administração que ouve o povo”.

Atendimento
A renovação da frota favorece 13 linhas de ônibus. Os veículos têm capacidade para 72 passageiros, sendo 28 sentados e 44 em pé. Todos os veículos são acessíveis, dotados de elevador para cadeira de rodas com acionamento elétrico e pneumático, espaço para cadeirantes, assentos preferenciais para idosos, obesos, gestantes, mães com criança de colo. Todos os ônibus também possuem cinco portas, permitindo a operação nos dois lados do veículo.

As linhas que recebem os novos veículos são:

2.22 – Jardim Florence I
2.23 – Satélite Íris III
2.24 – Residencial Sirius
2.28 – Princesa D’Oeste
2.29 – Jardim Florence II
2.30 – Ipaussurama / Carrefour Dom Pedro
2.52 – Parque São Jorge
2.53 – Swift / Vila Boa Vista
2.60 – Nova Aparecida / Shopping Iguatemi
2.63 – Terminal Padre Anchieta / Terminal Mercado I
2.64 – Vila Padre Anchieta
2.65 – Padre Anchieta
2.66 – Parque São Jorge / Hospital de Clínicas

Raio X
O sistema de transporte público coletivo Campinas possui 1.239 ônibus em operação, sendo 992 do sistema convencional e 247 do sistema alternativo. Deste total, 869 são acessíveis, representando 70,1% da frota.

A idade média da frota é de 4,5 anos. O município tem 202 linhas de ônibus, distribuídas em quatro áreas:

1) Área 1 (Azul Claro). Regiões: Ouro Verde, Vila União e corredor Amoreiras.

2) Área 2 (Vermelha). Regiões: Campo Grande, Padre Anchieta e corredor John Boyd Dunlop.

3) Área 3 (Verde). Regiões: Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia Campinas - Mogi Mirim e corredor Abolição.

4) Área 4 (Azul Escuro). Regiões: Nova Europa, Santos Dumont e aeroporto de Viracopos.

Nos dez primeiros meses de 2014, o sistema de transporte público registrou uma média de 634 mil passageiros por dia. São 15,8 milhões de passageiros por mês. Estima-se que essas viagens sejam realizadas, diariamente, por 240 mil usuários (pessoas).

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Tarifa de ônibus em Barra Mansa-RJ custará R$ 3

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, assinou ontem decreto municipal fixando os valores das tarifas de transporte coletivo em R$ 3 e R$ 1,50, com desconto. Os novos valores foram aprovados pelo Conselho Municipal de Transportes Coletivos e são válidos a partir do dia 14 de dezembro. O reajuste no valor das passagens é concedido anualmente, conforme previsto em decreto municipal de 2004. 

Nas últimas semanas, o aumento na tarifa do transporte público em Barra Mansa chegou a gerar discussão entre o Governo Municipal e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SindPass). O presidente da entidade que representa as empresas de ônibus da região, Paulo Afonso de Paiva Arantes, havia apresentado a proposta de aumento do valor de R$ 2,80 para R$ 3,30. Na ocasião, o prefeito Jonas Marins havia descartado o reajuste.

Em entrevista ao jornal A VOZ DA CIDADE, Paulo Afonso defendia a necessidade do aumento, explicando que os preços dos pneus, do óleo diesel e da energia haviam sofrido alta e que, por isso, era necessário registrar o peso na composição tarifária.  “São cerca de 80 ônibus com aproximadamente 400 pessoas trabalhando, que vivem direta e indiretamente deste serviço. Os salários dos profissionais também sofreram aumento. Precisamos pagar o 13º da categoria. Então, para manter o serviço em condições, tendo como volume mais de um milhão de passageiros transportados por mês, precisamos do reajuste”, defendeu ressaltando que, durante reunião que tratava do assunto, o prefeito chegou a demonstrar ‘irresponsabilidade’ ao negar a questão.

Para o prefeito, o aumento sugerido pelo SindPass era ‘injusto’ e ‘abusivo’. “Por mim, não seria dado aumento nenhum. Porém, por força de lei, tem que haver um reajuste anual, mas com critérios”, disse Jonas informando que existe o Conselho de Transporte que estuda a planilha e o próprio órgão reprovou o aumento. “As passagens em Barra Mansa nunca serão cobradas R$ 3,30,” destacou Jonas admitindo que seria estudado, no máximo, o reajuste da inflação.  Segundo o prefeito, Barra Mansa teve o menor índice de aumento de passagens no seu governo.

Informações: A Voz da Cidade

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Ministério das Cidades aprova obras de mobilidade urbana para Maceió

O Ministério das Cidades aprovou a inclusão de quatro obras de mobilidade urbana de Maceió no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Pacto pela Mobilidade.

De acordo com a Portaria N° 725/2014, publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia (20/11), foram inseridas no programa para investimentos e execução das obras as propostas: do Corredor de Ônibus – BRT (Bus Rapid Transit), sigla em inglês que significa Trânsito Rápido de Ônibus) da Av. Menino Marcelo; do Corredor de Ônibus – BRS Juca Sampaio / Muniz Falcão; Corredor de Ônibus – BRS Cachoeira do Meirim / Benedito Bentes; e Estudos e Projetos de Mobilidade Urbana – Projetos de Planos Inclinados.

O documento traz que, considerando a inclusão dos empreendimentos no PAC, pelo Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (CGPAC), as obras discriminadas contarão com transferências de recursos obrigatórias para serem executadas diante da Ação 10SS - Apoio a Sistemas de Transporte Público Coletivo Urbano do Programa 2048 Mobilidade Urbana e Trânsito.

Assim, os quatro projetos da Prefeitura de Maceió contarão com recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU); ficando também as obras do Corredor de Ônibus – BRT Av. Menino Marcelo, custeadas por Financiamento (FIN).

Custo das obras
Anunciadas pela presidente Dilma Rousseff (PT), em fevereiro deste ano, durante viagem à Maceió, as obras de mobilidade urbana da capital alagoana devem custar cerca de R$ 400 milhões. Segundo informações da Prefeitura de Maceió, o Corredor BRT que vai beneficiar a Avenida Menino Marcelo (Via Expressa), com estações de paradas, passarelas, área de passeio e arte, ciclovia e estação de integração, está avaliada em R$ 118 milhões.

Já a obra de urbanização da Avenida Cachoeira do Meirim, no Benedito Bentes, R$ 25 milhões, com a implantação de uma nova faixa exclusiva de ônibus e corredor de transporte coletivo que contará com estações, passarelas com elevador e escada rolante, passeios e ciclovia.

Ficando o eixo binário Norte/Sul que abrange as avenidas Juca Sampaio e Muniz Falcão, que será beneficiado com obras de mobilidade que inclui paradas de ônibus, passeios e ciclofaixa; avaliado em R$ 27 milhões.

Waldson Costa
Do G1 AL

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CET São Paulo vai implantar faixa em 'X' para pedestre atravessar no centro da cidade

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai implantar, na próxima segunda-feira (8), duas faixas de pedestres na diagonal em um cruzamento no Centro de São Paulo. Juntas, elas formam um 'X'.

A implantação será feita para pedestres atravessarem o cruzamento das ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo, que segue após o local como Avenida Brigadeiro Luis Antônio, perto do Largo de São Francisco.

Segundo a CET, o objetivo da faixa é "facilitar a vida dos pedestres". Ao invés de atravessarem as duas ruas para chegar à calçada oposta, será possível fazer a travessia de uma única vez.

O pedestre vai ganhar 28 segundos na travessia, ainda de acordo com informações da CET. O tempo médio de travessia em duas etapas é de 89 segundos. Na diagonal, vai cair para 61 segundos.

A CET informou ainda que vai implantar novas placas educativas e semáforos de pedestres para atender a nova situação. O projeto é piloto e vai servir de parâmetro para possíveis novas implantações na cidade.

Informações: G1 SP

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VLT em Natal é aprovado pelos passageiros‏

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

As viagens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Rio Grande do Norte foram iniciadas oficialmente na manhã de ontem, 2. A população aprovou as novas composições. O primeiro veículo saiu da estação da Ribeira com destino a Parnamirim às 8h16 e o segundo se dirigiu a Ceará-Mirim às 9h44.
O superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), João Maria Cavalcanti, informou que o veículo começa a operar em horários intermediários, que têm pouco fluxo de passageiros, mas será inserido gradualmente no horário comercial. “A ideia é que o VLT vá entrando no sistema, substituindo os trens atuais. Quando estiver tudo concluído serão 12 composições de VLT”, detalhou.

Cavalcanti contou que, ainda, é necessário modernizar todo o sistema, fazendo com que não existam mais limitações para a operação dos VLTs no Estado. Entre as obras previstas estão a reforma das estações existentes, criação de mais oito, além de reparo e substituição de parte da linha férrea e do apoio das linhas. “A expectativa é de até três anos para implantar todos os carros, mas faremos o possível para reduzir esse tempo”.

Com as mudanças, o número de passageiros pode aumentar, uma vez que os carros do VLT são bem mais confortáveis do que as locomotivas de trem. “Estudos não apontaram para uma super demanda de passageiros, mas se isso ocorrer, nós faremos estudos para avaliar o que poderá ser feito em relação a isso”, informou o superintendente da CBTU.

Inicialmente, operam duas composições, climatizadas e com capacidade de transportar 600 pessoas cada uma. Na linha norte, a viagem é entre Natal e Ceará-Mirim, enquanto na sul, entre Natal e Parnamirim.

USUÁRIOS

Entre os passageiros que utilizaram as duas composições do VLT na manhã de ontem, 2, o sentimento comum era de satisfação.

O casal Ubirajara Cândido e Maria da Conceição embarcou no veículo em Cidade Nova e chegou à estação da Ribeira por volta das 10h. Eles costumam utilizar o trem quase diariamente e consideram que houve uma melhoria muito grande. “Está ótimo. O VLT é tudo de bom, fazia tempo que a gente não tinha uma mordomia dessas”, disseram.

A aposentada Maria Júlia Fernandes saiu da Ribeira com destino a Ceará-Mirim e demonstrava muita animação ao entrar no veículo. “Está bom demais, mais bonito, mais alegre. Melhorou demais para a gente”, comemorou.

O educador físico Milton França Júnior também embarcou com destino a Ceará-Mirim e afirmou ter gostado do veículo, apesar de acreditar que o ideal seria um modal cujo funcionamento fosse elétrico e não a diesel. (Com informações do Portal G1 RN )

DADOS

HORÁRIOS DAS VIAGENS DO VLT

Natal/Ceará-Mirim: 9h44 – 12h40

Ceará-Mirim/Natal: 11h12 – 14h08

Natal/Parnamirim: 8h16 – 15h18

Parnamirim/Natal: 9h08 – 16h10

Preço da passagem: R$ 0,50

Informações: Gazeta do Oeste

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Juiz de Fora terá aplicativo para usuário monitorar ônibus coletivos‏

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Os usuários do transporte coletivo de Juiz de Fora terão à disposição, já a partir desta quinta-feira (4), um aplicativo gratuito que permite monitorar as linhas de ônibus da cidade em tempo real. A partir do programa, que é baixado em smartphones, o usuário poderá saber, por exemplo, quanto tempo terá que esperar até a chegada do seu ônibus, no ponto em que se encontra. O aplicativo também traz informações sobre os pontos, as linhas e suas locaizações. O programa é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), que fez o lançamento do projeto durante coletiva na tarde desta quarta-feira (3). 
De acordo com a Settra, todos os 5.200 pontos de ônibus do município foram mapeados. O aplicativo se chama CittaMobi, estará disponível para os sitemas Android e IOS e poderá ser baixado nas lojas virtuais dos sistemas. 

A ferramenta permite informar os pontos de ônibus mais próximos de onde o passageiro se encontra, ou em outro local desejado; disponibiliza as linhas que atendem a cada ponto da cidade, com a previsão de chegada dos ônibus com até duas horas de antecedência; informa se os ônibus são adaptados para deficientes; marca as linhas e pontos de ônibus preferidos ou mais utilizados; visualiza os arredores do ponto escolhido, com o recurso Street View, do Google Maps; informa os pontos de parada e o tempo previsto para se chegar a cada um dos pontos; possibilita habilitar um alarme para que o passageiro saiba que se encontra próximo do ponto onde irá descer; e informa todo o percurso da linha utilizada, quantos ônibus estão circulando nesse percurso no momento da consulta e onde se encontram.

O aplicativo faz parte do projeto "No Ponto", que compõe todo o sistema de monitoramento do transporte público em Juiz de Fora. Além da ferramenta para smartphones, o projeto inclui a Central de Controle e Monitoramento (CCM), que está em fase de implantação pela Settra. Tanto o aplicativo quanto a CCM operam através de dados recebidos via GPS.

Durante a coletiva na Prefeitura, também foi anunciado que as linhas do Bilhete Único serão expandidas. De acordo com Bruno Siqueira, outras seis linhas vão entrar em operação até o final deste mês. Atualmente, são quatro. A perspectiva é de que, até o fim do ano que vem, toda a cidade seja atendida com o Bilhete Único.

Informações: G1 Zona da Mata

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Guarujá tem uma das tarifas mais caras do Brasil‏

Desde segunda-feira (1º), Guarujá passou a ter uma das passagens de ônibus municipais mais caras da Baixada Santista. O guarujaense desembolsa R$ 3,20 – aumento de 14,28%. 
Com o reajuste, as tarifas ultrapassam os valores das outras sete cidades da região. Atualmente, os preços mais altos são cobrados em Santos e Praia Grande, ambas R$ 2,90.

Em Cubatão, o usuário paga R$ 2,85. Itanhaém e São Vicente também praticam os mesmos valores, R$ 2,60. O transporte público em Mongaguá custa R$ 1,90 e, por fim, a tarifa mais barata da Baixada está em Peruíbe, a R$ 1,70.

Para justificar o aumento de quase 15%, a Administração Municipal de Guarujá afirma que se baseou em um estudo envolvendo usuários do transporte público, associações de moradores, a própria Prefeitura, sindicato dos empregados e a concessionária.

“A elevação do valor dos insumos (pneus, peças, combustível, entre outros), bem como dois dissídios coletivos para os trabalhadores da categoria aumentaram os custos operacionais do serviço de transporte”, explica.

Além disso, a Prefeitura afirma que o aumento também resultará em investimentos. Está previsto que, até dezembro, todos os veículos da frota e os terminais da Cidade disponibilizem wi-fi gratuito. Mais 20 novos abrigos de ônibus também serão instalados até o final do ano, conforme a promessa da Administração.

Informações: A Tribuna On-line

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São Paulo vai estruturar e otimizar as 1.300 linhas de transporte coletivo existentes‏

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014


A Secretaria Municipal dos Transportes investirá em um novo plano de mobilidade para a cidade de São Paulo. Para isso, fechou um contrato de R$ 5,4 milhões com uma consultoria para reestruturar e otimizar as 1.300 linhas de transporte coletivo existentes.
De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, o estudo deve ficar pronto apenas em meados de 2016. A intenção é que o programa possa servir a capital paulista até 20 anos e que crie referências para o transporte coletivo, incluindo medidas já implantadas pela gestão Fernando Haddad (PT) e as que serão implementadas até 2016. 

Quem vencer a licitação e for elaborar a lista, deverá considerar a execução de obras previstas, como criação de corredores de ônibus e ciclovias, o não comprimento das metas e também a expansão das linhas de trem e metrô.

Informações: Estado de S. Paulo


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Tarifa de ônibus em Cuiabá pode aumentar dos atuais R$ 2,80 para R$ 3,00‏

Os empresários do transporte público de Cuiabá querem aumentar os preços das passagens dos ônibus e vans que circulam na Capital Mato-grossense. A passagem hoje custa R$ 2,80 e eles querem que o preço passe dos R$ 3,00, alegando custos com o óleo diesel e a manutenção dos veículos.
O pedido de aumento nas tarifas do transporte público foi entregue pelos empresários à Secretaria Municipal de Transportes Urbanos – SMTU. Eles solicitam a realização de um novo cálculo tarifário. No pedido argumentam que “faz muito tempo que não se tem um reajuste na Capital e as empresas estão sofrendo prejuízos com o custo dos preços dos combustíveis e da manutenção da frota, além do salários dos empregados, que vem tendo aumento anual”.

Ainda de acordo com os empresários, o aumento da tarifa concedido em março deste ano para R$ 2,80 foi além da realidade do mercado. A categoria não cita valores que seriam adequados, mas informa que o preço tem de ser superior a R$ 3,00

A categoria empresarial, formada pelo MTU ressalta ainda que o estudo de análise de aumento é fundamental para que os empresários não sofram mais com problemas financeiros, possam pagar seu funcionários e não corram o risco de falência.

A solicitação será encaminhada para o Conselho Municipal de Transportes, órgão encarregado de definir o novo valor da tarifa. Depois terá de ser entregue para o prefeito Mauro Mendes, que vai decidir se sanciona ou não o aumento

Informações: 24 Horas News


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Metrô Rio começa a vender bilhete para Réveillon‏

Começam a ser vendidos nesta quarta-feira (3) os bilhetes especiais do metrô para o Réveillon no Rio. Serão colocados à venda 143 mil cartões, sendo 104 mil de ida e volta para Copacabana, na zona sul, 26 mil só de ida e 13 mil para a volta.

O bilhete especial pode ser comprado nos guichês e pela internet. A venda presencial, feita somente em dinheiro, vai até o dia 24 de dezembro em sete estações. A partir de 25 de dezembro, a venda vai se concentrar em quatro estações.

Também nesta quarta, será lançado o hotsite oficial Réveillon MetrôRio. Na página, os clientes poderão checar a disponibilidade de cartões por horário e conferir todos os detalhes da operação.

Informações: G1 Rio

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Ônibus de Maceió ganham sistema de monitoramento via smartphones‏

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Quem utiliza o transporte público coletivo em Maceió não precisa mais se apressar presumindo que o ônibus irá passar a qualquer momento. A partir desta segunda-feira (1º), a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), disponibiliza gratuitamente o aplicativo CittaMobi, que permite a localização dos ônibus via GPS. O lançamento oficial do aplicativo aconteceu na sede da SMTT, no bairro do Tabuleiro do Martins.
O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS ou através do site.  O CittaMobi mostra a localização do usuário por meio do GPS do smartphone, indica os pontos de embarque e desembarque mais próximos, as linhas que passam pelo local, o percurso que o ônibus faz pela cidade e a localização do coletivo em tempo real.

Em junho, a prefeitura determinou um prazo de 60 dias, por meio de uma portaria no Diário Oficial, para que as empresas de ônibus que atuam na capital instalassem equipamento de GPS e desenvolvessem um aplicativo para o sistema de monitoramento da frota, pela necessidade de um controle efetivo e preciso da regularidade do tráfego dos ônibus.

Também nesta manhã, foi lançada a sala de videomonitoramento dos transportes coletivos, que funcionará na sede do órgão. Segundo a SMTT, a sala fará a fiscalização diariamente de toda a frota de ônibus da cidade e do cumprimento dos itinerários, horários de chegada e saída dos terminais.

Informações: G1 AL

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Ônibus de Macapá terão câmeras de monitoramento, catracas dianteiras e o 'botão do pânico'‏

Órgãos de segurança e do trânsito de Macapá definiram em reunião realizada no dia 25, que os ônibus que circulam na capital terão câmeras de monitoramento, catracas dianteiras e o 'botão do pânico', um mecanismo de ligação direta com a polícia. As mudanças foram acertadas após o aumento de registros de assaltos aos veículos na cidade.
As alterações deverão ser feitas pelas empresas, através do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap). O prazo para as mudanças será definido a partir de um decreto que deverá ser publicado em dezembro no Diário Oficial do Município, conforme informou a diretora da Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac), Cristina Badinni, nesta quinta-feira (27). Ela ressaltou que a intervenção deve ocorrer até janeiro de 2015. Os primeiros veículos que passarão pela implantação serão os que circulam na Zona Norte da capital, onde ocorrem mais casos de assaltos.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Amapá (Sincotrap), Genival Cruz, disse que as alterações são necessárias para garantir a integridade dos trabalhadores.

“A mudança da catraca, por exemplo, é uma medida de saúde para a nossa categoria. A gente já havia pedido essa mudança há um tempo pela prefeitura, mas até então não tínhamos obtido resposta alguma”,falou.

O diretor do Setap, Artur Sotão, disse que o “botão do pânico” já é usado nos coletivos que fazem linha ao município de Santana, distante 17 quilômetros de Macapá, e os resultados são considerados satisfatórios.

“Não há como fazer essas alterações em todos os ônibus de uma só vez. Essas mudanças serão gradativas e, como foi decidido, elas vão ocorrer nas áreas de maior risco”, reforçou.

A novidade nos transportes coletivos de Macapá, o "botão do pânico", será instalado no interior dos veículos. O mecanismo poderá ser acionado em caso de emergência pelo motorista ou cobrador. O sinal de alerta será repassado diretamente pela polícia através de um sistema de comunicação.

Por Cassio Albuquerque
Informações: G1 AP
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