Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em São Paulo, Subsídio as empresas de ônibus deve chegar aos R$ 2,3 bilhões em 2016

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O subsídio da prefeitura de São Paulo às empresas de ônibus cresceu 287,5% desde 2009, cinco vezes mais do que a inflação acumulada no período, de 55,32%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O subsídio, que totalizou R$ 808 milhões em 2009, deve chegar aos R$ 2,3 bilhões em 2016. Apesar do aumento do preço da tarifa para R$ 3,80, os usuários pagarão, no total, menos do que em 2015.

No ano passado, a planilha tarifária previa que os paulistanos pagassem, por mês, R$ 376 milhões dos gastos de transporte, que totalizaram R$ 598 milhões. Em 2016, o custo do sistema aumentou para R$ 645 milhões, mas a previsão da SPTrans, empresa municipal que gerencia o sistema, é que os usuários contribuam com R$ 363 milhões.

Segundo o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, São Paulo, ao lado de Brasília, é uma das exceções no Brasil em relação ao financiamento do transporte público. Em geral, os subsídios são residuais. “O transporte público no Brasil basicamente é financiado pela arrecadação tarifária. O forte no Brasil é tarifa”, diz Carvalho.

De acordo com a SPTrans, cada passageiro na capital paulista teria de pagar R$ 5,71 caso não houvesse o subsídio à tarifa. A prefeitura atribui o aumento ao subsídio, principalmente, à expansão das gratuidades.

Informações: Agência O Globo

Leia também sobre:

Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Em São Paulo, Subsídio as empresas de ônibus deve chegar aos R$ 2,3 bilhões em 2016

Transporte coletivo ainda está longe de ser integrado na Baixada Santista

A integração dos sistemas municipais e intermunicipal de transportes está longe de se tornar realidade na Região Metropolitana da Baixada Santista. Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a integração está prevista até dezembro deste ano. No entanto, em contato com as prefeituras, o Diário do Litoral apurou que, dos nove municípios, apenas um já possui o convênio. O restante não iniciou as tratativas para a parceria ou aguarda o avanço das negociações com a estatal.
Foto: Matheus Tagé/DL

Em julho do ano passado, a EMTU assinou contrato de Parceria Público Privada (PPP) com o Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista, concedendo a operação do Sistema Integrado Metropolitano, que contempla as linhas metropolitanas regulares de ônibus e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), incluindo a expansão dos serviços em toda a Região. A concessão também prevê o fornecimento de equipamentos e sistemas de controle operacional de veículos – ônibus e VLTs - e a implantação de bilhetagem eletrônica.

Santos, município por onde o VLT passa, informou que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) tem estudos em andamento visando a futura integração dos coletivos municipais com o VLT, porém depende de definições da EMTU.  Segundo a Administração Municipal, o assunto vem sendo analisado em conjunto com a empresa, uma vez que a integração nos ônibus de Santos será consequência da realizada no sistema coletivo intermunicipal.

Ainda de acordo com a Prefeitura, no Município haverá integração temporal e tarifária, que permitirá que o passageiro, utilizando o Cartão Transporte, desembarque em qualquer ponto de parada e mude de ônibus, dentro de um determinado período, sem precisar pagar outra passagem (independentemente de utilizar o VLT). A Administração Municipal não informou quando esse novo sistema vai entrar em vigor.

A Prefeitura de São Vicente, que também conta com o VLT, foi questionada sobre a integração do sistema municipal com o intermunicipal, mas até o fechamento desta edição não encaminhou resposta.

Sem VLT

Se a integração ainda caminha a passos lentos nos municípios com o VLT, nas outras cidades a situação é a mesma ou pior. Cubatão, por exemplo, informou que “não há na cidade lei ou convênio referente à permissão da integração do sistema municipal com o intermunicipal”.  

A situação é a mesma em Mongaguá. Segundo o Departamento Jurídico da Prefeitura não há tratativas em curso junto à EMTU acerca da integração de sistemas de transportes. O Município não conta com integração municipal.

Em Itanhaém, o sistema municipal de transporte também não permite integração com o sistema intermunicipal de transporte.  Segundo a Prefeitura, um processo licitatório está em andamento para a contratação de uma nova empresa de transporte público, que, entre as exigências, está a implantação do Bilhete Único Municipal.

A Prefeitura de Guarujá informou que ainda não existe um sistema de integração intermunicipal com a EMTU na Cidade. Segundo a Administração, há intenção de iniciar um sistema de integração municipal e intermunicipal com a nova concessão do transporte público, mas ainda necessita avançar em diversas tratativas e por isso não há prazo para ser iniciada.

 A Cidade já possui um sistema de integração temporal em seu transporte público, onde o usuário pode pegar até três linhas diferentes em um intervalo de 1h30 pagando apenas uma passagem. Este sistema é válido para as pessoas que possuem o cartão de transporte.

A Prefeitura de Bertioga informou que está buscando a renovação do convênio com a EMTU para a integração do sistema municipal com o sistema intermunicipal. A Administração disse que está implantando nos bairros o Sistema Integrado de Transporte (SIT), que inclui linhas alimentadoras no transporte público municipal.

Praia Grande é o único município da Região que conta com integração do sistema municipal com o intermunicipal. Segundo a Prefeitura, a ação possibilita que a pessoa pegue dois ônibus, pagando um valor mais baixo utilizando o cartão transporte dentro dos terminais rodoviários Tude Bastos e Tatico. O sistema de integração pode ser realizado também em qualquer ponto da Cidade dentro do período de 1 hora desde o primeiro embarque.

A Prefeitura de Peruíbe não se manifestou até o fechamento desta edição.

por Daniela Origuela
Informações: Diário do Litoral

Leia também sobre:

Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Transporte coletivo ainda está longe de ser integrado na Baixada Santista

Tarifa de ônibus sobe para R$ 3,80 em São José dos Campos

A passagem de ônibus ficou mais cara neste domingo (24) em São José dos Campos (SP). Com o reajuste de 11,7%, a tarifa passou de R$ 3,40 para R$ 3,80.

O valor põe o transporte coletivo de São José entre os mais caros do país. A passagem é a mesma que a das capitais São Paulo e Rio de Janeiro - nas duas cidades o valor é parcialmente subsidiado pelas prefeituras.

De acordo com a prefeitura, o reajuste autorizado no último dia 15, acompanha o índice da inflação no último ano e está abaixo do valor pedido pelas concessionárias. O último reajuste da tarifa dos coletivos em São José foi há um ano, ocasião em que o aumento foi de 13%.

Domingo
Aos domingos, quem usa o cartão de transporte paga mais barato, R$ 3,30. Quem fizer o pagamento em dinheiro vai ter que desembolsar o novo valor.

Informações: G1 Vale do Paraíba e Região

Leia também sobre:

Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Tarifa de ônibus sobe para R$ 3,80 em São José dos Campos

Prefeitura de Blumenau rompe contrato com consórcio Siga

Os moradores de Blumenau, no Vale do Itajaí, devem ficar ao menos uma semana sem transporte público. Depois do rompimento da prefeitura com o Consórcio Siga no sábado (23), um transporte alternativo ainda não está funcionando nesta segunda-feira (25). De acordo com o prefeito Napoleão Bernardes, uma licitação para contratar uma nova empresa já está em andamento e até 1º de fevereiro uma empresa deve ser contratada em caráter emergencial.

A prefeitura pretende chamar empresas de vans e micro-ônibus para oferecer o serviço de transporte alternativo para a população durante esta semana.

“Estamos em uma operação de guerra, providenciando, o mais tardar na terça, a contratação de uma nova empresa que venha prestar esse serviço. Esses dias de transição trazem transtornos, mas a expectativa é de mais segurança para os funcionários e para os usuários do transporte que vão ter certeza de que poderão contar com os ônibus, sem paralisação”, afirma Bernardes.

No (23), o município rompeu o contrato com o consórcio Siga, operado pelas empresas Verde Vale, Nossa Senhora da Glória e Rodovel desde 2007. O prefeito disse ao Bom Dia Santa Catarina nesta segunda-feira que não poderia mais tolerar as paralisações dos serviços.

“Tomamos a decisão mais drástica. Não tínhamos como manter esse contrato, em virtude de uma série reiterada de descumprimentos contratuais. Nos últimos meses, foram sete paralisações e uma greve”, diz Bernardes.

De acordo com o prefeito, ainda no sábado foi aberta uma licitação para contratação de uma nova empresa de transporte coletivo, que deve assumir até 1º de fevereiro a prestação de serviço emergencialmente. “Há também a questão da demissão dos funcionários para a futura readmissão em um contrato de trabalho mais seguro e estável, para esses funcionários que não vinham recebendo em dia seus salários”, afirma o prefeito.

Consórcio pretende recorrer
O advogado do consórcio Siga Antonio Carlos Marchiori afirma já ter se reunido com dois dos empresários que operam o transporte de Blumenau e que na manhã desta segunda-feira (25) encontrará com o terceiro.

“Os empresários já deram uma sinalização clara de que não pretendem aceitar a ruptura do contrato sem indenização, porque eles insistem em trazer a público a causa do problema, a falta de remuneração do sistema, falta de tarifa adequada para pagar os serviços. O consórcio já tentou um diálogo com a prefeitura para aumentar a tarifa, mas nunca houve abertura para esta negociação”, afirma Marchiori.

Segundo o advogado, um laudo emitido pela prefeitura em 2012 apontou um déficit tarifário de R$ 43 milhões no consórcio. “Esse fato não sairá da nossa perspectiva. Isso será levado ao judiciário, à opinião pública. Esse contrato está sendo rescindido por culpa da prefeitura”, afirma Marchiori.

Empresas podem quebrar
O advogado diz que as empresas não estão pensando em um valor para a indenização, o objetivo é continuar trabalhando. "Se o município reconhecer que o valor da tarifa é pouco, não há dúvida de que o sistema pode se sustentar. A prefeitura optou pelo caminho mais simples para ela, mas que é mais doloroso para as empresas, que vão quebrar. Duas das empresas são de Blumenau e serão seriamente prejudicadas”, afirma Marchiori.

O contrato de prestação de serviço do Consórcio Siga com a prefeitura de Blumenau tem vigência até 2027, com possibilidade de prorrogação por mais 10 anos.

“Se a prefeitura não mudar a política tarifária, não adianta contratar outra empresa, que enfrentará o mesmo problema. Não há sustentação se a tarifa não for ajustada”, afirma o advogado.

Intervenção
Em junho, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) já havia pedido à Justiça que notificasse o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, sobre a situação do Consórcio Siga. No documento, o MPSC diz que existem indícios de que a empresa não tinha mais condições financeiras para manter o serviço tal como previsto no contrato.

Em novembro, a prefeitura de Blumenau, por meio de decreto, fez uma intervenção temporária no Consórcio Siga. Em dezembro, foi criada uma comissão especial, e no mesmo mês começou o processo administrativo para apurar a situação do consórcio, que resultou na medida anunciada neste sábado (23).

Informações: G1 SC


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Prefeitura de Blumenau rompe contrato com consórcio Siga

No Recife, Faixa exclusiva de ônibus da Avenida Conselheiro Aguiar entra em operação

A partir desta segunda-feira (25), a faixa exclusiva de ônibus da Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, começa a funcionar. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a implantação de mais uma Faixa Azul foi viabilizada com a abertura da pista leste da Via Mangue, no sentido Boa Viagem/Centro, realizada na última quinta-feira (21). No total, 39 linhas de ônibus, que transportam cerca de 145 mil passageiros por dia deverão passar pelo local.

A Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar terá início no cruzamento com a Rua Barão de Souza Leão e se estenderá até a Avenida Antônio de Góes, na altura do túnel Josué de Castro (túnel do Pina). O trecho tem 5,8 quilômetros. A exemplo das outras faixas azuis implantadas na Avenida Mascarenhas de Moraes, Avenida Engenheiro Domingos Ferreira e nas Ruas Cosme Viana e Real da Torre, a faixa da Avenida Conselheiro Aguiar irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h.

Cerca de 110 placas de sinalização estão sendo colocadas em toda a extensão do corredor, além da sinalização horizontal, regulamentando a nova Faixa Azul. Os ônibus poderão realizar a ultrapassagem pela faixa mista quando outro coletivo estiver parado para embarque e desembarque de passageiros. Já os demais veículos poderão entrar no corredor apenas quando forem acessar lotes ou realizar o giro à direita.

A CTTU deverá realizar um trabalho de orientação aos condutores até o dia 1º de fevereiro. Após esse período, aqueles que forem flagrados transitando irregularmente na Faixa Azul serão autuados e receberão multa gravíssima, no valor de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A fiscalização será inicialmente realizada pelos agentes de trânsito e, posteriormente, por equipamento eletrônico. Os táxis com passageiros estão autorizados a utilizarem a faixa.

Números
Com a implantação da Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar, são 29,1 quilômetros de faixas exclusivas na cidade. Agora, no total, Recife passará a ter 50,3 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus. Segundo a prefeitura, a ação vai beneficiar, diariamente, mais de 500 mil usuários de transporte público.

A estimativa é que o tempo de viagem seja reduzido significativamente como ocorre no percurso da Faixa Azul da Avenida Herculano Bandeira/Avenida Engenheiro Domingos Ferreira. Segundo a CTTU, a velocidade média dos coletivos aumentou 118% após a implantação da melhoria, passando de 11.5 km/h para 24.1 km/h.

Informações: G1 PE


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - No Recife, Faixa exclusiva de ônibus da Avenida Conselheiro Aguiar entra em operação

Construção do terminal do trem Maglev será iniciada em Tóquio

A Central Japan Railway dará início a construção, na próxima semana, de um terminal em Tóquio para o trem de alta velocidade Maglev.

O trem de levitação magnética chega a alcançar 500 quilômetros por hora. A empresa planeja ter os primeiros trens em funcionamento até 2027.

O Maglev ligará Tóquio a cidade de Nagoya na região central do Japão, cerca de 300 quilômetros de distância, em apenas 40 minutos.

A empresa ferroviária informou que o terminal será construído a 40 metros abaixo da estação do trem-bala Shinkansen em Shinagawa.

Fonte: News On Japan

Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Construção do terminal do trem Maglev será iniciada em Tóquio

Ônibus 100% a bateria serão a novidade na 11ª edição do Passeio Turístico no aniversário de São Paulo

Dois ônibus a bateria serão a atração do 11 ª Edição do Passeio Turístico, até então destinado somente aos trólebus. O trajeto incluirá os principais cartões postais da capital, na região central, no feriado do dia 25 de janeiro. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Transportes, por intermédio da São Paulo Transportes (SPTrans) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e São Paulo Turismo (SPTuris).

O passeio será gratuito, dura 40 minutos e revela um outro olhar para a arquitetura e desenho da cidade com seus edifícios, monumentos históricos e patrimônios culturais. A primeira saída está marcada para 9h.

Um dos modelos a bateria tem 12 metros de comprimento e o outro possui 15 metros. Ambos já estão em testes na ruas de São Paulo. Por sua característica, além de não serem poluentes, não completamente silenciosos e confortáveis. Há, ainda, mais 12 coletivos, trólebus, que farão o percurso.

A programação é de que saia um ônibus a cada quatro minutos com todos os passageiros sentados.

Assim como nos dois últimos anos, o tom de nostalgia ficará garantido com a participação do grupo Trovadores Urbanos, que se apresentará antes do ponto de partida, e chegada, no Páteo do Colégio.

REALIZAÇÃO
O Passeio Turístico de Trólebus é promovido pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT), São Paulo Transporte (SPTrans), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e São Paulo Turismo (SPTuris), com apoio da Ambiental Transportes Urbanos, Viação Gato Preto, SPUrbanuss, Páteo do Colégio, Polícia Militar, Subprefeitura da Sé, e secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, de Cultura e de Governo Municipal.
  
Ficha técnica

Dia: 25 de janeiro
Horário: das 09h às 15h
Local de saída e chegada dos ônibus: Páteo do Colégio
Duração do passeio: 40 minutos

Informações: SPTrans

Leia também sobre:
READ MORE - Ônibus 100% a bateria serão a novidade na 11ª edição do Passeio Turístico no aniversário de São Paulo

CBTU João Pessoa registra crescimento de 18,6%

A CBTU João Pessoa fechou o ano de 2015 com um crescimento da ordem de 18,6% em relação ao ano de 2014. No ano passado, a Companhia transportou 1,950 milhão contra os 1,650 milhão registrados em 2014. De acordo com dados operacionais, a CBTU recebeu mais 306,4 mil novos usuários nos últimos doze meses e a mais 131,2 mil computados em 2013. Em relação a 2013, a CBTU registrou um crescimento da ordem de 7,2%. E para 2016 a Companhia espera aumentar em 10% o número de passageiros transportados.

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o aumento na tarifa dos ônibus urbanos e intermunicipais aparecem como os principais fatores desse crescimento. “O conforto, a rapidez e a economia que o transporte ferroviário proporciona aos usuários tem sido um grande atrativo na escolha desses passageiros. Também não podemos esquecer que no ano passado tivemos uma maior regularidade e pontualidade nas viagens”, afirma o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto.

Informações: PB Agora

Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - CBTU João Pessoa registra crescimento de 18,6%

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960