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Em Belo Horizonte, Motoristas de ônibus protestam por melhorias salariais e param o trânsito
sexta-feira, 9 de março de 2012Uma manifestação de motoristas e trocadores de ônibus complicou o trânsito no fim da manhã desta sexta-feira (9) na avenida Amazonas, altura do Barro Preto. De acordo com a BHTrans, o protesto ocorreu no cruzamento com a avenida do Contorno e testou a paciência dos condutores.
Em seguida, os manifestantes seguiram para o quarteirão fechado da avenida Afonso Pena com a rua Rio de Janeiro. Eles aguardam uma reunião que está marcada para as 14h com o prefeito Marcio Lacerda. Possíveis paralisações serão decididas apenas às 16h, em nova assembleia da categoria.
Conforme a companhia de trânsito, o movimento é normal nas principais ruas e avenidas da capital.
Exigências - De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte (STTRBH), houve uma assembleia durante a manhã e o estado de greve, decretado em 28 de fevereiro, foi mantido.
Na última reunião, os patrões ofereceram um reajuste salarial de 13% para motoristas e cobradores - antes a oferta era de 10 % - porém, o aumento está condicionado a um aumento de 20 minutos na jornada de trabalho, o que desagradou a categoria.
O que o STTRBH reivindica é um reajuste salarial de 49%, 30 folhas de tíquete-alimentação no valor de R$ 15, a instalação de banheiros femininos nos pontos finais, participação nos lucros e resultados (PLR), uma jornada de trabalho de seis horas diárias e o fim da compensação de horas.
Fonte: O Tempo
Postado por Meu Transporte às 14:34 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Governo do Amazonas assina contrato para obras do monotrilho
O governador Omar Aziz anunciou que o Termo de Contrato de Obras e Serviços de Engenharia com o Consórcio Monotrilho Manaus, vencedor das obras para o monotrilho, já foi assinado no dia 18 de janeiro.
Segundo informou a titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, a assinatura do contrato dá início à elaboração do Projeto Executivo, processo necessário para o início das obras de construção do monotrilho. “A partir de agora, o consórcio vencedor da licitação inicia o Projeto Executivo e o delineamento da área onde será realizada a obra para implantação do monotrilho”, afirmou.
Waldívia Alencar informou que o cronograma da obra está sendo elaborado e que as primeiras intervenções estão sendo definidas por meio de reuniões entre o consórcio e a Seinfra, que estão discutindo a necessidade do número de frente de obras, entre outros itens.
A assinatura do contrato, de nº 001/2012, se dá como consequência do resultado da Concorrência de n.º 031/2010-CGL, cuja homologação foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição de 12 de agosto de 2011.
O Consórcio Monotrilho Manaus é composto pelas empresas CR Almeida S.A., Engenharia de Obras Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A., de engenharia, além da Scomi Engineering BHD, responsável pelo fornecimento da tecnologia e dos veículos que vão compor o monotrilho.
O contrato prevê a implantação de um sistema de monotrilho para a Região Metropolitana de Manaus, denominado ‘Metrô de Superfície’. A obra, que possui investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão, é um dos projetos de mobilidade urbana do governo do Estado elaborado para resolver os problemas de locomoção em Manaus.
Ainda na área de mobilidade, o governo do Estado do Amazonas também já realizou audiência pública no auditório da Seinfra para apresentar o projeto de extensão da Avenida das Torres. A obra está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Fonte: d24am.com
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Marcadores: Amazonas, Monotrilho
Cidade do Recife não tem linha turismo, mesmo sendo uma das mais visitadas do Brasil
A cidade do Recife que sempre foi uma das mais visitadas do Brasil, através de suas praias, prédios históricos, museus, pontes entre outros, além de sua diversificada cultura não conta com um serviço público de transporte para os turistas, pois é, cidades brasileiras como Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e recentemente São Paulo já implantaram linhas turismos onde seus principais itinerários são os principais pontos de suas cidades, para se ter uma ideia, somente em Curitiba a linha turismo transportou nestes primeiros 02 meses mais de 120 mil turistas que visitaram a cidade.
Linha Turismo em Curitiba é uma das atrações nas visitas |
As linhas turismo nessas cidades viraram também atração, pois os turistas tiram fotos aonde param e consequentemente divulgam melhor a cidade para os futuros visitantes.
Aqui na Região Metropolitana já foi acendida essa esperança, onde ainda existe um ônibus que nunca entrou em operação neste serviço devido a falta de planejamento dos governos.
Os ônibus turísticos nessas cidades são ônibus Double Decker’s que permitem ao passageiro apreciar a paisagem urbana das cidades.
Nota do Governo
Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, esse é um assunto de extrema importância e que está na sua agenda. No entanto, a implantação de uma linha Turismo implica no envolvimento de outros órgãos, como as prefeituras do Recife e Olinda e o Consórcio Grande Recife de Transportes.
Blog Meu Transporte
Mais linhas turismos:
Porto Alegre Salvador |
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Marcadores: Pernambuco
Frota de Jundiaí é renovada com mais 50 ônibus novos
O sistema de transporte coletivo de Jundiaí está sendo renovado com 50 novos ônibus neste primeiro semestre de 2012. Os carros são 0 Km e estão sendo adicionados à frota gradativamente pelas empresas concessionárias, com supervisão da Secretaria de Transportes.
Na última semana, 12 veículos já entraram em circulação e na próxima mais 13 estarão nas ruas, atendendo 19 linhas do sistema. Esse trabalho faz parte do Programa de Melhoria Contínua de Trânsito e Transportes implantado pela Setransp, com foco no atendimento aos usuários e na qualidade dos serviços.
Por seu dinamismo, o transporte coletivo de uma cidade do porte de Jundiaí exige ações constantes de aprimoramento e modernização. Em 2009, a frota foi renovada com 43 ônibus, em 2010 foram 44 carros novos e em 2011 mais 46 carros novos. Atualmente, a frota local soma 309 veículos, sendo 40 articulados, com idade média de 3,3 anos, sendo considerada uma das mais modernas do Brasil.
A Prefeitura vem enfrentando os desafios do transporte público com investimentos em novas tecnologias, como o GPS, o GPS online, a instalação dos painéis eletrônicos nos terminais e nos pontos. O GPS possibilitou uma fiscalização mais atuante no cumprimento dos horários (hoje a pontualidade chega a 98%) e o desenvolvimento de outras melhorias no sistema, como a criação do Ganha Tempo (integração entre linhas fora dos terminais), inclusão de mais ônibus aos domingos e durante a semana nos horários de pico. Outra inovação neste segmento foi a implantação das linhas expressas, que hoje conquistaram a confiança dos usuários pela agilidade.
Leslie Litano Tealdi, diretor de Transportes, explica que o trabalho nunca para e muitas ações já estão programadas para melhorar, sempre, o atendimento. “Esses novos ônibus vão incrementar a nossa frota, trazendo mais conforto para os usuários do sistema”, disse.
Os novos ônibus que estão sendo incluídos à frota possuem todos os dispositivos de acessibilidade, como elevadores (no sistema pneumático), banco para pessoas obesas, espaço para cão guia e ainda câmbio automático, o que favorece o trabalho dos condutores e o desempenho dos veículos.
As linhas beneficiadas
Os 12 novos ônibus que já estão em circulação atendem as seguintes linhas:
504 – Jardim Santa Gertrudes
940 – Terminal Eloy Chaves/Terminal Hortolândia via Maxi
953 – Terminal Colônia/Terminal Central
513 – Jardim São Camilo
514 – Vila Nambi/Vila Arens
907 – Terminal Hortolândia/Terminal Vila Arens via Vila Rio Branco
917 – Terminal Hortolândia/Terminal Vila Arens via Jardim Rio Branco e Ponte São João
540 – Almerinda Chaves/Terminal Eloy
504 – Jardim Santa Gertrudes
940 – Terminal Eloy Chaves/Terminal Hortolândia via Maxi
953 – Terminal Colônia/Terminal Central
513 – Jardim São Camilo
514 – Vila Nambi/Vila Arens
907 – Terminal Hortolândia/Terminal Vila Arens via Vila Rio Branco
917 – Terminal Hortolândia/Terminal Vila Arens via Jardim Rio Branco e Ponte São João
540 – Almerinda Chaves/Terminal Eloy
Os 13 novos ônibus que entrarão em circulação irão atender as seguintes linhas:
511 – Jardim Bofiglioli/Terminal Vila Arens
514 – Vila Nambi/Vila Arens
907 – Terminal Hortolândia/Terminal Vila Arens via Vila Rio Branco
540 – Almerinda Chaves/Terminal Eloy
551 – Jardim Tamoio/Terminal Colônia
940 – Terminal Eloy/Terminal Hortolândia via Maxi Shopping
953 – Terminal Colônia/Terminal Central
956 – Terminal Colônia/Terminal Cecap
571 – Tulipas/Hortolândia
574 – Vila Marlene/Hortolândia
961 – Terminal Cecap/Vila Arens
511 – Jardim Bofiglioli/Terminal Vila Arens
514 – Vila Nambi/Vila Arens
907 – Terminal Hortolândia/Terminal Vila Arens via Vila Rio Branco
540 – Almerinda Chaves/Terminal Eloy
551 – Jardim Tamoio/Terminal Colônia
940 – Terminal Eloy/Terminal Hortolândia via Maxi Shopping
953 – Terminal Colônia/Terminal Central
956 – Terminal Colônia/Terminal Cecap
571 – Tulipas/Hortolândia
574 – Vila Marlene/Hortolândia
961 – Terminal Cecap/Vila Arens
Fonte: Jundiaí Online
Postado por Meu Transporte às 00:47 0 comentários
Marcadores: São Paulo
No terceiro dia do BRS na Avenida Presidente Vargas, ônibus fazem fila tripla na chegada à Central
No terceiro dia de BRS na Avenida Presidente Vargas, motoristas de ônibus fizeram fila tripla na altura do Sambódromo, antes de chegar à Central do Brasil, na manhã desta quarta-feira. A infração dos coletivos complicou a situação de motoristas de carros de passeio e táxis vazios no local, que ficam com apenas uma faixa para transitar. Técnicos do Centro de Operações têm mantido a câmera que filma o local na tela principal do painel da sala de operações nos três últimos dias. Agentes da CET-Rio na região orientando motoristas de ônibus a voltarem ao BRS, e o trânsito de carros consegue fluir bem.
Os acessos ao Centro por volta das 11h da manhã, por sua vez, ficam bastante complicados. Há engarrafamento pesado em várias avenidas, como Rodrigues Alves, Presidente Antônio Carlos,Primeiro de Março, e Benedito Hipólito. O congestionamento atingiu ainda a descida do Elevado da Perimetral, Trevo dos Estudantes, além do Viaduto do Gasômetro. Ao 12h30, a situação se normalizou e o fluxo é intenso, mas não há mais retenções.
O trânsito é lento na Presidente Vargas, sentido Candelária, mas o engarrafamento já é rotineiro para a via e não há indícios de que o BRS tenha o tornado pior. A pista central chega a andar melhor que as laterais, que não têm BRS ainda. A chegada à Central e o cruzamento com a Avenida Rio Branco são trechos mais complicados. Na entrada para a avenida pelo Trevo das Forças Armadas, o BRS andou melhor do que as pistas para carros normais durante toda a manhã.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, orientou os operadores da CET-Rio no Centro de Operações na manhã desta quarta-feira. O Centro de Operações avalia que os congestionamentos no Centro se devem ao excessode veículos e não têm nenhuma relação com o BRS recém-implantado.
Nesta quarta-feira, segundo dia de funcionamento do BRS na Avenida Presidente Vargas, os motoristas enfrentaram problema nas agulhas. Houve congestionamento da descida do viaduto da Praça da Bandeira até o Terreirão do Samba. Impacientes, alguns motoristas de ônibus chegam a sair da faixa que delimita o BRS.
O primeiro dia de BRS na Presidente Vargas, na terça-feira, também foi marcado por engarrafamentos. O corredor exclusivo para ônibus, implantado nas pistas centrais, teve que vencer antigos hábitos de motoristas de ônibus e gargalos— provocados pela presença de agulhas, inexistentes em outras seletivas pela cidade — que deixaram o trânsito lento em direção à Candelária. Com isso, os motoristas tiveram que ter paciência durante boa parte da manhã. A novidade causou reflexos inclusive no trânsito de Niterói. Na Ponte, o congestionamento chegou a 9 km.
Os acessos ao Centro por volta das 11h da manhã, por sua vez, ficam bastante complicados. Há engarrafamento pesado em várias avenidas, como Rodrigues Alves, Presidente Antônio Carlos,Primeiro de Março, e Benedito Hipólito. O congestionamento atingiu ainda a descida do Elevado da Perimetral, Trevo dos Estudantes, além do Viaduto do Gasômetro. Ao 12h30, a situação se normalizou e o fluxo é intenso, mas não há mais retenções.
O trânsito é lento na Presidente Vargas, sentido Candelária, mas o engarrafamento já é rotineiro para a via e não há indícios de que o BRS tenha o tornado pior. A pista central chega a andar melhor que as laterais, que não têm BRS ainda. A chegada à Central e o cruzamento com a Avenida Rio Branco são trechos mais complicados. Na entrada para a avenida pelo Trevo das Forças Armadas, o BRS andou melhor do que as pistas para carros normais durante toda a manhã.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, orientou os operadores da CET-Rio no Centro de Operações na manhã desta quarta-feira. O Centro de Operações avalia que os congestionamentos no Centro se devem ao excessode veículos e não têm nenhuma relação com o BRS recém-implantado.
Nesta quarta-feira, segundo dia de funcionamento do BRS na Avenida Presidente Vargas, os motoristas enfrentaram problema nas agulhas. Houve congestionamento da descida do viaduto da Praça da Bandeira até o Terreirão do Samba. Impacientes, alguns motoristas de ônibus chegam a sair da faixa que delimita o BRS.
O primeiro dia de BRS na Presidente Vargas, na terça-feira, também foi marcado por engarrafamentos. O corredor exclusivo para ônibus, implantado nas pistas centrais, teve que vencer antigos hábitos de motoristas de ônibus e gargalos— provocados pela presença de agulhas, inexistentes em outras seletivas pela cidade — que deixaram o trânsito lento em direção à Candelária. Com isso, os motoristas tiveram que ter paciência durante boa parte da manhã. A novidade causou reflexos inclusive no trânsito de Niterói. Na Ponte, o congestionamento chegou a 9 km.
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Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Em Salvador, Metrô da avenida Parelala ganhará edital no próximo mês
O edital para consulta pública do metrô da avenida Paralela está previsto para ser divulgado em abril. Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o edital estará disponível no próximo mês, mas a data de início das obras do modal de transporte ainda não foi divulgada.
A demora na divulgação do edital teria sido por causa da instauração da Comissão de Mobilidade, estabelecida somente na semana passada. O Estado chegou a anunciar que as obras começariam no início de 2012, mas somente em janeiro as prefeituras de Salvador e Lauro de Freitas e o Estado assinaram um convênio firmando a parceria.
A demora na divulgação do edital teria sido por causa da instauração da Comissão de Mobilidade, estabelecida somente na semana passada. O Estado chegou a anunciar que as obras começariam no início de 2012, mas somente em janeiro as prefeituras de Salvador e Lauro de Freitas e o Estado assinaram um convênio firmando a parceria.
Fonte: Correio da Bahia
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Marcadores: Bahia, trem/metrô
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