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Obras da Linha 4 do Metrô alteram fluxo de avenida na Zona Sul do Rio

domingo, 20 de julho de 2014

Uma das principais vias do Leblon, na Zona Sul do Rio, a Avenida Ataulfo de Paiva, terá alterações de fluxo de pedestres e veículos, a partir deste sábado (19), para tratamento de solo no canteiro de obras da Linha 4 do Metrô. A intervenção será mantida até o final da obra na região, prevista para março de 2016.

No local, será construído o poço que funcionará como saída de emergência e área de ventilação da Linha 4 do Metrô. Durante a obra, o poço também será usado para a adaptação do “Tatuzão”. A máquina estará no modo de escavação em areia e, neste local, será preparado para operar em rocha, sentido Gávea.

Mudanças
Na Avenida Visconde de Albuquerque, em frente à Avenida Ataulfo de Paiva, no sentido Gávea, haverá estreitamento de pista, retornando mais à frente para duas faixas de rolamento. Não haverá bloqueio nas garagens, segundo a Linha 4 do Metrô.
Operadores de tráfego trabalharão na região para orientar condutores e pedestres, que deverão seguir as indicações das e passagens, ao transitar pela Visconde de Albuquerque rumo à Ataulfo de Paiva.

300 mil vão usar
Segundo o Metrô Rio, a Linha 4 vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa.

Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.

Informações: G1 Rio

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Greve de ônibus no Recife pode ser deflagrada esta semana

A semana começa com muito suspense no que diz respeito ao transporte público na Região Metropolitana do Recife, pois uma assembléia do sindicato dos rodoviários junto com a categoria que está previamente marcada para o dia 23, podem deflagrar uma nova greve de ônibus na cidade, a categoria pede aumento de 10% o que já foi totalmente descartado pelo setor patronal além do aumento no valor dos tickets e redução da jornada de trabalho.

Este ano a situação é totalmente complicado, pois além das tarifas de ônibus que não foram reajustadas no começo do ano, a tarifa que antes custava R$ 2,25 foi reduzida em R$ 0,10 centavos ano passado aumentando ainda mais os gastos das empresas, isso sem falar que o transporte também depende de outros setores como por exemplo de combustíveis que também sofreu reajustes este ano.

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana/PE) e o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros do Estado de Pernambuco (Serpe) – entidades que representam a classe patronal - apresentaram à comissão negocial de trabalhadores proposta de reajuste salarial de 2,5%, que foi rejeitada. A categoria reivindica aumento salarial de 10% para fiscais e motoristas e o piso salarial de R$ 857 para cobradores.

O fato é que as chances de greve são muito grandes e a solução a ser encontrada poderá ser o aumento da tarifa de ônibus já nos próximos dias, o que causará insatisfação da população, isso porque, já existe de fato uma greve oculta com a retirada de viagens de muitas linhas deixando a população prejudicada todos os dias.

O fato é que o transporte coletivo do Recife vive um caos e não é tarifa barata que deixa a população satisfeita, mas qualidade e eficiência, e isso não temos na cidade, pois o transporte piora a cada dia em todas as partes da região metropolitana, basta visita um terminal desses em horários de pico.

Blog Meu Transporte

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Em Salvador, Canteiro central da Av. Bonocô é preparado para obras

Parte do canteiro central da avenida Bonocô que fica diante da subida para o bairro de Brotas (onde há, por exemplo, a concessionária Cresauto) servirá como canteiro de obras para a empresa que administra o metrô de Salvador, a CCR Metrô Bahia.

A colocação de tapumes metálicos chama a atenção de quem transita pelo local (para onde, como se pode observar em gráfico no site da CCR, está prevista a instalação da Estação Bonocô do metrô). Muitos moradores da região não sabiam qual o objetivo do cercamento, ainda parcial, da área.

No local onde está o cercamento metálico, há homens e máquinas. Segundo a assessoria da CCR, ainda não há prazo definido para que a área seja totalmente fechada para o funcionamento do canteiro.

Foi ainda esclarecido que, com o andamento das intervenções neste trecho do canteiro central, os moradores do local não perderão acesso a pistas de cooper e demais equipamentos para lazer e prática de esportes, como o skatismo.

Espera material

O trecho só será completamente fechado para a realização das obras - reforçou a assessoria da CCR - quando novos equipamentos forem instalados em outro trecho do canteiro central da avenida. A localização das novas estruturas será debatida com a comunidade local a partir de segunda-feira, segundo informações prestadas por funcionários da CCR Metrô
Bahia.

A pista que era utilizada na tarde de ontem por moradores da região para realizar corridas poderá ser deslocada para as laterais da área sinalizada pelos tapumes metálicos lá instalados.

O operador de máquinas Carlos Alberto Santos, 48, que é morador de Cosme de Farias, disse que a requalificação do local pode ser benéfica para quem pratica esportes.
"Se a mudança vai ser para melhor, temos que apoiar. Ainda que haja os transtornos com a obra, será bom no final", disse Carlos Santos.

Por Davi Lemos
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Prefeitura de Canoas aprova corredor de ônibus

Quase três meses depois da implantação do corredor de ônibus da Victor Barreto, motoristas ganharam mais fluidez no trânsito e usuários do transporte público aproveitam um cenário com mais organização e orientação nas paradas, além da diminuição no tempo de espera pelos coletivos.   É a avaliação que a Prefeitura tem do corredor de ônibus implantado na área central no dia 22 de abril. “Podemos observar que o trânsito está fluindo melhor na Victor Barreto e que a nova organização do Paradão do Golden trouxe mais conforto aos passageiros, que também receberam mais orientações”, comenta o secretário adjunto de Transportes e Mobilidade, Euclides Coimbra.

Dados do Sistema de Monitoramento de Ônibus CITGIS, que acompanha todos os coletivos de Canoas por GPS, apontam que o tempo médio que um veículo demora para percorrer a Victor Barreto, entre a Rua Gonçalves Dias e a parada da antiga Estação (Fundação), caiu de 15 minutos, antes da implantação do corredor, para três minutos, após a criação da faixa exclusiva.

As medições por GPS indicam ainda que o ganho de tempo nas viagens de ônibus, desde que eles saem dos terminais nos bairros, até chegar ao Centro, pode chegar a 10 minutos em algumas linhas, por causa do corredor.

Desde o inicio do corredor, são 590 embarques e desembarques diários a menos no Golden Center, dos ônibus das linhas 1, 2, 3 e Nazário/São João. O corredor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h e das 16h às 20h.

Com o corredor de ônibus, os "estrangulamentos" também diminuíram na Victor Barreto. Agora, pelo fato de os ônibus terem uma faixa exclusiva para trafegar nos horários de pico, sobraram duas pistas para o uso dos demais veículos.

A fiscalização de trânsito também observou que os motoristas em geral estão respeitando as regras durante o funcionamento do corredor, até mesmo nos horários em que ele não está ativo. “Como em toda mudança, houve um período natural de adaptação. Antes das mudanças, ouvimos os usuários para colher opiniões e sugestões, e nós seguimos com esse diálogo para melhorar cada vez mais.”, destaca o secretário.

Paradão

Desde o dia 23 de junho, os usuários do paradão do Golden Center ganharam mais conforto com a criação de três boxes fixos que organizaram melhor a distribuição das linhas no ponto e possibilitaram mais informações aos passageiros. Agora, os usuários podem saber exatamente onde embarcar e desembarcar com a criação de três boxes fixos que organizaram melhor a distribuição das linhas no ponto.

Há três boxes delimitados: um para as linhas do Grupo A (de cor vermelha), outros para linhas do Grupo B (de cor azul), e um terceiro espaço para o desembarque. Para orientar melhor os usuários, servidores da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) pintaram o chão sob os abrigos, de acordo com a cor de cada grupo de linhas, e instalaram placas de orientação.

Outra mudança que pôde ser notada pelos usuários é a ampliação do Paradão em mais 12 metros, em direção à Calçadão, com a instalação de mais três abrigos.

As mudanças no Paradão resultaram, conforme avaliação da SMTM, em mais conforto e organização para os usuários.

Mais elogios que reclamações

O corredor de ônibus ainda divide algumas opiniões. Mas no geral população já se acostumou e elogia a faixa exclusiva. "Acho muito importante, na verdade facilita bastante para nós trabalhadores que acordamos cedo, não corre risco de chegar atrasada, então facilita muito”, fala a operadora de telemarketing, Salete Bérgamo.

A estudante, Camila Moreira comenta que as paradas ficaram mais organizadas. "Os pontos foram distribuídos e separou melhor. Parada não fica superlotada", comenta.

Já o vendedor, Afonso Nunes afirma que algumas linhas de ônibus ficam lotados em horários de maior movimento. “O ônibus está andando mais rápido, mas continua superlotado de passageiros nos horários de pico”, disse.

A aposentada, Heloísa Corrêa, conta a dificuldade de encontrar a parada onde estaciona ônibus. "Um pouco confuso, para quem não está muito acostumada a pegar ônibus", diz.

Na opinião do Representante Comercial, Andrei Carbonato, aperfeiçoar o transporte público é sempre benéfico e bem vindo. "Quem anda de carro reclama do privilégio dado aos ônibus. E essa é a ideia: quanto melhor o transporte público, menos carros nas ruas", conclui.

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Tarifa de ônibus em João Pessoa vai para R$ 2,35 nesta segunda-feira

A tarifa nos transportes coletivos urbanos de João Pessoa vai custar R$ 2,35 a partir desta segunda-feira (21). O novo valor, definido pelo prefeito Luciano Cartaxo, é inferior aos R$ 2,48 pedidos pelos empresários e os R$ 2,40 aprovados pelo Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. Esse é o primeiro realinhamento de preços concedido pelo Executivo desde 2012.

No último realinhamento, o valor da tarifa foi para R$ 2,30. Essa quantia, no entanto, foi reduzida para R$ 2,20 em junho do ano passado, por decisão do prefeito Luciano Cartaxo. Levando em conta o valor da passagem quando o gestor assumiu o cargo, em 2013, o percentual de elevação no preço da tarifa foi de 2,1%.

"Apesar de o Conselho de Mobilidade ter aprovado uma tarifa de R$ 2,40, o prefeito Luciano Cartaxo entendeu que só seria possível uma tarifa de R$ 2,35", disse o secretário de Articulação Política de João Pessoa, Lucius Fabiani. A decisão do prefeito foi tomada na tarde deste sábado (19), durante reunião com secretários e assessores.

Com o realinhamento, as empresas de transportes coletivos de João Pessoa assumiram o compromisso de renovar e ampliar a frota de ônibus disponível para a população. Até o fim do ano, serão 50 novos veículos. A Prefeitura também tem cobrado a ampliação dos investimentos em veículos adaptados para garantir maior acessibilidade para as pessoas com deficiência.

Para pedir o realinhamento, o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbano (Sintur), que representa os empresários do setor, alegou, entre outros fatores, a variação dos preços dos insumos (combustível, rodagem, salários, benefícios, remuneração e despesas), além de dados operacionais do sistema, como o número de passageiros, descontos oferecidos, quilometragem, tamanho e idade da frota.

A reunião do Conselho de Mobilidade Urbana ocorreu na última sexta-feira (18). Depois de analisar as planilhas apresentadas pelos empresários, o Conselho definiu que o realinhamento das tarifas deveria ser de R$ 2,4008.

O valor de R$ 2,40 foi aprovado por 12 votos conta um. A metodologia adotada em João Pessoa para o cálculo da tarifa foi desenvolvida por um órgão do Ministério das Cidades (GEIPOT) e é amplamente utilizada em todo território nacional, onde se encontra o valor da tarifa pela divisão do custo total dos serviços e o número de passageiros transportados.

Melhorias - A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem trabalhado para garantir melhorias aos usuários do transporte coletivo urbano. Nos últimos dois anos, a população ganhou 61 novos ônibus zero quilômetro e 18 seminovos veículos. 

Participação - Além do superintendente da Semob, que atua como presidente do Conselho, estavam presentes na reunião os representantes das secretarias de Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Semam), Educação e Cultura (Sedec), Orçamento Participativo (OP) e Infraestrutura (Seinfra).

Também participaram integrantes do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos no Município de João Pessoa (Sintur), da União Pessoense de Estudantes Secundaristas (Upes), Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros e Cargas no Estado da Paraíba, Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas, Caminhonetes, escolares e Auxiliares de Condutores na Paraíba (Sindtáxi); Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPB) e Diretório Central dos Estudantes (DCE/Unipê).

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Volvo vende mais 155 ônibus para a Colômbia

sexta-feira, 18 de julho de 2014

O sistema de transporte público BRT Transmilênio de Bogotá, capital da Colômbia, terá mais 155 ônibus Volvo, dos quais serão 72 articulados e os demais 83 biarticulados, avaliados em US$ 28 milhões. Os veículos fazem parte do planejamento da cidade em ampliar os corredores do Sistema Integrado de Transporte Público (Sitp) com a abertura de cinco novas estações de embarque e desembarque e a extensão do sistema para outras cidades da região metropolitana.

“Um sistema de transporte urbano de qualidade é prioridade para os gestores públicos de Bogotá. Além de decidirem colocar em circulação veículos mais amigáveis com o meio ambiente, como os nossos híbridos, há um planejamento para a expansão dos corredores do BRT da cidade”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. 

Adquiridos pelo Consórcio Express (60 biarticulados e 52 articulados) e pela Gmovil (23 biarticulados e 20 articulados), os veículos articulados têm 18,5 metros de comprimento e capacidade para 160 passageiros, enquanto os biarticulados têm 27 metros e transportam 250 passageiros. Eles são equipados com caixa de transmissão automática, freio a disco e EBS, sistema de controle eletrônico de estabilidade. 

“A alta capacidade de transporte dos veículos garante mais eficiência e qualidade ao sistema, reduz o custo por passageiro transportado e diminui a emissão de poluentes”, destaca Alexandre Selski, gerente de ônibus da Volvo Bus Latin América na Colômbia. 

Os ônibus também trazem o controle de aceleração inteligente, tecnologia que permite reduzir o consumo de combustível ao utilizar somente a potência necessária durante arranques e retomadas de velocidade.

Informações: automotivebusiness.com.br
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Bilhete único nos ônibus de Salvador será válido por 3 horas

Após a finalização do processo de licitação do transporte coletivo em Salvador, a população vai poder contar com a terceira etapa do programa Bilhete Único, que possibilita aos cidadãos pagar apenas o valor de uma passagem ao utilizar dois ônibus em um intervalo de tempo.

Com o novo sistema de transporte, o tempo para utilização do benefício será ampliado de duas para três horas, resultando assim em maior economia e melhor locomoção dos usuários pela cidade.

De acordo com o subsecretário municipal de Urbanismo e Transportes (Semut), Orlando Santos, a medida só será possível após a reformulação geral do sistema de transporte coletivo, previsto na licitação.
“A ampliação do benefício de duas para três horas tem um impacto grande, pois aumenta o número de viagens e reduz a arrecadação. Para evitar essa perda, é necessário que o sistema atual, que é extremamente defasado, seja racionalizado tanto nas linhas, como nos trajetos e tempo de viagem. Essa racionalização é uma das exigências presentes no edital de licitação, que prevê ainda a integração com outros modais, a exemplo do metrô”, explica.

Balanço
Os programas Bilhete Único e Domingo é Meia, implantados pela Prefeitura em 2013, totalizaram mais de 25 milhões e 54 milhões de passagens, respectivamente. Os dois projetos, coordenados pela Semut, visam reduzir os custos com transporte dos usuários do sistema e já trouxeram muitas mudanças desde a implantação.

O benefício do Bilhete Único foi implantado em duas etapas. A primeira contemplou quem se desloca de uma das regiões da cidade para outra: Subúrbio, Orla, Itapagipe e Centro. Quem precisava passar de uma região para outra pagava R$2,80 ao pegar dois ônibus no intervalo de duas horas.

Na segunda etapa, em vigor atualmente, os usuários passam a pagar uma única tarifa de R$2,80 ao pegar dois ônibus independentemente da região, dentro de um período de duas horas. A medida vale para quem utiliza o Salvador Card, que corresponde aos cartões para estudantes, trabalhadores que recebem vale-transporte e proprietários do cartão para bilhete avulso. 

A terceira etapa, que amplia o intervalo de tempo do benefício de duas para três horas, será implantada após a conclusão da licitação do transporte coletivo, no prazo máximo de um ano. A partir do programa, o número de viagens de integração já passou para três milhões por mês, com tarifa zero na segunda passagem no intervalo de duas horas.

Já o Domingo é Meia, que também aceita pagamento em dinheiro, foi implantado em março de 2013 com expectativa de beneficiar 450 mil usuários do transporte coletivo. Nesse caso, usuários do cartão avulso e aqueles que utilizam dinheiro passaram a pagar, aos domingos, apenas R$1,40 pela passagem. Ou seja, uma economia de 50% em comparação com o valor da tarifa convencional.

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No Dist. Federal, Acordo entre governo e as empresas põe fim a greve de ônibus

As empresas de ônibus Marechal, São José e Pioneira entraram em acordo com o GDF e decidiram que vão pagar o reajuste de 20% aos rodoviários para pôr fim à greve da categoria.

Segundo o Sindicato dos Rodoviários do DF, os trabalhadores devem voltar ao serviço às 4h desta sexta-feira (18).

De acordo com as empresas, o pagamento dos 20% de reajuste será pago ao longo do dia. A decisão foi tomada após reunião no Palácio do Buriti.

Segundo o sindicato, o GDF vai se reunir com o departamento jurídico da organização até o dia 25 deste mês para redigir o texto do acordo coletivo, que prevê ainda reajuste de 20% no tíquete-alimentação e 40% na cesta básica.

A paralisação teve início na última terça-feira (15), data em que o reajuste deveria ter sido pago, segundo o sindicato. A organização informou que o aumento beneficia 11 mil trabalhadores.

A greve afetou regiões como Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá. Ao todo, 320 mil pessoas ficaram sem transporte, segundo o DFTrans.

As empresas em greve são responsáveis por três das cinco bacias do sistema de transporte coletivo. A falta de ônibus atinge 15 das 30 regiões do DF, e há 1,6 mil coletivos a menos rodando na cidade. As cooperativas Riacho Grande e a Cootarde, que também foram afetadas pela greve, fizeram o repasse nesta quarta (16).

Volta para casa
Nesta quinta-feira, a volta para casa teve trânsito lento, empurra-empurra para entrar em ônibus piratas na Rodoviária do Plano Piloto e filas na estação Central do metrô. Em Ceilândia, as paradas de ônibus estavam cheias de passageiros por volta das 19h. Algumas pessoas esperavam pela condução na própria pista. Houve quem recorresse a micro-ônibus e a veículos piratas.

Como muitos passageiros preferiram ir para o trabalho de carro, as principais vias da área central de Brasília estavam com congestionamento desde o fim da tarde.

Audiência de conciliação
Nesta quinta-feira (17), o desembargador André Damasceno, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), negou liminar requerida pelas empresas pedindo que fosse determinada a imediata suspensão da greve. Para as empresas, a paralisação foi ilegal. Em sua decisão, Damasceno argumentou para negar a liminar que a greve não é geral e que foi motivada pelo não pagamento de salários.

Uma audiência de conciliação entre representantes do Sindicato dos Rodoviários e das empresas de ônibus Pioneira, Marechal e São José chegou a ser agendada para esta sexta.

Outra paralisação
No último dia 4 de julho, funcionários da Viação Piracicabana, responsável por uma das cinco bacias do transporte público no DF, também cruzaram os braços para protestar contra a falta de pagamento do reajuste salarial de 20%. Com isso, 417 ônibus pararam de atender moradores de Sobradinho, Cruzeiro, Sudoeste, Planaltina e Asa Sul. A empresa atende 201 mil pessoas por dia.

O pagamento aos funcionários é feito sempre nos dias 5 de cada mês, mas, de acordo com o Sindicato dos Rodoviários, o de julho havia sido antecipado. “A categoria acreditou que receberia com reajuste, como combinado, mas isso não aconteceu. Enquanto não resolverem, não voltamos a rodar”, disse o diretor de imprensa da organização, João Jesus de Oliveira.

No mesmo dia, motoristas e cobradores da Pioneira, que atende passageiros da bacia 2, cruzaram os braços. O lote é composto pelas regiões do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, e parte do Park Way.

Bacias de transporte público
O sistema de transporte público do DF foi dividido em cinco bacias. A primeira delas é de responsabilidade da Viação Piracicabana e atende o Plano Piloto, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal.

A bacia 2 conta com 640 ônibus e atende Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e parte do Park Way. A bacia 3 tem uma frota de 483 ônibus e atende Núcleo Bandeirante, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II.

A  bacia 4 conta com 464 veículos, que atendem parte de Taguatinga, Ceilândia, Guará, Águas Claras e parte do Park Way. A bacia 5 é responsável por Brazlândia, Ceilândia, SIA, SCIA, Vicente Pires e parte de Taguatinga e terá 576 coletivos.

Informações: G1 DF

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Setuf apresenta nova campanha de sistema de reconhecimento facial

A PalavraCom assina a campanha do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf), que apresenta o sistema de reconhecimento facial, de combate ao uso indevido dos cartões com desconto no transporte coletivo da capital.

Com o mote ‘Mofas tentando dar um migué na passagem’, o publicitário Fernando Pascale criou spot, jingle, cartaz, banner, testeiras e busdoor. A produção das peças de rádio é o do estúdio Áudio Br e as fotos do material impresso ficaram sob a responsabilidade de Cezar Motta, com aprovação na agência de Carlos Stegemann e atendimento de Henrique Berg.

O sistema é composto por câmeras que fotografam os passageiros que utilizarem cartões com desconto – parcial (estudantes) ou total (idosos, portadores de necessidades especiais, oficiais de justiça, funcionários dos Correios a trabalho, fiscais da Delegacia Regional do Trabalho etc.).

As fotos tiradas nas catracas são comparadas com aquelas dos cadastros. Constatado o uso indevido, o cartão é cancelado e a pessoa perde os créditos. A segunda via custará 20 vezes o valor da tarifa. Sistemas semelhantes já estão em funcionamento nas cidades de Limeira (SP), Uberlândia (MG), Porto Alegre (RS) e Caruaru (PE).

Informações: Floripa News

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Tarifa de ônibus de João Pessoa poderá subir de R$ 2,20 para R$ 2,36

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (AETC-JP) protocolou junto à Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) o pedido de reajuste de tarifa de ônibus. Conforme o diretor a AETC-JP, Mário Tourinho, no documento não consta uma sugestão de valor para a passagem de ônibus, mas para haver viabilidade econômica, a quantia deve ser, no mínimo, de R$ 2,36, o que corresponde a um aumento de 7,27% sobre os atuais R$ 2,20. 

Por uma questão de legislação federal, o serviço de concessão de transporte público deve ser reajustado anualmente. Então, não há possibilidade de manutenção dos R$ 2,20.

Conforme Mário Tourinho, a AETC-JP não sugeriu à Semob um novo valor de tarifa. “Nós enviamos os dados dos nossos custos, mas quem vai organizar as planilhas e definir o novo valor é a Semob, com base nos reajustes salariais, aquisição e manutenção dos veículos e custo do óleo diesel”, explicou ele.

A assessoria de imprensa da Semob afirmou que o assunto só pode ser resolvido com o próprio superintendente, para saber sobre um possível prazo de avaliação das propostas e definição do novo valor da tarifa.

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Greve de ônibus chega ao 3º dia em Brasília

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Segundo o DFTrans, a paralisação atinge cerca de 300 mil passageiros das cidades de Taguatinga, Ceilândia, Guará, Águas Claras, Park Way, Vicente Pires, Brazlândia, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico, Lago Sul, Candangolândia, Santa Maria, São Sebastião e Gama, além do SIA e SCIA.
O DFTrans informou que desde o início da greve, na terça-feira (15/7), se reúne com as empresas e respresentantes do sindicato para solucionar o problema. O órgão acredita que a reunião da manhã de hoje deve por fim à greve.

Para conseguir chegar ao trabalho, passageiros recorrem ao transporte pirata. No Paranoá, por exemplo, o preço da passagem cobrada varia entre R$ 3 e R$ 5. Mas nem todos optam por usar o transporte irregular.

Depois de esperar por duas horas na parada de ônibus, o auxiliar de serviços gerais Ronaldo Silva, 35 anos, desistiu de ir trabalhar. Ele precisa pegar pelo menos dois ônibus para chegar ao trabalho, na Epia Sul. "A greve é ruim porque prejudica quem realmente precisa do transporte público em Brasília", desabafou Ronaldo.

Com informações de Thiago Soares.
Correio Braziliense
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Em Curitiba, Passageiros economizam tempo e aprovam faixa exclusiva para ônibus na Rua XV de Novembro

Passageiros de linhas urbanas e metropolitanas que circulam pela Rua XV de Novembro estão aprovando a faixa exclusiva para ônibus recém-implantada no trecho entre a Praça das Nações e a Rua João Negrão. A faixa tornou os deslocamentos mais rápidos e reduziu o tempo de viagem para quem reside ou trabalha na região, ou passa por ela a caminho de seus compromissos.

Graças à faixa, os coletivos trafegam livres, com maior rapidez, permitindo que o usuário saia de casa em horários mais próximos do começo da jornada. O corredor exclusivo beneficia 53,5 mil passageiros transportados ao dia por 12 linhas do transporte coletivo que utilizam a Rua XV de Novembro, no trecho de três quilômetros entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão.

“Essa faixa exclusiva é uma bênção para quem vem do bairro ao centro todos os dias, porque dá prioridade ao ônibus sobre o automóvel. Dá para cumprir os compromissos e sobra tempo para uma compra ou uma visita”, diz a administradora Marianna Woislaw Nascimento.

Marianna usa duas vezes ao dia a linha Detran-Vicente Machado, e desde a implantação da faixa exclusiva diz que o ganho de tempo é de cerca de 15 minutos por viagem. “Posso terminar as atividades caseiras com mais calma e depois ir para o trabalho, ou então chegar mais cedo em casa no fim da tarde”, explica.

A opinião da administradora é compartilhada por Luiz Cezar Pereira, que presta serviços de Consultoria ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), cujas instalações ficam na Avenida Victor Ferreira do Amaral, ao lado do viaduto da BR-476.

Pereira também é usuário da mesma linha, duas a quatro vezes por dia, e acredita que a faixa exclusiva permite deslocamentos não só mais rápidos, como também mais seguros. “A velocidade média dos ônibus aumentou e os passageiros viajam em segurança, graças à faixa que dá prioridade aos coletivos”, diz.

Normas

Ao longo da faixa exclusiva para ônibus, a passagem de outros veículos é permitida apenas para acesso de moradores, nos trechos próximos a garagens de casas e prédios localizados no lado direito da Rua XV de Novembro. Os táxis podem entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não podem estacionar nessa faixa – devem adentrar as guias rebaixadas existentes e permanecer apenas o tempo necessário para o embarque e desembarque de passageiros.

Para as conversões à direita de veículos, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes do cruzamento, com uma linha pontilhada separando as faixas, ao invés dos tachões. Os motoristas e motociclistas podem passar para a faixa exclusiva apenas nesses trechos – respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência –, para depois fazer a conversão à direita.

A intenção da Prefeitura é implantar faixas exclusivas para ônibus em outros pontos da cidade, melhorando a operação do transporte coletivo e o fluxo de tráfego em ruas e avenidas mais congestionadas.

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