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Grande Vitória pode ter sistema público aquaviário de transporte de passageiros
quinta-feira, 1 de setembro de 2011A volta do sistema público aquaviário de transporte de passageiros na Grande Vitória ganhou um novo rumo. Foi publicado, no Diário Oficial dos Poderes do Estado (DIO), o extrato do contrato n.º 30/2011, via Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb), para a contratação do Tecbus Consultoria e Projetos Ltda., sob o valor de R$ 14.730,00.
O objetivo da contratação, autorizada pela Secretaria de Estado dos Transportes Urbanos da Grande Vitória (Setop), é a prestação de serviços de consultoria para elaboração do estudo de avaliação de custos do sistema hidroviário da Região Metropolitana da Grande Vitória. O prazo do contrato é de 60 dias, a partir da data da assinatura, no último dia 15.
O sistema hidroviário, conhecido também como aquaviário, está previsto para 2012. Dois terminais de lanchas também estão previstos: um deles na Enseada do Suá, na Praça do Papa, em Vitória, e o outro na Prainha, em Vila Velha. Há reivindicação de comunidades no município de Cariacica para a volta de um terminal no bairro Porto de Santana.
A volta do sistema é uma alternativa para desafogar o trânsito na Região Metropolitana, que atualmente conta com um tráfego de 700 mil veículos. O estudo também poderá apontar a viabilidade de funcionamento do aquaviário de forma integrada com o Sistema Transcol. Até 2014, está prevista a instalação do corredor exclusivo para ônibus, o BRT (Bus Rapid Transit), acoplado ao transporte público.
Parado há 11 anos
O sistema hidroviário de transporte de passageiros começou a atuar em 1978. Em 2000, foi paralisado. Chegou a funcionar com 11 lanchas e a transportar quase 450 mil pessoas por mês. Desde o período em que ficou sem funcionar, a população reivindica seu retorno. Ainda no governo Paulo Hartung (PMDB), em 2008, a volta do sistema parecia uma certeza e previa um investimento de R$ 9 milhões. O governo havia solicitado apresentação de custos, modelos de embarcação, sistema de operação e preço de tarifas.
Um novo estudo técnico para tratar da implantação do hidroviário já havia sido anunciado, no último mês de junho, pelo secretário de Estado de Transportes de Obras Públicas, Fábio Damasceno.
Ales
No início de 2010, a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) aprovou a alteração na Lei n.º 3.693/1984, sobre Sistema de Transportes Urbanos da Aglomeração Urbana da Grande Vitória. A lei estabelece juridicamente a reestruturação do sistema hidroviário e sua viabilidade integrada aos serviços de ônibus e determina que a Ceturb esteja autorizada, mediante concessão, a contratar o serviço.
Fonte: Século Diário
Postado por Meu Transporte às 01:30 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Mais um acidente com ciclista em Curitiba
Mais um acidente com ciclista em Curitiba, na segunda-feira, mostra que falta estrutura cicloviária na cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 121 pessoas ficaram feridas em 146 acidentes envolvendo ônibus e bicicletas na cidade neste ano. Isso tem ocorrido porque os ciclistas, sem via própria para percorrer os bairros, têm dividido o mesmo espaço com carros, ônibus e motocicletas.
É importante incentivar a bicicleta como meio de transporte, por ser mais ecológica e promover a diminuição do número de carros nas ruas. Mas é preciso cuidado por parte dos ciclistas e, para que ele não use as ruas e canaletas, necessita de um espaço próprio. A prefeitura estuda uma nova malha de ciclofaixas e tem discutido o assunto com entidades representativas dos usuários de bicicleta. Que o Plano Diretor Cicloviário signifique um avanço concreto para o uso seguro desse modal.
É importante incentivar a bicicleta como meio de transporte, por ser mais ecológica e promover a diminuição do número de carros nas ruas. Mas é preciso cuidado por parte dos ciclistas e, para que ele não use as ruas e canaletas, necessita de um espaço próprio. A prefeitura estuda uma nova malha de ciclofaixas e tem discutido o assunto com entidades representativas dos usuários de bicicleta. Que o Plano Diretor Cicloviário signifique um avanço concreto para o uso seguro desse modal.
Fonte: Gazeta do Povo
Postado por Meu Transporte às 01:29 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Paraná
Estudantes de Teresina protestam contra aumento de passagem de ônibus
Estudantes de Teresina, no Piauí, fizeram uma manifestação contra o aumento da passagem de ônibus na capital. O reajuste foi de cerca de 12% e a passagem subiu de R$ 1,90 para R$ 2,10. O ato terminou em confronto com a tropa de choque da Polícia Militar, na Avenida Frei Serafim. Como resultado, seis jovens foram detidos e levados para Central de Flagrantes e liberados horas depois por falta de provas.
Os estudantes tentaram falar com a Prefeitura, mas não forma recebidos. Depois, ocuparam a sede do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut). Alguns estudantes arremessaram pedras nos ônibus que passavam. Segundo eles, as pedras foram um revide, já que o motorista teria tentado atropelar os manifestantes.
Com a confusão, equipes da polícia foram acionadas e tentaram conter o movimento. Os policiais usaram sprays de pimenta e até balas de borracha.
O estudante identificado como Gustavo, da Universidade Federal do Piauí, destacou que o movimento foi pacífico e que a depredação aconteceu por parte de estudantes secundaristas, que na realidade não fazem parte do ato.
O estudante José Orlando, do curso de jornalismo da Universidade Federal do Piauí, foi atingido na perna por uma bala de borracha.
- Estou indignado, estamos realizando uma manifestação legal, e os policiais usaram da força, com armas nos agredindo - disse.
Os estudantes prometem uma nova manifestação.
Fonte: Extra Online
Postado por Meu Transporte às 01:16 0 comentários
Marcadores: Piauí
Porto Alegre apresenta seu plano de transportes para 2014
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Iniciativas na área de transporte e mobilidade para Porto Alegre na Copa do Mundo foram apresentadas na última sexta-feira, 26, em Belo Horizonte, pelo diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Capellari, no último dia do Seminário Técnico de Tráfego e Transportes promovido pelo Comitê Organizador Local (COL). O secretário extraordinário da Copa 2014, João Bosco Vaz, acompanhou o evento, cujo objetivo é alinhar informações entre o COL e as 12 cidades-sede sobre o planejamento operacional do setor e o sistema de transporte para os estádios.
Durante cerca de 30 minutos, Capellari expôs a estrutura que Porto Alegre deverá ter em 2014 para receber jogos do mundial e atender a demanda na área de transporte. Linhas especiais de ônibus e lotação deverão ser implantadas para facilitar o acesso do Aeroporto Internacional Salgado Filho, da Estação Rodoviária e de outras regiões da cidade para o estádio Beira-Rio. “Apresentamos toda a parte de planejamento de transporte por ônibus e lotação. Linhas especiais irão atender as regiões da Rodoviária e do aeroporto com veículos qualificados”, explicou Capellari. Conforme o secretário Bosco, a idéia é implementar também uma linha circular com trajeto pelos hotéis de Porto Alegre.
O sistema de monitoramento por câmeras, implantado há três anos pela prefeitura com a Central de Controle e Monitoramento da Mobilidade (Cecomm) e referência para outras cidades-sede, também será ampliado. Atualmente, a Capital conta com mais de 40 câmeras de alta definição e sistema digital com mil metros de alcance. Até 2013, ano da Copa das Confederações, serão 150 câmeras, número que poderá subir em 2014.
Estacionamentos - Além da qualificação do sistema de transporte, uma das preocupações da EPTC e da Secopa é a ampliação do número de vagas de estacionamento para a Copa. A EPTC está fazendo um estudo para identificar número de vagas existentes na cidade e poderá negociar com entidades como a PUCRS para implantar uma área de estacionamento na universidade destinada ao público dos jogos, além de vagas no Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho, o Harmonia. Outras áreas privadas deverão ser utilizadas. “Vamos identificar os locais e garantir que os preços não sejam abusivos”, explica Capellari. Ônibus dos estacionamentos até o estádio serão colocados em circulação pela prefeitura. Conforme levantamento da Secopa, são cerca de 1,78 mil vagas de estacionamento no entorno do Beira-Rio. A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) também identificou 96 estacionamentos a até cinco quilômetros do estádios.
Para Capellari, a EPTC dependerá ainda de resoluções que serão anunciadas ao longo do tempo, como quais seleções virão para Porto Alegre e os locais dos Campos Oficiais de Treinamento (COTs), para traçar algumas estratégias. “Teremos de montar uma estrutura de mobilidade para o deslocamento de seleções para os COTs, mas ainda precisamos de informações mais detalhadas para preparar um plano focado nas seleções que estarão em Porto Alegre”, define o diretor-presidente.
Agentes de fiscalização deverão trabalhar em parceria com Brigada Militar e Policias Civil e Federal no esquema de escolta de delegações e autoridades. Entre janeiro e fevereiro de 2012, a EPTC deverá iniciar processo seletivo de novos agentes de fiscalização de trânsito. Atualmente, o efetivo da empresa é de 508 agentes. A meta é ampliar para 700 até junho de 2013, ano da Copa das Confederações.
Sinalização - A cidade contará também com sinalização em outros idiomas para orientar os visitantes. A prefeitura também deverá desenvolver um cartão TRI especial com validade limitada para turistas que virão à Capital. A EPTC prevê que 100% dos semáforos de Porto Alegre tenham lâmpadas LED em 2012, o que significa maior qualidade e economia.
Para Capellari, experiências da cidade com a realização de grandes eventos como o Fórum Social Mundial (FSM) mostraram que Porto Alegre tem todas as condições de garantir serviços de transporte de qualidade em 2014. “Estamos muito bem em relação a outras cidades-sede da Copa. Temos um sistema de transporte consolidado no atendimento à população e ao território da Capital. Os ônibus são qualificados em termos de informação e a tripulação preparada para bem atender o turista. Vamos fazer um evento com tranqüilidade”, avaliou Capellari.
Durante cerca de 30 minutos, Capellari expôs a estrutura que Porto Alegre deverá ter em 2014 para receber jogos do mundial e atender a demanda na área de transporte. Linhas especiais de ônibus e lotação deverão ser implantadas para facilitar o acesso do Aeroporto Internacional Salgado Filho, da Estação Rodoviária e de outras regiões da cidade para o estádio Beira-Rio. “Apresentamos toda a parte de planejamento de transporte por ônibus e lotação. Linhas especiais irão atender as regiões da Rodoviária e do aeroporto com veículos qualificados”, explicou Capellari. Conforme o secretário Bosco, a idéia é implementar também uma linha circular com trajeto pelos hotéis de Porto Alegre.
O sistema de monitoramento por câmeras, implantado há três anos pela prefeitura com a Central de Controle e Monitoramento da Mobilidade (Cecomm) e referência para outras cidades-sede, também será ampliado. Atualmente, a Capital conta com mais de 40 câmeras de alta definição e sistema digital com mil metros de alcance. Até 2013, ano da Copa das Confederações, serão 150 câmeras, número que poderá subir em 2014.
Estacionamentos - Além da qualificação do sistema de transporte, uma das preocupações da EPTC e da Secopa é a ampliação do número de vagas de estacionamento para a Copa. A EPTC está fazendo um estudo para identificar número de vagas existentes na cidade e poderá negociar com entidades como a PUCRS para implantar uma área de estacionamento na universidade destinada ao público dos jogos, além de vagas no Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho, o Harmonia. Outras áreas privadas deverão ser utilizadas. “Vamos identificar os locais e garantir que os preços não sejam abusivos”, explica Capellari. Ônibus dos estacionamentos até o estádio serão colocados em circulação pela prefeitura. Conforme levantamento da Secopa, são cerca de 1,78 mil vagas de estacionamento no entorno do Beira-Rio. A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) também identificou 96 estacionamentos a até cinco quilômetros do estádios.
Para Capellari, a EPTC dependerá ainda de resoluções que serão anunciadas ao longo do tempo, como quais seleções virão para Porto Alegre e os locais dos Campos Oficiais de Treinamento (COTs), para traçar algumas estratégias. “Teremos de montar uma estrutura de mobilidade para o deslocamento de seleções para os COTs, mas ainda precisamos de informações mais detalhadas para preparar um plano focado nas seleções que estarão em Porto Alegre”, define o diretor-presidente.
Agentes de fiscalização deverão trabalhar em parceria com Brigada Militar e Policias Civil e Federal no esquema de escolta de delegações e autoridades. Entre janeiro e fevereiro de 2012, a EPTC deverá iniciar processo seletivo de novos agentes de fiscalização de trânsito. Atualmente, o efetivo da empresa é de 508 agentes. A meta é ampliar para 700 até junho de 2013, ano da Copa das Confederações.
Sinalização - A cidade contará também com sinalização em outros idiomas para orientar os visitantes. A prefeitura também deverá desenvolver um cartão TRI especial com validade limitada para turistas que virão à Capital. A EPTC prevê que 100% dos semáforos de Porto Alegre tenham lâmpadas LED em 2012, o que significa maior qualidade e economia.
Para Capellari, experiências da cidade com a realização de grandes eventos como o Fórum Social Mundial (FSM) mostraram que Porto Alegre tem todas as condições de garantir serviços de transporte de qualidade em 2014. “Estamos muito bem em relação a outras cidades-sede da Copa. Temos um sistema de transporte consolidado no atendimento à população e ao território da Capital. Os ônibus são qualificados em termos de informação e a tripulação preparada para bem atender o turista. Vamos fazer um evento com tranqüilidade”, avaliou Capellari.
Informações da Secopa de Porto Alegre
Postado por Meu Transporte às 22:22 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
CMTC altera linhas para atender construção de viaduto em Goiânia
Seis linhas do sistema de transporte coletivo que passam nas avenidas Pedro Ludovico e Consolação sofrerão alteração de itinerário a partir de quinta-feira (1º), são elas: 153, 149, 167, 182, 187 e 308. A modificação atende obra de construção do viaduto da Avenida Consolação realizada pela Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop).
A linha 153 terá seu percurso desviado no sentido terminal/bairro deixando de passar, durante o período de obras, pelas avenidas Pedro Ludovico e Consolação.
O novo itinerário para o ônibus da linha 153 segue em direção ao Parque Industrial João Braz passa pela Avenida das Magnólias e Rua da Alegria, sendo o restante do trajeto normal. Temporariamente, a Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), instalou cinco pontos de ônibus ao longo desse novo trecho.
Para as linhas 149, 167, 182, 187 e 308 a alteração técnica foi feita no sentido Centro/Terminal no trecho da Avenida Aderup que foi interditado. Dois pontos de ônibus foram desativados e seis pontos criados.
No sentido Centro/Terminal os ônibus das linhas 153, 149, 167, 182, 187 e 308 seguirão pela Avenida Consolação, Rua da Alegria, Avenida das Magnólias e Pedro Ludovico. Já as linhas 149, 167, 182, 187 e 308 não sofrerão alteração no itinerário Terminal/Centro.
No sentido Centro/Terminal os ônibus das linhas 153, 149, 167, 182, 187 e 308 seguirão pela Avenida Consolação, Rua da Alegria, Avenida das Magnólias e Pedro Ludovico. Já as linhas 149, 167, 182, 187 e 308 não sofrerão alteração no itinerário Terminal/Centro.
De acordo com o gerente de Planejamento da CMTC, Spiro Katopodis, panfletos explicativos serão afixados nos dias (2) e (3), nos pontos de embarque e desembarque para orientar os passageiros.
Avenida São Paulo
No sábado (3), e domingo (4), a Avenida São Paulo será interditada. Seis linhas do sistema de transporte sofrerão alteração de itinerário, são elas:
06- T. Veiga Jardim/Centro- Eixo 90
7-T. Vila Brasília/Centro/Rodoviária
010- T. Veiga Jardim/Campinas- Eixo Mutirão
011-T. Vila Brasília/ T. Praça A/ via T-02
650-Circular Sul- via BR- 153
651-Circular Sul- via Veiga Jardim
020- T. Garavelo/T. Bíblia- via T. Isidória.
Avenida São Paulo
No sábado (3), e domingo (4), a Avenida São Paulo será interditada. Seis linhas do sistema de transporte sofrerão alteração de itinerário, são elas:
06- T. Veiga Jardim/Centro- Eixo 90
7-T. Vila Brasília/Centro/Rodoviária
010- T. Veiga Jardim/Campinas- Eixo Mutirão
011-T. Vila Brasília/ T. Praça A/ via T-02
650-Circular Sul- via BR- 153
651-Circular Sul- via Veiga Jardim
020- T. Garavelo/T. Bíblia- via T. Isidória.
Fonte: G1 GO
Postado por Meu Transporte às 22:13 0 comentários
Marcadores: Goiás
Recife e Região Metropolitana já contam com mais de 1.100 ônibus adaptados para deficientes
Desde segunda-feira (29), 17 ônibus equipados com elevador passaram a integrar a frota de três linhas que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR). Deste total, duas linhas não contavam com nenhum veículo até este ano e a terceira, que já tinha parte da frota acessível, passou a operar com todos os veículos equipados com a plataforma elevatória. Assim, o Grande Recife Consórcio de Transporte confirma o compromisso de expansão do Serviço Especial de Transporte (SET), que já conta 274 linhas e 1.143 coletivos.
As 001-Ponte dos Carvalhos/Prazeres (Barra de Jangada) e 418-Tiúma/Camaragibe fazem parte do sistema de transporte complementar da RMR e operam com doze veículos e realizam 103 viagens cada. A partir de agora, 14 microônibus divididos igualmente para as duas linhas passaram a realizar cerca de 60% dos atendimentos oferecendo o serviço com elevador.
Já a linha 413-Avenida do Forte, operava com um total de sete ônibus e realizava 65 viagens, das quais 20 eram feitas com ônibus do SET. Agora, com a ampliação da frota, todas as viagens passaram a ser realizadas com veículos acessíveis. Esta mudança beneficiou os usuários que precisam ir até a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que é atendida pela linha.
Para a diretora de Operações do Grande Recife, Taciana Ferreira, tornar toda a frota seja acessível até 2014 é mais que um desejo, é uma meta. “Nosso compromisso não se baseia apenas em um cumprimento legal, mas em garantir a acessibilidade a todos os usuários, inclusive aqueles que possuam mobilidade reduzida”, ressaltou.
As 001-Ponte dos Carvalhos/Prazeres (Barra de Jangada) e 418-Tiúma/Camaragibe fazem parte do sistema de transporte complementar da RMR e operam com doze veículos e realizam 103 viagens cada. A partir de agora, 14 microônibus divididos igualmente para as duas linhas passaram a realizar cerca de 60% dos atendimentos oferecendo o serviço com elevador.
Já a linha 413-Avenida do Forte, operava com um total de sete ônibus e realizava 65 viagens, das quais 20 eram feitas com ônibus do SET. Agora, com a ampliação da frota, todas as viagens passaram a ser realizadas com veículos acessíveis. Esta mudança beneficiou os usuários que precisam ir até a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que é atendida pela linha.
Para a diretora de Operações do Grande Recife, Taciana Ferreira, tornar toda a frota seja acessível até 2014 é mais que um desejo, é uma meta. “Nosso compromisso não se baseia apenas em um cumprimento legal, mas em garantir a acessibilidade a todos os usuários, inclusive aqueles que possuam mobilidade reduzida”, ressaltou.
SET – O Serviço Especial de Transporte (SET) é realizado por ônibus acessíveis com elevadores, para facilitar a acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes. As linhas integrantes do serviço operam nos principais corredores de transporte, com percursos que atendem a hospitais das redes pública e privada, escolas, universidades e outros destinos selecionados por pesquisa realizada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Atualmente, 274 das 385 gerenciadas pelo Consórcio já participam do SET, totalizando 1.143 ônibus acessíveis.
Mais informações sobre esta ação ou qualquer outro tema, realizar sugestões, reclamações ou elogios pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br.
Mais informações sobre esta ação ou qualquer outro tema, realizar sugestões, reclamações ou elogios pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br.
LINHA | Frota | |
Total | Ônibus do SET | |
413 - Avenida do Forte | 7 | 7 |
001 - Ponte dos Carvalhos/Prazeres (Barra de Jangada) | 12 | 7 |
418 - Tiúma (Camaragibe) | 12 | 7 |
Fonte: CGRT
Postado por Meu Transporte às 20:14 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Pernambuco
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