Trolebus em SP
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Metrô do Recife funcionará apenas no horário de pico nesta quarta-feira
terça-feira, 14 de abril de 2015
Em protesto contra as medidas tomadas a favor da PL 4330, fez com que os funcionários do Metrô aderissem ao ato que acontecerá nesta quarta-feira, por isso muitos que usam este modal terão mais trabalho para chegar a seus destinos, lembrando que outras categorias também não funcionam amanhã, caso dos bancários e ainda tem riscos de paralisação parcial dos ônibus.
O funcionamento do Metrô será apenas nos horários de pico das 05 às 8:30 e das 16hs às 19:30.
As principais centrais sindicais do país e movimentos sindicais convocaram paralisação geral para o próximo dia 15, em protesto contra a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei 4330/04, que legaliza as terceirizações em todos os postos da cadeia produtiva. Em outras palavras, a matéria abre a possibilidade para que empresas possam contratar 100% da mão de obra em condições precárias, sem vincular seus empregados à proteção da CLT.
A principal motivação da mobilização é barrar o Projeto de Lei 4330, que regulamenta a terceirização das empresas. Mas os trabalhadores também são contra as medidas provisórias 664 e 665 adotadas pelo governo Dilma, que mudaram o seguro- desemprego, o auxílio-doença, as pensões, o PIS e outros direitos trabalhistas.
RECIFE – às 14h, ato em frente à Federação das Indústrias (Fiepe), com participação dos professores da rede estadual, em greve. Paralisação de, professores da rede municipal, servidores do Judiciário, metrô, rodoviários, bancários, trabalhadores do Serpro; ato de bancários no Banco do Brasil, com marcha em direção à Fiepe. Em Suape, paralisações e fechamento da BR.
Postado por Meu Transporte às 19:33 0 comentários
Marcadores: Pernambuco, trem/metrô
Carris e Trensurb paralisam os serviços nesta quarta-feira
A Diretoria de Transporte Metropolitano (DTM) da Metroplan colocará em prática na quarta-feira um esquema especial para dar conta da paralisação na Carris e na Trensurb. Sem os dois transportes, serão colocados na rua veículos de outras empresas para reforçar o atendimento à população. As manifestações ocorrem no Rio Grande do Sul durante o chamado Dia Nacional de Paralisação, em protesto contra a Lei das Terceirizações.
O que muda para funcionário e empregador com o projeto de terceirização
No eixo norte, as empresas Central (Novo Hamburgo e São Leopoldo), Real (Sapucaia do Sul e Esteio) e Vicasa (Canoas) terão suas frotas reforçadas nos terminais Conceição e Mauá, em Porto Alegre, para equilibrar a demanda da Trensurb. Haverá também a liberação de passageiros em pé nos veículos executivos em 50% da lotação sentada.
Quanto aos ônibus da Carris, que deverão ficar parados na Capital, serão substituídos pelo serviço de empresas privadas. Haverá reforço em linhas das empresas Soul, Transcal e Sogil, que circulam no corredor da Avenida Assis Brasil.
A principal motivação da mobilização é barrar o Projeto de Lei 4330, que regulamenta a terceirização das empresas. Mas os trabalhadores também são contra as medidas provisórias 664 e 665 adotadas pelo governo Dilma, que mudaram o seguro- desemprego, o auxílio-doença, as pensões, o PIS e outros direitos trabalhistas.
Dados de entidades sindicais mostram que empregados terceirizados ganham até 27% menos do que os diretos e que os acidentes de trabalho aumentam 56% com os terceirizados, pois são menos treinados e mudam muito de local de trabalho.
Após esse dia nacional de paralisações, haverá nova reunião das centrais sindicais para definir os próximos passos da mobilização.
Informações: Zero Hora
Postado por Meu Transporte às 16:46 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
BRT Transbrasil - Motoristas enfrentaram trânsito lento na Avenida Brasil
segunda-feira, 13 de abril de 2015
Motoristas enfrentaram trânsito lento na Avenida Brasil, nesta segunda-feira, primeiro dia útil de novas interdições por causa das obras do BRT Transbrasil. Por volta das 14h, a faixa reversível foi montada na pista sentido Centro, antes mesmo do horário previsto, para diminuir os impactos na volta para casa.
A medida, no entanto, não foi suficiente para evitar retenções e, às 17h30m, havia lentidão do Caju até Bonsucesso, nas pistas sentido Zona Oeste. Às 19h30m, o trânsito seguia lento no trecho. Os reflexos chegavam à Ponte Rio-Niterói, onde havia retenção no sentido Rio desde a reta do cais até a saída para a Brasil. O tempo de travessia era de 14 minutos.
Durante o período da manhã, o trânsito na Avenida Brasil apresentou retenções, na altura de Ramos e São Cristóvão. Com a nova intervenção, que foi implantada no último sábado, está bloqueado 1,6 km da pista central no sentido Zona Oeste, entre a passarela 3, na altura do Caju, até as imediações da Avenida Paris, em Bonsucesso, na Zona Norte. Com a ampliação das obras, a nova interdição passará de 1.650 metros para 3.750 metros.
Duas faixas na pista central estão bloqueadas no sentido Zona Oeste, e meia faixa no sentido Centro. As faixas exclusivas para ônibus permanecem em funcionamento na Avenida Brasil, contornando a área do canteiro da obra. Além disso, para minimizar os impactos na volta para casa, diariamente será montada uma faixa reversível à tarde.
Juntamente à implantação do sistema BRT, foram iniciadas as obras de drenagem no trecho da Ilha, que terá a pista lateral fechada. Serão 500 metros interditados no sentido Centro para reforço do solo, e 300 metros da faixa lateral, logo após a Avenida Brigadeiro Trompowski, sentido Zona Oeste. De acordo com Joaquim Dinis, diretor de operações da CET-Rio, essa obra terá prazo de 30 dias.
Por Priscilla Aguiar
Informações: O Globo
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Postado por Meu Transporte às 20:59 0 comentários
Marcadores: B R T, Rio de Janeiro
Começa a obra da Linha 6 - Laranja do Metrô de São Paulo
As obras da Linha 6 - Laranja do Metrô de São Paulo começaram na manhã desta segunda-feira (13) com mais de um ano de atraso. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) participou da cerimônia e iniciou o processo de escavação do poço de ventilação.
A linha vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, até a estação São Joaquim, da Linha 1- Azul, no Centro da capital paulista. Mais de 600 mil passageiros devem circular pela linha diariamente. A promessa é que a linha seja entregue e inicie sua operação comercial em 2020.
Em 2011, o projeto da Linha foi alvo de polêmica após alguns moradores de Higienópolis se posicionarem contra a localização da Estação Angélica.
Inicialmente, o próprio governador havia dito que as obras teriam início no começo do ano passado. A declaração foi dada em janeiro de 2013 durante o lançamento do edital da concorrência internacional da PPP (Parceria Público Privada) da Linha 6. Posteriormente, o prazo de início foi prorrogado para julho de 2014.
Apesar da demora para o início das obras do Metrô, o governador negou nesta segunda que tenha tido qualquer atraso.
"Não teve atraso. A obra desse tamanho talvez seja a maior obra do país, quase R$ 10 bilhões. Uma PPP você tem que fazer engenharia, revestimentos, licitação, assinatura de contrato, desapropriações", afirmou Alckmin.
De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, o contrato da PPP foi assinado somente em maio do ano passado. "O consórcio tinha um ano para iniciar as obras, portanto estamos a um mês adiantado com o nosso cronograma de assinatura de contrato", afirmou. Ele ressaltou que nesse período a empresa realizou o projeto executivo da obra.
No entanto, o atraso ocorreu após o governo ter sido obrigado a fazer uma nova licitação depois de não encontrar parceiros privados interessados em participar da concorrência pública devido aos imbróglios jurídicos envolvidos na desapropriação dos imóveis.
Desta forma, o governo acabou mudando o modelo de licitação e passou a arcar com os gastos das desapropriações, deixando a cargo da empresa vencedora apenas a responsabilidade de desapropriar e pagar com os recursos provenientes do estado. Antes, o consórcio é quem iria arcar com o custo.
O governo já gastou R$ 500 milhões com desapropriações, o que corresponde a 70% dos imóveis. As desapropriações devem estar concluídas para o início do primeiro semestre do ano que vem.
Para o governador, a PPP dará rapidez ao processo de construção do Metrô.
"O setor privado tem sempre mais agilidade do que o setor público. O que não pode é um empurrar o problema pro outro porque agora a PPP é completa. O setor privado constrói túnel, as estações, compra os trens, motoriza, energiza a parte eletrônica e opera", disse Alckmin.
Trajeto
O trajeto terá 15,9 km incluindo pátios e 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba - Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica - Pacaembu, Higienópolis - Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O governo projeta que 29 trens irão atuar ao longo do percurso. Ela fará conexão com outras linhas da CPTM e do Metrô, com a Linha 4-Amarela.
O percurso entre Brasilândia e São Joaquim, que hoje é feito em 90 minutos, passará a ser feito em 23 minutos.
O investimento previsto para a linha é de R$ 9,69 bilhões - metade disso sairá dos cofres do estado e a outra metade pelo consórcio vencedor da licitação.
Por Tatiana Santiago
Informações: G1 São Paulo
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Postado por Meu Transporte às 20:51 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Em Uberaba, Terminal Leste terá nova bilheteria
A Prefeitura de Uberaba informou que está executando obra de instalação de uma nova bilheteria no Terminal Leste, que passará a funcionar nos moldes do Terminal Oeste, com duas entradas de acesso. De acordo com a PMU, a previsão é de que, dentro de 20 dias, o serviço já esteja disponível.
Foto: Enerson Cleiton |
O superintendente de Transporte Coletivo, Claudinei Nunes, ressalta que o prefeito Paulo Piau está atendendo a uma solicitação da população da região, que sentiu a necessidade de ter duas entradas no terminal.
Segundo Nunes, as empresas de transporte coletivo também estão trabalhando para substituir as catracas das estações-tubo, uma vez que algumas pessoas vinham fraudando o sistema, agachando e entrando no sentido contrário da catraca de saída, utilizando o serviço sem pagar.
“Diante do fato, as empresas desenvolveram um protótipo de catraca que foi testada em uma das estações-tubo e se mostrou mais eficaz no combate à fraude. Com seu pleno funcionamento, as empresas vão contratar a produção de mais 11 catracas que deverão ser instaladas paulatinamente nas estações”, comentou.
Levantamento
Serviço. Dados da prefeitura apontam que a expectativa é de que o serviço seja finalizado dentro de 20 dias, assim que for contratado. Ainda conforme a PMU, todas as estações-tubo possuem câmeras que registram os atos ilegais praticados.
Por Danilo Cruvinel
Informações: Jornal de Uberaba
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Postado por Meu Transporte às 20:41 0 comentários
Marcadores: B R T, Minas Gerais
Em SP, Corredor de ônibus na avenida Cidade Jardim beneficia 231 mil pessoas
O novo trecho de corredor de ônibus da avenida Cidade Jardim, na zona sul, beneficia diariamente 231 mil pessoas. Com 700 metros de extensão, a intervenção aumentou em 73% a velocidade dos 180 ônibus que circulam no local por hora no pico da manhã. O corredor foi instalado à esquerda entre a avenida Brigadeiro Faria Lima e a ponte Roberto Zuccolo e está integrado ao corredor Nove de Julho e à faixa exclusiva na rua Tabapuã. O prefeito Fernando Haddad vistoriou nesta quinta-feira (19) a intervenção de priorização do transporte público.
A obras receberam investimentos de R$ 8 milhões. Houve instalação de pavimento rígido na faixa à esquerda, revestimento que é mais durável e adequado à circulação dos coletivos. Os passageiros ganharam duas novas paradas de acesso no canteiro central. A via também foi recapeada e houve implantação de nova sinalização. No trecho beneficiado circulam 20 linhas de ônibus.
A implantação da faixa exclusiva na rua Tabapuã reordenou o tráfego dos ônibus da na região, evitando que os ônibus no sentido centro tenham que cruzar à direita na rua Amauri. A faixa beneficia 11 linhas e funciona entre a rua Brigadeiro Haroldo Veloso e a avenida Brigadeiro Faria Lima, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14 h. A via também recebeu recapeamento, além de toda sinalização para a faixa exclusiva. Com instalação da faixa, também foi possível disponibilizar aos passageiros uma parada mais próxima da estação Cidade Jardim da CPTM, ampliando a integração com os trens metropolitanos.
Da Prefeitura Municipal de São Paulo
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Postado por Meu Transporte às 10:00 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
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