Trolebus em SP
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Cuiabá vai implantar 400 pontos de ônibus
sexta-feira, 13 de março de 2015
O prefeito Mauro Mendes anunciou, hoje, a implantação de 400 pontos de ônibus, ano que vem. Hoje há 2.200 e a grande parte deles não apresenta as condições, ou padrão ideal de conforto à população. A colocação dos pontos é uma obrigação das empresas. Cada uma, pelo contrato de concessão, é responsável pela colocação de 25 pontos de ônibus por ano, mas isso não tem sido feito ao longo do tempo. “Vamos fazer e cobrar das empresas, descontando aquilo que a prefeitura teria que repassar às empresas”, disse.
A Secretaria de Mobilidade Urbana que vai inspeção toda a frota de ônibus. “Os veículos que não apresentarem condição de circulação e conforto serão retirados. Os que apresentarem defeitos menores terão que ser recuperados para voltarem a circular”, afirmou. Além dessas duas ações, duas outras estão sendo executadas para que no médio e longo prazos o sistema de transportes da capital seja aprimorado. Uma comissão nomeada por Mauro Mendes está trabalhando num novo processo para licitar as concessões para operar o sistema.
Enquanto isso, outra trabalha na elaboração no novo Plano de Mobilidade Urbana, dando ênfase à melhoria no tráfego dos ônibus que circulam em Cuiabá. Ambas têm prazo de 180 dias para apresentar resultados, contados a partir de 23 de janeiro.
Informações: So Notícias
Postado por Meu Transporte às 21:02 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
BRT custa um décimo do metrô; 61 projetos estão em andamento
No Brasil, existem 61 projetos de BRT em implantação, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Implantado na década de 1970, em Curitiba, o modal voltou a ser visto como uma boa opção de transporte público nas grandes cidades por conta da organização da Copa do Mundo de 2014. Capitais como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife apostaram no transporte para facilitar a vida dos torcedores e agora a população usufrui do legado.
“No Rio, por exemplo, uma viagem que se fazia em duas horas, agora é feita em 40 minutos”, comenta o diretor administrativo e institucional da NTU, Marcos Bicalho. Além do impacto direto na mobilidade de grandes centros urbanos, ele pontua que a implantação do BRT é muito mais rápida do que a de um metrô, por exemplo.
“Você consegue operar uma linha de BRT em dois, três anos após o início das obras. O metrô demora uns 10 anos para iniciar a operação”, compara. O custo é outro ponto que conta a favor do BRT. Segundo Bicalho, geralmente, o modal custa um décimo do valor orçado para se construir linhas de metrô.
Em todo o Brasil, já são 144 km de BRT em nove cidades: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Recife, Rio, São Paulo, Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).
Por Amanda Palma
Informações: Correio 24 Horas
Postado por Meu Transporte às 20:22 0 comentários
Marcadores: B R T, Bahia, Corredores de Ônibus, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo
Grande Recife: Venda de bilhetagem do CARTÃO VEM será interrompida temporariamente
Os usuários do transporte público devem ficar atentos quanto à venda dos créditos do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).
Devido a atualização do sistema do cartão, a comercialização da bilhetagem será interrompida, a partir das 22h desta sexta-feira (13) até às 6h do domingo (15).
A venda dos bilhetes será interrompida nas estações do BRT, nos pontos descentralizados, Expressão Cidadão e na internet.
Informações: GRCT
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Marcadores: Pernambuco
Em SP, Obras de modernização alteram circulação dos trens
quinta-feira, 12 de março de 2015
Neste fim de semana, 14 e 15 de março, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:
Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]
Sábado: das 22h até o fim da operação comercial, haverá intervenções no sistema de rede aérea no trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Água Branca. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha.
Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão com paradas intermediárias para embarque e desembarque na Estação Pirituba.
O intervalo médio no trecho entre Luz e Palmeiras-Barra Funda será de 21 minutos, e de 30 minutos entre as estações Perus e Jundiaí.
As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações.
Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi - Amador Bueno]
Domingo: das 9h às 19h, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações General Miguel Costa e Carapicuíba, e entre Santa Terezinha e Antônio João. O intervalo médio será de 16 minutos em toda a linha.
Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]
Sábado: das 23h até o fim da operação comercial, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de sinalização entre as estações Hebraica-Rebouças e Cidade Jardim. O intervalo médio será de 18 minutos em toda a linha.
Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]
Domingo: das 8h às 16h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Mauá e Ribeirão Pires. O intervalo médio será de 30 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra.
Linha 11-Coral/ Expresso Leste [Luz - Guaianases]
Domingo: das 4h até meia-noite, o intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha, em razão dos serviços realizados na extensão Guaianazes e Estudantes.
Linha 11-Coral/ Extensão [Guaianases - Estudantes]
Domingo: das 4h até meia-noite, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente e de infraestrutura na Estação Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio será de 22 minutos entre Guaianases e Estudantes.
Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]
Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, ocorrerão intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Comendador Ermelino e USP Leste. O intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha.
Domingo: das 4h até meia-noite, os serviços estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Itaim Paulista e Engº Manoel Feio. O intervalo médio será de 20 minutos entre Brás e Itaim Paulista, e de 30 minutos entre as estações Itaim Paulista e Calmon Viana.
Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.
Informações: CPTM
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Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Em Curitiba, Faixas exclusivas na Marechal Deodoro e Desembargador Westphalen começam a ser implantadas
A Prefeitura de Curitiba iniciou a preparação do pavimento para a implantação de duas novas faixas exclusivas para ônibus na cidade, nas ruas Marechal Deodoro e Desembargador Westphalen. As duas faixas deverão entrar em operação até o fim de março, reforçando a política municipal de priorização do transporte coletivo. A primeira faixa exclusiva da capital funciona desde julho do ano passado na Rua XV de Novembro.
A faixa exclusiva da Marechal Deodoro será demarcada no trecho entre a Rua João Negrão e a Alameda Dr. Muricy. Ela beneficiará 30 mil passageiros transportados por 13 linhas do transporte coletivo – Canal da Música/Vista Alegre, Novena, Jardim Social/Batel, Itupava/Hospital Militar, Rua XV/Barigui, Detran/Vicente Machado, Cristo Rei, Cajuru, Capão Imbuia/Parque Barigui, Alcidez Munhoz/Jardim Botânico, Fazendinha, Caiuá e Executivo/Aeroporto. A velocidade máxima permitida na via será de 40km/h.
A faixa exclusiva da Desembargador Westphalen irá da Avenida Visconde de Guarapuava até a Avenida Presidente Getúlio Vargas, beneficiando 70 mil passageiros de 20 linhas que passam pela via – Jardim Mercês/Guanabara, Universidades, Bom Retiro/PUC, Vila Macedo, Jardim Centauro, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba, Jardim Itiberê, Canal Belém, Alferes Poli, Guilhermina, Menonita, Vila Izabel, Vila Rosinha, Carmela Dutra, Vila Velha, Cotolengo, Ligeirinho Bairro Novo e Ligeirinho CIC/Cabral.
Com as faixas exclusivas, os ônibus deverão ter velocidade contínua, fazendo com que as viagens sejam feitas em menor tempo. As outras faixas de circulação da Marechal Deodoro e da Desenbargador Westphalen também passarão a ter a velocidade máxima permitida nos trechos correspondentes das faixas exclusivas.
No trecho exclusivo, será permitido apenas o acesso de veículos de moradores nas regiões próximas a garagens de casas e prédios localizados no lado direito das vias. Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não poderão estacionar na mesma – devem adentrar as guias rebaixadas existentes e permanecer apenas o tempo necessário para o embarque e desembarque de passageiros.
Para as conversões à direita de veículos, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes do cruzamento e onde haverá uma linha pontilhada separando as faixas, ao invés dos tachões. Os motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses trechos – respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência –, para depois fazer a conversão à direita.
Em um cruzamento da Rua Marechal Deodoro (com a Alameda Dr. Muricy) e em um cruzamento da Rua Desembargador Westphalen (com a Avenida Getúlio Vargas), algumas linhas de ônibus terão que fazer uma conversão à esquerda. Próximos a esses cruzamentos, foram criados outros espaços de 20 metros (também demarcados com linha pontilhada, aos invés dos tachões) para a saída dos ônibus da faixa exclusiva. Os demais veículos devem dar preferência para a conversão à esquerda dos ônibus. Todas as conversões e preferências serão sinalizadas com placas.
Informações: Urbs
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Marcadores: Paraná
Em Campinas, Linha 310 – Vila Olímpia terá mais 2 ônibus e novos horários
A partir desta segunda-feira, 16 de março, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reforçará a linha 310 – Vila Olímpia com mais dois ônibus convencionais, que têm capacidade média de 70 passageiros. A frota vinculada à linha aumentará de 6 para 8 veículos.
Operada pela empresa VB Transportes e Turismo, a 310 circula na Área 3 do sistema de transporte público coletivo municipal (Sistema InterCamp). Essa área abrange Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia Campinas - Mogi Mirim e Corredor Abolição.
A média diária de passageiros foi de 2.699 em 2014 (o Sistema InterCamp como um todo movimenta cerca de 634 mil por dia), mas a demanda ampliou desde a entrega do Residencial Takanos, daí o reforço da linha pela Emdec. O total de passageiros equivale ao total de passagens pela catraca; o sistema atende diariamente a 240 mil usuários (indivíduos).
Em função da melhoria (aumento do número de veículos), os ônibus passarão nos pontos em intervalos menores. No sentido Estrada Municipal José Sedano – Terminal III, das 04h45 às 08h13, o intervalo médio cairá para 13 minutos; das 08h33 às 16h53, para 20 minutos; das 17h08 às 18h00, para 13; e das 18h25 às 23h37, para 24.
No sentido Terminal III - Estrada Municipal José Sedano, das 05h37 às 09h15, o intervalo médio também cairá para 13 minutos. Os intervalos serão de 20 minutos das 09h23 às 16h03, de 13 minutos das 16h16 às 18h52 e de 24 minutos das 19h08 às 00h20. Até então, esses intervalos nas faixas horárias equivalentes eram, respectivamente, de 17, 25, 17 e 32 minutos. Os intervalos também diminuirão aos sábados, domingos e feriados. Por isso, houve alterações nos horários da linha, que o usuário pode consultar no link abaixo. O itinerário continua o mesmo.
Clique aqui para consultar os novos horários da linha 310 – Vila Olímpia
Para mais informações, os munícipes têm à disposição o telefone (19) 3772-1517 da Emdec, que funciona 24 horas.
Informações: EMDEC
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Marcadores: São Paulo
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