Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Estações de metrô do Rio e SP vão se transformar em minishoppings

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

As estações de metrô nas duas maiores cidades do país estão passando por uma transformação. Os passageiros do metrô vão poder comprar quase tudo: remédio, livro, revistas, roupas, calçados, telefones, vai ser um mini shopping com várias lojas. Até as grandes redes vão ter vez nas estações. Tudo para atender a necessidade de consumo de quem vai e vem do trabalho. Hoje as compras já podem ser feitas no metrô de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Fazer compras sem sair do metrô. As 650 mil pessoas que passam todos os dias, nas estações do Rio de Janeiro, encontram um comércio bem variado. “Sempre que possível eu compro aqui, têm umas lojinhas muito boas, muito agradáveis e preços bons, facilita”, diz uma mulher.

O metrô do Rio chegou a contratar profissionais especializados para preparar os espaços. E atender as necessidades dos ‘clientes passageiros’. “Às vezes uma coisa que ele iria sair do transporte dele, passar em algum lugar para depois ir para casa, ele consiga de repente estar fazendo nas estações. Como consertar uma roupa, comprar uma torta ou comprar um presente rápido”, afirma Eliza Santos, gerente de marketing comercial do Metrô Rio.

Em São Paulo, Gislaine vai à farmácia enquanto o metrô não chega. E não é só com remédio que ela gasta na estação. “Café, roupa, bolacha, doce. Você passa, vê, gosta e compra”, afirma à analista.

“Na correria do paulistano, ou de quem mora em qualquer outra metrópole, enfrenta hoje, acho muito válido ter acesso aqui a farmácias, sandálias, livros. Acho realmente muito bom, facilita bastante a vida de todo mundo”, diz Marcio Souza, estudante.

“Sempre que possível eu compro aqui, têm umas lojinhas muito boas, muito agradáveis e preços bons, facilita”, diz uma mulher.

Por dia passam pelas catracas 4,2 milhões de pessoas. E foi pensando nesses potenciais consumidores que o metrô pretende fazer de cada estação uma espécie de minishopping. Quer trazer para cá algumas grandes redes de lojas. Já estão em processo de licitação empresas de perfumes e cosméticos, roupas, calçados e até uma especializada em vestidos de noiva.

“São produtos que já foram testados no metrô, que nós sabemos que tem aceitação grande do nosso público, dos nossos usuários, e que são interessantes para o mercado de uma forma geral”, explica Aluizio Gibson, gerente de negócios da Companhia Metropolitana/SP.

É um bom negócio para o metrô, que fatura com o aluguel das lojas. Mais espaço para o comércio, e agora, no subsolo.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960