Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Deficientes enfrentam problemas com transporte público em Cuiabá

sexta-feira, 23 de abril de 2010


O aumento do número de denúncias relacionadas à falta de acessibilidade no transporte coletivo às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, em Cuiabá, motivou o Ministério Público Estadual (MPE) a promover uma audiência pública para discutir o assunto com a população. O evento será realizado no dia 30 deste mês, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), a partir das 14h.
A 8ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital já instaurou 11 procedimentos investigatórios sobre o assunto. De acordo com o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior, a audiência terá como objetivo identificar a origem dos problemas apontados pelos usuários. “Para contribuirmos na melhoria dos serviços oferecidos a essas pessoas, temos que descobrir quais são as causas dessas reclamações”, informou.
Segundo ele, as principais irregularidades encontradas no atendimento das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida (idosos, gestantes, obesos, pessoas com criança de colo) referem-se à adequação dos pontos de parada e terminais de grande circulação, atendimento do Buscar, capacitação de funcionários, manutenção das plataformas elevatórias, assentos reservados e frota adaptada.
Para participar da audiência foram convidados os representantes dos órgãos de fiscalização e acompanhamento - Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), Agência da Copa (Agecopa) e empresas de transporte coletivo. “Queremos discutir com os órgãos e empresas responsáveis pelos serviços para resolvermos as questões apuradas de forma eficiente e espontânea, evitando-se o agravamento da situação existente e possível intervenção judicial”, afirmou.
Dos 11 procedimentos instaurados no MP, constam reclamações referentes à capacitação e treinamento de motoristas e cobradores; impedimento de embarque pelas portas traseiras dos veículos e ausência de acessibilidade em pontos de parada e terminais, próximos às universidades, escolas estaduais, shoppings, praças centrais, entre outras. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3613-5261.

Fonte: 24 Horas News

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960