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Cobrança do metrô de Salvador é adiada para janeiro

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Depois de ser anunciada para a próxima quarta-feira (23), a cobrança da tarifa do metrô de Salvador foi prorrogada e só será iniciada no dia 2 de janeiro. O adiamento foi anunciado pelo governador da Bahia, Rui Costa, em evento de entrega de ambulâncias do Samu, nesta quarta-feira (16). Segundo ele, a venda dos bilhetes já estará disponível para os usuários do metrô na próxima segunda (21), mas a cobrança só será feita em 2016. Rui Costa também anunciou que a estação do metrô em Pirajá será inaugurada no dia seguinte, terça-feira (22).

O valor da tarifa do metrô deve ser a mesma cobrada no ônibus municipal, atualmente de R$ 3, conforme o governador. "Eu pretendo conversar com o prefeito de Salvador sobre essa questão da integração. A população de Salvador pagará uma só passagem de ônibus e metrô, ou seja, vai comprar um bilhete e pagar único. A nossa proposta é que pague apenas o mesmo valor que tiver estipulado para o transporte de ônibus urbano", disse Rui Costa.

De acordo com o governador, o evento de inauguração da estação Pirajá contará com a presença da presidente Dilma Rousseff. A previsão inicial era de que a estação de Pirajá tivesse sido inaugurada em junho, mas, segundo o governo, imprevistos como o rompimento de uma adutora na BR-324, a greve dos trabalhadores da construção pesada e chuvas foram responsáveis pelos atrasos nas obras.

O início da cobrança da tarifa do metrô foi adiado várias vezes neste ano, por conta da falta de definição do valor da tarifa. O governo chegou a anunciar que o começo da cobrança seria em junho, adiou para outubro, depois para dezembro.

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DF recebe R$ 103 milhões para expandir metrô e VLT

O Ministério das Cidades vai liberar repasses na ordem R$ 103 milhões para que sejam desenvolvidos projetos de expansão da malha ferroviária destinada à locomoção dos passageiros do Distrito Federal. 

Os aportes integram o Pacto da Modalidade Urbana, iniciativa do governo federal para melhorar o transporte público brasileiro e conceder mais qualidade de vida à população. Do total, serão R$ 77 milhões para a elaboração da Linha 2 do metrô e R$ 26 milhões para a construção da Linha 1 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A previsão é de que a Linha 2 do metrô possua aproximadamente 8 km de comprimento, interligando a área central à Asa Norte. A Linha 1 do VLT, por sua vez, está estimada em 16 km de extensão, ao longo da avenida W3, e vai beneficiar 115 mil passageiros por dia.

Segundo a pasta, os projetos requerem estudos e avaliações da rede na área central de Brasília, em especial, do Eixo Monumental. Compreende também Pesquisa de Mobilidade Urbana; Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental; Estudo de Impacto Ambiental; bem como análises topográficas e geotécnicas complementares e o anteprojeto de engenharia.

Desde 2003, o governo federal possui uma carteira de investimentos, em Brasília, de R$ 9,55 bilhões. No DF, o total de investimentos é de R$ 9,437 bilhões, sendo R$ 4,221 bilhões para mobilidade urbana. Em todo o Brasil, o valor da carteira de investimentos ultrapassa R$ 566,4 bilhões, com R$ 159,6 bilhões somente para o transporte de passageiros.

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Por conta do Natal, transporte coletivo em Manaus terá horário estendido até a madrugada

Desta terça-feira (15) até o próximo dia 24 de dezembro, o horário de atendimento das linhas de ônibus troncais do sistema convencional de transporte coletivo urbano de Manaus, que saem do Centro, assim como das linhas alimentadoras, que saem dos terminais de integração, será estendido em função do aumento da demanda de consumidores no período de compras de fim de ano nas áreas de comércio da cidade.
Foto: Raphael Alves
A informação foi divulgada ontem, pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (Semcom).

Viagem extra

Com a medida, adotada pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), os ônibus que normalmente saem para a última viagem à meia-noite do Terminal da Matriz, localizado no Centro da capital Zona Sul, deverão realizar uma viagem extra, partindo à 1h do terminal e seguindo para os bairros.

As linhas alimentadoras que saem dos terminais de integração T3, no bairro Cidade Nova, Zona Norte, T4, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste, e T5, no bairro São José Operário, também Zona Leste, na última viagem, acompanharão o horário estendido, com a última partida de coletivo programada, somente, para depois da chegada do último ônibus vindo do Centro.

Informações: A Crítica

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Atraso é a principal queixa de usuário de ônibus de Campinas

O atraso no horário do ônibus do transporte municipal de Campinas (SP)  é a principal reclamação dos usuários há quatro anos, segundo levantamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec). A cidade tem uma frota de 1.239 coletivos e 205 linhas.

Os dados da Emdec do primeiro semestre deste ano apontam 5.976 reclamações dos usuários, o que representa uma queda de 27,41% no número de casos em relação ao mesmo período de 2014. Entre as queixas registradas, o não cumprimento dos horários segue sendo a principal.

A segunda maior reclamação dos passageiros é que os motoristas não param no ponto certo. Outras queixas comuns são: motoristas imprudentes, não cumprimento de percurso e não atender embarque/desembarque.

Atrasos
“Todo dia eu passo o meu cartão de ponto atrasado no trabalho. Eu nem tenho mais explicação. Falo para o meu patrão que estou atrasada, parece piadinha minha”,  explica a empregada doméstica Sirlei Souza da Cruz.

Mesma situação enfrentada pela técnica de segurança Lia Ferreira. "Todo dia chego atrasada no meu trabalho. Mesmo se eu sair mais cedo de casa, eu chego atrasada ”, afirma.

Para o especialista em direito civil, Ademar Gerbo, para ser resolvido, o problema precisa ser tratado de uma forma diferente.
“E isso começa à medida que a Emdec faça essa aferição por área. Já que são empresas distintas, nós precisamos fazer esta distinção para saber onde estão os problemas pontuais maiores e as empresas que estão falhando”, afirma.

Ainda segundo o especialista, as sanções vão desde multa até a cassação da permissão para o transporte público.

A Emdec informou, por meio de nota enviada à EPTV, afiliada da TV Globo, que monitora os ônibus em tempo real com a inauguração do Núcleo de Monitoramento de Transporte (NUMT). A empresa disse ainda que acompanha os horários nos terminais e nas ruas com os agentes de mobilidade urbana.

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Florianópolis terá esquema especial de transporte público no verão 2016

A temporada de verão em Florianópolis deixa ainda mais aparente os problemas de mobilidade urbana. Para tentar amenizar congestionamentos, a prefeitura preparou um esquema especial no transporte público. Além disso, 200 novos taxistas selecionados por licitação devem circular no município até janeiro.

Nas rodovias estaduais de maior movimento, SC-401 e SC-405, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) promete mais fiscalizações, como mostrou o Jornal do Almoço desta terça-feira (15).
"A mais movimentada é a SC-401, que duplica seu volume de tráfego durante o verão. E também a SC-405, com os acessos principais para as praias do Norte e Sul da Ilha. Essas duas rodovias são as que merecem mais atenção e que vão contar com maior patrulhamento da PMRv", afirma o major Mauro Rezende.

Conforme o major, todo o efetivo será utilizado na temporada, inclusive quem trabalha no serviço burocrático. "Para que a gente possa manter sempre, principalmente, nos pontos críticos uma equipe para num momento pontual intervir e procurar agilizar o fluxo de veículos".
Bafômetro
"Vamos utilizar pontualmente os bafômetros em momentos em que a gente sente a necessidade, principalmente no retorno de festas", diz Rezende.

Linhas de ônibus
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Florianópolis, Vinicius Cofferri, as linhas de ônibus terão horários diferenciados para as praias.
"Nós temos um planejamento todo especial para o verão. Nós temos a mudança das linhas de ônibus. Algumas linhas escolares são transferidas para os balneários. No transporte coletivo há um incremento de horários para o Norte, Sul e Leste da Ilha. Tudo isso estará disponível no site da secretaria", diz Cofferri.

De acordo com a assessoria de comunicação da secretaria, os horários devem ser divulgados a partir desta quarta (16) no site da pasta.

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Sem dinheiro, metrô do Recife pode parar, diz presidente

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Marco Antônio Fireman, falou na tarde desta terça-feira (15/12) sobre o momento difícil que o sistema vive, inclusive com a possibilidade de paralisação parcial por causa das dívidas com a conta de luz. As dificuldades financeiras são acentuadas no Recife, pois o Consórcio Grande Recife não está repassando os recursos das passagens das integrações. O metrô vive do subsídio do governo federal, que banca 70% de suas despesas. A receita própria cobre apenas 30% dos custos.
Foto: Clayton Leal

“O Consórcio Grande Recife não vem repassando para a CBTU os recursos da passagem que tem integração entre ônibus e metrô. Esse passivo de débito já está acumulado em R$ 48 milhões. São mais de R$ 2 milhões por mês que ficam retidos”, denunciou o presidente. “Esse recurso é nosso. Os passageiros pagam pela passagem e esse recurso não é repassado para a CBTU”, acrescentou. Com a palavra o Grande Recife Consórcio de Transporte.

De acordo com o presidente, esses atrasos estão comprometendo o funcionamento do metrô. “Isso está comprometendo a manutenção dos trens e o pagamento de energia elétrica. A Celpe está ameaçando cortar, agora no mês de dezembro, a energia elétrica de tração dos trens”, disse, apontando ainda que a situação está chegando no limite. “Estamos tentando negociar e encontrar uma forma de resolver essa situação junto ao Consórcio, mas não temos tido o retorno positivo”, afirmou o presidente. “A CBTU não tem condições financeiras por que essa receita de bilheteria é que faz a manutenção dos trens, que paga energia, segurança, limpeza e faz toda parte de custeio da operação do metrô”.

Segundo o presidente, o Grande Recife alega dificuldades financeiras como motivo para o atraso. “As empresas de ônibus não têm recebido o subsídio do governo, aí elas vendem a passagem e não pagam ao Consórcio, que não repassa para a CBTU”, reclamou Marco Fireman, dizendo que a companhia é quem está sendo prejudicada.

A passagem da integração está no valor de R$ 1,60, dos quais R$ 0,60 ficam com a CBTU. O resto é devolvido para as empresas de ônibus. O sistema do Recife conta com 26 trens transportando cerca de 400 mil passageiros por dia, segundo Fireman. “A gente não pode, numa situação dessa, deixar de funcionar por que não está sendo repassado o que é de direito nosso. Nós não estamos movendo uma ação para tirar um benefício do sistema de ônibus, mas nós temos direito a uma parte das passagens”.

O presidente da CBTU já adiantou que na próxima semana o sistema deve enfrentar problemas. “Se a Celpe cortar a energia ou se a gente não receber nada do consórcio deve parar por falta de energia”, explicou, dizendo ainda que a companhia está tentando um acordo com a Celpe.

Informações: NE 10
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