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Sem investimento no metrô, Belo Horizonte aposta em ônibus e táxi
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
Belo Horizonte – O relógio na tradicional praça da Liberdade, em Belo Horizonte, marca 520 dias para a Copa do Mundo e a capital mineira corre contra o tempo para não fazer feio no maior evento do futebol mundial. Apesar de o Mineirão, arena que hospedará os jogos da Fifa, já estar pronto – com a reinauguração marcada para o próximo dia 21 –, a cidade ainda encontra desafios na mobilidade urbana e na estrutura para atender os milhares de torcedores esperados para o evento.
De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), somente na capital estão previstos investimentos que superam R$ 2,6 bilhões. Até agora, foram gastos pouco mais de R$ 700 milhões em obras de infraestrutura, mobilidade urbana e melhoria na prestação de serviços básicos para o turista, como ampliação da rede hoteleira e capacitação de funcionários. O planejamento pensa desde a chegada do turista até sua ida ao estádio.
No quesito hospedagem, segundo o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindhorb), a cidade possui, hoje, 185 hotéis classificados e não classificados, com oferta de cerca de 18 mil leitos. Até 2014, este número deve passar de 25 mil, com a execução de 30 projetos de hospedagem.
O atendimento a estes hóspedes, muitos vindos de fora do país, é mais uma preocupação. De acordo com pesquisa da EF English Proficiency Index, divulgada no ano passado, o Brasil está em 46º lugar no ranking de 54 países sobre a qualidade do nível de inglês de sua população, o que indicaria o grau “proficiência muito baixa” dos brasileiros. Apesar de Belo Horizonte se sair um pouco melhor e ser qualificada com “proficiência baixa”, no levantamento entre as cinco principais capitais do país, a cidade só ganha de Salvador na habilidade de seus habitantes em falar a língua inglesa.
Para o secretário Extraordinário para a Copa do Mundo de Minas Gerais (Secopa-MG), Tiago Lacerda, este não será um problema. “20 mil pessoas estão em processo de capacitação, aprendendo línguas e também treinando para trabalhar nos novos hotéis. Há cursos de camareira, cozinheira, recepcionista, entre outros, em andamento”, explica. As inscrições para as aulas começaram em 2012.
A preparação no setor de serviços também inclui tradução de cardápios e de placas de sinalização, mas basta uma volta pela cidade para ver que ainda há muito a se fazer, principalmente quando se pensa que faltam cerca de seis meses para a Copa das Confederações.
O evento que antecede 2014 será um teste para os belo-horizontinos. Tiago Lacerda o vê como uma chance para se repensar as estratégias tomadas até aqui. “Será a oportunidade de aprimoramento. Não só para a cidade, mas para o comitê organizador local e para a Fifa, que também vai aprender a organizar uma Copa no Brasil”, afirma. Pelo cronograma dos organizadores, alguns pontos-chave dos preparativos não estarão prontos até junho.
Quem não tem metrô vai de BRT
Se Belo Horizonte vai poder aprimorar suas estratégias para a Copa do Mundo um destes testes vai ser na área da mobilidade urbana. A ampliação do metrô – promessa da década de 1970 para a cidade – mais uma vez saiu de campo e a aposta da prefeitura é a construção de linhas de BRT (sigla em inglês para Bus Rapid Transit) para a locomoção rápida de pessoas. O projeto já é reconhecido em outros países, como Alemanha e Colômbia e, também, em cidades brasileiras como Curitiba e Uberlândia, no interior do estado. Trata-se de um sistema de transporte público baseado em corredores exclusivos para ônibus com maior capacidade de passageiros.
Segundo a BHTrans, empresa de economia mista que organiza o trânsito da capital e é uma das responsáveis pela implementação do BRT, são previstas três linhas: uma ligando as avenidas Antônio Carlos e Pedro I – principais vias de acesso ao Mineirão; outra na avenida Cristiano Machado, que liga o Centro à Linha Verde – de onde é possível chegar à Cidade Administrativa (sede do Governo) e ao aeroporto de Confins; e, por fim, uma integrando ruas da área central. Com outras obras de intervenção viária na capital, como a ampliação do Boulevard Arrudas e a criação dos corredores de trânsito 210 e 710, são previstos investimentos que superam R$ 1,7 bilhão. Somente com o BRT, a prefeitura deve gastar por volta de R$ 600 milhões.
O cronograma de obras sofreu uma série de atrasos e a BHTrans informou que o BRT só deve ser concluído no segundo semestre de 2013, após a Copa das Confederações. Procurada pela RBA, a empresa informou que vem planejando operações especiais para o evento. Uma delas será a criação de linhas complementares de ônibus para acesso exclusivo ao Mineirão. O órgão também deve impor restrições de tráfego nas vias que ligam ao estádio e em seu entorno, além da conclusão de uma licitação pública que concederá 605 novas permissões de táxis na cidade.
Mesmo com a finalização do BRT em 2013, alguns especialistas não o veem como a melhor solução para os problemas do trânsito na capital. É o caso do engenheiro Ronaldo Guimarães Gouvêa, coordenador do Núcleo de Transportes (Nucletrans), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.
Para ele, a prefeitura não está se preparando corretamente para a Copa. “As obras que estão sendo feitas são insuficientes. Não investimos no metrô ou em obras fundamentais, como o Rodoanel”, argumenta. Ronaldo explica que os corredores de ônibus não atendem às demandas da população de Belo Horizonte. “Infelizmente, estamos enfrentando problemas estratégicos com obras limitadas. O BRT é um sistema eficiente, mas não para BH. Nossa demanda é por um metrô de qualidade, pois o nosso já nasceu obsoleto”, lamenta o engenheiro.
O advogado Joviano Meyer, membro do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa de Belo Horizonte, movimento que acompanha e fiscaliza os preparativos para o evento da Fifa, é ,da mesma opinião. Para ele, o projeto não atende a real necessidade de investimentos em transporte público. “As obras reproduzem um modelo rodoviário de mobilidade que privilegia os carros em detrimento das pessoas. O metrô, que era uma promessa de anos, da década de 70, ainda não foi concluído. O que estamos vendo é uma dilapidação dos recursos públicos”, acusa.
Assim como Joviano Meyer, o professor Ronaldo Guimarães Gouvêa acredita que os belo-horizontinos perderam a oportunidade de deixar um legado maior com a Copa do Mundo. Para ele, o BRT será uma herança positiva, mas a cidade desperdiçou a chance de conquistar melhorias significativas na área da mobilidade urbana. “Nossa estrutura de transporte público é muito deficiente. Eu prefiro não estar em BH na Copa. Vai ser constrangedor”, enfatiza.
Atrasos no aeroporto
Entre os empecilhos para o sucesso da Copa em BH, o aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana, é uma das principais preocupações da organização. Seu projeto de ampliação tem enfrentado atrasos e paralisações desde 2010, colocando em xeque os planos para 2014. Com previsão inicial de entrega da obra para dezembro de 2013, a Infraero informou que, atualmente, apenas 15% do cronograma foi concluído.
Em dezembro, o governo federal anunciou que Confins e o aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, serão concedidos à iniciativa privada. A estimativa de investimentos nos dois terminais é de R$ 11,4 bilhões, sendo R$ 4,8 bilhões no aeroporto mineiro. O edital de licitação deve ser publicado até agosto, e a expectativa é de que o leilão seja realizado no mês seguinte.
O projeto inicial para Confins previa a reforma dos terminais existentes e a ampliação da pista de pousos e decolagens e do sistema de pátio, além da construção do Terminal 3. A expectativa é que a capacidade de passageiros suba de 10,3 milhões para 17,5 milhões de pessoas por ano.
Procurada pela RBA, a Infraero informou que o prazo de entrega das obras continua sendo dezembro de 2013 e que a cidade não corre riscos de não conseguir atender os turistas durante os jogos de 2014 e nem na Copa das Confederações. Em nota, a empresa explica que parte do que foi planejado para o aeroporto já estará concluído no evento deste ano e não haverá necessidade de operações especiais nem a utilização do aeroporto da Pampulha como alternativa para atender o fluxo de passageiros.
Informações: Rede Brasil Atual
Postado por Meu Transporte às 20:42 0 comentários
Marcadores: Áudio, B R T, Copa 2014, Minas Gerais, trem/metrô
Escada da Estação Osasco da CPTM se transformará em um "Piano Gigante"
Quem se lembra de uma escada fixa de uma estação de metrô em Estocolmo, na Suécia, transformada em enorme piano tocado pelos passos das pessoas, cujo vídeo "bombou" na internet recentemente? Vídeo
Inspirado nessa ação, o SESC, em parceria com a CPTM, adaptou uma de suas escadas, em que o movimento de subir e descer criará uma espécie de "sinfonia coletiva". Além da diversão, a escada musical estimulará a atividade física entre os usuários da estação.
Eduardo Knapp/Folhapress |
A ação integra a programação de verão do SESC, que de 8 a 22 de fevereiro também levará basquete, tênis, ginástica multifuncional, minigolfe e dança de salão às estações Osasco, Palmeiras-Barra Funda e Brás da CPTM. Todos os usuários que passarem pelas estações poderão participara das atividades.
Na estação Palmeiras-Barra Funda, além das práticas esportivas, durante todo o projeto, também serão oferecidos, uma vez por semana, testes de saúde, com medição de IMC, avaliação postural e teste da pisada.
Na estação Osasco, além da "escada-piano¿, na sexta-feira, 11, o ex-tenista e campeão dos Jogos Panamericanos de 2007, Flávio Saretta, estará nesta estação [Osasco] para jogar e ensinar técnicas desse esporte.
Outra atração que promete agitar o público é o campo de mini golfe que será instalado nas estações Osasco e Palmeiras-Barra Funda a partir desta terça [8] e na estação Brás a partir do dia 21/01. O esporte britânico surgiu como alternativa para o golfe. Confira a programação:
Serviço:
ESTAÇÃO PALMEIRAS-BARRA FUNDA
Período: de 8 de janeiro a 01 de fevereiro
Dias: de 3ª a 6ª feira
Horário: das 8h às 17h
Local: área localizada próximo ao "Achados e Perdidos"
Programação [durante todo o período]:
-Circuito de Ginástica Multifuncional [com acessórios, tatames e spinning com orientação de professores e estudantes de educação física].
-Slackline [faixa elástica suspensa que possibilita durante a travessia o desenvolvimento da coordenação motora e o equilíbrio].
-Mesas de Tênis de Mesa e estação de Mini Golfe
ESTAÇÃO OSASCO
Período: de 8 de janeiro a 22 de fevereiro
Dias: de 3ª a 6ª feira
Horário: das 17h às 20h
Local: área livre
Programação:
8 a 11 de janeiro : tênis. No dia 11, a presença do ex-atleta Flávio Saretta
15 a 18 de janeiro: Estação do Mini Golfe
22 a 25 de janeiro: Panna K.O. [atividade baseada nas técnicas do futebol]
29 de janeiro a 1 de fevereiro: Vivência de Ginástica Multifuncional
5 a 8 de fevereiro: Aulas abertas de dança de salão
14 e 15 de fevereiro: Basquetebol
19 a 22 de fevereiro: Ginástica Multifuncional [demonstração de exercícios de ginástica orientados por professores do SESC Osasco]
ESTAÇÃO BRÁS
Período: de 21 de janeiro a 1º de fevereiro
Horário: das 9h às 18h
Local: área livre
Atividade: Estação de Mini Golfe
Informações: CPTM
Postado por Meu Transporte às 19:39 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Linha Sul do metrô de Fortaleza será inaugurada no fim de fevereiro
A inauguração da Linha Sul do metrô de Fortaleza, que estava prevista para dezembro de 2012, foi prorrogada para o fim de fevereiro e início de março deste ano.
Retorno da operação assistida foi adiada para a segunda-feira, 14 (Foto: Alcides Freire)
O atraso, segundo a assessoria de imprensa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), deve-se aos processos burocráticos. Faltam apenas duas estações: a José de Alencar e a Chico da Silva para a liberação da última parte do trecho de 2 Km da linha que liga o Centro de Fortaleza a Maracanaú.
Segundo a companhia, em torno de 97% das obras civis da estação Chico da Silva estão concluídas, restando algumas instalações como as escadas rolantes, por exemplo. “A José de Alencar está um pouco mais abaixo, com cerca de 60% a 92% das obras civis prontas. Restam apenas essas duas estações. A linha em si está praticamente concluída”, afirmou a assessoria de comunicação do órgão.
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Operação assistida só na segunda-feira, 14
Outra causa do atraso da conclusão da linha Sul é a prorrogação do intervalo de manutenção do trecho já concluído. A concretagem da linha teve de ser parada para a passagem da eletrificação. De acordo com o Metrofor, estava programada a suspensão por 14 dias da operação assistida na linha Sul em virtude desse período de manutenção.
De acordo com o cronograma inicialmente estipulado pelo órgão, as pessoas deveriam voltar a utilizar, de forma assistida, o serviço do metrô no dia 7 de janeiro. Contudo, a quantidade de dias destinada para a manutenção foi prorrogada por mais uma semana.
“O trecho será novamente liberado na próxima segunda-feira, 14”, explicou a assessoria do Metrofor, ressaltando que o mesmo prazo vale para o restabelecimento da linha no Cariri.
Conforme a assessoria, apesar do atraso o cronograma se mantém o mesmo. “A entrega oficial e definitiva da Linha Sul continua para meados de 2013”.
Postado por Meu Transporte às 19:22 0 comentários
Marcadores: Ceára, trem/metrô
Aumento na tarifa de ônibus de Manaus é inevitável
O início da gestão do atual prefeito, Arthur Virgílio Neto, foi marcada pela paralisação de 15 linhas de uma empresa de transporte coletivo. Em menos de uma semana, uma nova paralisação é anunciada. Frente a isso, o prefeito de Manaus aguarda reunião com empresários do sistema de transporte coletivo para discutir as cláusulas que regem o contrato e definem o funcionamento do sistema. Entre os pontos que serão discutidos no encontro, está o reajuste da tarifa.
“Já conversei com quase todas as entidades de classes, menos os empresários, eles não me procuraram. Se sobe o preço de carne, do peixe, do cinema, uma hora tem que subir o preço da tarifa também”, explica o prefeito.
O aumento, feito anualmente, faz parte do contrato das empresas de transporte coletivo e a Prefeitura de Manaus. De acordo com os empresários, este reajuste deveria ter acontecido em outubro, ou seja, no governo do ex-prefeito Amazonino Mendes. Para o prefeito, forçar um aumento no início de gestão é querer agir de má fé.
O prefeito pediu ao titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e Manaustrans, Pedro Carvalho, um estudo da tarifa de ônibus. “Peço que o Ministério Público fiscalize. Não vejo porque esconder a planilha de custos”, declarou.
Com relação aos terminais da capital, Arthur confirma a extinção dos terminais da Cachoeirinha, na zona Sul, e da Constantino Nery, no Centro. As revitalizações estão programadas para os terminais da Matriz, Cidade Nova, na zona Norte, Jorge Teixeira e São José, ambos na zona Leste. Dentre as melhorias também estão as reformas de paradas de ônibus e abrigos. Estes projetos deverão ser colocados em prática após o período chuvoso.
No que tange o transporte executivo e alternativo, o planejamento envolve renovação da frota, recuperação de vias, sem esquecer os trabalhadores que hoje vivem desse sistema.
Postado por Meu Transporte às 18:34 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Cidade de Paulínia poderá ter linhas de ônibus para Viracopos
Paulínia e outros quatro municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC) poderão ter linhas de ônibus com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos em 2013. Para o projeto se tornar realidade depende da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) do Estado de São Paulo, que avalia a implantação dos itinerários, aprovar a operação.
De acordo com a STM, a circulação dos seis ônibus ficaria sob a responsabilidade da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU). As tarifas, contudo, não foram fixadas.
As linhas estudadas passam por Indaiatuba, Paulínia, com parada prevista no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, seguindo até o principal terminal aeroportuário da região.
Outra linha sairia de Vinhedo, passando em Valinhos, depois partindo para o aeroporto.
Segundo informou a secretaria, a linha 747, que ligaria Indaiatuba, Paulínia e Barão Geraldo a Viracopos teria quatro veículos à disposição. O tempo médio de viagem seria de 95 minutos.
Para a linha 748, que cruzaria Vinhedo e Valinhos ao aeroporto, a expectativa é pelo tráfego de dois veículos. O tempo médio calculado é de 55 minutos de viagem.
Perguntada, a concessionária Aeroportos Brasil, responsável pelo terminal, informou que a EMTU chegou a solicitar a criação das linhas. Entretanto, não existe prazo para o projeto ser posto em pratica, uma vez que ele está em estudo de viabilidade.
Opção atual
A opção atual do usuário do transporte público para se deslocar de coletivo até Viracopos é o transporte da Prefeitura de Campinas, através das linhas da Viação Bonativa (VB), que também faz o trajeto de Valinhos, Vinhedo e Indaiatuba.
Postado por Meu Transporte às 18:26 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Uberlândia, Valor da tarifa do transporte coletivo sobe para R$ 2,85 amanhã
O aumento de 9,65% na tarifa do transporte coletivo de Uberlândia começa a valer amanhã. Com isso, o passe integral e o vale transporte, que hoje custam R$ 2,60 passam a custar R$ 2,85. Já o passe escolar sobe de R$ 1,56 para R$ 1,71 com o reajuste. Os novos valores foram anunciados pelo prefeito Gilmar Machado (PT) na última sexta-feira.
Ao anunciar o valor das novas tarifas e o percentual do aumento, o prefeito disse que a prefeitura se esforçou para que o reajuste fosse o menor possível. A elevação na tarifa é anual e a data-base em janeiro estava prevista no contrato com as três empresas concessionárias do transporte público uberlandense.
De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes (Settran), Alexandre Andrade, em entrevista ao CORREIO de Uberlândia na última sexta-feira, as empresas queriam que a tarifa subisse para R$ 3,16. “Fizemos uma média anual dos reajustes anteriores, que foi de 10,35%. Assim, conseguimos fazer o reajuste abaixo das duas casas [decimais] e em valor inferior ao proposto pelas concessionárias”, afirmou.
Informações: Correio de Uberlândia
Postado por Meu Transporte às 18:17 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
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