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Homologada a primeira licitação do transporte coletivo de Curitiba

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Foi homologada na manhã desta segunda-feira (9) a primeira licitação para o transporte coletivo de Curitiba. Em cerimônia realizada no Hotel Mabu, em Curitiba, o prefeito Luciano Ducci e o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Marcos Isfer, anunciaram que cada um dos três consórcios apresentou propostas técnicas para um dos três lotes que dividem a cidades em Norte, Leste e Oeste. Como não havia concorrência, os consórcios Pontual, Transbus e Pioneiro serão responsáveis por cada um dos lotes nos próximos 15 anos, com possibilidade de renovação por mais dez.

Sobre o preço da tarifa, que atualmente é de R$ 2,20, Isfer disse que não haverá aumento por enquanto. A principal novidade ficou por conta da forma de pagamento das empresas que não será mais feito apenas pela quantidade de quilômetros rodados, mas também pelo número de passageiros transportados.

Ao todo, foram licitadas 302 linhas que atendem, diariamente, 1.836.704 passageiros com uma frota de 1.399 ônibus. Entre as obrigações das empresas estão: melhoria da velocidade média operacional, melhoria do conforto, inovações tecnológicas que priorizem o meio ambiente e o bem estar do usuário, capacitação dos funcionários e 10% da frota rodando com 100% de biocombustível até 2012.

Para Ducci, o processo vai garantir aos ônibus da cidade mais tecnologia e mais segurança no transporte coletivo dos passageiros. Esta foi a primeira licitação para o transporte coletivo da capital, cujo sistema funciona há 57 anos.



Informações do Correio do Povo e Prefeitura de Curitiba.




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Em Vitória, Terminal São Torquato vai funcionar 24 horas por dia

A partir do dia 21 de agosto, o Terminal de Integração São Torquato, em Vila Velha, vai passar a funcionar 24 horas, integrando as 13 linhas de Serviço Noturno, conhecidas como “bacuraus”. Desta forma, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) vai implantar uma rede noturna, com linhas integradas, que permitirão pagamento de tarifa única.

De acordo com a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, a medida visa dar mais agilidade e segurança às pessoas que utilizam o transporte coletivo de madrugada e integra o plano de mobilidade urbana conduzido pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop).

“A Ceturb-GV recebeu essa demanda do Governo e estudou uma forma de ampliar o atendimento oferecido nas linhas noturnas, sem gerar custos. Optamos por integrar as 13 linhas ao Terminal São Torquato, uma vez que todas elas partem de Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana em direção ao Centro de Vitória e esse terminal é centralizado em relação ao sistema”, explicou Denise.

“Assim, quem hoje vem da Serra para Cariacica e precisa pegar outro ônibus no Centro de Vitória, pagando tarifa complementar, vai passar a pagar tarifa única e aguardar dentro do terminal, com mais conforto e segurança”, acrescentou a diretora-presidente da companhia.

Linhas Noturnas

As 13 linhas do Serviço Noturno do Sistema de Transporte Metropolitano da Grande Vitória partem de bairros de Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana, sempre em direção à região central da capital, onde fazem retorno. Os itinerários contemplam os principais eixos viários da Região Metropolitana. A operação do serviço é iniciada à meia-noite, quando se encerra a circulação das linhas regulares do Sistema Transcol e a última viagem é realizada às 4h45.

As linhas que partem de Vila Velha, Viana e Cariacica em direção ao Centro, atualmente têm como destino o Hospital São Lucas. Com a novidade, elas continuarão indo até o hospital, mas todas entrarão no Terminal São Torquato para embarque e desembarque de passageiros durante o trajeto. Já as linhas que saem da Serra, atualmente seguem para a Rodoviária de Vitória. Nesses casos, elas passarão a realizar ponto final no Terminal São Torquato.

Confira o que muda a partir de 21/08

Linha 622
Como é hoje: Praia da Costa / Hosp. São Lucas - via Lindenberg
Como fica: Praia da Costa / Hospital São Lucas – via Lindenberg / Terminal São Torquato
Continuará indo até o hospital, mas passará pelo terminal durante o trajeto para embarque e desembarque

Linha 628
Como é hoje: Vale Encantado / Hosp. São Lucas - via Araçás
Como fica: Vale Encantado / Hosp. São Lucas - via Araçás / Terminal São Torquato
Continuará indo até o hospital, mas passará pelo terminal durante o trajeto para embarque e desembarque

Linha 634
Como é hoje: Terra Vermelha / Hosp. São Lucas - via 3ª Ponte (circular)
Como fica: Terra Vermelha / Terminal São Torquato
Como vem de Vila Velha pela 3ª Ponte, terá o itinerário estendido do hospital até o Terminal São Torquato, onde fará ponto final

Linha 735
Como é: Cariacica / Hosp. São Lucas - via Prolar / AFB / Itaquari
Como fica: Cariacica / Hosp. São Lucas - via Prolar / AFB / Itaquari / Terminal São Torquato
Continuará indo até o hospital, mas passará pelo terminal durante o trajeto para embarque e desembarque

Linha 774
Como é: Nova Rosa da Penha / Hosp. São Lucas - via Bubu
Como fica: Nova Rosa da Penha / Hosp. São Lucas - via Bubu / Terminal São Torquato
Continuará indo até o hospital, mas passará pelo terminal durante o trajeto para embarque e desembarque

Linha 775
Como é: Jd. Botânico / Hosp. São Lucas - via Castelo Branco
Como fica: Jd. Botânico / Hosp. São Lucas - via Castelo Branco / Terminal São Torquato
Continuará indo até o hospital, mas passará pelo terminal durante o trajeto para embarque e desembarque

Linha 776
Como é: Flexal II / Hosp. São Lucas - via Porto Velho
Como fica: Flexal II / Hosp. São Lucas - via Porto Velho via Terminal São Torquato
Continuará indo até o hospital, mas passará pelo terminal durante o trajeto para embarque e desembarque

Linha 777
Como é: Novo Brasil / Hosp. São Lucas - via Marcílio de Noronha
Como fica: Novo Brasil / Hosp. São Lucas - via Marcílio de Noronha / Terminal São Torquato

Linha 835
Como é: Serra / Rodoviária - via BR-101
Como fica: Serra / Terminal São Torquato – via BR-101
Ponto final será transferido do ponto da Rodoviária para o Terminal São Torquato

Linha 836
Como é: Serra Dourada I / Rodoviária - via Serra dourada III / Eldorado
Como fica: Serra Dourada I / Terminal São Torquato – via Serra dourada III / Eldorado
Ponto final será transferido do ponto da Rodoviária para o Terminal São Torquato

Linha 837
Como é: Nova Almeida / Rodoviária - via Jacaraípe / Feu rosa / Camburi
Como fica: Nova Almeida / Terminal São Torquato - via Jacaraípe / Feu rosa / Camburi

Linha 838
Como é: Balneáio de Carapebus / Rodoviária - via Bicanga / Cidade Continental
Como fica: Balneáio de Carapebus / Terminal São Torquato - via Bicanga / Cidade Continental

Linha 927
Como é: Viana / Hosp. São Lucas - via Vila Bethânia
Como fica: Viana / Hosp. São Lucas - via Vila Bethânia / Terminal São Torquato
Continuará indo até o hospital, mas passará pelo terminal durante o trajeto para embarque e desembarque


Informações da Ceturb-ES

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Corredores de ônibus, tarifas mais baixas

A prioridade aos transportes públicos não é somente uma questão de mobilidade, mas de qualidade de vida, redução dos impactos da poluição sobre o meio ambiente, ganho de tempo e também de dinheiro. Financeiramente, a economia se dá principalmente ao se evitar que bilhões de reais sejam desperdiçados. É dinheiro gasto diretamente com obras faraônicas, com túneis e elevados que desfiguram ruas e avenidas, com a necessidade de atuação de mais agentes de trânsito, com investimentos em sinalização – para evitar acidentes ou remediá-los – e com consumo de muito combustível por causa dos veículos parados.

        Quando se prioriza o transporte público no espaço urbano, especialmente por meio de ônibus – que são mais abrangentes em termos geográficos –, democratiza-se esse espaço. Um veículo que atende a mais passageiros, podendo transportar de 80 a 100 pessoas com um comprimento médio de 13 metros, merece mais atenção e velocidade que os automóveis particulares, que levam em média duas pessoas ocupando cinco metros de comprimento.

        A atual ausência de infraestrutura adequada advinda da falta de prioridade aos transportes públicos se reflete em custos maiores para os operadores de ônibus e pressões por aumento de tarifas. Tornando o transporte público mais eficiente, especialmente com corredores de ônibus, é possível operar o sistema com tarifas mais baixas. Aliados, ainda, à utilização de veículos elétricos ou híbridos, os corredores são contribuição preciosa à sustentabilidade ligada à mobilidade urbana. De modo geral, a pessoa que usa o transporte coletivo ocupa menos espaço nas cidades e polui menos, pois divide um mesmo veículo com outras dezenas.

        Além de se fazer justiça quando se fala em uso do espaço urbano, a implantação de corredores de ônibus é vantajosa também no aspecto social. Boa parte de quem usa ônibus não tem condições de possuir um carro de passeio ou outra forma de deslocamento. Essas pessoas, geralmente de baixa renda, não podem acabar proporcionalmente pagando mais caro para se deslocar do que um dono do carro. Em relação ao transporte por ônibus, os melhores resultados são observados no sistema BRT, sigla em inglês para Bus Rapid Transit. Ele não é apenas um corredor de ônibus, mas um sistema operacional que apresenta maior fluidez e velocidade, especialmente por tirar os veículos dos congestionamentos. Por oferecer mais rapidez e conforto, esse processo contribui para maior confiabilidade no serviço.

        E exemplos bem-sucedidos de BRT já existem, como o de Curitiba e o Corredor ABD, operado pela Metra (concessionária da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), ligando a Zona Leste e a Zona Sul de São Paulo, passando por Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC paulista. Em Curitiba, por R$ 2,50, é possível fazer viagens por mais de 10 municípios servidos pela RIT (Rede Integrada de Transportes). Pelo Corredor ABD, por R$ 2,90, é possível fazer várias integrações no sistema. Em outras capitais, que vão sediar a Copa de 2014, os BRTs já estão em obra ou fase de projeto. Somente no Rio de Janeiro, serão construídos quatro grandes corredores até 2016, também para a Olimpíada.

        Em resumo, corredores de ônibus ajudam a democratizar o espaço público, aumentam a velocidade do transporte coletivo e diminuem os custos de operação, beneficiando classes de média e baixa renda, sendo também indutores de justiça econômico-social. Basta vontade política de investir em transporte público, especialmente em corredores de ônibus BRT, sempre levando em conta a realidade econômica de qualquer município.

Adamo Bazani é jornalista especializado em transportes

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Prefeitura de Londrina terá que reduzir passagem de ônibus a R$ 2,10

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) acatou o pedido do Ministério Público (MP) de Londrina em reduzir o custo da passagem do transporte coletivo de R$ 2,25 para R$ 2,10. Segundo o promotor de Defesa do Consumidor, Miguel Sogaiar, a decisão foi publicada em meados de julho, no entanto, ele só teve conhecimento do fato nesta terça-feira (16).

De acordo com ele, o TJ-PR atendendeu à apelação do MP, tendo em vista a sentença que julgou como improcedente a liminar do órgão que pedia o cancelamento do reajuste efetuado pela prefeitura em janeiro de 2010. O aumento tinha como base o Decreto Municipal nº 29/2010. "O TJ anula então o decreto do Poder Executivo, que majorava a passagem de R$ de 2,10 para 2,25. A liminar tinha sido cassada, mas agora a prefeitura vai ter que reduzir o valor", afirmou o promotor.

Em fevereiro deste ano a prefeitura e as empresas de ônibus firmaram um acordo e baixaram a tarifa de R$ 2,35 para R$ 2,25. No entanto, numa manobra política, conseguiu a aprovação na Câmara Municipal de um subsídio de R$ 6.332.000,00 dos cofres públicos para as empresas de ônibus, reduzindo a tarifa para R$ 2,20, ao invés de reajustar para mais.

A decisão do Tribunal de Justiça determina que a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) faça ainda o ressarcimento dos valores que foram pagos pelos usuários do transporte coletivo. Caso não seja possível, a diferença dos valores deverão ser depositados pelas empresas que gerenciam o setor para que sejam utilizados em melhorias do sistema.

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Avenida Conde da Boa Vista terá que se adequar ao novo Corredor Leste-Oeste

Depois das críticas e de até o prefeito do Recife, João da Costa, afirmar publicamente que poderá rever o projeto do Corredor Leste-Oeste na Avenida Conde da Boa Vista, agora é o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, quem diz que a via terá que passar por uma adequação para receber os veículos de BRT (Bus Rapid Transit) que irão operar no novo Corredor Leste-Oeste, entre o Derby e o Terminal Intergrado de Camagaribe, no Grande Recife. Isso porque, além de veículos maiores e biarticulados, o sistema de BRT se sustenta no tripé: estações que permitem o embarque em nível, pagamento de tarifas antecipado (fora do ônibus) e corredores segregados do tráfego individual. Ou seja, algo completamente diferente da atual Conde da Boa Vista.

Danilo Cabral não quis entrar em detalhes, alegando que, se acontecerem, as adequações terão que ser discutidas com a Prefeitura do Recife. Mas especula-se que, pela largura da Conde da Boa Vista, a única alternativa de a via receber os ônibus de BRT seria devolver as paradas às calçadas, na lateral. Algo, realmente, terá que acontecer porque não tem lógica o BRT não acessar o Centro do Recife, vindo da Zona Oeste. Obrigar os passageiros a descer no Derby para mudar de veículos seria uma decisão nada operacional porque atrasaria as viagens. Além de que seria muito impopular porque o que usuário de transporte coletivo mais odeia é ter que descer de um veículo para pegar outro, o chamado transbordo. Vamos aguardar.



BRTs precisam de espaço e, para passar pela Conde da Boa Vista, avenida teria que sofrer mudanças

Postado por Roberta Soares
JC Online

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Nova linha do Seletivo liga Cariacica Sede ao Shopping Vitória

Usuários do transporte coletivo da Grande Vitória, incluindo proprietários de automóvel que utilizam ônibus durante a semana para trabalhar, estudar e realizar demais atividades, contam agora com uma novidade programada pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV).

É a nova linha do Serviço Seletivo, que liga Cariacica Sede ao Shopping Vitória, passando por Itacibá. A linha 1720 (Cariacica / Shopping Vitória via Itacibá) circula de segunda a sábado. Nos dias úteis, seis ônibus realizam 31 viagens, com intervalos de 20 minutos. Aos sábados, uma frota de quatro veículos cumprem 24 viagens, a cada 35 minutos.

O itinerário, partindo de Cariacica Sede em direção ao Shopping Vitória, é o seguinte: rua Swab Filho, rua Florentino Avidos, praça Marechal Deodoro, avenida Getúlio Vargas, rua Nestor Gomes, rua São João, rodovia José Sette, rua Manoel Joaquim dos Santos, rodovia José Sette, Trevo de Alto Laje, BR262, Ponte do Príncipe, acesso Pà Rodoviária, avenida Alexandre Buaiz, avenida Elias Miguel, avenida Getúlio Vargas, avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, avenida Nossa Senhora dos Navegantes, rua Marília de R. Scarton, avenida José Miranda Machado.

No sentido Shopping Vitória / Cariacica Sede, a linha 1720 faz o seguinte itinerário: avenida José Miranda Machado, avenida Alexandre Buaiz, avenida Nossa Senhora dos Navegantes, avenida Mal Mascarenhas de Moraes, rua Ilda Maria Vicentini, rua José Sete, avenida Jerônimo Monteiro, avenida Florentino Avidos, rua Nair ª Silva, Ponte do Príncipe, BR262, Trevo de Alto Laje, Rodovia José Sette, rua Manoel Joaquim dos Santos, rodovia José Sette, rua São João, rua Nestor Gomes, avenida Getúlio Vargas, rua Graciano Neves, rua Swab Filho.


Informações: CETURB

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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