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Ônibus movido a hidrogênio tem menor impacto na poluição
terça-feira, 24 de maio de 2011A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de São Paulo, em busca reduzir a emissão de poluição, testa em alguns de seus veículos o hidrogênio como combustível. A tecnologia é cara, mas não polui.
Os testes são feitos desde 2009 no corredor que passa por cinco cidades da região metropolitana. O projeto é feito em parceria entre os governos estadual e federal, e o dinheiro veio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Esse tipo de veículo seria o ideal para rodar nas grandes cidades poluídas. “Ele não emite nem material particulado e também não emite gás de efeito estufa. Ele é ambientalmente saudável para a saúde das pessoas e para o planeta, ele é perfeito do ponto de vista da poluição”, disse Ivan Regina, coordenador do projeto.
Entretanto, segundo a EMTU, cada ônibus movido a hidrogênio custam ais de R$ 1,6 milhão, enquanto os convencionais, que operam com diesel, ficam entre R$ 300 mil e R$ 500 mil. A empresa diz que a meta é baratear esse tipo de transporte para poder ter mais destes ônibus rodando.
Para diminuir o impacto da poluição causada pelos 15 mil ônibus que circulam na capital paulista, 5% do combustível que entra nos motores da maioria dos veículos é biodiesel feito de soja ou mamona. Em 1,2 mil veículos a porcentagem é maior, e chega a 20%.
Fonte: G1 SP
Postado por Meu Transporte às 07:40 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Vitória, Transcol quer implantar onda verde para evitar atrasos e colocar ar-condicionado em todos os ônibus
Dentro de alguns anos, os ônibus do Sistema Transcol podem encontrar uma onda verde nos semáforos para evitar atrasos ao destino final. Essa é uma proposta que está sendo estudada pelo governo do Estado. Se aprovada, entrará em funcionamento junto com os corredores exclusivos, que começam a ser construídos em 2012.
De acordo com o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, a medida seria possível graças a um Centro de Controle Operacional que permitiria o rastreamento dos veículos, além de um computador de bordo, presente em todos os ônibus. Ele diz que a tecnologia não chegou a ser adotada em Bogotá, Colômbia, onde esteve entre os dias 15 e 19 para conhecer o modelo de transporte, mas já existe em outros países.
Em Bogotá e Cali - cidade próxima, com características mais parecidas com a da Região Metropolitana de Vitória - a comitiva do governo estadual encontrou outras sugestões para o transporte capixaba.
Lá, algumas plataformas de embarque e desembarque dos corredores exclusivos têm entrada subterrânea para pedestres, os veículos têm ar condicionado e os pátios são próximos dos terminais de ônibus para que os coletivos não atrapalhem o trânsito quando forem para a garagem.
Damasceno também ressaltou que os locais de travessia de pedestres, a sinalização e as calçadas acompanham o projeto do corredor exclusivo.
O próximo passo é reunir a equipe que foi ao local para estudar o que pode ser aplicado no Estado. Cerca de 30 pessoas, entre empresários, políticos e membros do governo, participaram da visita. (Carla Nascimento)
Empresa estrangeira pode dar consultoriaO sistema de transporte coletivo de Bogotá agradou tanto a comitiva do Estado que a empresa responsável pelo serviço - a Transmilenium - foi convidada a prestar consultoria no projeto de implantação dos corredores exclusivos do Espírito Santo. Na Colômbia, o modelo existe há dez anos. De acordo com o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, os técnicos da região devem dar uma palestra em Vitória, no próximo dia 31. O horário e local ainda não foram definidos. A comitiva do Estado também realizou uma pesquisa com os usuários do sistema de transporte de Bogotá. A população apontou a rapidez como um dos principais benefícios do corredor exclusivo. Mas até mesmo o visual dos ônibus e das plataformas de embarque e desembarque podem servir de inspiração para o modelo capixaba. O projeto deve ficar pronto até dezembro deste ano.
Propostas trazidas da Colômbia
Ideias de bogotá que podem virar realidade aqui
Um trecho da avenida só para ônibus e pedestres e outros em sistema binário para carros. A proposta é usar esse modelo no centro de Vitória, com a Av. Princesa Isabel só para ônibus e a Jerônimo Monteiro e a Getúlio Vargas, em sistema binário
Um Centro de Controle Operacional com possibilidade de rastrear a frota
Plataformas com estrutura que permita a ventilação e cobertura que facilite a saída de ar quente
Plataformas com duas faixas, uma delas para ônibus expresso
Pátios de garagens próximos aos terminais para evitar o trânsito de ônibus na área urbana
Ar condicionado nos ônibus
Passagem subterrânea para pedestres nas plataformas
Pavimentação de concreto
Sobre os corredores
Quilômetros: Inicialmente serão 52 quilômetros
Investimento: Entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões por quilômetro
Projeto:Deve ficar pronto em dezembro
Obras:Começam no segundo semestre de 2012 e em 3 anos uma boa parte deve estar funcionando
De acordo com o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, a medida seria possível graças a um Centro de Controle Operacional que permitiria o rastreamento dos veículos, além de um computador de bordo, presente em todos os ônibus. Ele diz que a tecnologia não chegou a ser adotada em Bogotá, Colômbia, onde esteve entre os dias 15 e 19 para conhecer o modelo de transporte, mas já existe em outros países.
Em Bogotá e Cali - cidade próxima, com características mais parecidas com a da Região Metropolitana de Vitória - a comitiva do governo estadual encontrou outras sugestões para o transporte capixaba.
Lá, algumas plataformas de embarque e desembarque dos corredores exclusivos têm entrada subterrânea para pedestres, os veículos têm ar condicionado e os pátios são próximos dos terminais de ônibus para que os coletivos não atrapalhem o trânsito quando forem para a garagem.
Damasceno também ressaltou que os locais de travessia de pedestres, a sinalização e as calçadas acompanham o projeto do corredor exclusivo.
O próximo passo é reunir a equipe que foi ao local para estudar o que pode ser aplicado no Estado. Cerca de 30 pessoas, entre empresários, políticos e membros do governo, participaram da visita. (Carla Nascimento)
Empresa estrangeira pode dar consultoriaO sistema de transporte coletivo de Bogotá agradou tanto a comitiva do Estado que a empresa responsável pelo serviço - a Transmilenium - foi convidada a prestar consultoria no projeto de implantação dos corredores exclusivos do Espírito Santo. Na Colômbia, o modelo existe há dez anos. De acordo com o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, os técnicos da região devem dar uma palestra em Vitória, no próximo dia 31. O horário e local ainda não foram definidos. A comitiva do Estado também realizou uma pesquisa com os usuários do sistema de transporte de Bogotá. A população apontou a rapidez como um dos principais benefícios do corredor exclusivo. Mas até mesmo o visual dos ônibus e das plataformas de embarque e desembarque podem servir de inspiração para o modelo capixaba. O projeto deve ficar pronto até dezembro deste ano.
Propostas trazidas da Colômbia
Ideias de bogotá que podem virar realidade aqui
Um trecho da avenida só para ônibus e pedestres e outros em sistema binário para carros. A proposta é usar esse modelo no centro de Vitória, com a Av. Princesa Isabel só para ônibus e a Jerônimo Monteiro e a Getúlio Vargas, em sistema binário
Um Centro de Controle Operacional com possibilidade de rastrear a frota
Plataformas com estrutura que permita a ventilação e cobertura que facilite a saída de ar quente
Plataformas com duas faixas, uma delas para ônibus expresso
Pátios de garagens próximos aos terminais para evitar o trânsito de ônibus na área urbana
Ar condicionado nos ônibus
Passagem subterrânea para pedestres nas plataformas
Pavimentação de concreto
Sobre os corredores
Quilômetros: Inicialmente serão 52 quilômetros
Investimento: Entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões por quilômetro
Projeto:Deve ficar pronto em dezembro
Obras:Começam no segundo semestre de 2012 e em 3 anos uma boa parte deve estar funcionando
Fonte: Gazeta Online
Postado por Meu Transporte às 07:10 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Espiríto Santo
Em Niterói, Licitação vai reduzir frota de ônibus à metade
Prevista para ser lançada dentro de três semanas, a licitação para a concessão de serviços de transporte coletivo em Niterói deve, com um atraso de dois anos, tirar do papel o Plano Municipal de Transportes e Trânsito, apresentado em 2009 pelo prefeito Jorge Roberto Silveira e o arquiteto Jaime Lerner. Além da aguardada construção de corredores exclusivos para ônibus, os BRTs, uma das principais mudanças será a redução do número de ônibus nas ruas, com a extinção de linhas.
O projeto prevê que a frota de aproximadamente 600 ônibus que integram o sistema municipal deverá ser reduzida pela metade. Com isso, 13 linhas serão extintas ou absorvidas por outras, enquanto outras 14 terão itinerários alterados.
O projeto prevê que a frota de aproximadamente 600 ônibus que integram o sistema municipal deverá ser reduzida pela metade. Com isso, 13 linhas serão extintas ou absorvidas por outras, enquanto outras 14 terão itinerários alterados.
Segundo a prefeitura, o novo sistema será implantado em até dois anos após a realização da licitação. Embora preveja a redução dos veículos em circulação, um dos principais objetivos do plano é a ampliação da capacidade de passageiros transportados. A criação de nove linhas operadas por veículos articulados (BRTs), com capacidade de 150 passageiros cada, é uma das apostas. Os BRTs farão ligação entre cinco terminais na cidade — o João Goulart, no Centro, e outros quatro prometidos para Charitas, Piratininga, Largo da Batalha e Caramujo. A expectativa é transportar mais de 137 mil pessoas por dia.
O superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro, Márcio Barbosa, afirma que as empresas da região já estão se estruturando para o processo de licitação.
O superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro, Márcio Barbosa, afirma que as empresas da região já estão se estruturando para o processo de licitação.
Fonte: O Globo
Postado por Meu Transporte às 01:56 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Bilhete de ônibus interestadual na rede em 2012
O complexo sistema de ônibus brasileiro vai passar por uma verdadeira revolução até o fim de 2012. A internet será incorporada à vida dos passageiros, da mesma forma que já foi feito na aviação. Eles poderão comprar bilhetes, acompanhar a chegada e a saída dos veículos e os locais onde estão os ônibus, por computadores ou grandes telões nas rodoviárias, em tempo real, revela reportagem de Vivian Oswald e de Mônica Tavares, publicada na edição do GLOBO desta segunda-feira. Qualidade, conforto, pontualidade e tarifas mais baixas, com descontos para períodos menos movimentados, são algumas das promessas feitas aos usuários com a licitação de cerca de 20 mil linhas de ônibus interestaduais, em janeiro de 2012, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
— A licitação é um passo para a profissionalização. Não vai ter empresa de fundo de quintal. Não tenho ainda um mercado organizado, quero qualidade, dar confiabilidade ao setor — diz o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, ao revelar ao GLOBO detalhes do plano de licitação.
A exigência de qualidade por meio de indicadores claros estará no edital que será lançado no início de outubro. As linhas serão divididas em 20 grupos, que devem ser assumidos por duas ou três companhias, em média. Quem levar as regiões consideradas mais rentáveis também ficará com outras menos atraentes. A distribuição dos lotes, diz Figueiredo, seguirá uma lógica geográfica e de equilíbrio.
Também serão obrigações a frequência mínima e uma frota mais nova. Segundo o diretor, a idade média da frota, hoje de 14 anos, deve cair para cinco nos próximos anos. A ANTT já está conversando com os fabricantes para saber sua capacidade de reposição dos veículos, para não criar pressões no mercado.
Vencerá a licitação quem oferecer a melhor proposta técnica e a menor tarifa-teto. Além disso, as empresas terão o compromisso de oferecer uma tarifa média baixa, isto é, embutindo descontos e promoções. O reajuste das passagens será anual, calculado por uma fórmula que terá como principais indicadores o IPCA e o preço do combustível.
Pelas regras do edital, diz Figueiredo, as empresas poderão formar consórcios para participar da licitação. Há 256 companhias atuando no setor e, segundo o diretor, de cem a 150 delas podem ser consideradas saudáveis, ou seja, estruturadas legal e financeiramente.
Fonte: Extra Online
Postado por Meu Transporte às 01:53 0 comentários
Marcadores: Brasil, Reportagem especial
População não conhece linha do aeroporto para o centro de Brasília
O ônibus executivo do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek que faz o trajeto aeroporto - Plano Piloto começou a circular nesta sexta-feira (29).
Circulando diariamente com intervalos de 30 minutos, a passagem custa R$ 8. Mas o valor da tarifa se justufica pelo conforto, pois os veículos possuem ar-condicionado, internet, TV e acesso para os portadores de necessidades especiais.
Fonte: G1 DF
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Postado por Meu Transporte às 01:48 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal, Videos
Rodoviários entram em acordo e cancelam greve de ônibus em Salvador
A greve dos rodoviários de Salvador, prevista para esta terça-feira (24), foi cancelada depois da categoria entrar em acordo com o Sindicato Patronal, em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (23), segundo informações do Sindicato dos Rodoviários.
De acordo com Ivan Batista, administrador do sindicato da categoria, o acordo foi mediado por representantes da Delegacia Regional do Trabalho (DRT ) e terminou por volta das 15h. Ainda segundo o sindicalista, ficou acordado 8% de reajuste salarial para toda a categoria, 10% no ticket alimentação e direito a folgas nos sábados e domingos. Hoje, os rodoviários têm direito a folgas durante a semana e em dois domingos no mês. Segundo Ivan Batista, nesta terça-feira, os ônibus circulam normalmente em toda Bahia.
Inicialmente, o pedido de aumento da categoria era de 18%. Na última rodada de negociações, foi oferecido um aumento de 3,72% para os que trabalham em ônibus urbanos e 4,2% para os que atuam nos intermunicipais. Hoje, um motorista de ônibus urbano recebe R$ 1.264 e o cobrador R$ 740. O reajuste fechado nesta segunda-feira será aplicado nestes valores.
Fonte: G1 Bahia
Postado por Meu Transporte às 01:22 0 comentários
Marcadores: Bahia
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