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Ônibus de Ribeirão Preto vão ter câmeras

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A empresa de transporte coletivo Turb, de Ribeirão Preto, vai instalar câmeras de segurança em toda sua frota até março de 2011. A medida tem o objetivo de coibir assaltos nas linhas que a empresa opera. O projeto deve ser estendido às outras companhias da cidade.

A Turb cobre a zona norte do município e transporta cerca de 60 mil passageiros por dia. A empresa já instalou as primeiras câmeras em linhas como a do Ribeirão Verde e do Geraldo de Carvalho. As câmeras foram instaladas em 26 ônibus e começam a operar na próxima segunda-feira (3). A meta é instalar os equipamentos em 100% da frota de 105 veículos da empresa.

Em caso de assaltos, os cartões de memória dos equipamentos serão entregues à polícia para ajudar na identificação dos criminosos.

Segundo Marcelo Rosa, assessor especial da Transurb (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto), a medida vai trazer mais segurança para os usuários do transporte coletivo.

“As expectativas são grandes. Com as câmeras, a gente espera oferecer mais segurança aos usuários e também aos motoristas dos ônibus”, disse Rosa.

A Transcorp e a Rápido D’Oeste também manifestaram interesse na instalação das câmeras, segundo o assessor.

Os passageiros apoiam a iniciativa da empresa.

“Isso é muito bom, a câmera pode registrar o flagrante. Vão diminuir os crimes, com certeza”, diz o aposentado Sílvio Ennes.

“Espero que resolva de uma vez o problema. Quem entrar no ônibus para assaltar com certeza será preso pela polícia depois”, afirma a diarista Valéria Aparecida da Silva, que utiliza o transporte coletivo diariamente.

“É muito bom ter as câmeras nos ônibus, mas não sei se vai coibir os assaltos não”, diz a vendedora Elisângela Pereira Gomes, que também utiliza o transporte coletivo todos os dias para ir ao trabalho.

Cada equipamento custa cerca de R$ 1,4 mil e a Turb afirma que o custo não será repassado aos usuários.

A assessor da Transurb afirma que em 2009 foram registrados 154 assaltos nos ônibus da companhia. Em 2010, foram 120 assaltos.
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Metrô Rio: cartões especiais para réveillon estão à venda nas estações Central, Carioca e Largo do Machado

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Os cartões especiais para ingresso no metrô na noite de réveillon agora estão à venda apenas nas estações Central, Carioca e Largo do Machado. Os passageiros interessados podem comprar o ingresso das 8h às 21h, com exceção do dia 31, em que a venda será encerrada às 19h.
O Metrô Rio informou que ainda há cartões para todos os horários, mas vale evitar filas e garantir logo o cartão para os horários mais requisitados: 21h e 22h. Cada cliente pode comprar até dez cartões por vez.
Os cartões de ida e volta com desconto custam R$ 5,00 e o cartão apenas de ida ou de volta sai pelo valor normal da tarifa, R$ 2,80. Ao comprar a ida e a volta antecipadamente, o passageiro economiza na tarifa e contribui para causas sociais: toda a renda líquida da venda será revertida para as ONGs Entre Amigas e Ressurgir.
Como todo ano, o embarque para a festa tem horário pré-determinado, entre 19h e meia-noite, e será permitido apenas com os cartões especiais, vendidos por faixa de horário, com validade de uma hora. Já a volta poderá ser feita de meia-noite às 7h do primeiro dia do ano exclusivamente pelas estações Ipanema/General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Largo do Machado. As demais estações das Linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para desembarque neste horário.
Os cartões gratuidade, pré-pago, bilhetes de integração e VT eletrônico não serão aceitos durante a operação especial para o réveillon, das 19h do dia 31 de dezembro às 7h do dia 1º de janeiro. Como todos os anos, os passageiros que têm direito à gratuidade poderão retirar os cartões especiais nas estações onde há venda antecipada, mediante apresentação dos documentos necessários.

Fonte: O Globo
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DF: O caos no transporte de Planaltina, chove mais dentro do ônibus do que fora

As péssimas condições do transporte do DF foram comprovadas na manhã desta segunda-feira (27). Chovia na BR-020 e os passageiros de dois ônibus que vinham de Planaltina sentido Plano Piloto esperavam um socorro ali mesmo ao relento.

Quem usa o serviço diariamente reclama que cenas como essas são frequentes. “Já tem um monte de ônibus quebrado, mas a gente não pode fazer nada só ficar aqui esperando outro”, diz a cozinheira Vania Venturini. “Justificar no trabalha não tem mais jeito, porque sempre quebra. Eu acho que meu patrão nem acredita mais”, completa a secretária Terezinha Bravo.

O DFTrans diz que faz fiscalizações e que toda semana 500 ônibus são lacrados. Mas como o número de fiscais não é suficiente, os passageiros precisam ajudar.

“É importante o passageiro pegar a numeração, o horário ou a linha. Tentar passar o maior número de informações. A reclamação vai chegar e vamos tomar todas as providências cabíveis para solucionar esses problemas do transporte coletivo em Brasília”, diz o diretor de fiscalização do DFTrans, Pedro Jorge.

Para fazer qualquer tipo de denuncia relacionado aos ônibus é só ligar no 156. (Kenzô Machida / Luis Rodnei)


Fonte: DFTV
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Custo para melhorar transporte chegará a R$ 350 bilhões nos próximos 8 anos

Mais Corredores de Ônibus
O governo Luiz Inácio Lula da Silva realizou muito na área de transportes, algo em torno de R$ 62 bilhões. Mas deixa um desafio ainda maior para a sua sucessora, Dilma Rousseff. Os investimentos previstos para os próximos oito anos somam R$ 350 bilhões. Só no setor de rodovias serão necessários R$ 220 bilhões para colocar todas as estradas em dia até 2018, incluindo obras de restauração, construção e duplicação de vias. Outra demanda pesada está no setor de ferrovias, em que serão necessários R$ 46,8 bilhões para terminar obras como a Norte-Sul e o trem bala Rio-São Paulo e mais R$ 46 bilhões para o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). A presidente eleita vai precisar de dois mandatos para fazer tudo isso.

A segunda etapa do PAC reserva R$ 109 bilhões para transportes, sendo R$ 50,4 bilhões para o sistema rodoviário. No PAC 1, que vai até 2014, foram executados 70% dos R$ 37 bilhões previstos para rodovias. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirma que foi muito pouco. Seriam necessários R$ 183 bilhões para atender a toda a demanda do setor. O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagout, considera esses números irreais. Ele afirma que será preciso R$ 220 bilhões para atender o atual deficit.

Os desafios de Dilma

1) Para colocar todas as rodovias em dia, será necessário investir R$ 220 bilhões até 2018, incluindo restaurações, adequações, duplicações e novas estradas;

2) No setor ferroviário, será preciso gastar mais R$ 46,8 bilhões para terminar a Norte-Sul, a Leste-Oeste, a Transnordestina e o Trem-Bala, além de executar mais R$ 46 bilhões do PAC 2;

3) Na área de mobilidade urbana, o PAC 2 prevê investimentos de R$ 18 bilhões, incluindo os metrôs de Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte;

4) A ampliação e a modernização em portos vão consumir R$ 5,1 bilhões do PAC 2;

5) Investir R$ 5,3 bilhões em aeroportos até a Copa de 2014. Para atender toda a rede de 67 aeroportos será preciso R$ 9 bilhões.

Fonte: Correio Braziliense
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Passagens de ônibus ficam mais caras em Belo Horizonte

Depois de dois anos com os preços congelados, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas (SMURBE) e da BHTRANS, informa que a partir da zero hora de quarta-feira, 29/12, as tarifas do serviço público municipal de transporte coletivo de passageiros serão reajustadas por um índice médio de 6,5%.

Nos últimos dois anos a variação do INPC foi de 10,5% e o salário mínimo teve um aumento de 22,9% (veja quadro abaixo), ou seja, índices superiores ao reajuste das tarifas, que vão ter os seguintes valores: a tarifa de R$ 2,30 passa para R$ 2,45; a de R$1,65 para R$ 1,75; e a R$ 0,55 para R$ 0,60. Confira abaixo as linhas e os serviços e seus novos valores tarifários:

 · Linhas perimetrais, diametrais, semi-expressas e troncais (ônibus nas cores laranja, azul e verde): R$ 2,45;
· Linhas circulares e alimentadoras (ônibus cor amarela): R$ 1,75;
· Linhas de vilas e favelas (microônibus cor amarela): R$ 0,60
· Tarifa de integração com o metrô: R$ 2,45;

O último reajuste tarifário ocorreu há dois anos, em 29.12.08. Para efeito comparativo, as variações do INPC e do valor do Salário Mínimo foram bem acima do presente reajuste tarifário.

Os novos valores tarifários foram calculados de acordo com critérios estabelecidos nos Contratos de Concessão do Serviço Público de Transporte de Passageiros por Ônibus de Belo Horizonte.

 Cartazes serão afixados nos ônibus informando o valor das tarifas

A partir de 28 de dezembro, cartazes informativos com os novos valores estarão afixados dentro dos ônibus. As informações também estarão disponíveis no portal da BHTRANS http://www.bhtrans.pbh.gov.br/ e na Central de Relacionamento Telefônico da Prefeitura, pelo número 156.

Serviço Suplementar

Também as tarifas das linhas do Sistema de Transporte Suplementar de Belo Horizonte terão seus valores reajustados a partir de quarta-feira, dia 29/12: a tarifa de R$ 1,65 passa para R$ 1,75; a de R$ 1,85 para R$ 2,00 e a de R$ 2,30 para R$ 2,45.
 Cartão BHBUS

Os créditos válidos do Cartão BHBUS Vale-Transporte (cartão amarelo) terão seu valor de compra mantido até o fim de sua validade. Caso queira, o usuário poderá trocar seus créditos antigos pelos valores das tarifas reajustadas em até 30 dias após a data do atual reajuste.

 Os portadores do Cartão BHBUS Usuário (cartão azul), com créditos adquiridos até 28/12/2010, poderão utilizar esses créditos até o dia 11/02/2011, com cobrança da tarifa antiga. A partir de 12 de fevereiro de 2011 será cobrada a nova tarifa, automaticamente.
 O Cartão BHBUS Retornável passa a ser vendido por R$ 7,35, com R$ 4,90 pode ser utilizada em pagamento de uma nova passagem ou recebida em espécie.

 Táxi-Lotação

A tarifa do serviço de táxi-lotação, em operação nas avenidas Afonso Pena e do Contorno, será reajustada em 8,33%, passando de R$ 2,40 para R$ 2,60.

Dados do Sistema

. Belo Horizonte possui uma frota de 2.832 ônibus, distribuídos em 296 linhas e operados por quatro concessionários;
· Em 2010, entraram para o sistema 900 veículos novos, equipados com ventiladores, janelas que possibilitam mais arejamento, vidros escuros para amenizar o calor e assentos para obesos. Mais de 60% da frota já está equipada com elevadores de acessibilidade;
. A média de passageiros pagantes em 2010 é de 1 milhão e 493 mil usuários/dia útil;
·  A média de passageiros pagantes/mês em 2010 é de 37 milhões;
· Cerca de 56% dos passageiros pagantes utilizam o cartão BHBUS ;
· 285 veículos do Sistema Suplementar, distribuídos em 25 linhas, transportam, em média, 110 mil usuários/dia útil;
· Percentual de uso das tarifas pelos usuários em 2010: R$ 2,30 (80%); R$ 1,65 (18%); R$0,55 (2%);
· Número de Táxi-Lotação: 124 veículos, sendo 106 na Av. Afonso Pena e 18 na Av. do Contorno.

Fonte: BHTrans
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Tarifa de ônibus em João Pessoa sobe para R$ 2,10 em janeiro

Aconteceu na manhã de hoje, a reunião que definiu o reajuste da tarifa de ônibus, o conselho municipal de trânsito aprovou por unanimidade e a passagem vai custar, a partir do dia dois de janeiro, R$ 2,10.

De acordo com Laura Farias, superintendente da STTrans, foram apresentadas duas planilhas, durante a reunião, uma da Associação de Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC) que propunha o valor de R$ 2,16, e a da STTrans com tarifa de ônibus a R$2,10.

Laura Farias disse ainda que o reajuste beneficiará João Pessoa, segundo ela, “Serão implantados cinquenta ônibus, todos adaptados, construção de novas paradas e um novo terminal de ônibus no conjunto Nova Mangabeira”.

O reajuste segue agora para homologação do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra.

Fonte: ClickPB
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