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Ônibus que circulam pelo Sul da Ilha de Santa Catarina têm novos horários
terça-feira, 27 de julho de 2010Linhas de ônibus que circulam pelo Sul da Ilha de Santa Catarina terão novos horários a partir desta segunda-feira. As linhas Executivo Campeche e Executivo Pântano do Sul passarão a ter mais horários.
Já os ônibus que fazem as rotas Tapera-Rio Tavares, Costa de Dentro, Rio Tavares Direto e Pântano do Sul terão alguns horários alterados. Os moradores do Sul da Ilha também contarão com uma nova linha da empresa Insular, a partir de 2 de agosto: o Executivo Ribeirão da Ilha, que, a princípio, funcionará em caráter experimental.
Confira o quadro completo de horários no site da prefeitura.
Fonte: Diário Catarinense
Postado por Meu Transporte às 01:03 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
DF: Haverá estudo detalhado para processo licitatório de novas linhas do sistema de transporte
O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, assinou, nesta manhã de segunda-feira (26/7), uma determinação para que o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) faça um estudo detalhado das frotas do sistema de transporte público. A análise, que segundo Rosso pode demorar a ficar pronta, servirá de subsídio para um processo licitatório de novas linhas.
As operadores do sistema de transporte entregaram uma planilha ao governador, onde alegavam estar trabalhando com um déficit de 28,11%. No entanto, segundo a planilha do DFTrans e da Corregedoria do DF, o sistema estaria equilibrado, por esse motivo, não haveria necessidade de reajuste. "Se houver intransigência dos empresários para forçar o reajuste das passagens, haverá medidas", garante Rosso.
O sindicato patronal não ter dinheiro para pagar os rodoviários no dia 5 de agosto. Rogério Rosso disse que os empresários ganharam muito com a retirada das vans das ruas e com o Passe Livre, já que o governo arcava com todo o custo. Porém, não detalhou este valor a que se referiu.
Rosso anunciou que um novo processo de licitação será feito, ainda este ano, para operar o sistema de bilhetagem eletrônico que é gerenciado, atualmente, pela Fácil Transporte Integrado.
Ele disse, também, que até o dia 30 de julho irá decidir se veta ou sanciona o projeto substituto do Passe Livre aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
A proposta determina a recarga automática dos cartões, retira o limitador social e prevê que o governo arque, apenas, com um terço do valor das passagens dos estudantes.
Fonte: Correio Braziliense
Postado por Meu Transporte às 00:59 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Visate deve ter ônibus menores e sem a presença de cobradores para diminuir custos
A reunião-almoço da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul (CIC) teve como palestrante nesta segunda-feira o diretor-presidente da Viação Santa Tereza (Visate), Fernando Ribeiro.
Entre garfadas e o pronunciamento do diretor da CIC, Milton Corlatti, o diretor tomou a palavra para falar dos números da Visate e, principalmente, da importância e responsabilidade do sistema de transporte urbano da cidade.
Mobilidade urbana é essencial, assim como investimento profundo no transporte coletivo.
“Não é para colocar lenha no nosso negócio”, brinca Ribeiro.
Segundo ele, o poder público tem o dever e a obrigação de desenvolver planos de mobilidade. “A bola está com a Câmara de Vereadores e com a Secretaria de Transporte, cujo papel é encaminhar soluções. Transporte coletivo é solução para problemas de mobilidade.”
Um deles, já posto em prática, é a descentralização dos terminais. Ribeiro afirma que com essa alteração, 50 mil pessoas tiveram suas rotinas alteradas.
“Foi uma mexida significativa. Mudança traz desconforto.”
Mas, segundo ele, “ônibus passando na frente da loja atrapalha, mas se não passa atrapalha muito mais. Parada de ônibus traz desenvolvimento”.
Além disso, algumas novidades foram divulgadas, como a recarga dos cartões dos estudantes diretamente no ônibus, como atualmente é feita com o vale-transporte oferecido pelas empresas. O recadastramento do estudante, futuramente, será realizado de maneira que não se faça necessário o deslocamento periódico de hoje em dia, até o ponto de venda da Visate.
Outra novidade seria a inclusão de 10 ônibus menores e modernos, com menos lugares, já em processo de finalização na Marcopolo. Isso para substituir ônibus grandes que normalmente trafegam com um número pequeno de passageiros. Neles, o papel do cobrador não existirá. O que causará redução significativa de custo.
“Os funcionários não utilizados serão reaproveitados em outros setores e funções. Alguns podem ser encaminhados para nossa escola de motoristas. Quem não quiser, irá para outro setor. Não haverá demissão”, diz Ribeiro.
Entre garfadas e o pronunciamento do diretor da CIC, Milton Corlatti, o diretor tomou a palavra para falar dos números da Visate e, principalmente, da importância e responsabilidade do sistema de transporte urbano da cidade.
Mobilidade urbana é essencial, assim como investimento profundo no transporte coletivo.
“Não é para colocar lenha no nosso negócio”, brinca Ribeiro.
Segundo ele, o poder público tem o dever e a obrigação de desenvolver planos de mobilidade. “A bola está com a Câmara de Vereadores e com a Secretaria de Transporte, cujo papel é encaminhar soluções. Transporte coletivo é solução para problemas de mobilidade.”
Um deles, já posto em prática, é a descentralização dos terminais. Ribeiro afirma que com essa alteração, 50 mil pessoas tiveram suas rotinas alteradas.
“Foi uma mexida significativa. Mudança traz desconforto.”
Mas, segundo ele, “ônibus passando na frente da loja atrapalha, mas se não passa atrapalha muito mais. Parada de ônibus traz desenvolvimento”.
Além disso, algumas novidades foram divulgadas, como a recarga dos cartões dos estudantes diretamente no ônibus, como atualmente é feita com o vale-transporte oferecido pelas empresas. O recadastramento do estudante, futuramente, será realizado de maneira que não se faça necessário o deslocamento periódico de hoje em dia, até o ponto de venda da Visate.
Outra novidade seria a inclusão de 10 ônibus menores e modernos, com menos lugares, já em processo de finalização na Marcopolo. Isso para substituir ônibus grandes que normalmente trafegam com um número pequeno de passageiros. Neles, o papel do cobrador não existirá. O que causará redução significativa de custo.
“Os funcionários não utilizados serão reaproveitados em outros setores e funções. Alguns podem ser encaminhados para nossa escola de motoristas. Quem não quiser, irá para outro setor. Não haverá demissão”, diz Ribeiro.
Fonte: O Caxiense
Postado por Meu Transporte às 00:52 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Trem-bala pagaria 300 quilômetros de metrô, equivalente 5 vezes a malha atual de São Paulo
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Tão complexo e polêmico quanto a Hidrelétrica de Belo Monte, o trem-bala, entre São Paulo e Rio de Janeiro, ainda é um grande enigma. Embora o edital com as condições do empreendimento já esteja na praça, ninguém consegue dizer ao certo quanto vai custar a obra, qual será o traçado da ferrovia e qual a demanda existente.
Junta-se a essa lista a dúvida dos críticos em relação aos benefícios que a obra trará para a sociedade, já que boa parte dos R$ 33,1 bilhões previstos para o projeto será financiado pelo Tesouro Nacional e terá participação societária do Estado.
Cálculos feitos pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) mostram que o investimento do trem-bala daria para construir 300 km de metrôs em São Paulo (cinco vezes a malha da cidade hoje, de 62,3 km), o suficiente para transportar 15 milhões de pessoas por dia. O valor também daria para construir 11 mil km de ferrovias comuns, para carga ou passageiros.
"Até agora não conseguimos responder se vale a pena ou não construir um Trem de Alta Velocidade (TAV)", afirma o presidente do Ilos, Paulo Fleury. Na avaliação dele, a principal justificativa do governo para construir o trem-bala já caiu por terra: o projeto não ficará pronto para a Copa do Mundo de 2014 nem para os Jogos Olímpicos, de 2016. O cronograma oficial estipula 2017 para que a obra seja concluída. Portanto, não seria alternativa para desafogar a ponte aérea Rio-São Paulo.
Junta-se a essa lista a dúvida dos críticos em relação aos benefícios que a obra trará para a sociedade, já que boa parte dos R$ 33,1 bilhões previstos para o projeto será financiado pelo Tesouro Nacional e terá participação societária do Estado.
Cálculos feitos pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) mostram que o investimento do trem-bala daria para construir 300 km de metrôs em São Paulo (cinco vezes a malha da cidade hoje, de 62,3 km), o suficiente para transportar 15 milhões de pessoas por dia. O valor também daria para construir 11 mil km de ferrovias comuns, para carga ou passageiros.
"Até agora não conseguimos responder se vale a pena ou não construir um Trem de Alta Velocidade (TAV)", afirma o presidente do Ilos, Paulo Fleury. Na avaliação dele, a principal justificativa do governo para construir o trem-bala já caiu por terra: o projeto não ficará pronto para a Copa do Mundo de 2014 nem para os Jogos Olímpicos, de 2016. O cronograma oficial estipula 2017 para que a obra seja concluída. Portanto, não seria alternativa para desafogar a ponte aérea Rio-São Paulo.
Demora
Alguns exemplos no mundo mostram que até mesmo esse cronograma pode não ser viável para tirar a obra do papel. O TAV coreano, um dos principais interessados no projeto brasileiro, demorou 11 anos para ser concluído. Por aqui, um dos maiores embates deve ficar por conta do licenciamento ambiental. O trem-bala passa pela Serra das Araras e poderá enfrentar resistência por parte ambientalistas, como tem ocorrido nas últimas obras de infraestrutura.
"Mas não fizeram a nova Imigrantes, na Serra do Mar, por meio de túneis? Então não teremos problemas", afirma o presidente da EDLP - Estação da Luz Participações, Guilherme Quintella, que está formando um fundo para disputar o leilão, marcado para dezembro.
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, completa que o traçado referencial (constante no edital) foi feito em conjunto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), que já definiu áreas que não podem ser usadas.
Outro ponto de interrogação é o valor da obra. Começou com algo em torno de R$ 24 bilhões, subiu para R$ 34,6 bilhões e foi fixado em R$ 33,1 bilhões pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Agora já há investidores que calculam que a obra fique, pelo menos, 30% mais cara que a prevista no edital. Outros, mais radicais, apostam em R$ 50 bilhões ou até R$ 60 bilhões.
Hoje há cinco consórcios sendo formados para disputar o empreendimento: o sul-coreano, o japonês, o chinês, o espanhol e o francês. Nas últimas semanas, além de intensificarem os estudos sobre o trajeto, eles também reforçaram a busca por parceiros. Por enquanto, as empreiteiras brasileiras estão tímidas nesse processo, apesar de a construção civil representar perto 50% dos investimentos do TAV. Elas temem que as previsões de demanda não se concretizem.
Alguns exemplos no mundo mostram que até mesmo esse cronograma pode não ser viável para tirar a obra do papel. O TAV coreano, um dos principais interessados no projeto brasileiro, demorou 11 anos para ser concluído. Por aqui, um dos maiores embates deve ficar por conta do licenciamento ambiental. O trem-bala passa pela Serra das Araras e poderá enfrentar resistência por parte ambientalistas, como tem ocorrido nas últimas obras de infraestrutura.
"Mas não fizeram a nova Imigrantes, na Serra do Mar, por meio de túneis? Então não teremos problemas", afirma o presidente da EDLP - Estação da Luz Participações, Guilherme Quintella, que está formando um fundo para disputar o leilão, marcado para dezembro.
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, completa que o traçado referencial (constante no edital) foi feito em conjunto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), que já definiu áreas que não podem ser usadas.
Outro ponto de interrogação é o valor da obra. Começou com algo em torno de R$ 24 bilhões, subiu para R$ 34,6 bilhões e foi fixado em R$ 33,1 bilhões pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Agora já há investidores que calculam que a obra fique, pelo menos, 30% mais cara que a prevista no edital. Outros, mais radicais, apostam em R$ 50 bilhões ou até R$ 60 bilhões.
Hoje há cinco consórcios sendo formados para disputar o empreendimento: o sul-coreano, o japonês, o chinês, o espanhol e o francês. Nas últimas semanas, além de intensificarem os estudos sobre o trajeto, eles também reforçaram a busca por parceiros. Por enquanto, as empreiteiras brasileiras estão tímidas nesse processo, apesar de a construção civil representar perto 50% dos investimentos do TAV. Elas temem que as previsões de demanda não se concretizem.
Fonte: América Economia
Postado por Meu Transporte às 15:55 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, São Paulo, Trem Bala
Novo corredor de ônibus de São Paulo liga Diadema ao Morumbi
Está prevista para o próximo dia 31 de julho a inauguração de um novo corredor de ônibus que vai ligar o Morumbi, zona sul de São Paulo, até terminal de Diadema, na região metropolitana. Segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), a nova pista exclusiva de ônibus é uma extensão do Corredor Metropolitano ABD, que atualmente faz o trecho São Mateus, na zona leste da capital paulista, até Jabaquara, na zona sul, atravessando Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.
O destino final, na zona sul da capital paulista, será em um novo terminal próximo à atual estação Morumbi da CPTM (companhia que administra os trens de superfície de São Paulo) da linha 9-Esmeralda. O novo trecho terá 12 km de extensão e passará por vias como avenida Presidente Kennedy, em Diadema, e avenida Vereador João de Luca, na zona sul da capital (veja o trajeto completo no infográfico). Ao longo do novo corredor, haverá 18 pontos de paradas duplas nos dois sentidos.
Com a ampliação, a extensão total do corredor passa a ser de 45 km. Segundo o governo do Estado, o custo do novo trecho foi de R$ 22,9 milhões. HistóriaA conclusão do novo trecho dá fim a uma promessa feita há 24 anos pelo governo estadual, durante a gestão de André Franco Montoro. O primeiro trecho do corredor, entre os terminais Ferrazópolis e São Mateus, foi inaugurado em 1988. Em 1990, foi inaugurada a ligação entre os municípios de Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá.
Com a ampliação, a extensão total do corredor passa a ser de 45 km. Segundo o governo do Estado, o custo do novo trecho foi de R$ 22,9 milhões. HistóriaA conclusão do novo trecho dá fim a uma promessa feita há 24 anos pelo governo estadual, durante a gestão de André Franco Montoro. O primeiro trecho do corredor, entre os terminais Ferrazópolis e São Mateus, foi inaugurado em 1988. Em 1990, foi inaugurada a ligação entre os municípios de Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá.
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 13:44 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Mais 22 novos ônibus para população de Aracaju
Nesta terça-feira, 27, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira entrega à população mais 22 novos ônibus do sistema público integrado de transporte coletivo. A cerimônia acontece às 8 horas, em frente ao Palácio Ignácio Barbosa, na Praça Olímpio Campos, Centro da cidade.
A medida faz parte do processo de renovação da frota iniciado no ano passado, em parceria com os empresários do setor, que culminou na entrega de mais de 100 novos veículos e na melhoria significativa do serviço ofertado aos passageiros, que agora têm mais conforto e segurança.
Este ano, 35 ônibus novos já foram entregues aos usuários do sistema público de transporte coletivo. A renovação alcança 20% da frota da cidade, que atualmente tem aproximadamente 500 veículos.
Ônibus novos
Os ônibus que serão entregues nesta terça são das empresas Viação São Cristóvão (VSC) e Viação Cidade de Aracaju (VCA). Todos estão equipados com câmeras de segurança, GPS e elevador para cadeirantes. Cada um representa um investimento de cerca de R$ 250 mil.
A medida faz parte do processo de renovação da frota iniciado no ano passado, em parceria com os empresários do setor, que culminou na entrega de mais de 100 novos veículos e na melhoria significativa do serviço ofertado aos passageiros, que agora têm mais conforto e segurança.
Este ano, 35 ônibus novos já foram entregues aos usuários do sistema público de transporte coletivo. A renovação alcança 20% da frota da cidade, que atualmente tem aproximadamente 500 veículos.
Ônibus novos
Os ônibus que serão entregues nesta terça são das empresas Viação São Cristóvão (VSC) e Viação Cidade de Aracaju (VCA). Todos estão equipados com câmeras de segurança, GPS e elevador para cadeirantes. Cada um representa um investimento de cerca de R$ 250 mil.
Fonte: FAXAJU
Postado por Meu Transporte às 13:38 0 comentários
Marcadores: Sergipe
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