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Burocracia impede licitação que previa a compra de 300 novos radares de trânsito em São Paulo

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O TCM (Tribunal de Contas do Município) suspendeu a licitação que previa a compra de 300 novos radares de trânsito. Os equipamentos seriam instalados em ônibus para flagrar motoristas invadindo os corredores e faixas exclusivas dos coletivos em São Paulo. Os auditores da corte encontraram 12 irregularidades na concorrência da prefeitura, entre elas a constatação de que "não restou justificada a necessidade da contratação à luz dos princípios que regem a administração pública."
Foto: Andrea R. Laurenti Magri
Os chamados ônibus "dedo-duro" iriam fiscalizar também outras infrações, como o desrespeito ao rodízio municipal e também flagrar veículos procurados ou sob investigação. É a sétima licitação sob suspeita que o tribunal barra da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT). Em pouco menos de 15 meses, o colegiado de cinco conselheiros já mandou paralisar, por suspeita de irregularidades, mais de R$ 6,3 bilhões em licitações.

A nova suspensão, decidida pelo presidente e conselheiro Edson Simões, ocorre menos de dois meses após o governo petista anunciar a compra dos radares, ao custo de R$ 43,1 milhões. Para o TCM, a licitação não tem orçamento detalhado que demonstre os custos de cada equipamento. Isso infringe a lei federal de licitações (8.666/93), segundo os auditores.

O equipamento que seria instalado nos ônibus é uma espécie de radar móvel em movimento constante. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, 70% das autuações em faixas exclusivas à direita foram feitas por marronzinhos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e fiscais da SPTrans (São Paulo Transporte). Com os novos radares, a prefeitura pretendia liberar os fiscais para organizar o trânsito, o que é defendido por especialistas de trânsito.

Irregularidades

Entre as série de justificativas do TCM para suspender a licitação está, segundo o órgão, a falta de especificações técnicas exigidas por um decreto municipal sobre o processo de licitações.

O órgão também afirma que o edital para a contratação dos radares LAP (leitura automática de placas) não tem planilhas detalhadas de custo unitário dos equipamentos e ausência de índices usados pela prefeitura para avaliar a saúde econômica da empresa que vencer a licitação. Na decisão de suspender a contratação, o TCM também afirma questiona a Prefeitura cobrar da empresa vencedora tanto a instalação dos equipamentos quanto de sinalização.

O tribunal já suspendeu também outros projetos prioritários da gestão Haddad nos últimos meses. As disputas para a construção de 150 km de corredores de ônibus (de R$ 4,8 bilhões) e da nova inspeção veicular (R$ 420 milhões) também foram barradas pelo TCM.

O presidente Edson Simões também já havia mandado parar, em julho, a compra de 824 câmeras que seriam usadas em uma central da CET responsável por controlar a operação dos semáforos inteligentes.

No mês passado, o tribunal encontrou suspeitas de irregularidades e barrou a licitação para um pacote de obras e reformas em prontos-socorros, creches e escolas da periferia, de custo calculado em cerca de R$ 110 milhões. Outra licitação paralisada pelo tribunal foi para a construção de um data center do Bilhete Único.

Líder do governo Haddad na Câmara Municipal, Arselino Tatto (PT) tem criticado publicamente os conselheiros pela paralisação de projetos importantes para o governo.Tatto é irmão do secretário de transportes Jilmar Tatto.

— Talvez os cinco conselheiros queiram administrar a cidade. Só que eles precisam ser eleitos para isso.

Nos próximos 15 dias, o governo pretende prestar os esclarecimentos solicitados pelo TCM para retomar a licitação dos radares para flagrar motoristas nos corredores de ônibus.

Informações: R7.com

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Grande Recife: Linha Camaragibe (CENTRO) passa a operar exclusivamente com BRT Via Livre

domingo, 12 de outubro de 2014

A partir dessa segunda-feira (13/10) a linha 2450 – Camaragibe (Centro) passará a circular exclusivamente com veículos BRT. A ação é mais um passo para a implantação total do Corredor Leste/Oeste, com previsão até o final do ano. Devido à mudança, a linha 2480 – Camaragibe/Derby terá acréscimo de cinco veículo na operação e passa a circular com 15 BRTs, realizando 97 viagens e com intervalo de sete minutos no horário de pico. A linha 2450 continua operando com 18 veículos e realizando 119 viagens por dia, com o mesmo intervalo de sete minutos.

As linhas do Via Livre têm origem no Terminal Integrado de Camaragibe e seguem para a Praça do Derby e para a Av. Guararapes, no centro, atendendo todas as dez estações em funcionamento do corredor, sendo elas: Capibaribe, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes. 

Com a novidade, os usuários moradores do município de Camaragibe, com destino ao centro do Recife, continuam com as opções de deslocamento por integração temporal ou pelas linhas que seguem direto para o Centro do Recife, sendo elas: 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião, 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras), 2445 - Tabatinga e 2446 – UR-07. 

Para a integração temporal, o usuário dispõe das seguintes linhas: 2402 – Parque Capibaribe/Caxangá, 2460 – TI Camaragibe (Príncipe) e 2469 – TI Camaragibe/CDU que realizam integração temporal com as linhas 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião, 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras), 2445 - Tabatinga e 2446 – UR-07 e com todas as estações de BRT do Leste/Oeste. A operação funciona tanto no sentido subúrbio/cidade quanto cidade/subúrbio. Ou seja, o usuário que quiser utilizar o BRT pode pegar uma das linhas citadas acima, descer na Caxangá e embarcar em qualquer uma das estações de BRT do corredor e seguir nas linhas 2450 – Camaragibe (Centro) e 2480 – Camaragibe/Derby. 

A integração temporal é válida para os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso. Os passageiros terão até duas horas, após ter embarcado em suas linhas de origem, para validar novamente o VEM em outro ônibus sem pagar uma nova passagem. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.

Informações: GRCT

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Em SP, Estação Sé do metrô ganha Wi-Fi gratuito

Desde o final da semana passada, usuários do metrô de São Paulo ganharam uma novidade tecnológica: a conexão Wi-Fi. O acesso gratuito à internet foi disponibilizado na estação Sé, na linha 1-Azul.

O hotspot está localizado no mezanino da estação, atrás das escadas de embarque no sentido Jabaquara e antes das escadas de embarque no sentido Tucuruvi. A área foi delimitada com placas e, segundo o metrô, o Wi-Fi suporta somente 200 acessos simultâneos.

Para usar o serviço, o usuário deve se conectar à rede "wifi_metro_sp", cadastrar seu e-mail e aceitar os termos de uso. Cada pessoa poderá usar a rede por 20 minutos, e após o período, deverá esperar 15 minutos para se conectar novamente. O tempo de uso, no entanto, é superior a outras grandes capitais, como Rio de Janeiro (15 minutos, duas vezes ao dia) e Tóquio (15 minutos, cinco vezes ao dia).

Até o final do ano, o metrô pretende instalar Wi-Fi em mais cinco estações. A previsão é que até o final de 2015, todas as estações do metrô de São Paulo recebam o serviço.

Informações: Diário de S. Paulo 

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Região Norte de Brasília recebe 40 novos ônibus

A região norte de Brasília recebeu neste sábado, 40 novos ônibus da empresa Piracicabana. Serão contemplados aproximadamente três mil usuários das cidades de Sobradinho, Planaltina, Arapoangas e Plano Piloto, que fazem parte da Bacia 1.

Para o diretor-geral do DFTrans, Jair Tedeschi, as mudanças do transporte público do Distrito Federal têm acontecido gradativamente. “A entrada da Piracicabana com novos veículos para substituir as linhas da Riacho Grande já era prevista. Estávamos só esperando a chegada dos carros da fábrica”, ressaltou.

Os coletivos irão substituir a frota da empresa Riacho Grande, que atendia as demandas das regiões.  A antiga empresa operava com 30 veículos, fazendo as linhas que saiam do Arapoangas e após chegarem ao Plano Piloto eram reaproveitadas nas linhas circulares.

NOVO SISTEMA - O transporte público de Brasília foi divido em cinco Bacias. A frota antiga foi retirada de circulação e hoje 2.630 novos ônibus atendem todo o Distrito Federal.  Foram criados corredores exclusivos, onde os ônibus não ficam presos no trânsito e podem circular livremente e com rapidez.

A modernização do transporte aconteceu também com a implantação do Expresso DF Sul, que reduziu as viagens da região de Santa Maria e Gama ao o Plano Piloto em até uma hora.

Outra novidade do sistema foi a implantação da integração. De posse do cartão Cidadão, o usuário pode, em até duas horas de intervalo entre as viagens e no mesmo sentido, utilizar ônibus e metrô, pagando apenas uma única passagem. Estudantes, portadores de necessidade especiais e idosos acima de 65 anos não pagam passagem, basta apenas se cadastrar em um dos postos SBA.

Abaixo você pode conferir quais serão as linhas atendidas pela nova empresa:

Linhas que a empresa Piracicabana passa a operar em Arapoangas e Planaltina:

0.616     Arapoangas  / Eixo Norte-Sul (EAS) 

616.1     Arapoangas - Paranoá (Ponte JK) / Rod. Plano Piloto   

616.2     Arapoangas - Estâncias / Eixo Norte-Sul 

616.3     Arapoangas - Condomìnios-Estâncias/Eixo Norte-Sul 

616.5     Arapoangas - (Av. Independencia / Eixo Norte-Sul   

616.6     Arapoangas - Estâncias (I - V) / l2 Norte-Sul (Esplanada)

0.643     Arapoangas - / W3 Norte / Sul - EAS 

0.603     Planaltina (Arapoangas) / Clube do Congresso (Sobradinho)  

603.1     Planaltina (Jardim Roriz) / Clube do Congresso (Sobradinho)

Linhas que a empresa Piracicabana passa a operar no Plano Piloto:

0.103  Rodoviária do Plano Piloto / Av. das Nações Sul

103.2  Rod.Plano PilotoW3 SUL / Av. Nações /Academia de Tenis

107.3  Circ. Rod. Plano Piloto / L2 - W3 Sul (Esplanada-EAS)

114.2  Circ. Rod. Plano Piloto / W3 Sul - L2 Sul (EAS - UNIEURO)

0.128  Rodoviária do Plano Piloto / Granja do Torto

128.1  Rodoviária Plano Piloto / Granja do Torto (Zoobotânica)

128.3  Rodoviária Plano Piloto / L2 Norte / Granja do Torto

128.4  Rod.Plano Piloto / L2 Sul / W3 Sul-Norte / Granja do Torto

145.1  Estação da Asa Sul / L2 Norte (Esplanada)

Informações: Jornal de Brasília

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Prefeitura de BH vai contratar segurança armada para estações do BRT/Move

De acordo com o prefeito, a expectativa é de que sejam contratados 150 vigilantes para conter os casos de roubo, violência e vandalismo. As plataformas já contavam com segurança comum, contratada pela BHTrans. Ainda segundo Lacerda, enquanto a licitação não é concluída, guardas municipais serão deslocados de outras áreas para reforçar a segurança na estações. 

Algumas estações do transporte rápido por ônibus de Belo Horizonte já foram alvos de assaltos e furtos desde o início da operação do sistema. O último caso registrado aconteceu no dia 3, quando bandidos renderam funcionários da Estação Pampulha pela manhã. 

Segundo a Polícia Militar, um dos bandidos estava armado e ameaçou as funcionárias do guichê. Primeiro as trabalhadoras ouviram alguém bater na porta da bilheteria, mas quando foram atender não encontraram ninguém. Logo depois, os ladrões aproveitaram a chegada de outra funcionária para entrar na cabine. 

No Centro de Belo Horizonte, o problema são os furtos de placas de alumínio das estações. Em setembro, um adolescente de 17 anos foi detido após arrancar as peças da fachada de uma das estações, durante a noite.

Por Cristiane Silva e Guilherme Paranaiba
Informações: Estado de Minas

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Ribeirão Preto terá corredores de ônibus a partir de novembro

Os 8 km de faixas preferencias para ônibus do transporte coletivo deve começar a funcionar a partir do próximo mês, em Ribeirão Preto, segundo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a prefeitura e o Ministério Público. 

As mudanças ocorrerão nos principais trajetos de ônibus no Centro de Ribeirão Preto. O estudo das vias onde terão as mudanças está na fase final, de acordo com José Mauro Araújo, diretor da Transerp - empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano em Ribeirão Preto.

''Nós estamos também definindo as faixas horárias, porque cada trecho onde será implementada é uma situação diferente", disse. O representante da empresa também disse que a principal preocupação é a necessidade de eliminar os estacionamentos de algumas ruas da área. 

"Será feito de forma a atender todos os interesses, priorizando o transporte coletivo, mas também não prejudicando a questão de estacionamento e de área azul", falou. 

Informações: CBN Ribeirão Preto

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Licitação do transporte coletivo de Natal será publicado em janeiro de 2015

O edital para a licitação do transporte coletivo será publicado em janeiro de 2015. O prazo foi confirmado durante reunião na manhã desta sexta-feira (10) entre o prefeito Carlos Eduardo, a secretária municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Elequicina dos Santos; secretário adjunto de Transportes, Clodoaldo Cabral; o procurador Geral do Município, Carlos Castim; a consultora do Instituto Rua Viva, Liane Born, e técnicos da STTU.

Antes da publicação do edital a prefeitura vai realizar quatro audiências populares nas regiões administrativas de Natal para ouvir as demandas da população.

No encontro também ficou definido que é necessária uma reunião de representantes da Prefeitura e da Comissão de Licitação com a Câmara Municipal de Natal e o Ministério Público para discussão da lei municipal que organiza e disciplina o transporte coletivo no município. A lei trata de segurança no transporte de passageiros, dupla função e dupla jornada dos motoristas e regras para a tarifa. 

Informações: Tribuna do Norte

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Zona Sul do Recife com mudanças de operadoras nas linhas do Ibura‏

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Usuários de algumas linhas de ônibus do Ibura, zona sul da cidade vão sofrer alteração de operadoras, isto porque faz parte de uma mudança continuada em relação a licitação ocorrida este ano na qual a cidade foi dividida em lotes, e está mudança ocorrerá nos lotes 3 e 4 onde atuam as empresas Metropolitana e Vera Cruz.
Os dois primeiros lotes já estão em operação, inclusive com linhas BRT's.

O lote 1, que corresponde ao corredor Norte/Sul, entre Igarassu e Recife com 33,2 km de extensão e 33 estações de embarque e desembarque, já está nas mãos do consórcio Conorte, formado pelas empresas de ônibus: Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur.

Já o lote 2 referente ao corredor Leste/Oeste, entre Camaragibe e Recife com 12 km de extensão nestá sendo operado pela empresa Rodoviária Metropolitana.

Os outros cinco lotes devem foram licitados em uma segunda etapa, sendo eles o corredor da José Rufino e Abdias de Carvalho; Mascarenhas de Moraes; Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte; Beberibe e Presidente Kennedy; Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca. Segundo o governo, o custo estimado para a prestação de serviço nos sete lotes é de R$ 15 bilhões, sendo que os dois primeiros têm uma previsão de R$ 4,5 bilhões ao ano. 

Neste caso agora está sendo implantado as alterações nos lotes 3 e 4, o que diz respeito ao corredor da José Rufino e Abdias de Carvalho e Mascarenhas de Moraes.

Confira algumas linhas que terão suas operadoras mudadas a partir deste sábado.

102*Ibura Santa Luzia (Vera Cruz para Metropolita)
106*Parque da Aeronáutica  (Vera Cruz para Metropolita)
128*UR-03/Barro  (Vera Cruz para Metropolita)
136*UR-05 (Metropolitana para Vera Cruz)
135*UR-10  (Metropolitana para Vera Cruz)
134*Lagoa Encantada   (Metropolitana para Vera Cruz)

Os horários e itinerários permanecem os mesmos.

Fonte: Blog Meu Transporte

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Fortaleza: Confira o projeto das estações na av. Bezerra de Menezes

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A Prefeitura de Fortaleza trabalha na instalação de dez estações para embarque e desembarque do corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra/Centro. As obras iniciaram no dia 15 de maio deste ano. Serão implantadas 5 estações exclusivas para transporte público nos dois sentidos, totalizando 10 estações na av. Bezerra de Menezes. Segundo a administração municipal, 60% da obra está concluída.

Cerca de R$ 3 milhões estão sendo investidos com recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). A intervenção faz parte do corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra/Centro, que liga o terminal de Antônio Bezerra ao Centro. A previsão de conclusão da obra é novembro deste ano.

Após a entrega das estações pela prefeitura, as faixas exclusivas para o BRS (Bus Rapid System) serão restituídas para o trânsito de veículos particulares.

O corredor que liga o terminal do Antônio Bezerra ao Centro faz parte da primeira etapa do corredor Antônio Bezerra/Papicu. De cordo com a Prefeitura o objetivo é priorizar e dar maior qualidade ao transporte público e coletivo na Capital. 

Informações: O Povo Online


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No Recife, Metroviários encerram greve e trens voltam a circular nesta sexta-feira

Em assembleia realizada na Estação Recife, na área central da Cidade, na noite desta quinta-feira (9), os metroviários decidiram encerrar a greve deflagrada há três dias. Os funcionários do sistema aceitaram a proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) feita à tarde, em uma reunião no Rio de Janeiro. Na ocasião, a empresa e o sindicato que representa a categoria acertaram que um grupo de trabalho será criado para discutir a implantação de medidas de reforço da segurança nas estações, principal reivindicação dos funcionários. A operação dos trens será retomada nesta sexta-feira (10).

Desde a última terça (7), 400 mil passageiros que usam o metrô não contaram com o serviço nem mesmo nos horários de pico. Apesar da determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PE) de que a operação fosse mantida das 5h às 9h e das 17h às 21h, de segunda a sexta, e das 5h às 13h, aos sábados, os grevistas insistiram em manter a paralisação em 100% do sistema, mesmo sob o risco de multa diária de R$ 800 mil pelo descumprimento da decisão. Uma reunião entre a CBTU e o Sindicato dos Metroviários chegou a acontecer na última quarta-feira (8), mas terminou sem consenso.

A proposta que pôs fim à greve prevê que o grupo de trabalho com representantes das duas partes entregue um plano de ações preventivas em até 90 dias, “contemplando a infraestrutura, tecnologia, recursos humanos e treinamento”. Os metroviários alegam que os pontos de embarque e desembarque, bem como as composições, são alvejados por práticas de violência constantemente, como assaltos, furtos e atos de vandalismo. Entre as reivindicações da categoria – que não incluíram pautas salariais – estão a formalização de um convênio com a Polícia Militar e a contratação de vigilantes patrimoniais armados.

Veja detalhes do acordo, conforme as principais reivindicações dos grevistas:

- Contratação de concursados
A CBTU se comprometeu a apresentar um trabalho de adequação do quadro de pessoal, seguindo recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) no que se refere a terceirizações, definição de vagas e alocação de recursos para admissão de pessoal concursado.

- Convênios com a Polícia Militar
Segundo a empresa, já foi iniciada a negociação com os órgãos competentes para a melhoria da segurança. A CBTU disse que confirmou com a Secretaria de Defesa Social (SDS) a presença de policiais militares nos terminais de integração prontos a serem acionados pelos supervisores das estações em casos de violência. A medida começou a valer já a partir desta quinta.

- Reforço na segurança em dias de jogos
A formalização desses convênios deverá atender também a questões de segurança no entorno das estações e esquemas especiais de segurança em dias de jogos nos estádios sediados na Região Metropolitana do Recife.

- Caixas eletrônicos nas estações
A CBTU se comprometeu a solicitar, junto às instituições bancárias, novos horários de abastecimento dos caixas eletrônicos instalados nas estações. Caberá ao supervisor impedir o abastecimento em horários não estabelecidos.

- Dupla de vigilantes patrimoniais
O grupo de trabalho formado pela empresa e pelo sindicato buscará definir as atribuições, competências e habilidades desses profissionais.

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BRT de Sorocaba não saiu do papel, mas Urbes já pensa em ampliação

Apesar do sistema Bus Rapid Transit (BRT) em Sorocaba ainda não ter saído do papel, a Urbes - Trânsito e Transporte já pensa na ampliação do sistema de corredores de ônibus rápidos que, segundo o diretor-presidente da entidade, Renato Gianolla, deve estar funcionando a partir de 2016. Gianolla está pleiteando uma verba de R$ 3 milhões para a realização de dois estudos: a ampliação do BRT e para a implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT).

O diretor da Urbes espera que entre o final deste ano e o início de 2015 a verba seja liberada pelo Ministério das Cidades. Ele explica que os recursos pleiteados são do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) 50 que tem cerca de R$ 50 milhões para projetos de mobilidade. Apesar do BRT ainda não estar funcionando Gianolla acredita que o estudo de ampliação do sistema será aprovado. "Eles estão pedindo mais informações para a gente. É normal nessas questões de financiamento termos de esperar ainda mais que este é um ano eleitoral", argumenta. No estudo para a expansão do BRT a avenida Independência seria um dos corredores contemplados com os corredores de ônibus.

De acordo com os projetos de implantação do BRT serão cerca de 35 quilômetros de corredores de transporte coletivo, nos quais se incluem as paradas e os terminais urbanos. A linha norte/sul terá início nas avenidas Ipanema e Itavuvu e passará pelas ruas Comendador Hermelino Matarazzo, Comendador Oeterer, região central, Padre Luiz, Barão de Tatuí até a avenida Antonio Carlos Comitre. Já a leste/oeste será formada pela avenida São Paulo, Centro, General Carneiro e Armando Pannunzio. O investimento inicial previsto gira em torno dos R$ 190 milhões em infraestrutura, que se somará ao serviço de transporte coletivo já existente. O município já conta com financiamento aprovado pelo Governo Federal por meio do PAC-2 da Mobilidade para investimentos nessa modalidade de infraestrutura pública.

Veículo leve sobre trilhos

Parte do valor pleiteado pela Urbes para o Ministério das Cidades será usado no estudo de viabilidade de implantação do VLT em Sorocaba. Gianolla adianta que caso a concessionária América Latina Logística (ALL), que faz transporte ferroviário de cargas na região, faça o contorno ferroviário desviando a linha férrea da área urbana, Sorocaba vai requerer os trilhos que já estão instalados para realizar transporte em massa.

"O estudo é para a viabilidade do VLT no eixo ferroviário que sai de George Oeterer até Brigadeiro Tobias", adianta Gianolla. Segundo ele o estudo também vai analisar a viabilidade de interligar o VLT com o eixo norte e sul do BRT. Entre outras coisas também será avaliada a demanda dos passageiros que circulam pelos trechos atendidos pelos trilhos que atualmente são usados para transporte de carga. Gianolla compara o VLT a um metrô de superfície.

Por Carolina Santana
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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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