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Adiada votação do projeto que altera isenções no transporte público de Porto Alegre

quarta-feira, 24 de novembro de 2021


O Projeto de Lei que altera as isenções no transporte público de Porto Alegre teve a votação adiada, por falta de quórum. Nesta segunda-feira, os vereadores encerraram a discussão do texto na Câmara Municipal. Com isso, a tendência é a de que matéria deva ser votada na quarta.

De acordo com a prefeitura, a atualização do projeto abrange as isenções para estudantes do ensino fundamental com renda per capita de até R$ 1.650; idosos com mais de 65 anos; portadores de enfermidades, como HIV, e acompanhantes; crianças e adolescentes de assistência social e acompanhantes, e soldados em serviço da Brigada Militar. Vale destacar que uma emenda, apresentada pelo vereador Cassiá Carpes (PP), tenta incluir os servidores do Corpo de Bombeiros entre os isentos – com apoio de vereadores da oposição.

Se aprovada sem alterações, a proposta reduz 14 para cinco o número de categorias com direito a isenções. Conforme o projeto, protocolado na Câmara em 26 de outubro e incluso na pauta em 3 de novembro, estudantes de baixa renda do ensino fundamental, com renda per capita de até R$ 1.650, terão 100% de isenção na primeira e segunda passagem. Já os estudantes de baixa renda dos ensinos médio e técnico, com renda de até R$ 1.650, vão ter isenção de 75% da primeira e 100% na segunda tarifa. Alunos de baixa renda dos ensinos superior, profissionalizante ou preparatório, com renda de até R$ 1.650 terão 50% de isenção na primeira e 100% na segunda passagem.

O texto também estabelece que estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante, graduação e preparatório, com salário per capita entre R$ 1.650,01 e R$ 1.925, tenham 50% de isenção na primeira e segunda tarifa. Já aqueles com renda per capita entre R$ 1.925,01 e R$ 2.200 garantem 25% de isenção na primeira e 50% na segunda passagem.

Para receber o benefício, todos os estudantes deverão estar cadastrados no CADÚnico. As pessoas com deficiência permanente física, mental, auditiva ou visual, vivendo com HIV, e acompanhante, com renda não superior a R$ 6.600, deverão regular o cadastro na entidade representativa ou assistencial e ter inscrição no CADÚnico.

Crianças e adolescentes assistidos deverão estar matriculados ou vinculados a entidade social ou socioeducativa, ter inscrição no CADÚnico, ter renda familiar não superior a R$ 1.650, desenvolver atividades no turno e contra turno na entidade referida. Já os profissionais da Brigada Militar deverão se apresentar uniformizados e estar na ativa.

Informações:Correio do Povo

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Prefeitura do Rio inicia licitação para requalificação do sistema BRT

terça-feira, 9 de novembro de 2021


O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, apresentaram, nesta segunda-feira (8/11), no Palácio da Cidade, em Botafogo, o novo modelo a ser adotado para requalificação do sistema BRT. A modalidade, inédita no Brasil, será feita de forma separada, dividida em duas fases: a primeira para a locação de frota, possibilitando a substituição gradativa dos ônibus antigos, e a segunda para a concessão da operação do sistema. O novo formato possibilitará uma melhora do serviço prestado à população, com mais veículos, menos lotação e intervalos menores entre os ônibus.

A publicação do edital de licitação para a locação dos ônibus está prevista para o fim de novembro. Quem vencer a disputa ficará responsável pela aquisição dos novos ônibus e pela inspeção da manutenção a ser realizada pelo operador. O município pagará mensalmente ao locador pela frota disponibilizada durante o período do contrato. Já a licitação para a operação está prevista para acontecer em janeiro de 2022.

– Nós estamos dando uma solução definitiva para a operação adequada do sistema BRT. Esse novo modelo permite à futura concessão da operação uma garantia de um aporte importante ao sistema, com a prefeitura alugando os ônibus, tirando um custo dos operadores. Não tenho dúvida que, com esse novo sistema, vamos trazer mais dignidade e respeito à população que usa transporte público nessa cidade – disse o prefeito Eduardo Paes.

Tecnologia embarcada

Os ônibus contarão com uma série de dispositivos de tecnologia para aumentar a segurança e o conforto para os usuários. Entre as novidades estão telemetria e GPS para análise de desempenho; piloto automático para distanciamento dos veículos à frente; limitador de velocidade por GPS; módulo de segurança e interface com condutor; bloqueador de portas para evitar que os veículos circulem de portas abertas; sistema de alerta de colisão frontal e videomonitoramento.

Estão habilitadas a participar da licitação empresas (brasileiras e estrangeiras) que tenham comprovada experiência técnica, como fabricantes, encarroçadoras, empresas de energia e gestores de ativos. A participação de consórcios é permitida e o critério de escolha será o menor preço. A locação será pelo período de cinco anos, renováveis por igual período.

Sustentabilidade

Os veículos a diesel que chegam em 2023 já serão compatíveis com a norma ambiental Proconve P-8, equivalente ao Euro-6, que prevê redução de poluentes locais, como o material particulado em 50%, e hidrocarbonetos em 71%, representando enormes ganhos para a saúde.

Os veículos elétricos estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio, que estipula uma substituição de até 20% da frota do sistema de ônibus por veículos zero emissão, até 2030. Com a entrada da frota, o município ainda supera a meta do Planejamento Estratégico de introdução de ônibus elétricos na cidade. A frota prevista já posiciona o Rio como uma das maiores cidades da América Latina em relação à frota zero emissão.

Audiência pública

Na quarta-feira (17/11), a Secretaria Municipal de Transportes promove na Câmara de Vereadores uma audiência pública sobre a licitação da locação de frota do BRT. Essa é uma das etapas anteriores à publicação do edital de licitação, quando o projeto será mostrado de forma transparente e os eventuais interessados poderão fazer suas sugestões de aperfeiçoamento do certame.

Licitação para operação do sistema

Em janeiro de 2022, está prevista uma nova licitação para a operação dos serviços do sistema BRT. A concorrência será dividida em três lotes, garantindo múltiplos operadores para diminuir o risco de descontinuidade. Cada um deve ser operado por um concessionário, que terá como atribuições a circulação da frota do respectivo lote, a manutenção dos veículos e a construção das garagens, que serão erguidas em terrenos disponibilizados pela Prefeitura. Até que os vencedores assumam, a prefeitura continuará encarregada pelos serviços do BRT.

A prefeitura optou pelo modelo de contratação separada, com empresas especializadas nas áreas de provisão de frota e concessão da operação, de forma a dividir responsabilidades e aperfeiçoar sua gestão, oferecendo garantias financeiras e incentivos para a melhoria contínua do serviço, além de maior controle dos serviços pelo poder público e flexibilidade em caso de descontinuidade dos serviços. Para isso, a Prefeitura do Rio se inspirou em casos testados com sucesso em outras cidades do mundo, como Londres, Singapura, Bogotá e Santiago.

Garagens públicas

Para assegurar a competitividade da licitação, a Prefeitura inovou e vai oferecer aos operadores quatro terrenos públicos para a construção de garagens dos BRTs e instalação de infraestrutura, o que possibilitará atrair concorrentes internacionais e de outros estados. Os imóveis ficam na Avenida Cesário de Melo, em Santa Cruz, e próximo à estação Magarça, em Guaratiba – ambos para atender o corredor Transoeste; na Ilha do Fundão, para veículos dos corredores Transcarioca, Transoeste Lote Zero (entre os terminais Alvorada e Jardim Oceânico) e Transbrasil, quando estiver em operação; e em Deodoro, para articulados e biarticulados dos corredores Transolímpica, Transcarioca, Transoeste Lote Zero e Transbrasil.

Dependendo da necessidade, poderá haver remanejamento de frota entre corredores. A garagem da Cesário de Melo será a primeira garagem exclusivamente elétrica do país, recebendo todos os veículos elétricos previsto para o sistema BRT.

Novo modelo de bilhetagem

Para a reorganização do sistema BRT e do sistema de transporte público coletivo da cidade, a Prefeitura está implantando um novo modelo de gestão, com a contratação, por meio de uma licitação em andamento, de uma prestadora para gerir o sistema de bilhetagem. O concessionário vencedor será responsável pela arrecadação tarifária e pelo repasse das receitas ao município, por meio de uma Câmara de Compensação Tarifária, para o controle e pagamento aos novos operadores. A licitação da Bilhetagem Digital foi lançada em outubro deste ano e os envelopes serão abertos no próximo dia 7 de dezembro.

A partir da assinatura do contrato, a concessionária terá um prazo de seis meses para realizar todas as atividades e procedimentos necessários para o início de operação do sistema de bilhetagem digital, devendo fornecer os novos validadores aos operadores, emitir cartões de transportes e novas mídias aos usuários comuns e aos que têm direito à gratuidade, como QR Codes, disponibilizar a rede de venda, treinar funcionários e realizar os testes necessários.

O início da bilhetagem digital deverá coincidir com o início da nova concessão para operação do BRT, no segundo semestre de 2022.

Remuneração dos novos concessionários

LOCADOR – O cálculo da remuneração do locador de frota será determinado pela quantidade de veículos disponibilizados, multiplicada pelo valor de aluguel unitário. Os veículos sem condições para a operação não serão considerados.

OPERADOR – A remuneração do operador será com base no custo do serviço. Haverá também incentivos ou penalidades, de acordo com o serviço executado, além de incentivos em casos de aumento do número de passageiros. Atualmente, a remuneração do operador é pelo número de passageiros pagantes, gerando competição por passageiros e poucos incentivos para a prestação adequada do serviço. Com o novo modelo de remuneração e os incentivos propostos, a Prefeitura conseguirá maior qualidade e conforto para usuários, redução da pressão sobre a tarifa, redução de exposição ao risco da demanda sobre operadores e maior controle do serviço pelo poder público.

Prefeitura no controle

Mesmo com a entrada de novas empresas após a licitação da operação do BRT, o planejamento do sistema, o monitoramento e a operação do Centro de Controle Operacional do BRT permanecerão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Transportes, assim como a avaliação dos resultados para a remuneração do serviço prestado.

Intervenção do BRT

O sistema BRT, que já teve, em seu auge, 384 veículos licenciados, encontra-se sob intervenção da Prefeitura desde março deste ano devido à degradação do serviço que vinha sendo prestado à população. A frota operacional de 297 articulados tinha apenas 120 rodando, em estado extremamente precário. Mesmo com o reforço da manutenção corretiva e de medidas preventivas, o desgaste dos veículos continua sendo o principal problema da atual frota, hoje composta por cerca de 200 ônibus em operação, provocando constantes desfalques e se tornando necessário um reforço na operação do BRT com o aluguel de ônibus comuns para serviços eventuais nos horários de pico da manhã e da tarde.

Como parte das melhorias previstas para o BRT, a Prefeitura planeja reformular algumas das estações mais movimentadas, como Santa Cruz e Curral Falso – ambas em Santa Cruz, além de Pingo D´Água, Magarça e Mato Alto, em Guaratiba. Desde o início da intervenção do BRT, em março deste ano, a Prefeitura já recuperou 37 estações, das 46 que estavam fechadas. As outras nove vão ser reabertas até o fim deste ano. Há previsão ainda de implantação, até 2023, do Terminal Intermodal Gentileza, próximo ao Terminal Rodoviário Novo Rio que fará a ligação intermodal com o VLT, propiciando incremento na demanda dos dois sistemas e trazendo maior conforto aos usuários.

Informações: Prefeitura do Rio
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Curitiba estuda triarticulado elétrico para o eixo Leste-Oeste

segunda-feira, 8 de novembro de 2021


O SRT (Super Rapid Transit), veículo triarticulado elétrico com 36 metros de comprimento e capacidade para transportar 320 passageiros, foi apresentado nesta quinta-feira (4/11) à equipe técnica de mobilidade e transporte do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), como opção de estudo para o eixo Leste-Oeste.

A apresentação foi feita, a partir de Xangai, por representantes da empresa chinesa CRRC Corporation Limited, fabricante dos veículos, em reunião por videoconferência com a participação do presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; do diretor de Transportes da Urbs, Aldemar Martins Neto; de técnicos do New Development Bank (NDB), organismo financiador do projeto do corredor Leste-Oeste.

“A operação de ônibus elétricos com maior capacidade nos eixos troncais faz parte da evolução do transporte de Curitiba proposta pelo prefeito Rafael Greca. A opção apresentada pela fabricante chinesa integra os estudos em desenvolvimento pela Prefeitura”, observou Jamur.

A reunião serviu para apresentar o veículo que hoje opera na cidade de Yancheng, província chinesa de Jiangsu, e para a troca de informações técnicas sobre estudos de viabilidade. O SRT é apresentado como uma evolução do BRT (Bus Rapid Transit) com maior capacidade de transporte e velocidade, além de contar com sistemas inteligentes de operação para o conforto dos usuários.

“O SRT é o primeiro modelo de ônibus triarticulado movido a eletricidade que vimos disponível e que pode ser aplicado no sistema existente em Curitiba. Ainda estamos numa fase preliminar de estudo. A viabilidade da operação depende de análises técnicas mais aprofundadas”, explicou o presidente do Ippuc.

A CRRC é especialista na fabricação de trens urbanos elétricos e a diesel, trens de alta velocidade e locomotivas para uso em engenharia.

Por parte do NDB acompanharam a apresentação os integrantes da equipe do banco em Xangai e no Brasil, Fernando Silva, Ludmila Vidigal Silva e Marcos Thadeu Abicalil, Jennifer Nie e Diyun Wnag. Também participaram representantes da WRI Brasil, Eduardo Henrique Siqueira, e do C40, Ilan Cuperstein, que dão suporte ao projeto curitibano.

Da equipe do Ippuc participaram os integrantes do setor de mobilidade e transporte Olga Prestes e Fabiano Losso e os técnicos envolvidos nos projetos com investimentos externos Ana Jayme, Ismael França e Cléver de Almeida e o assessor da presidência Ricardo Bindo.

Informações: URBS
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No Recife, Aprovado ônibus com novo layout

domingo, 7 de novembro de 2021


A partir de 2022, os novos ônibus que entrarem em operação na Região Metropolitana do Recife terão que painéis de com mais informações na frente, lateral e parte traseira dos ônibus. Essa proposta levada pelo conselheiro Clayton Leal, representante dos Usuários foi aprovada na reunião do conselho e visa melhorar a informação do usuário junto ao sistema de ônibus tão carente de informação.

Essa mudança começará gradativamente e será apenas com os novos ônibus que entrarem no sistema.

Essa metodologia já acontece em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, tendo boa aceitação por parte dos usuários. 

Aqui no Recife, boa parte dos usuários pega o ônibus pelo nome e com a nova medida, os usuários verão um painel com o código da linha na vidro traseiro do ônibus, já na lateral e na frente do ônibus o projeto visa passar os principais pontos de referência e principais avenida durante o seu percurso.



Informações: Blog Meu Transporte

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Prefeitura e governo de SP estudam aumento de tarifa de ônibus, trens e metrô


Já sentida pelos motoristas, a alta no preço dos combustíveis deve impactar agora o orçamento de quem depende do transporte público. Em entrevista à Rádio Eldorado, do Grupo Estado, nesta quinta, 4, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), afirmou ser quase impossível não reajustar o preço da tarifa em 2022. Hoje, o passageiro do sistema paga R$ 4.40 pelo modelo unitário. Para o ano que vem, o valor ainda não está fechado, mas, se a correção se der pela inflação acumulada do período, ele pode chegar a R$ 4,92.

Nunes disse que a manutenção do custo atual só seria possível se o preço do óleo diesel – usado majoritariamente na frota – voltasse ao patamar do início do ano. “Mas a tendência é que fechemos o ano com uma alta de 60%, o que torna praticamente impossível não termos isso refletido na tarifa”, disse. A decisão oficial será anunciada em dezembro.

O último aumento em São Paulo se deu em janeiro de 2020, quando a tarifa passou de R$ 4,30 para R$ 4,40 por decisão do então prefeito Bruno Covas (PSDB) e do governador João Doria (PSDB), que geralmente promovem o reajuste de forma simultânea para ônibus, metrô e trens. Diante do agravamento da crise econômica, o valor se manteve nos três sistemas ao longo deste ano, com exceção do vale transporte integrado.

O prefeito afirmou saber da importância de não se aumentar o preço do ônibus e responsabilizou o governo Jair Bolsonaro pela inflação. “O governo federal não conseguiu conter o aumento do diesel. Ouvimos muito discurso em relação a isso, mas na prática não aconteceu. É natural então que se leve isso ao preço da tarifa”, disse.

A outra opção seria aumentar o subsídio para manter o sistema, mas hoje esse montante já passa de R$ 3,3 bilhões por ano e, segundo o Estadão apurou, não deve ser essa a escolha do Município. No início do ano, a SPTrans – empresa municipal que opera o sistema – estimou em R$ 4,2 bilhões o valor necessário para subsidiar o sistema em 2021. Para evitar que o preço chegue a esse patamar, Nunes conta com recursos que ainda não entraram no caixa, como os R$ 200 milhões estimados com as concessões dos terminais de ônibus, e uma readequação do sistema de bilhetagem, que renderia mais de R$ 200 milhões.

Informações: Isto É

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Em SP, Nova faixa exclusiva de ônibus começará a operar na Zona Leste


A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vai implantar no sábado, dia 6 de novembro, uma nova faixa exclusiva de ônibus na Rua Serra de Botucatu, na zona Leste. Serão 1,6 km entre a Av. Conselheiro Carrão e a Rua Itapura, no sentido centro, beneficiando 26 mil pessoas por dia que utilizam as 11 linhas que circulam na via. O horário de operação da faixa será de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h no sentido centro

A próxima faixa que será entregue à população até o fim do ano, também na zona Leste, será na Av. José Pinheiro Borges, entre a alça de acesso para a Av. Jacu Pêssego e a Rua Copenhague com extensão 9,3 km (somando ambos os sentidos). Cerca de 90 mil pessoas por dia vão circular nas 10 linhas que atendem a região .

A primeira entrega ocorreu no dia 25 de setembro, com 0,43 km em três novas faixas no entorno do Terminal Grajaú, na zona Sul. Dois dias depois, entrou em operação uma faixa exclusiva no Viaduto Antártica, na zona Oeste, com 1,9 km de extensão, somando ambos os sentidos. Cerca de 50 mil pessoas passaram a ser beneficiadas em cada uma dessas estruturas.

Com todas as inaugurações feitas e as previstas para este ano, a Prefeitura entrega ao menos 13,23 km de novas faixas exclusivas, Com isso, 25% da meta será concluída já no primeiro ano da gestão e a cidade passará de 536 km para praticamente 550 km de faixas exclusivas de ônibus. A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024.

Veja as linhas que passam na faixa exclusiva da Rua Serra de Botucatu:

3029-10 JD. DAS ROSAS - METRÔ TATUAPÉ

3745-10 JD. IMPERADOR -  METRÔ TATUAPÉ

3762-10 JD. IVA - METRÔ TATUAPÉ

3778-10 JD. STA. TEREZINHA - METRÔ CARRÃO

407J-10 JD. SOARES - METRÔ TATUAPÉ

407W-10 JD. IV CENTENÁRIO - METRÔ CARRÃO

4315-10 TERM. VL. CARRÃO - TERM. PQ. D. PEDRO II

507T-10 TERM. SAPOPEMBA - METRÔ CARRÃO

573T-10 TERM. SAPOPEMBA - METRÔ CARRÃO

573T-31 TERM. SAPOPEMBA - METRÔ CARRÃO

N407-11 TERM. VL. CARRÃO - METRÔ BELÉM

Informações: Prefeitura de São Paulo

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Governo de SP inaugura estação João Dias da CPTM e apresenta novo cartão de mobilidade


O Governador João Doria inaugurou nesta sexta-feira (5) a estação João Dias da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. A estação, 20ª parada da Linha 9-Esmeralda, é a primeira da companhia de trens a ser construída pela iniciativa privada e doada ao Governo de São Paulo.

Durante o evento, Doria também lançou o TOP, novo cartão de mobilidade para os transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo. O anúncio faz parte do plano de modernização dos meios de pagamento dos transportes metropolitanos.

“Estamos inaugurando essa estação em tempo recorde, graças ao trabalho contínuo e à referência da eficiência, da rapidez da entrega e a observância dos princípios desse governo, que é priorizar as suas ações para os mais vulneráveis, para atender aos cidadãos que precisam do transporte coletivo para chegar ao trabalho e retornarem às suas casas. É a primeira vez que temos uma estação de transporte coletivo de trilho feita integralmente pela livre iniciativa”, afirmou o Governador João Doria.

O projeto e construção da nova estação foram feitos pela Brookfield Properties e a adequação da via pela CPTM. A partir deste sábado (6), a estação começa a funcionar em horário integral, das 4h à meia-noite, beneficiando cerca de 10 mil passageiros por dia.

A entrega da estação João Dias à população integra o projeto de expansão da Linha 9-Esmeralda com investimento total de R$ 975 milhões e o objetivo de ampliar as opções de mobilidade e transporte público no extremo sul da capital paulista, que ainda inclui as estações Bruno Covas-Mendes-Vila Natal, inaugurada em agosto deste ano, e Varginha, prevista para ser entregue em 2022. A estimativa é que cerca de 110 mil passageiros passem a utilizar a Linha 9-Esmeralda diariamente com o funcionamento integral dessas estações.

“Seguimos o compromisso de facilitar a mobilidade dos milhares de cidadãos que utilizam o transporte público. Entregamos a estação João Dias à população que vive e trabalha nesta região. Juntamente com isso, demos mais um passo na modernização do já conhecido cartão de transporte, com diversos benefícios e novas soluções, algumas ainda inéditas no contexto da mobilidade urbana brasileira”, ressaltou o Secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

Iniciada em março de 2020, a construção contou com investimento de R$ 81 milhões, sendo R$ 60 milhões custeados pela iniciativa privada, fruto de um convênio assinado em 2014 entre a CPTM e a Brookfield Properties, e outros R$ 21 milhões de recursos da CPTM.

Localizada a 1,9 km da estação Granja Julieta e a 2 km de Santo Amaro, e construída em uma área de 5,6 mil m², a nova estação oferece acessibilidade plena com três escadas rolantes, três elevadores e itens que garantem a sustentabilidade arquitetônica com gerador próprio de energia, sistema de detecção e combate a incêndio, mecanismo para captação e reaproveitamento de água de chuva, sistema de energia solar, além de recursos tecnológicos para monitoramento completo por câmeras.

Outro ponto de destaque é a passarela de transposição da Marginal Pinheiros com 53,4 metros de extensão, que conecta a plataforma de embarque à estação.

“A parceria com a iniciativa privada garante melhoria contínua da prestação de serviço nos trens da CPTM a favor da mobilidade de milhares de passageiros. Por ser uma estação intermediária, a construção foi um grande desafio tanto do ponto de vista técnico de engenharia como operacional, uma vez que circulação de trens não deixou de funcionar”, afirmou Pedro Moro, presidente da CPTM.

“A inauguração da estação João Dias traz uma nova alternativa de mobilidade para a cidade. A formalização da doação da estação por parte da Brookfield Properties mostra como a parceria entre a iniciativa privada e o poder público pode deixar um legado permanente para a sociedade. Hoje entregamos este equipamento urbano de alta qualidade que vai beneficiar todos que moram e trabalham na região”, destacou o CEO da Brookfield Properties no Brasil, Roberto Perroni.

Cartão TOP

O novo cartão de mobilidade para os transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais vai substituir o cartão BOM gradativamente. A nova etapa é fundamental no processo de modernização dos meios de pagamento no Metrô, CPTM e agora na EMTU. A novidade também vai permitir novas funcionalidades para os passageiros que utilizam o cartão de transporte sem interferir nos serviços e vantagens já presentes no BOM, como o desconto de R$ 1,50 na integração entre ônibus e trilhos.

Pela primeira vez, uma única plataforma agregará e integrará funções de pagamento de transporte, débito e crédito, e futuramente diversos outros serviços de relevância ao cidadão. Desde o lançamento, serão oferecidos serviços financeiros, como a Conta Digital e o cartão multifuncional, que, além de cartão de transporte, também é cartão de débito e crédito aceito em mais de 2 milhões de estabelecimentos comerciais. O cidadão poderá escolher a opção apenas para o transporte.

Entre as outras novidades deste lançamento está a integração do cartão com o aplicativo TOP que, além da venda dos Bilhetes Digitais QR Code, também possibilita a gestão da conta digital e das funcionalidades de transporte, débito e crédito do cartão. Outro diferencial que estará presente em período de teste na nova Estação João Dias é o pagamento por aproximação em duas catracas por meio das bandeiras Mastercard, Visa e ELO. Elas estão sinalizadas para facilitar o embarque. A compra de bilhetes também pode ser feita por meio do aplicativo TOP para celular, WhatsApp e máquinas de autoatendimento e estabelecimentos credenciados.

Assim como o BOM, o Cartão TOP poderá ser usado para embarque nas linhas intermunicipais da EMTU na Região Metropolitana de São Paulo, na CPTM e no Metrô. A mudança de BOM para TOP começa no dia 5 de novembro com os cartões BOM Vale-Transporte e, a partir de dezembro, será ampliada para os cartões BOM Comum. Os cartões BOM Escolar, Sênior e Especial serão trocados no início de 2022.

O novo cartão poderá ser retirado gratuitamente em um dos postos presenciais ou entregue em domicílio (com custo de envio). O calendário, informações e locais de troca do cartão estão disponíveis em: www.boradetop.com.br. A data de fim do funcionamento dos atuais cartões BOM será divulgada nas próximas semanas.

Informações: Governo de São Paulo

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Em Porto Alegre, EPTC amplia horários de linhas de ônibus a partir deste sábado


Três linhas do transporte público de Porto Alegre serão ampliadas a partir deste sábado, informou a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Diariamente a empresa analisa a demanda de passageiros para adequar a oferta de viagens. As tabelas horárias podem ser consultadas no site da EPTC e a localização em tempo real pode ser acessada na função GPS do aplicativo do TRI.

Ampliação a partir de sábado:

Linha 491 – Passo Dorneles/ Vila Safira – ampliação de duas viagens por dia, passando de 68 para 70 viagens por dia, sendo 35 em cada sentido. Há dois novos horários em cada sentido, às 22h20 no bairro/Centro e às 23h05 do Centro ao bairro.

Ampliações a partir de segunda-feira:

Linha 286 – Belém Velho/Cristal/UFRGS – ampliação de uma viagem, chegando a 45 viagens diariamente, sendo 22 no sentido bairro/avenida Diário de Notícias e 23 no sentido terminal/bairro. O novo horário sai do terminal da avenida Diário de Notícias, em direção ao bairro, às 6h35.

Linha 2701 – Grutinha via Amapá – ampliação de uma viagem, totalizando 18 viagens por dia, sendo nove por sentido. A nova viagem sai da avenida Senador Salgado Filho, no Centro, em direção ao bairro às 7h20.

Informações: Correio do Povo

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Ônibus híbrido da VW usa motor de Golf e roda 200 km sem recarga

quinta-feira, 4 de novembro de 2021


Passear de trólebus pelas ruas do Centro de São Paulo era um dos meus passatempos favoritos de infância. Admito que ficava fascinado com a ideia de andar em um ônibus tão grande que quase não fazia barulho, especialmente quando você tem só cinco anos. Desde então alimentava um sonho: dirigir um ônibus. 

Assim dá para imaginar como essa reportagem foi especial para mim. Dirigir um ônibus híbrido foi a realização de dois grandes sonhos. E de quebra ainda fui o primeiro jornalista a guiar o E-Flex, ônibus híbrido flex do mundo que ainda está na fase de protótipo.

"O E-Flex é resultado de uma plataforma modular de veículos eletrificados que estamos desenvolvendo há três anos. Sua proposta é a de um carro de passeio por meio do uso do motor 1.4 TSI que é consagrado no Golf e traz a flexibilidade de diferentes formas de tração e propulsão. E existe ainda a possibilidade de trabalhar com diferentes matrizes energéticas, como etanol, gasolina e até gás natural", afirma Argel Franceschini, supervisor de engenharia de mobility e autônomos da Volkswagen Caminhões e Ônibus. 

O E-Flex é um projeto desenvolvido totalmente no Brasil pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. Além da Alemanha, ele também participou de um evento de inovação na Suécia, onde foi muito bem recebido. Não é para menos: trata-se do primeiro estudo de ônibus do grupo Traton (formado pelas marcas MAN, VW Caminhões e Ônibus e Scania) com propulsão híbrida flex. 

A filial brasileira, aliás, se firmou dentro do grupo como uma forte apoiadora de fontes alternativas de propulsão. É dela o projeto do E-Delivery, o versátil caminhão elétrico revelado na última Fenatran.



Cara de ônibus, coração de Golf 

O E-Flex tem dois motores: um movido a gasolina ou etanol e outro elétrico. O motor a combustão é um velho conhecido da indústria automotiva: é o 1.4 TSI de 150 cv que equipa vários modelos da Volkswagen, como Jetta, Polo GTS e Golf GTE - o primeiro automóvel hibrído vendido pela marca no país. 

No E-Flex ele serve como gerador para as baterias do motor elétrico e entra em ação quando a carga das baterias fica abaixo de 20% e deixa de funcionar quando a carga chega a 80%. Este tipo de híbrido é chamado de serial. De acordo com a fabricante, as baterias podem ser totalmente carregadas em até três horas.

O projeto, inclusive, prevê até abastecimento com gás natural, exigindo apenas a substituição por um motor movido a GNV, conhecido dentro da VW como TGI. "Nosso trabalho foi realizado por uma área de engenharia dedicada à eletrificação em parceria com a divisão de automóveis de Volkswagen. A gente trabalhou nos últimos dois anos para adaptar o powertrain do Golf 1.4 TSI para a aplicação em ônibus e utilizamos este tempo para desenvolver e amadurecer esta tecnologia", revelou Argel. 


O motor elétrico entrega o equivalente a 408 cv e pode rodar até 200 quilômetros. As baterias ficam na parte superior do ônibus, perto do teto - o que aumenta muito o espaço dentro da cabine. Até 65 passageiros viajam confortavelmente no ônibus, cuja carroceria é feita pela Marcopolo. 

O som do silêncio 

Se já é curioso não ouvir nada ao dar a partida em um carro elétrico, imagine só em um ônibus? Apenas uma luz no painel indica que estamos prontos para partir. Não havia tantos obstáculos dentro da pista de testes da Volkswagen, localizada em Resende. Mesmo assim, dirigir o ônibus foi bem desafiador (e preocupante) nos primeiros minutos.

O E-Flex aproveita uma das maiores virtudes dos veículos eletricos: o torque instantâneo, que neste caso é de incríveis 219,2 kgfm. Logo o ônibus ganha velocidade. A única estranheza fica por conta de estar em um ônibus sem ouvir praticamente nenhum ruído de motor. Se o coletivo estiver vazio (como estava na ocasião de nosso teste) o condutor consegue escutar até o barulho dos pneus em contato com o solo. 

Importante ressaltar como a dirigibilidade é surpreendente para um veículo tão comprido. O raio de giro é muito bom e as respostas ao volante são precisas. A direção é extremamente leve e o campo de visão do motorista é muito bom, algo importante quando se está guiando um ônibus de 10 metros de cumprimento.

Resultado: rapidamente me senti a vontade e poucos minutos depois já estava andando como se estivesse guiando uma picape. 

Outros elementos me fizeram sentir ao volante de um automóvel. O banco do motorista tem um desenho muito parecido com o dos carros da Volkswagen. Já o painel de instrumentos é o mesmo do E-Golf europeu da geração anterior - e lembra muito os modelos vendidos aqui. O seletor giratório dos faróis também é uma herança dos carros de passeio.

Quando chega às ruas? Por enquanto, a VW Caminhões e Ônibus afirma que o E-Flex ainda está em fase de desenvolvimento. Justamente por isso é que o ônibus não deve se tornar realidade antes de 2022.

Informações: Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo

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Em Curitiba, Linha Turismo volta a promover o Projeto Primavera

quinta-feira, 28 de outubro de 2021


A URBS volta a promover, em conjunto com o Instituto Municipal de Turismo, o Projeto Primavera, em comemoração ao início da estação das flores no período de 21/09/2021 a 16/12/2021. O projeto que já aconteceu em 2019 busca incentivar os moradores de Curitiba a usar a Linha Turismo. A Prefeitura de Curitiba vai permitir a utilização do cartão-transporte, com créditos adquiridos por pessoa física, para embarque no ônibus que passa pelos principais pontos turísticos da cidade.

Cabe ressaltar que no primeiro ano do Projeto Primavera em 2019 foram beneficiados aproximadamente 8 mil curitibanos que utilizaram a Linha Turismo com o pagamento da tarifa social e que puderam visitar 26 pontos turísticos de Curitiba, conhecer os principais parques, praças e atrações da cidade. Segundo Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da URBS, a expectativa é que o Projeto Primavera beneficie cerca de 12 mil usuários por mês em 2021.

A volta do Projeto Primavera demonstra o compromisso da URBS e da Prefeitura de Curitiba com a mobilidade urbana, propiciando diversão, cultura e entretenimento aos curitibanos. Em 2020 devido à pandemia, não foi possível promover o projeto em razão das restrições de distanciamento.

Passeio

A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial que passa por 26 pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os principais parques, praças e atrações da cidade. Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula a cada 30 (trinta) minutos, percorrendo aproximadamente 48 km em cerca de três horas. O roteiro começa na Rua 24 Horas, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos.

Novidades

Em 2021, ano em que também se comemora o aniversário de 30 anos da Rua 24 horas, a Linha Turismo passará a iniciar sua operação em frente aos arcos daquele ponto turístico, na Rua Visconde de Nacar, e não mais na Praça Tiradentes. O objetivo é proporcionar maior conforto aos usuários, tendo em vista a gama de lojas, bares e restaurantes e serviços disponibilizados aos visitantes.

Ao longo destes 30 anos a Rua passou por diversas fases e hoje funciona das 9h até as 23h. Na atual gestão do prefeito Rafael Greca também estão sendo feitas uma série de melhorias, como a modernização dos sanitários e também da iluminação para que os visitantes tenham convívio ainda mais agradável e prazeroso.

Outro ponto favorável será o horário de funcionamento da Linha Turismo que passa a iniciar sua operação às 8h30. Vale lembrar que a Linha Turismo continuará com ponto na Praça Tiradentes, para que os turistas possam apreciar a imponente Catedral Basílica de Curitiba.

Ainda em 21 de setembro, a Linha Turismo vai ter seu itinerário alterado passando a circular em frente à Igreja Matriz de Santa Felicidade, Paróquia de São José, onde os turistas poderão vislumbrar as belezas arquitetônicas e religiosa daquele espaço.

Regras

Para poder utilizar o cartão transporte os usuários da Linha Turismo terão que seguir algumas regras:

- Será permitida somente a utilização do cartão usuário com créditos adquiridos por pessoa física. O sistema não permitirá a utilização de vale transporte creditado pelo empregador.

- Para cada embarque será debitado o valor da tarifa vigente da RIT - Rede Integrada de Transporte (R$ 4,50);

- Os dias da semana, permitidos para utilização do cartão usuário, serão terças, quartas e quintas-feiras, exceto feriado;

- Não serão permitidas utilizações de cartão na modalidade estudante, avulso ou isenção tarifária;

- O sistema permitirá que o cartão seja utilizado somente pelo seu titular, impossibilitando que seja utilizado repetidamente no mesmo ônibus;

- As pessoas que fizerem novos cartões transporte na modalidade usuário terão um prazo de carência de 10 (dez) dias após sua confecção para serem utilizados   na  Linha   Turismo.   Para   fazer   o   cartão   usuário   é   muito  simples, basta agendar no site da URBS no endereço https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/atendimento/loginAtendimento.php e comparecer no local e horário agendados com documentação solicitada no momento do agendamento. A primeira via do cartão é gratuita.

Dia Internacional do Turismo

No dia 27 de setembro é comemorado o dia Internacional do Turismo, para Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, a data coincide com o momento de retomada do setor, que vem ocorrendo de forma gradual.

Curitiba vem se preparando, desde o início da pandemia, para esse momento, 96,1% da população de Curitiba acima de 18 anos já receberam ao menos uma dose e 53,9% da população acima de 18 anos de idade foram vacinadas com as duas doses ou a vacina de dose única, concluindo o esquema de imunização contra o novo coronavírus, adotou protocolos de segurança sanitária e de forma segura o setor vem retomando o funcionamento.

A data também marca o lançamento da Escola de Turismo para capacitação de profissionais e empreendedores do setor da capital e Região Metropolitana. O projeto é uma parceria entre o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e o Instituto Municipal de Turismo (IMT). Na sequência será lançado o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, com uma grande programação, as atrações vêm consolidando a cidade como a capital do Natal.

Informações: URBS

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Ônibus conhecido como zebrinha voltará às ruas do DF em 2022


Os ônibus que circulam nas linhas do Serviço de Transporte de Vizinhança, no Distrito Federal, voltarão a ter as cores — listras brancas e vermelhas — que os tornaram conhecidos como “zebrinhas”. Os veículos deverão estar em operação até fevereiro de 2022, como foi divulgado no Diário Oficial do DF (DODF), na terça-feira (26/10).

As cores foram aprovadas pelo Conselho do Transporte Público Coletivo do DF, por meio da Resolução nº 4.748 de 13 de outubro de 2021. De acordo com o visual proposto, os veículos terão uma faixa branca até a altura dos faróis e, na parte superior, a cor vermelha predomina com algumas listras brancas.

O Serviço de Transporte de Vizinhança conta com 46 veículos circulando em 12 linhas na área central, que inclui Asa Sul, Asa Norte, Esplanada dos Ministérios, Cruzeiro, Octogonal, Sudoeste e os setores de Autarquias, Bancário e Comercial, além de duas linhas que vão até o Aeroporto. As linhas são: 6, 7, 11, 16, 22, 23, 24, 25, 30, 31, 32 e 35.

De acordo com o secretário de transporte e mobilidade, Valter Casemiro, o objetivo é recuperar essa memória que está presente na cultura do brasiliense. “Vamos resgatar as cores do transporte de vizinhança, de forma que os usuários possam identificar com facilidade os veículos dessas linhas”, disse Valter.

Informações: Correio Braziliense

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Prefeitura de Porto Alegre estuda implantação de VLT no Centro Histórico


A prefeitura de Porto Alegre estuda a viabilidade de implantar o sistema de Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) no Centro Histórico. O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Planejamento, Cezar Schirmer, estiveram na última sexta-feira (22) na sede da Marcopolo, em Caxias do Sul, para conhecer melhor a tecnologia. 

O VLT é uma espécie de "bonde moderno", movido a eletricidade, portanto, é tratado por Schirmer como uma opção sustentável para o transporte público. A pasta ainda não tem um projeto elaborado, mas a intenção seria ligar a rodoviária ao Mercado Público e, em um segundo momento, à Usina do Gasômetro — um trecho de 2,5 quilômetros. 

Segundo o secretário, a prefeitura está buscando soluções para reduzir o número de paradas e terminais de ônibus no centro de Porto Alegre, e o VLT seria uma alternativa de deslocamento simples, ágil e barato para garantir o transporte para as pessoas nessa região. Schirmer destaca que ele e o prefeito estão “muito interessados nessa alternativa”, vontade que só aumentou após viagem ao Rio de Janeiro, onde esse transporte liga o Centro e a região do porto. 

— Estamos realizando estudos técnicos de implantação e estudos de viabilidade econômica. O VLT é um transporte de qualidade que costuma requalificar o espaço urbano no entorno. As pessoas deixam de andar de carro para pegar VLT — destaca Schirmer. 

Em Caxias do Sul, o diretor de Relações Institucionais da Marcopolo, Ruben Bisi, e o business head da empresa de inovação do grupo, Petras Amaral, apresentaram soluções para Porto Alegre. Denominado como Prosper VLT, o veículo pode ser destinado para o transporte urbano e turístico. Um VLT de quatro carros pode levar até 760 passageiros.

Informações: Zero Hora

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No Recife, implantada nova área de trânsito calmo e requalificação de ciclofaixa

Com a implantação, a Ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque, que era unidirecional na Rua Treze de Maio, passou a ser bidirecional. Além disso, um redesenho urbano foi implantado na Rua Frei Cassimiro para ordenar o trânsito e garantir mais segurança viária aos pedestres e ciclistas

Para investir na mobilidade ativa e segurança viária, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantou uma nova área de trânsito calmo com uso de urbanismo tático, dessa vez na Rua Frei Cassimiro, próximo às ruas Treze de Maio e Marquês de Pombal, no Bairro de Santo Amaro. A intervenção foi concluída nesta quarta-feira (27). O novo desenho viário ordenará o trânsito no local e trará mais segurança para os pedestres na travessia, assim também como levará à redução de velocidade dos veículos motorizados.

Foram registrados sinistros de trânsito com vítimas nessa área, por isso, o projeto foi desenhado para induzir a redução de velocidade no local e ampliar a área de pedestres. O uso de urbanismo tático tem sido um método utilizado para redução de sinistros de trânsito no Recife. Ao todo, já são mais de 350 mil pessoas beneficiadas com as intervenções, que já somam mais de 30 áreas. De acordo com as notificações da CTTU, ocorreu uma redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções. Áreas como o Largo da Paz tiveram sete sinistros com vítimas entre janeiro e fevereiro de 2019 e, no período do ano seguinte, duas ocorrências. Na Avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro sinistros com vítimas também neste período.

Foi feita, também, uma requalificação da ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque, no trecho da Rua Treze de Maio, que era unidirecional e se tornou bidirecional. A decisão foi tomada para facilitar ainda mais a conexão com a Ciclovia Jornalista Graça Araújo, na Avenida Mário Melo, a partir da percepção de aumento do número de ciclistas na via, com a implantação da ciclofaixa. A CTTU também fará uma expansão do equipamento para fazer as conexões entre a Ciclovia Via Norte e o Eixo Cicloviário Camilo Simões. A implantação será feita após o recapeamento da Emlurb na área. A nova rota terá 1 km de extensão e completará um total de 73 km interligados entre o Centro e a Zona Norte do Recife. Com isso, o Recife passa a ter 159 km de rota cicloviária no total. A implantação foi desenvolvida em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global e a NACTO-GDCI, instituições de referência mundial em mobilidade urbana.

A malha cicloviária do Recife vem recebendo destaque devido à sua evolução nos últimos anos. A cidade foi a que mais avançou na execução do Plano Diretor Cicloviário de Pernambuco, com mais de 70% das rotas complementares sob responsabilidade da PCR cumpridas. Em 2019, a capital pernambucana foi eleita a quarta cidade com a rede cicloviária mais acessível do Brasil em um índice do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), que contabiliza a população que está até 300 metros próximo a uma estrutura cicloviária.

Sobre Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global - A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês).

Informações: CTTU

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Setor de transporte mostra preocupação com a escalada de preços dos combustíveis

domingo, 24 de outubro de 2021


A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos — NTU se manifestou publicamente, esta semana, contra o novo reajuste do óleo diesel. O setor de transporte coletivo urbano expressou profunda preocupação com a escalada de preços dos combustíveis, em especial do diesel, que move a frota nacional de ônibus urbanos e de caráter urbano e é um insumo fundamental para a prestação desse serviço essencial à população brasileira e à economia do Brasil.

Segundo a Associação, o diesel responde em média por 26,6% do custo total das empresas operadoras e como os reajustes aplicados ao diesel este ano representam uma alta acumulada de 51% no preço do combustível, o impacto direto no custo das empresas operadoras do transporte público por ônibus urbano é de 13,5%, o que deve ser repassado, de imediato, para as tarifas públicas naqueles sistemas de transporte que não têm subvenção pública.

O presidente-executivo da NTU, Otávio Cunha, afirma que a alta do diesel nos níveis atuais compromete de forma irreversível a recuperação do setor de transporte público, que registra prejuízo de mais de R$ 16,7 bilhões acumulado no período de março de 2020 a junho de 2021, em função da queda da demanda de passageiros pagantes, resultado das medidas de isolamento social para a contenção da pandemia da covid-19.

“A crise já custou mais de 87 mil postos de trabalho no setor e levou à interrupção definitiva das atividades de 36 empresas operadoras”, declara o presidente.

A NTU apela ao governo federal, aos governadores dos estados e à direção da Petrobras no sentido de que haja uma solução compartilhada para essa questão, que conduza à uma nova política de preços, capaz de equacionar o preço do diesel e demais combustíveis de forma efetiva e permanente.

“Só assim será possível evitar altas expressivas e sucessivas, que comprometem a prestação de serviços públicos, geram impactos inflacionários e afetam negativamente todos os brasileiros, em especial os mais vulneráveis”, afirma Otávio Cunha.

Segundo Armando Guerra Júnior, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), o novo reajuste do diesel vem pressionar ainda mais o setor de ônibus, que já vive, no Rio, sob um cenário de esgotamento econômico-financeiro devido ao aumento dos custos de operação nos últimos três anos, e sem que houvesse uma compensação tarifária adequada.

“As seguidas elevações no preço do diesel impossibilitam a recuperação do setor, que somente no estado do Rio de Janeiro já registra prejuízo superior a R$ 2 bilhões desde o início da pandemia. A crise já custou mais de 20 mil postos de trabalho entre rodoviários do Estado e causou a interrupção definitiva das atividades de 16 empresas operadoras, levando outras 13 e mais dois consórcios operacionais à recuperação judicial”, afirma Armando Guerra Júnior.

Informações: NTU

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Curitiba prorroga prova de vida dos idosos até fim de dezembro


A Urbanização de Curitiba (Urbs) prorrogou até 31 de dezembro a suspensão da necessidade de idosos (pessoas acima de 65 anos) portadores do cartão isento fazerem a chamada "prova de vida". A medida vale também para pessoas com deficiência ou patologias crônicas e aposentados por invalidez que possuem cartão isento. A prova de vida será retomada a partir de 3 de janeiro de 2022.

“Com isso, evitamos que os idosos e as pessoas com deficiência tenham que se deslocar para renovar a validade do cartão neste momento em que ainda é necessário o isolamento social”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O cartão isento tem validade de um ano. Aqueles que venceriam nesse período, portanto, terão a validade estendida até o fim de dezembro, sem a necessidade de reapresentação de documentos.

Agende o atendimento

A Urbs também prorrogou até 31 de dezembro a necessidade de agendamento prévio para atendimento presencial referente ao cartão-transporte. A medida é para evitar filas e aglomerações.

O agendamento deve ser feito no site da Urbs. Depois, o atendimento presencial será feito nas sedes da Urbs na Rodoferroviária ou das Ruas da Cidadania, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.

Informações: URBS

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Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro


Como forma de incentivar os habitantes de Barcelona a retirarem seus veículos de circulação, a prefeitura da cidade decidiu ofertar transporte público gratuito e ilimitado para quem renunciar ao uso de carros ou motos sem certificação ambiental.

A gratuidade dura três anos e permite o uso dos serviços em diferentes zonas da Área Metropolitana de Barcelona. Mas o detentor do bilhete não pode adquirir outro veículo durante esse período.

Segundo os dados oficiais, o número de solicitações aumentou bastante entre o final de 2019 e o início de 2020, quando entrou em vigor as Zonas de Baixas Emissões.

As ZBEs limitam a circulação dos veículos mais poluentes e que não possuem selo ambiental em determinadas regiões e horários.

A iniciativa tem se mostrado muito bem-sucedida. Desde o início do programa em 2017, mais de 12 mil bilhetes T-green foram concedidos.

O governo municipal estima que já foram retirados 10.613 carros e 1.735 motocicletas. Desses, 66% eram movidos à gasolina e 34% a diesel.

Com isso, além do benefício ambiental, a autoridade municipal também observou durante esse período menos congestionamento, melhor qualidade do ar, menos problemas de saúde para a população e desgaste e manutenção para as vias públicas.

Além disso, o cidadão que opta por participar ainda economiza o dinheiro que gastaria com combustível e manutenção do carro e pode investi-lo em outras áreas.

Informações: Recicla Sampa

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Prefeitura do Rio lança o BRT Rosa nessa segunda-feira


A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Equipe de Intervenção do BRT Rio, lança nessa segunda-feira, dia 25, na estação Cesarão III, o BRT Rosa – ônibus com espaços exclusivos às mulheres. O projeto-piloto começará pela linha 17 (Campo Grande x Santa Cruz – Parador), que circula na Avenida Cesário de Melo, no corredor Transoeste, em ônibus padron.

Neste domingo, dia 24, a estação 31 de Outubro foi reaberta e a estação Cesarão III voltará a funcionar nessa segunda-feira. As duas estações foram totalmente reformadas e são as últimas que faltavam na região,  somando 31 estações entregues à população durante a Intervenção.

Serão 14 veículos integrados ao programa BRT Rosa, com porta exclusiva para o embarque de mulheres e crianças de até 12 anos nos dias úteis, das 5h às 8h e  das 16h às 19h. Tanto a entrada quanto os espaços internos na parte traseira dos ônibus terão adesivos com informações sobre a área exclusiva.

O programa conta com a parceria da Secretaria de Ordem Pública, da Guarda Municipal, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Mulher e da Subprefeitura da Zona Oeste. O BRT Rio vai atuar na organização das filas de embarque e desembarque e também em campanhas educativas. O projeto recebeu o apoio da iniciativa privada, com a doação dos adesivos dos ônibus feita pela Michelin. O BRT Rio sinalizou as estações.

A implementação do BRT Rosa se dará por fases.  O projeto foi elaborado em cumprimento ao decreto publicado em 1º de janeiro de 2021, que estabeleceu um plano de ações a serem executadas pela Prefeitura.

Informações: Prefeitura do Rio

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Em Campinas, Setransp / Emdec reforçam frota das linhas 223 (Satélite Íris) e 383 (Leroy Merlin)


Duas linhas do sistema de transporte público coletivo recebem veículos adicionais na frota em operação. Com a medida, a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) buscam adequar a operação à atual demanda de passageiros. 

Na última quinta-feira (21/10), a linha 223 (Satélite Íris III) recebeu mais um veículo na frota em circulação. E a partir da próxima segunda-feira (25/10), a frota da linha 383 (Leroy Merlin via Planalto) receberá um veículo adicional.

Os reforços são válidos para a operação em dias úteis. A linha 223 liga a região do bairro Satélite Íris ao Terminal Central, passando pela Avenida John Boyd Dunlop (JBD). Já a 383 liga a região da Leroy Merlin e Avenida Mackenzie à região do Terminal Multimodal “Ramos de Azevedo” (Rua Dr. Ricardo). No último mês de setembro, as linhas 223 e 383 transportaram, respectivamente, 2,4 mil e 984 passageiros diariamente.

Os ajustes incluem, ainda, a criação da linha 383.2, que atenderá à Escola Comunitária de Campinas, passando pela Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo e pelo Terminal Shopping Iguatemi. O atendimento tem início na segunda-feira, na faixa horária das 20h30.

Desde o início do ano, a Setransp e a Emdec promoveram em torno de 2,2 mil ajustes na operação do transporte coletivo, incluindo reforço da frota, alterações nos horários, ampliações de itinerários e criação de novas linhas. As adequações ocorrem no contexto da “Operação Pé na Calçada”, lançada em fevereiro, que intensificou o monitoramento presencial em pontos de parada da região central e terminais urbanos, nos horários de pico. 

Informações aos usuários

Para mais informações sobre o transporte público, a população conta com o aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele informa, em tempo real, o horário da chegada do ônibus no ponto e itinerários, entre outras funcionalidades. 

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou baixe o aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store.  

Informações: EMDEC

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EMTU SP lança APP com localização dos ônibus intermunicipais


Os passageiros do Sistema de Transporte Metropolitano podem consultar, com o aplicativo EMTU/SP (Android e IOS), o itinerário e a localização dos ônibus intermunicipais (regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte, Baixada Santista e Sorocaba). As principais funcionalidades do sistema são:

Linhas: Confira as linhas gerenciadas pela EMTU/SP e sua operação em tempo real. Veja rotas, valor de tarifa, tempo estimado de percurso etc.

Endereço: Confira as linhas que estão próximas a você ou indicando um endereço (nome da rua e número).

Sua viagem: Simule o caminho de sua origem para o seu destino com tempo previsto, estimativa de custo e itinerário.

O aplicativo "EMTU Oficial" não coleta informação de localização do seu aparelho móvel ou qualquer informação de cunho pessoal, ou informações  que possam identificar ou rastrear o aparelho móvel no qual o aplicativo foi instalado.



Informações: EMTU SP

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Novos ônibus do BRT Norte-Sul estão em Goiânia

Já estão em Goiânia os ônibus que vão operar no BRT Norte-Sul. O modelo é o Caio Millenium IV/Mercedes-Benz O-500 R Super Padron, que já transporta passageiros em cidades como São Paulo.



Cada um dos veículos tem capacidade para 100 passageiros. O novo ônibus do BRT Norte-Sul tem 14 metros de comprimento e não é articulado como o modelo que opera no Eixo Anhanguera.

A previsão inicial era de que quatro ônibus operassem na capital neste primeiro momento. No entanto, seis veículos já estão à disposição da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). As empresas Rápido Araguaia e Reunidas farão a operação de forma conjunta após a inauguração do primeiro setor do BRT Norte-Sul. Depois, quando novos trechos forem inaugurados, novos ônibus serão alocados para o transporte.

Atraso na entrega do BRT Norte-Sul

O primeiro trecho do BRT Norte-Sul seria inaugurado neste domingo (24). Porém, um rebaixamento na cabeceira do viaduto da Avenida Perimetral Norte causou o adiamento por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). O trecho em questão vai do Terminal Recanto do Bosque até a Rodoviária.

Segundo a pasta, é preciso ter segurança para a população e plena condição da operação do BRT Norte-Sul em Goiânia para a entrega. Não há nova previsão de inauguração. “A data da entrega será divulgada assim que o novo cronograma for estabelecido”, diz a Seinfra em nota.

Previsão de entrega da operação

A Seinfra promete entregar toda a extensão do BRT Norte-Sul até o fim do ano, desde o Terminal Recanto do Bosque até o Terminal Isidória.

Informações: Diário de Goiás

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Frota de Salvador ganha mais 70 ônibus com ar-condicionado

sábado, 9 de outubro de 2021


Mais 70 novos ônibus climatizados vão integrar a frota do transporte coletivo de Salvador a partir desta semana. Os veículos foram apresentados em cerimônia realizada nesta terça-feira (5), na área ao lado do Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, com as presenças do prefeito Bruno Reis e do secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.

Do total, 40 unidades serão operadas pela empresa OTTrans e as outras 30 pela Plataforma. Os veículos, que ainda possuem acessibilidade e são equipados com motor Euro 5, que emite menos poluentes na atmosfera, vão atender a chamada Bacia C, englobando a região da Estação Mussurunga e orla e que, anteriormente, era operada pela antiga concessionária CSN. Atualmente, 199 ônibus com ar-condicionado circulam na capital baiana.

A operação desses 70 veículos – de um total de 169 que chegarão à cidade ainda este mês – começará a partir de quinta-feira (7), após realização de todos os ajustes necessários para circulação. Dentre os itens estão padrões de emplacamento, instalação das câmeras de monitoramento, GPS, validador, programação visual de placas de itinerário frontal e lateral, adesivo com valor da tarifa, adesivo de ponto cego e adesivação interna de assentos preferenciais.

O prefeito destacou que, durante o ano de 2020, o maior desafio, além da pandemia, foi o transporte público. “De janeiro para cá, tomamos uma difícil decisão sobre a intervenção na CSN. E, após chegar a um acordo, saímos da intervenção para a execução direta. É difícil uma Prefeitura realizar uma intervenção direta e execução de parte do sistema de transporte. Tivemos que comprar peças para manutenção e combustíveis. Nenhuma empresa tinha interesse em assumir a gestão da Bacia C, devido ao risco de sucessão empresarial e do passivo na ordem de R$400 milhões. Com isso, durante seis meses assumimos a execução direta, até que, na última semana, depois de afastado o risco de sucessão empresarial, distribuímos as linhas para os outros dois consórcios. Precisávamos oferecer condições melhores aos moradores dessa área da cidade, pois foram os mais prejudicados pela crise da CSN”, relatou Bruno Reis.

Renovação e esforço – A entrega dá continuidade à política de renovação da frota de ônibus com ar-condicionado na cidade. Os 169 veículos que, até o fim de outubro, estarão circulando em Salvador vão corresponder a 37% da frota climatizada. O chefe do Executivo municipal ainda ressaltou o esforço realizado por Salvador em comparação a outras cidades do país, que também enfrentam crise no transporte público agravado pela pandemia de Covid-19.

“Fazer a troca de 169 ônibus não é fácil. Nenhuma outra cidade no Brasil adquiriu tantos ônibus como Salvador está fazendo. No Brasil houve mais de 300 movimentos de paralisação e greve de rodoviários por falta de ajustes ou salários. Em linhas gerais, o diesel aumentou 80% este ano, os insumos que compõem a manutenção dos veículos aumentaram de forma exponencial. Até o custo dos próprios ônibus aumentou. Também ocorreu queda no número de passageiros transportados. Até 2020, Salvador transportava 28 milhões de passageiros. Na pandemia foram 10,8 milhões. Agora que a Covid-19 está passando, subimos para 17 milhões de passageiros”, informou Bruno Reis.

Além dos novos ônibus, os consórcios alugaram 150 veículos usados que já estão circulando na cidade, substituindo os ônibus da antiga CSN. As duas empresas estão assumindo de forma emergencial a Bacia C, enquanto é concluída a licitação definitiva, que leva uma média de 6 a 7 meses. Dentre as atribuições, a nova empresa gestora terá que colocar uma frota nova com ar-condicionado.

“Salvador nunca havia colocado um real no transporte público. A tarifa remunerava o sistema e, hoje, não remunera mais. Os R$4,40 da passagem não fecham a conta para o sistema ficar de pé. É uma operação cara. Em todo lugar do mundo tem subsídio para o transporte público. Aqui no Brasil não. Entre 2020 e 2021, colocamos R$206 milhões no serviço, com a intervenção e execução realizada na CSN. No entanto, não temos condições de subsidiar o transporte público. Agora, com a operação das linhas para as outras duas empresas, paramos de custear mensalmente o transporte público na cidade”, ressaltou o prefeito.

“O transporte público mudou sua lógica. Tradicionalmente tínhamos o sistema convencional. Depois veio o Stec (transporte complementar), metrô, está chegando o BRT e o monotrilho. Quem tinha o costume de pegar apenas o ônibus para o destino final, passará a utilizar outros modais com conforto e rapidez. Teremos uma cidade totalmente conectada, do Subúrbio ao centro da cidade”, finalizou Bruno Reis.

Informações: Prefeitura de Salvador

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Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960