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Em Curitiba, Carga de créditos no cartão transporte cresce 160% em dois anos

segunda-feira, 20 de junho de 2016

A carga de passagens no cartão transporte de pessoas físicas (o que exclui o vale transporte) cresceu 160% desde a ampliação dos locais de recarga e do lançamento do cartão avulso, em agosto de 2014. O total de créditos adquiridos nos cartões transporte passou de 1,7 milhão, em julho daquele ano, para 4,5 milhões em maio passado.

O aumento na carga de créditos por pessoa física também foi acompanhado pelo crescimento da utilização do cartão transporte, uma das principais ferramentas de segurança de usuários e operadores. A utilização do cartão, que nos últimos anos ficava em torno de 49%, hoje chega a 60% das viagens. Isso significa que dos 17,5 milhões de passageiros pagantes de maio, apenas 7 milhões pagaram a passagem em dinheiro.

Sob o ponto de vista de segurança, os 4,5 milhões de créditos adquiridos por pessoas físicas em maio representam R$ 16,5 milhões em espécie que deixaram de circular no sistema, em ônibus, estações e terminais apenas no período.

Esses números também mostram a importância das medidas adotadas pela Prefeitura para facilitar a vida do usuário do transporte coletivo. Até julho de 2014, só era possível carregar o cartão pela internet ou na tesouraria da Urbs e, até então, só existia o cartão emitido na Urbs ou em postos em Ruas da Cidadania.

A partir de 1º de agosto daquele ano, o cartão passou a ser recarregado em outros 23 endereços entre praças no centro da cidade e pontos comerciais nos terminais, e o usuário pode contar com a possibilidade de, nos mesmos endereços, comprar e carregar o cartão transporte avulso. Atualmente são quase 90 mil cartões transporte avulsos em circulação. Somados aos vale transporte, isentos e estudantes, a cidade tem em torno de 1,6 milhão de cartões transporte ativos.

Exclusividade

A adoção de exclusividade do cartão em 66 linhas em que, até então, a cobrança da passagem era feita pelo motorista, não chegou a ter um impacto significativo na utilização de créditos de transporte no sistema como um todo. É que em torno de 60% dos 70 mil passageiros/dia dessas linhas já tinham cartão transporte – isento, estudante ou usuário.

O uso do cartão para pagamento da passagem nessas linhas resolveu um antigo problema – a chamada dupla função – sem aumentar o custo do sistema e ampliando a segurança dos motoristas e usuários na medida em que retirou dinheiro vivo de dentro dos veículos. A adaptação dos ônibus representaria uma despesa de quase R$ 2 milhões, e o trabalho de cobradores custaria em torno, à época, de R$ 1,2 milhão por mês.

Embora de menor impacto no volume de créditos que passaram a ser utilizados no sistema, a exclusividade do cartão nestas linhas contribuiu de forma significativa na conscientização dos usuários para utilização do cartão.

Como forma de alertar os passageiros para a nova exigência, a Prefeitura fez uma ampla divulgação junto aos veículos de comunicação ao mesmo tempo em que a Urbs distribuiu avisos em todo o sistema e abriu postos volantes para emissão do cartão.

Uma kombi adaptada virou posto de emissão de cartões atendendo milhares de pessoas nas proximidades da Catedral, no centro da cidade. Outros dois postos temporários foram instalados nos terminais Cabral e Santa Felicidade. Alguns meses depois, a Urbs abriu um ponto fixo de atendimento ao usuário, com emissão do cartão no Terminal Santa Felicidade.

Como fazer

A primeira via do cartão transporte é feita gratuitamente na Urbs e nos postos de atendimento na Rua da Cidadania. O usuário deve ter mais de 18 anos, apresentar documento pessoal com foto e comprovante de endereço. Menores devem estar acompanhados de pais ou responsáveis. O cartão é feito na hora e só há cobrança de taxa, equivalente a cinco passagens, para emissão de segunda via.

Ao fazer seu cartão o usuário pode escolher um número determinado de créditos a serem usados por dia, ampliando assim a segurança em caso de roubo ou extravio. Nestes casos, basta ligar para o 156 e pedir o bloqueio. Os créditos existentes ficarão no sistema à disposição do usuário e serão carregados automaticamente em caso de desbloqueio (o que só pode ser feito pelo usuário) ou emissão de segunda via.

Com o cartão emitido pela Urbs, o usuário pode utilizar a integração temporal existente na linha Interbairros I, na estação Santa Quitéria com a linha Vila Velha Barigui, nas linhas Jardim Ipê e Raposo Tavares e nas estações da Linha Verde.

No caso do Interbairros I, por exemplo, o cidadão pode fazer integração com qualquer outro ônibus ou estação e terminal, no prazo de duas horas sem pagar nova passagem. Na Linha Verde é possível, no prazo de cinco minutos, sair de uma estação e entrar na estação em frente, pegando o ônibus no sentido contrário sem pagar nova passagem.

Outra vantagem é a integração temporal com as Ruas da Cidadania e com o Shopping Popular (no caso do Capão Raso) o que permite que o usuário saia do terminal, utilize serviços disponíveis nas Ruas e retorno, desde que dentro de duas horas, sem ter que pagar nova passagem.

Avulso

Lançado para quem utiliza ônibus apenas eventualmente, está de passagem pela cidade ou em alguma emergência em que precise usar uma das 66 linhas que não aceitam pagamento em dinheiro, o cartão avulso é recarregável e dá acesso a todo o sistema. No entanto, ao contrário do cartão emitido na Urbs, não permite integração temporal nem bloqueio de créditos.

É em função disso que no cartão avulso a carga máxima é de 25 créditos (no cartão usuário são 220 passagens). A vantagem é que ele pode ser comprado na hora em que é necessário sem necessidade de apresentação de documento.

O cartão avulso custa R$ 3 e a primeira carga é gratuita. As demais operações de recarga custam R$ 1 na rede credenciada, tanto para o avulso quanto para o cartão usuário. A carga dos dois cartões também pode ser feita, neste caso sem custo, na tesouraria da Urbs, no prédio central da rodoferroviária.

Para ter cartão transporte – seja avulso ou Usuário – não é preciso morar em Curitiba. A emissão do cartão transporte é feita pela Urbs de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, nos postos da Urbs na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania Boa Vista; Boqueirão; Cajuru; Matriz, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade e Tatuquara.

Informações: Urbs
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Reajuste da tarifa de ônibus da Grande Belém pode passar dos R$ 3

A tarifa de ônibus da região metropolitana de Belém pode ultrapassar os R$ 3,00 com o reajuste que será debatido na próxima reunião do Conselho Municipal de Transporte de Belém, de acordo com informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Na próxima quarta-feira (22), as 18 entidades que integram o conselho vão se reunir para discutir as propostas de reajuste apresentadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) e pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

O Setransbel apresentou uma planilha técnica na qual propõe um reajuste em torno de 20,47% no valor da tarifa, que passaria dos atuais R$ 2,70 para R$ 3,25, apresentando como justificativa o aumento de itens como peças, pneus e despesas de pessoal, além do aumento de combustíveis, que tiveram reajuste de cerca de 11% nos últimos 12 meses, de acordo com o Dieese.

Em nota, o Setransbel informou que vai promover uma reunião para fazer uma avaliação técnica das planilhas do Dieese e da Semob, recebidas pelo sindicato no final da tarde desta sexta-feira (17). O sindicato informou ainda que só vai se pronunciar oficialmente após a avaliação.

O reajuste proposto pela Semob é de cerca de 11,48%, com a passagem chegando ao valor aproximado de R$ 3,01. O G1 entrou em contato com a Semob e aguarda posicionamento.

Impactos
De acordo com a avaliação do Dieese, a tarifa atual da Grande Belém está entre as menores cobradas nas capitais brasileiras, mas o serviço precisa de melhorias. A avaliação do Dieese ressalta que, de acordo com a Lei Orgânica do Município, a tarifa de Belém deve levar em consideração o poder aquisitivo da população, mensurado principalmente pela inflação calculada desde o ultimo reajuste, ocorrido em abril de 2015.

O índice alcança cerca de 10,61% e, caso este critério seja adotado para o atual reajuste, a tarifa não poderá ultrapassar os R$ 3,00. O Dieese avalia ainda que é necessário estabelecer metas de mudanças no atual sistema de transporte da região metropolitana de forma conjunta com a discussão da tarifa, com o objetivo de buscar um serviço de melhor qualidade.

Com a atual tarifa de R$ 2,70, o usuário de transporte coletivo na Grande Belém que utiliza duas conduções diárias e não tem vale transporte, paga R$ 129,60 por mês, com de 14,73% em relação ao salário mínimo. A proposta de reajuste do Setransbel representa um impacto de 17,73% no salário mínimo e a da Semob representa 16,42%, segundo a avaliação do Dieese,

Informações: G1 PA
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Linha de ônibus passa por alterações em Macaé, no RJ

A Prefeitura de Macaé, no interior do Rio, informou nesta sexta (17) que a linha T12 (Terminal Cehab x Novo Hospital  - Via Linha Azul) começará a circular com um novo itinerário a partir de sábado (18). A partir daí, o itinerário vai atender aos bairros Ajuda de Baixo, Bosque Azul, Verdes Mares e Linha Azul.

O novo roteiro também funciona como um complemento da linha T13 (Terminal Cehab x Terminal Parque de Tubos) neste trecho, já que a demanda por coletivos no local aumentou com a chegada dos moradores ao novo condomínio do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Segundo o município, a linha T12, que é circular, tem dez coletivos, sendo cinco em cada sentido, alternando-se entre a passagem pela Linha Azul e pelo Terminal Central. Os ônibus têm frequência estimada de dez em dez minutos, sendo que, a cada intervalo intercalam-se ônibus via Linha Azul e via Terminal central.

Itinerário
A partir da alteração no itinerário da T12, os ônibus desta linha que passarem pela Linha Azul seguirão a seguinte rota:
Ida: Terminal Cehab; Avenida Hildebrando Alves Barbosa; Rua do Incra; Rua Três; Rua Seis, Rua Cinco; Rua Oito; Rua Projetada Dois; Condomínio Bosque Azul; Rua Falcão; Rua Gavião Real; Linha Azul até contorno no semáforo do Bosque Azul; Linha Azul sentido Trevo das Bandeiras; RJ-168 e HPM.

Volta: HPM; RJ-168; Linha Azul; Rua Gavião Real; Rua Falcão; Condomínio Bosque Azul; Rua Projetada Dois; Rua Oito; Rua Cinco; Rua Seis; Avenida Hildebrando Alves Barbosa e Terminal Cehab.

Informações: G1 Região dos Lagos
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Em Goiânia, Passe Livre da Pessoa com Deficiência tem novo modelo

Já está em vigor o novo modelo da carteira de Passe Livre da Pessoa com Deficiência. O documento é emitido pela Gerência da Pessoa com Deficiência da Secretaria Cidadã e traz a identificação pessoal do portador, dados da legislação que embasa o benefício e logotipos da Secretaria. A carteira é feita em papel especial.

De acordo com a Secretaria o modelo antigo continua em vigor até que todos os documentos sejam substituídos. O benefício dá direito à gratuidade em viagens intermunicipais em todo o território goiano às pessoas com deficiência, conforme a Lei 13.898/2001 e o Decreto nº 7.025 de 2009. Em 2015 foram emitidos mais de 3 mil passes livres dessa categoria.

A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) já foi comunicada da mudança e é a responsável pela divulgação da novidade às empresas de transporte coletivo interestadual e demais públicos interessados.

Informações: Emaisgoias.com.br
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Vândalos destroem bancos de novos ônibus em Cuiabá

Com menos de duas semanas em circulação em Cuiabá, os novos ônibus do transporte coletivo já estão sendo alvo de vandalismo. Em fotos registradas por funcionários da empresa Pantanal Transportes, é possível ver um dos acentos almofadados de um dos veículos da frota foi danificado.

No início deste mês, a prefeitura apresentou os 36 novos e modernos ônibus que são equipados com aparelho de ar condicionado, internet wi-fi, equipamento de biometria facial para validar os cartões de transportes, além de elevadores e redutores de poluentes.

Os primeiros 14 novos ônibus começaram a circular no último dia 6 e no dia 10 mais 22 veículos foram colocados em circulação na capital. De acordo com a prefeitura, já é programado a chegada de mais 11 coletivos até o dia 25 e outros 13 até o dia 1° de julho.

De acordo com a assessoria de imprensa da Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (AMTU), estes danos causados pelos próprios usuários são constantemente registrados. Somente a empresa Pantanal Transportes tem o prejuízo de R$ 5 mil por mês com a depredação nos assentos. 

A empresa suspeita que os danos tenham sido causados por estudantes. Pelas características, os vândalos usaram estiletes para cortar os assentos.

Por Carlos Dorileo
Informações: FolhaMax
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Escola de Mobilidade Urbana de Fortaleza é entregue após reforma

Incentivar o comportamento das pessoas no trânsito de Fortaleza, pautado pela humanização e respeito aos diversos meios de transporte, é uma das principais metas da Escola de Mobilidade Urbana Vicente Veloso Neto, inaugurada, neste sábado (18/06), pelo prefeito Roberto Cláudio. “Este equipamento tem o objetivo de formar as novas gerações, pois trânsito não é só obra e infraestrutura, é grande parte comportamento e educação”, afirmou o Prefeito. Segundo ele, o espaço será ainda um local para debates entre os diversos grupos de ciclistas e de defensores dos direitos dos pedestres.

A estrutura, que foi totalmente requalificada, vai aprimorar o atendimento às crianças, reforçando o compromisso da gestão municipal em garantir um ir e vir mais seguro e uma convivência harmônica entre todos os atores, tanto na condição de pedestre, ciclista ou condutor.

Com capacidade para atender cerca de 100 alunos diariamente, o espaço recebeu melhorias de pintura, revitalização das vivências internas e externas, arborização, iluminação, ciclofaixa, renovação da sinalização, reativação do simulador semafórico, painéis educativos do Bicicletar e Bilhete Único, além de um ônibus virtual com plataforma elevatória acessível para simulação de transporte de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Segundo o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima, a Escola de Mobilidade Urbana encontra-se preparada para a realização de atividades multidisciplinares que serão direcionadas, principalmente, aos estudantes de instituições públicas e privadas, compreendidos na faixa etária de 5 a 17 anos. "O nosso objetivo é incentivar, já a partir da infância, o cumprimento às normas de circulação viária e uma convivência urbana pacífica, cultivando o respeito aos agentes mais vulneráveis a acidentes, como pedestres e ciclistas. Com a transmissão dessas mensagens, estaremos contribuindo para a construção de valores imprescindíveis na formação de futuros condutores mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito", ressalta.

Aliado às mudanças estruturais, a novidade é que o atendimento também será otimizado nos turnos manhã e tarde em diferentes ambientes: sala de jogos, pista de vivência, auditório, hall de gincanas educativas e área de integração entre ônibus e bicicleta. Os integrantes da Gerência de Educação da AMC passarão a trabalhar diretamente na Escola, de 8 às 17 horas, ampliando as visitas e aprimorando os serviços à população.

Durante as visitas, os alunos participarão de vivências, conversas interativas, apresentação de vídeos, teatro de fantoches, dentre outras ações programadas para a criançada aprender a se tornar um motorista cidadão no futuro. Temas como acessibilidade, segurança, integração entre modais, sustentabilidade e inclusão social serão trabalhados. A programação inclui ainda atividades para adultos como a capacitação dos monitores da "Travessia Cidadã" e realização de palestras.

A Escola de Mobilidade Urbana atende à comunidade em geral, incluindo estudantes, universitários, entidades, funcionários de instituições de ensino e demais interessados. O agendamento de visitas deve ser formalizado na Central de Atendimento da AMC, que fica na Rua Monteiro Lobato, número 53, no Bairro de Fátima.

Homenagem

A Escola recebe o nome de Vicente Veloso Neto, prestando uma homenagem ao ciclista "Xuxa", falecido em fevereiro deste ano e figura reconhecida por ser um dos maiores incentivadores da utilização da bicicleta como meio de deslocamento, tendo dedicado 50 anos de sua vida ao ciclismo.

Informações: Prefeitura de Fortaleza
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Grande Recife: Terminal Integrado Abreu e Lima inicia operação neste sábado

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Os usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife ganham, a partir deste sábado (18), mais um equipamento do Sistema Estrutural Integrado (SEI). O Terminal Integrado Abreu e Lima, localizado às margens da BR-101, inicia sua operação com a expectativa de atender 40 mil pessoas por dia. 

Orçado em R$ 15,4 milhões, o TI Abreu e Lima possui 3.639 m² de área construída, com três plataformas de embarque e desembarque, lanchonete, bilheteria, sala de administração, guarita e ilha de despachante. Além disso, o Terminal possui piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida) e mecanismo antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. O equipamento foi projetado dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e oferece uma estrutura moderna e funcional.

O TI inicia operação com 11 linhas de ônibus e 58 veículos, realizando 724 viagens por dia. Entre as linhas, serão seis alimentadoras, que transportam os usuários do subúrbio para o terminal; duas interterminais, que ligarão Abreu e Lima aos TIs Igarassu, Pelópidas; uma perimetral que ligará o novo TI ao Terminal Integrado Macaxeira e duas linhas troncais de BRT, que levarão os passageiros até o Centro. Os usuários também terão integração física através de passarelas com a estação de BRT Abreu e Lima. 

O início da operação do TI Abreu e Lima será a maior operação da história do Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR, visto que irá impactar em mudanças operacionais em mais seis Terminais Integrados: PE-15, Pelópidas Silveira, Igarassu, Macaxeira, Xambá e Rio Doce.

No TI PE-15, as linhas alimentadoras 1931 – Jardim Paulista Baixo/TI PE-15; 1932 – Jardim Paulista Alto/TI PE-15; 1934 – Arthur Lundgreen I/TI PE-15; 1935 – Paratibe/TI PE-15; 1941 – Arthur Lundgreen II/TI PE-15 e 1943 – Mirueira/TI PE-15 serão transferidas para o Terminal Pelópidas Silveira, o que resultará no ganho no tempo de viagem e na redução de 8km no deslocamento dessas linhas, beneficiando 12 mil pessoas. Com a saída dessas linhas, o TI PE-15 passa a contar apenas com uma linha alimentadora, a 1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15. Outra novidade será a ligação do TI PE-15 com o TI Xambá, com a alteração da linha 883 – TI Xambá/Rio Doce (II Perimetral) para 883 – TI Xambá/TI PE-15. Os usuários do TI Xambá continuarão com outras duas opções de deslocamentos diretos para Rio Doce através das linhas 881 – TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas) e 882 – TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti). 

Para poder receber as seis linhas alimentadoras vindas do TI PE-15, o Terminal Integrado Pelópidas Silveira também terá alterações. As seis linhas alimentadoras 1912 – Caetés I/TI Pelópidas, 1917 – Caetés II/TI Pelópidas, 1998 – Caetés III/TI Pelópidas, 1984 – Loteamento Bonfim/TI Pelópidas, 1988 – Desterro/TI Pelópidas e 1989 – Loteamento Planalto/TI Pelópidas, que atualmente operam no TI Pelópidas Silveira, serão transferidas para o TI Abreu e Lima e passam a ser alimentadoras deste terminal. Essa mudança significa a redução de 7km no deslocamento das linhas para o Terminal, resultando também na diminuição do tempo de viagem para o usuário. 

O litoral do município de Paulista também ganhará ligação direta com um Terminal Integrado. A linha 1958 – Costa Azul se tornará alimentadora do TI Pelópidas e passa a se chamar 1958 – Costa Azul/TI Pelópidas. A linha 1905 – TI Igarassu/TI Pelópidas será migrada para o TI Abreu e Lima e mudará sua nomenclatura para 1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima. Esta linha atenderá os usuários que estiverem nas paradas da BR-101 e que não são atendidos pelas estações de BRT. 

O início da operação do TI Abreu e Lima também irá possibilitar a ligação da orla de Olinda ao SEI. A linha 1940 – Abreu e Lima/Olinda será transformada na 1940 – TI PE-15 (Circular), atendendo ao Varadouro, Pan Nordestina, Carmo, Av. Getúlio Vargas, indo até a Praça Pedro Jorge, em Casa Caiada. No sentido subúrbio/terminal, esta linha também atenderá a Av. Carlos de Lima Cavalcanti e Bultrins. Outro benefício à população será a integração do Terminal Rio Doce ao SEI, com a mudança da 1986 – Rio Doce/Derby para 1986 – TI Rio Doce/TI PE-15, possibilitando mais deslocamentos aos usuários da região.

Os usuários do TI Macaxeira também ganharão ligação com o novo equipamento da Zona Norte da RMR. Será criada a linha perimetral 901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira em substituição da linha 901 – Caetés/Macaxeira, que deixará de operar. A nova linha irá operar com tarifa A (R$2,80) e vai atender a demanda da 901 anterior, que operava com tarifa B (R$3,85).   

Com a inauguração deste terminal e a inclusão do Rio Doce no SEI, o sistema passa a contar com um total de 24 TIs em operação, são eles: Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Cavaleiro, Caxangá, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Recife, Tancredo Neves, TIP, Xambá, Largo da Paz, Prazeres, Santa Luzia, Cosme e Damião, Rio Doce e Abreu e Lima. Com isso, mais usuários terão direito a utilizar o sistema pagando apenas uma passagem para se locomover na RMR, por sentido. 

LINHAS DO TI ABREU E LIMA:

Alimentadoras

1912 – Caetés I/ TI Abreu e Lima

1917 – Caetés II/TI Abreu e Lima

1998 – Caetés III/TI Abreu e Lima

1984 – Loteamento Bonfim/TI Abreu e Lima

1988 – Desterro/ TI Abreu e Lima

1989 – Loteamento Planalto/TI Abreu e Lima

Interterminal

1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima

1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas

Perimetral

901 – TI Abreu e Lima/ TI Macaxeira

Troncais

1962 – TI Abreu e Lima (PCR) – BRT

1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) – BRT

Confira também como ficará a rede dos demais Terminais Integrados com a inauguração do TI Abreu e Lima: 

Terminal Integrado PE-15

1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15

1986 – TI Rio Doce/TI PE-15

883 – TI Xambá/TI PE-15 

1940 – TI PE-15 (Circular)

50 – TI PE-15/Boa Viagem (PCR)

1913 – TI PE-15/TI Joana Bezerra

914 – TI PE-15/TI Afogados

1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) - BRT

1900 – TI PE-15 (PCR) - BRT

1970 –TI Pelópidas/ TI PE-15 - BRT

Terminal Integrado Pelópidas Silveira

1922 – Pau Amarelo/TI Pelopidas

1937 – Nobre/TI Pelópidas

1944 – Loteamento Conceição/TI Pelópidas

1945 – Jaguarana (Alameda)/TI Pelópidas

1934 – Arthur Lundgren I/TI Pelópidas

1941 – Arthur Lundgren II/ TI Pelópidas

1952 – Maranguape I/TI Pelópidas

1953 – Maranguape II/ TI Pelópidas

1955 – Engenho Maranguape/TI Pelópidas

1931 – Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas

1932 – Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas

1935 – Paratibe/TI Pelópidas

1943 – Mirueira/TI Pelópidas

1958 – Costa Azul/TI Pelópidas

1970 –TI Pelópidas/TI PE-15 – BRT

1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas

1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira

1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra

1976 – TI Pelópidas (PCR) - BRT

1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) - BRT

Terminal Integrado Igarassu

1903 – Araçoiaba/TI Igarassu

1968 – Ilha de Itamaracá/TI Igarassu

1969 – Itapissuma/TI Igarassu

1918 – TI Igarassu (Circular)

1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira

1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima

1946 – TI Igarassu (PCR) – BRT

1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto) 

Terminal Integrado Rio Doce

1987 – Rio Doce (Príncipe)

2920 – Rio Doce/CDU

1986 – TI Rio Doce/TI PE-15

1966 – Rio Doce (Circular)

1981 – Rio Doce (Cde. Boa Vista)

1983 – Rio Doce (Princesa Isabel)

930 – Rio Doce/ Dois Irmãos

910 – Piedade/Rio Doce 

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou acessar o site: www.granderecife.pe.gov.br.
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VLT de Salvador terá apoio de fundo Britânico

O projeto de implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT) de Salvador foi selecionado entre cerca de 800 projetos apresentados e terá o apoio do Prospect Found, fundo formado com 0,08% do total de receitas do Reino Unido e destinado a dar suporte a iniciativas do setor público em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Com isso, o VLT terá apoio tanto para a elaboração dos estudos técnicos como para a divulgação do projeto entre potenciais investidores no Brasil e no exterior.
Marco Aurélio Martins | Ag. A TARDE | Arquivo

A proposta da Bahia ficou entre aos 20 projetos de investimento público selecionados em meio a um total de 800 apresentados por governos estaduais e municipais de todo o país.

De acordo com Rogério Princhak, coordenador da secretaria executiva do Programa de PPPs da Bahia, unidade vinculada à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), o apoio do governo britânico se dará de duas maneiras. Uma delas é com a divulgação do projeto, atualmente em fase de elaboração, durante dois eventos a serem realizados nas cidades de São Paulo e Londres, com o objetivo de apresentá-lo a empresas que possam vir a ter interesse em participar da licitação.

A outra será dando apoio na elaboração dos estudos técnicos, mais especificamente na parte de engenharia de transporte, com a especificação de equipamentos, sistemas de segurança, de controle, entre outros. "O estudo do VLT se divide em etapas, que são as de engenharia básica, estudo de demanda, modelagem econômico-financeira, modelagem jurídica e a de engenharia de transporte. Os recursos do governo britânico irão para a parte de transporte, pois as outras já estão sendo elaboradas pelas equipes técnicas do governo baiano", explicou Princhak por meio de nota.

VLT
Na primeira etapa de implantação, o VLT substituirá o trem do subúrbio, e o trajeto ainda será ampliado, compreendendo 21 paradas, entre a Avenida São Luís, em Paripe, e o Comércio. A segunda etapa depende de estudos entre duas possibilidades: ligar Paripe à estação do metrô no Retiro, passando pelo Largo do Tanque, ou ir do Comércio até a Lapa. Rogério Princhak explica que um dos aspectos do projeto que mais chamou a atenção do governo britânico é o fato de que ele irá complementar outro projeto bem sucedido já existente, o do metrô.

Informações: A Tarde Online
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Prefeitura de Fortaleza reorganiza circulação de vias e itinerário dos ônibus no bairro Bela Vista

terça-feira, 14 de junho de 2016

O bairro Bela Vista (Regional III) conta com novo ordenamento de circulação em algumas vias, como parte das intervenções em andamento para a implantação de três binários que irão conectar a região ao bairro Jóquei Clube. Com isso, as linhas 243 - Parque Universitário/Antônio Bezerra, 304 - Bela Vista/Lagoa, 310 - Campus Universitário/Pan Americano, 394 - Parque Universitários/Lagoa I, 396 - Parque Universitários/Lagoa II devem modificar seus itinerários a partir desta sexta-feira e sábado (11/06).

Com a mudança, a Rua Rio Grande do Sul vai operar no sentido único norte-sul, e a Rua Estado do Rio de Janeiro funcionará no sentido sul-norte. O trecho que compreende as mudanças nestas vias é entre as avenidas Sen. Fernandes Távora e Eng. Humberto Monte.

A Rua Pernambuco passará a operar no sentido leste-oeste e a Rua Alagoas no sentido oeste-leste. O trecho contemplado pelas mudanças fica entre a Avenida José Bastos e a Rua Estado do Rio de Janeiro.

Também no sentido leste-oeste funcionarão as avenidas Carneiro de Mendonça, Padre Sá Leitão e Franco Matos. Já a Avenida Monsenhor Hipólito e a Rua Diamantina vão operar no sentido oeste-leste, sendo que o trecho compreendido por essas intervenções fica entre a Rua Cel. Matos Dourado (Perimetral) e a Avenida José Bastos.

Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) permanecem no local para orientar a população e dar reforço durante a execução dos trabalhos.

Linhas de ônibus
A linha 243 - Parque Universitário/Antônio Bezerra, quando estiver no sentido de ida, passa a circular pela Rua Espírito Santo e, no sentido de volta, pega a Rua Alagoas para seguir pela Rua Estado do Rio.

A linha 304 - Bela Vista/Lagoa e a linha 394 - Parque Universitários/Lagoa I, no sentido de ida, passam a trafegar pela Rua Guanabara, já no sentido de volta, pegam a Rua Professor Edgar Arruda, Rua George Rocha, retornando para a Carneiro de Mendonça e a Rua Estado do Rio.

Já a linha 310 – Campus Universitário/Pan Americano deixa de passar pela Rua Estado do Rio e segue o seguinte itinerário: Rua Minas Gerais, Rua dos Estados, Rua Santa Catarina, Rua Maranhão, Rua Guanabara para voltar ao itinerário original.

A linha 396 – Parque Universitários/Lagoa II, no sentido de ida, deixa de trafegar pela Rua do Estado do Rio, seguindo pela Rua Guanabara, em direção à Avenida Carneiro de Mendonça. Já no sentido de volta, a linha 396 segue o seguinte itinerário: Avenida Fernandes Távora, Rua Ribeiro Leitão, Rua Professor Edgar Arruda, Rua Pe. Sá Leitão, Rua Renato Viana, segue em direção à Rua George Rocha.

As linhas 047 – Corujão/José Bastos/Centro e 398 – Corujão/José Bastos/Genibaú alteram seus itinerários, seguindo pela Rua Senador Fernandes Távora e Rua George da Rocha.

A linha 303 – Igreja São Raimundo deixa de trafegar pela Rua Rio Grande do Sul e segue a Viriato Ribeiro, em direção à Rua Major Pedro Sampaio, Rua José Façanha e segue o itinerário vigente.

A linha 308 – Demócrito Rocha também deixa de trafegar pela Rua Rio Grande do Sul e segue pela Avenida Américo Barreira, Rua Minas Gerais, Avenida Carneiro de Mendonça, Rua Paulo Frontin, Rua Santa Catarina e Rua Ceará.

Binários Jóquei Clube / Bela Vista
A região concentra um fluxo intenso de pedestres, motoristas e ciclistas, tendo polos geradores variados, como escolas, universidades, hospitais, shoppings, comércio, serviços e equipamentos de gestão pública. Para se ter uma ideia, 40 linhas de transporte público passam por ali diariamente, interligando diretamente os nove terminais e transportando cerca de 146 mil passageiros. As vias com mais fluxo são as avenidas Carneiro de Mendonça e Lineu Machado, além das ruas Rio Grande do Sul e Estado do Rio de Janeiro.

Na região, serão implantados três binários compreendidos pelas seguintes vias:
- Rua Rio Grande do Sul / Rua Estado do Rio de Janeiro (entre as avenidas Sen. Fernandes Távora e Eng. Humberto Monte)
- Av. Carneiro de Mendonça / Rua Monsenhor Hipólito Brasil / Rua Diamantina (entre a Rua Cel. Matos Dourado (Perimetral) e a Avenida José Bastos)
- Rua Pernambuco / Rua Alagoas (entre a Avenida José Bastos e a Rua Estado do Rio de Janeiro)

O projeto que vai reorganizar a dinâmica do trânsito na região é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Regionais III e IV.

No momento, a região está recebendo os serviços de recapeamento asfáltico, sinalização horizontal e vertical de vias, além de obras de microdrenagem, com mudança de calhas. Também estão sendo feitos os serviços de construção de ilha e novas geometrias dotadas com rampas de acessibilidades. Com isso, os veículos poderão utilizar a direta direita livre e consequentemente reduzir seu tempo de espera nos semáforos, como por exemplo no cruzamento das avenidas Carneiro de Mendonça x Lineu Machado e Carneiro de Mendonça x José Bastos.

Estão previstas no projeto dos três binários Jóquei Clube/Bela Vista outras intervenções, como implantação de novos semáforos, travessias elevadas para pedestres, faixa exclusiva de ônibus e outras melhorias, como nova pavimentação, sinalização, iluminação e limpeza.

Infraestrutura cicloviária
A Rua Rio Grande do Sul passa por intervenções para a implantação de uma ciclofaixa bidirecional, ligando a ciclovia da Av. Humberto Monte à Av. Senador Fernandes Távora. As avenidas Caneiro de Mendonça, Padre Sá Leitão e Franco Matos também estão sendo contempladas com ciclofaixa bidirecional iniciando na Av. José Bastos até a Av. Cel. Matos Dourado. A ciclovia existente na Av. Cel. Matos Dourado também está sendo estendida para fazer a ligação com a nova infraestrutura cicloviária que virá da Av. Carneiro de Mendonça.

Informações: ETUFOR
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Integração do VLT de Santos com as linhas de ônibus metropolitanas começa dia 19

A partir do dia 19/06, usuários do transporte metropolitano da Baixada Santista poderão contar com integração de 37 linhas intermunicipais ao sistema VLT, que hoje opera nove estações ligando São Vicente a Santos. 

Com a conexão dos dois sistemas, que são gerenciados pela EMTU/SP e operados pelo Consórcio BR Mobilidade, o Governo do Estado inicia a reestruturação do transporte público na região, propiciando aos usuários mais rapidez e conforto durante as viagens, além de uma economia significativa, já que será possível usar os modos ônibus e VLT pagando apenas uma tarifa. 

O sistema funcionará da seguinte maneira: ao embarcar no ônibus metropolitano será debitada no cartão do usuário a tarifa da linha utilizada, e na integração com o VLT não será debitado valor adicional. No sentido contrário, ao embarcar no VLT, serão debitados no   cartão o valor de R$ 3,80 mais o complemento da tarifa da linha no embarque no ônibus metropolitano. Exemplo: R$ 3,80 (tarifa do VLT) + R$ 0,35 (complemento) = R$ 4,15 (tarifa do ônibus). O débito vai variar de acordo com a tarifa da linha a ser utilizada. 

É necessário que o usuário tenha o Cartão BRCard para a integração entre o VLT e as linhas metropolitanas. As informações para obter o cartão podem ser conhecidas no site www.brmobilidade.com.br. 

Critérios de integração 
Do total de 66 linhas da RMBS, as 37 linhas selecionadas para iniciar a integração com o VLT atendem os critérios de circulação no raio de 400 metros ao longo do trajeto VLT. Os serviços são operados com uma frota de cerca de 350 ônibus e atendem diariamente 150 mil passageiros. No primeiro momento a integração será voluntária, ou seja, o usuário poderá optar em continuar a sua viagem na linha de ônibus ou fazer a integração com o VLT.   A integração com as linhas municipais deve ocorrer a partir de dezembro deste ano. A EMTU/SP já iniciou tratativas com as prefeituras de São Vicente e Santos.

Veja a relação das linhas integradoras.

Status do VLT da Baixada Santista 

A operação do VLT da Baixada Santista começou em abril de 2015. Atualmente, nove estações das 15 estações previstas no trecho entre Barreiros, em São Vicente, e Porto de Santos, atendem a população entre as duas cidades. Neste mês de junho começa a operação comercial da 10ª Estação, a Bernardino de Campos, em Santos. Em outubro deste ano todo o trecho de 11 km de extensão será concluído. 

Para o trecho Conselheiro Nébias – Valongo, de 8 km de extensão, a EMTU/SP aguarda a emissão da Licença Ambiental Prévia pela Cetesb para a publicação do edital de contratação de obras que deve ocorrer no segundo semestre deste ano. Esta ligação do VLT contará com um terminal (Valongo) e 13 estações de embarque/desembarque.

Os dois trechos do VLT da Baixada Santista atenderão cerca de 100 mil passageiros  transportados diariamente por 22 VLT´s, 15 deles já entregues pelo fabricante. O restante dos veículos chegará em Santos até 2017. 

Informações: EMTU SP
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VLT de Paris é o maior empreendimento de planejamento urbano das últimas décadas

domingo, 12 de junho de 2016

O primeiro trecho da linha, batizado de T3a, vai da Ponte do Garigliano até à Porte de Vincennes (uma das rotas de acesso a Paris), com 25 estações, e o segundo, T3b, interliga a Porte de Vincennes à Porte de la Chapelle, com 18 estações.

O VLT T3, construído em um contexto urbano bem denso e saturado, exigiu uma estruturação complexa em prazos reduzidos.  A construção do primeiro trecho, com 8 km, iniciou em 2002, a do segundo, com 14,5 km, em 2007. A linha, que contorna 3/4 de Paris, redefiniu as dimensões da via e da calçada entre as fachadas, especialmente ao sul do Boulevard des Maréchaux.

O prolongamento da linha demandou uma adaptação do pátio de manutenção e da garagem. Ao longo do novo trecho, foram instaladas aproximadamente quinze obras de arte e reestruturações (benfeitorias) específicas.

Benfeitorias é sinônimo apenas de reestruturações? Porque fiquei em dúvida se as quinze obras de arte também não é uma benfeitoria.

Não, o termo “obras de arte” na engenharia refere-se a pontes, túneis e viadutos; obras menores são chamadas de benfeitorias.


Nossas missões

A Egis fez a coordenação geral, o gerenciamento global do planejamento urbano nos dois trechos do VLT T3, o planejamento, a direção e a coordenação geral do sistema de transporte e a engenharia das infraestruturas.

Sua atuação abrangeu desde a direção dos estudos de projeto até a coordenação de todos os gerentes de projeto e, posteriormente, a coordenação geral da fase de obras: recepção, testes gerais, marcha branca e colocação em serviço.

Informações: Egis-Brasil
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Prefeitura entrega novos ônibus para o transporte coletivo em Maceió

O Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (Simm) passa a contar, a partir deste sábado (11), com mais 15 ônibus '0 km'. Os novos veículos foram entregues à população neste sábado pelo prefeito Rui Palmeira. Com a entrega, já são contabilizados 70 novos ônibus acrescidos na frota da capital. Outros 80 devem chegar a capital até o final deste ano.

Assim como os primeiros 55 ônibus '0 km' já entregues, estes contam também com a nova identidade visual dos lotes (regiões) que compõem o Sistema Integrado de Mobilidade e serão destinados para viagens na parte alta da cidade, a exemplo do complexo habitacional Benedito Bentes e do Conjunto Eustáquio Gomes.

“Mais uma importante entrega. Agora serão 70 ônibus zero quilômetros rodando em Maceió e reforçando o sistema de transporte. Estes, em especial, serão para a parte alta da cidade, com acessibilidade para cadeirantes. É uma entrega que se soma a outras iniciativas como a Faixa azul para melhorar a mobilidade urbana na cidade, priorizando o transporte público”, destacou o prefeito.

Rui lembrou ainda que a entrega faz parte das ações previstas na Licitação do Transporte Público Coletivo, realizada pela primeira vez na capital alagoana pela atual gestão do Município.

“São muitos os ganhos, a exemplo dos terminais que passaram a ser administrados pelas empresas e a redução da idade média da frota dos ônibus. É melhor para o usuário e para os aproximadamente 150 rodoviários que dependem desses equipamentos para desenvolver suas atividades”, reforçou.

Para o vice-prefeito Marcelo Palmeira, os ônibus representam mais qualidade e dignidade para o transporte coletivo. “Antes o transporte era feito praticamente de forma clandestina. Com a Licitação do Transporte, nós conseguimos fazer exigências focadas na melhoria do serviço para o usuário. Maceió exigiu que 100% dos ônibus que compõem a frota tenham acessibilidade, inclusive os que já circulam e serão reformados para melhor atender os cidadãos com algum tipo de deficiência”, acrescentou.

Os novos veículos já entregues fazem parte da primeira remessa, correspondente aos 20% da renovação da frota. Para fazer a padronização dos veículos que já estão em circulação, haverá um cronograma de adequação gradativa.

“A idade média, que era de sete anos, caiu para cinco, também conforme previsão do edital de licitação. Esta é parte das vantagens deste trabalho que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida do cidadão maceioense”, complementou o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Dário Cesar.

Informações: Tribuna Hoje
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Metrô de Salvador completa dois anos de operação

O Metrô de Salvador completa dois anos de inauguração e operação neste sábado (11/6), com a marca de 16 milhões de embarques realizados. A chegada do equipamento introduziu uma nova cultura do transporte na capital. O passageiro, que antes dependia do fluxo do trânsito, atualmente pode se descolar pela cidade de maneira mais cômoda e com agilidade.

De metrô, o deslocamento entre as estações da Lapa e Pirajá, atualmente, dura 16,5 minutos, enquanto em outros veículos pode levar uma hora ou mais. “O metrô tem essa vocação natural de ser um transporte em rede, que otimiza a mobilidade urbana, encurtando distâncias e ainda garantindo uma viagem segura e confortável”, afirma o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins.

Para garantir mais mobilidade e qualidade ao transporte público da capital baiana, a integração do metrô será ampliada a partir desse domingo (12/6), quando 27 novas linhas urbanas se somam às dez já integradas desde janeiro.

A integração, que ganhará um aporte de mais 88 linhas no dia 10 de julho, é válida pelo período de duas horas, mediante o uso do cartão do metrô ou do SalvadorCard, e o usuário não paga nada a mais pelo benefício.

Marcando os dois anos de inauguração, o governador Rui Costa visita o Pátio Pirajá, que é um conjunto de edificações onde se localiza o complexo de manutenção dos trens do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) e o novo Centro de Controle Operacional (CCO), na próxima terça-feira (14/6).
“Desde que assumiu a gestão do metrô, em 2013, o Governo do Estado não mediu esforços para viabilizar o seu funcionamento pleno e integrado, pensando sempre no bem-estar da população que depende do transporte público”, acrescenta Martins.

Linha 2
Em ritmo cada vez mais acelerado, as obras da Linha 2 do metrô entram em fase final para duas estações - Acesso Norte 2 e Detran. A Estação Acesso Norte 2, que será ponto de integração com a Linha 1, tem mais de 98% das obras concluídas.

Já a estação Detran tem mais de 95% das intervenções concluídas, com previsão de termino no próximo mês de julho. Quando ficar pronta, até o final de 2017, a Linha 2 vai permitir que o trajeto de 23 quilômetros entre o Acesso Norte e o município de Lauro de Freitas.

A Linha 1 do metrô foi concluída pelo Governo do Estado em apenas dois anos e meio após a transferência da gestão do sistema do município de Salvador para o Estado.

Informações: Tribuna da Bahia
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Em Natal, Empresas de ônibus pedem reajuste da tarifa para R$ 3,40.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

As linhas de ônibus de Natal devem voltar a circular com 100% da frota a partir de hoje. Os empresários de ônibus e rodoviários chegaram a um acordo que concede 10% de reajuste de uma só vez para os trabalhadores. Por sua vez,  o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiro de Natal (Seturn) afirma que acentua o "desequilíbrio financeiro" do sistema de transporte público e pede reajuste da tarifa para R$ 3,40. O ofício solicitando a revisão tarifária já foi entregue, segundo ele, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), mas não houve resposta.

Mesmo com o reajuste o preço da passagem de ônibus em janeiro deste ano, o valor continua defasado nas contas do Seturn. “O Seturn vem cobrando o reajuste da tarifa que está defasada em 0,50. Esse reajuste dos salários acentua ainda mais o desiquilíbrio financeiro do sistema. A Prefeitura tem que fazer alguma coisa”, declarou Nilson Queiroga, consultor técnico do Seturn. 

Ainda segundo Queiroga as empresas aceitaram a proposta rejeitada na segunda-feira em função dos prejuízos para a sociedade e no faturamento das empresas com a greve. “Não seria possível esperar mais pela decisão da justiça[dissídio coletivo], que talvez demorasse mais uma semana. A sociedade estava tendo prejuízos e as empresas estavam deixando de faturar”, explicou o consultor do sindicato patronal. Inicialmente, o Seturn afirmou que a tarifa atual só suportaria um reajuste nos salários dos trabalhadores de 4,24%.

A proposta acatada por ambas as partes foi proposta pelo mediador da Superintendência Regional do Trabalho ontem. Todos os trabalhadores rodoviários deverão ter um reajuste salarial de 10%. Os motoristas e aqueles que ganham igual ou acima do salário de motorista receberão 10% no vale alimentação. Os cobradores deverão ter o vale alimentação reajuste em 14%, assim como as outras funções que ganham salário igual ou inferior ao de cobrador. 

Todas as outras cláusulas da convenção do trabalho anterior foram mantidas. Vale lembrar que a inflação de maio de 2015 a maio de 2016 foi de 9,28% (IPCA). O mês de maio é a data de negociação trabalhista dos rodoviários. 

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Terminal de ônibus de Aracaju corre o risco de desabar

Após o desabamento de uma peça metálica no shopping Jardins, que matou uma universitária e deixou um jovem com ferimentos graves, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), Aricio Resende, falou sobre a urgência em fazer manutenção e destacou que o terminal de integração da Zona Oeste inaugurado em 2006 corre o risco de desabar.

“A fiscalização do Crea fez uma inspeção no terminal de ônibus da rodoviária e a estrutura a qualquer momento pode cair. A estrutura está toda corrompida. É impossível você manter um ambiente daquele entregue a sociedade”, alerta.

De acordo com Aricio Resende ainda esse mês, o Crea fará uma reunião com o Ministério Público, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para definir medidas preventivas que cobrem manutenções permanentes. “Nós temos que fazer uma fiscalização preventiva em função dessas estruturas que estão fragilizadas e sujeitas a acidentes”, reforça.

O presidente do Crea, Aricio Resende
Sobre o Terminal Leonel Brizola, a equipe do Portal Infonet entrou em contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) que afirmou já ter conhecimento a cerca dos riscos. De acordo com a assessoria de imprensa ações preventivas já estão sendo tomadas, inclusive com o isolamento de uma área do terminal. A assessoria acrescentou ainda que obras serão feitas no local.

Informações: Portal Infonet
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