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STTU modifica rota de 20 linhas intermunicipais dentro de Natal

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Aos poucos a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) vai implementando uma série de medidas para dar maior fluidez ao sistema de transportes coletivos de Natal, com a implantação de  corredores exclusivos e semi-exclusivos de ônibus nas duas principais vias de entrada e saída da cidade: avenidas Senador Salgado Filho/Hermes da Fonseca e avenida Prudente de Morais. 

Para isso, a STTU informa que, já a partir deste sábado (5),  pelo menos 20 linhas de seis empresas de transportes intermunicipais deixarão de voltar ao  interior pela avenida Salgado Filho, onde será implantada uma faixa semi-exclusiva, nos dois sentidos, entre a avenida Bernardo Vieira (Lagoa Seca) e o viaduto do 4º Centenário, em Lagoa Nova.

O secretário municipal adjunto de Transportes, Clodoaldo Cabral Trindade Júnior, explica que entre 80 e 100 intermunicipais deixarão de circular pela Salgado Filho, onde, segundo ele, "o trânsito está muito saturado". 

Clodoaldo Cabral disse que os ônibus intermunicipais farão o trajeto de volta pela avenida Prudente de Morais, exceto três linhas que vêm de Macaiba, Parnamirim e Regomuleiro (São Gonçalo do Amarante), que farão um pequeno percurso dando a volta em frente ao Midway Mall, seguindo pela Bernardo Vieira e voltando à Prudente de Morais a partir da rua Romualdo Galvão.

O secretário adjunto argumentou que, em capitais como Recife (PE), Fortaleza (CE) e em João Pessoa (PB), já existem  faixas exclusivas e semi-exclusivas de ônibus. "Nós estamos caminhando pra isso, desde que no começo de agosto, fizemos a proibição de conversão à direita, no horário de pico das 17 às 19 horas, dos veículos que vinham das avenidas Bernardo Vieira, Antonio Basílio e Nascimento de Castro para a avenida Salgado Filho", disse.

Segundo Cabral, desde o dia 3 do mês passado a STTU vem estudando a viabilidade de criação desses corredores para o transporte coletivo. "Realmente, nós observamos que a maioria dos automóveis e outros veículos não trafegam pelo lado direito dos ônibus, já andam na segunda e terceira faixas".

De acordo com o secretário adjunto de Transportes, com messa medida a fluidez do trânsito na avenida Salgado Filho melhorou depois que os motoristas começaram usar, com mais frequências, corredores de saídas como avenidas Prudente de Morais, São José e Jaguarari.

Ele informou que já na noite de segunda-feira (31), equipes da STTU começariam a pintar a sinalização horizontal da ciclofaixa da avenida Salgado Filho, que posteriormente será implementada na avenida Prudente de Morais, compartilhada pelas linhas intermunicipais de transportes de passageiros, que continuam tendo acesso ao centro de Natal pelas avenidas Salgado Filho e Prudente de Morais. "Só a volta é que tem essas modificações", continuou ele, exceto para as linhas intermunicipais de Parnamirim que se dirigem e voltam do bairro da Cidade Alta, em Natal. 

Segundo a STTU, atualmente circulam pela avenida Salgado Filho 1.800 ônibus diariamente, além de 7.500 carros particulares em horário de pico, que transportam 590 mil pessoas, das quais 370 mil são usuárias do transporte coletivo, que já teve faixa semi-exclusiva testada em 2013 entre Neópolis e o centro da cidade.

Mudanças de percursos: volta dos ônibus intermunicipais
Mudanças de percursos: volta dos ônibus intermunicipais

 Novo trajeto para ônibus provenientes da avenida Presidente Bandeira


 Novo trajeto para ônibus provenientes da rua Potengi
 Novo trajeto para ônibus provenientes da Prudente de Morais

Trajeto para ônibus que utilizam a Antônio Basílio também terá mudanças

Informações: Tribuna do Norte

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Governo do Estado discute implantação de BRTs em 120 quilômetros na Grande Florianópolis

Cento e vinte quilômetros de pistas exclusivas para o transporte coletivo, com prioridade ao BRT (bus rapid transit – transporte rápido por ônibus), é o projeto que está sendo discutido pelo governo do Estado, após mais de dois anos de análises do Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis). Na última semana, técnicos do Plamus apresentaram ao governador Raimundo Colombo (PSD) e ao secretário de Estado de Planejamento, Murilo Flores, a proposta de implementação deste sistema e discutiram a viabilidade. 

A perspectiva é de que em até cinco anos os primeiros 52 quilômetros do trecho inicial que compreende 87 quilômetros, possam ser implantados, começando pela Via Expressa, um dos principais gargalos de acesso à Ilha de Santa Catarina. O desafio é implantar até 2018 o primeiro trecho de oito quilômetros da Via Expressa.

Ainda não há prazos nem valores assegurados oficialmente, mas a proposta é fazer uma PPP (Parceria público-privada) para viabilizar o projeto e dar início às obras no final de 2016. A estimativa é de que os 87 quilômetros custem cerca de R$ 900 milhões.

Na prática, um ônibus que hoje leva de 30 a 40 minutos para atravessar a Via Expressa em horários de pico poderia atravessá-la em dez minutos na pista exclusiva. “É uma redução drástica de tempo. O BRT simplifica o sistema de linhas, mas não reduz a oferta. Seriam poucas linhas, mas muito eficientes. O sistema atual de transporte funcionaria como alimentador dessas linhas troncais. Seria um sistema complementar ao de hoje”, explica Guilherme Medeiros, coordenador técnico do Plamus.

A rede de pistas para os BRTs incluiria os municípios de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu. A perspectiva é de que o primeiro trecho a ganhar estas vias seja a completa extensão da Via Expressa ao Ticen (Terminal Integrado do Centro), pelo grande fluxo de carros e de congestionamento em horários de pico. A Via Expressa tem duas pistas em cada sentido. Com o projeto, seria criada mais uma pista em cada sentido e as vias centrais seriam destinadas exclusivamente aos BRTs. Este traçado ainda seria integrado ao futuro anel viário do Centro da Capital.

Prioridade para o transporte coletivo

Durante dois anos, uma equipe de técnicos integrou o Plamus para discutir e apresentar soluções para os problemas de mobilidade urbana na Grande Florianópolis. Agora, com a pesquisa praticamente concluída, discute-se as alternativas encontradas para melhorar a mobilidade na região. “Toda a rede de transporte público terá que ser ajustada, otimizada, porque hoje a gente observa sobreposição de linhas, sistema que não funciona de forma eficiente, nem para quem opera nem para os passageiros. Dentro disso, entra o BRT como um dos principais elementos para fazer essa mudança”, diz Guilherme Medeiros.

A ideia é que o projeto BRT se integre aos trechos de corredores prioritários que a Prefeitura de Florianópolis está implantando na cidade com verba do Ministério das Cidades. A parte do governo do Estado, de forma público-privada, seria para que uma empresa privada implantasse e operasse o sistema, remunerado sempre de acordo com o desempenho.

Informações: Notícias do Dia Online

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Metrô do Recife soma mais de 100 assaltos neste ano

O metrô do Recife tem se transformado em um transporte do medo. Só este ano já foram registradas mais de 100 ocorrências de roubo ou furto dentro dos vagões. E nos últimos 30 dias, um total de cinco assaltos, mais de um por semana. Um número que assusta e já resulta em morte. Ontem, um policial civil à paisana reagiu a um assalto e matou dois suspeitos dentro do vagão, na Estação Largo da Paz, em Afogados. Perto dali, a polícia apreendeu um menor que confessou que estava indo à estação matar um desafeto, mas foi apreendido antes pelos policiais. 

O principal sistema de transporte de massa da Região Metropolitana transporta cerca de 400 mil usuários por dia, mas a insegurança traz medo não apenas para os usuários, mas também para os trabalhadores. Depois de três paralisações no ano passado, o Sindicato dos Metroviários participa hoje de uma audiência pública em Brasília para pedir por uma solução para a onda de terror. 

Ontem, de acordo com informações fornecidas por funcionários da estação, os três homens embarcaram na estação Imbiribeira, Zona Sul, por volta das 14h. E logo que o trem iniciou o movimento, eles anunciaram o assalto. Um policial civil à paisana estava presente no vagão e deu voz de prisão aos homens. Um deles estava armado com um revólver calibre 38 e teria tentado atirar três vezes, mas a arma falhou. Com isso, o policial reagiu e deu dois tiros. O segundo tentou pegar a arma do morto para atirar e também foi morto. Já o adolescente não teria reagido e foi apreendido e encaminhado para o Departamento de Proteção à Criança e ao Adolescente(DPCA). Os suspeitos não foram identificados. O Instituto de Medicina Legal IML) vai aguardar dez dias para o reconhecimento. 

De acordo com a perita do Instituto de Criminalística Vanja Coelho, não houve uma troca de tiros e os suspeitos foram atingidos de forma letal. O policial civil prestou depoimento na DPCA acompanhado do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol). “Ele agiu em defesa da própria vida e dos usuários”, afirmou Áureo Cisneiros, presidente do Sinpol. 

De acordo com a assessoria da CBTU, o departamento de segurança já vinha monitorando o movimento dos suspeitos, que sempre ocorria no mesmo horário. Algumas imagens fornecidas pela CBTU podem servir de prova da ação dos assaltantes. 

O presidente do Sindicato dos Metroviários, Diogo Morais, disse que serão feitas novas mobilizações para pedir por mais segurança. “Na próxima semana, vamos nos reunir em assembleia e discutir nossas posições no futuro”. Ele relembrou do plano de segurança que está sendo elaborado, que prevê contratação de funcionários e a possibilidade parceria com a Polícia Militar. “O documento está pronto, mas ainda não foi apresentado oficialmente. Continua em debate”, apontou. Já a CBTU informou que está em busca de mais recursos para nomeação dos candidatos aprovados em concurso.

Saiba mais

4 km é a distância entre as estações Joana Bezerra 
e Imbiribeira

5 assaltos foram registrados neste trecho nos últimos 30 dias 

12h às 15h é o horário 
em que os bandidos costumam agir 

Eles embarcam, anunciam o assalto, desembarcam na estação seguinte e ordenam que os passageiros só desçam uma estação depois

400 seguranças 
atuam no metrô, mas não têm permissão para usar armas de fogo 

380 mil passageiros  
utilizam o sistema diariamente

28 estações  
compõem o sistema

40 trens 
formam a frota do metrô

R$ 1,60 é o valor do bilhete  
cobrado pelo Metrorec, 
o menor do país

Em 2014 

De viagens realizadas por passageiros no metrô

R$ 31 milhões 
é o valor da dívida acumulada entre 2012 e 2014 do Grande Recife Consórcio com a CBTU-Metrorec

O dinheiro da dívida é equivalente a 

-2 novos trens

-19,4 milhões de bilhetes de metrô

-100 vezes o gasto anual do Metrorec com a depredação gerada pelo vandalismo

Informações: Diário de Pernambuco

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Grande Vitória terá sistema de integração nos ônibus

Um novo sistema de mobilidade urbana em Vitória promete viagens mais rápidas e econômicas na capital. A partir do dia 3 de outubro, a prefeitura implanta o Integra Vitória, que interligará as linhas de micro-ônibus aos ônibus convencionais. Dessa forma, o passageiro pode pegar dois ônibus pagando apenas uma tarifa.

Com esse sistema, os cidadãos terão mais alternativas para circular pela cidade. Serão criadas 16 linhas. Aproximadamente 21 mil passageiros de mais de 20 bairros, como São Pedro, São Benedito e Santo Antônio, serão beneficiados.

O novo sistema vai reduzir o tempo de espera dos ônibus nos bairros, segundo a prefeitura, e ampliar a possibilidade de deslocamento com a maior oferta de linhas para destinos diversos.


Com apenas uma passagem, quem pegar o micro-ônibus pode fazer a baldeação para um coletivo convencional nos pontos de integração.

"O Integra Vitória melhora a mobilidade na cidade e dá mais opção para a população ir a outros bairros, pagando apenas uma passagem. O novo sistema é mais eficiente e inteligente", disse o prefeito Luciano Rezende em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (31).

Ele deu um exemplo. "Hoje, quem está em Jardim Camburi e deseja ir para Goiabeiras pega dois ônibus e paga duas passagens. Com o Integra Vitória, o bairro ganhará um micro-ônibus para os usuários fazerem a integração na avenida Adalberto Simão Nader e, então, acessar as linhas que circulam no interior de outros bairros, sem nenhum custo adicional", explicou.

Como fazer
Para usar o sistema, o usuário do transporte coletivo pegará o micro-ônibus em seu bairro e, ao longo do trajeto, desembarcará em um ponto de integração, localizado em um importante corredor viário da cidade e que será sinalizado com placa. Os coletivos menores circularão nos bairros e alcançarão as principais avenidas para baldeação.

Os passageiros farão a baldeação em 46 pontos de integração e terão meia hora para pegar um ônibus convencional.

O inverso também será possível, ou seja, sair do convencional e pegar o micro-ônibus. Basta usar qualquer Cartão Siga Vitória (Cidadão, Estudante, Serviços e Vale-transporte).

A integração não será realizada de meia-noite às 4h30. Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Josivaldo Andrade, nesse período não circulam micro-ônibus.

Mobilidade
Para melhorar o deslocamento e a mobilidade dos usuários, 16 linhas terão seus trajetos reformulados nos bairros. O destino final das linhas mudará e, com isso, o nome delas também.

Se antes, um micro-ônibus levava as pessoas de um ponto a outro da cidade, com o Integra Vitória, o coletivo irá até um ponto de integração, onde o usuário terá acesso a linhas que levam para qualquer outro ponto da capital. Todas as linhas alimentadoras ganharão números novos e pequenos, sempre pares e começando com zero, de 012 a 042.

As linhas convencionais não terão mudanças nos números e itinerários.
"O Integra Vitória vai melhorar o trânsito e a capital ganhará em mobilidade. Os moradores terão viagens mais rápidas. O tempo de espera nos bairros vai reduzir. Os pontos de integração terão muitas linhas que levarão os passageiros a qualquer ponto da cidade. O sistema ganha em eficiência e gera economia para o usuário", afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

Informações: G1 ES
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Governo entrega mais 12,3 km do Corredor Guarulhos - São Paulo

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Trecho Cecap – Vila Galvão beneficiará 60 mil usuários / dia com mais opções de linhas para a capital e economia de até R$ 4,40 com as novas integrações para estações do Metrô e da CPTM.

O Governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira, 31/08, mais 12,3 km do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo, empreendimento idealizado para reestruturar o transporte metropolitano da região norte da Grande São Paulo, oferecendo à população viagens mais rápidas e seguras em faixas exclusivas para ônibus. A operação no trecho começará, gradativamente, a partir de terça-feira, 01/09.

Projetado e construído pela EMTU/SP sob coordenação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), o trecho Cecap – Vila Galvão representou investimento de R$ 99,7 milhões. Somados aos R$ 39,7 milhões da ligação de 3,7 km entre Taboão e Cecap, operando desde 2013, o investimento total do Governo do Estado foi de R$ 139,4 milhões.  

Esta nova etapa conta com três faixas de circulação por sentido, sendo uma delas exclusiva para ônibus em 9,6km construídos em pavimento rígido, característica que proporciona mais conforto ao usuário e menor custo de manutenção da via. Conta, ainda, com 3 km de ciclo passeio distribuídos ao longo do corredor, além de 2,7km de via que serão compartilhados com o tráfego local. 

Principais melhorias proporcionadas pelo novo trecho do Corredor:

- Semáforos exclusivos para a travessia de pedestres foram implantados em todos os pontos de parada. A rede semafórica está interligada, possibilitando a sincronização dos equipamentos para melhor fluidez;
- Foram implantados 10.038 m² de paisagismo;
- Foram instaladas 170 m² de placas de advertência e orientação (sinalização vertical ) e 15.107 m² de faixas de trânsito (sinalização horizontal);
- 3 km de ciclo passeio distribuídos ao longo do corredor; 
- 16 estações de embarque e desembarque, mais a Estação de Transferência Emílio Ribas que contam com cobertura e iluminação adequadas, sinalização horizontal e vertical, sistema de informação ao usuário, piso com altura de 28 cm para facilitar o embarque e desembarque em nível com o acesso aos ônibus, rampas para acesso de cadeirantes e faixas de travessia que aumentam a segurança do pedestre no seu entorno;
- O Corredor é 100% acessível com piso podotátil;
- As travessias de pedestres ao longo do corredor são adequadas para total acessibilidade, contando com rampa de acesso, piso podotátil, semaforização para pedestres e sinalização;
- No trecho de parada à esquerda e faixa exclusiva de ônibus, as estações de embarque estão localizadas próximas aos cruzamentos, facilitando o acesso de pedestres ao canteiro central;
- Iluminação adequada ao longo do Corredor para segurança noturna;
- Comunicação visual simples e de fácil visibilidade para que os usuários transitem de maneira adequada e com agilidade nas dependências do Corredor e Estações;
- A infraestrutura permite que seja instalada futuramente a cobrança eletrônica por meio de catracas, viabilizando a implantação de integração tarifária entre os sistemas intermunicipal e municipal;
- As características arquitetônicas desenvolvidas permitem que sejam implantados sistemas diversos como sonorização, painéis informativos eletrônicos, CFTV (circuito fechado de TV com sistema de câmeras de segurança) e outros.

A previsão é de que sejam transportados nesse trecho 60 mil passageiros por dia. 

Operação Integrada 

A entrega do trecho Cecap- Vila Galvão proporcionará aos usuários viagens mais rápidas e seguras e maior mobilidade. Ao utilizar o Cartão BOM, haverá novas opções de deslocamento para as linhas do Metrô e da CPTM por meio da integração com desconto entre linhas metropolitanas. 
A linha 802 Terminal Taboão – Metrô Tucuruvi será o serviço principal do corredor e sua frota operacional triplicará, passando de três para nove ônibus, com intervalo médio de 15 minutos. O desconto na integração propiciará uma economia de até R$ 4,40 aos usuários. Veja a seguir as novas integrações possíveis: 

Terminal Taboão 
- Integração com desconto entre oito linhas metropolitanas com a linha 802
- Ponto terminal de 17 linhas municipais
- Frota total de 172 veículos
- Frequência de 94 ônibus hora/pico 
No trecho que liga os Terminais Taboão e Cecap será possível a integração entre as linhas 552, 590, 599 e 802, facilitando os deslocamentos das pessoas que tiverem como destino as Estações Armênia, Penha e Tucuruvi. 

Terminal Cecap 
- Integração entre 12 linhas metropolitanas com a linha 802
- Ponto terminal de 16 linhas municipais 
- Frota total de 199 veículos
- Frequência de 101 ônibus/hora/pico
Trecho Cecap  - Praça IV Centenário:
- Integração de 13 linhas metropolitanas com a 802.
Trecho Praça IV Centenário  - Vila Endres 
-  Operação de 19 linhas metropolitanas  com ligação direta para Armênia, Campos Elíseos, Penha, Carrão Tietê e Tucuruvi.
Trecho Vila Endres - Timóteo
Integração de duas linhas metropolitanas com a linha 802. 
Trecho Timóteo a Vila Galvão,
- Operação de10 linhas metropolitanas com ligação direta para as Estações Tucuruvi e Parada Inglesa.

Terminal Vila Galvão
Em dezembro de 2014 foi entregue aos usuários o Terminal Vila Galvão que também faz parte desse trecho do corredor, com quatro plataformas dotadas de bancos, lixeiras e todos os itens de acessibilidade, além de um bicicletário com capacidade para 74 unidades. Por lá, o planejamento operacional prevê:
- Integração de duas linhas metropolitanas com a linha 802
- Ponto terminal de 11 linhas municipais 
- Frota total de 94 ônibus
- Frequência de 44 ônibus hora/pico.

Corredor Guarulhos – São Paulo
Trecho Taboão – Cecap 
O trecho Taboão – Cecap, com 3,7 km de extensão e dois terminais de integração, foi entregue em julho de 2013. Lá operam linhas metropolitanas e municipais que compartilham a faixa exclusiva para ônibus. A circulação é de 30 mil usuários por dia. 
Trecho IV Centenário (Guarulhos) - Tiquatira (Penha)
EMTU/SP trata com a Prefeitura de Guarulhos para viabilizar a implantação do Terminal Metropolitano Vila Endres e com a Prefeitura de São Paulo para viabilizar a passagem de transposição da CPTM e a duplicação do viaduto Imigrante Nordestino, na Penha.
Trecho Vila Galvão – Tucuruvi  
O projeto desse trecho de 4,5 km está em revisão. EMTU/SP trata com a Prefeitura de São Paulo com o objetivo de reduzir as desapropriações previstas. 

Informações: EMTU SP

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Grande Recife conta hoje com 163 ônibus articulados em operação

domingo, 30 de agosto de 2015

Região Metropolitana do Recife tem hoje uma das maiores frotas de ônibus articulados do Brasil, na qual mais de 2 milhões de pessoas usam o transporte coletivo todos os dias.

Se levarmos em comparação a outras grandes cidades do Brasil, Recife só perde para São Paulo neste quesito, então porque ainda os ônibus andam superlotados?

Umas das problemáticas do transporte é vermos ônibus pequenos andando em corredores de ônibus importantes da cidade, para especialistas, vias de grande porte deveriam ser mais exploradas por estes ônibus para que o fluxo de passageiros fosse melhor distribuído.

Outro grande problema é quanto a falta destes articulados em alguns terminais integrados, um exemplo é a diminuição destes veiculos na linha Barro/Macaxeira/BR-101 e também em linhas consideradas problemáticas no centro da cidade, caso das linhas circulares que saem do terminal integrado do Recife.

Ou seja, mesmo com este número de articulados, é preciso ter um sistema uniformizado onde os ônibus articulados sejam mais explorados nos corredores e terminais da cidade.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transportes, A Região Metropolitana do Recife é atendida hoje por 163 ônibus articulados somando aos novos do Sistema BRT.

Hoje esses ônibus articulados usam ss corredores Leste/ Oeste e Norte/ Sul que já estão em operação, futuramente os corredores Agamenon Magalhães e BR-101 que fará a ligação entre Abreu e Lima e Jaboatão.

Blog Meu Transporte

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Governo de São Paulo decide congelar obras de monotrilho

O governo de São Paulo, do governador Geraldo Alckmin (PSDB), decidiu congelar a construção de 17 das 36 estações de monotrilho previstas para as linhas 17-Ouro, que está sendo construída na Zona Sul de São Paulo, e da Linha 15-Prata, na Zona Leste. Com isso, o monotrilho não vai mais atender extremos da cidade, como a ligação Aeroporto de Congonhas a Estação Jabaquara ou o trecho até a futura estação São Paulo-Morumbi da Linha 4 do Metrô.

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, “a prioridade é concluir os trechos que já possuem obras avançadas antes de abrir novas frentes de trabalho”. Diz ainda que, nas áreas que não serão atendidas agora, estão sendo equacionadas questões como ampliações viárias, reassentamentos e desapropriações.

Questionada, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos não informou quantos dos 44,3 km anunciados ficam comprometidos com essa decisão.

Na Linha 17-Ouro, anunciada como serviço que atenderia o bairro de Paraisópolis, mas que não vai mais cruzar o Rio Pinheiros, são pelo menos 9,9 km congelados, segundo informações disponíveis no site do Metrô. A obra terá agora 7,7 km dos cerca de 17,7 km prometidos e ficará restrita ao trecho entre o Aeroporto de Congonhas e a Marginal Pinheiros.

A linha também vai perder o trecho que ligaria o aeroporto até a Estação Jabaquara, onde faria conexão com a Linha 1-Azul do Metrô.

A linha foi anunciada quando ainda se discutia o uso do Estádio do Morumbi para a Copa do Mundo de 2014. Ela chegou a ser prometida para 2013, mas só deve ficar pronta em 2017 e com extensão menor que a prevista.

Ficam de fora até segunda ordem as estações Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi, São Paulo-Morumbi, Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista.

Zona Leste
Já a Linha 15-Prata seria a substituição do antigo Expresso Tiradentes. O chamado “Fura Fila”, projetado nos anos 90 para ir até o extremo leste, foi redesenhado depois para ser um serviço de ônibus elevado ligando o Centro à Vila Prudente. De lá, seguiria em sistema de monotrilho até Cidade Tiradentes.

Em 2013, o G1 mostrou que já havia um impasse na obra em razão de o trajeto prever a construção dos pilares do monotrilho na Avenida Ragueb Chohfi, via comercial e estreita e que é um dos principais acessos à região de Cidade Tiradentes. O impasse se dava em relação às inúmeras desapropriações previstas para a área.

Agora, a Secretaria de Transportes Metropolitanos decidiu congelar sete estações da linha 15:  Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes. Além dessas, a conexão com a Estação Ipiranga, da Linha 10-Turquesa, de 2,2 km, na outra ponta da linha.

A quilometragem total que não será priorizada neste momento não foi informada pela secretaria. A previsão inicial era que o monotrilho tivesse, no total, 26,6 km.

Nota da Secretaria
"A Secretaria dos Transportes Metropolitanos informa que, sobre os projetos dos monotrilhos das linhas 15- Prata e 17-Ouro, a prioridade é concluir os trechos que já possuem obras avançadas antes de abrir novas frentes de trabalho. Os trechos prioritários são a ligação do Aeroporto de Congonhas até o Morumbi (integração com a Linha 9 da CPTM) na Linha 17 e Vila Prudente a Iguatemi na Linha 15.

Nos demais trechos, estão sendo equacionadas as questões referentes às ampliações viárias com a Prefeitura de São Paulo, levantamento de reassentamentos e desapropriações necessárias para o prosseguimento das obras, licenciamentos ambientais e novas fontes de financiamento."

Linha Bronze 
Há exatamente um ano o governo do estado assinou o contrato para construir a Linha Bronze do monotrilho, que vai ligar o ABC à Zona Leste da Capital. Mas, até agora, não tem nem sinal de obra. O governo diz que ainda espera pelo dinheiro do governo federal para iniciar a construção.

Márcio Pinho
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Em Salvador, Integração entre metrô e ônibus começa em outubro

O início da operação comercial do metrô de Salvador e a integração do modal com linhas de ônibus da região metropolitana estão confirmados para outubro deste ano. Quem confirmou a informação foi o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Carlos Martins.

Segundo Martins, a princípio, a integração entre metrô e ônibus acontecerá na estação do Retiro, apenas com as linhas que vão da região metropolitana para a Estação da Lapa pela BR-324. Depois, afirma o secretário, "a lógica é mudar para Pirajá". Isso porque o terminal metroviário do bairro será inaugurado em outubro.

"Priorizamos a integração com o sistema metropolitano e continuamos negociando com a prefeitura de Salvador e com os empresários sobre o sistema urbano", afirmou Martins, sem falar sobre o valor a ser cobrado pela passagem do metrô.

Segundo ele, o impasse ultrapassa a questão tarifária. Definições operacionais e a necessidade de extinção de linhas de ônibus estão entre os fatores que complicam uma resolução da pauta, que se arrasta desde abril.

O secretário ainda falou da licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que substituirá os trens do subúrbio, ligando Paripe ao Terminal da França. O edital que vai selecionar a empresa executora da intervenção, segundo ele, será publicado no começo de setembro.

No mesmo mês, o governo inaugura a estação do metrô na avenida Bonocô e já começa a pensar na conclusão da Linha 2 (Acesso Norte-Aeroporto) e do Tramo 3 (Pirajá-Águas Claras).

"A ideia é inaugurar uma estação a cada seis meses na Linha 2. As primeiras serão Detran e Rodoviária. Em 2017, a obra acaba e, em 2016, queremos acabar o Tramo 3, que vai ter 5 km", projeta.

Por Yuri Silva
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