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No Recife, Poucos ônibus, muita confusão e até briga no terminal integrado de Joana Bezerra
segunda-feira, 3 de setembro de 2012Postado por Meu Transporte às 18:08 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
No Recife, Fim do corredor Leste/Oeste será no Derby e não vai contemplar a maioria dos usuários
A ironia é que a Boa Vista, que foi construída em 1899, significou o novo caminho para ligar justamente o Derby ao Centro da cidade. Essa ligação, claro, não pode ser rompida. São 169 ônibus e 110 mil passageiros que passam por dia pelo bairro em direção ao Centro. A Conde da Boa Vista efetivamente faz parte do Leste/Oeste, mesmo não tendo sido contemplada, ainda. A expectativa é que um outro projeto ainda não licitado atenda o restante do corredor nos próximos dois anos.
O projeto licitado até agora do Leste/Oeste terá 12,5 quilômetros. A Boa Vista tem 1,6 km. Ou seja, menos de 2km separam um modelo de transporte que promete ser referência de um “arranjo” para permitir a entrada do BRT numa via não preparada para o modelo. Já sabendo da limitação, a primeira hipótese levantada pela Secretaria das Cidades foi a de fazer uma integração temporal no Derby. Ou seja, os futuros ônibus do BRT chegariam até esse ponto para retornar. O passageiros que quisessem seguir em frente até o Centro poderiam usar um bilhete temporal e mudar de condução, sem precisar pagar outra passagem. Isso tudo faltando 1,6km para concluir o percurso.
Fazer uma integração temporal com um volume de cerca de 100 mil passageiros é, no mínimo, arriscada e pode pôr em “xeque” o principal trunfo do BRT: a rapidez do sistema. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano já pensa no plano B. De acordo com o diretor de planejamento, André Melibeu a integração temporal no Derby não é uma solução possível devido ao grande volume de passageiros. “A operação tem que continuar até o Centro. Não é possível fazer um transbordo no Derby com o volume diário de passageiros”, revelou.
Uma ideia que já chegou a ser cogitada foi a construção de algumas estações no modelo BRT na Conde da Boa Vista e em alguns pontos do Centro, que atenderiam, inclusive, o corredor Norte/Sul. Outra opção será adaptar os ônibus no BRT com uma porta do lado direito para o desembarque dos passageiros nas paradas já existentes da Conde da Boa Vista
Por Tânia Passos / Blog Mobilidade Urbana
Postado por Meu Transporte às 13:56 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco
Reportagem mostra os 40 anos do Metrô em São Paulo
O transporte rápido sobre trilhos só começaria a operar comercialmente dois anos mais tarde, mas o teste foi considerado uma inauguração: afinal, ainda que por poucos metros, era a primeira vez que um metrô andava em São Paulo.
“Naquele tempo, uma coisa dessas era novidade para todo mundo”, comenta Antonio Aparecido Lazarini, que teve o privilégio de ser o condutor desse primeiro teste (leia mais abaixo). “Tinha gente que perguntava se, por andar debaixo da terra, dava para ver o subsolo. E muitos tinham medo, diziam que podia ser perigoso, que jamais andariam em um negócio desses. Alguns imaginavam que andar de metrô seria como entrar em uma caverna.”
Os funcionários mais antigos da companhia também se recordam que muitos paulistanos não aprovavam as obras. Reclamavam dos transtornos na região, da demora em concluir tudo e, principalmente, do alto valor investido.
Evolução. Autoridades, urbanistas e as pessoas mais esclarecidas, por outro lado, viam a novidade com extremo otimismo. Em 25 de janeiro de 1972, o Estado publicou uma reportagem em que especialistas previam que, dentro de 20 anos, a cidade contaria com “dezenas de linhas de metrô”. Quarenta anos se passaram e as linhas são apenas cinco. Quando o metrô entrou em operação, seus trens percorriam, diariamente, 353 km. Hoje, o total percorrido é de cerca de 67 mil km.
Outro fato importante é que o metrô já nasceu atrasado em São Paulo. Para se ter uma ideia, Londres, a primeira cidade do mundo a contar com um sistema de transporte assim, fez essa inauguração em 10 de janeiro de 1863. Isso mesmo: 111 anos antes da inauguração comercial do sistema em São Paulo.
Resultado: enquanto a malha metroviária da capital britânica é de 400 km, os paulistanos têm apenas 78,1 km à disposição (veja mais dados no infográfico acima).
Otimismo. O secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, diz que a marcha lenta da criação de novas linhas ficou no passado. “A expectativa hoje é muito mais segura. Você tem quatro linhas em construção e, até março, poderemos ter cinco obras ao mesmo tempo. É inevitável que vamos partir para um patamar de 10 km de linhas construídas por ano.” O que se viu até agora, no entanto, foi um número muito menor. Na história do metrô, a média tem sido de 2 quilômetros de linha a cada 12 meses.
Com mais linhas abertas, a promessa da atual gestão da Companhia do Metropolitano é de uma cidade integrada. “Certamente vai mudar o perfil. Será uma rede que ultrapassará os 100 km em 2014 e os 200 km no final da década”, afirma o secretário.
As projeções dos órgãos que planejam o transporte público da cidade são de que, antes de 2020, a maior parte das viagens realizadas na cidade será feita por metrô.
Postado por Meu Transporte às 01:36 0 comentários
Marcadores: Reportagem especial, São Paulo, trem/metrô
Mobilidade urbana exige adoção de novos sistemas de transporte público, diz CNI
domingo, 2 de setembro de 2012
Postado por Meu Transporte às 10:35 0 comentários
Marcadores: B R T, Brasília, Corredores de Ônibus, Resultados enquetes, São Paulo, VLT
Metrô de São Paulo lança edital para a Linha 15-Branca
sábado, 1 de setembro de 2012
Após a publicação do edital, ocorre a fase de pré-qualificação. As propostas deverão ser apresentadas em aproximadamente 40 dias pelas empresas interessadas. E depois da análise das propostas, a companhia divulgará o vencedor. A expectativa é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2013. Com a Linha 15-Branca em obras, a cidade de São Paulo terá cinco linhas de metrô e monotrilho em construção simultânea.
A Linha 15-Branca vai ligar a zona leste até Guarulhos. Serão 13,5 km de extensão e 12 estações (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo de França e Dutra). Terá interligação com outras três linhas do Metrô (2-Verde, 3-Vermelha e a 6-Laranja) e três da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
Do Portal do Governo do Estado
Postado por Meu Transporte às 07:11 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Em Belo Horizonte, 1350 motoristas e cobradores estão de licença médica por problemas emocionais e de saúde
Postado por Meu Transporte às 07:10 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais, Reportagem especial
Ônibus em Salvador circulam com fotos de desaparecidos
A ação é resultado da parceria entre a Polícia Civil, a agência Mídia Bus e o Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado da Bahia (Sepexba) e visa ampliar o volume de informações sobre o paradeiro de pessoas procuradas.
Até 5 de setembro, as fotos estarão expostas em 100 ônibus, nas duas cidades.
Todo o material faz parte do acervo de fotografias de pessoas desaparecidas, cadastradas na Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), do Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP).
Foram produzidas duas peças publicitárias, uma com duas fotos, que será afixada na chaparia ou vidro traseiro do ônibus, e outra para a divisória de vidro atrás do motorista, facilmente visível para todos os passageiros.
Além de exibir as fotografias, as peças publicitárias informam também o local onde o desparecido foi visto pela última vez, o nome da pessoa, idade e o telefone da DPP para contato, que é o 3116-0357.
Para facilitar a identificação, todas as fotos passaram antes por um minucioso tratamento visual, para que a impressão tivesse uma melhor qualidade. Elas poderão ser vistas em quase todos os itinerários existentes em Salvador e Lauro de Freitas, circulando por dezenas de bairros diferentes.
Segundo a titular da DPP, delegada Juceli Rodrigues, localizar uma pessoa desaparecida apenas com o trabalho da polícia, em uma cidade como Salvador, pode ser uma missão muito difícil e demorada.
Para ela, a iniciativa permitirá ampliar a rede de informações dos setores de investigação da unidade policial e ajudará a localizar um desaparecido com mais rapidez. “Estamos buscando utilizar diferentes meios de divulgação que ajudem a encontrar pessoas desaparecidas em menos tempo”, afirma a delegada.
Postado por Meu Transporte às 07:10 0 comentários
Marcadores: Bahia
Em Fortaleza, Transporte alternativo terá que ser licitado
FOTO: KID JÚNIOR |
Postado por Meu Transporte às 07:10 0 comentários
Marcadores: Ceára