Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
O Terminal 7 (T7), localizado no cruzamento das avenidas Torquato Tapajós e do Turismo, na Zona Oeste da capital, entrou em operação neste s...
-
A nova linha 417, que ligará a zona leste à zona sul da cidade começa a funcionar a partir desta segunda-feira (16), em Manaus. A nova rota ...
-
A renovação da frota de ônibus de Goiânia deve começar a operar dentro de 20 dias, segundo fontes ligadas as empresas de ônibus. Os novos ve...
-
As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Baixada Santista começaram a receber os primeiros veículos do total de 100 novos ônibus 0...
-
A fabricante chinês Higer Bus apresentou nesta semana no IAA Transportation 2024, em Hannover, na Alemanha, o novo micro-ônibus elétrico Azu...
-
Em apoio ao Dia Mundial Sem Carro (22/9), a BRT Sorocaba reforça o compromisso com a mobilidade urbana e a importância do transporte coletiv...
-
Na madrugada desta sexta-feira, 20 de setembro, foi iniciada mais uma etapa de testes na Linha 2 do VLT, com a passagem da composição por to...
-
A linha BRT-2 em Feira de Santana foi inaugurada nesta quarta-feira (18) pelo prefeito Colbert Filho como parte das comemorações pelos 191 ...
-
A Trensurb divulgou em seu Instagram que o dia 20 de setembro, data tão simbólica para os gaúchos, terá ainda mais essa boa notícia para ser...
-
O município de Lauro de Freitas , Região Metropolitana de Salvador (RMS), recebeu nesta sexta-feira (20), duas novas linhas de ônibus elétri...
- Novo micro-ônibus elétrico apresentado em Hannover, Azure 7 virá ao Brasil
- Linha do sistema BRT-2 em Feira de Santana é inaugurada
- Metrô de SP completa 50 anos com malha ainda insuficiente
- Ônibus elétricos circulam pela via expressa do BRT para testes em Belém
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Brasília terá ônibus elétricos circulando até 2014
domingo, 9 de setembro de 2012
A Sociedade de Transporte Coletivo (TCB) firmou o compromisso com o governo de oferecer, na Copa de 2014, ônibus não poluentes para ligar o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, por meio de linhas executivas, a algumas regiões de Brasília. Segundo o diretor da empresa, Carlos Koch, depois de testados os veículos serão introduzidos em outros itinerários.
Ele ainda não sabe se os primeiros ônibus serão híbridos ou elétricos, mas a ideia é usar os dois modelos na futura frota. “Com relação aos híbridos, estamos esperando obter uma linha de crédito com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)para adquirirmos de 25 a 30 ônibus no primeiro semestre do ano que vem”, revela o diretor.
Sobre os elétricos, Koch ressalta que não há produção no Brasil e destaca a principal intenção da empresa: atrair uma fábrica chinesa para o Distrito Federal. Para isso, aguarda o desenrolar da negociação com o grupo de companhias Rui Hua e Alfa Bus — representadas no Brasil pela S4 Clean Energy.
“Assinamos um memorando de entendimento com vistas para trazer a tecnologia para o DF, com o apoio do Agnelo”, adianta Koch, “mas, até lá, aguardamos a chegada de um ônibus chinês para iniciar a fase de testes e verificar como esse veículo vai se comportar. Só então haverá subsídios para decidir pela fabricação no país”, explica.
Baterias
Os ônibus elétricos que circularão na cidade daqui a dois anos serão movidos a bateria e carregados por meio de uma tomada especial (veja como funciona no infográfico). Carlos Koch diz que também estuda a possibilidade de os veículos usarem painéis solares no teto para a geração de energia. “Vamos conseguir melhorar a frota de ônibus e podemos ir mais adiante. Agora, o desafio será como introduzir uma tecnologia mais cara em larga escala”, pondera.
O professor de engenharia elétrica da Universidade de Brasília, Rafael Amaral Shayani, acredita ser viável o uso de ônibus elétricos no transporte público do futuro. No entanto, ressalta o ponto fraco do sistema que pretende ser adotado no DF. “A desvantagem das baterias é que elas são limitadoras dos veículos elétricos por terem custo elevado e vida útil curta, em média, de cinco anos.”
Mesmo assim, Shayani defende que as qualidades são muito superiores, a começar pelo rendimento de 80% do motor — mais que o dobro eficiente em relação aos motores a explosão, com apenas 30% de aproveitamento. “Isso resulta, diretamente, no melhor uso da energia produzida na hidrelétrica, na não emissão de poluição e na diminuição de ruídos do motor, que mais parece um zumbido delicado em vez daquele barulho de liquidificador dos ônibus comuns”, exemplifica.
Uma preocupação do professor é com relação ao recarregamento da energia no veículo. “Será preciso combinar com a Companhia Energética de Brasília (CEB) o melhor horário para carregar o ônibus, que será na madrugada”, destaca. Shayani pondera que, para não dar pane na rede elétrica, terá de se evitar o período entre 18h e 21h, por serem horários de pico de energia.
Integração
Para o arquiteto e membro do Conselho Comunitário da Asa Sul Armando Ismael Ollaik, a energia elétrica será mais bem aproveitada se for empregada por micro-ônibus, adequados a pequenos trajetos — como os zebrinhas —, e se estiverem integrados ao sistema de transporte elétrico sobre trilhos, como o VLT e o metrô. “Esses ônibus fariam a função de distribuidores de gente para veículos de massa. Isso implicaria integração física e tarifária”, defende.
Ollaik afirma que este é um tema já discutido pelos moradores da Asa Sul nas reuniões do conselho que preocupa os brasilienses. “A maior reclamação da população é o congestionamento, mas já levantamos a vontade por transportes públicos eficientes e menos poluentes”, observa o arquiteto. “Brasília poderia oferecer para o país o exemplo de ter ônibus elétricos. Acho que em cinco anos teremos um sistema fabuloso se forem feitos investimentos e incentivos ao empresariado”, almeja.
Fonte: Correio Brasiliense
Postado por Meu Transporte às 22:26 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Dois terminais de ônibus passarão por mudanças em Joinville
Os usuários do transporte coletivo de Joinville que utilizam os terminais Norte e Central devem ficar atentos a partir da manhã deste domingo. Os locais de embarque e desembarque de algumas linhas de ônibus vão mudar.
A modificação é uma decisão tomada em conjunto entre as empresas permissionárias e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O propósito é reduzir custos de quilometragem, otimizar o tempo do trajeto de cada linha, facilitar entrada e saída dos ônibus e ainda distribuir melhor o fluxo de passageiros dentro dos terminais. As alterações no posicionamento do local de embarque e desembarque afetam 15 linhas do transporte coletivo urbano.
A Prefeitura de Joinville e as empresas concessionárias do transporte coletivo estão divulgando as mudanças por meio de cartazes fixados nos ônibus e no terminal e anúncios em jornais e spots em rádios. Em caso de dúvida, os passageiros devem consultar o supervisor do terminal.
Fonte: Diário Catarinense
Postado por Meu Transporte às 22:26 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
São Paulo: Linhas de ônibus da EMTU fazem trajeto até aeroportos
sábado, 8 de setembro de 2012
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) implantou um serviço de linhas executivas e suburbanas de ônibus, operado pelo Consórcio Internorte de Transporte. Os "Airport Bus", como são chamados, partem do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino ao Aeroporto de Congonhas, Praça da República, Terminais Rodoviários do Tietê e da Barra Funda, Itaim Bibi, Circuito dos Hotéis Paulista/Augusta e Metrô Tatuapé.
Com uma frota de 22 ônibus e oito ônibus suburbanos, o Sistema Aeroporto atende em média 155 mil usuários por mês. O sistema foi planejado para facilitar o tráfego de ida e volta dos usuários da região metropolitana de São Paulo (RMSP) aos aeroportos da região.
Para informações como tarifas, horários e itinerários dos ônibus, acesse o site da EMTU.
Do Portal do Governo do Estado
Postado por Meu Transporte às 21:21 0 comentários
Marcadores: São Paulo
O adeus à ciclovia na zona norte do Recife: Prioridade aos carros revolta ciclistas
Não adiantou o protesto de grupos de ciclistas recifenses, no último dia 4, que reinvindicavam a permanência de um trecho da ciclofaixa implantada na Zona Norte. Aproveitando o feriadão da Independência, quando a cidade ficou “vazia”, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) retirou, durante a madrugada deste sábado, os 350 metros da ciclofaixa localizada na Estrada do Arraial.
Quem passou pela localidade durante o dia de hoje, percebeu que o espaço exclusivo para os ciclistas foi pintado de preto, no trecho entre a Rua Cônego Barata e o Hospital Agamenon Magalhães. A ciclofaixa foi implantada junto com o binário da Zona Norte, que deu sentido único para as Estradas do Arraial e do Encanamento. Desde a implantação, no final de julho, o binário vem provocando polêmica, uma vez que os congestinamentos estavam ocorrendo com frequência.
De acordo com a presidente da CTTU, Maria de Pompeia, a retirada dos 350 metros da ciclofaixa foi a solução mais rápida para tentar melhorar o fluxo de veículos no binário. “Retiramos esse trecho porque percebemos que a Avenida Rosa e Silva também estava passando por problemas no fluxo de veículos. Temos que tomar essa medida", atestou.
Pelo visto, a polêmica ainda vai durar muito tempo. A retirada de parte da ciclofaixa revoltou os ciclistas, que fizeram um protesto contra o ato. Na ocasião, cerca de 40 ciclistas fizeram uma vigília no trecho e impediram a ação da CTTU. Confira o protesto realizado na noite da última terça-feira (4).
Fonte: Diário de Pernambuco
Postado por Meu Transporte às 20:46 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Pernambuco
Ampliação do Metrô em BH: Os impasses e desafios da capital
sexta-feira, 7 de setembro de 2012
Faltando 14 dias para completar um ano da visita da presidente Dilma Rousseff a Belo Horizonte, quando anunciou a liberação de recursos para a expansão do Metrô Metropolitano, começou nesta semana a sondagem do solo para a Linha 3. E já se completaram duas décadas, desde a primeira promessa do governo de que duas novas linhas do metrô seriam construídas. Neste meio tempo, governo de Minas e prefeituras da capital e de Contagem criaram a empresa Trem Metropolitano de Belo Horizonte (Metrominas). Agora são duas estatais – a outra é a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) – envolvidas no cumprimento da velha promessa.
A boa notícia é que o novo superintendente da CBTU-Metrô BH, Nilson Ramos Nunes, é doutor em Engenharia de Transportes e ex-chefe do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da UFMG. Ou seja, não se trata de outro político dirigindo uma estatal.
Lamente-se a falta de ambição de nossos políticos em relação ao metrô. Em 2008, quando se definiu que Belo Horizonte seria uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, a Linha 3 teria extensão de 12,5 km, indo da Savassi à Pampulha. Agora terá apenas 4,5 km, da Savassi à Lagoinha. Em vez de metrô, torcedores serão levados ao Mineirão por ônibus, via BRT.
Se não for apenas mais uma imagem bonita para o período eleitoral, o trabalho de sondagem iniciado agora deve ficar pronto até dezembro. Nas próximas semanas, estará selecionada a empresa que fará o projeto de engenharia. E as obras vão começar no segundo semestre do ano que vem e terminar em 2017.
Porém, para cumprir a promessa feita há um ano, é preciso também construir a Linha 2 e ampliar e modernizar a Linha 1, que transporta, em dia útil, pouco mais de 160 mil passageiros. Dilma prometeu que o metrô transportaria 1 milhão de pessoas por dia. Desse modo, haveria menos ônibus e automóveis circulando nas ruas sempre mais congestionadas.
O que a presidente fez de fato foi cortar tributos para a indústria automobilística, no primeiro semestre. As montadoras ganharam mais fôlego, esvaziaram seus pátios e aumentaram a produção em 4,9% em julho. Em agosto, a vendas atingiram novo recorde: 405 mil veículos, um aumento de 31,5% comparado com um ano atrás. Dilma Rousseff pode comemorar o sucesso dessa política, pois conteve a retração da indústria brasileira, que subiu 0,3% em julho, em relação a junho.
Esse fato não deve ser encarado, contudo, como um desestímulo ao metrô.
Do Hoje em Dia
Postado por Meu Transporte às 21:11 1 comentários
Marcadores: Minas Gerais, trem/metrô
Em Porto Alegre, Projeto de Lei visa disponibilizar bikes racks nos ônibus
Com o objetivo promover o uso da bicicleta e incentivar a integração entre os meios de transporte, a Bancada do PSOL na Câmara Municipal, vereadora Fernanda e vereador Pedro Ruas, elaboraram um Projeto de Lei que obriga as empresas de transporte público coletivo a disponibilizar bikes racks nos ônibus.
Os bike racks são ideais para pessoas que percorrem grande distâncias, podendo fazer uma parte do percurso de bicicleta e outra de ônibus.Ttambém são uma segurança para imprevistos, como temporais inesperados ou problemas mecânicos.
O suporte é instalado na parte dianteira dos coletivos efunciona de maneira parecida aos racks de automóveis e permite que cada ônibus possa carregar até quatro bicicletas por vez. O mecanismo para destravar o suporte para a colocação e a retirada da carga é acionado pelo motorista do ônibus.
Suporte para bicicletas em ônibus já são usados em diversas cidades do mundo. Los Angeles e San Francisco implementaram o uso há anos. Em Bagé (foto), o suporte está sendo usado desde 2010. Lei o projeto na íntegra aqui. Ele está tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre desde dezembro de 2011.
Fonte: Blog Vereadora Fernanda
Postado por Meu Transporte às 19:48 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Rio Grande do Sul
Assinar:
Postagens (Atom)