Trolebus em SP
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Novos horários de ônibus passam a ser oferecidos em Florianópolis
terça-feira, 8 de março de 2016
Novos horários de ônibus passaram a ser oferecidos em Florianópolis, informou o Consórcio Fênix.
Desde sábado (5), a linha 2120 – Executivo Barra da Lagoa ganhou uma viagem aos sábados, com saída às 17h do Terminal Cidade de Florianópolis e duas aos domingos, saindo às 16h do Terminal Cidade de Florianópolis e às 17h05 do bairro.
A linha 4124 – Executivo Caieira da Barra do Sul também ganhou mais dois horários aos sábados: às 7h15, saindo do bairro, e às 13h10, no Terminal Cidade de Florianópolis.
Com a volta às aulas, a linha 184 – Udesc via Beira-Mar agora tem três novas partidas: 10h05, 10h38 (saída do bairro) e 10h40 (saída do TICEN).
Já a linha 7 – TIRIO – TITRI vai ganhar uma nova viagem às 7h (saída TIRIO) a partir do dia 14 de março.
De acordo com o consórcio, o aumento do número de viagens segue determinação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
Horários e linhas podem ser consultados no site do Consórcio Fênix.
Informações: G1 SC
Postado por Meu Transporte às 13:30 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Em Campinas, MPT propõe pagamento com cartões para eliminar dupla função em ônibus
O Ministério Público do Trabalho propôs às empresas do transporte público, em Campinas (SP), a adoção de um sistema em que o usuário possa pagar a tarifa com cartão bancário. A medida está entre as sugestões do órgão para tentar eliminar a dupla função exercida pelos motoristas, desde a saída dos cobradores. A associação das companhias (Transurc) diz que fará avaliação.
Em despacho assinado nesta semana, o procurador Silvio Beltramelli Neto explicou que a medida está entre as ações que serão adotadas em Jundiaí (SP), onde o mesmo problema foi investigado pelo MPT. O novo sistema de cobrança começa a funcionar a partir de 7 de março.
Outras duas sugestões foram feitas às companhias VB Transporte e Turismo, Coletivos Pádova, Consórcio Urbcamp, Onicamp Transporte Coletivo e Consórcio Cidade Campinas. Uma delas é a instituição do Bilhete Único, implantado no município desde 2006, segundo a Transurc.
A outra proposta do MPT trata da situação em que o passageiro está com dinheiro, mas não tem bilhete ou cartão bancário. Segundo Beltramelli Neto, neste caso o usuário deve viajar na parte da frente do ônibus e, na sequência, descer em área cercada do terminal onde haja uma cabine apta a receber o valor da passagem, atualmente em R$ 3,80, e comprar um bilhete se precisar.
"Tais providências, frise-se, têm por escopo expresso a completa eliminação da circulação de moeda no interior dos veículos", informa texto do documento.
A saída dos 1,2 mil cobradores provocou precarização do trabalho dos motoristas e há risco de acidentes, segundo o MPT.
A assessoria de imprensa da Transurc informou que avaliará as propostas, mas não mencionou detalhes. O procurador concedeu prazo de 15 dias para respostas.
Riscos aos usuários
Segundo a assessoria do MPT, o procurador constatou durante diligências que a média de cobranças feitas por viagem é superior à quantidade alegada pelas empresas.
Outro problema verificado foi que parte dos recebimentos ocorreu com o veículo em movimento, o que eleva risco de acidentes.
À época em que as apurações começaram, o Sindicato das Empresas de Transporte da Região Metropolitana (Setcamp) alegou que a maioria dos usuários utiliza o Bilhete Único, portanto, não usa dinheiro nos coletivos.
Orientações
A Emdec, responsável pela fiscalização do sistema de transporte público em Campinas, informou na ocasião que motoristas são orientados a não receber com ônibus em movimento.
A assessoria da Transurc explicou que, dos 1,2 mil cobradores de ônibus contratados no município, 700 foram reaproveitados em novas funções, e os demais desligados.
"Só não foi possível quantidade maior [reaproveitamento] porque parte dos ex-colaboradores decidiu sair das empresas e, por conta disso, optaram por fazer acordos", informa texto.
Informações: G1 Campinas e Região
Postado por Meu Transporte às 13:23 0 comentários
Marcadores: São Paulo
VLT e ônibus devem ser integrados em Outubro na Baixada Santista
A integração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista com o sistema de ônibus local pode ocorrer em outubro.
A malha do transporte sobre pneus da região é composto por 37 linhas, com uma frota de cerca de 350 ônibus, que atendem a uma demanda diária de 150 mil passageiros por dia.
Em Santos, estudos para a integração estão sendo feitos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Já em São Vicente, a integração depende da licitação da empresa que vai operar o município, que deve ocorrer em julho.
Bilhete Único
De acordo ainda com a publicação, a EMTU estuda uma modelo de bilhete único, que atenda toda a região, e sirva para ônibus e VLT. No entanto, não existe prazo para implantação da funcionalidade.
Informações: Portal ViaTrolebus
Postado por Meu Transporte às 13:18 0 comentários
Em Teresina, Primeiro terminal de integração dos ônibus será entregue neste mês
O primeiro terminal do transporte coletivo de Teresina deverá ser entregue ainda neste mês de março. Localizado no bairro Dirceu Arcoverde, na Zona Sudeste, o Terminal do Livramento deverá receber mensalmente 970 mil usuários, sendo 44 mil por dia. Ao todo, oito terminais estão sendo construídos. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (7), pelo gerente de Planejamento da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Vinícius Rufino, em entrevista ao Jornal do Piauí.
Além do Terminal do Livramento, outros dois deverão ser entregues à população no primeiro semestre de 2016, são os localizados no Itararé, também na Zona Sudeste, e o do bairro Bela Vista, na Zona Sul da capital.
Cada região da cidade terá dois terminais, o segundo da Zona Sul, no Parque Piauí, está com as obras paralisadas diante do impasse da retirada das árvores da praça, onde será construído o terminal. Um movimento chamado de #OcupeAPraça foi realizado por militantes ambientalistas, moradores e simpatizantes para evitar a derruba das plantas.
De acordo com o gerente de planejamento da Strans, Vinícius Rufino, a construção dos terminais é um importante passo no sistema de mobilidade urbana da capital, pois deverá agilizar e diminuir o tempo de viagens dos usuários.
“A idéia principal dos terminais de integração é proporcionar uma dinâmica maior das viagens, independente do local de destino, a partir das integrações entre as zonas. Hoje já existe uma integração entre elas, mas é de maneira limitada. Agora vamos ter uma integração de forma mais dinâmica com diversas possibilidades”, disse.
Informações: CidadeVerde
Postado por Meu Transporte às 13:16 0 comentários
Marcadores: Piauí
Blumenau passa a contar com novas linhas de ônibus
A partir desta segunda-feira (7), o transporte coletivo de Blumenau, no Vale do Itajaí, irá circular com novos horários. Dos 240 veículos que a empresa Viação Piracicabana comprometeu-se em contrato a oferecer, 220 ônibus irão circular e 20 veículos ficarão de reserva para eventual demanda.
As tabelas de horários das linhas estão disponíveis no site do Seterb.
Alteração de linhas
Temporariamente, as linhas 103 – Itoupava Rega e 105 - Divisa Massaranduba serão atendidas pela linha 104 – Vila Itoupava. A linha 157 – Ilha do Salto será atendida pela linha 155 – Badenfurt e a linha 212 – Cidadão I será atendida pela linha 422 – Rua Brusque.
A linha 307 – Francisco Becker não irá operar. Como opção alternativa, os usuários desta linha poderão utilizar o Troncal 31 – Via Rua dos Caçadores ou seguir até o Terminal Velha.
Informações: G1 SC
Postado por Meu Transporte às 13:14 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Nova Iguaçu tem mudanças na frota de ônibus
No próximo dia 14, as ruas de Nova Iguaçu terão novas cores. Os 454 ônibus de 83 linhas do município começarão a circular com a nova pintura padronizada. Os veículos serão operados pelos consórcios Reserva de Tinguá e Serra do Vulcão, que venceram a concorrência e são os novos concessionários do transporte na cidade. O lay-out dos coletivos será apresentado nesta terça-feira, em cerimônia no Bairro da Luz. A mudança visual tem o objetivo de facilitar a identificação pelos usuários e a fiscalização da prefeitura, além de ser uma das exigências da licitação, que promete oferecer mais conforto.
Na operação, pelo menos uma alteração. A Salutran, que atualmente tem a maior frota do município, ficou fora da concorrência, iniciada no ano passado. “As linhas licitadas não são fixas. Elas podem ser reduzidas ou ampliadas, se houver necessidade. Vão circular veículos com idade média de cinco anos. Este número pode, também, aumentar ou diminuir. Antes, as empresas só tinham permissões, agora são concessões”, afirmou o secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema.
Sete empresas formam os dois consórcios: Vera Cruz, Linave, Brazinha, Mirante, Nilopolitana, Expresso Nossa Senhora da Glória e São José. “No dia 14 haverá fiscalização e só vão circular os ônibus padronizados. Faremos divulgação com panfletos e banners para não pegar a população de surpresa. O que está em questão não é só a nova cor dos ônibus, mas sim uma melhor qualidade no serviço, com maior pontualidade e motoristas mais treinados”, acrescentou Borborema.
Não há na licitação, no entanto, meta para que as empresas substituam a frota por veículos refrigerados. A tarifa de R$ 3,50 será mantida.
Ainda segundo ele, as cores dos novos ônibus foram escolhidas para lembrar a história de Nova Iguaçu. “O laranja lembra a época dos laranjais, o branco, uma das cores da cidade, e o cinza, que está na parte debaixo do coletivo, é para sujar menos. Outra novidade é que eles não terão apenas o nome do trajeto de identificação, mas também os números”, disse.
Ampliação de terminal deve melhorar trânsito da cidade
Dois terminais rodoviários da Baixada Fluminense devem ser reformados e ampliados até o fim do ano. Além de Nilópolis, a rodoviária de Nova Iguaçu já teve as obras iniciadas. O terminal ganhará quatro plataformas, ampliando a capacidade e passam a ter acessibilidade, novo sistema de câmeras de monitoramento e controle de acesso, além de nova iluminação. Haverá também cobertura, lojas, áreas de alimentação e melhor organização para embarques.
A nova estrutura da rodoviária vai contar ainda com seis guichês de bilheteria, estacionamento com 30 vagas e novos banheiros. Serão instaladas 39 novas baias para ônibus, aumentando de 30 para 33 o número de linhas e de 17 para 20 empresas operando no terminal. Ao todo, serão 59 novas lojas e 25 quiosques, em área de 10.950 m².
“Com ônibus padronizados e um terminal moderno e ampliado, o trânsito ficará melhor, pois hoje muitos não cabem nas baias e ficam circulando próximos da rodoviária em busca de uma vaga”, lembrou Rubens Borborema.
Empresas tradicionais ficam de fora
Empresas tradicionais como a Salutran e Niturvia ficaram fora da licitação e não vão poder mais circular por Nova Iguaçu. “Será estranho não ver mais um ônibus da Salutran passando pelas ruas. Todos os dias embarco na linha Nova Iguaçu x Cerâmica e vamos ficar um pouco órfãos, pois estavá-mos acostumados com as cores cinza e azul. Com a padronização será melhor a visualização. Hoje, muitos dos letreiros não estão bem iluminados”, contou a dona de casa Lilian Reis, 38 anos.
Para o presidente do consórcio Reserva de Tinguá, Ramiro Brandão, a população sentirá diferença significativa na operação do transporte. “Haverá mais pontualidade e frequência dos ônibus. Acabou essa história de a empresa definir o tempo de intervalo dos coletivos. Os passageiros vão ficar menos tempo nos pontos e o serviço será mais ágil”, afirmou.
Informações: O Dia
Postado por Meu Transporte às 13:07 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
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