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Caminhos da Leitura: Projeto chegará a novas linhas do transporte público de Belo Horizonte
sábado, 20 de novembro de 2010Divulgar obras de artistas plásticos da região, incentivar a leitura de obras nacionais e despertar o desejo da população em produzir obras artísticas são alguns dos objetivos do projeto “Caminhos da Leitura”, desenvolvido pela Funorte – Faculdades Integradas do Norte de Minas, em parceria com a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e a MCTrans – Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transporte de Montes Claros.
Inspirado no projeto “Literatura para Todos”, da Faculdade de Letras da UFMG, em Belo Horizonte, os usuários do transporte coletivo de Montes Claros, desde setembro deste ano, podem melhor aproveitar o tempo dentro dos ônibus. As linhas circular A e B, em suas poltronas, contam com cartões que possuem trechos de obras consagradas da literatura brasileira e obras plásticas regionais. Os cartões proporcionam aos usuários um contato maior com a literatura e as artes.
Com a participação de acadêmicos dos cursos de Comunicação Social, Letras e Pedagogia da Funorte, o projeto tende a chegar a novas linhas no próximo mês. Para isso, a coordenação está selecionando obras inscritas por artistas montesclarenses e da região.
- No primeiro momento, o “Caminhos da Leitura” divulgou trechos de obras dos principais autores nacionais e obras de seis artistas plásticos montesclarenses (Alexandre Zuba, André Assis, André Luiz Nascimento, Guilherme Barbosa, Sérgio Ferreira e Stephanie Pirfo). A idéia agora é expandir essa visibilidade para obras regionais, explica a coordenadora do projeto, professora Lara Araújo.
Além de maior alcance do projeto, essa fase tende a levar a conhecimento do público novos nomes do cenário artístico. “O andamento do projeto beneficia também os acadêmicos envolvidos, pois, desenvolve o intelecto cultural e profissional de todos” ressalta Lara.
- Este momento de leitura permite um percurso intelectual aos usuários do transporte público. O projeto teve ótima aceitação nas linhas onde atua e, por tamanho sucesso, no próximo mês chegará a outras rotas da cidade. Melhor do que isso é o incentivo à leitura que o projeto produz - explica Thiago França, acadêmico do curso de Comunicação Social e participante do projeto.
Fonte: O Norte de Minas
Postado por Meu Transporte às 08:19 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
BRT Cuiabá/Várzea Grande: Obras devem começar só em março
Até agora nenhuma das grandes obras de mobilidade urbana previstas para Cuiabá e Várzea Grande para preparar as duas cidades com vistas à Copa do Mundo de 2014 está em execução, o que deve acontecer apenas a partir de março próximo. Apesar de reconhecer atrasos, o presidente interino da Agência Estadual de Execução de Projetos da Copa (Agecopa), Yênes Magalhães, garante que há tempo suficiente.
“São obras de um a um ano e meio”, frisou Magalhães ontem, durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa (AL) com o objetivo de apresentar e discutir com a sociedade o projeto de mobilidade para a região metropolitana. Conforme Yênes Magalhães, como se trata de grandes obras e levando-se em conta que os processos licitatórios levam de 60 a 90 dias, a expectativa é que as obras comecem em março de 2011.
Uma das preocupações é quanto aos transtornos que a execução dessas obras poderá provocar no já caótico trânsito das duas cidades. “Serão dois anos de caos. Porém, estamos trabalhando com as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande para traçar rotas alternativas e execução de obras de desbloqueios para mitigar e garantir que a população possa de locomover durante este período de obras”, afiançou. São pelo menos 20 obras de desbloqueio. Algumas delas, os processos licitatórios estão sendo adequados para republicação.
O plano de mobilidade urbana conta com a consultoria da empresa paulista Oficina. Entre os seus principais itens está a implantação do BRT, um sistema de ônibus de alta capacidade que prevê um serviço mais rápido que os coletivos urbanos convencionais.
Ao traçar um perfil do quadro atual do trânsito, do sistema viário e do transporte coletivo da Capital e da Cidade Industrial, o consultor da Oficina, Arlindo Teixeira, explicou que o BRT vai operar ao longo de 28 quilômetros de vias compreendendo os eixos Coxipó/Centro e CPA até Várzea Grande.
Pelo percurso destes eixos serão construídas 30 estações de conexões em pontos estratégicos como próximo da Sefaz, Polícia Federal, cruzamento da avenida Mato Grosso com Tenente Coronel Duarte (Prainha), Morro da Luz, na Capital, e Ministério da Agricultura e Posto Zero, em Várzea Grande. “Os terminais do CPA I, Coxipó e André Maggi terão quer ser reformados e remodelados”, frisou Teixeira.
Entre os pontos de conflitos ou gargalos, ele citou os cruzamentos das avenidas Mato Grosso, Getúlio Vargas e Generosos Ponce com a Prainha. Teixeira observou ainda que nos últimos quatro anos o sistema de transporte coletivo perdeu 10 milhões de passageiros. Em 2007, eram 97 milhões. Atualmente, são 86 milhões. “A consequência é a queda da produtividade, que impacta no valor da tarifa e, consequentemente, aumenta o transporte individual. É um ciclo vicioso”, disse. Entre a Capital e Várzea Grande, são 350 mil veículos registrados no Detran.
As obras serão financiadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutra e Transportes, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, Caixa Econômica Federal e governo do Estado, que conforme Magalhães, aprovou recursos da ordem de R$ 1 bilhão para a Agecopa.
“São obras de um a um ano e meio”, frisou Magalhães ontem, durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa (AL) com o objetivo de apresentar e discutir com a sociedade o projeto de mobilidade para a região metropolitana. Conforme Yênes Magalhães, como se trata de grandes obras e levando-se em conta que os processos licitatórios levam de 60 a 90 dias, a expectativa é que as obras comecem em março de 2011.
Uma das preocupações é quanto aos transtornos que a execução dessas obras poderá provocar no já caótico trânsito das duas cidades. “Serão dois anos de caos. Porém, estamos trabalhando com as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande para traçar rotas alternativas e execução de obras de desbloqueios para mitigar e garantir que a população possa de locomover durante este período de obras”, afiançou. São pelo menos 20 obras de desbloqueio. Algumas delas, os processos licitatórios estão sendo adequados para republicação.
O plano de mobilidade urbana conta com a consultoria da empresa paulista Oficina. Entre os seus principais itens está a implantação do BRT, um sistema de ônibus de alta capacidade que prevê um serviço mais rápido que os coletivos urbanos convencionais.
Ao traçar um perfil do quadro atual do trânsito, do sistema viário e do transporte coletivo da Capital e da Cidade Industrial, o consultor da Oficina, Arlindo Teixeira, explicou que o BRT vai operar ao longo de 28 quilômetros de vias compreendendo os eixos Coxipó/Centro e CPA até Várzea Grande.
Pelo percurso destes eixos serão construídas 30 estações de conexões em pontos estratégicos como próximo da Sefaz, Polícia Federal, cruzamento da avenida Mato Grosso com Tenente Coronel Duarte (Prainha), Morro da Luz, na Capital, e Ministério da Agricultura e Posto Zero, em Várzea Grande. “Os terminais do CPA I, Coxipó e André Maggi terão quer ser reformados e remodelados”, frisou Teixeira.
Entre os pontos de conflitos ou gargalos, ele citou os cruzamentos das avenidas Mato Grosso, Getúlio Vargas e Generosos Ponce com a Prainha. Teixeira observou ainda que nos últimos quatro anos o sistema de transporte coletivo perdeu 10 milhões de passageiros. Em 2007, eram 97 milhões. Atualmente, são 86 milhões. “A consequência é a queda da produtividade, que impacta no valor da tarifa e, consequentemente, aumenta o transporte individual. É um ciclo vicioso”, disse. Entre a Capital e Várzea Grande, são 350 mil veículos registrados no Detran.
As obras serão financiadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutra e Transportes, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, Caixa Econômica Federal e governo do Estado, que conforme Magalhães, aprovou recursos da ordem de R$ 1 bilhão para a Agecopa.
Fonte: Diário de Cuiabá
Postado por Meu Transporte às 08:14 0 comentários
Marcadores: B R T, Mato Grosso
Em Cuiabá, Tarifa de ônibus volta a valer R$ 2,50
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
A tarifa de R$ 2,50 volta a vigorar no sistema de transporte coletivo de Cuiabá, a partir deste sábado (20). A liminar concedida ao Instituto de Defesa do Consumidor (IDC) que derrubou o aumento de 9% na tarifa - no domingo (14) começou a custar R$ 2,50 e na quinta-feira (18) retornou aos R$ 2,30 - foi derrubada na tarde desta sexta-feira (19).
Para evitar desgaste, a Prefeitura já havia anunciado na quinta-feira que não iria recorrer da decisão liminar dada ao IDC, e sim esperar o julgamento do mérito da ação.
Apesar disso, as três empresas de transporte coletivo de Cuiabá tinham a liberdade de contestar a manutenção do novo valor com recurso, o que aconteceu ainda na quarta-feira (19).
Durante esta semana, como houve demora no comunicado que a Procuradoria Geral deveria ter encaminhado à Secretaria Municipal de Transporte Urbano (SMTU) na terça-feira (17), informando que a tarifa deveria voltar ao preço anterior, o IDC entrou com outra ação, também na quarta-feira, mas dessa vez pedindo a prisão do prefeito Chico Galindo (PTB), por não cumprimento da liminar.
O pedido acabou não valendo, já que na quinta-feira (18) o cuiabano acordou pagando R$ 2,30 pela passagem de ônibus.
Hoje, o desembargador Tadeu Cury deferiu o agravo de instrumento impetrado contra a liminar concedida ao Instituto de Defesa do Consumidor e conseguiu validar os R$ 2,50.
No pedido deferido pelo desembargador, o advogado da Associação Mato-Grossense dos Transportes Urbanos (AMTU), Pedro Verão, questionou o fato dos membros do IDC solicitarem a suspensão devido à existência do artigo 206 da Lei Orgânica, que vincula o aumento da tarifa ao reajuste salarial dos servidores municipais. "Trata-se de um artigo inconstitucional", disse.
Para Verão, o Instituto tentou barrar da mesma forma que o fez em 2009. "Utilizaram a mesma peça e usaram de má-fé ao ingressar com o pedido no domingo, impossibilitando que a juíza da 9ª Vara Especializada de Ação Civil Pública e Ação Popular, Gleide Bispo Santos, analisasse o processo na origem. Assim, induziram a magistrada ao erro", argumentou o advogado.
Fonte: Midia News
Para evitar desgaste, a Prefeitura já havia anunciado na quinta-feira que não iria recorrer da decisão liminar dada ao IDC, e sim esperar o julgamento do mérito da ação.
Apesar disso, as três empresas de transporte coletivo de Cuiabá tinham a liberdade de contestar a manutenção do novo valor com recurso, o que aconteceu ainda na quarta-feira (19).
Durante esta semana, como houve demora no comunicado que a Procuradoria Geral deveria ter encaminhado à Secretaria Municipal de Transporte Urbano (SMTU) na terça-feira (17), informando que a tarifa deveria voltar ao preço anterior, o IDC entrou com outra ação, também na quarta-feira, mas dessa vez pedindo a prisão do prefeito Chico Galindo (PTB), por não cumprimento da liminar.
O pedido acabou não valendo, já que na quinta-feira (18) o cuiabano acordou pagando R$ 2,30 pela passagem de ônibus.
Hoje, o desembargador Tadeu Cury deferiu o agravo de instrumento impetrado contra a liminar concedida ao Instituto de Defesa do Consumidor e conseguiu validar os R$ 2,50.
No pedido deferido pelo desembargador, o advogado da Associação Mato-Grossense dos Transportes Urbanos (AMTU), Pedro Verão, questionou o fato dos membros do IDC solicitarem a suspensão devido à existência do artigo 206 da Lei Orgânica, que vincula o aumento da tarifa ao reajuste salarial dos servidores municipais. "Trata-se de um artigo inconstitucional", disse.
Para Verão, o Instituto tentou barrar da mesma forma que o fez em 2009. "Utilizaram a mesma peça e usaram de má-fé ao ingressar com o pedido no domingo, impossibilitando que a juíza da 9ª Vara Especializada de Ação Civil Pública e Ação Popular, Gleide Bispo Santos, analisasse o processo na origem. Assim, induziram a magistrada ao erro", argumentou o advogado.
Fonte: Midia News
Postado por Meu Transporte às 21:30 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
SPTrans altera itinerário de ônibus na região da Av. Paulista
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Em função da montagem do palco para o Reveillon na Av. Paulista, entre as 23h30 do dia 19.11 (sexta-feira) e as 04h30 do dia 20.11 (sábado), a SPTrans informa a alteração dos itinerários de 24 linhas que trafegam no local durante a montagem.
Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.
Linhas e itinerários:
917H/10 Terminal Pirituba - Metrô Vila Mariana
917M/10 e 31 Morro Grande - Metrô Ana Rosa
975A/10 Vila Brasilândia - Metrô Ana Rosa
Ida: Normal até a Av. Paulista, Rua Pe. João Manoel, Alameda Santos, Alameda Casa Branca, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
917M/10 e 31 Morro Grande - Metrô Ana Rosa
975A/10 Vila Brasilândia - Metrô Ana Rosa
Ida: Normal até a Av. Paulista, Rua Pe. João Manoel, Alameda Santos, Alameda Casa Branca, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
175P/10 Edu Chaves - Ana Rosa
Ida: Normal até a Av. Paulista, Rua Pe. João Manoel, Alameda Santos, Alameda Casa Branca, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Ida: Normal até a Av. Paulista, Rua Pe. João Manoel, Alameda Santos, Alameda Casa Branca, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
508L/10 Terminal Princesa Isabel - Aclimação (Circular)
Sentido Único: Normal até a Av. Paulista, Rua Pe. João Manoel, Alameda Santos, Alameda Casa Branca, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Sentido Único: Normal até a Av. Paulista, Rua Pe. João Manoel, Alameda Santos, Alameda Casa Branca, Av. Paulista, prosseguindo normal.
805L/10 Terminal Princesa Isabel - Aclimação (Circular)
Sentido Único: Normal até a Av. Paulista, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Sentido Único: Normal até a Av. Paulista, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
478P/10 e 31 Sacomã - Pompéia
874T/10 Ipiranga - Lapa
Ida: Normal até a Av. Paulista, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Pe. João Manoel, Alameda Santos, Alameda Casa Branca, Av. Paulista, prosseguindo normal.
874T/10 Ipiranga - Lapa
Ida: Normal até a Av. Paulista, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Pe. João Manoel, Alameda Santos, Alameda Casa Branca, Av. Paulista, prosseguindo normal.
577T/10 Jd. Miriam - Vila Gomes
875A/10 Aeroporto - Perdizes
875M/10 Aeroporto - Perdizes
Ida: Normal até a Av. Paulista, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Pe. João Manoel, Alameda Santos, Alameda Casa Branca, Av. Paulista, prosseguindo normal.
875A/10 Aeroporto - Perdizes
875M/10 Aeroporto - Perdizes
Ida: Normal até a Av. Paulista, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Pe. João Manoel, Alameda Santos, Alameda Casa Branca, Av. Paulista, prosseguindo normal.
669A/10 Term. Santo Amaro - Term. Princesa Isabel
Ida: Normal até a Av. Paulista, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Pe. João Manoel, Alameda Santos, Alameda Casa Branca, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Ida: Normal até a Av. Paulista, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Pe. João Manoel, Alameda Santos, Alameda Casa Branca, Av. Paulista, prosseguindo normal.
857P/10 Term. Campo Limpo - Paraíso
Ida: Normal até a Av. Paulista, Rua Pe. João Manoel, Alameda Santos, Alameda Casa Branca, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Ida: Normal até a Av. Paulista, Rua Pe. João Manoel, Alameda Santos, Alameda Casa Branca, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
714C/10 COHAB Educandário - Lgo. da Pólvora
715F/10 Shopping Continental - Lgo. da Pólvora
715M/10 Jd. Maria Luiza - Lgo. da Pólvora
724A/10 Cidade Universitária - Aclimação
775N/10 Rio Pequeno - Metrô Vila Mariana
775P/10 Jd. Guaraú - Metrô Ana Rosa
857R/10 Terminal Campo Limpo - Aclimação
874C/10 Pq. Continental - Metrô Vila Mariana
875H/10 Terminal Lapa - Metrô Vila Mariana
875P/10 Metrô Barra Funda - Metrô Ana Rosa
877T/10 Vila Anastácio - Metrô Paraíso
Ida: Normal até a Av. Paulista, Rua Pe. João Manoel, Alameda Santos, Alameda Casa Branca, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
715F/10 Shopping Continental - Lgo. da Pólvora
715M/10 Jd. Maria Luiza - Lgo. da Pólvora
724A/10 Cidade Universitária - Aclimação
775N/10 Rio Pequeno - Metrô Vila Mariana
775P/10 Jd. Guaraú - Metrô Ana Rosa
857R/10 Terminal Campo Limpo - Aclimação
874C/10 Pq. Continental - Metrô Vila Mariana
875H/10 Terminal Lapa - Metrô Vila Mariana
875P/10 Metrô Barra Funda - Metrô Ana Rosa
877T/10 Vila Anastácio - Metrô Paraíso
Ida: Normal até a Av. Paulista, Rua Pe. João Manoel, Alameda Santos, Alameda Casa Branca, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Fonte: SPTrans
Postado por Meu Transporte às 21:59 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Grande Vitória terá greve de ônibus na próxima semana
A partir da próxima semana os usuários do transporte coletivo da Grande Vitória ficarão a pé. Ou terão que ter muita paciência para esperar um ônibus nos pontos. Isso porque os rodoviários decidiram, na manhã desta quinta-feira (18), em assembleia a paralisação do serviço. Cerca de três mil funcionários e representantes do Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários) votaram apoiam o movimento.
Ainda não está definido o dia do início da greve, pois ainda precisa ser aberto o edital, esperar um prazo de 72 horas para dar início a paralisação. A categoria adianta que entre segunda e terça-feira da semana que vem os trabalhos param. Eles reivindicam reajuste salarial de 30%, aumento de R$ 4 reais no tíquete- alimentação e plano de saúde integral. Atualmente a empresa paga 20%, os outros 80% fica a cargo do funcionário.
O Sindicato Patronal, das Empresas do Transporte Metropolitano da Grande Vitória negou a reivindicação, e a partir de agora o caso está com a Justiça do Trabalho. Até o início da tarde desta quinta, a GV Bus ainda não havia feito nenhum posicionamento sobre o caso. "O futuro dos rodoviários está nas mãos do Poder Judiciário, através do dicídio coletivo", declara o Diretor de Patrimônio do Sindirodoviários, Silvio Carlos Ramos de Oliveira.
O Sindicato Patronal, das Empresas do Transporte Metropolitano da Grande Vitória negou a reivindicação, e a partir de agora o caso está com a Justiça do Trabalho. Até o início da tarde desta quinta, a GV Bus ainda não havia feito nenhum posicionamento sobre o caso. "O futuro dos rodoviários está nas mãos do Poder Judiciário, através do dicídio coletivo", declara o Diretor de Patrimônio do Sindirodoviários, Silvio Carlos Ramos de Oliveira.
A assembleia aconteceu no Clube Náutico Brasil, em Caratoíra. A paralisação terá adesão completa, dos quase 12 mil rodoviários. Respeitando a lei de greve, 30% da frota está nas ruas. A adesão é dos ônibus do Sistema Transcol e os Municipais.
Atualmente, os motoristas têm um salário de R$ 1.154,00 e os cobradores recebem R$ 600,00. Ambos têm tíquete-alimentação de R$ 364. "Um lixeiro e um gari ganham mais que a gente. Ainda tem os descontos de impostos, não dá para ficar assim", desabafa um dos diretor. A data-base para o reajuste dos salários dos motoristas e cobradores de ônibus é 31 de outubro. O último aumento foi em maio do ano passado, antiga data-base, quando tiveram um aumento de 6% no salário e de R$1,50 no tíquete. Porém, quando a data foi alterada para outubro, receberam mais um reajuste de 1,9% no salário e R$0,50 de tíquete, para que o salário não fosse defasado.
A última greve da categoria por motivo salarial foi em julho deste ano. De acordo com a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb), o movimento prejudicou mais 650 mil usuários.
A vendedora, Rosangela Delfino depende do transporte público para trabalhar, e diz que espera compreensão do chefe nessa hora. "Espero que ele entenda a situação, ou então busque canais alternativos para que os funcionários não deixem de trabalhar nesses dias", conta a trabalhadora.
A vendedora, Rosangela Delfino depende do transporte público para trabalhar, e diz que espera compreensão do chefe nessa hora. "Espero que ele entenda a situação, ou então busque canais alternativos para que os funcionários não deixem de trabalhar nesses dias", conta a trabalhadora.
Fonte: ES Hoje
Postado por Meu Transporte às 21:55 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Corredor de ônibus da Sete de Setembro começa neste sábado em Porto Velho
A partir deste sábado, dia 20, o corredor exclusivo para ônibus coletivo começa oficialmente a ser utilizado na Avenida Sete de Setembro. O corredor inicia na Avenida Rogério Weber e termina no encontro das Avenidas Nações Unidas e Sete de Setembro. Nesta quinta-feira,18, a secretaria municipal de Trânsito e Transportes (Semtran), já iniciou a transferência dos taxistas da Sete para os novos pontos de táxi localizados nas sub esquinas com a própria Sete de Setembro, a única exceção é o ponto de táxi da praça Jonathas Pedrosa.
Durante duas semanas a fiscalização de trânsito da Semtran vai orientar os condutores de veículos, de motocicletas e de ônibus para as novas regras de tráfego dentro do trecho do corredor de ônibus. “O prefeito Roberto Sobrinho, mais uma vez, faz importantes ajustes no sistema de trânsito de Porto Velho, para modernizar e tornar mais seguro o tráfego de veículos. Com este novo corredor exclusivo para os coletivos, todos saem ganhando, principalmente o usuário do sistema que ficará menos tempo na parada esperando o ônibus e o fluxo de veículos ficará mais rápido, pois os coletivos e os demais veículos estarão utilizando faixas de rolamento distintas”, destacou Fernanda Moreira, secretária Semtran.
O corredor está instalado do lado direito da via e tem aproximadamente quatro metros de largura. O restante da Avenida foi dividido em três partes, duas para o rolamento de veículos e a outra do lado esquerdo, está destinada para o estacionamento de motocicletas e demais veículos. Segundo a secretária, as linhas foram mantidas, mas os pontos de paradas dos ônibus foram afastados uns dos outros para que os coletivos tenham mais espaço para chegar e sair, evitando assim, principalmente nos momentos de maior movimento, o engarrafamento, a fila dupla e o congestionamento de ônibus, “para isto instalamos as paradas seletivas, com as novas placas informativas, assim os ônibus param em pontos específicos e o trânsito flui melhor, além de aumentar a segurança tanto para o pedestre, quanto para os outros motoristas”, explicou Fernanda Moreira.
As sinalizações vertical e horizontal foram todas refeitas e ampliadas, inclusive todos os semáforos da Sete de Setembro, também foram substituídos por novos modelos com marcadores de tempo.
Fonte: Rondoniaovivo
Postado por Meu Transporte às 21:44 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rondônia
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