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No Recife, Empresas de ônibus pedem faixa exclusiva nas avenidas Rosa e Silva e Rui Barbosa
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), Fernando Bandeira, aproveitou o debate do JC News sobre mobilidade, ainda há pouco, para fazer um desafio ao secretário João Braga, no sentido de que ele instituísse faixas exclusivas para ônibus nas avenidas Rosa e Silva e Rui Barbosa.
O empresário disse que o sistema de ônibus está preso e não consegue andar e precisaria andar mais rápido, para ser mais eficiente. Além de pintar faixa, pediu que a PCR colocasse câmaras para fiscalização. João Braga já havia prometido no ar ampliar a fiscalização.
“As faixas exclusivas são uma solução para o engarrafamento. Para melhorar, tem que andar mais rápido (o ônibus). Vejam o exemplo de São Paulo, que aumentou a velocidade média de 13 quilômetros para 20 quilômetros por hora, com mais faixas exclusivas. Recebe apoio de 77% até de quem possui carro”, diz.
O secretário João Braga disse que aceitava o desafio, mas não se comprometeu com prazos. Ele disse que primeiro precisava resolver gargalos na Avenida Norte. De forma vaga, sinalizou que poderia ficar para março do ano que vem, quando se espera que ficará pronto o túnel da abolição. Com a obra, parte da população tem optado pela via, ajudando a congestioná-la ainda mais.
O Blog de Jamildo perguntou a Fernando Bandeira o que ele achava da qualidade do sistema e se ele andava de ônibus, para aferir essa qualidade. “Precisamos melhorar, sim, mas o nossos sistema não é o pior do Brasil”, afirmou, garantindo que todo empresário precisa andar de ônibus para conhecer o setor.
Informações: Blog do Jamildo
Postado por Meu Transporte às 07:59 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco
Campinas tem emissão gratuita de 2ª via do Bilhete Único
Os passageiros do transporte público de Campinas (SP) podem emitir a segunda via do cartão Bilhete Único gratuitamente a partir desta terça-feira (1º). De acordo com a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), organização que reúne as concessionárias que operam o setor na cidade, o público-alvo da campanha são as 18.149 usuários que tiveram o cartão extraviado. Os interessados terão até o dia 31 de outubro para aderir ao serviço sem a taxa progressiva que varia de R$ 6 a R$ 24.
Em Campinas, são 844 mil pessoas cadastradas no sistema de cobrança eletrônica. O Bilhete Único, que é um cartão que armazena créditos e de caráter pessoal e intransferível, permite que o passageiro faça integração com até três ônibus municipais pagando uma passagem no período de duas horas.
Serviço
Os passageiros que tiverem interesse em fazer a segunda via do cartão podem ir até o Terminal Central ou à sede da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), que fica na Rua 11 de Agosto, 757, Centro.
Recarga
O Bilhete Único pode ser recarregado em um dos pontos de vendas da Transurc, localizados nos terminais de ônibus Central, Mercado, Barão Geraldo, Ouro Verde, Campo Grande e Poupatempo Centro ou ainda em um dos 290 estabelecimentos que fazem parte da rede credenciada (Veja aqui os pontos de recarga credenciados).
Informações: G1 Campinas
Postado por Meu Transporte às 07:59 0 comentários
Marcadores: São Paulo
São Paulo: Obras do metrô interditam parte da avenida dos Bandeirantes até segunda-feira
A avenida dos Bandeirantes ficará parcialmente interditada, tanto no sentido Imigrantes quanto na direção da marginal do Pinheiros, a partir das 23h de amanhã até as 5h da próxima segunda-feira.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o bloqueio acontecerá em razão das obras da linha 5-lilás do Metrô sob a avenida. Serão interditadas duas faixas da direita da avenida dos Bandeirantes, sentido Imigrantes, entre as ruas Gil Eanes e Princesa Isabel.
Para aliviar o impacto no trânsito, será montada uma faixa adicional, reversível, no sentido marginal na mesma região. Com a ativação desta faixa reversível, serão três faixas de rolamento em ambos os sentidos da Avenida dos Bandeirantes.
A CET promete monitorar a interdição e orientar o tráfego na área, para melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança dos usuários da via.
Informações: FolhaPress
Postado por Meu Transporte às 07:56 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Estacionamento é um problema particular e não público
Enquanto a cultura do transporte público não estiver consolidada na Capital e na Região Metropolitana, a situação da Mobilidade Urbana continuará insustentável. A priorização do transporte individual inviabiliza a cultura de um transporte coletivo e solidário, Goiânia assim caminha para uma situação de insustentabilidade do ponto de vista do transporte coletivo. Se formos priorizar só o veículo, vamos travar a cidade inteira e ninguém anda mais.
Para que Goiânia e sua Região Metropolitana alcancem índices melhores de qualidade de vida, a questão da mobilidade urbana é bandeira número um da ação que tem que ser empreendida. O poder público e a sociedade civil organizada tem que estar comprometida com a busca por uma mudança de comportamento relacionado à mobilidade urbana.
Na busca para a solução do problema o Fórum de Mobilidade Urbana adotou como base as sete diretrizes para melhorar o transporte coletivo: primeiro a Implantação de Bus Rapid System BRS; segundo é priorizar o pedestre; a terceira é garantir infraestrutura para os ciclistas; o quarto é regular os estacionamentos; o quinto é melhorar o trânsito; e o sexto é implantar projetos estruturantes para o transporte coletivo: o Bus Rapid Transit – BRT e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e finalmente o sétimo que é planejar a mobilidade urbana.
A quarta diretriz, ou seja, “regular os estacionamentos”, gera uma crise do trânsito na Capital. Hoje é preciso ter paciência ou simplesmente contar com a sorte para encontrar uma vaga de estacionamento nas ruas mais movimentadas de Goiânia. Este problema está longe de acabar e pelo contrário tende a aumentar. Isso se dá em função do aumento da frota de veículos na Capital, fruto da facilidade de financiamentos de carros e motos com parcelas a perder de vista e que contribuem no aumento de veículos no trânsito.
A solução é a priorizar o transporte público, com a criação de corredores exclusivos e a proibição de estacionar nas principais avenidas da cidade. A medida é polêmica e gera protestos de comerciantes que reclamam dos prejuízos financeiros. Na visão da Prefeitura de Goiânia, a falta de estacionamento é problema único e exclusivo do dono do veículo. Não cabe ao município, ao órgão gestor de trânsito gerar espaço para acomodar os veículos. Os veículos são particulares e o problema gerado para estacioná-lo é particular. Cada um tem que saber onde guardar o seu veículo antes de adquiri-lo.
A Prefeitura não pode obrigar um edifício antigo a ter vagas para atender seus clientes, mas com os novos empreendimentos sim, para a construção de novos empreendimentos imobiliários, o novo Plano Diretor exige a oferta de um número mínimo de vagas para veículos. Quem pretende abrir um novo negócio precisa passar ainda pelo Relatório de Impacto de Trânsito (RID). Porém, ainda assim essas exigências parecem ser insuficientes para acabar com o transtorno pela falta de compromissos de novas empresas que não preveem em seus projetos vagas de veículos para funcionários e clientes com o objetivo de diminuir o impacto nas áreas onde se instalam.
Prefeito de Bogotá de 1998 a 2001, Enrique Peñalosa ficou conhecido por dividir opiniões com soluções urbanas bastante ousadas, como a restrição ao estacionamento de carros no centro da cidade, a construção de uma rede de ciclovias com mais de 300 km e o afamado TransMilenio, sistema de ônibus integrados e de alta velocidade nos moldes dos de Curitiba, no Paraná, no lugar de metrôs. O ex-prefeito adotou o conceito de que as ruas são para as pessoas, ciclistas, transporte público e os carros, nessa ordem. Lá, ele deu início ao fim dos estacionamentos nas vias públicas e onde havia carro estacionado, abriu espaço para as ciclovias e garantiu acessibilidade dos pedestres nas calçadas. Funcionou.
E quando perguntado sobre o espaço para estacionar o carro, ele respondeu: “Estacionamento não é um problema público”. Por trás dessa resposta está também a seguinte mensagem: o problema do estacionamento é do dono do carro e do dono dos estabelecimentos, que têm demanda de clientes motorizados. O restante do público que circula pelas vias não tem nada a ver com seu “problema”. Na verdade, o que acontece hoje é exatamente o inverso, quem atrapalha o fluxo de uma via, sem a menor cerimônia, está pouco se importando com as necessidades de mobilidade da maioria. Talvez por isso, no Japão, antes de alguém comprar um carro precisa provar que tem lugar para estacionar o veículo, que não será na rua.
(Garibaldi Rizzo, arquiteto; presidente do Sindicato de Arquitetos e Urbanistas do Estado de Goiás)
Informações: Diário da Manhã
Postado por Meu Transporte às 07:56 0 comentários
Marcadores: Goiás, Reportagem especial
CTTU dará início a manutenção de sinalização horizontal nesta noite na Zona Sul do Recife
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai começar, na noite desta terça-feira (01), a manutenção da sinalização horizontal nas avenidas Conselheiro Aguiar e Domingos Ferreira, ambas em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Serão pintadas as divisórias de pista, as faixas de pedestres e os símbolos que ficam no asfalto. A ação faz parte da Operação Verão, lançada nessa segunda-feira (30).
A expectativa é de que, até o final de novembro, 114 faixas de pedestres, 53 na Avenida Conselheiro Aguiar e 61 na Avenida Domingos Ferreira, e 10,5 quilômetros de divisórias de pista passem por manutenção nas duas vias. O serviço acontecerá sempre durante a noite para evitar retenções de veículos. O investimento para a pintura será de R$ 500 mil.
Postado por Meu Transporte às 07:53 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Porto Alegre implanta tecnologia para transporte de deficientes visuais
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
A prefeitura de Porto Alegre apresentou na última sexta-feira um novo sistema que vai facilitar o transporte de deficientes visuais no ônibus da linha 510 – Auxiliadora, chamado de DPS 2000.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis) em parceria com a Carris e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) tem como objetivo permitir que este público tenha acesso aos serviços de transporte coletivo de forma autônoma e segura através de um equipamento transmissor. A tecnologia deve entrar em operação nesta segunda-feira e permanecer ativo por um mês, tempo determinado para a fase de testes.
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Segundo o secretário municipal Raul Cohen, a linha 510 foi escolhida para iniciar o projeto em função do grande número de deficientes visuais que utilizam o coletivo. “A ideia surgiu da necessidade de abordar a inclusão social a partir de um sistema tecnológico capaz de facilitar o uso de ônibus por cegos”, explica ele. De acordo com Cohen, todos os ônibus da linha estarão equipados com o sistema.
Para acionar o aparelho, o usuário deve estar no ponto de ônibus e fazer a solicitação através de um sinal de rádio, que passa a ser continuamente transmitido até a chegada do coletivo. Desse modo, o motorista sabe que deve realizar a parada. O sistema funciona por dois módulos: um transmissor usado pelos passageiros, e um receptor, instalado nos veículos.
Segundo o secretário, o projeto é um avanço na cidade de Porto Alegre e uma necessidade que já deveria ter sido implementada. "Nesta primeira fase do projeto houve a seleção dos grupos de passageiros que foram previamente treinados para serem beneficiados pelo sistema", afirma. Cohen destaca que os motoristas da linha também receberão qualificação para atender ao público.
Os usuários são associados das entidades União de Cegos do RS (Ucergs), Associação de Cegos do RS (Acergs) e Associação de Cegos Louis Braille (Acelb), e devem apresentar um relatório ao final do processo. Segundo o secretário, se aprovado pelos deficientes durante o período de testes, o novo sistema deve ser expandido para outras linhas da capital.
Informações: Portal Terra
Postado por Meu Transporte às 22:22 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Rio Grande do Sul
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