Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Salvador terá corredor exclusivo para ônibus da Pituba ao aeroporto

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A prefeitura de Salvador vai construir o primeiro dos quatro corredores progressivos para ônibus, entre a Pituba e o aeroporto, segundo foi anunciado, ontem, durante reunião itinerante comandada pelo  secretário municipal de Urbanismo e Transportes, José Carlos Aleluia.

Segundo o secretário, o corredor faz parte do Projeto de Mobilidade da Copa do Mundo e a previsão é que esteja pronto já para o evento teste — Copa das Confederações —, em junho. “Vamos implantar o primeiro nesse trecho e depois seguir para os outros pontos. A via será monitorada com fiscalização eletrônica”, destacou.

Aleluia (camisa clara) embarca em ônibus para percorrer terminais

De acordo com o coordenador de planejamento de transportes da Semut, Francisco Ulisses, técnicos já fizeram vistorias e estudos preliminares. “Serão criadas duas faixas, nos dois sentidos. Algumas intervenções pequenas vão ser feitas nas pistas, em locais com estacionamentos irregulares ao longo da orla, por exemplo”, pontuou. O traçado, porém, ainda não está definido. “A gente tem a possibilidade de a via passar pelo Parque das Dunas ou pela avenida Orlando Gomes”, assinalou Ulisses. 

Os outros corredores serão instalados nas avenidas ACM, Paralela e Suburbana.  Na reunião itinerante, o grupo saiu da sede da Transalvador, no Vale dos Barris, e visitou as estações Pirajá, Iguatemi e Lapa, além de analisar o trânsito no Ogunjá, Dique, avenidas Bonocô, Paralela e Vasco da Gama, Acesso Norte e entrada da BR-324.

O percurso foi feito em duas horas em ônibus que só teve a comitiva como passageiros. Ao chegar no terminal de transbordo em Pirajá, Aleluia ficou surpreso com as condições dos banheiros do local. “Que cheiro é esse? Isso é uma vergonha”, definiu.

Indignado, ele rasgou dois cartazes na porta do sanitário feminino, em que eram pedidas moedas para colaborar com a limpeza do banheiro feita pelos ambulantes. “Não vamos fazer grandes obras agora, como consertar as escadas, mas vamos manter a limpeza e a ordem. Os terminais de transbordo estão longe do que queremos. Temos que priorizar o transporte coletivo e as condições desse sistema”, avaliou Aleluia. 

De acordo com o secretário, a terceirizada que cuidava dos terminais entrou em “colapso” por falta de pagamentos da gestão passada, mas a questão deve ser resolvida até a próxima semana. Além de técnicos e gestores, a vice-prefeita Célia Sacramento, o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, e o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes (Setps), Horário Brasil, também integraram a comissão.

Por Leo Barsan

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960