Sábado, Ipanema e Leblon ganham mais um corredor exclusivo para ônibus (BRS), na R. Prudente de Morais e Av. General San Martin. Haverá mudança no itinerário de 14 linhas. Não haverá abrigos para passageiros em 10 dos 14 novos pontos. A falta de espaço nas calçadas obrigou a Secretaria Municipal de Transporte a adotar totens para sinalizar essas paradas, que terão um piso especial, em alto relevo, para que cegos possam localizá-las.
Esses bairros agora contam com o sistema BRS tanto no sentido Leblon, como no Ipanema. Em agosto, foi inaugurado o corredor na Visconde de Pirajá e Ataulfo de Paiva.
Os carros de passeio e táxis vazios só podem invadir a pista do BRS, sempre à direita da via, por um quarteirão, para dobrar na rua seguinte. Na primeira semana de mudanças no trânsito, ninguém será multado. Depois, quem insistir na irregularidade receberá multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira. Haverá guardas municipais e câmeras. O objetivo do novo sistema é reduzir o tempo de viagem nos coletivos.
Novos ônibus
Passageiros têm que ficar atentos ao adesivo no para-brisa com a inscrição BRS 1, 2 ou 3, que identifica o ponto onde o ônibus vai parar. Dezoito coletivos novos — com dispositivo que impede parada fora do ponto — já circulam nos corredores exclusivos de Copacabana, Ipanema e Leblon. Na primeira quinzena deste mês, mais 70 entram em circulação na Zona Sul e, no mês que vem, mais 45. Os veículos são mais confortáveis e sacolejam menos.
Pista exclusiva no Centro em dezembro
O novo BRS de Ipanema e Leblon está integrado ao de Copacabana. O passageiro que embarca na Rua Barata Ribeiro chega até o Leblon mais rápido graças ao sistema BRS. Sem disputar espaço com carros, a viagem em coletivo fica mais rápida. Nesse trecho de Copa, o tempo no ônibus caiu de 19 para 11 minutos.
Quem embarca no sentido oposto, Leblon-Copacabana, já sente os efeitos também: só no trecho de Copa, a redução foi de 11 minutos.
Depois da Zona Sul, será o Centro que vai ganhar um corredor exclusivo de ônibus. Previsto pela Secretaria Municipal de Transportes para sair do papel em dezembro, a rota inclui as avenidas Rio Branco, Presidente Vargas (dois sentidos) e Rua Primeiro de Março.
No ano que vem, será a vez de a Zona Norte ganhar a via expressa. A novidade vai começar pela Avenida Marechal Rondon e Rua 24 de Maio, no Méier.
Mudanças nos itinerários de 14 linhas
Oito linhas de ônibus deixam de passar na Avenida Ataulfo de Paiva a partir de sábado. São elas:
438 e 439
Praça Atahualpa, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico
522
Avenida Niemeyer, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico
512 e 574
Rua General San Martin, Avenida da Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico.
503
O novo percurso para essa linha no Leblon é Rua General San Martin, Rua Rainha Guilhermina, Avenida Visconde de Albuquerque
591 e 593
Rua General San Martin, Avenida Bartolomeu Mitre
Outras mudanças rota:
525
Avenida Delfim Moreira, Avenida Epitácio Pessoa, Rua Visconde de Pirajá no sentido Ipanema
161, 511,573 e 583
Nessas quatro linhas de ônibus, o novo trajeto é Visconde de Pirajá, Rua Francisco Sá, Avenida Nossa Senhora de Copacabana
546
Av. Ataulfo de Paiva, Avenida Afrânio de Melo Franco, Rua General San Martin, Avenida Bartolomeu Mitre
Esses bairros agora contam com o sistema BRS tanto no sentido Leblon, como no Ipanema. Em agosto, foi inaugurado o corredor na Visconde de Pirajá e Ataulfo de Paiva.
Novos ônibus
O novo BRS de Ipanema e Leblon está integrado ao de Copacabana. O passageiro que embarca na Rua Barata Ribeiro chega até o Leblon mais rápido graças ao sistema BRS. Sem disputar espaço com carros, a viagem em coletivo fica mais rápida. Nesse trecho de Copa, o tempo no ônibus caiu de 19 para 11 minutos.
Quem embarca no sentido oposto, Leblon-Copacabana, já sente os efeitos também: só no trecho de Copa, a redução foi de 11 minutos.
Depois da Zona Sul, será o Centro que vai ganhar um corredor exclusivo de ônibus. Previsto pela Secretaria Municipal de Transportes para sair do papel em dezembro, a rota inclui as avenidas Rio Branco, Presidente Vargas (dois sentidos) e Rua Primeiro de Março.
No ano que vem, será a vez de a Zona Norte ganhar a via expressa. A novidade vai começar pela Avenida Marechal Rondon e Rua 24 de Maio, no Méier.
Mudanças nos itinerários de 14 linhas
Oito linhas de ônibus deixam de passar na Avenida Ataulfo de Paiva a partir de sábado. São elas:
438 e 439
Praça Atahualpa, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico
522
Avenida Niemeyer, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico
512 e 574
Rua General San Martin, Avenida da Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico.
503
O novo percurso para essa linha no Leblon é Rua General San Martin, Rua Rainha Guilhermina, Avenida Visconde de Albuquerque
591 e 593
Rua General San Martin, Avenida Bartolomeu Mitre
Outras mudanças rota:
525
Avenida Delfim Moreira, Avenida Epitácio Pessoa, Rua Visconde de Pirajá no sentido Ipanema
161, 511,573 e 583
Nessas quatro linhas de ônibus, o novo trajeto é Visconde de Pirajá, Rua Francisco Sá, Avenida Nossa Senhora de Copacabana
546
Av. Ataulfo de Paiva, Avenida Afrânio de Melo Franco, Rua General San Martin, Avenida Bartolomeu Mitre
Fonte: O Dia Online
0 comentários:
Postar um comentário