Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Curitiba pode ter a linha "Inter Shoppings" para interligar os principais centros de compras da cidade

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A votação do projeto de lei que autoriza a criação de uma linha de ônibus exclusiva para os shoppings de Curitiba foi adiada pela segunda vez. A proposta, de autoria do vereador Paulo Frote (PSDB), deverá ser votada na sessão da quarta-feira da próxima semana (07/03). A linha denominada "Inter-Shopping Centers" pretende interligar os principais centros de compras da cidade com o objetivo de incrementar as opções turísticas.
O adiamento da votação foi solicitado para que alguns pontos do projeto sejam esclarecidos junto à Urbs (Urbanização de Curitiba). Uma das principais dúvidas é referente à viabilidade financeira da proposta, o que causou manifestações contrárias ao projeto.
Para o vereador Jonny Stica (PT), a ideia é absurda se os gastos dispensados com mais uma linha de ônibus tiverem de ser custeados pelo poder público. "Sabemos que o transporte coletivo enfrenta desafios diários, dentre eles, os gastos elevados, por isso não seria justo aumentar ainda mais esse valor com shoppings privados", opina.
O autor da proposta, no entanto, explica que a linha não prevê vínculo com o sistema de transporte público de Curitiba. Desta forma, seria estabelecida juntamente com a Urbs a viabilidade da linha levando em consideração todo o sistema de circulação viária. "Com os técnicos responsáveis definiríamos os fatores que envolvem a circulação desses ônibus, inclusive quais os shoppings contemplados", informa o vereador. A Urbs foi procurada pela reportagem da Tribuna, mas a assessoria de imprensa afirmou que o órgão não comenta os projetos que ainda não foram apresentados oficialmente.
Frote conta que foi pego de surpresa com o adiamento na tarde de ontem. "A oposição está confundindo a criação da Inter-Shopping Centers, que visa o incremento do turismo, com mais uma linha integrante da Rede Integrada de Transporte de Curitiba e Região Metropolitana (RIT)", critica. Diante desta situação, o vereador afirma que estuda a possibilidade de acrescentar à proposta original uma emenda que propõe a participação da iniciativa privada na viabilização da linha.
Propostas
A criação do "Inter-Shopping Centers" não é a única proposta que pretende fazer integração entre estabelecimentos de entretenimento de Curitiba. No ano passado, o então presidente da Câmara, João Claudio Derosso, e o vereador Professor Galdino apresentaram duas propostas para a criação de linhas de ônibus especiais. As novas linhas deveriam percorrer bares e casas noturnas da cidade, mas não foram aprovadas. Além disso, já circulam pela capital as linhas especiais Turismo, InterHospitais, Circular Centro e Madrugueiro, que fazem a integração entre áreas específicas da capital.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960