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Em Natal, Bilhetagem não garante integração
quarta-feira, 26 de maio de 2010A Prefeitura de Natal autorizou a utilização da bilhetagem eletrônica nos alternativos que rodam na capital, mas não determinou a integração de opcionais e ônibus – que já usam a bilhetagem – em um mesmo e único sistema. A manutenção de sistemas diferenciados acabou gerando mais frustração que comemorações entre os permissionários.
Edileuza Queiroz, presidente do Sindicato dos Permissionários do RN (Sitoparn), avalia a medida como “um avanço no sistema de transporte, mas não vai funcionar se o sistema não for integrado à bilhetagem dos ônibus”. Os custos da implantação de um sistema próprio para gerenciar a bilhetagem eletrônica, segundo ela, inviabiliza financeiramente a atividade dos alternativos.
“Essa era uma luta antiga da categoria, é um sonho realizado. Mas essa etapa é só o começo da luta que virá. A homologação nos diz que estamos aptos, então não tem mais porque não fazer o sistema integrado com ônibus”, disse Edileuza. Cada permissionário investiu R$ 26 mil para adotar a mesma tecnologia de bilhetagem dos ônibus, realizada pela empresa Fugitec, com a intenção de adotar o sistema unificado de cartões. A instalação do sistema de gerenciamento custaria milhões e o montante do investimento é, ao mesmo tempo, reclamação dos permissionários para a integração e argumento para que os empresários de ônibus se recusem a compartilhar o sistema existente.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Renato Fernandes, reconhece que a integração da bilhetagem entre ônibus e alternativos “ainda terá que ser discutida”. “Desde quando se implantou a BE para o transporte coletivo ela atingiu o sucesso esperado e quem não estava utilizando queria também utilizar. Mas não depende só da Semob. Precisamos saber se a tecnologia contempla as exigências da regulamentação”.
Edileuza Queiroz rebate que os testes com 50 cartões já foram realizados, de 13 a 20 de maio, pelos fiscais da Semob e que não há motivos para prorrogar o debate da integração. “Hoje são 55 veículos parados, doidos para voltar a trabalhar. Com a bilhetagem, dentro de três meses teríamos 60 veículos novos para atender à população”.
Segundo a sindicalista, antes do Sindicato das Empresas de Ônibus de Natal (Seturn) iniciar a BE, cada alternativo transportava entre 500 a 600 passageiros por dia. Hoje, em um dia produtivo, um veículo consegue de 200 a 250 pessoas. “Quando botamos na caneta, é pouco para honrar os compromissos”, disse.
Há ainda pontos exclusivos de alternativos, que segundo ela, acabam prejudicando a população que conta com o cartão eletrônico para se locomover. É o caso do estudante Josivaldo Tibúrcio, que mora em Cidade Satélite. Ele conta que quando precisa ir ao Hospital Papi, na Avenida Afonso Pena, tem de escolher entre usar o ônibus e caminhar a pé da Avenida Hermes da Fonseca, ou desembolsar dinheiro para pagar o alternativo, que passa na rua em frente ao Hospital. “Se for unificado, os opcionais ganham, mas a população também. Quero poder usar o vale estudantil eletrônico nos dois”.
O presidente do Sindicato dos Operadores de Alternativos do RN (Astoern), Milklei Leite, disse que a homologação é apenas um pequeno passo, frente às dificuldades que os trabalhadores do setor vêm enfrentando devido à crise no sistema.
“Hoje há 350 trabalhadores desempregados, por causa dos 55 carros parados. Além disso, temos 30 veículos com operadores dobrando o turno porque o permissionário não consegue pagar mais funcionários, o que tira a vaga de outros”, diz ele, que garante o retorno dos ex-funcionários se a bilhetagem for integrada.
Fonte: Tribuna do Norte
Postado por Meu Transporte às 16:41 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
Metrô-SP: Garagens vazias '' Motoristas insistem transitar em seus carros piorando a mobilidade ''
A superlotação do metrô de São Paulo frustrou um dos projetos destinados a convencer os adeptos do transporte individual a trocar os automóveis pelos trens. Há 16 meses, como parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, a Companhia do Metropolitano colocou em operação estacionamentos conjugados com estações da rede metroviária da capital. Pretendia-se convencer os motoristas a estacionar seus carros ao lado das estações e a completar o seu percurso usando o transporte público ? e, com isso, reduzir o crônico congestionamento das ruas paulistanas.
- A grande oferta de vagas a custo baixo e a possibilidade de viajar num meio de transporte de maior qualidade pareciam uma fórmula perfeita. Mas, entre aguentar o congestionamento do trânsito no conforto do próprio automóvel e viajar espremido nos vagões do metrô, o paulistano não pensou duas vezes. Os E-Fácil, instalados nas Estações Santos-Imigrantes, Bresser-Mooca, Corinthians-Itaquera, Marechal Deodoro, Guaianases e Brás, ficaram na maior parte ociosos.
Mais uma vez foram concedidas facilidades, quando o que interessa ao público é que o serviço se expanda. Assim foi com o Bilhete Único que, ao permitir um maior número de viagens a preço fixo num determinado período do dia, estimulou efetivamente o uso do transporte público. Sem que a capacidade do metrô aumentasse, esse incentivo criou uma série de problemas para um sistema que vinha sendo considerado pela população, desde que começou a operar, o mais prestigiado dos meios de transporte público. Rombos orçamentários, queda na qualidade e na satisfação da população passaram a fazer parte do cotidiano da Companhia do Metropolitano que, até então, tinha desempenho considerado exemplar pelo usuário.
- Foi o que apurou pesquisa realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Entre 2006, ano em que o Bilhete Único foi instalado no sistema, e 2009, o índice de satisfação dos passageiros despencou de 93% para 82%, o mais baixo da década. Nas 55 estações do metrô passaram a se espremer diariamente 3,3 milhões de passageiros: 750 mil vindos da integração entre os diferentes meios de transporte. O metrô de São Paulo, que até então era considerado um dos mais confortáveis do mundo, passou a figurar entre os mais superlotados.
Com o E-Fácil a Companhia do Metropolitano até conseguiu atrair novos passageiros, mas, na maior parte das estações, não teve condições de retê-los para criar um hábito que aos poucos se disseminasse entre os proprietários de carros particulares. Apenas na Estação Santos-Imigrantes o movimento satisfez as expectativas. No primeiro ano de funcionamento, a unidade recebeu 85 mil veículos, com recorde de 328 usuários num único dia. Mas os outros cinco estacionamentos, que têm entre 150 e 250 vagas cada, ficam praticamente vazios a maior parte do dia.
- O E-Fácil tem preços atrativos. As tarifas variam entre R$ 7,83 e R$ 11,40 por 12 horas de estacionamento. Esses preços não cobrem o que cobram várias redes de estacionamento da cidade pela primeira hora. Cada hora adicional custa apenas R$ 1,00 no estacionamento do metrô, enquanto nas garagens privadas esse custo é de pelo menos R$ 5,00.
A tarifa do E-Fácil ainda inclui duas passagens válidas para trem, metrô ou ônibus municipal. Os usuários adquirem um cartão eletrônico nos postos de vendas do Bilhete Único e o carregam com créditos para pagar o estacionamento. Segundo dados da Companhia do Metropolitano, já foram realizadas 392.506 viagens com o cartão E-Fácil.
- A Companhia do Metropolitano pretende, até o fim do ano, chegar a dez estacionamentos E-Fácil. Segundo a empresa, a baixa procura das garagens se deve ao fato de o serviço ser novidade em quatro delas e informa que tem investido na divulgação do serviço. Para que atinja o objetivo principal, no entanto, que é atrair mais passageiros para o transporte público, é necessário aumentar a capacidade do metrô.
Fonte: Estadão
Postado por Meu Transporte às 16:35 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Fortaleza: Motoristas e cobradores paralisam cerca de 170 ônibus nesta manhã
Motoristas e cobradores realizaram nova assembleia que atrasou a saída dos ônibus das garagens na manhã desta quarta-feira, 25. A paralisação-surpresa aconteceu em frente às empresas Timbira, no bairro Rodolfo Teófilo, e Santa Maria, no bairro Ellery. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Ceará (Sintro), a assembleia começou por volta de 4 horas da manhã e se estendeu até 7 horas.
Segundo Roberto Pontes, gerente de tráfego da empresa Santa Maria, 83 veículos deixaram de sair com a paralisação. A empresa atua com 14 linhas em Fortaleza. Já na empresa Viação Timbira, a assembleia impediu a saída de 95 carros. A empresa cobre 23 linhas de ônibus na cidade, de acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
Até quinta-feira, 27, a categoria pretende realizar paralisações-surpresa nas garagens de empresas de ônibus. Os trabalhadores reivindicam aumento salarial de 45%, enquanto a proposta dos empresários é de 4,5% de reajuste. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) decidiu em assembleia nesta terça-feira, 25, que tomará medidas legais para garantir o acesso dos usuários de sistema de transporte coletivo em Fortaleza aos ônibus.
O sindicato conseguiu um interdito proibitório por meio da Justiça do Trabalho, para tentar estabelecer a proibição da interdição de vias públicas, terminais de integração e garagens das empresas de ônibus. Uma audiência de conciliação está prevista para esta quarta-feira, 26, às 10 horas, 1ª Vara da Justiça do Trabalho.
Já a Etufor entrou com requerimento, também na Procuradoria Regional do Trabalho, de uma audiência de mediação entre Sintro e o Sindiônibus com a finalidade de evitar novas paralisações. A audiência também acontece nesta quarta-feira, 26, na Procuradoria Regional do Trabalho, a partir das 14 horas. A Procuradoria vai atuar como mediadora.
Fonte: O Povo
Postado por Meu Transporte às 16:31 0 comentários
Marcadores: Ceára
Salvador: Rodoviários aceitam 6% e acabam ameaça de greve
Os rodoviárias aceitaram a proposta das empresas de ônibus e decidiram que não entrarão mais em greve, que estava marcada para começar à meia noite. Eles estavam defendendo um reajuste de 15%, as empresas bateram pé firme em 2,8%, mas ao final da tarde desta terça-feira (25) o acordo foi fechado: os empresários aumentaram a proposta para 6% de reajuste salarial, aceita imediatamente pela categoria.
A reunião de mediação foi realizada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE, ex-DRT) . O acordo proposto pelas empresas e aceito pelo Sindicato dos Rodoviários foi de aumento de 6% no salário, 6% no plano de saúde, 9,72% no ticket alimentação, que também será pago como gratificação nas férias, além de 15% de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Por volta das 14h30m, o Sindicato dos Rodoviários tinha anunciado, através de release, a greve para a zero hora desta quarta-feira (26). "Depois de 54 dias de campanha salarial, 11 rodadas de negociação e uma reunião de conciliação na Ministério Público do Trabalho, sem acordo. A categoria pede 16,4% de reajuste e os empresários oferecem 2,8%, pouco mais da metade da inflação do período, que foi de 5,4%.
Nesta campanha salarial, contudo, os trabalhadores asseguram que os avanços sociais pesaram tanta quanto o salário na decisão de ir à greve", dizia a nota.
Fonte: Jornal da Midia
Postado por Meu Transporte às 02:57 1 comentários
Marcadores: Bahia
Linha Amarela do Metrô de SP é inaugurada sem condutor e controlada à distância
Começou a funcionar nesta terça-feira em São Paulo a Linha Amarela do Metrô, com uma tecnologia inédita no país: os trens não têm condutores e são operados à distância. O sistema operacional é todo automático, não há separação entre os vagões. A parte da frente do trem fica liberada e o passageiro pode acompanhar todo trajeto do trem capaz de atingir 80 km/h de velocidade.
- É a linha mais moderna do mundo - disse Alberto Goldman, Governador de São Paulo, durante a solenidade de inauguração.
O trecho inaugurado liga as estações Paulista e Faria Lima. A empresa prevê novas inaugurações de mais estações neste ano. A linha completa, entre a Vila Sônia e Luz, deverá estar concluída em 2012.
- A nossa expectativa é que a partir de terça-feira da semana que vem a gente possa iniciar a operação normal, completa, com cobrança do usuário, permitindo a interligação com a linha dois e a utilização da esteira - diz o diretor presidente da Via Quatro, Luiz Valença.
- É a linha mais moderna do mundo - disse Alberto Goldman, Governador de São Paulo, durante a solenidade de inauguração.
O trecho inaugurado liga as estações Paulista e Faria Lima. A empresa prevê novas inaugurações de mais estações neste ano. A linha completa, entre a Vila Sônia e Luz, deverá estar concluída em 2012.
- A nossa expectativa é que a partir de terça-feira da semana que vem a gente possa iniciar a operação normal, completa, com cobrança do usuário, permitindo a interligação com a linha dois e a utilização da esteira - diz o diretor presidente da Via Quatro, Luiz Valença.
Fonte: SPTV
Postado por Meu Transporte às 02:38 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Estação de metrô Cidade Nova deve ficar pronta até final de junho
Falhas técnicas, atrasos e superlotação. Esses são alguns dos problemas que viraram rotina nas estações de metrô do Rio de Janeiro. Para tentar melhorar o serviço, cerca de 400 operários trabalham nas obras de mais uma estação, a Cidade Nova, que vai nascer na ligação entre as linhas 1 e 2.
Inicialmente prevista para março deste ano, a estação de superfície deve ser entregue à população até o fim de junho. Os tapumes da plataforma serão retirados e o metrô ganhará mais uma parada. O terminal ficará entre as estações de São Cristóvão, ponta da Linha 2, e a Central do Brasil, na Linha 1.
O principal acesso à nova estação será a passarela que já está sobre a Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade. Muito moderna, ela será parte envidraçada e terá escadas rolantes e elevadores, mas o que as pessoas que vão passar por lá querem realmente saber é se o serviço oferecido pelo metrô vai melhorar.
As queixas contra o metrô ganharam força em dezembro do ano passado. Foi quando os trens vindos da Pavuna, Linha 2, puderam continuar pela Linha 1 até Botafogo, na Zona Sul da cidade. A ligação 1A tornou o transporte um caos: superlotação, queixas sobre o ar condicionado e enguiços. Problemas que mancharam a imagem do metrô.
O metrô garante que tudo já está normalizado e que a estação Cidade Nova não bvai mudar nada a rotina de quem usa o sistema, e nem vai acontecer o que os passageiros mais querem: uma redução no tempo entre os trens, que num dia normal, sem enguiços, fica entre 5 minutos e meio a seis minutos.
“Você só consegue diminuir intervalo se você tiver mais trem para botar entre um e outro. E isso só vai ser possível com os novos trens”, disse Joubert Flores, diretor da concessionária Metrô Rio, que aproveitou para falar sobre a chegada de novos vagões: “O primeiro trem, o protótipo, chega no segundo semestre de 2011. E a partir daí você tem dois trens a cada dois meses”.
AtrasosPela manhã, dois problemas interromperam a circulação dos trens na Linha 2 do metrô. Na estação Uruguaiana, no Centro do Rio, a porta de uma das composições não fechou e os passageiros também tiveram que descer. De acordo com o Metrô Rio, por medida de segurança os passageiros foram orientados a desembarcar e o trem foi retirado de circulação.
Mais cedo, por volta das 7h20, ainda segundo a concessionária, na estação Engenheiro Rubens Paiva, uma composição da Linha 2, que seguia no sentido Pavuna, apresentou problema no sistema de ar comprimido. O trem também teve que ser substituído e os passageiros foram retirados da composição. As linhas 1 e 2 ficaram com atraso nos intervalos.
Inicialmente prevista para março deste ano, a estação de superfície deve ser entregue à população até o fim de junho. Os tapumes da plataforma serão retirados e o metrô ganhará mais uma parada. O terminal ficará entre as estações de São Cristóvão, ponta da Linha 2, e a Central do Brasil, na Linha 1.
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O metrô garante que tudo já está normalizado e que a estação Cidade Nova não bvai mudar nada a rotina de quem usa o sistema, e nem vai acontecer o que os passageiros mais querem: uma redução no tempo entre os trens, que num dia normal, sem enguiços, fica entre 5 minutos e meio a seis minutos.
“Você só consegue diminuir intervalo se você tiver mais trem para botar entre um e outro. E isso só vai ser possível com os novos trens”, disse Joubert Flores, diretor da concessionária Metrô Rio, que aproveitou para falar sobre a chegada de novos vagões: “O primeiro trem, o protótipo, chega no segundo semestre de 2011. E a partir daí você tem dois trens a cada dois meses”.
AtrasosPela manhã, dois problemas interromperam a circulação dos trens na Linha 2 do metrô. Na estação Uruguaiana, no Centro do Rio, a porta de uma das composições não fechou e os passageiros também tiveram que descer. De acordo com o Metrô Rio, por medida de segurança os passageiros foram orientados a desembarcar e o trem foi retirado de circulação.
Mais cedo, por volta das 7h20, ainda segundo a concessionária, na estação Engenheiro Rubens Paiva, uma composição da Linha 2, que seguia no sentido Pavuna, apresentou problema no sistema de ar comprimido. O trem também teve que ser substituído e os passageiros foram retirados da composição. As linhas 1 e 2 ficaram com atraso nos intervalos.
Fonte: G1
Postado por Meu Transporte às 02:30 0 comentários
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