Governo de SP assina concessão do Trem Intercidades que vai ligar Campinas à capital *** Ônibus da MobiBrasil 100% movido a gás natural entra em operação no Grande Recife *** Cuiabá reduz em 87% reclamações com monitoramento de frota inteligente *** Trensurb retoma operação do metrô de forma emergencial *** Terminal do Tatuquara completa três anos integrando a região Sul de Curitiba *** Campinas atinge mais de 107 km de rotas para bicicletas *** Metrô de BH receberá 24 novos trens em 2026

Câmara de São Paulo aprova concessão de terminais de ônibus a empresas

quinta-feira, 14 de maio de 2015

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (13), em segunda discussão, o texto substitutivo ao projeto de lei 481/2013 que trata da concessão dos terminais de ônibus do sistema de transporte coletivo à iniciativa privada. O texto segue agora para sanção do prefeito Fernando Haddad (PT).

A concessão permitirá à Prefeitura abrir licitação para escolher empresas privadas que poderão explorar, administrar, cuidar da manutenção e conservação de terminais de ônibus. A concessão pode ser concretizada antes ou depois de obra realizada pelo poder público.

Na mensagem que acompanha o projeto enviado à Câmara, Haddad afirma que a concessão dos terminais busca "captação de investimentos da iniciativa privada necessários à construção de novas estruturas e manutenção das já existentes."

Ele diz que caberá ao Executivo indicar os terminais a serem explorados pela iniciativa privada. Haddad também alega que a concessão pode promover mais desenvolvimento e menos custos para o poder público.

"A operação dos terminais de ônibus pela iniciativa privada, com a possibilidade de exploração comercial, terá potencial de promover, a um só tempo, o  desenvolvimento e a urbanização do entorno, bem como a criação de novos locais de emprego em regiões deficitárias e afastadas do centro da cidade", afirma.
"Ao permitir que a gestão desses bens públicos pelo particular, a Prefeitura garante a prestação de serviços adequados à população e desonera os cofres públicos, possibilitando o direcionamento desses recursos para outras áreas", complementa na mensagem.

Caso os estudos de viabilidade econômica apontem a necessidade de receitas adicionais, a Prefeitura poderá prever, no futuro edital, o uso de recursos de contas bancárias previstas na lei que trata da organização do sistema de transporte coletivo. Também poderá pagar os concessionários de acordo com o programa municipal de Parcerias Público-Privadas.

As chamadas PPPs são contratos de prestação de serviços ou obras firmados por entre 5 ou 35 anos entre empresas e o governo federal, estadual ou municipal. Nas PPPs, as empresas são pagas diretamente pelo governo ou pela combinação de tarifas cobradas mais recursos públicos. O pagamento é vinculado ao cumprimento de metas estabelecidas em contrato.

Foto: Roney Domingos/ G1
Informações: G1 SP

Leia também sobre:
READ MORE - Câmara de São Paulo aprova concessão de terminais de ônibus a empresas

Em Campinas, Terminal Padre Anchieta muda sistema de operação no sábado

A partir de sábado (16), o Terminal Padre Anchieta, em Campinas, abrirá os portões laterais e se transformará em um terminal aberto. Com isso, a entrada de passageiros será livre, e a passagem paga apenas nos ônibus. A medida é para inibir a entrada pela faixa dos coletivos — e evitar acidentes — e impedir os passageiros que entram pela faixa de veículos e não pagam a passagem. Diariamente, passam pelo local 2 mil pessoas. 

A região do entorno do terminal tem grande movimentação de veículos e de ônibus. É comum as pessoas cruzarem pontos de tráfego mais intenso para acessar o terminal. Atualmente, a entrada é pela catraca principal, fixada no solo. No entanto, a entrada de veículos é larga e é possível passar por ela. 

Um funcionário, que pediu para não ser identificado, afirmou que, em média, cem pessoas por hora entravam pelas faixas de ônibus. Esse número caiu há 2 meses, quando dois seguranças foram colocados nas entradas para evitar o problema.

Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Transurc, a mudança também deve auxiliar nos horários de pico, uma vez que formavam-se filas para o pagamento.

A partir do dia 16, o pagamento será feito com cartão eletrônico após o embarque no veículo. As alterações serão testadas por um período de 90 dias. Se forem aprovadas, serão implementadas em caráter definitivo. Para orientar os usuários sobre as mudanças, a Transurc e a Emdec estão distribuindo folhetos explicativos.

Após a transição, serão colocados funcionários para tirar dúvidas e orientar os usuários sobre as mudanças. Os passageiros afirmaram que a medida pode trazer benefícios, como a segurança, mas temem que cause confusão. “Muitos entram por fora para não pagar. Então, quando mudar, eles não vão gostar. Vai precisar de vigilância e orientação”, disse o assessor Daniel Toledo. 

A doméstica Andreia Jaqueline dos Santos, de 35 anos, afirmou que a mudança pode ajudar, mas que os portões podem facilitar aos usuários que não pagam. “As pessoas não têm consciência.Vejo muita gente que entra pela faixa do ônibus. Vai precisar de orientação e muita fiscalização”, disse.

Para a cozinheira Maria de Lourdes Lopes, de 63 anos, a abertura dos portões vai criar mais fila para entrar nos ônibus. “Acho que fica mais fácil para entrar no terminal, mas pode atrapalhar quem entra no veículos. Quem vem atrasado, e quer correr, por exemplo”, disse. Ela utiliza o terminal para fazer a integração entre linhas.

O folheto da Emdec e da Transurc informam que os passageiros que fazem integração no Terminal Padre Anchieta devem entrar pela porta da frente dos ônibus, validar novamente o Bilhete Único e passar pela catraca. Quem não possui o Bilhete Único — há o Bilhete 1 ou 2 Viagens — terá que pagar novamente.

Por Sarah Brito
Informações: Correio Popular

READ MORE - Em Campinas, Terminal Padre Anchieta muda sistema de operação no sábado

Em João Pessoa, Semob começará a multar motoristas que circulam na faixa de ônibus

O superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Roberto Pinto, afirmou na manhã desta quinta-feira (14), após reunião com o Ministério Público, AETC e o Sindicato dos motoristas de transporte público, que os agentes de trânsito começarão a multar os motoristas que fazem uso da faixa exclusiva para ônibus da Epitácio Pessoa no próximo mês.

De acordo com Pinto, as multas começarão em 30 dias. No dia 18, entretanto, já haverão agentes de trânsito na Epitácio fiscalizando e advertindo os motoristas.O promotor de Justiça Glauberto Bezerra destacou que, caso haja descumprimento por parte da Semob, serão executados os compromissos firmados no termo de ajustamento de conduta, assinado em 2014, bem como serão ajuizadas ações civis de responsabilidade. “A execução desse compromisso é a concretização do direito humano fundamental do consumidor”, disse. 

Por Pedro Callado / Rafael Oliveira
Informações: Paraíba.com.br
READ MORE - Em João Pessoa, Semob começará a multar motoristas que circulam na faixa de ônibus

Grande Recife: TI Cosme e Damião inaugurado e não usado

A Arena Pernambuco não é o único “legado mobiliário” da Copa do Mundo que está funcionando aquém do que foi estimado. Não há sequer uma linha que circule diariamente pelo Terminal Integrado de Passageiros Cosme e Damião, ainda que ele tenha sido inaugurado há quase um ano, inclusive com a visita da presidente Dilma Rousseff (PT).

O uso só acontece de forma excepcional, quando há jogos na Arena. Nos demais dias, o cenário é desértico e o estado beira o abandono. A falta de utilidade do equipamento contrasta com o alto investimento na obra, que demandou, até agora, um total de R$ 17,5 milhões em recursos públicos. O evidente prejuízo à sociedade em razão da perda da função social do TI terminou por acender o sinal amarelo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que emitiu um Alerta de Responsabilização à Secretaria das Cidades.

No documento, enviado pela conselheira Teresa Duere no dia 27 de abril, o ente público é alertado dos riscos “advindos da omissão em diligenciar as providências que se façam necessárias para prover o equipamento de uma função social que justifique os recursos públicos investidos”. A conselheira ainda faz uma ressalva de que, caso o governo estadual não reaja à situação, cabe a devolução integral desses recursos no âmbito da Auditoria Especial de número 1303980-5, instalada pelo TCE para apurar o caso. O alerta estabeleceu um prazo de 90 dias para que seja apresentado à Corte de Contas um plano de uso e ocupação do TI.

A situação tem deixado inconformados os moradores do Loteamento Santo Cosme e Damião e outras comunidades vizinhas, como a UR-07 e loteamentos São Paulo, Santo Antônio e Viana. “Exceto quando tem jogos, não tem utilidade nenhuma. E as pessoas daqui já tem dificuldade de acessar o transporte público, com poucas opções. A falta de propósito desse TI é tanta que a população às vezes usa o estacionamento para caminhadas ou até atividades recreativas da comunidade”, denunciou o comerciário Romildo Junior, 36 anos. Ontem, no sol a pino das 13h, o estudante Lucas Henrique, 13 anos, aguardava o ônibus na parada instalada do lado de fora do TI. “É, poderia estar lá dentro. Seria mais confortável”, confessou. Já a dona de casa Glace Kelly, de 25 anos, reclamou que o equipamento sem uso ou manutenção tem causado transtornos. “Quando chove, alaga tudo. E quando funciona em dia de jogo, é uma confusão”, comentou.
Terminal só é usado em dias de jogos de futebol
Quando inaugurado, dia 14 de junho de 2014, o governo estadual divulgou que o TI Cosme e Damião iria atender até 20 mil passageiros por mês. Duas linhas circulariam ali dentro, a TI Cosme e Damião – Circular, com 60 viagens diariamente, e a TI Cosme e Damião/TI Caxangá – IV Perimetral, com 116 viagens. Nada virou realidade, no pós-Copa. O Alerta do TCE ainda chama atenção para as mudanças empreendidas no projeto original licitado do Ramal da Copa (complexo viário de acesso à Cidade da Copa), o que, segundo o órgão, influenciou na atual situação do TI. Antes, estava prevista a circulação de linhas do tipo BRT. “As mudanças acarretaram na sua ociosidade em grande parte do tempo, ficando o mesmo com sua função social comprometida”, denunciou o TCE. Procurada, a Secretaria das Cidades se limitou a confirmar que recebeu o documento do TCE. “A secretaria está analisando o documento e dentro do prazo determinado se manifestará a respeito”, concluiu.

Por Carolina Albuquerque
READ MORE - Grande Recife: TI Cosme e Damião inaugurado e não usado

Estações da CPTM da Linha 11 - Coral terão distribuição de livros

No mês em que celebra os 23 anos de sua criação, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promoverá mais uma ação de incentivo à leitura. Intitulado Livro Livre, o projeto será realizado na Linha 11-Coral, que neste mês também comemora os 15 anos da implantação do serviço Expresso Leste.

A distribuição de livros será realizada na estação Mogi das Cruzes, na próxima sexta-feira (15/05), das 10h às 13h. A estação Corinthians-Itaquera receberá a ação no sábado (23/05), no mesmo horário.

Os usuários que passarem pelas estações participantes do projeto encontrarão as bancas de doação de livros, com diversos exemplares. Entre as publicações disponíveis, destacam-se clássicos nacionais e estrangeiros, livros didáticos, infanto-juvenis, religiosos e de autoajuda.

A iniciativa estimula o bookcrossing, ação que incentiva o ato de ler e repassar o livro para outra pessoa, compartilhando o conhecimento adquirido. Além de contribuir cedendo o espaço para os projetos, a CPTM também fornece novos livros para distribuição.

Na estação Mogi das Cruzes, a ação será realizada em parceria com o Lions Clube Mogi Itapety, que já disponibilizou mais de quatro mil exemplares para a região. Já na estação Corinthians-Itaquera, a distribuição tem como parceiro o Projeto Adote um Livro, que também divulga o hábito do bookcrossing.

O projeto Livro Livre 

Desde 2006 a CPTM realiza o projeto Livro Livre, que neste ano chega à sua 10ª edição, promovendo uma corrente de leitura entre os usuários das seis linhas da companhia. A iniciativa propõe estimular o hábito da leitura, a partir da proposta de ler e repassar adiante os livros adquiridos nas estações participantes. 

Na última edição, em 2014, a ação foi realizada em 13 estações. Algumas delas, como Luz, Ipiranga, Palmeiras-Barra Funda, Brás, Francisco Morato, Vila Olímpia, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também receberam exemplares para serem disponibilizados aos empregados. 

Além da troca e circulação dos exemplares, o Livro Livre conta ainda com intervenções lúdicas e culturais, incluindo encontros com escritores e editores convidados pela CPTM. Nas nove edições já foram distribuídos mais de 130 mil títulos. 

Para quem quiser contribuir com a iniciativa, as doações podem ser feitas durante todo o ano nas estações da CPTM. 

Serviço: 
Evento: Projeto Livro Livre
Local: Estações Mogi das Cruzes 
Data: 15/05, sexta-feira, das 10h às 13h 
​Local: Corinthians-Itaquera 
Data: 23/05, sábado, das 10h às 13h


Informações: CPTM
READ MORE - Estações da CPTM da Linha 11 - Coral terão distribuição de livros

Porto Alegre terá cinco áreas com velocidade limitada em 30km

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) confirmou para 18 de maio, segunda-feira, pregão eletrônico para selecionar empresa de sinalização de implantação do projeto da Zona 30 em cinco áreas da cidade. No mesmo dia, haverá pregão de licitação para um total de 57 Paradas Seguras a serem instaladas na avenida Ipiranga. 

Nas áreas de Zona 30, serão implantadas placas indicativas de velocidade máxima permitida em 30 quilômetros por hora, com critérios de escolha definidos pela equipe técnica de planejamento de trânsito da EPTC, para uma maior segurança dos pedestres e ciclistas. Também haverá reforço por lombadas físicas, pinturas no asfalto, faixas de travessias de pedestres elevadas, além de estreitamento de pista para veículos.

De acordo com a arquiteta Carla Meinecke, gerente de projetos de trânsito da EPTC, a Zona 30 é um projeto de engenharia viária utilizado em diversos países europeus, como Alemanha, França e Bélgica, que busca modificar a cultura e alertar a todos para uma circulação mais segura, com uma identidade visual própria e um amplo reforço de sinalização de trânsito. "Com isso, queremos tornar as ruas mais amigáveis, reduzir os conflitos e dar mais espaço para as pessoas", avalia. 

Zona 30 e Paradas Seguras - Os projetos de Zona 30 e Paradas Seguras foram aprovados pela Caixa Econômica Federal e a prefeitura. Em outubro do ano passado, receberam a garantia de verba do Ministério das Cidades, via Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 1,4 milhão, além de aporte da prefeitura. A conclusão das cinco Zonas 30 e das 57 paradas seguras está prevista para o segundo semestre do ano.

Locais - A prioridade de implantação deste projeto, de ostensiva sinalização e disciplinamento viário, compreende locais de interior de bairros onde há desrespeito à velocidade e índices de acidentalidade, de acordo com dados estatísticos, assim como regiões onde há escolas e praças. De acordo com estudos técnicos e encontros nos Centros Administrativos Regionais (CARs), as cinco primeiras Zonas 30 da Capital ficarão localizadas nas seguintes áreas, com muitas características residenciais:

Cristal: ruas Butuí e Inhanduí. Na área estão a Escola Municipal Professor Eliseu Paglioli Especial, o Posto de Saúde Cristal Divisa e a Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Professor Elpídio Ferreira Paes.

Vila João Pessoa: a área contempla a avenida Luiz Moschetti, limite entre os bairros Vila João Pessoa e Cel. Aparício Borges. Destaca-se a existência de uma praça, um posto de saúde e, no entorno próximo, a existência de três escolas.

São Geraldo: a área abrange o quadrilátero formado pelas avenidas São Pedro, Pernambuco, Maranhão e Amazonas, no bairro São Geraldo. A região possui cinco entradas, sendo as principais pelas avenidas Pará e Bahia. Destaca-se a existência de quatro escolas e diversos restaurantes, o que ocasiona uma quantidade significativa de deslocamentos a pé pela região, em diferentes horários.

Rubem Berta: rua Wolfram Metzler, uma das principais vias deste populoso bairro da Capital. Conta com uma escola municipal e uma estadual; cinco creches comunitárias, três linhas de ônibus e uma de lotação; posto de saúde e posto da Brigada Militar, além de uma igreja e diversos templos;  um CTG, várias entidades esportivas; clube de mães, grupo de terceira idade, o que proporciona uma quantidade significativa de deslocamentos a pé pela região, em diferentes horários.

São Sebastião: a área de estudo contempla a avenida João XXIII. Destaca-se a existência de um centro comercial de grande porte, uma escola estadual e o Terminal Triângulo, além de estabelecimentos comerciais de pequeno porte na via e imediações.

Informações: EPTC
READ MORE - Porto Alegre terá cinco áreas com velocidade limitada em 30km

Tarifa de ônibus pode passar para R$ 2,70 em Belém

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Em reunião nesta terça-feira (12), o Conselho Municipal de Transporte aprovou o reajuste da passagem de ônibus da capital para R$ 2,70. A proposta representa um reajuste de 12,5% em relação aos atuais R$ 2,40. Para entrar em vigor, o aumento precisa ser homologado pelo prefeito Zenaldo Coutinho.

Este reajuste corresponde a planilha elaborada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). A outra proposta apresentada para o conselho havia sido feita pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) e fixava o reajuste em 15%, propondo tarifa de R$ 2,76.

Segundo a titular da Semob, Maísa Tobias, foi levado em consideração o poder aquisitivo da população durante a votação do conselho, mas o aumento de insumos com mão de obra e o preço dos combustíveis pesou no preço final da passagem.

"Foram apresentados cálculos técnicos que contemplam todos os insumos, os custos e investimentos necessários para que se faça o preço do serviço. É bom frisar que foi colocado como pauta a necessidade de investimentos, que é um dos motivos da tarifa ser reajustada", disse Tobias.

Ainda assim, o aumento só foi aprovado pelo conselho com a condição de que as empresas de ônibus invistam em qualidade, capacitando motoristas, cobradores e renovando a frota de ônibus. Procurado pelo G1, o Setransbel ainda não se manifestou sobre o aumento.

Informações: G1 PA
READ MORE - Tarifa de ônibus pode passar para R$ 2,70 em Belém

SPTrans nega redução de linhas e desemprego

A São Paulo Transportes (SPTrans), empresa da Prefeitura que administra a frota de ônibus da capital, negou na terça-feira, 12, que a nova licitação do transporte coletivo da cidade vá reduzir o número de linhas.

Em nota, a empresa afirma que "os vencedores da nova licitação do transporte coletivo municipal contratarão os empregados que já trabalham no sistema atualmente", evitando, assim, as demissões de motoristas e cobradores.

De acordo com o texto, "a licitação, cujo edital será lançado ainda no primeiro semestre deste ano, vai estabelecer a quantidade de veículos que deverão ser colocados em cada região e em cada grupo de linhas, respeitando critérios como demanda e modelo de ônibus".

A nova licitação foi objeto de uma única audiência pública, em março. No encontro, foi informado que as atuais empresas poderão participar da concorrência, "caso atendam às condições previstas no edital, que está em fase de elaboração", segundo a SPTrans.

A reportagem pediu entrevista com o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, mas não foi atendido. A Prefeitura também não informou quantas são as empresas interessadas na nova licitação.

Paralisação
Sobre o protesto de terça-feira a empresa "reitera a necessidade do restabelecimento de diálogo entre trabalhadores e empresários que operam o sistema de transporte coletivo", diz outra nota.

O prefeito Fernando Haddad (PT) comentou a paralisação durante entrevista para o Jornal da Gazeta, da TV Gazeta. Ele afirmou esperar que motoristas e cobradores mantenham o diálogo para evitar paralisações.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
READ MORE - SPTrans nega redução de linhas e desemprego

População elogia BRT da Bezerra de Menezes em Fortaleza

O corredor exclusivo de ônibus da Avenida Bezerra de Menezes foi instalado no dia 18 de abril, com o objetivo de dar mais fluidez no trânsito da região, sobretudo dos ônibus. Todavia, após a mudança já houve reclamações quanto à ciclofaixa e um acidente com morte foi registrado no corredor central. Os 8,2 km de extensão de faixa exclusiva para as 26 linhas de ônibus que passaram na via e a implementação do embarque no canteiro central deixaram alguns passageiros desorientados. Sinal de que um pouco de orientação – ou educação – resolveria o problema.
FOTO: Tribuna do Ceará/ Rosana Romão
O Tribuna do Ceará percorreu a área e registrou pessoas andando na ciclofaixa, ciclistas parados conversando atrapalhando quem estava pedalando, carros avançando o sinal vermelho e passageiros de ônibus atravessando a avenida fora da faixa de pedestre. Os usuários do transporte público são os que mais sofrem com a mudança. Além de terem que procurar o local das paradas, alguns contam que os ônibus não param e o tempo de espera até o próximo veículo é longo. Confira as percepções dos cidadãos que trafegam pela Avenida Bezerra de Menezes.

Pedestre

A pedestre Silvia Falcão precisou atravessar a Avenida Bezerra de Menezes para chegar ao North Shopping, mas não se incomodou em ir andando pela ciclofaixa, local exclusivo para o tráfego de bicicletas. Ela teve sorte de não haver nenhum ciclista no momento. “Eu tive o cuidado de observar. Como o percurso era curto, eu preferi vir por aqui, porque se eu fosse dar a volta para vir pela faixa ia demorar muito”, confessa. Todavia, ela aprova a mudança. “Se cada um tiver seu espaço, dá certo”, completa.

Ciclista

O pintor Afonso Bezerra usa a bicicleta diariamente como meio de locomoção para o trabalho. Como precisa se deslocar para vários destinos, a praticidade de bicicleta o ajuda e faz reduzir o tempo no trânsito. Com a implantação da ciclofaixa na Avenida Bezerra de Menezes, o trajeto de Afonso ficou mais rápido. “Olha, pra mim está bom. Tenho um espaço só pra mim, é uma maravilha. As árvores nem atrapalham, eu acho é bom que dá uma sombrinha”, comemora.

Motorista

Para o engenheiro Antônio Silva, o sistema é benéfico, mas seu funcionamento depende da colaboração dos usuários. Como motorista, ele aprova a mudança e afirma que seu trajeto ficou mais veloz. “Foi bem projetado, de uma forma que cada tipo de deslocamento tem o seu espaço. Se cada um souber a sua função e respeitar as outras, funciona. Acho que o que falta mesmo é orientação”, opina.

Usuário de ônibus

A auxiliar de produção Maria Liduína de Oliveira utiliza o serviço de transporte público para ir e voltar do trabalho. Para isso, precisa pegar ônibus na parada do North Shopping. “Tá desorganizado demais. Você vê essa multidão aqui, ninguém sabe para onde vai. Eu pensei que a minha parada ainda fosse na rua, mas soube que agora é nesse corredor”, conta. Apesar de gostar da rapidez no trajeto do ônibus, ela critica a forma como acontece o embarque e desembarque. “O sinal fecha para a gente atravessar a rua, mas tem carro que não respeita. Tem que ter muito cuidado. Até quando o ônibus vem, pode até atropelar alguém que esteja atravessando. Eu não confio não, mesmo com o sinal fechado fico com medo de passar”, desabafa.

Orientação

O fiscal da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) Almeida de Oliveira permanece no corredor das 16h às 22h, mas garante que durante todo o dia há orientação para os pedestres e usuários de ônibus. “É um movimento muito intenso, tem hora que não dá pra dar atenção a todo mundo, mas eu sinalizo com esse apito a hora de atravessar e a hora de esperar. Tem uns ou outros que não respeitam, mas a minha função eu estou cumprindo”, garante.

Informações: Tribuna do Ceará
READ MORE - População elogia BRT da Bezerra de Menezes em Fortaleza

Governo Federal cancela BRT em Caruaru e corredores exclusivos em Olinda e Paulista

O Ministério das Cidades decidiu cancelar a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O projeto existe há três anos, quando o órgão constatou que havia viabilidade na área, no entanto, orçado em R$ 250 milhões, nunca saiu do papel. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira. Além disso, também anulou a execução das obras de corredor exclusivo de ônibus de complementação da III Perimetral, trecho Olinda e Recife e trecho Paulista.

Segundo a publicação, a implantação deveria obedecer aos atos normativos que regem o Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) e o calendário com os prazos estabelecidos para contratação da operação de crédito no Programa. "Considerando a ocorrência de desistências formalizadas da contratação da operação de crédito e o não cumprimento dos prazos estabelecidos, resolve: Art. 1º Tornar insubsistente a seleção das propostas listadas no Anexo I desta portaria em função da não continuidade da contratação no Programa Pró-Transporte, para fins de realocação dos recursos do programa", consta no documento.

O sistema deveria ligar Caruaru de Leste a Oeste - do Alto do Moura ao Bairro das Rendeiras, com estações próprias e aproveitando o trajeto da linha férrea. Através de nota oficial, a Prefeitura de Caruaru explicou que os atrasos ocorridos, quando dos prazos estabelecidos no início, não foram cumpridos por causa da demora na aprovação do projeto, além de outros aspectos formais, que não foram detalhados.


Informações: Diário de Pernambuco
READ MORE - Governo Federal cancela BRT em Caruaru e corredores exclusivos em Olinda e Paulista

Novos ônibus começam a circular gradativamente em Campos dos Goytacazes

Boa parte dos ônibus zero quilômetro financiados através do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) para as empresas que fazem parte dos consórcios vencedores da licitação do transporte coletivo do município, já está circulando. Foram financiados 85 novos ônibus, sendo 30 da empresa São Salvador e 25 da Turisguá, ambas do consórcio União – cor amarela; e mais 30 da Rogil, da cor azul.

Um dos veículos novos é do Consórcio União, que está fazendo linha entre o Centro e Goitacazes. Para a dona de casa Maria das Graças da Conceição Baptista, 59 anos, o transporte coletivo no município está melhorando. “A gente percebe na melhoria dos ônibus, por exemplo, cujos assentos são bem melhores e mais confortáveis”, afirmou.

Todos os coletivos têm acessibilidade. Ao todo, a frota do município terá 385 novos ônibus operando nos três consórcios. A frota circulante vai aumentando após os veículos serem vistoriados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ). 

Por Por: Telmo Filho - Foto: Rodolfo Lins 
Informações: Prefeitura de Campos dos Goytacazes
READ MORE - Novos ônibus começam a circular gradativamente em Campos dos Goytacazes

Governo vai estender subsídio de 50% do Eixo Anhanguera a toda RMTC

terça-feira, 12 de maio de 2015

Usuários do transporte coletivo poderão pagar R$ 1,65 pela passagem de ônibus em toda a região metropolitana de Goiânia a partir de agosto.

Este é o plano do presidente da Metrobus, Eduardo Machado, que, em entrevista ao Jornal Opção Online, anunciou o lançamento do Cartão Metrobus — benefício que garantirá a usuários cadastrados 50% de desconto na passagem em qualquer ônibus da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos da Grande Goiânia (RMTC).

Aos moldes do atual subsídio ofertado pelo Governo de Goiás no Eixo Anhanguera — operado pela estatal goiana –, o presidente do órgão afirmou que tal benefício não ficará mais restrito ao “Eixão”. “É uma inovação, cujo objetivo é promover justiça social para todos os moradores da região metropolitana. Estaremos atendendo, verdadeiramente, aqueles que mais precisam”, justificou Eduardo.

Segundo ele, todo o investimento que o governo faz atualmente apenas no Eixo Anhanguera será ampliado para os ônibus das outras empresas que atendem a região metropolitana. “Estaremos relocando os investimentos, que hoje ficam restritos à apenas uma linha. Estamos expandindo nossa atuação”, completa.

Com a nova proposta, o valor de R$ 1,65 do Eixo Anhanguera será extinto e o usuário regular pagará os R$ 3,30 atuais da RMTC.

A criação do Cartão Metrobus faz parte do pacote de melhorias do novo consórcio que a estatal vai apresentar com a constituição de um novo consórcio de transporte coletivo. A Rede Metrobus, que reunirá as empresas Viação Reunidas, Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás (Cootego), Rápido Araguaia, e a própria Metrobus, vai operar de maneira semelhante à RMTC.


No entanto, o grande diferencial é que haverá uma padronização dos ônibus, além de uma nova marca e, claro, acordo de cooperação mútua.

Com a demanda das concessionárias em baixa — tendo perdido cerca de 30 milhões de validações apenas de 2013 para 2014, principalmente após a extensão do Eixo Anhanguera a Senador Canedo, Trindade e Goianira –, elas passariam a operar o trajeto para tais cidades — hoje, exclusivo da Metrobus.

Em contrapartida, a estatal passaria a compartilhar o quadro de funcionários, além de fazer uso da expertise/estrutura das garagens das concessionárias. Dessa forma, diminuiria os custos de operação do Eixo Anhanguera que, segundo Eduardo Machado, sofre com a burocracia de toda empresa pública brasileira.

“Vamos passar a gerar lucro para o Estado. Investiremos em melhorias nos ônibus da Metrobus, como ar-condicionado e Wi-Fi”, assegura.

Martelo

O presidente da Metrobus contou que se reuniu com a diretoria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima) nesta segunda-feira (11/5) e acertou mais detalhes sobre o projeto, que deve ser enviado a Assembleia Legislativa no dia 15 de junho. “A minuta vai regularizar a extensão do Eixo Anhanguera, operacionalizar a Rede Metrobus e criar as melhorias”, revelou Eduardo.

A expectativa é que o novo formato entre em funcionamento no dia 15 de agosto. O governador Marconi Perillo (PSDB) já deu o “sim”.

Por Alexandre Parrode
Informações: Jornal Opção
READ MORE - Governo vai estender subsídio de 50% do Eixo Anhanguera a toda RMTC

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960