Trolebus em SP
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quarta-feira, 29 de abril de 2009Postado por Meu Transporte às 23:02 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Maceió: Ônibus voltam a circular no terminal do mercado
Postado por Meu Transporte às 22:59 0 comentários
Marcadores: Alagoas
Recife: Oito novos terminais serão inaugurados
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Entre os projetos delineados pelo GRCT, estão a construção de oito novos terminais integrados, sendo a maioria conectados com sistema ferroviário, os metrôs. São eles: Barro, Terminal Integrado de Passageiros (TIP), Aeroporto e Largo da Paz e Joana Bezerra, Tancredo Neves, Prazeres e Cajueiro Seco, estes últimos, com acesso e sistema viário disponível. O recurso para as obras, incluindo o acesso viário, está cotado em mais de R$ 53 milhões. Com isso, 1,6 milhão de pessoas poderão usufruir do sistema por dia, mas que o dobro atual. Além disso, o número de linhas também sobe de 81 para 178.
Paralelo às obras dos terminais, estão previstos investimentos exclusivos para construção de modernos corredores de transporte públicos em áreas estratégicas na região metropolitana. São 11,3 quilômetros de pista e 34 paradas de ônibus nas avenidas Pan Nordestina, em Olinda, e nas avenidas Abdias de Carvalho e Domingos Ferreira, no Recife. Ao todo, serão gastos R$ 7 milhões.
Postado por Meu Transporte às 23:50 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Ônibus do Rio já adotam novo diesel, ecologicamente correto
A refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Região Metropolitana do Rio é a primeira refinaria a produzir o combustível. Os testes foram realizados pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do RJ (Fetranspor), através de monitoramento em 47 empresas do município, num total de 8.500 ônibus. Os resultados indicam tendência de redução das emissões de material particulado para o meio ambiente.
Os testes da Fetranspor têm caráter preliminar, mas são coerentes com os realizados em laboratório pelo Centro de Pesquisas da Petrobras. Já os testes da empresa indicaram redução de 11,3% nas emissões de material particulado ao se substituir o diesel S-500 pelo S-50 em veículos. As emissões de fumaça foram medidas com um opacímetro montado na descarga dos ônibus. Este aparelho mede somente a fração visível dos gases de escapamento.
Os veículos de testes operaram sem carga, em aceleração livre. É o mesmo método usado nas inspeções do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O resultado dos testes da Fetranspor está sendo estratificado por geração tecnológica, ano e modelo dos veículos.
No dia 1º de janeiro último, a Petrobras deu início ao fornecimento do diesel S-50 para as frotas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, conforme definido em acordo com o Ministério Público Federal (MPF) no dia 30 de outubro de 2008. De acordo com o cronograma acertado junto ao MPF, definido sob orientação do Ministério do Meio Ambiente, a partir de maio deste ano, o diesel S-50 estará disponível também para toda a frota de veículos metropolitanos em Fortaleza (CE), Recife (PE) e Belém (PA).
Em agosto, será a vez de Curitiba (PR) ter o combustível disponibilizado para suas frotas de ônibus. Em janeiro de 2010, o combustível será disponibilizado para as frotas de ônibus urbanos de Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) e da Região Metropolitana da Cidade de São Paulo. Em janeiro de 2011, o combustível será fornecido também às frotas de ônibus urbanos das outras três Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo (Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos) e da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.
O diesel S-50 fornecido pela Petrobras no Rio de Janeiro foi inicialmente importado e transportado pela rede de dutos até a Reduc, de onde era bombeado para as bases das companhias distribuidoras. A partir de abril de 2009 o diesel S-50 passou a ser produzido na própria Reduc. A produção ocorre através de uma unidade de hidrotratamento, que extrai o enxofre a partir de reações químicas envolvendo, principalmente, o hidrogênio. O diesel produzido é em seguida bombeado para as principais bases distribuidoras localizadas na região metropolitana. Foi adaptado um duto para atender exclusivamente ao bombeio de S-50. Estão sendo disponibilizados mensalmente cerca de 14 mil m3 de diesel S-50 para o município do Rio de Janeiro. A frota é composta de ônibus que operam com linhas regulares na cidade, possuem ponto de abastecimento e cuja linha tem início e fim dentro do município.
Postado por Meu Transporte às 23:33 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Ônibus em faixa exclusiva é mais rápido que carro em SP
Postado por Meu Transporte às 23:27 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Projeto de licitação do transporte coletivo de Florianópolis chega nesta terça à Câmara
Postado por Meu Transporte às 23:21 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Torcidas causam prejuízos e provocam terror em Natal
Postado por Meu Transporte às 23:17 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
Santos: Ana Costa terá corredor de ônibus
Segundo o diretor-presidente da CET, Rogério Crantschaninov, a pista Praia/Centro será a primeira a ter uma faixa reservada aos coletivos, entre 6 e 9 horas. Posteriormente, o corredor será implantado no sentido Centro/Praia, das 17 às 19h30, quando muitos deixam o trabalho e as escolas e o trânsito afunila.
Nestes períodos será proibido estacionar na faixa da direita, mas a restrição será divulgada antes de ser passível de autuação. "Vamos distribuir material informativo, mudar a sinalização vertical, pintar a faixa destinada aos ônibus e manter agentes para sinalizar e fiscalizar o corredor", explicou.
No início, prevê Crantschaninov,os condutorespodemter dificuldadeparaassimilaraproibição, mas a intenção é despertar o interesse pelo transporte coletivo. A medida deve ser estendida para outras grandes avenidas, desde que o ganho de velocidade dos coletivos mostre que funciona.
A melhoria da eficiência no transporte coletivo ainda prevê a instalação de painéis informativos no interior dos ônibus, com notícias sobre atualidades, cultura, entretenimento e outras, além da ênfase no Sistema de Supervisão e Monitoramento (Sismo), pelo qual será possível controlar a frequência das linhas em tempo real via celular.
O diretor-presidente da CET acredita que as medidas devem mudar os hábitos dos motoristas do transporte individual, que representam 70% dos usuários dos ônibus seletivos. "As pessoas estão dispostas a trocar seu carro por um transporte público de qualidade", disse, lembrando que a frota de coletivos em Santos tem dois anos de idade média.
Postado por Meu Transporte às 23:11 0 comentários
Marcadores: São Paulo