Trolebus em SP
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BRT de Belo Horizonte faz 5 meses bem avaliado, mas reclamações aumentam
domingo, 10 de agosto de 2014
O Move de Belo Horizonte completa nesta sexta cinco meses bem avaliado pelos usuários, mas com um número crescente de reclamações. Dos entrevistados, 52% fizeram uma avaliação positiva, 31%, negativa, e 17%, regular (veja os dados e entenda o levantamento no quadro abaixo). No primeiro dia de funcionamento do Move, a mesma enquete foi feita, com o mesmo número de usuários: 77% das avaliações foram positivas, 8% foram negativas e 15%, regulares.
A estrutura dos veículos e o conforto são os itens mais apreciados por quem usa o serviço – assim como na enquete feita na estreia. Nos dois levantamentos, o tempo de espera nas estações foi o ponto mais criticado. No início, a falta de informações era também um problema. No quinto mês de funcionamento, figuram como pontos negativos as longas filas e a baldeação.
Atualmente. As opiniões dos usuários variam de acordo com a estação. No centro, onde não há mais obras e não existem linhas alimentadoras (que ligam os bairros às estações de integração), as impressões são mais positivas. Já nas estações Pampulha e São Gabriel, os problemas aparecem mais, principalmente de quem vem dos bairros. Com a troca de ônibus, os usuários dizem que o tempo gasto é maior que antigamente.
“Antes eu demorava cerca de 45 minutos do centro até em casa. Agora, eu demoro uma hora e 20 minutos. O maior problema desse sistema são as linhas alimentadoras. As pessoas correm feito loucas para tentar ficar na frente e entrar antes no ônibus. Esse Move dificultou a vida de todos”, contou a doméstica Maria da Conceição, 42, que mora na região Norte de Belo Horizonte.
Estrutura. O sistema já conta com cinco estações de integração (Vilarinho, São Gabriel, José Cândido da Silveira, Venda Nova e Pampulha), 35 estações de transferência ao longo do trajeto e mais seis no centro. Segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), 333 veículos operam em toda a capital. Haverá a implantação de novos trechos, mas a autarquia ainda não divulga detalhes.
A BHTrans informou, em nota, que os principais ganhos dos usuários foram no conforto, no tempo de viagem e nas novas possibilidades de integração sem pagar outras passagens. A autarquia disse ainda que há um acompanhamento contínuo da operação e que novas mudanças podem ser feitas.
Por Bárbara Ferreira
Informações: O Tempo
Postado por Meu Transporte às 20:15 0 comentários
Marcadores: B R T, Minas Gerais
No Recife, Corredor Leste/Oeste ganha mais duas estações
A linha BRT 2450 – Camaragibe (Centro), ganhará, a partir da próxima segunda-feira (11), mais duas opções de embarque e desembarque no corredor Leste/Oeste.
Foto: Roberta Soares |
A estação Zumbi, segunda estação da Av. Caxangá no sentido cidade/subúrbio, e a estação Parque do Cordeiro, situada próximo ao Parque de Exposição do Cordeiro, entrarão em funcionamento, totalizando dez estações no corredor.
Atualmente a linha 2450 circula de domingo a domingo das 4h30 às 22h com 20 veículos realizando 124 viagens com embarque e desembarque nas estações: Capibaribe, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes.
Com as novas estações, a expectativa é atender mais 1.200 passageiros.
Informações: GRCT
Postado por Meu Transporte às 20:15 0 comentários
Marcadores: B R T, Pernambuco
Obras do VLT de Fortaleza deverão ser retomadas até setembro
As obras do ramal Parangaba-Mucuripe do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deverão ser retomadas até setembro. O governador Cid Gomes afirmou ontem em seu Facebook, ao ser questionado por um internauta sobre previsão para retorno da construção, que a nova licitação está marcada para segunda-feira, às 15 horas.
A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) explicou que nesta data serão apresentadas as propostas para a licitação do tipo menor preço, método pelo qual vence a empresa que apresentar o lance de menor valor global entre os concorrentes. Equipamento está com 50% das obras concluídas e era uma das obras de melhoria urbana previstas para a Copa 2014.
A contratação será mediante Regime Diferenciado de Contratações (RDC - Lei 12.462). Conforme a Seinfra, as empresas, para basear seus preços, receberam “planilhas de quantitativos, cronograma físico-financeiro, projetos da obra e especificações técnicas”. Depois de apresentadas as propostas comerciais, a pasta vai analisar se a empresa e/ou consórcio tem capacidade para cumprir o contrato - é a fase de habilitação técnica. Se a escolhida for considerada inabilitada, será vista a proposta subsequente.
Esse processo deve seguir até o fim de agosto ou início de setembro, segundo informou a Seinfra por meio de sua assessoria. Os serviços devem estar prontos em 18 meses a partir da assinatura da Ordem de Serviços, conforme o órgão.
A obra deverá ser retomada primeiramente no trecho entre a Parangaba e a estação rodoviária, na avenida Borges de Melo, “onde os trabalhos estão mais avançados”. Sobre desapropriações, a Seinfra comunicou que existe uma “pequena demanda” a ser efetuada, mas avalia que não vai gerar impedimento para o andamento normal do processo.
Mudanças de prazo
Após a rescisão contratual entre o Governo do Estado e o consórcio CPEVLT devido aos atrasos do prazo estipulado, a Seinfra decidiu adotar o RDC para terminar a obra. Em junho, O POVO noticiou que o processo licitatório seria realizado em julho. Também neste mês as obras seriam retomadas, prazos que não foram cumpridos.
Com investimentos de R$ 276,9 milhões, o Projeto VLT Parangaba-Mucuripe consiste em um sistema de transporte ferroviário de 12,7km - 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado - que ligará a região hoteleira à Linha Sul do Metrô de Fortaleza, gerando conexão ao entorno da Arena Castelão. Serão contemplados 22 bairros e a expectativa é atender 100 mil pessoas por dia.
Por Viviane Sobral
Informações: O Povo
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Postado por Meu Transporte às 20:08 0 comentários
No Rio, BRS na rua São Clemente para dá preferência ao transporte coletivo
sábado, 9 de agosto de 2014
A rua São Clemente, uma das mais movimentadas de Botafogo, na zona sul do Rio, recebe um corredor expresso para ônibus neste sábado (9). A inauguração acontece uma semana após a instalação do BRS na rua Voluntários da Pátria, no mesmo bairro, que, segundo a Prefeitura do Rio, reduziu o tempo de travessia dos coletivos em quase 20%.
Estefan Radovicz / Agência O Dia |
O BRS São Clemente terá três quilômetros e meio de extensão e começará no início da Praia de Botafogo, após a rua Marquês de Abrantes, e vai até a Rua Humaitá, próximo ao número 244, abrangendo os dois pontos após a Rua Miguel Pereira.
No total, serão 12 pontos de parada, com abrigos e totens, distribuídos ao longo do percurso. A fiscalização eletrônica já começa a operar neste sábado.
Os táxis só podem utilizar a faixa exclusiva dos ônibus se estiverem com passageiros. Eles também não poderão parar do lado direito da São Clemente para embarques e desembarques. Já os carros de passeio e as motos só poderão acessar a faixa dos ônibus se precisarem fazer a conversão na esquina.
O novo BRS vai ordenar 40 linhas (33 linhas municipais e 7 intermunicipais) que passam pela São Clemente e 20 linhas que circulam pela Praia de Botafogo, sendo duas intermunicipais.
O limite de velocidade para o novo corredor é de 40 km/h para os coletivos, que devem circular sempre com os faróis acesos. O BRS funciona nos dias úteis das 6h às 21h e aos sábados das 6h às 14h.
Postado por Meu Transporte às 23:19 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Em Fortaleza, Fiscalização nas faixas exclusivas de ônibus começa neste sábado
A partir deste sábado (09/08), as faixas exclusivas para ônibus das Avenidas Dom Luís e Santos Dumont passam a ser fiscalizadas. Com a implantação do binário entre as duas vias, a faixa mais à direita em cada pista será de uso exclusivo para ônibus, vans e táxis. No primeiro mês de funcionamento do equipamento, a fiscalização será realizada em caráter educativo. Dessa forma, infratores que desrespeitarem as regras receberão uma notificação, mas não serão multados.
Segundo a assessoria de comunicação da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), os veículos particulares só podem utilizar as faixas exclusivas para ônibus para realizar uma conversão à direita ou entrar em algum estabelecimento, respeitando a sinalização existente. As faixas são diferenciadas por uma linha de separação azul.
Entretanto, deve-se observar o limite máximo de 100 metros de distância percorrida, o que também configura a distância aproximada entre os postes onde se localizam as câmeras de fiscalização, que registram as placas dos veículos. Sendo assim, aqueles motoristas que forem flagrados utilizando a faixa exclusiva dos ônibus por duas câmeras seguidas devem sofrer a penalização.
As multas começarão a ser aplicadas no final do primeiro mês de funcionamento efetivo dos equipamentos instalados. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), o valor da penalidade para quem transita em uma faixa exclusiva de ônibus é de R$53,20, e o condutor recebe ainda três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Informações: Ceará Agora
Postado por Meu Transporte às 00:03 0 comentários
Marcadores: Ceára, Corredores de Ônibus
Na Grande Goiânia, Eixo Anhanguera será ampliado até as cidades de Trindade, Goianira e Senador Canedo
sexta-feira, 8 de agosto de 2014
O acordo que irá estender as áreas de atendimento do Eixo Anhanguera, até as cidades de Trindade, Goianira e Senador Canedo, foi assinado por quatro concessionárias da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos na Grande Goiânia (RMTC) na última quarta-feira (7).
A assinatura do acordo contou com vários representantes do transporte coletivo em Goiânia e das empresas que fazem parte do consórcio. Atualmente o corredor do Eixo Anhanguera liga as regiões Leste e Oeste da capital, com um total de 13,8 quilômetros de extensão sendo coordenada pela Metrobus.
A partir do acordo, a linha ganhará mais 70 quilômetros de extensão, ligando não apenas as regiões Leste e Oeste de Goiânia, chegando agora as cidades de Trindade pela rodovia GO-060; Goianira pela GO-070 e Senador Canedo pela GO-403. As quais já são atendidas pela RMTC por ônibus convencionais das empresas Rápido Araguaia, Reunidas e Cootego.
Apesar do acordo assinado e protocolado na Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (CMTC), ele aguardará analise e a aprovação da companhia.
Informações: Diário da Manhã
Postado por Meu Transporte às 23:56 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Goiás
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