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Em Fortaleza, Cadastro para gratuidade infantil começa nesta segunda-feira
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Nesta segunda-feira (25/11), a Prefeitura de Fortaleza iniciará o cadastro das crianças menores de sete anos para a gratuidade no transporte coletivo. O projeto Cartão da Gratuidade Infantil, executado em parceria pelo Gabinete da Primeira Dama, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), garantirá mais dignidade às crianças. Com a mudança, todas elas terão um cartão que irá liberar a catraca, garantindo o passe livre nos ônibus e vans.
Para a criança receber o benefício, o pai, mãe e/ou responsável legal deverá comparecer a um dos postos de cadastro e apresentar a documentação necessária. Durante o cadastro, a criança realizará a biometria facial e de estatura, nos casos com altura até 1,10m (um metro e dez centímetros).
Crianças que possuem carteira de estudante poderão realizar o procedimento em um dos postos do Bilhete Único (nos terminas ou praças José de Alencar e Coração de Jesus) ou na sede do Sindiônibus (Av. Borges de Melo, 60, Aerolândia). Os demais casos - crianças que não têm carteira de estudante ou não são estudantes - deverão fazer a solicitação na sede da Etufor (Av. dos Expedicionários, 5677 – Vila União), munidos da documentação necessária.
A confecção de um cartão exclusivo para a gratuidade e a realização do cadastro com a biometria são medidas adotadas pela Prefeitura para garantir a seguridade do projeto, além de agilizar o embarque das crianças nos coletivos. “A medida irá facilitar o reconhecimento das crianças que tem direito ao benefício, evitando dúvidas por parte dos cobradores, sem falar que evitaremos o constrangimento delas terem que passar por debaixo da catraca”, acrescenta Rogério Pinheiro, Presidente da Etufor. Ainda segundo o presidente da Etufor, as crianças que não realizarem o cadastro permanecerão com o direito à gratuidade garantido, mas terão que continuar utilizando os procedimentos anteriores.
Quem tem direito à gratuidade
- Crianças com até 7 anos;
- Crianças com altura até 1,10m (um metro e 10 centímetros de altura).
Onde fazer o cadastro e a documentação necessária- Crianças que possuem carteira de estudante de 2012 ou 2013
Local de cadastro: Postos do Bilhete Único.
Documentação: carteira de estudante e comprovante de residência com CEP.
- Crianças que estudam, mas não tem carteira de estudante
Local de cadastro: Etufor.
Documentação: declaração de matrícula, fotos 3x4, RG e CPF do responsável, certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP.
- Crianças que não estudam
Local de cadastro: Etufor.
Documentação: RG e CPF do responsável, certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP.
- Crianças acima de 7 anos, mas com altura até 1,10m
Local de cadastro: Etufor.
Documentação: ver documentação de acordo com as opções acima.
Informações: Etufor
Postado por Meu Transporte às 08:33 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Ceára
Em São Paulo, Bilhete Único Mensal para trem, metrô e ônibus custará R$ 230
A Prefeitura de São Paulo e o governo do Estado anunciaram nesta quinta-feira (21) que o Bilhete Único Mensal integrado, que servirá para trem, metrô e ônibus de São Paulo, custará R$ 230 por mês. A integração permitirá que os passageiros utilizem as linhas municipais de ônibus e a rede metro-ferroviária quantas vezes quiserem durante 31 dias. O Bilhete Único Mensal para ônibus custará R$ 140, assim como o bilhete estadual, específico para metrô e trens.
A São Paulo Transporte (SPTrans) vai cadastrar também os usuários do Bilhete Único estadual, que permitirá o uso de metrô e trens de forma ilimitada ao longo de um mês. Assim como o Bilhete Único Mensal integrado, que valerá para ônibus, metrô e trens, os dados serão unificados pela Prefeitura da capital.
O cadastro para o Bilhete Único Mensal, que valerá só para ônibus, está aberto desde abril e até segunda-feira (18) havia registrado 136 mil inscrições. Os três bilhetes começarão a funcionar no dia 30 deste mês. Para anunciar a adesão do governo do Estado ao Bilhete Único Mensal, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) se comprometeu a comparecer à sede da Prefeitura hoje. O benefício é uma promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT) - na proposta inicial, o cartão valeria apenas em viagens de ônibus.
Após as manifestações de junho, aconteceu o contrário: o prefeito compareceu ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, para anunciar com Alckmin a diminuição do preço da passagem de ônibus e metrô. O governador reiterou a participação do Estado no projeto de Haddad anteontem: "Para viabilizar o bilhete mensal, determinamos a entrada do trem e do metrô". E confirmou a criação de um cartão exclusivo para os trilhos. "Cerca de 30% das pessoas usam só trem e metrô. Para essas, faremos outro cartão."
Com a adesão do Estado, a cidade passará a ter três modelos de bilhete mensal: um integrado, um válido apenas para os ônibus e outro apenas para o transporte sobre trilhos. O integrado custará R$ 230 e os outros, R$ 140. O usuário poderá usá-los quantas vezes quiser por um mês nos modais de transporte escolhidos.
O cartão será o mesmo, mas terá quatro funcionalidades - além dos três bilhetes que começarão a valer no dia 30, também comportará o Bilhete Único comum, que é carregado conforme o uso. O usuário só terá de escolher a opção mais conveniente quando for carregá-lo.
Toda a tecnologia para o cartão foi desenvolvida pela SPTrans. A Prefeitura ficará responsável por repassar os dados dos usuários ao governo do Estado. A administração municipal afirmou que não consegue medir qual será o aumento de cadastros a partir da abertura aos outros tipos de bilhete. Dos R$ 230 cobrados pelo integrado, R$ 110 devem ir para a Prefeitura e R$ 120, para o Estado. O bilhete deve custar R$ 45 milhões mensais em subsídios para o governo estadual.
Informações: Agência Estado
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Postado por Meu Transporte às 07:59 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
No Recife, CTTU implanta intervenções em 31 ruas de Boa Viagem
Para melhorar a mobilidade da Zona Sul da cidade, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) começou a realizar as intervenções que variam entre mudança de sentido, manutenção na sinalização horizontal e vertical e implantação de carga de descarga em 31 vias do bairro de Boa Viagem. Todas elas fazem ligação entre as avenidas Conselheiro Aguiar e Engenheiro Domingos Ferreira.
O pacote de mudanças faz parte do Projeto Bairro Legal, implantado nos bairro do Pina e Boa Viagem no dia 14 de agosto, e tem como principal objetivo melhorar a mobilidade de todo o bairro, à medida que permite o tráfego sem retenções nas vias em questão.
Para Taciana Ferreira, presidente da CTTU, “a mudança é fundamental para o ordenamento do trânsito e facilita muito o fluxo das avenidas Conselheiro Aguiar e Engenheiro Domingos Ferreira, dois dos principais corredores da Zona Sul. Uma das medidas que merece destaque é a escolha de locais específicos para se fazer a carga e descarga, o que vai beneficiar os estabelecimentos comerciais e a mobilidade da área”.
Agentes da CTTU estarão no local para fiscalizar as vias e monitorar o tráfego e os arte-educadores vão informar e alertar pedestres e motoristas que trafegam pelo bairro sobre as mudanças feitas. A sinalização horizontal implantada e as 130 placas de sinalização também indicam a nova circulação da área.
Abaixo, confira as ruas que receberão as mudanças:
Rua Zeferino Galvão – Mudança de sentido. A via, que era mão-dupla, passa a permitir o fluxo no sentido Avenida Engenheiro Domingos Ferreira / Avenida Conselheiro Aguiar;
Rua Henrique Capitulino – Manutenção na sinalização. O estacionamento, que era proibido dos dois lados, fica permitido apenas do lado esquerdo da via;
Rua Professor Eduardo Wanderley Filho - Mudança de sentido. A via, que era mão-dupla, passa a permitir o fluxo no sentido Avenida Engenheiro Domingos Ferreira / Avenida Conselheiro Aguiar;
Rua Tenente João Cícero - Mudança de sentido. A via, que era mão-dupla, passa a permitir o fluxo no sentido Avenida Conselheiro Aguiar / Avenida Engenheiro Domingos Ferreira. Também haverá a implantação de local para carga e descarga na via;
Rua Maria Carolina - Mudança de sentido. A via, que era mão-dupla, passa a permitir o fluxo no sentido Avenida Conselheiro Aguiar / Avenida Engenheiro Domingos Ferreira;
Rua Faustino Porto – Proibição de estacionamento do lado esquerdo da via em determinados horários: dias úteis entre 6h e 20h e sábado entre 6h e 14h;
Rua José Trajano - Mudança de sentido. A via, que era mão-dupla, passa a permitir o fluxo no sentido Avenida Conselheiro Aguiar / Avenida Engenheiro Domingos Ferreira;
Rua Pedro Bérgamo – Manutenção na sinalização. Além disso, haverá a implantação de local para carga e descarga do lado direito da rua.
Rua Carlos Pereira Falcão - Mudança de sentido. A via, que era mão-dupla, passa a permitir o fluxo no sentido Avenida Conselheiro Aguiar / Avenida Engenheiro Domingos Ferreira;
Rua Desembargador João Paes – Implantação de local para carga e descarga do lado esquerdo da via;
Rua Coronel Sérgio Cardim – Inversão de sentido. A via, que permitia o fluxo no sentido Avenida Conselheiro Aguiar / Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, passa a ser no sentido contrário. O estacionamento também passa a ser proibido do lado esquerdo da via;
Abaixo, confira as ruas que receberão manutenção na sinalização:
Rua Jornalista Adeth Leite;
Rua Jornal Vanguarda;
Rua Arthur Muniz;
Rua Senador Hélio Coutinho;
Rua Jornalista Francisco de Almeida;
Rua Dona Benvinda de Farias;
Rua Professor José Brandão;
Rua Padre Bernardino Pessoa;
Rua Antônio Falcão;
Rua Mamanguape;
Rua Félix de Brito;
Rua Ernesto de Paula Santos;
Rua Padre Carapuceiro;
Rua Dália;
Rua Bruno Veloso;
Rua Ribeiro de Brito;
Rua Dom José Lopes;
Rua Coronel Benedito Chaves;
Rua Professor Aloísio Pessoa de Araújo;
Rua Barão de Souza Leão.
OUTRAS MUDANÇAS - A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) tem se empenhado para encontrar soluções eficazes e com baixo custo aos cofres públicos. A expectativa da Companhia é que, a cada semana, até o fim do ano, seja feita uma mudança importante nas vias.
Confira as mudanças realizadas em 2013 pela CTTU:
23 de fevereiro: Proibição de giro à esquerda na Agamenon Magalhães com Odorico Mendes;
01 de abril: Proibição de dois giros à esquerda na Av. Beberibe;
06 de maio: Mudança no trânsito na Rua Isaac Salazar, Tamarineira;
29 de julho: Modificações no trânsito do bairro de Casa Forte, no entorno do Hiper Bompreço. As ruas Leonardo Bezerra Cavalcanti, João Tude de Melo e Nestor Silva passaram por mudanças para melhorar a mobilidade do bairro;
02 de setembro: Implantação de mais um binário nas ruas Padre Luiz Marques Teixeira e João Dias Martins, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da cidade, vias que fazem a ligação entre as ruas Barão de Souza Leão e Marquês de Valença;
12 de outubro: Implantação de um binário nas ruas Doutor Genaro Guimarães e Raimundo Freixeira, em Casa Amarela, Zona Norte da cidade. Além da proibição de estacionamento da Rua Irmã Lúcia, no mesmo bairro;
19 de outubro: Inversão do sentido da Rua Setúbal, em Boa Viagem, na Zona Sul;
26 de outubro: proibição de giro à esquerda no cruzamento das ruas 13 de Maio e Palmares, em Santo Amaro;
09 de novembro: Implantação de binário nas ruas dos Arcos e Marquês de Tamandaré, no Poço da Panela, Zona Norte da cidade. Além da proibição de estacionamento na Rua Soares de Azevedo, no mesmo bairro.
Informações: Pref. do Recife
Postado por Meu Transporte às 07:59 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
VLT de Cuiabá pode não funcionar em dias de chuva
A falta de um sistema eficiente de saneamento aliada a características geográficas de Cuiabá fará com que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pare em dias chuvosos por conta dos alagamentos.
Com o grande volume chuva nos últimos dias, os tradicionais alagamentos da região central de Cuiabá voltaram a aparecer. O que despertou medo na população, já que os pontos fazem parte da rota do VLT. Internautas chegaram a criar e espalhar fotos-montagens em que o transporte se encontra em meio a pontos completamente inundados.
Segundo o professor de Transporte e Logística da faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Luiz Miguel de Miranda, o medo não é em vão. Ele explica que a geografia da região central faz com que boa parte da água se acumule na avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha).
“Chove e a água desce o morro da Luz, a avenida Getúlio Vargas, a avenida Dom Bosco entre outras e vai parar na Prainha. Além de tudo, a enxurrada também vai levando o que tem pela frente: sapato, pneu, lixo... E tudo vai ficando no meio da avenida. Onde daqui uns dias ficarão os trilhos”.
Segundo o professor, a Secopa deveria ter feito um trabalho de saneamento no local e feito a separação do esgoto para facilitar o escoamento da água da chuva e diminuir o mau cheiro. “Não sabemos como vai ser porque eles não quiseram fazer a separação. O projeto também nunca foi apresentado ou discutido no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso) ou no Ministério Público”.
Ele aponta que dois trechos são os mais críticos na região central: o das proximidades da Prainha com a Voluntários da Pátria e a Campo Grande. “A água sobe muito nestes locais, às vezes ultrapassa um metro. O VLT não é submarino ou subaquático. Ele não foi feito para rodar em uma lâmina de 10 centímetros de água, sequer.”
A assessoria do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea informou por meio de nota que a implantação do VLT em Cuiabá e Várzea Grande prevê a reestruturação e a readequação de toda a rede pluvial existente ao longo dos 22 km do percurso. Desta forma, os transtornos provocados pela chuva, principalmente pelo excesso dela, em alguns pontos das cidades serão sensivelmente reduzidos.
Conforme a assessoria, o Consórcio VLT está implantando um novo sistema de drenagem, modificando e melhorando praticamente todo o sistema atual, considerado como subdimensionado na maioria dos trechos.
Já no que se refere à operação, assim como qualquer meio de transporte, o VLT poderá ter paralisações pontuais quando a precipitação for maior do que a projetada, mas como o sistema de drenagem estará ajustado, este período de paralisação será o mais curto possível. Segundo o consórcio, a paralisação, se ocorrer, será mais por precaução.
Informações: Diário de Cuiabá
Postado por Meu Transporte às 07:57 1 comentários
Marcadores: Mato Grosso, VLT
Novo prazo é definido para licitação do transporte público de Aracaju
domingo, 24 de novembro de 2013
O Ministério Público Estadual de Sergipe (MPE) definiu um novo prazo para a Prefeitura de Aracaju e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizar a licitação do transporte público da capital e região metropolitana.
A audiência discutiu como o estado vai participar do consórcio que envolve as cidades de Nossa Senhora do Socorro, Aracaju, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão.
A licitação do transporte público é debatida desde 2011 quando o MPE promoveu uma ação contra a Prefeitura e a SMTT para que fosse regularizado o sistema na capital. No início de 2012, a justiça deferiu uma liminar e a Prefeitura lançou um edital de licitação, mas o Setransp conseguiu a suspensão do processo no Tribunal de Contas.
No fim do mês de julho deste ano, representantes das prefeituras da Grande Aracaju, do Governo do Estado, Ministério Público e Poder Judiciário se reuniram para debater uma solução para o transporte coletivo. A proposta foi criar um consórcio para gerenciar um sistema em que o processo de licitação fosse aberto em 120 dias.
“A intenção é manter essa data para avançar na licitação do transporte coletivo”, afirma a secretária municipal da Defesa e da Cidadania, Georlize Teles.
Informações: G1 Sergipe
Postado por Meu Transporte às 21:55 0 comentários
Marcadores: Sergipe
Diadema testará internet wi-fi nos ônibus municipais
Até o fim do ano, Diadema deverá iniciar testes para implantação de sinal de internet wi-fi (sem fio) gratuito em uma linha de ônibus municipal. Nos mesmos veículos também serão instaladas televisões, serviço semelhante ao que é oferecido em alguns coletivos da Capital. A Prefeitura não terá gastos com o projeto.
Ainda não foi definido qual itinerário será escolhido para os testes. O secretário de Transportes da cidade, José Carlos Gonçalves, afirma, no entanto, que a primeira companhia a disponibilizar a tecnologia será a Benfica. “Tenho certeza que vai dar certo e, então, vamos expandir. Acredito que, depois, a outra empresa (Mobibrasil) também acompanhe.” Todo o investimento será feito pelas concessionárias, sem contrapartida municipal ou alteração no preço da tarifa, que hoje custa R$ 3.
Gonçalves acredita que, com a iniciativa, mais pessoas se interessem em utilizar o transporte público na cidade, diminuindo o número de veículos particulares nas ruas. “A ideia é justamente essa. Queremos dar mais conforto e dignidade ao usuário.” Ainda não há prazo para que o sistema esteja disponível em todos os 186 ônibus que operam os 24 itinerários municipais.
Além de Diadema, Ribeirão Pires iniciou em agosto o projeto piloto para transmissão de sinal gratuito de internet nos coletivos da Rigras. Nos veículos de tamanho convencional, o teste prevê a colocação de três aparelhos televisores, sendo dois de 19 e um de 22 polegadas. Nenhuma outra cidade da região oferece o serviço. A tecnologia é disponibilizada em algumas linhas intermunicipais.
TERMINAL ELDORADO
O secretário de Transportes de Diadema espera assinar ainda neste ano TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público para solucionar a situação do Terminal Eldorado. O equipamento, construído em 2001 em área de proteção de manancial, está completamente abandonado. A área tem problemas de licenciamento ambiental junto à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
O projeto para o local, informa o titular da Pasta, é construir parque e transformar o terminal em ponto apenas para passagem dos ônibus, com duas plataformas cobertas. Com isso, as duas empresas terão de providenciar outro espaço para estacionamento dos veículos e descanso dos motoristas.
Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
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