Trolebus em SP
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Governo mira empréstimos ao metrô de SP
terça-feira, 6 de julho de 2010O governo federal enviou ao Senado pedido de aprovação a empréstimo de US$ 1,533 bilhão para o governo paulista. Os recursos virão do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Japan Bank for International Cooperation (JBIC) e vão financiar obras e equipamentos das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô, além dos projetos Reágua e Microbacias II.
A aprovação do Senado é a condição para que o dinheiro seja liberado. Segundo o secretário adjunto de Relações Internacionais do Ministério do Planejamento, Carlos Eduardo Lampert Costa, as operações precisam ser aprovadas até 3 de setembro em cumprimento à lei eleitoral, que proíbe contratação de empréstimos 90 dias antes da posse do próximo presidente.
Os empréstimos para a Linha 4 fazem parte de um pacote de US$ 697,4 milhões, dos quais US$ 130 milhões são do Banco Mundial, US$ 130 milhões, do JBIC, e US$ 437,4 milhões são contrapartida do governo do estado. O dinheiro será utilizado para construir a Estação Vila Sônia, concluir quatro outras estações e interligar o metrô com outros meios de transporte.
O projeto da Linha 5 envolve empréstimos de US$ 650,4 milhões do Banco Mundial e de US$ 480,9 milhões do BID. Mais US$ 1,354 bilhão sairá dos cofres paulistas, num pacote de US$ 2,485 bilhões. Os recursos externos serão para compra e reforma de trens e para sistemas operacionais.
Fonte: DCI
Postado por Meu Transporte às 22:58 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Grande Vitória: Melhorias em cinco linhas beneficiam mais de 5 mil usuários
Mais de 5,5 mil usuários do Sistema Transcol estão sendo beneficiados com as melhorias em cinco linhas de ônibus, programadas pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) a partir de solicitações feitas pelas comunidades. As mudanças incluem aumento de viagens em duas linhas de Vila Velha, em outras duas que ligam bairros de Cariacica ao Terminal Carapina, na Serra, e alteração de itinerário no município de Viana.
Moradores da região de ponta da Fruta, em Vila Velha, foram beneficiados com mais ônibus e mais viagens em duas linhas. A linha 613 (Ponta da Fruta / Terminal Itaparica) teve sua frota ampliada de cinco para seis ônibus e os intervalos nos horários de pico reduzidos de 18 para 14 minutos, o que dará mais conforto para os 1,9 mil usuários que a utilizam nos dias úteis.
Os 450 usuários da linha 619 (Balneário de Ponta da Fruta / Terminal Itaparica) também ganharam mais um ônibus, sendo beneficiados com mais cinco viagens e terão de esperar menos nos horários de pico, pois os intervalos serão reduzidos.
As linhas 583 (Nova Rosa da Penha / Terminal Carapina via Contorno) e 595 (A. F. Borges / Terminal Carapina via Porto de Cariacica – BR-101) receberam, cada uma, mais uma viagem nos dias úteis, com partida do terminal às 22h30. Ambas transportam juntas 3,2 mil usuários de segunda a sexta-feira.
Moradores de Viana Sede foram beneficiados com uma mudança de itinerário em algumas viagens da linha 915 (Jucu / Terminal Campo Grande via Nova Belém), que terá novo quadro horário nos dias úteis. Das 40 viagens realizadas diariamente, seis passarão a realizar itinerário pelo bairro.
Fonte: Ceturb
Postado por Meu Transporte às 22:48 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Ministro das cidades vistoria obras da Trensurb em Novo Hamburgo
Nesta terça-feira, 6, o ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, acompanhado do Conselho de Adminstração da Trensurb, da diretoria da empresa e do prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, vistoriou as obras de extensão da Linha 1 até a cidade, que no mês de junho completou 50% de sua execução.
O grupo visitou o Trecho 2, onde estão localizadas as pontes rodoviária e ferroviária sobre o Rio dos Sinos, com 90% e 92,2% dos trabalhos concluídos, respectivamente. Para Fortes, o andamento da obra é satisfatório. "Não fiquei surpreso com a marca atingida pois venho acompanhando cada etapa concluída. Os resultados alcançados demonstram a rapidez com que está sendo executada, uma vez que começou, não parou mais", disse o ministro, que ressaltou a importância de se manter o cronograma.
Na oportunidade, o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, reforçou o diálogo com o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, em relação ao Sistema Integrado do Eixo Norte. "Estamos buscando, junto à Trensurb, condições para a integração do transporte urbano e metroviário na cidade de Novo Hamburgo", disse Zimmermann.
Conforme Marco Arildo Cunha, essa já é uma realidade em São Paulo, Campinas e Canoas, e é importante que seja implantada também em toda a região metropolitana em parceria com os municípios. "O bilhete único permite que se assegure uma tarifa mais baixa e facilite a vida dos usuários que necessitam mais de uma condução", disse Cunha.
Zimmermann também aproveitou para solicitar obras complementares à extensão do metrô, como um trabalho de drenagem e aprofundamento do Arroio Luiz Rau, que frequentemente sofre inundações e a possível construção de uma quinta estação no bairro Industrial. Para Fortes, é necessário analisar a inclusão das demandas no PAC 2.
"Temos preocupação com as áreas de risco e é importante que o usuário tenha comodidade ao se locomover. Analisaremos o projeto para sua inclusão no PAC 2", disse o ministro. Durante a manhã, Fortes presidiu o Conselho de Administração da Trensurb (Consad), que ocorre mensalmente, com a presença da diretoria da empresa e de conselheiros administrativos.
Fonte: Trensurb
Postado por Meu Transporte às 22:43 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul, trem/metrô
Solidariedade / EMDEC já recebeu 3 toneladas de donativos para vítimas do Nordeste
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) enviou na manhã desta terça-feira, dia 6 de julho, mais um lote de doações para as vítimas das enchentes que castigaram a região Nordeste do país.
Uma Van com uma tonelada de donativos - entre roupas, sapatos, alimentos não perecíveis, água e brinquedos - foi encaminhada para a Junta de Missões Nacionais da Igreja Presbiteriana do Brasil, na Nova Campinas. Ontem, segunda-feira, dois veículos, com mais uma tonelada de doações cada, também levou o material arrecadado para a Junta. A organização está responsável pelo transporte dos donativos para a Defesa Civil de Alagoas e de Pernambuco.
Nesta terça-feira, a EMDEC também começa a retirar, quando necessário, donativos em empresas. A Escola Eurodata realizou uma Campanha com os alunos e conseguiu arrecadar cestas básicas e roupas.
Já o Posto de Coleta montado na EMDEC vai receber as doações até a próxima quinta-feira, dia 8 de julho. A Junta das Missões reforça a necessidade de roupas íntimas novas (masculinas e femininas), água, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal e limpeza.
A EMDEC fica na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, na Vila Industrial. O acesso pode ser feito pela portaria de pedestres, ou pela portaria de veículos O atendimento é das 8 às 17 horas. Para retirar as doações em empresas, o telefone para contato é o (19) 3772-4050.
Uma Van com uma tonelada de donativos - entre roupas, sapatos, alimentos não perecíveis, água e brinquedos - foi encaminhada para a Junta de Missões Nacionais da Igreja Presbiteriana do Brasil, na Nova Campinas. Ontem, segunda-feira, dois veículos, com mais uma tonelada de doações cada, também levou o material arrecadado para a Junta. A organização está responsável pelo transporte dos donativos para a Defesa Civil de Alagoas e de Pernambuco.
Nesta terça-feira, a EMDEC também começa a retirar, quando necessário, donativos em empresas. A Escola Eurodata realizou uma Campanha com os alunos e conseguiu arrecadar cestas básicas e roupas.
Já o Posto de Coleta montado na EMDEC vai receber as doações até a próxima quinta-feira, dia 8 de julho. A Junta das Missões reforça a necessidade de roupas íntimas novas (masculinas e femininas), água, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal e limpeza.
A EMDEC fica na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, na Vila Industrial. O acesso pode ser feito pela portaria de pedestres, ou pela portaria de veículos O atendimento é das 8 às 17 horas. Para retirar as doações em empresas, o telefone para contato é o (19) 3772-4050.
Fonte: EMDEC
Postado por Meu Transporte às 22:38 0 comentários
Sorocaba: Fim de semana prolongado terá dois dias com passagem de ônibus a R$ 1,00
Na próxima sexta-feira, dia 9 de julho, quando é comemorado o Dia da Revolução Constitucionalista, e também no próximo domingo, dia 11, a passagem de ônibus - para quem tem o cartão social - custará apenas R$ 1,00.
A redução no valor da tarifa é possível graças ao programa “Domingão”, lançado pela prefeitura em dezembro de 2007 e que concede o desconto na passagem aos domingos e feriados. A Urbes – Trânsito e Transportes destaca que aqueles usuários que ainda não têm o cartão social podem retirá-lo nas bilheterias dos dois terminais urbanos e nas unidades da Casa do Cidadão, onde é preciso apresentar um documento de identidade e adquirir dois créditos.
O cartão social é de uso contínuo, ou seja, um único cartão pode ser usado por toda a família durante a mesma viagem. Os créditos são descontados no validador de acordo com o número de passagens pela catraca.
Os técnicos da Urbes orientam os usuários a consultar a tabela horária da sua linha. As consultas podem ser feitas aqui pelo site www.urbes.com.br e pelo telefone 118.
Fonte: Urbes
Postado por Meu Transporte às 22:34 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Automóvel é o maior vilão do trânsito
Não há como negar que a desorganização do transporte público urbano, com linhas mal distribuídas e muitas vezes sobrepostas, está na raiz dos congestionamentos diários nas principais vias de Belém. Os ônibus, porém, não são os únicos e nem mesmo os maiores vilões do trânsito da capital paraense. Eles são minoria, pelo menos numericamente, nos congestionamentos de todos os dias. É o que aponta estudo elaborado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para o projeto Ação Metrópole. Nele, os carros particulares, com média baixíssima de ocupação, aparecem como responsáveis por 66% do fluxo de veículos. O dado é referente a medições diárias na avenida Almirante Barroso.
O relatório final do Estudo Preparatório para o Projeto de Sistema de Transporte de Ônibus da Região Metropolitana de Belém (RMB) aponta que nos horários de pico da manhã, os ônibus, microônibus, vans e kombis - ou seja, carros que fazem transporte coletivo - representam apenas 14,7% dos veículos que circulam na avenida Almirante Barroso, uma das três incluídas na pesquisa. Carros particulares e táxis são 61,9%.
A diferença é ainda mais brutal quando se leva em conta o número de passageiros que os carros conseguem deslocar. Os coletivos carregam 87% das pessoas que transitam pela avenida Almirante Barroso entre 7 e 8 horas; os carros particulares, com média de ocupação de 1,6 passageiro cada, levam e trazem apenas 10,3% das pessoas.
"Se a gente observar os carros nas ruas, grande parte deles circula vazia, apenas com o motorista", afirma o diretor de Projetos da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), Onofre Veloso, um dos responsáveis pelo planejamento do trânsito nas vias da capital. "Não é só um problema nosso, de Belém. Não existe espaço nas cidades grandes de hoje para tanto automóvel. A gente não consegue controlar. Há uma facilidade de financiamento muito grande. Basta lembrar o ano passado. No primeiro sinal de crise, o governo baixou o imposto e deixou mais fácil comprar o carro", argumenta.
"É um problema complexo, que passa fundamentalmente pela valorização do transporte coletivo. Se existir um ônibus de qualidade, a pessoa faz a troca, deixa o carro em casa e vai de ônibus. É o que acontece em São Paulo, em Curitiba, em outras capitais no mundo, e é o que propõe o projeto Ação Metrópole", continua. O número de ocupantes por carro pode ser calculado a partir do número de veículos nas vias e o número de pessoas transportadas. Por esta conta é possível constatar que para cada dois carros, há apenas três pessoas sendo deslocadas - enquanto um ônibus comum poderia transportar mais de 60 pessoas.
É simples visualizar como a situação é problemática: os 60 passageiros sentados do ônibus precisariam de 40 carros para seguir viagem - o bastante para ocupar um quarteirão inteiro da avenida Almirante Barroso. A qualidade baixa do serviço de transporte público, a insegurança e até o clima são apontados como prováveis motivos para a preferência pelo automóvel particular.
O relatório final do Estudo Preparatório para o Projeto de Sistema de Transporte de Ônibus da Região Metropolitana de Belém (RMB) aponta que nos horários de pico da manhã, os ônibus, microônibus, vans e kombis - ou seja, carros que fazem transporte coletivo - representam apenas 14,7% dos veículos que circulam na avenida Almirante Barroso, uma das três incluídas na pesquisa. Carros particulares e táxis são 61,9%.
A diferença é ainda mais brutal quando se leva em conta o número de passageiros que os carros conseguem deslocar. Os coletivos carregam 87% das pessoas que transitam pela avenida Almirante Barroso entre 7 e 8 horas; os carros particulares, com média de ocupação de 1,6 passageiro cada, levam e trazem apenas 10,3% das pessoas.
"Se a gente observar os carros nas ruas, grande parte deles circula vazia, apenas com o motorista", afirma o diretor de Projetos da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), Onofre Veloso, um dos responsáveis pelo planejamento do trânsito nas vias da capital. "Não é só um problema nosso, de Belém. Não existe espaço nas cidades grandes de hoje para tanto automóvel. A gente não consegue controlar. Há uma facilidade de financiamento muito grande. Basta lembrar o ano passado. No primeiro sinal de crise, o governo baixou o imposto e deixou mais fácil comprar o carro", argumenta.
"É um problema complexo, que passa fundamentalmente pela valorização do transporte coletivo. Se existir um ônibus de qualidade, a pessoa faz a troca, deixa o carro em casa e vai de ônibus. É o que acontece em São Paulo, em Curitiba, em outras capitais no mundo, e é o que propõe o projeto Ação Metrópole", continua. O número de ocupantes por carro pode ser calculado a partir do número de veículos nas vias e o número de pessoas transportadas. Por esta conta é possível constatar que para cada dois carros, há apenas três pessoas sendo deslocadas - enquanto um ônibus comum poderia transportar mais de 60 pessoas.
É simples visualizar como a situação é problemática: os 60 passageiros sentados do ônibus precisariam de 40 carros para seguir viagem - o bastante para ocupar um quarteirão inteiro da avenida Almirante Barroso. A qualidade baixa do serviço de transporte público, a insegurança e até o clima são apontados como prováveis motivos para a preferência pelo automóvel particular.
Fonte: O Liberal
Postado por Meu Transporte às 19:23 0 comentários
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