Números da Agência Executora mostram alguns parâmetros que estão sendo utilizados e que explicitam o alto custo a ser “empatado” com o BRT. Na contratação da empresa de avaliação de imóveis, percurso Aeroporto-CPA, a Agecopa estimou na licitação os seguintes números 368 terrenos, casas, galpões ou prédios entre 500 m² e 5 mil m², sendo que 75 prédios e galpões ultrapassariam esta metragem; 95 terrenos, prédios ou galpões (e não casas) estariam entre 1 mil e 5 mi m²; E o maior número (198, incluindo residências) estariam entre 500 e 2 mil m².
Para se obter uma base, a Avenida da Prainha, segundo o presidente Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais, Comerciais e Condomínios de Cuiabá e Várzea Grande (Secovi-MT), Marcos Pessoz, pode-se recorrer ao relatório da Prefeitura, para fins de imposto. Neste o terreno fica entre R$ 400 e R$ 600/m². “Sobre este valor, temos a edificação que pode estar em média R$1 mil/m²”, informa ele. Pessoaz pontua ainda que os valores são bastante variáveis, inclusive quando se fala de edificação, pois o acabamento, condições de encanamento e de espaço para aumentar a construção, idade do prédio, número de banheiros e diversos outros critérios pesam na avaliação imobiliária.
“A análise é complexa e técnica, e sendo bem feita pelos peritos evita questionamentos jurídicos” - completa, esclarecendo que o levantamento que a Agecopa está fazendo, além de englobar o imobiliário se estende à avaliação contábil.
O apontamento do investidor do Grupo Infinity no Veiculo Leve sobre Trilhos, Rowles Magalhães, é que não é cabível realizar em Mato Grosso, e em qualquer outra cidade, um projeto mais caro (o BRT), quando, no caso de Cuiabá e Várzea Grande, há outro mais moderno, ideal para a demanda das duas cidades e ambientalmente correto, além de exigir menos desapropriações, o que se torna um fator socioeconômico positivo.
“O projeto VLT que apresentamos estabelece 80% menos expropriações e uma grande diferença nos custos em relação ao BRT, que é mais caro por causa de alto número de proprietários e inquilinos a serem indenizados, numa região altamente comercial; os relativos a causas judiciais daqueles que questionarão o valor judicialmente; e, em terceiro, quanto maior a área desapropriada, maior o valor a ser gasto com a demolição, encaminhamento e destino final do entulho (estimado no projeto em R$ 600 milhões, referentes a cerca de 223 mil metros quadrados de área), sem contar outros valores relativos à compra de ônibus”, explica Rowles, lembrando que quer fazer seja Concessão seja uma Parceria Público Privada (PPP). Rowles estima ainda que os valores indenizatórios da desapropriação chegue a R$ 1,1, bilhão ou mais.
Para Rowles “só avaliando o metro quadrado a cerca de R$ 500, no tamanho da área a ser desapropriada se for BRT, já temos 1,2 bi. E sabemos que há imóveis mais baratos, como mais caros. Mas, na média, temos este valor”, fala ele, apontando que o custo citado é apenas sobre imóveis e terrenos, sem contar o Fundo de Comércio. Ele conclui ainda que na formatação do projeto VLT, todos os parâmetros foram considerados, o que leva ao fato de que se gastará mais com BRT do que para viabilizar VLT em Várzea Grande-Cuiabá.
Para se obter uma base, a Avenida da Prainha, segundo o presidente Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais, Comerciais e Condomínios de Cuiabá e Várzea Grande (Secovi-MT), Marcos Pessoz, pode-se recorrer ao relatório da Prefeitura, para fins de imposto. Neste o terreno fica entre R$ 400 e R$ 600/m². “Sobre este valor, temos a edificação que pode estar em média R$1 mil/m²”, informa ele. Pessoaz pontua ainda que os valores são bastante variáveis, inclusive quando se fala de edificação, pois o acabamento, condições de encanamento e de espaço para aumentar a construção, idade do prédio, número de banheiros e diversos outros critérios pesam na avaliação imobiliária.
“A análise é complexa e técnica, e sendo bem feita pelos peritos evita questionamentos jurídicos” - completa, esclarecendo que o levantamento que a Agecopa está fazendo, além de englobar o imobiliário se estende à avaliação contábil.
O apontamento do investidor do Grupo Infinity no Veiculo Leve sobre Trilhos, Rowles Magalhães, é que não é cabível realizar em Mato Grosso, e em qualquer outra cidade, um projeto mais caro (o BRT), quando, no caso de Cuiabá e Várzea Grande, há outro mais moderno, ideal para a demanda das duas cidades e ambientalmente correto, além de exigir menos desapropriações, o que se torna um fator socioeconômico positivo.
“O projeto VLT que apresentamos estabelece 80% menos expropriações e uma grande diferença nos custos em relação ao BRT, que é mais caro por causa de alto número de proprietários e inquilinos a serem indenizados, numa região altamente comercial; os relativos a causas judiciais daqueles que questionarão o valor judicialmente; e, em terceiro, quanto maior a área desapropriada, maior o valor a ser gasto com a demolição, encaminhamento e destino final do entulho (estimado no projeto em R$ 600 milhões, referentes a cerca de 223 mil metros quadrados de área), sem contar outros valores relativos à compra de ônibus”, explica Rowles, lembrando que quer fazer seja Concessão seja uma Parceria Público Privada (PPP). Rowles estima ainda que os valores indenizatórios da desapropriação chegue a R$ 1,1, bilhão ou mais.
Para Rowles “só avaliando o metro quadrado a cerca de R$ 500, no tamanho da área a ser desapropriada se for BRT, já temos 1,2 bi. E sabemos que há imóveis mais baratos, como mais caros. Mas, na média, temos este valor”, fala ele, apontando que o custo citado é apenas sobre imóveis e terrenos, sem contar o Fundo de Comércio. Ele conclui ainda que na formatação do projeto VLT, todos os parâmetros foram considerados, o que leva ao fato de que se gastará mais com BRT do que para viabilizar VLT em Várzea Grande-Cuiabá.
Fonte: 24 Horas News
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