Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Teresina: Ônibus terão sistema contra fraudes e rastreamento via GPS

domingo, 22 de agosto de 2010


Quem nunca utilizou o cartão passe verde do irmão, do primo ou mesmo da mãe? Muitas vezes por falta de crédito ou mesmo na tentativa de pagar meia passagem nos transportes coletivos da cidade, alguns teresinenses optam por esse tipo de estratégia. Esse é o caso da auxiliar administrativa Mara Ruth, que por vários anos utilizou o cartão de transporte da irmã, até então estudante do ensino médio. “Como não
tinha carteira de estudante, aproveitava para utilizar o dela e gastar menos com a compra de vales-transporte, pois são muito caros”, ressalta.

Entretanto, esse tipo de conduta parece estar com os dias contados, já que até o final deste ano todos os ônibus de Teresina deverão estar equipados com um sistema de controle de fraudes de benefícios. Através da implantação de sistemas eletrônicos, o programa pretende coibir o uso inadequado de carteiras de estudante e gratuidade. Ou seja, assim que o usuário passar o cartão no leitor, este mostrará a foto cadastrada do proprietário do cartão, possibilitando ao cobrador ter a certeza de que a pessoa é de fato a dona do passe verde.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Teresina (Setut), um teste realizado com o equipamento detectou que 14% dos usuários de transporte coletivo da cidade entregam seus cartões a terceiros. “Agora, sim, poderemos receber o equivalente ao que gastamos, pois as pessoas muito reclamam da qualidade do transporte e dos altos preços, esquecendo-se de cumprir com suas obrigações”, enfatiza o diretor de transporte de uma empresa de ônibus, que não quis se identificar.

Caso seja identificada alguma irregularidade no uso do cartão passe verde, comprovando a existência da fraude, o passageiro poderá ter o benefício bloqueado por até um ano. A implantação do novo sistema de bilhetagem deverá englobar todas as empresas de transporte coletivo da capital, sendo que estas deverão iniciar o processo de implantação ainda este mês.

Além do sistema de controle de fraudes, as empresas de ônibus terão que arcar ainda com as despesas de implantação de aparelhos GPS, que serão responsáveis pelo rastreamento dos veículos a fim de resolver com mais agilidade problemas de desvio de frota, falhas mecânicas, congestionamentos e conter os excessos de velocidade. Cada empresa terá o seu próprio centro de controle operacional, de onde irá monitorar cada veículo de suas frotas.

Fonte: Portal O Dia

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960