Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
A nova linha 417, que ligará a zona leste à zona sul da cidade começa a funcionar a partir desta segunda-feira (16), em Manaus. A nova rota ...
-
A renovação da frota de ônibus de Goiânia deve começar a operar dentro de 20 dias, segundo fontes ligadas as empresas de ônibus. Os novos ve...
-
A partir da meia noite da próxima segunda-feira (14/6), a população que depende do transporte público deve ser prejudicada com a greve dos...
-
Os rodoviários aprovaram por unanimidade a greve da categoria nas duas assembleias realizadas nesta quinta-feira, 20, de acordo com o presid...
-
No feriado do dia 20 de setembro, a Trensurb celebra mais um importante capítulo de seu plano de reconstrução: a retomada da circulação dos ...
-
Os ônibus elétricos estão circulando em forma de teste, desde sábado (7), em Belém, na via expressa do BRT com itinerário conectando termina...
-
Desde a mudança das cores tradicionais das empresas de ônibus, linhas antigas com mais de 40 anos de existência estão prestes a desaparecer,...
-
O BRT Transbrasil acelerou a mobilidade de milhares de passageiros diariamente no Rio de Janeiro. A redução do tempo de viagem entre Deodoro...
-
Com a chegada das férias, muitos poderão aproveitar e conhecer a uma das praias mais badaladas do litoral sul de Pernambuco, e para isso...
-
A cidade de Osasco inicia, no próximo dia 17 de setembro, um teste com dois novos ônibus elétricos. Segundo o prefeito Rogério Lins, os doi...
- Ônibus elétricos começam a rodar em Porto Alegre
- Linhas Recife/Porto de Galinhas agora serão operadas pela Empresa São Judas Tadeu
- Brasil se aproxima de 600 ônibus elétricos no transporte público, mas Chile lidera com 2,4 mil
- Entenda as mudanças no novo projeto do VLT de Salvador
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Tarifa do metrô de Salvador será gratuita em fase inicial
quinta-feira, 7 de julho de 2011De acordo com o secretário da Casa Civil da Prefeitura, João Leão, o percurso de seis quilômetros deve começar a funcionar em dezembro deste ano, com tarifa gratuita.
“A parceria com o Ministério das Cidades prevê que, nos primeiros meses, as passagem sejam de graça para que a população se acostume com este tipo de transporte. Foi assim no Rio de Janeiro, em São Paulo e em todas as cidades que adotaram o sistema”, afirma.
As obras do metrô de Salvador estão em pauta há onze anos. Até o momento, foram gastos mais de R$ 700 milhões para o que será o menor metrô do Brasil. O projeto inicial pretendia a construção de doze quilômetros de percurso, entre a Estação da Lapa e a de Pirajá.
Reduzido pela metade, o Tribunal de Contas da União exigiu que o Exército brasileiro acompanhasse o desenvolvimento das obras em março deste ano. A previsão é de que o Exército entregue um relatório, que deve constar informações sobre superfaturamento e custo para a conclusão, ainda nesta semana. A data exata, no entanto, não foi informada. Para a conclusão das obras do metrô, a Prefeitura pretende buscar mais recursos e fazer nova licitação.
“Além de ampliar e duplicar o sistema viário, vamos criar uma rede multimodal envolvendo o trem do subúrbio, metrô e BRT, além do transporte convencional”, explica o coordenador da Secretaria de Transportes, Francisco Ulysses.
De acordo com João Leão, ainda não há noção da tarifa a ser paga apenas para o metrô, apenas o valor do transporte integrado, que deve ficar em torno de R$ 3.
Fonte: G1 BA
Postado por Meu Transporte às 01:47 0 comentários
Marcadores: Bahia, trem/metrô, Videos
Trem-bala do Brasil será deficitário
A China não vai participar da licitação para o trem de alta velocidade no Brasil porque "certamente" o projeto vai operar no vermelho, afirmou o professor Zhao Jian, especialista em ferrovias da Universidade de Transportes da China. "Não importa quem o construa, o trem rápido será deficitário", disse.
Zhao é um crítico dos investimentos da China em uma malha de trens rápidos que tinha 8.300 km no fim de 2010 e chegará a 13 mil km em 2012. Segundo ele, as linhas já inauguradas operam bem abaixo da capacidade e sua construção criou uma dívida impagável.
O débito do Ministério das Ferrovias já está em US$ 309 bilhões e vai dobrar em quatro anos. Como os trens rápidos não são lucrativos, o ministério não terá receita suficiente, o que levará a uma crise da dívida. Na opinião do professor, o Brasil deveria optar por trens de velocidade de 200 km/h, que custam à metade do preço. A seguir, trechos da entrevista:
A China precisa desse megainvestimento em trens rápidos?
A China deveria construir mais ferrovias. Conforme o planejamento do governo, o país terá 123 mil quilômetros de linhas em 2020 e deveria ter pelo menos 160 mil. A China não deveria construir trens de alta velocidade, porque o custo é alto. Os custos de construção e operação são tão altos que o preço da passagem também tem que ser. A decisão de construir ou não trens rápidos depende da vantagem na economia de tempo, que tem que ser maior que o custo. Outra questão é a diferença entre países pequenos e grandes. A distância entre grandes cidades da China é superior a 1.000 quilômetros, enquanto no Japão, Alemanha e França está em 500 quilômetros.
Qual padrão de velocidade é aconselhável nessa distância? Durante o dia, se você viaja menos de 500 quilômetros, vai gastar entre duas a três horas. Portanto, a vantagem é grande. Mas à noite, o mais rápido não é o melhor. A maioria dos trens de longa distância na China sai à noite e chega ao destino pela manhã, em uma velocidade de 200 km/h. No novo trem Pequim-Xangai, que anda a 300 km/h, quem viajar às 22h chegará às 3h. O que você faz a essa hora? Para longas distâncias, o melhor são 200 km/h.
Qual a viabilidade econômica das linhas de trem rápido que já estão em operação?
As linhas estão em uma situação muito difícil e o governo dá subsídios. A linha entre Zhengzhou e Xian, por exemplo, tem 500 quilômetros, distância na qual o trem de alta velocidade tem vantagens em relação ao avião. Mas a renda da população é baixa e a densidade populacional não é tão alta como no Japão. Apesar de ter capacidade para operar com 160 composições a cada dia, a linha trabalha com apenas 11. No Japão, a linha Tóquio-Osaka tem 500 quilômetros e cerca de 160 composições de trens por dia. A cada ano, é utilizada por 150 milhões de pessoas, logo tem lucro.
Mesmo nos países em que a distância entre as cidades é inferior a 500 quilômetros os governos têm de dar subsídios?
Sim, porque o custo é alto e a densidade populacional não é grande. A região entre Tóquio e Osaka concentra 60% da população do país e 64% do PIB é gerado ao longo dos 500 quilômetros da linha. Mas outras linhas do Japão não são lucrativas.
Qual será a conseqüência do investimento chinês em trens rápidos no longo prazo?
Uma crise de dívida. O nível de endividamento já é muito alto. O débito do Ministério das Ferrovias está em 2 trilhões de yuans (US$ 309 bilhões) e chegará a 4 trilhões de yuans (US$ 618 bilhões) em quatro anos. É uma situação difícil, porque o ministério não tem receita, já que não há muitos trens e passageiros nessas linhas. Se não há receita suficiente, como vão pagar o serviço da dívida? O governo terá que arcar.
Faz sentido um país como o Brasil construir um trem de alta velocidade?
Não, porque a concentração e a densidade populacional são muito mais baixas do que no Japão. Acredito que uma velocidade de 200 km/h é suficiente. O custo de construção de um trem de 350 km/h é o dobro de um de 200 km/h. Se a opção é pelo de 200 km/h, é possível construir mais linhas. O governo brasileiro gostaria que a China participasse da concorrência para o projeto. A China não vai participar desse projeto, porque certamente será deficitário. Se fosse possível apenas construir a linha ou vender equipamentos, as empresas chinesas participariam. Mas se a intenção é que operem o projeto, isso é impossível, porque terá perdas. Não importa quem o construa, será deficitário. O governo brasileiro quer que os participantes não apenas construam, mas operem a linha. Ele não quer assumir nenhum risco e por isso o governo chinês não vai participar.
Zhao é um crítico dos investimentos da China em uma malha de trens rápidos que tinha 8.300 km no fim de 2010 e chegará a 13 mil km em 2012. Segundo ele, as linhas já inauguradas operam bem abaixo da capacidade e sua construção criou uma dívida impagável.
O débito do Ministério das Ferrovias já está em US$ 309 bilhões e vai dobrar em quatro anos. Como os trens rápidos não são lucrativos, o ministério não terá receita suficiente, o que levará a uma crise da dívida. Na opinião do professor, o Brasil deveria optar por trens de velocidade de 200 km/h, que custam à metade do preço. A seguir, trechos da entrevista:
A China precisa desse megainvestimento em trens rápidos?
A China deveria construir mais ferrovias. Conforme o planejamento do governo, o país terá 123 mil quilômetros de linhas em 2020 e deveria ter pelo menos 160 mil. A China não deveria construir trens de alta velocidade, porque o custo é alto. Os custos de construção e operação são tão altos que o preço da passagem também tem que ser. A decisão de construir ou não trens rápidos depende da vantagem na economia de tempo, que tem que ser maior que o custo. Outra questão é a diferença entre países pequenos e grandes. A distância entre grandes cidades da China é superior a 1.000 quilômetros, enquanto no Japão, Alemanha e França está em 500 quilômetros.
Qual padrão de velocidade é aconselhável nessa distância? Durante o dia, se você viaja menos de 500 quilômetros, vai gastar entre duas a três horas. Portanto, a vantagem é grande. Mas à noite, o mais rápido não é o melhor. A maioria dos trens de longa distância na China sai à noite e chega ao destino pela manhã, em uma velocidade de 200 km/h. No novo trem Pequim-Xangai, que anda a 300 km/h, quem viajar às 22h chegará às 3h. O que você faz a essa hora? Para longas distâncias, o melhor são 200 km/h.
Qual a viabilidade econômica das linhas de trem rápido que já estão em operação?
As linhas estão em uma situação muito difícil e o governo dá subsídios. A linha entre Zhengzhou e Xian, por exemplo, tem 500 quilômetros, distância na qual o trem de alta velocidade tem vantagens em relação ao avião. Mas a renda da população é baixa e a densidade populacional não é tão alta como no Japão. Apesar de ter capacidade para operar com 160 composições a cada dia, a linha trabalha com apenas 11. No Japão, a linha Tóquio-Osaka tem 500 quilômetros e cerca de 160 composições de trens por dia. A cada ano, é utilizada por 150 milhões de pessoas, logo tem lucro.
Mesmo nos países em que a distância entre as cidades é inferior a 500 quilômetros os governos têm de dar subsídios?
Sim, porque o custo é alto e a densidade populacional não é grande. A região entre Tóquio e Osaka concentra 60% da população do país e 64% do PIB é gerado ao longo dos 500 quilômetros da linha. Mas outras linhas do Japão não são lucrativas.
Qual será a conseqüência do investimento chinês em trens rápidos no longo prazo?
Uma crise de dívida. O nível de endividamento já é muito alto. O débito do Ministério das Ferrovias está em 2 trilhões de yuans (US$ 309 bilhões) e chegará a 4 trilhões de yuans (US$ 618 bilhões) em quatro anos. É uma situação difícil, porque o ministério não tem receita, já que não há muitos trens e passageiros nessas linhas. Se não há receita suficiente, como vão pagar o serviço da dívida? O governo terá que arcar.
Faz sentido um país como o Brasil construir um trem de alta velocidade?
Não, porque a concentração e a densidade populacional são muito mais baixas do que no Japão. Acredito que uma velocidade de 200 km/h é suficiente. O custo de construção de um trem de 350 km/h é o dobro de um de 200 km/h. Se a opção é pelo de 200 km/h, é possível construir mais linhas. O governo brasileiro gostaria que a China participasse da concorrência para o projeto. A China não vai participar desse projeto, porque certamente será deficitário. Se fosse possível apenas construir a linha ou vender equipamentos, as empresas chinesas participariam. Mas se a intenção é que operem o projeto, isso é impossível, porque terá perdas. Não importa quem o construa, será deficitário. O governo brasileiro quer que os participantes não apenas construam, mas operem a linha. Ele não quer assumir nenhum risco e por isso o governo chinês não vai participar.
Autor(es): Cláudia Trevisan
O Estado de S. Paulo
O Estado de S. Paulo
Postado por Meu Transporte às 01:47 0 comentários
Sistema de transporte no Recife agora tem 03 horários de picos
Ao todo, 1,8 milhão de pessoas usam diariamente ônibus na Região Metropolitana do Recife.
O sufoco enfrentado pelos passageiros não se resume apenas à superlotação, mas refere-se também à longa espera nas paradas, principalmente à noite.
“A superlotação no sistema de transporte coletivo é identificada sobretudo nos horários de pico, das 6h até as 8h30 e entre 17h e 19h30.. Mas existe agora um terceiro pico, que se dá a partir das 21h30 até às 22h30, sobretudo nos arredores das universidades e das escolas e dos centros comerciais, onde há uma concentração de pessoas saindo ao mesmo tempo.
O sufoco enfrentado pelos passageiros não se resume apenas à superlotação, mas refere-se também à longa espera nas paradas, principalmente à noite.
“A superlotação no sistema de transporte coletivo é identificada sobretudo nos horários de pico, das 6h até as 8h30 e entre 17h e 19h30.. Mas existe agora um terceiro pico, que se dá a partir das 21h30 até às 22h30, sobretudo nos arredores das universidades e das escolas e dos centros comerciais, onde há uma concentração de pessoas saindo ao mesmo tempo.
CGRT
Temos reprogramado as linhas e intensificado as 26 mil viagens ao longo do dia sempre nos horários de pico. Isso tem sido um trabalho contínuo e que será intensificado nesse segundo semestre. E estamos trabalhando para minimizar o tempo de espera dos usuários e também para dar uma maior velocidade no tempo de viagem desses usuários”, afirma a diretora de Operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, Taciana Ferreira.
O número do Grande Recife Consórcio de Transporte é 0800 081 0158. A ligação é gratuita.
O número do Grande Recife Consórcio de Transporte é 0800 081 0158. A ligação é gratuita.
Fonte: Pe360graus.com
Postado por Meu Transporte às 01:47 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Atualização do Google Maps mostra rotas de ônibus e trem
O Google lançou nesta terça-feira a versão 5.7 do aplicativo Google Maps para o Android, que traz ótimas notícias para quem anda de ônibus, trens e metrô. Agora, o app conta com instruções passo a passo para rotas de transporte público, indicando quais ônibus pegar e em qual ponto descer.
Alguém pode estar se perguntando qual a grande novidade, já que já há um bom tempo o Google Maps conta com as rotas de transporte público. Porém, agora estas rotas poderão ser acompanhadas com instruções em tempo real, assim como as navegações em automóveis.
No blog oficial da companhia, o Google revela que o Google Maps Navigation conta com quase 20 bilhões de quilômetros de rotas de GPS e que agora possui mais uma versão, o "Transit Navigation". De acordo com a publicação, os usuários do sistema terão instruções detalhadas dos caminhos de ônibus, com indicações, por exemplo, de que ponto descerem ou quando é preciso fazer uma conexão.
Para utilizar o serviço, basta traçar uma rota por transporte público e clicar no ícone de navegação (a seta azul no canto superior direito). O aplicativo funciona mesmo em background, enviando notificações para o usuário sobre os próximos passos, como por exemplo "Desça na próxima parada", e inclusive vibra quando este próximo passo está muito perto.
Existem, no entanto, duas ressalvas quanto ao app. É preciso lembrar que o serviço ainda é beta - assim como a navegação para automóveis. Isso quer dizer que existe a possibilidade de erros. Em outras palavras, é melhor não confiar cegamente na navegação. É melhor olhar bem onde está descendo do ônibus. Além disso, como o sistema é baseado em GPS, muito dificilmente o sinal funcionará dentro dos túneis do metrô.
O aplicativo já está disponível para atualização no Android Market. Um vídeo de divulgação no YouTube (goo.gl/vKd2l) dá uma pequena amostra de como funciona o app.
Entre as cidades brasileiras com as rotas estão Porto Alegre (somente linhas de trem), São Paulo, Brasília (somente trem), Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife (somente trem).
Alguém pode estar se perguntando qual a grande novidade, já que já há um bom tempo o Google Maps conta com as rotas de transporte público. Porém, agora estas rotas poderão ser acompanhadas com instruções em tempo real, assim como as navegações em automóveis.
No blog oficial da companhia, o Google revela que o Google Maps Navigation conta com quase 20 bilhões de quilômetros de rotas de GPS e que agora possui mais uma versão, o "Transit Navigation". De acordo com a publicação, os usuários do sistema terão instruções detalhadas dos caminhos de ônibus, com indicações, por exemplo, de que ponto descerem ou quando é preciso fazer uma conexão.
Para utilizar o serviço, basta traçar uma rota por transporte público e clicar no ícone de navegação (a seta azul no canto superior direito). O aplicativo funciona mesmo em background, enviando notificações para o usuário sobre os próximos passos, como por exemplo "Desça na próxima parada", e inclusive vibra quando este próximo passo está muito perto.
Existem, no entanto, duas ressalvas quanto ao app. É preciso lembrar que o serviço ainda é beta - assim como a navegação para automóveis. Isso quer dizer que existe a possibilidade de erros. Em outras palavras, é melhor não confiar cegamente na navegação. É melhor olhar bem onde está descendo do ônibus. Além disso, como o sistema é baseado em GPS, muito dificilmente o sinal funcionará dentro dos túneis do metrô.
O aplicativo já está disponível para atualização no Android Market. Um vídeo de divulgação no YouTube (goo.gl/vKd2l) dá uma pequena amostra de como funciona o app.
Entre as cidades brasileiras com as rotas estão Porto Alegre (somente linhas de trem), São Paulo, Brasília (somente trem), Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife (somente trem).
Fonte: Terra
Postado por Meu Transporte às 01:47 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, trem/metrô
SPTrans começa a testar ônibus híbrido em São Paulo
Fonte: Diário do Grande ABC
Postado por Meu Transporte às 01:46 0 comentários
"Expressinho", Uma nova opção de transporte coletivo de Criciúma
Inicia em Criciúma, nesta sexta-feira, a operação do "Expressinho", uma nova opção de transporte coletivo urbano. O lançamento do novo serviço será também na sexta-feira, às 8h30min, na prefeitura de Criciúma, incluindo uma primeira viagem de demonstração para a imprensa e convidados. Em seguida, o "Expressinho" já inicia as operações normais.
O ônibus executivo com ar condicionado transitará em caráter experimental, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na área central da cidade, por um período de 12 meses. O valor da tarifa será de R$ 1.
O itinerário seguirá pelas ruas do Anel Viário Central, das faixas azuis, e também percorrerá as vias próximas ao Hospital São José, que são Hercílio Luz, Felipe Schmidt, Antônio De Luca, João Cechinel, Coronel Pedro Benedet, retornando ao Anel Viário Central.
O ônibus executivo com ar condicionado transitará em caráter experimental, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na área central da cidade, por um período de 12 meses. O valor da tarifa será de R$ 1.
O itinerário seguirá pelas ruas do Anel Viário Central, das faixas azuis, e também percorrerá as vias próximas ao Hospital São José, que são Hercílio Luz, Felipe Schmidt, Antônio De Luca, João Cechinel, Coronel Pedro Benedet, retornando ao Anel Viário Central.
“O serviço será em caráter experimental, no qual os passageiros embarcarão e desembarcarão onde preferirem, sem paradas de ônibus. Não será integrado aos terminais, ele ficará rodando nestas vias”, ressalta a engenheira da ASTC (Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma), Caroline Paim Zanette.
Segundo a engenheira, a implantação do serviço de transporte, denominado Expressinho, contribuirá para uma maior democratização dos estacionamentos de veículos na cidade, o que resultará na sobra de vagas de estacionamento no centro da cidade. “Na medida em que poderão ficar mais afastados da área central, os condutores poderão fazer seu deslocamento com este serviço”, argumenta Caroline.
Fonte: A Tribuna Net
Share |
Postado por Meu Transporte às 01:46 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Assinar:
Postagens (Atom)