Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Em Porto Alegre, Corredor de ônibus da Borges deve reduzir tempo de viagens

domingo, 19 de julho de 2015

Obra que promete trazer mais fluidez ao trânsito no Centro de Porto Alegre, o corredor de ônibus da avenida Borges de Medeiros começou a funcionar neste sábado. Esta é mais uma etapa do projeto de criação do binário com a avenida Praia de Belas. No total, 30 linhas passarão pelo corredor, que vai do Viaduto dos Açorianos até o viaduto Dom Pedro I, beneficiando mais de 150 mil passageiros diariamente.
Foto: Fernanda Canofre/G1
A faixa específica para ônibus será sinalizada pela cor azul. Além da pintura, também foram instaladas no percurso faixas de segurança e cinco paradas, com iluminação, bancos e informações de linhas. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) espera finalizar a colocação de informações sobre as linhas, tanto nas paradas do corredor da Borges de Medeiros quanto no da Praia de Belas, até a manhã de sábado.

Segundo Maria Cristina Ladeira, diretora-técnica da EPTC, o grande ganho da população com a criação do corredor é a redução nos tempos de viagem. Conforme levantamento da empresa, a criação, em março deste ano, do corredor da Praia de Belas, que também faz parte do projeto do binário, reduziu o tempo de deslocamento das linhas entre a avenida Icaraí e a Borges em até 31% no horário de pico da manhã e em 37% no da tarde.

"Foi uma vitória termos conseguido essa redução, pois mostra que o projeto é bem-sucedido. O usuário estará em um corredor exclusivo, precisará passar menos tempo no transporte coletivo, terá conforto na parada e espaço específico para o ônibus. É a demonstração da priorização do transporte público", aponta Maria Cristina.

No sentido bairro-Centro, no pico da manhã, o deslocamento, que era feito em 24 minutos, após a instalação do binário e do corredor de ônibus, passou para 16 minutos. No pico da tarde, o trajeto era realizado em 28 minutos e diminuiu, com as intervenções, para 17 minutos.

Por Isabella Sander
Informações: Jornal do Comércio

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960